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VR é foda, mas ainda é um trambalho
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Eu não sei se é sorte ou cuidado, mas eu já limpei minha lente tantas vezes usando o paninho que veio com ele que fico surpreso por minha lente não ter um risquinho sequer.Problema é que embaça a lente
Que bom que não gastei dinheiro nesses protótipos, agora vou gastar no vr definitivo.
Não acho que estarei vivo pra presenciar isso ai kkkTá longe de ser o definitivo isso daí.
Quando lançarem um HMD que é basicamente apenas um visor, pesando poucos gramas, aí provavelmente teremos chegado no definitivo (ao menos desse tipo de tecnologia)
Não acho que estarei vivo pra presenciar isso ai kkk
Ahhh e o que é HMD ?
Está confirmado que o VR2 será via BT? No caso sem fio mesmo?
Caso seja,será que a duração da bateria não seria pouca,levando em conta
tudo que será consumido?
PS: Acho que se for BT mesmo,deve pesar bastante pra ter baterias de boa duração.
Valew Kase,muito bem explicado.Head Mounted Display. Seria o termo mais correto pra chamar esse tipo de dispositivo (e não headset)
Vc diz o PSVR 2 especificamente, né?
Uns meses atrás um figurão da SONY (não lembro quem) disse em entrevista que eles querem, sim, que o PSVR 2 seja sem fio. Mas não seria uma única versão sem fio. Seriam duas versões, uma com fio e a outra sem. Obviamente, a sem fio custaria mais caro, além de ter a questão da bateria (então dar a escolha pro consumidor seria o ideal).
Então eu diria que é bem provável que veremos sim uma versão sem fio, embora não seja 100% certo ainda.
Vamos pegar o Oculus Quest como parâmetro. Ele tem uma bateria de apenas 3648mAh (menos que a do Switch, por exemplo, que usa uma de 4310mAh) e consegue uma autonomia de 2 a 3 horas, a depender do jogo ou app rodando (pode até render um pouco mais).
Ele é um sistema standalone, ou seja, ele funciona por conta própria, pois todo o hardware está ali dentro. Ele usa um SoC Snapdragon 835 overclockado, com ventoinha para dissipação do calor, além do consumo da memória RAM e do armazenamento também (além das 4 câmeras que fazem o tracking tanto do HMD quanto dos controles; tudo é processado nele mesmo).
Como um PSVR 2 sem fio não teria um SoC completo dentro dele, acho seguro afirmar que eles poderiam conseguir uma autonomia consideravelmente maior. Se der umas 6 horas por exemplo, acho que é um bom tempo em se tratando de VR (que pode exigir bem mais do físico e da mente comprado com a TV).
Uma bateira de 4000mAh pesa uns 50 gramas. Acho que o peso da bateria é o de menos. Tem que ver o restante que estará dentro do HMD. Será que vai ter Eye Tracking? Qual será o tamanho das lentes? Vai ter ajuste de IPD dessa vez? (mover a distância entre as lentes)
Vai ter lentes mais complexas e pesadas?
E o sistema Wi-Fi, será como? (Pq não vai ser BT, não tem como. Eles provavelmente usarão um Wi-Fi na frequência de 60GHz). Será pesado? Trambolhão? Ou uma solução mais simples, como uns chips nos quais a Qualcomm vem trabalhando?
São questões que precisam ser respondidas para termos uma ideia mais clara sobre como será.
Se vc pegar o HTC Vive hoje, o adaptador wireless dele é um trambolho enorme. Se for pra ser algo desse nível, é melhor nem fazer. Então acho que a SONY não usaria algo do tipo, mas sim tecnologia mais nova (e isso lá pra 2022, não espero pelo PSVR2 antes disso).
O dia que eles conseguirem um HMD sem fio com um form factor como o protótipo da direita, tendo eye tracking, field of view de 140° ou mais, e ainda conseguindo representar diferentes planos focais, aí sim eu acredito que muita gente irá embarcar na VR (mas isso depois que o custo pra ter tudo isso no pacote for pequeno):
Provavelmente o PS5 sera compativel com o PSVR atual né?
Dessa forma,será que os games de PSVR atuais ficariam consideravelmente melhores no PS5?
Caso isso ocorra,a melhoria seria apenas grafica ou a jogabilidade poderia ser melhorada tb,tornando a experiencia mais verossimil?
Acredito que a SONY até já confirmou que será sim
Então, considerando o que sabemos do hardware do PS5 até aqui, e considerando tbm os rumores sobre os detalhes que ainda não sabemos, o salto do PS4 pro PS5 será muito bom. Em termos de VR, que precisa puxar mais frames, ter uma CPU forte como o Ryzen via ajudar demais. Em termos de GPU, ele conseguirá renderizar em resoluções ainda maiores. Se vc aumentar a resolução dos jogos atuais em 200% ou mais, isso vai trazer sim uma melhora de nitidez nos jogos. Só que há um limite, né... a resolução do PSVR é baixa, não tem como fugir disso. Vai melhorar? Vai. Mas será algum tipo de salto? Não.
Por outro lado, a tela do PSVR é capaz de reproduzir 120 frames. Só que o PS4, seja o standard ou o Pro, não tem hardware para empurrar isso. Então alguns devs escolheram rodar seus jogos a 60fps (ao invés de 90fps) e usar o reprojection para inserir os frames restantes (é uma técnica que cria frames sintéticos a partir dos frames gerados nativamente pela GPU. Embora isso crie uma fluidez (já que vc vai de 60 pra 120 frames), isso também introduz artefatos, pq é impossível prever exatamente como seriam os frames que não foram renderizados de fato).
Então com o PS5 vc teria um hardware capaz de entregar jogos no PSVR atual a 120 frames (nativos) e com resoluções bem mais altas. Esse aumento de frames iria resultar em uma experiência ainda mais fluida, e talvez isso possa ser o carro chefe do pq migrar pro PS5 se vc já tem um PSVR (mais do que a resolução, pq não podemos ignorar os limites do painel).
Quanto a jogabilidade, eu fiquei em dúvida sobre ao que vc estaria se referindo.
Seria sobre o tracking dos controles? Se for esse o caso, não vai mudar nada em relação ao PS5. É mais uma limitação da tecnologia do que falta de processamento.
Agora, se for sobre ter gameplays mais complexos, isso com certeza! VR é uma tecnologia que exige uma mudança na forma como os games são feitos há anos. Vc está lá naquele mundo virtual, e vc deseja interagir com as coisas. O mundo precisa ser mais vivo, precisa fazer mais sentido como um todo. E nisso o PS5 será a plataforma perfeita, mais do que o PC inclusive. Pq será um hardware realmente muito bom, e por ser uma plataforma fechada, leva ainda mais vantagem.
O Ryzen vai possibilitar que vejamos evoluções na física dos jogos. A forma como vc interage nos games poderá evoluir de forma significativa.
Estou falando de algo como isso aqui:
E estamos falando de um estúdio muito pequeno. Imagina o que estúdios maiores poderiam fazer? É disso que a VR precisa. Não dá pra achar que os jogos de TV podem ser simplesmente adaptador pra VR e que está tudo ok. Assim vc não tira proveito do que essa tecnologia tem a oferecer de melhor.
Enfim, eu acredito que, em termos de potencial, o PSVR poderá ser um incentivo pro pessoal que já tem um, migrar pro PS5. Isso vai depender de como será o suporte do PSVR pro novo console (especialmente vindo da SONY). Eu acho que ainda dá pra extrair um pouco mais desse hardware atual, e ter um gostinho do que o PS5 é capaz de fazer pela VR.
Agora, é no PSVR 2 que eu estou colocando minhas fichas de fato. Uma das grandes revoluções que se espera nessa área (VR) é o Eye Tracking. O figurão da SONY que falou sobre o PSVR 2 ser wireless, também falou sobre ter Eye Tracking já no PSVR 2. É o desejo da SONY (e de todo a indústria na verdade), e se eles conseguirem fazer isso, aí o salto será monstruoso. Com Eye Tracking de qualidade vc poderá ter Foveated Rendering (uma técnica que consiste em renderizar com máxima qualidade apenas os pixels que estão no centro do seu foco, já que nossa visão periférica carece totalmente de detalhes). E aí, meu amigo, o céu é o limite.
Michael Abrash (da Oculus) acredita que quando tivermos um Eye Tracking confiável/preciso o suficiente, poderemos renderizar apenas 5% dos pixels com qualidade máxima. Os 95% restantes serão pixels sintéticos, produzidos utilizando-se Deep Learning. Com isso, poderíamos ter uma resolução de 4K por olho (ou até mais), rodando a 144 frames. Fora vários outros benefícios (melhor ajuste de IPD, melhor interação social, múltiplos planos focais, etc). Quando isso ocorrer, a tecnologia dará um salto gigantesco, e as comparações entre a primeira gen e a gen que introduziu Eye Tracking serão engraçadas.
PS: outro benefício do Eye Tracking com Foveated Rendering é que vc diminui a bandwidth necessária na hora de transmitir a imagem via wireless do console pro HMD, possibilitando aumentar a resolução e framerate e diminuindo a compressão (ou talvez até eliminando-a por completo).
Acredito que a SONY até já confirmou que será sim
Então, considerando o que sabemos do hardware do PS5 até aqui, e considerando tbm os rumores sobre os detalhes que ainda não sabemos, o salto do PS4 pro PS5 será muito bom. Em termos de VR, que precisa puxar mais frames, ter uma CPU forte como o Ryzen via ajudar demais. Em termos de GPU, ele conseguirá renderizar em resoluções ainda maiores. Se vc aumentar a resolução dos jogos atuais em 200% ou mais, isso vai trazer sim uma melhora de nitidez nos jogos. Só que há um limite, né... a resolução do PSVR é baixa, não tem como fugir disso. Vai melhorar? Vai. Mas será algum tipo de salto? Não.
Por outro lado, a tela do PSVR é capaz de reproduzir 120 frames. Só que o PS4, seja o standard ou o Pro, não tem hardware para empurrar isso. Então alguns devs escolheram rodar seus jogos a 60fps (ao invés de 90fps) e usar o reprojection para inserir os frames restantes (é uma técnica que cria frames sintéticos a partir dos frames gerados nativamente pela GPU. Embora isso crie uma fluidez (já que vc vai de 60 pra 120 frames), isso também introduz artefatos, pq é impossível prever exatamente como seriam os frames que não foram renderizados de fato).
Então com o PS5 vc teria um hardware capaz de entregar jogos no PSVR atual a 120 frames (nativos) e com resoluções bem mais altas. Esse aumento de frames iria resultar em uma experiência ainda mais fluida, e talvez isso possa ser o carro chefe do pq migrar pro PS5 se vc já tem um PSVR (mais do que a resolução, pq não podemos ignorar os limites do painel).
Quanto a jogabilidade, eu fiquei em dúvida sobre ao que vc estaria se referindo.
Seria sobre o tracking dos controles? Se for esse o caso, não vai mudar nada em relação ao PS5. É mais uma limitação da tecnologia do que falta de processamento.
Agora, se for sobre ter gameplays mais complexos, isso com certeza! VR é uma tecnologia que exige uma mudança na forma como os games são feitos há anos. Vc está lá naquele mundo virtual, e vc deseja interagir com as coisas. O mundo precisa ser mais vivo, precisa fazer mais sentido como um todo. E nisso o PS5 será a plataforma perfeita, mais do que o PC inclusive. Pq será um hardware realmente muito bom, e por ser uma plataforma fechada, leva ainda mais vantagem.
O Ryzen vai possibilitar que vejamos evoluções na física dos jogos. A forma como vc interage nos games poderá evoluir de forma significativa.
Estou falando de algo como isso aqui:
E estamos falando de um estúdio muito pequeno. Imagina o que estúdios maiores poderiam fazer? É disso que a VR precisa. Não dá pra achar que os jogos de TV podem ser simplesmente adaptador pra VR e que está tudo ok. Assim vc não tira proveito do que essa tecnologia tem a oferecer de melhor.
Enfim, eu acredito que, em termos de potencial, o PSVR poderá ser um incentivo pro pessoal que já tem um, migrar pro PS5. Isso vai depender de como será o suporte do PSVR pro novo console (especialmente vindo da SONY). Eu acho que ainda dá pra extrair um pouco mais desse hardware atual, e ter um gostinho do que o PS5 é capaz de fazer pela VR.
Agora, é no PSVR 2 que eu estou colocando minhas fichas de fato. Uma das grandes revoluções que se espera nessa área (VR) é o Eye Tracking. O figurão da SONY que falou sobre o PSVR 2 ser wireless, também falou sobre ter Eye Tracking já no PSVR 2. É o desejo da SONY (e de todo a indústria na verdade), e se eles conseguirem fazer isso, aí o salto será monstruoso. Com Eye Tracking de qualidade vc poderá ter Foveated Rendering (uma técnica que consiste em renderizar com máxima qualidade apenas os pixels que estão no centro do seu foco, já que nossa visão periférica carece totalmente de detalhes). E aí, meu amigo, o céu é o limite.
Michael Abrash (da Oculus) acredita que quando tivermos um Eye Tracking confiável/preciso o suficiente, poderemos renderizar apenas 5% dos pixels com qualidade máxima. Os 95% restantes serão pixels sintéticos, produzidos utilizando-se Deep Learning. Com isso, poderíamos ter uma resolução de 4K por olho (ou até mais), rodando a 144 frames. Fora vários outros benefícios (melhor ajuste de IPD, melhor interação social, múltiplos planos focais, etc). Quando isso ocorrer, a tecnologia dará um salto gigantesco, e as comparações entre a primeira gen e a gen que introduziu Eye Tracking serão engraçadas.
PS: outro benefício do Eye Tracking com Foveated Rendering é que vc diminui a bandwidth necessária na hora de transmitir a imagem via wireless do console pro HMD, possibilitando aumentar a resolução e framerate e diminuindo a compressão (ou talvez até eliminando-a por completo).
