O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PVC: O grande risco do futebol brasileiro de extinguir grandes clássicos e transformar gigantes em nanicos

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.891
Reações
35.206
Pontos
503
GloboEsporte.com disse:
O grande risco do futebol brasileiro de extinguir grandes clássicos e transformar gigantes em nanicos

Por anos, dizia-se que o torcedor preferia ver Corinthians x Botafogo a Corinthians x Araçatuba. O risco é diminuir drasticamente o peso dos grandes clássicos

O presidente do Botafogo, Durcesio Mello, garante que o Botafogo não se tornará um clube gigante em processo de declínio que faça lembrar o drama do América. Sete vezes campeão carioca e protagonista de clássicos, no passado, o América perdeu peso até não ter espaço em nenhuma divisão nacional e frequentar a Segundona do Rio.

"Não vai acontecer", diz o novo presidente do Botafogo. Ele projeta o nascimento da sociedade anônima, com dinheiro de fundos de investimento, ainda neste ano de 2021. Entende que o investimento para investidores internacionais é pequeno e pode fazer o Botafogo se tornar, outra vez, referência no futebol.

Hoje, o Botafogo enfrenta o Vasco, em São Januário, clássico entre dois clubes míticos que precisam de recuperação urgente. "Se vencermos, temos chance de não cair", pensa Durcesio. O Vasco pensa da mesma maneira.

Não se trata do clássico, nem da declaração de esperança do novo dirigente alvinegro. Trata-se de uma análise macro sobre o que está acontecendo no futebol brasileiro e sobre como serão as próximas décadas.

A grandeza dos clubes do Brasil começou em seus estados. O Internacional construiu uma torcida que cobra grandes resultados, porque cresceu acostumando-se com conquistas do Rolo Compressor. Ivo, Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Rui, Russinho, Villalba e Carlito.

Está na memória do futebol brasileiro.

Se em vez do Campeonato Paulista ter iniciado a história dos torneios no Brasil, em 1902, tivesse sido um processo nacional, provavelmente clubes de fora do eixo Rio São Paulo, sem o mesmo poderio econômico, chegariam às últimas décadas do século 20 sem pressionar por troféus. O país se acostumaria a ver conquistas apenas dos dez grandes cariocas e paulistas. América e Portuguesa entre eles.

Hoje, a economia do Brasil permite pensar grande em outros estados, mais até do que no Rio de Janeiro. Há espaço para quatro gigantes cariocas?

O Botafogo não tem de responder previamente a esta pergunta. Tem de trabalhar para que ele seja um dos gigantes, mesmo que hoje pareça mais fácil que o Flamengo siga ocupando este espaço.

Nos anos 1980, os editoriais da revista Placar diziam que a torcida preferia assistir aos clássicos do que a jogos entre grandes e pequenos. A grosso modo, preferiam ver Corinthians x Botafogo a Corinthians x Araçatuba. Argumento para lutar por uma Série A forte em detrimento dos estaduais que perdiam relevância.

Argumento justo.

Acontece que hoje há o risco de transformar gigantes em Araçatubas. O Cruzeiro disputa a Série B com chances diminutas de acesso. O América não consegue se fixar na primeira divisão de seu estado. A Portuguesa comemora a chance de voltar a ter uma divisão, a Série D.

Vasco e Botafogo têm tempo para evitar histórias parecidas. Vão ter de trabalhar arduamente e o resultado tem de aparecer a médio prazo. É muito mais do que vencer o clássico da noite deste domingo.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/blog...sicos-e-transformar-gigantes-em-nanicos.ghtml


Eu acredito que o Cruzeiro deve conseguir voltar a ser grande, mesmo com todos os seus problemas.

No caso de Botafogo e Vasco, acho mais difícil. Acredito que os dois ficarão frequentemente alternando entre a Série A e a Série B.

