O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial PSVR 2 - uma visão do Futuro. [RE4 + RE8 + NoManSky + Horizon + Saint Sinners 2 + ] + [Rubro Negro Chora]

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Reações
3.693
Pontos
324
Realidade virtual da próxima geração: o novo controle VR para PS5.

Maior imersão com gatilhos adaptáveis, resposta tátil, detecção de toque de dedo e mais.

177067

177068

177069177070

Após a recente divulgação do nosso sistema de realidade virtual de próxima geração para PS5, tenho o prazer em revelar mais detalhes sobre o novo controle que terá um papel essencial na experiência de realidade virtual dos jogadores. Nosso novo controle de VR atende à nossa missão de alcançar um senso de presença muito mais profundo e maior sensação de imersão nas experiências de realidade virtual. Ele se baseará na inovação que apresentamos com o controle sem fio DualSense, que mudou a “sensação” dos jogos no PS5, revelando uma nova maneira de vivenciar o toque. Agora estamos levando essa inovação aos jogos em realidade virtual.

O novo controle de VR permite que os jogadores sintam e interajam com os games de maneira muito mais intensa. Há diversos recursos, incluindo os principais recursos do DualSense, que correspondem à nossa visão do que os jogos de realidade virtual de próxima geração podem ser.

Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (esquerdo e direito) inclui um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. Se você já jogou um jogo do PS5, estará familiarizado com a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.

Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR.
Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.

Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.

Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.

As equipes de Produto, Engenharia e Design da SIE colaboraram para criar nosso novo controle de VR do zero com o objetivo de dar um grande salto nos jogos de realidade virtual atuais. Estamos muito empolgados com o controle que desenvolvemos, mas o que importa agora é como os criadores de jogos vão aproveitar os recursos para criar novas experiências em realidade virtual para a próxima geração. Os protótipos do nosso novo controle de VR estarão nas mãos da comunidade de desenvolvimento em breve, e mal podemos esperar para ver quais ideias eles vão apresentar e como o controle ajudará a dar vida às suas imaginações!

Ainda há muito mais para compartilhar sobre a próxima geração VR para PS5. Em nome de todos nós da SIE, quero agradecê-los por participarem desta jornada conosco!

- Tudo relacionado ao próximo VR irei colocar aqui. =)

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Reações
62.097
Pontos
2.009
Belíssimo controle.

Pena VR custar tão caro no Brasil, nunca nem experimentei a tecnologia.
O dia que experimentar:

tenor.gif

É algo que realmente pode dividir as águas nos games, assim como do PB pras cores ou dos sprites pros polígonos.
Só não sei se um dia virará a regra e será pra sempre um periférico ou realmente se tornará o meio primário de jogar vídeo game.

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Reações
51.460
Pontos
1.254
Já usei VR mas nunca tive, grandes chances de comprar esse PSVR se sair por até $399. Tudo indica que vai vir redondinho.

Boto muita fé no PSVR2 prq pra mim o PSVR atual mesmo com as suas claras limitações já foi um uma experiência muito foda, muito acima do que eu estava esperando antes de experimentar.

VR tem um potencial absurdo de se popularizar pois os controles são muito mais intuitivos para quem já não é acostumado a jogar.

Efterklang

Mil pontos, LOL!
Reações
6.118
Pontos
1.213
Acho que sempre será um periférico, quem quer jogar um pouco pra relaxar sempre vai preferir jogar na TV.
Mas que é do c***lho, isso é.
Num futuro nem tão distante vai ser tão simples quanto colocar um óculos e entrar em qualquer jogo. VR é o futuro, minha única preocupação é quanto a saúde.

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Reações
3.693
Pontos
324
Num futuro nem tão distante vai ser tão simples quanto colocar um óculos e entrar em qualquer jogo. VR é o futuro, minha única preocupação é quanto a saúde.
Mas que tipo de saúde? Mental ou dos olhos? Pois se for dos olhos, as lentes do VR tem uma distância considerado segura, parecida com a distância recomendada quando você assiste uma TV.

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Reações
84.785
Pontos
2.059
Algumas considerações minhas sobre o psvr2:

Acredito numa faixa de preço entre $200 e $500, e penso que seja mais provável ver um produto nesses extremos do que no meio.

Não faço ideia de qual será a estratégia da sony. Eu tenho pra mim que preço seria o mais importante, mas pode ser que a sony pense mais como a Valve.

De qualquer forma, preço é mais fácil de entregar do que avanço tecnológico (pq esse último depende de muitos fatores).

