- Mensagens
- 21.393
- Reações
- 19.974
- Pontos
- 1.434
Como não há tópico oficial e a galera está pensando que ninguém por aqui comprou, abri o tópico para que o pessoal que entrou na onda VR poste suas opiniões.
Compreendo que a galera esteja reticente porque o produto por aqui é escasso, é difícil de achar para testar e custa quase o preço de um rim, muita gente está vendo mais sentido em gastar este dinheiro no Pro do que no PSVR (o que discordo, mas não vem ao caso). Além disso é ridiculamente difícil vender VR, isso porque ver video mais afasta possiveis consumidores do que atrai, uma vez que não passam nada do que os games tem de melhor: imersão.
O meu chegou a apenas um dia e, como de praxe, uma galera já veio aqui testar e a resposta foi unanime: é uma nova forma de se jogar video-game, ponto, pode ser que não venha a dar frutos neste momento dadas as dificuldades do mercado, mas quem jogou sabe que é uma nova visão que fica difícil de ignorar uma vez que foi experimentada.
Joguei apenas alguns demos e, apesar de achar vacilo da Sony não ter incluido um game completo em cada unidade, o negócio impressiona bastante. Em termos de hardware a parte negativa é que a instalação do negócio irá ferrar com o móvel da sua casa, com fio saindo da frente e de trás dos aparelhos não tem como esconder o setup, vai ficar feio e pronto, aceita que dói menos. Mas fora disso é produto premium, nunca se viu uma caixa tão foda quanto a do PSVR, o equipamento é leve e passa a ideia de resistencia e, o melhor, funcionam para quem usa óculos (entedam galera por trás do Vive e OR, não existe VR sem suporte a galera que tem problema de vista). Só o fone que é simples demais, o desempenho é até melhor do que esperava, mas já substiui por um turtle beach de entrada que tenho aqui.
A parte de desempenho é polêmica, muitos já ouviram falar da resolução (que aliás, é algo que todos os produtos do mercado compartilham, só vai deixar de ser um "problema" quando chegarem nas telas de 4K) e, de fato, é baixa, mas VR não é tela flat, resolução é vital em aparelhos de TV, mas em experiencias de realidade virtual é apenas um fator de vários que chegam até a ser mais importantes. Claro que se a resolução fosse melhor não haveria reclamações, mas uma vez imerso você se deixa levar pelo fator profundidade e nisso o PSVR arrebenta com usa tela OLED e Full RGB, alem de um head tracking perfeito. É como nas TVs, quando surgiu as primeiras LCDs 720p com preços absurdos entramos na era HD, tinha muito o que melhorar, mas a tecnologia estava lá e funcionava, o mesmo acontece com o VR agora.
Mas é em termos de games que PS VR se mostra algo mais robusto em relação a este tipo de tecnologia. Pessoal olha muito para o lado negativo de lançamentos mais experimentais como Rift e Vive, com ondas de shovelware e tech demos espalhando pela rede, PSVR está inserido em um mercado de consoles e ali há certificação, o negócio pode ser ruim, mas é de game que estamos falando. Opções como Rigs e Until Dawn não são adaptações toscas feitas ou demos para impressionar casuais, são games completos e que justificam o investimento, todos com experiências realmente unicas.
Na parte casual o PS VR também se sai bem graças a tela social, é basicamente um WiiU que realmente entrega o que prometeu. A possibilidade de usar duas telas pode não se tornar o padrão por ser mais voltada a party games que games hardcore, mas o que vi no PlayRoom era justamente o que esperava quando peguei o WiiU, uma experiencia diferente e imersiva para cada jogador, controlar um monstro enquanto todos os outros tentam de derrubar é algo que funciona mais em um "joguinho" gratuito que em um game do porte de Evolve (e olha que nem é crítica a Evolve e sim um elogio a experiencia criada pela Sony).
Ainda não dá para dizer para onde o mercado irá caminha, se vai flopar a longo prazo ou não. Desafios em relação a preço e dificuldade de vender por meios normais existe, será preciso investimento por parte de grandes empresas que visem colher frutos no futuro, mas em um primeiro momento foi uma aquisição realmente FODA. Uma experiencia unica para macaco velho no mundo dos games, a tecnologia existe e FUNCIONA, não tem nada de Virtual Boy, mesmo se não for para frente agora esta verdade não vai mudar.