Entretanto, duvido muito que possa acontecer com algum desses clubes o que ocorreu com Portuguesa e América (sem divisão nacional, rebaixamento no estadual).
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
É uma situação complicada demais.
O Brasil creio que seja o único país do mundo que tenha mais do que 1 grande clássico nacional. Aqui temos pelo menos Grêmio x Internacional, Palmeiras x Corinthians, Palmeiras x São Paulo, Palmeiras x Santos, Corinthians x São Paulo, Corinthians x Santos, São Paulo x Santos , Cruzeiro x Atlético MG, Fla x Flu, Fla x Vas (ainda), Fla x Botafogo (ainda), Flu x Vas (ainda), Flu x Botafogo(ainda), Vas x Bota (ainda).
Isso somente focando nas maiores rivalidades, regionais. Mas os jogos entre todos os clubes citados acima, a maioria dá pra considerar clássico, com poucas exceções. Internacional x São Paulo é um clássico entre regiões diferentes. Grêmio x Palmeiras, outro que não fica nem um pouco atrás dos clássicos estaduais. Cruzeiro x Grêmio, mais um que é forte demais. E praticamente qualquer outro embate tem uma força tão grande quanto estes que escolhi iniciar falando dos interregionais.

Qualquer outro país tem poucos clássicos. Acho que só a Itália, por conta do histórico do passado tenha uma quantidade de clássicos mais razoável, com os embates entre Milan, Inter de Milão, Juventus, Roma e mais alguns outros possíveis clubes que não lembro. Espanha mesmo, de clássicos, sobram 3: Real x Barcelona, Real vs Atlético e Atlético x Barcelona.
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Eu como botafoguense não tenho esperanças mais no meu time. Só em estar na série A hoje é um milagre.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.801
Reações
53.492
Pontos
1.613
Se tiver torcida grande não acontece. Clubes são iguais bolsa de valores, uma vez tá em alta, outra em baixa.
Clubes igual América-RJ, e Portuguesa se f*deram porque a torcida é pequena.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.505
Reações
10.080
Pontos
764
Correta análise, a questão é quando? Quanto tempo levará a desidratação dos candidatos a ser ex-grande, Botafogo, por exemplo, quanto tempo sem título de primeira classe e das glórias que cada vez ficam mais no passado pode aguentar? O processo é lento, mas fatal.
 


Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
Vasco só precisa duma boa administração, de preferência de consenso. Com toda a ruindade dos últimos anos, ainda bateu um recorde naquelas inscrições p sócio torcedor.

O q seria mesmo bom era acabar com esse conluio cbf - globo, todo campeonato fica com cara de cartas marcadas, uma arbitragem melhor qualificada, uma forma de manter os jogadores da base por mais tempo aqui... fora q esse brasileirão pontos corridos ainda tá p se mostrar os benefícios
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.891
Reações
35.206
Pontos
503
Eu acho que a Série A com 20 clubes é muito pequena para o tamanho do Brasil.

Deveríamos olhar para as grandes ligas de esporte nos EUA, e não para campeonatos nacionais de pequenos países europeus.

No momento, a Major League Soccer tem 27 clubes na temporada 2021. Eles devem chegar a 30 em 2023.

Obviamente, com mais clubes, seria preciso mudar o formato, provavelmente haveria turno único e mata-mata no final.
 

xistreme

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.379
Reações
1.313
Pontos
904
Eu acho que a Série A com 20 clubes é muito pequena para o tamanho do Brasil.

Deveríamos olhar para as grandes ligas de esporte nos EUA, e não para campeonatos nacionais de pequenos países europeus.

No momento, a Major League Soccer tem 27 clubes na temporada 2021. Eles devem chegar a 30 em 2023.

Obviamente, com mais clubes, seria preciso mudar o formato, provavelmente haveria turno único e mata-mata no final.
Minha opinião é diferente. Com 20 times, olha quantos jogos horríveis temos por rodada.
Sei que não vai acontecer, mas se a CBF quer um campeonato de alto nível, tem que ter 14 times e 2 caem.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.991
Reações
27.248
Pontos
1.434
Eu acho que a Série A com 20 clubes é muito pequena para o tamanho do Brasil.

Deveríamos olhar para as grandes ligas de esporte nos EUA, e não para campeonatos nacionais de pequenos países europeus.