No produto de $200 eu vejo um HMD com resolução 4k (no total) e atualização entre 90Hz e 120Hz, FoV entre 95° e 105°, ajuste de IPD limitado (mais barato pra fabricar), sem som on-board. Ou seja, são specs que se consolidaram desde 2016 até aqui.

Os pontos fortes dessa segunda gen:

• Controles atualizados e agora vindo junto com o HMD (não vejo a sony vendendo hmd e controles separadamente em nenhuma faixa de preço);
  • Tracking de qualidade, tanto do HMD quanto dos controles;
  • Sem limitação em relação ao tamanho da play area (exceto pelo cabo, é claro) e sem a necessidade de ser front-facing only (embora ainda vá ter que lidar com os cabos nessa versão de $200);
  • Fim do SDE (screen door effect) e um hardware poderoso o suficiente para puxar resoluções e framerates mais altos (ps5).
É um produto de qualidade no geral, que seria capaz de entregar uma experiência incrível e custando somente $200. Acho um preço matador e totalmente viável para o hardware descrito. Vejo um potencial de vendas enorme. Basta ver que o Oculus Quest foi um relativo sucesso quando foi lançado por $400 (é um standalone), mas quando o Facebook conseguiu lançar o Quest 2 por $300, esses $100 a menos parecem ter feito toda a diferença do mundo (em 6 meses ele já vendeu mais do que todos os outros HMDs lançados pela Oculus desde 2016... Somados). Imagine um hmd redondo por $200? Eu acho importante esse preço pq o cara já tem que comprar o ps5. O combo ps5d + vr por $600 poderia atrair muito entusiasta do PC...

Bom, mas continuando. O outro produto que eu tenho em mente depende de outros fatores (impossíveis de serem analisados sem dados), mas aqui vai:

$500 doletas por um hmd com eye tracking, multifocal planes, FoV entre 135° e 150°, resolução total de 5k a 120Hz ou uma resolução um pouco maior a 90Hz, headphones integrados e face tracking (esse último podendo ficar de fora).

Seria um produto premium de imersão total focado no avanço tecnológico, entregando algo provavelmente inédito no mercado de produção em massa e justificando o seu preço (na verdade, um produto desses em 2022 custaria muito mais se fosse vendido por uma empresa cujo lucro esteja apenas no hardware, mas a sony tem a vantagem de ser dona da plataforma).

Entre 2017 e 2019 eu estava bastante confiante em ver HMDs produzidos em massa vindo com eye tracking em 2022, mas aí veio a covid (2020) pra atrasar o mundo no geral, e essa semana eu li um artigo da oculus e fiquei um pouco pessimista em relação a isso.

Maass, como um bom brasileiro, a esperança é a última que morre. O negócio é acreditar rs
Até pq, nada impede da sony em particular ter tido um breakthrough na área (embora eu não saiba quanto a divisão VR dela recebe pra R&D).

Obviamente, eu posso estar viajando e a Sony pode lançar o produto [com as specs do] de $200 por, por exemplo, $350 (ou o de $500 por $350, embora mais improvável). Ou talvez um meio termo nas specs e no preço. Mas eu realmente acredito mais nos extremos, com suas respectivas specs.

Qual estratégia ela irá adotar eu não faço ideia (até pq depende também do que ela conseguiu em termos de R&D). Em 2022 somente entusiastas terão um PS5. Talvez ela possa pensar que vale a pena lançar o produto premium para esse público (supondo que ela o tenha), pois estariam mais abertos a pagarem o preço pela experiência oferecida.

Contudo, eu vejo o público gamer no geral (especialmente o hardcore, ironicamente) mais fechado para essa tecnologia. Fica mais difícil vc vender algo nessa faixa de $500 pra alguém que olha torto pro seu produto, não importa o quão incrível seja. É algo a ser considerado, e não tenho dúvidas de que eles pensaram bastante nisso (até pq eles tem todos os dados do psvr para ajudar na leitura de mercado).

Realmente acho que um preço baixo pode ser o fator determinante. Mas o mercado é uma caixinha de surpresas.

Por fim, tem a questão dos fios e do tamanho/peso/conforto do HMD. Eu sei que isso também influencia em como o público consumidor enxerga esse produto.

Mas acho que, num primeiro momento, a sony irá com fios mesmo. Um HMD wireless ficaria para uma revisão (como opção).

Ultima Edição:

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Reações
3.693
Pontos
324
Algumas considerações minhas sobre o psvr2:

Acredito numa faixa de preço entre $200 e $500, e penso que seja mais provável ver um produto nesses extremos do que no meio.