Confirmado o formato do ps5! VIde imagem 6mal ai se ja tiver sido postado
Nova patente do PlayStation VR revela tecnologia táctil
ma patente que se tornou pública no dia 3 de outubro pelo United States Patent and Trademark Office (departamento americano de patentes) e foi feita no começo deste ano pela Sony indica uma nova versão do óculos de realidade virtual da empresa, o PlayStation VR.
Como informa o site holandês LetsGoDigital, o registro seria lançado para a nova geração de consoles e o modelo seria sem fio (conexão via bluetooth), com três câmeras embutidas no próprio aparelho.
Leia mais: PS5 tem janela de lançamento e nome oficial confirmados
Em uma das imagens do documento, o óculos é descrito da seguinte maneira: “o usuário é visto utilizando uma ou duas das chamadas luvas táteis [...] que podem dar feedback táctil a ele [...] e os trajes táteis também podem ser utilizados”.
Os tais produtos como as luvas e o traje citados não estão registrados no mesmo documento (já que trata-se somente do VR), mas o fato de serem mencionados é, no mínimo, curioso. Vale notar que o registro de patentes, por qualquer empresa que seja, não implica na obrigatoriedade do produto em questão ser lançado. Essa não é a primeira vez que a Sony cria uma patente para o próximo console, já que no mês de junho eles também registraram uma que melhoraria o tempo de loading dos games.
Caso os acessórios de fato sejam confirmados, chegaremos cada vez mais perto da tecnologia que vimos em Jogador Nº1, livro adaptado para o cinema lançado em 2018.
No dia 13 de outubro, o PS VR completa três anos e, por isso, a Sony colocou títulos como Skyrim, SUPERHOT, Doom e mais uma série de jogos para VR em promoção até o dia 22 de outubro.
https://br.ign.com/playstation-vr/77259/news/nova-patente-do-playstation-vr-revela-tecnologia-tactil
Que sonho da porra seria poder tocar as anjinhas
Aquelas mão tortas e imprecisas que dificultam na jogabilidade
em VR.tipo,vc tá mirando em algo e dependendo o movimento que vc faz,a visão "descalibra" e vc tem de ficar
pressionando botão pra recentralizar constantemente durante o jogo.
Eu imagino um upgrade capaz de nos dar uma sensação realmente proxima de estar vendo um filme em IMAX 4K com uma telona
de umas 500 polegadas.
Será que é sonhar muito?
Obrigado de novo champ, espero que consigam Evoluir o qto antes o VR para Eye Tracking + FR, imagino o leque de possibilidades que o VR teráÉ, isso aí tá com cara de tracking ruim mesmo. É sabido que o PSVR tem o pior tracking (comparado com o PC).
Aí, realmente, só um hardware novo pra arrumar.
Eye Tracking, meu caro... eye tracking.
Por mais que ele nem seja necessário nesse cenário de estar vendo um filme, o fato é que, sem ele, não teremos FR (Foveated Rendering). E sem FR, dificilmente veremos painéis de altíssima resolução, pq por mais que não haja problemas (em termos de processamento) pra simular um simples cinema, em jogos já ficaria inviável vc renderizar 33 milhões de pixels (ou mais). Então não faria sentido colocar telas de resolução tão alta. Inclusive, só veremos telas com tamanha densidade de pixels, e do tamanho que os HMDs tem usado (3,5"), quando finalmente tivermos eye tracking com FR. Até lá, não faz muito sentido ter algo que é meio que impraticável de ser usado.
Talvez vc veja uma ou outra empresa tentar alguma coisa assim antes de solucionarmos o eye tracking/foveated rendering, mas será algo mais voltado pra área profissional mesmo (e não pro consumidor final), e, por tanto, o preço será bem salgado.
Enfim, o ano da VR pra mim será a partir de 2023. Não tem jeito... tem que esperar. É claro que nada impede da tecnologia atual proporcionar momentos de diversão em experiências singulares. Mas é inegável que nesse momento há um muro enorme pra essa tecnologia e que precisa ser transpassado. E, quando isso acontecer, coisas muito melhores virão.
Problemas do VR são 2:
Pessoal está falando ai que os problemas são cabos ou gráficos... blábláblá! Coisa de quem nunca jogou.
- Valor
- Jogos
VR é uma tecnologia fodaaaa demais! E não é a montanha russa da tia que grita no shopping.
É preciso de mais informação pra tirar isso da cabeça das pessoas, e mais jogos como Astrobot e RE7 para atrair consumidores. Além de diminuir o preço, claro. É uma tecnologia que bem feita, não tem como não utiliza-la para jogar! É perfeita para os games. Maia do que nunca vc está dentro do jogo é faz parte dele.
Sou super a favor de melhorias, e ao contrário do 3D que era uma ilusão se ótica fajuta, VR é o futuro!!