No momento, a Major League Soccer tem 27 clubes na temporada 2021. Eles devem chegar a 30 em 2023.

Obviamente, com mais clubes, seria preciso mudar o formato, provavelmente haveria turno único e mata-mata no final.
10x0 Corinthians x Tiradentes
8x2 Palmeiras x União São João.

Com mais clubes, por ter certeza que voltará a ter uns 8 times paulista na série A. Mas só figurante.

Enviado de meu M2010J19CG usando o Tapatalk
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
O problema na verdade é ter apenas a primeira divisão como um campeonato rentável.

A ideia de aumentar a quantidade de times é errada, pois só vai aumentar a distância dos melhores times para o pelotão intermediário.

Os melhores times do momento teriam mas chances de fazer 24 pontos nestes times a mais do que os times mediano.

Teríamos é que criar duas ligas com 16 times, e cada Liga ser vendida para uma emissora.

Hoje por exemplo, Vasco, Botafogo e Cruzeiro estariam fazendo um campeonato mais competitivo junto.

E com 16 clubes o campeonato da primeira Liga ficaria mais disputado.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
O problema foi querer copiar tudo da Europa. Com certeza os modelos latinoamericanos de apertura e clausura funcionariam melhor, mas quiseram copiar a Europa em tudo. O resultado é esse: times inexpressivos continuam inexpressivos (sabem quando vai sair um time lá da série D pra ser zica? NUNCA); rivalidades inexistentes, toscas e forçadas do tipo São Paulo x Internacional ou Corinthians x Flamengo; além de times tradicionais reduzindo-se a nada (Portuguesa, Juventus/SP, Bangu, América)... a Portuguesa era o maior rival do SPFC. O jogo entre os dois era conhecido como "Dérbi Norte-Sul" (Canindé/Carandiru x Morumbi/Vila Sônia). O resultado nem precisamos avaliar.

E não me venham com aquela ladainha que a Portuguesa só caiu por conta do Fluminense, porque não, não é verdade. Escalou jogador irregular, perde ponto. Fim de papo.
 

Sesmer

Veterano
Mensagens
235
Reações
417
Pontos
148
É uma situação complicada demais.
O Brasil creio que seja o único país do mundo que tenha mais do que 1 grande clássico nacional. Aqui temos pelo menos Grêmio x Internacional, Palmeiras x Corinthians, Palmeiras x São Paulo, Palmeiras x Santos, Corinthians x São Paulo, Corinthians x Santos, São Paulo x Santos , Cruzeiro x Atlético MG, Fla x Flu, Fla x Vas (ainda), Fla x Botafogo (ainda), Flu x Vas (ainda), Flu x Botafogo(ainda), Vas x Bota (ainda).
Isso somente focando nas maiores rivalidades, regionais. Mas os jogos entre todos os clubes citados acima, a maioria dá pra considerar clássico, com poucas exceções. Internacional x São Paulo é um clássico entre regiões diferentes. Grêmio x Palmeiras, outro que não fica nem um pouco atrás dos clássicos estaduais. Cruzeiro x Grêmio, mais um que é forte demais. E praticamente qualquer outro embate tem uma força tão grande quanto estes que escolhi iniciar falando dos interregionais.

Qualquer outro país tem poucos clássicos. Acho que só a Itália, por conta do histórico do passado tenha uma quantidade de clássicos mais razoável, com os embates entre Milan, Inter de Milão, Juventus, Roma e mais alguns outros possíveis clubes que não lembro. Espanha mesmo, de clássicos, sobram 3: Real x Barcelona, Real vs Atlético e Atlético x Barcelona.

Na realidade o Brasil não possui nenhum grande clássico nacional, o mais perto disso seria Flamengo x Corinthians, pois ambos possuem grandes torcidas em todo território.
Todos esses que você citou são grandes clássicos regionais.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Na realidade o Brasil não possui nenhum grande clássico nacional, o mais perto disso seria Flamengo x Corinthians, pois ambos possuem grandes torcidas em todo território.
Todos esses que você citou são grandes clássicos regionais.
Isso é uma rivalidade forçada ridícula, criada por puro marketing da mídia. Corinthians x Flamengo não é clássico. E Corinthians x Palmeiras não pode virar um Corinthians x Flamengo.
 

Sesmer

Veterano
Mensagens
235
Reações
417
Pontos
148
Isso é uma rivalidade forçada ridícula, criada por puro marketing da mídia. Corinthians x Flamengo não é clássico. E Corinthians x Palmeiras não pode virar um Corinthians x Flamengo.

Então, por isso eu ressaltei que seria o mais próximo de um “Clássico Nacional" e o motivo está no tamanho de ambas torcidas. Evidentemente a rivalidade, história, grandes jogos de um Palmeiras x Corinthians é muito maior que de um Flamengo x Corinthians, porém o primeiro não pode ser colocado como clássico nacional, pois a rivalidade e historicamente a relevância é em SP.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
O Vasco ainda tem uma diferença pro Botafogo que é: tem de onde tirar. Vasco só não declarou falência ou virou um Leeds United, por causa da força da torcida mesmo que é a nível nacional e consequentemente consegue um pouco de patrocínio e cota de TV maior. E recentemente com o sócio-torcedor. Nenhum outro clube teve Eurico Miranda por duas décadas, então não tem nem como comparar. Então como já foi dito aí acima, acredito que com uma gestão boa, consiga arrumar a casa e ir aos poucos voltando a se tornar nem que seja um time médio que incomoda.

O Botafogo por outro lado tem todos os problemas do Vasco, mas não conta com uma arrecadação nem parecida. E pra piorar, tem a maior dívida do futebol brasileiro. Então é mais complicado sair disso. O Vasco das vezes que caiu, ainda tinha a TV. Agora isso acabou, então se o Vasco cai agora eu já não sei como que se torna a situação, fico pessimista mais que nunca e não creio num retorno, o Botafogo então, acho isso ainda pior.

Não creio que um Botafogo S/A conseguiria resolver tudo em 2 ou 3 anos não.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.114
Reações
172.518
Pontos
1.714
O Vasco ainda tem uma diferença pro Botafogo que é: tem de onde tirar. Vasco só não declarou falência ou virou um Leeds United, por causa da força da torcida mesmo que é a nível nacional e consequentemente consegue um pouco de patrocínio e cota de TV maior. E recentemente com o sócio-torcedor. Nenhum outro clube teve Eurico Miranda por duas décadas, então não tem nem como comparar. Então como já foi dito aí acima, acredito que com uma gestão boa, consiga arrumar a casa e ir aos poucos voltando a se tornar nem que seja um time médio que incomoda.

O Botafogo por outro lado tem todos os problemas do Vasco, mas não conta com uma arrecadação nem parecida. E pra piorar, tem a maior dívida do futebol brasileiro. Então é mais complicado sair disso. O Vasco das vezes que caiu, ainda tinha a TV. Agora isso acabou, então se o Vasco cai agora eu já não sei como que se torna a situação, fico pessimista mais que nunca e não creio num retorno, o Botafogo então, acho isso ainda pior.

Não creio que um Botafogo S/A conseguiria resolver tudo em 2 ou 3 anos não.

A dívida do Cruzeiro hoje é maior e o tipo de dívida também é pior do que a do Botafogo. Porém, o Botafogo tem pouco menos da metade da torcida do Cruzeiro (~4kk vs ~9kk), o que torna muito complicado extrair receita.

Vasco tem torcida bem maior mas também tá bem combalido.


Com o fim da mamata da cota de A no primeiro ano de B, Botafogo não sobe ano que vem nem a pau. Nem o Cruzeiro eu lá sei se sobe em 2021 também. Vasco se cair também não acho que sobe mas ao que aparenta o Luxa vai conseguir manter o clube na A.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Na realidade o Brasil não possui nenhum grande clássico nacional, o mais perto disso seria Flamengo x Corinthians, pois ambos possuem grandes torcidas em todo território.
Todos esses que você citou são grandes clássicos regionais.
Mais ou menos. Grêmio x Palmeiras e Grêmio x Cruzeiro são classicos nacionais, por exemplo.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Só existe clube grande se tiver torcida grande. A torcida gera receita e a grana traz jogadores. E o ciclo se repete.
E já ouço papo de que X, Y e Z vão acabar ou se fundir desde meus 10 anos. E nenhuma previsão se concretizou.
Ainda....
 

Sesmer

Veterano
Mensagens
235
Reações
417
Pontos
148
Mais ou menos. Grêmio x Palmeiras e Grêmio x Cruzeiro são classicos nacionais, por exemplo.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk

Não concordo, não acho que esteja nesse patamar. Clássico nacional é similar a Boca x River, Barcelona x Real Madrid, Manchester United x Liverpool, Celtic x Rangers, Porto x Benfica, Milan x Juventus, Ajax x PSV, Galatasaray x Fenerbahçe etc. No qual o país para e há relevância em todos os lugares.

Esses confrontos que você citou não tem apelo ao ponto de ser um “Clássico Nacional”. Além do mais, Grêmio x Palmeiras nunca disputaram uma final, Grêmio x Cruzeiro só disputaram uma final de Copa do Brasil em 93.
Talvez pelo fato de você ser gremista, você coloca muita importância nesses confrontos ao ponto de acha-los com grande relevância em âmbito nacional.
 

Sesmer

Veterano
Mensagens
235
Reações
417
Pontos
148
Rivalidade fora do estado é coisa de circunstancial e de momento, acho que por ser grande mesmo, difícil haver algo do tipo no Brasil.

Isso mesmo, acho que até pela formação do Brasil, sobretudo pós Império, ou seja, descentralizado, propiciou a formação econômica em vários outros pontos, que não uma cidade central hegemônica, e isso passou ao futebol, onde há grandes e tradicionais clubes em todas as partes, com grandes torcidas e consequentemente as rivalidades são regionais.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.505
Reações
10.080
Pontos
764
Isso mesmo, acho que até pela formação do Brasil, sobretudo pós Império, ou seja, descentralizado, propiciou a formação econômica em vários outros pontos, que não uma cidade central hegemônica, e isso passou ao futebol, onde há grandes e tradicionais clubes em todas as partes, com grandes torcidas e consequentemente as rivalidades são regionais.
Tanto o é assim, que é muito comum torcedores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste terem mais de um time para torcer, um local e outro da tv/internet, agora com acesso de jogos do exterior, porque não dizer com um Europeu...
 

Sesmer

Veterano
Mensagens
235
Reações
417
Pontos
148
Tanto o é assim, que é muito comum torcedores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste terem mais de um time para torcer, um local e outro da tv/internet, agora com acesso de jogos do exterior, porque não dizer com um Europeu...

Exatamente, por exemplo, apesar de ter muito misto e os times desse estado estarem em declínio histórico – já estiveram entre os maiores do país no início do século XX – , no Pará, o clássico que importa é Remo x Paysandu; nos grandes estados do Nordeste – Bahia, Pernambuco, Ceará – a mesma coisa, os clássicos que importa são com os times locais: BaVi, Sport x Santa Cruz, Ceará x Fortaleza.
No Centro-Oeste sempre faltou um rival a altura do Goiás em termos de desempenho, porém o Vila tem bastante torcida também.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
O problema foi querer copiar tudo da Europa. Com certeza os modelos latinoamericanos de apertura e clausura funcionariam melhor, mas quiseram copiar a Europa em tudo. O resultado é esse: times inexpressivos continuam inexpressivos (sabem quando vai sair um time lá da série D pra ser zica? NUNCA);

Esse é de fato um problema. Um time da D pode subir pra C e fazer bonito. Mas da C pra B já é uma diferença muito grande de orçamento. E da B pra A, nem se fala.
O ferroviário mesmo ganhou a D, tava com chances reais de subir pra B e do nada começou a jogar pouco e ruim, demitiu o técnico, vendeu jogador titular etc. e ficou na C , suspeito q pra não correr o risco de subir pra B e falir de novo.

Não vai ter campeonato bom se não aumentar o dinheiro envolvido e não equalizar essa quantia pornográfica de dinheiro p dois times em detrimento dos outros.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.089
Pontos
2.529
Na moral, eu quero mais que os times grandes se fodam, menos o meu time. Por mim pode cair todo mundo e nunca mais voltar

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Não concordo, não acho que esteja nesse patamar. Clássico nacional é similar a Boca x River, Barcelona x Real Madrid, Manchester United x Liverpool, Celtic x Rangers, Porto x Benfica, Milan x Juventus, Ajax x PSV, Galatasaray x Fenerbahçe etc. No qual o país para e há relevância em todos os lugares.

Esses confrontos que você citou não tem apelo ao ponto de ser um “Clássico Nacional”. Além do mais, Grêmio x Palmeiras nunca disputaram uma final, Grêmio x Cruzeiro só disputaram uma final de Copa do Brasil em 93.
Talvez pelo fato de você ser gremista, você coloca muita importância nesses confrontos ao ponto de acha-los com grande relevância em âmbito nacional.
Boca x River ambos são clubes da mesma cidade.

Europeus é complicado fazer um paralelo, a maioria dos países é do tamanho de estados do Nordeste do Brasil. Fica fácil se deslocar de um lado pra outro pra acompanhar o clube.

Entendo Gremio x Palmeiras como um classico nacional por conta de várias disputas entre as duas equipes que escalaram bastante pra uma rivalidade forte dentro de campo, ao ponto de se tornarem batalha campal. Seria o equivalente a Juventus x Barcelona, por exemplo. Sem o mesmo peso de uma disputa regional, mas considerado clássico mesmo assim devido à força dos clubes.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Na moral, eu quero mais que os times grandes se fodam, menos o meu time. Por mim pode cair todo mundo e nunca mais voltar

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
E aí o Tortas F.C. vai vencer todos os jogos por W.O.?
Só não sei se daria muito certo com o Botafogo, que talvez perca alguns jogos mesmo sem adversário.
:kflame
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Europeus é complicado fazer um paralelo, a maioria dos países é do tamanho de estados do Nordeste do Brasil. Fica fácil se deslocar de um lado pra outro pra acompanhar o clube.
Exato. Os caras esquecem que o BR é quase do tamanho da Europa. Temos 3x a população do Reino Unido, 4x a da Itália. Não é um absurdo o BR ter 10, 12 clubes grandes. Muito mais absurdo é achar que o Torino ou a Fiorentina são grandes.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.114
Reações
172.518
Pontos
1.714
Esse é de fato um problema. Um time da D pode subir pra C e fazer bonito. Mas da C pra B já é uma diferença muito grande de orçamento. E da B pra A, nem se fala.
O ferroviário mesmo ganhou a D, tava com chances reais de subir pra B e do nada começou a jogar pouco e ruim, demitiu o técnico, vendeu jogador titular etc. e ficou na C , suspeito q pra não correr o risco de subir pra B e falir de novo.

Não vai ter campeonato bom se não aumentar o dinheiro envolvido e não equalizar essa quantia pornográfica de dinheiro p dois times em detrimento dos outros.

Veja o Joinville, o América-RN e o Santa Cruz.

Subiram da D pra A meteoricamente e depois despencaram. Joinville e América tão presos na D e o Santa Cruz tá sofrendo pra subir da C.

Operário foi campeão da D e da C em sequência e não passou do meio da tabela da B.

Únicas exceções são a Chape e o Cuiabá porque foram formados numa base mais moderna de gestão. De resto...

Europeus é complicado fazer um paralelo, a maioria dos países é do tamanho de estados do Nordeste do Brasil. Fica fácil se deslocar de um lado pra outro pra acompanhar o clube.
Exato. Os caras esquecem que o BR é quase do tamanho da Europa. Temos 3x a população do Reino Unido, 4x a da Itália. Não é um absurdo o BR ter 10, 12 clubes grandes. Muito mais absurdo é achar que o Torino ou a Fiorentina são grandes.


Na verdade, o Brasil (8.510.295 km2) é mais que O DOBRO da União Europeia (4.233.262 km2) combinada
 
Ultima Edição:
Topo Fundo