Não faço ideia de qual será a estratégia da sony. Eu tenho pra mim que preço seria o mais importante, mas pode ser que a sony pense mais como a Valve.

De qualquer forma, preço é mais fácil de entregar do que avanço tecnológico (pq esse último depende de muitos fatores).

No produto de $200 eu vejo um HMD com resolução 4k (no total) e atualização entre 90Hz e 120Hz, FoV entre 95° e 105°, ajuste de IPD limitado (mais barato pra fabricar), sem som on-board. Ou seja, são specs que se consolidaram desde 2016 até aqui.

Os pontos fortes dessa segunda gen:

• Controles atualizados e agora vindo junto com o HMD (não vejo a sony vendendo hmd e controles separadamente em nenhuma faixa de preço);
  • Tracking de qualidade, tanto do HMD quanto dos controles;
  • Sem limitação em relação ao tamanho da play area (exceto pelo cabo, é claro) e sem a necessidade de ser front-facing only (embora ainda vá ter que lidar com os cabos nessa versão de $200);
  • Fim do SDE (screen door effect) e um hardware poderoso o suficiente para puxar resoluções e framerates mais altos (ps5).
É um produto de qualidade no geral, que seria capaz de entregar uma experiência incrível e custando somente $200. Acho um preço matador e totalmente viável para o hardware descrito. Vejo um potencial de vendas enorme. Basta ver que o Oculus Quest foi um relativo sucesso quando foi lançado por $400 (é um standalone), mas quando o Facebook conseguiu lançar o Quest 2 por $300, esses $100 a menos parecem ter feito toda a diferença do mundo (em 6 meses ele já vendeu mais do que todos os outros HMDs lançados pela Oculus desde 2016... Somados). Imagine um hmd redondo por $200? Eu acho importante esse preço pq o cara já tem que comprar o ps5. O combo ps5d + vr por $600 poderia atrair muito entusiasta do PC...

Bom, mas continuando. O outro produto que eu tenho em mente depende de outros fatores (impossíveis de serem analisados sem dados), mas aqui vai:

$500 doletas por um hmd com eye tracking, multifocal planes, FoV entre 135° e 150°, resolução total de 5k a 120Hz ou uma resolução um pouco maior a 90Hz, headphones integrados e face tracking (esse último podendo ficar de fora).

Seria um produto premium de imersão total focado no avanço tecnológico, entregando algo provavelmente inédito no mercado de produção em massa e justificando o seu preço (na verdade, um produto desses em 2022 custaria muito mais se fosse vendido por uma empresa cujo lucro esteja apenas no hardware, mas a sony tem a vantagem de ser dona da plataforma).

Entre 2017 e 2019 eu estava bastante confiante em ver HMDs produzidos em massa vindo com eye tracking em 2022, mas aí veio a covid (2020) pra atrasar o mundo no geral, e essa semana eu li um artigo da oculus e fiquei um pouco pessimista em relação a isso.

Maass, como um bom brasileiro, a esperança é a última que morre. O negócio é acreditar rs
Até pq, nada impede da sony em particular ter tido um breakthrough na área (embora eu não saiba quanto a divisão VR dela recebe pra R&D).

Obviamente, eu posso estar viajando e a Sony pode lançar o produto [com as specs do] de $200 por, por exemplo, $350 (ou o de $500 por $350, embora mais improvável). Ou talvez um meio termo nas specs e no preço. Mas eu realmente acredito mais nos extremos, com suas respectivas specs.

Qual estratégia ela irá adotar eu não faço ideia (até pq depende também do que ela conseguiu em termos de R&D). Em 2022 somente entusiastas terão um PS5. Talvez ela possa pensar que vale a pena lançar o produto premium para esse público (supondo que ela o tenha), pois estariam mais abertos a pagarem o preço pela experiência oferecida.

Contudo, eu vejo o público gamer no geral (especialmente o hardcore, ironicamente) mais fechado para essa tecnologia. Fica mais difícil vc vender algo nessa faixa de $500 pra alguém que olha torto pro seu produto, não importa o quão incrível seja. É algo a ser considerado, e não tenho dúvidas de que eles pensaram bastante nisso (até pq eles tem todos os dados do psvr para ajudar na leitura de mercado).

Realmente acho que um preço baixo pode ser o fator determinante. Mas o mercado é uma caixinha de surpresas.

Por fim, tem a questão dos fios e do tamanho/peso/conforto do HMD. Eu sei que isso também influencia em como o público consumidor enxerga esse produto.

Mas acho que, num primeiro momento, a sony irá com fios mesmo. Um HMD wireless ficaria para uma revisão (como opção).