Compreendo que a galera esteja reticente porque o produto por aqui é escasso, é difícil de achar para testar e custa quase o preço de um rim, muita gente está vendo mais sentido em gastar este dinheiro no Pro do que no PSVR (o que discordo, mas não vem ao caso). Além disso é ridiculamente difícil vender VR, isso porque ver video mais afasta possiveis consumidores do que atrai, uma vez que não passam nada do que os games tem de melhor: imersão.
O meu chegou a apenas um dia e, como de praxe, uma galera já veio aqui testar e a resposta foi unanime: é uma nova forma de se jogar video-game, ponto, pode ser que não venha a dar frutos neste momento dadas as dificuldades do mercado, mas quem jogou sabe que é uma nova visão que fica difícil de ignorar uma vez que foi experimentada.
Joguei apenas alguns demos e, apesar de achar vacilo da Sony não ter incluido um game completo em cada unidade, o negócio impressiona bastante. Em termos de hardware a parte negativa é que a instalação do negócio irá ferrar com o móvel da sua casa, com fio saindo da frente e de trás dos aparelhos não tem como esconder o setup, vai ficar feio e pronto, aceita que dói menos. Mas fora disso é produto premium, nunca se viu uma caixa tão foda quanto a do PSVR, o equipamento é leve e passa a ideia de resistencia e, o melhor, funcionam para quem usa óculos (entedam galera por trás do Vive e OR, não existe VR sem suporte a galera que tem problema de vista). Só o fone que é simples demais, o desempenho é até melhor do que esperava, mas já substiui por um turtle beach de entrada que tenho aqui.
A parte de desempenho é polêmica, muitos já ouviram falar da resolução (que aliás, é algo que todos os produtos do mercado compartilham, só vai deixar de ser um "problema" quando chegarem nas telas de 4K) e, de fato, é baixa, mas VR não é tela flat, resolução é vital em aparelhos de TV, mas em experiencias de realidade virtual é apenas um fator de vários que chegam até a ser mais importantes. Claro que se a resolução fosse melhor não haveria reclamações, mas uma vez imerso você se deixa levar pelo fator profundidade e nisso o PSVR arrebenta com usa tela OLED e Full RGB, alem de um head tracking perfeito. É como nas TVs, quando surgiu as primeiras LCDs 720p com preços absurdos entramos na era HD, tinha muito o que melhorar, mas a tecnologia estava lá e funcionava, o mesmo acontece com o VR agora.
Mas é em termos de games que PS VR se mostra algo mais robusto em relação a este tipo de tecnologia. Pessoal olha muito para o lado negativo de lançamentos mais experimentais como Rift e Vive, com ondas de shovelware e tech demos espalhando pela rede, PSVR está inserido em um mercado de consoles e ali há certificação, o negócio pode ser ruim, mas é de game que estamos falando. Opções como Rigs e Until Dawn não são adaptações toscas feitas ou demos para impressionar casuais, são games completos e que justificam o investimento, todos com experiências realmente unicas.
Na parte casual o PS VR também se sai bem graças a tela social, é basicamente um WiiU que realmente entrega o que prometeu. A possibilidade de usar duas telas pode não se tornar o padrão por ser mais voltada a party games que games hardcore, mas o que vi no PlayRoom era justamente o que esperava quando peguei o WiiU, uma experiencia diferente e imersiva para cada jogador, controlar um monstro enquanto todos os outros tentam de derrubar é algo que funciona mais em um "joguinho" gratuito que em um game do porte de Evolve (e olha que nem é crítica a Evolve e sim um elogio a experiencia criada pela Sony).
Ainda não dá para dizer para onde o mercado irá caminha, se vai flopar a longo prazo ou não. Desafios em relação a preço e dificuldade de vender por meios normais existe, será preciso investimento por parte de grandes empresas que visem colher frutos no futuro, mas em um primeiro momento foi uma aquisição realmente FODA. Uma experiencia unica para macaco velho no mundo dos games, a tecnologia existe e FUNCIONA, não tem nada de Virtual Boy, mesmo se não for para frente agora esta verdade não vai mudar.
Ultima Edição: