O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais computadores fizeram sucesso aqui no Brasil?

Eric Gobbo

Veterano
Mensagens
343
Reações
273
Pontos
148
Quais computadores além do MSX fizeram sucesso aqui no Brasil na década de 80 e 90? Se você já teve um computador desses, é bom ou não?
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.305
Reações
45.769
Pontos
803
Larvinha que tem Parkinson, controla esse tesão em criar tópicos, já foram quatro, parece um bot chinês hahahhahaha.
 

Eric Gobbo

Veterano
Mensagens
343
Reações
273
Pontos
148

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Yo!!

Tive o MSX EXPERT CINZA e o Amiga 500. Parece que a linha TK tb foi bem comercializada por aqui.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.281
Pontos
1.619
Quais computadores além do MSX fizeram sucesso aqui no Brasil na década de 80 e 90? Se você já teve um computador desses, é bom ou não?

Eu tive o MSX no modelo Hotbit, o TK90-X e o Commodore Amiga 600, que veio de contrabando para o Brasil (mas esse eu fiquei com ele por poucos meses...)

Mas a melhor explicação é o seguinte:

Apenas TRÊS sistemas de hardware foram mais difundidos legalmente no Brasil (porém, houve outro sistema que quase ninguém conheceu).

O TRS-80 veio nos computadores CARÍSSIMOS da Prologica como a linha CP e outros modelos, com derivação de modificações do sistema dele. Foi amplamente utilizado em computadores em orgãos estaduais e federais com os Cobra.

cp500.jpg

quadro-20x30-computador-prologica-cp-400.jpg

Cobra-TI200-1.jpg


A linha Sinclair veio pelas mãos da Microdigital. Considerado por muitos (e principalmente FORA do Brasil) como uma 'pirataria autorizada', os modelos chegaram aqui com uma boa qualidade (mas com alterações horrendas no sistema operacional, o que tornou o TK90-X incompatível com alguns programas e jogos (mas poderia ser modificado e aceito usando a velha receita de modificação, conhecida como POKE)

product-84051.jpg

tk82.jpg

tk95-microdigital.jpg

ZX-Spectrum-Plus2-1024x1024.jpg


Eu coloquei o ZX Spectrum +2 pra demonstrar a diferença de qualidade dos produtos no seu modelo mais chique. Lembrando que o TK95 foi o último modelo a ser lançado no Brasil.

A linha MSX chegou aqui por apenas duas empresas, Gradiente e Sharp. Ambos com a MESMA qualidade das versões japonesas. Porém, nas versões ditas 'superiores' da 1.1, tivemos altos índices de reclamação já que as versões 2.0 não chegaram ao Brasil, vindo apenas por intermédio de expansões de memória para as máquinas.

DSC02225.jpg

gradiente-msx-expert-dd-plus.jpg

msx-hotbit-hb-8000.jpg


No canto mais chique de todos, a Commodore veio para o Brasil e trouxe 3 modelos de computador, além de tentar inserir em território nacional, o seu videogame de 32 bits, em uma época que o Sega CD tentava fazer sucesso em piso nacional. Acabou que tudo o que trouxeram era EXAUSTIVAMENTE caro e, mesmo os poucos que poderiam dar conta de comprar um, decidiam pelo crescimento do PC (mais ou menos na época do lançamento do 486 SX/DX), que estava em amplo crescimento no Brasil.

amiga500.jpg

Amiga-CD32-w-Controller-L.jpg

computer-a600-01.jpg

small-amiga-1200.jpg
 
Ultima Edição:


magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Tive um TK85 (modelo na foto) e babava por um TK90 (Colorido, uauuuuuuu)

800px-Microdigital_TK85_A.jpg
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.569
Reações
32.938
Pontos
1.048
Eu tive um MSX, um Hotbit branco. Na época eu não sabia, pois tinha ganho ele do meu tio que o substitui por um 286. Na época nunca me liguei que ele era um MSX 1.0 básico de fábrica mas eu rodava os jogos de MSX 2.0+ de boas nele (nunca soube dessas diferenças). Foi se não me engano em 2012 quando fui escrever um artigo no Gaga Games tive que pesquisar o que realmente uma Mega Ram fazia e mesmo com ela não seria possível rodar os jogos que eu rodava no meu MSX branco. Aí eu liguei pro meu tio e perguntei se na época que ele me deu o MSX ele tinha feito alguma coisa e ele me disse que por conta do programa que ele usava pro trabalho (algum programa financeiro, algum tipo de planilha) logo que ele comprou a própria loja oferecia um Kit de Conversão 2.0+ e junto com esse Kit ele também comprou a Mega Ram. O engraçado é que ele nunca comprou um drive de disquete, usou sempre na fita-K7 (e eu também, by the way). Nem ele (muito menos eu) lembra dos detalhes sobre as memórias e outras especificações que foram adicionadas na época.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.688
Reações
79.489
Pontos
1.839
O MSX no Brasil foi como os carros em Cuba: a maioria dos acessórios, upgrades, soluções...eram tudo feitos aqui mesmo...alguns não dava nem para dizer que era “pirata”, pois só existiam aqui.

A expansão para transformar o MSX1 em MSX2 é projeto Brasileiro.

Fantástico foi quando saiu Nêmesis para MSX (para os mais novos...é o nome original do famoso Gradius). Nêmesis precisava de cartucho megaram...eu não tinha dinheiro para um megaram na época.

Pois os Brasileiros inventaram um MOD de nêmesis qu não precisava do megaram. Era vendido em disquete de 5/14, e você precisava manter o disco no drive, ele ia lendo o jogo a medida que você ia avançando...acho que foi a primeira vez na vida que eu vi um conceito rudimentar de “streaming”. Quando ia ler o disco, obviamente o jogo dava uma travadinha por uns 2 a 3 segundos, acontecia umas duas ou 3 vezes, dependendo da fase. Mas eu jogava de boas, sem o megaram.

Engraçado que esse disco, não dava para copiar. A máquina não conseguia fazer backup dele. Até hoje a cena de mods e desenvolvedores de MSX no Brasil existe.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.637
Reações
23.699
Pontos
1.474
Tive um da linha Apple, clone brasileiro da Dismac. Até o arco-iris que a Apple usava na época eles copiaram. Só usava pra jogar. Entrei pra programação quando saíram os PCs

DSC00072.jpg
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.484
Reações
179.059
Pontos
1.514
O MSX no Brasil foi como os carros em Cuba: a maioria dos acessórios, upgrades, soluções...eram tudo feitos aqui mesmo...alguns não dava nem para dizer que era “pirata”, pois só existiam aqui.

A expansão para transformar o MSX1 em MSX2 é projeto Brasileiro.

Fantástico foi quando saiu Nêmesis para MSX (para os mais novos...é o nome original do famoso Gradius). Nêmesis precisava de cartucho megaram...eu não tinha dinheiro para um megaram na época.

Pois os Brasileiros inventaram um MOD de nêmesis qu não precisava do megaram. Era vendido em disquete de 5/14, e você precisava manter o disco no drive, ele ia lendo o jogo a medida que você ia avançando...acho que foi a primeira vez na vida que eu vi um conceito rudimentar de “streaming”. Quando ia ler o disco, obviamente o jogo dava uma travadinha por uns 2 a 3 segundos, acontecia umas duas ou 3 vezes, dependendo da fase. Mas eu jogava de boas, sem o megaram.

Engraçado que esse disco, não dava para copiar. A máquina não conseguia fazer backup dele. Até hoje a cena de mods e desenvolvedores de MSX no Brasil existe.


nem sabia disso! Excelente post!


Meus primos tinham uma impressora matricial e lia os softs/jogos pela fita cassete. Depois pegaram emprestado um drive 5 1/4
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.483
Reações
10.770
Pontos
503
Quebrei o drive do meu Expert DD Plus de tanto brincar com os joguinhos que tinha copiado dos discos dos meus primos (só recentemente descobri que era defeito de fábrica), mas o que me deu raiva é que seis meses depois começaram a pipocar nas lojas da época coletâneas de jogos em disco 3,5:kzangado:kzangado:kzangado.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.303
Reações
2.159
Pontos
453
Tive um TK-85 e quase comprei um MSX Expert, mas a geração IBM PC já estava disseminando e acabei deixando o MSX de lado.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.845
Pontos
1.334
Antes do MSX (o meu era um Expert da Gradiente) eu tive um TK-85, igual ao que já foi postado.
 
Topo Fundo