- O VR já foi confirmado que será por fio.

- Acredito que serão 2 modelos de VR, um mais barato e o outro mais caro. Se não for logo de cara no lançamento, então ela optará por um mais barato e no meio da Gen um VR "Pro". Levando em consideração que essa provavelmente vai ser a Gen que mais vai durar, chuto em torno de quase 10 anos.

- Provavelmente a Sony não irá se limitar a ter VR apenas no PS5, vai liberar para outras plataformas (PC). Poderia fazer um estilo Switch, VR sem fio, porém se conectar no PS5 daria um upgrade na performance e gráficos.

- Bem mais suporte a thirds e aos exclusivos, chuto um Re8 futuramente, tbm jogos da Insomniac que já fazia jogos vr no PC, e por conta da potência do console, seria mais fácil os ports já que já não iria ser mais uma limitação de hardware.

- Resolução uns 2k por olho, maior fov, 120hz.

- Queria um Bundle do PSVR + PS4, porém pegando o caso do Kinect, não daria certo.

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Reações
84.785
Pontos
2.059
Se eu fosse a sony, só iria dar suporte ao PC se eu estivesse lucrando bastante por unidade vendida ou se eu tivesse intenção de fazer um walled garden. Do contrário, não faria sentido algum pra mim gastar recursos pra dar suporte no PC (que é uma dor de cabeça) sendo que eu não irei ganhar nada com isso.

A ideia é sempre a de vender o hardware pelo menor preço possível, assumindo um subsídio sempre que for confortável. Eu ficaria no ps5 mesmo, que é a minha plataforma e eu tenho total conhecimento e controle sobre ela. Vendo o HMD pelo preço mais baixo que der e ganho na venda de software.

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Reações
3.693
Pontos
324
Se eu fosse a sony, só iria dar suporte ao PC se eu tivesse lucrando bastante por unidade vendida ou se eu tivesse intenção de fazer um walled garden. Do contrário, não faria sentido algum pra mim gastar recursos pra dar suporte no PC (que é uma dor de cabeça) sendo que eu não irei ganhar nada com isso.

A ideia é sempre a de vender o hardware pelo menor preço possível, assumindo um subsídio sempre que for confortável. Eu ficaria no ps5 mesmo, que é a minha plataforma e eu tenho total conhecimento e controle sobre ela. Vendo o HMD pelo preço mais baixo que der e ganho na venda de software.

Posso até tirar conclusões precipitadas, mas a cor dos controles não ter a ver com o console é um indício.

Tem um artigo interessante que saiu esses dias tbm.

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Reações
84.785
Pontos
2.059
Posso até tirar conclusões precipitadas, mas a cor dos controles não ter a ver com o console é um indício.

Tem um artigo interessante que saiu esses dias tbm.

Rapaz, será que vc não colou o artigo errado? Pq nesse aí não há qualquer especulação sobre a sony tornar o psvr 2 compatível com o PC.

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Reações
13.006
Pontos
1.319
O PSVR 2 deveria ser mais ou menos como o Oculus Quest 2: ter seu processador para funcionar independente do PS5, mas ser possível conectar no console para melhorar os gráficos.

Ser um acessório sempre vai limitar o acesso ao sistema.

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Reações
3.693
Pontos
324
Rapaz, será que vc não colou o artigo errado? Pq nesse aí não há qualquer especulação sobre a sony tornar o psvr 2 compatível com o PC.

Hahaha mandei um link aleatório mesmo só para mostrar que o VR pode ir além do console. Mas não tem nada a ver com PC mesmo.

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Reações
3.693
Pontos
324

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.314
Pontos
1.664
Eu tô gostando dos anúncios, mas estou achando que poderiam ser feitos mais pro final do ano. Não sabemos nem em que pé do ano que vem será lançado o psvr2, e anunciar agora já mata o atual.

Aliás, não temos nem confirmações da Sony se o psvr atual pode ser usado com os novos controles, e o capacete em si é uma atualização.

Mas enfim, continuo usando o meu psvr1 com os games que tenho e vamos aguardar as novidades que surgem

Percheron

Bam-bam-bam
Reações
3.300
Pontos
453
Pois, aí está o motivo de eu esperar pra comprar o PS5 (fora o $, :klolz )
Espero que não seja uma facada (no máximo, uns 300€).

Razzee

Bam-bam-bam
Reações
5.300
Pontos
453
Eu já me sinto no futuro com PS Move. VR está fora de cogitação, no momento, ainda mais vivendo no Huezil. :kduvida

Topo Fundo