O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Tenho um medo gigantesco de mexer no leitor mas, felizmente, não preciso retirá-lo para reparar a fonte. Só desparafusei ela, inclinei os pinos, dei uma limpada no console e coloquei tudo no lugar.

Eu me preocupo bastante na hora de remover os parafusos, então separo eles em lugares diferentes com guardanapos para saber qual é qual.:klol
Pois é, que bobeira dei aquela vez, esses parafusos acho que não tem 1 CM de diferença, mas os parafusos da carcaça tem o tamanho suficiente para furar a placa mãe... :klol

Menos mal que quando aconteceu isso, consegui trocar a placa com um amigo técnico que tinha algumas placas sobrando, e ele só me cobrou 35 reais pela troca da placa, antes disso eu estava vendo quanto custava uma placa no ML e tinha gente cobrando 100 reais por elas... :klol
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Bom pessoal, hoje eu não consertei algo relacionado a videogames, mas é algo que posso ligar um videogame nele, que é o meu receiver da Pioneer modelo VSX-D412:



Esse receiver foi um que eu tinha ganho de um amigo que achou ele no lixo a alguns meses, ele trabalha em reformas de casas de ricos, e as vezes os caras jogam um monte de coisas boas fora, e ele tinha achado esse receiver no lixo sem nem saber o que era direito e acabou mandando para mim, só que ele tinha um pequeno defeito que só fui descobrir algum tempo depois, ele chegou a falar com o antigo dono sobre esse receiver, e o cara tinha dito algo que ele estava com um dos canais queimado, ou estragado, e não achei esse defeito, mas pouco tempo depois descobri o que ele realmente tinha, eu estava olhando os botões no painel dele, e descobri que um deles estava estragado, que era um botão chamado Stereo Direct, que tinha a ver com os tais canais do receiver, infelizmente ainda não sei mexer direito nesse aparelho, mas mesmo esse botão não fazendo falta para mim, eu coloquei na cabeça que queria consertar ele mesmo assim, e deixar esse aparelho 100% novamente, já que agora eu entendo mais de eletrônica. Foi então que sábado eu não tinha nada para fazer, e acabei criando coragem e abrindo esse receiver, mas quando abri levei um susto, olhem a sujeira que ele estava por dentro, nem sei como ele ainda funcionava desse jeito...



Como eu tinha limpado ele por fora, e tinha funcionado quando testei, acabei nem abrindo ele, mas não sabia que ele acumulava tanta sujeira assim, se bem quando eu tinha ganho ele, ele estava muito sujo por fora, ele tinha sido jogado fora no meio de restos de obra... Mas acabei indo mais adiante, e consegui remover o face plate dele, e consegui remover a placa do painel, foi ai que achei o problema, e não era só o botão estragado e emperrado, tinha mais um jumper nele que estava com zinabre, bem perto do botão...



Não sei o que aconteceu para aquela parte criar zinabre, a placa inteira está intacta, só aquela parte ali tem zinabre, acho que foi aquele componente redondo acima que pode ser que tenha vazado, mas verifiquei ele e aparentemente ele está ok, ele parece um capacitor, mas não sei exatamente que componente é ele, pode ser que seja uma bateria... Mas removi o botão estragado, e limpei os terminais dele e aquele jumper com álcool isopropílico, infelizmente a imagem que tirei ficou ruim aquele dia:



Ai montei o receiver e só voltei a mexer nele hoje, o botão que removi era esse aqui, um tact switch de dois terminais, que infelizmente eu não tinha outro aqui para trocar...



Mas hoje tive que sair para fazer uns negócios, e já aproveitei e procurei por esse bendito tact switch de dois terminais, e acabei achando ele na minha loja de componentes eletrônicos favorita, custava R$ 1,50 cada, ai comprei três para garantir...



Depois cheguei em casa e já fui direto colocar esse botão, o processo foi bem simples...



Só que não fiquei satisfeito com uma coisa, aquele jumper ainda tinha bastante zinabre, a limpeza com álcool isopropílico não tinha removido nem a metade do zinabre...



Ai resolvi tirar ele fora e fazer outra ligação, para isso eu peguei um resistor velho que não tinha sido usado, e removi uma das perninhas dele, e foi com ela que substitui o jumper, o processo foi simples até...



Ai depois de terminar o conserto, agora era hora de montar, só que antes de eu colocar a face plate no lugar, fui testar o botão que troquei apertando ele no painel, só que percebi que o botão do painel não encostava no botão da placa! Mas na mesma hora já tive uma ideia de como resolver isso, e não podia ser outra coisa, que era uma gambiarra! Não consigo fazer um conserto sem não ter uma gambiarrinha sequer... Mas o que fiz foi só colocar um pouquinho de cola quente no botão do painel, o suficiente para ele encostar no botão da placa... O botão da placa tinha ficado um pouco afastado do botão do painel, o suficiente para eles não terem contato, o tact switch novo que tinha comprado era um pouco menor que o original, e nem percebi, pois eles eram bem pequenos, mas acho que a diferença não era nem meio centímetro... Ai coloquei a cola quente, e deu certo...



Mais uma vez fui salvo pela bendita cola quente, graças a ela já fiz consertos milagrosos, como arrumar uma entrada de cabo flat de um leitor de Wii, entre outras coisas... Enfim esse receiver ficou 100% novamente, o conserto era bem simples, mas a única coisa chata era abrir ele e desmontar o painel, que eram cheios de parafusos, ao menos fiquei surpreso com a qualidade da placa desse receiver, que era de muito boa qualidade, acabei limpando a placa dele também, não iria fechar o aparelho sem dar uma bela limpada, fiquei até agoniado de ter visto tanta poeira nele... Mas agora finalmente arrumei o pequeno defeito que ele tinha, mais um conserto de algo que eu nunca tinha mexido antes.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Bom, hoje não fiz bem um conserto, mas consegui fazer voltar a funcionar um HD de 80 GB de notebook que não estava reconhecendo na minha case a algum tempo, esse HD estava cheio de jogos de Wii...

Ele já estava dando problemas a algum tempo, as vezes ele não reconhecia, ai eu aplicava um limpa contatos ou álcool isopropílico na entrada do cabo USB da case e ele voltava a funcionar, mas depois de umas duas semanas dava o mesmo problema e eu tinha que fazer isso de novo, ai a alguns meses ele parou de funcionar de vez e eu achava que o problema era na case, mas comecei a suspeitar que o problema era no HD recentemente, porque tenho outro HD de 160 GB aqui que reconhece de primeira no meu Wii e nos meus PCs sem problema algum, ai hoje resolvi pegar esse HD de 80 GB para dar uma olhada, e descobri que o problema dele era nos conectores, que pareciam limpos, mas olhando bem de perto vi que estava com uma sujeira bem fina, ai peguei um algodão e molhei com álcool isopropílico, e esfreguei ele bastante nos conectores com um palito, eu iria usar uma borracha antes, mas eles eram bem pequenos, ai resolvi esfregar só esse algodão com um palito mesmo, ai liguei ele no meu PC usando minha case e reconheceu na hora, era só uma sujeira fina nos conectores do HD mesmo... :klol

Então depois disso fica a dica, as vezes nem sempre o HD morre de vez ou a case está com problemas, a primeira coisa a fazer caso isso aconteça é limpar os contatos dos HDs, e isso serve também para chips de cartuchos, a alguns meses eu estava com um problema em um cartucho de N64 em ótimo estado, ele estava perfeito em tudo, e com a aparência de muito limpo, mas foi só eu molhar os contatos um pouco passando um algodão com álcool isopropílico e ele voltou a funcionar novamente, ele não estava pegando mais, mas era só fazer isso.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Bom, hoje não fiz bem um conserto, mas consegui fazer voltar a funcionar um HD de 80 GB de notebook que não estava reconhecendo na minha case a algum tempo, esse HD estava cheio de jogos de Wii...

Ele já estava dando problemas a algum tempo, as vezes ele não reconhecia, ai eu aplicava um limpa contatos ou álcool isopropílico na entrada do cabo USB da case e ele voltava a funcionar, mas depois de umas duas semanas dava o mesmo problema e eu tinha que fazer isso de novo, ai a alguns meses ele parou de funcionar de vez e eu achava que o problema era na case, mas comecei a suspeitar que o problema era no HD recentemente, porque tenho outro HD de 160 GB aqui que reconhece de primeira no meu Wii e nos meus PCs sem problema algum, ai hoje resolvi pegar esse HD de 80 GB para dar uma olhada, e descobri que o problema dele era nos conectores, que pareciam limpos, mas olhando bem de perto vi que estava com uma sujeira bem fina, ai peguei um algodão e molhei com álcool isopropílico, e esfreguei ele bastante nos conectores com um palito, eu iria usar uma borracha antes, mas eles eram bem pequenos, ai resolvi esfregar só esse algodão com um palito mesmo, ai liguei ele no meu PC usando minha case e reconheceu na hora, era só uma sujeira fina nos conectores do HD mesmo... :klol

Então depois disso fica a dica, as vezes nem sempre o HD morre de vez ou a case está com problemas, a primeira coisa a fazer caso isso aconteça é limpar os contatos dos HDs, e isso serve também para chips de cartuchos, a alguns meses eu estava com um problema em um cartucho de N64 em ótimo estado, ele estava perfeito em tudo, e com a aparência de muito limpo, mas foi só eu molhar os contatos um pouco passando um algodão com álcool isopropílico e ele voltou a funcionar novamente, ele não estava pegando mais, mas era só fazer isso.
Eu tenho o costume de limpar com o limpa contatos da orbi, acho ele muito bom, ressuscita na hora aquele jogo chato de funcionar, e mesmo depois de meses continua pegando de primeira.
Limpar slot de vídeo game também é bom, assim não volta a sujar os cartuchos e garante um melhor funcionamento.
Meus hds externos eu também faço limpeza nas entradas, os cabos também, e as portas de entrada do note, tenho mania de limpeza kkkkk.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.182
Pontos
1.053
Bom pessoal, hoje eu não consertei algo relacionado a videogames, mas é algo que posso ligar um videogame nele, que é o meu receiver da Pioneer modelo VSX-D412:

Show de bola esse conserto.

É um belo reciever old school com excelente qualidade de audio. Tenho um da linha VSX também e me atende muito bem.

E de quebra uma excelente maneira de ligar vários consoles retrôs a uma TV.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Destruí dois leitores de Dreamcast tentando regular, posso participar do tópico?

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.156
Reações
23.219
Pontos
1.619
Bom, hoje não fiz bem um conserto, mas consegui fazer voltar a funcionar um HD de 80 GB de notebook que não estava reconhecendo na minha case a algum tempo, esse HD estava cheio de jogos de Wii...

Ele já estava dando problemas a algum tempo, as vezes ele não reconhecia, ai eu aplicava um limpa contatos ou álcool isopropílico na entrada do cabo USB da case e ele voltava a funcionar, mas depois de umas duas semanas dava o mesmo problema e eu tinha que fazer isso de novo, ai a alguns meses ele parou de funcionar de vez e eu achava que o problema era na case, mas comecei a suspeitar que o problema era no HD recentemente, porque tenho outro HD de 160 GB aqui que reconhece de primeira no meu Wii e nos meus PCs sem problema algum, ai hoje resolvi pegar esse HD de 80 GB para dar uma olhada, e descobri que o problema dele era nos conectores, que pareciam limpos, mas olhando bem de perto vi que estava com uma sujeira bem fina, ai peguei um algodão e molhei com álcool isopropílico, e esfreguei ele bastante nos conectores com um palito, eu iria usar uma borracha antes, mas eles eram bem pequenos, ai resolvi esfregar só esse algodão com um palito mesmo, ai liguei ele no meu PC usando minha case e reconheceu na hora, era só uma sujeira fina nos conectores do HD mesmo... :klol

Então depois disso fica a dica, as vezes nem sempre o HD morre de vez ou a case está com problemas, a primeira coisa a fazer caso isso aconteça é limpar os contatos dos HDs, e isso serve também para chips de cartuchos, a alguns meses eu estava com um problema em um cartucho de N64 em ótimo estado, ele estava perfeito em tudo, e com a aparência de muito limpo, mas foi só eu molhar os contatos um pouco passando um algodão com álcool isopropílico e ele voltou a funcionar novamente, ele não estava pegando mais, mas era só fazer isso.

HD é uma das coisas mais melindrosas pra se fazer uma manutenção. Tenho um 'falecido' em casa (meu HD de 2TB) que ficava BEM lento, uma vez por ano! E então, o que era feito?

Desmontava a placa de controle dele e dava uma EXCELENTE lavada nela, usando álcool isopropílico (o que me lembra que eu preciso de comprar mais. O meu já acabou faz tempo...) e, quando o recolocava, ele voltava a trabalhar perfeitamente. Foram 3 anos fazendo esse tipo de 'evento' anual até ele resolver que não quer funcionar mais.

Está parado em casa, inutilizado (mas acredito que ainda tenha conserto, pois ele sequer bateu agulha alguma vez. O mal dele era justamente a criação de zinabre, que ia escurecendo a placa e os contatos, fazendo que ele ficasse bem lento.

No meu caso, estou com uns..... Ehhhh.... 8 HDs parados em casa, muitos deles, com problemas mais graves. Um deles, posso TENTAR salvar (nesse feriado vou ver se ele resolve voltar....) pois ele está dando o erro S.M.A.R.T., e pra mim, esse erro ainda pode ter conserto, já que não era meu o HD e ele funciona até que bem por algumas horas, pra depois, travar de vez.

Destruí dois leitores de Dreamcast tentando regular, posso participar do tópico?

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk

Já deveria! Se até eu, que sou o maior destruidor de coisas daqui participo, porque você (que mal queimou dois leitoreszinhos....) deveria ficar fora dessa?:rox A vida segue depois de torrar tudo, uai!
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Eu tenho o costume de limpar com o limpa contatos da orbi, acho ele muito bom, ressuscita na hora aquele jogo chato de funcionar, e mesmo depois de meses continua pegando de primeira.
Limpar slot de vídeo game também é bom, assim não volta a sujar os cartuchos e garante um melhor funcionamento.
Meus hds externos eu também faço limpeza nas entradas, os cabos também, e as portas de entrada do note, tenho mania de limpeza kkkkk.
Pois é, também tenho um pouco dessa mania, mas nem tanto, toda vez que compro um cartucho, sendo de fora ou em lojas físicas, mesmo eu vendo que eles estão limpos eu sempre dou uma limpada mesmo assim, para ficar do jeito que quero... :klol
Show de bola esse conserto.

É um belo reciever old school com excelente qualidade de audio. Tenho um da linha VSX também e me atende muito bem.

E de quebra uma excelente maneira de ligar vários consoles retrôs a uma TV.
Pois é, infelizmente ainda não sei usar ele direito, ainda estou aprendendo, mas me surpreendo cada vez que descubro uma coisa nova nele :klol
HD é uma das coisas mais melindrosas pra se fazer uma manutenção. Tenho um 'falecido' em casa (meu HD de 2TB) que ficava BEM lento, uma vez por ano! E então, o que era feito?

Desmontava a placa de controle dele e dava uma EXCELENTE lavada nela, usando álcool isopropílico (o que me lembra que eu preciso de comprar mais. O meu já acabou faz tempo...) e, quando o recolocava, ele voltava a trabalhar perfeitamente. Foram 3 anos fazendo esse tipo de 'evento' anual até ele resolver que não quer funcionar mais.

Está parado em casa, inutilizado (mas acredito que ainda tenha conserto, pois ele sequer bateu agulha alguma vez. O mal dele era justamente a criação de zinabre, que ia escurecendo a placa e os contatos, fazendo que ele ficasse bem lento.

No meu caso, estou com uns..... Ehhhh.... 8 HDs parados em casa, muitos deles, com problemas mais graves. Um deles, posso TENTAR salvar (nesse feriado vou ver se ele resolve voltar....) pois ele está dando o erro S.M.A.R.T., e pra mim, esse erro ainda pode ter conserto, já que não era meu o HD e ele funciona até que bem por algumas horas, pra depois, travar de vez.



Já deveria! Se até eu, que sou o maior destruidor de coisas daqui participo, porque você (que mal queimou dois leitoreszinhos....) deveria ficar fora dessa?:rox A vida segue depois de torrar tudo, uai!
Pior que esse HD de m**** deu problema ontem de novo... Liguei ele no meu Wii para finalmente jogar e a case voltou a apitar avisando que não estava reconhecendo, e eu jurando que tinha resolvido esse problema dele de vez... :facepalm

Depois disso limpei os contatos de novo e nada, ai resolvi limpar a entrada do cabo USB da case e ele finalmente voltou a funcionar, pude jogar ele de boa, mas certamente vou ter que fazer a mesma coisa novamente quando for jogar de novo, acho um saco isso... Pior que isso só acontece com esse HD, o meu outro de 160 GB funciona de primeira sempre que uso ele...

Vou ter que comprar outro HD, não adianta...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.156
Reações
23.219
Pontos
1.619
Pois é, também tenho um pouco dessa mania, mas nem tanto, toda vez que compro um cartucho, sendo de fora ou em lojas físicas, mesmo eu vendo que eles estão limpos eu sempre dou uma limpada mesmo assim, para ficar do jeito que quero... :klol

Pois é, infelizmente ainda não sei usar ele direito, ainda estou aprendendo, mas me surpreendo cada vez que descubro uma coisa nova nele :klol

Pior que esse HD de m**** deu problema ontem de novo... Liguei ele no meu Wii para finalmente jogar e a case voltou a apitar avisando que não estava reconhecendo, e eu jurando que tinha resolvido esse problema dele de vez... :facepalm

Depois disso limpei os contatos de novo e nada, ai resolvi limpar a entrada do cabo USB da case e ele finalmente voltou a funcionar, pude jogar ele de boa, mas certamente vou ter que fazer a mesma coisa novamente quando for jogar de novo, acho um saco isso... Pior que isso só acontece com esse HD, o meu outro de 160 GB funciona de primeira sempre que uso ele...

Vou ter que comprar outro HD, não adianta...

Faça uma verificação no HD via pc, pra saber se ele está acusando erro S.M.A.R.T., que isso tá acontecendo em diversos modelos e marcas. Daí, é a gente começar a testar e verificar se existe algum método que possa corrigir tal problema
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Faça uma verificação no HD via pc, pra saber se ele está acusando erro S.M.A.R.T., que isso tá acontecendo em diversos modelos e marcas. Daí, é a gente começar a testar e verificar se existe algum método que possa corrigir tal problema
Beleza, vou ter que ver como posso fazer isso, já que ele está formatado no formato WBFS e agora estou sem espaço para guardar nos meus PCs os jogos que tem nele caso eu queira formatar ele num formato reconhecido pelo Windows.

Pior que esse HD é bem antigo, ele era do meu Notebook antigo da CCE que comprei em 2008 e usei por 6 anos, o HD estava em bom estado, era um Maxtor e estava com a saúde 100% quando verifiquei com um programa a uns dois anos, mas vai saber se surgiu um problema agora, já que ele está em uso a 11 anos... :klol
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.066
Pontos
333
No meu SNES troquei todos os capacitores e coloquei uma saída vídeo componente + áudio.

No Game Boy Color quando fui trocar os capacitores o da tela que fica ao lado dos contatos das pilhas levou parte da trilha junto. Com muita paciência consegui soldar porcamente, porém as vezes aparece uma interferência na tela.

Procurei o esquema do GBC mas não descobri como fazer uma ponte.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Hoje fiz meu primeiro conserto do ano, arrumei essa belezinha de SNES aqui que peguei hoje de manhã para arrumar:



Sai hoje de manhã para buscar esse SNES, e aproveitei e comprei esses componentes que estava precisando:



Os componentes são 5 fusíveis de 1.5 ampere, que são os indicados para o SNES, mais 4 reguladores de tensão 7805, para usar em SNES também, pois eu já não tinha mais para reposição, os que eu pegava eram de sucatas, esses foram os primeiros novos que comprei, geralmente quando não é um fusível que queima, são esses reguladores que são queimados nos consoles, e acabei comprando mais 3 suportes para fusível, esses foram os melhores que achei até hoje, e mais um álcool isopropílico que o meu estava quase acabando, queria ter comprado uma garrafa de 1 litro, pois era a que eu tinha, que me durou quase 5 anos, mas só pude comprar esses 110 ml, pois estava com pouca grana, acabei gastando 23 reais nessas coisas, e a garrafa de 1 litro estava 35 reais, ai nem pude comprar... :klol

Mas chegando em casa já fui mexer no SNES, ele não estava ligando, ai abri ele e de cara vi que era um modelo que detesto, o infame GPM-02 que sempre tenho azar com esses modelos, só não tenho mais raiva dele do que o CPU-01 que é a primeira versão de SNES, mas olhando a placa me espantei com a conservação dela, pois estava perfeita! A placa estava muito nova, e muito limpa, mas o que mais me espantou é que esse console não era mexido! Ele é um modelo americano, mas sequer foi transcodificado ou desbloqueado, estou achando até que ele foi importado recentemente dos EUA, e pela conservação dele, sem nenhuma marca, provavelmente ele deve ser completo, mas voltando aos reparos, verifiquei o fusível dele e de cara vi que estava queimado, ai troquei ele e pus esse suporte com um fusível de vidro novo:



Ai liguei ele e voltou a funcionar, só que quando testei ele na TV vi que a imagem dele estava com umas ondulações, e na mesma hora percebi que tinha que colocar um capacitor de 1000 uF nele, e foi o que fiz, coloquei esse capacitor e a imagem ficou boa novamente, e o console 100% recuperado.

Apesar de não gostar do modelo da placa desse console, este console deu gosto de mexer, eu sequer precisei fazer uma limpeza grande nele, só tirei um pouco de poeira que tinha nele, e fiquei admirado dele não ter sido mexido antes, quem me dera que todos os consoles que pegasse estivessem nesse estado.

A única coisa que estranhei nele foi ele ter uma etiqueta em português em baixo do botão Power, que são aquelas etiquetas de aviso, mas tinha umas marcas de cola nele, então com certeza alguém pegou de outro console nacional e colocou nesse console americano, fora isso esse console estava impecável, quarta feira que vem já entrego ele na loja.
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
494
Reações
915
Pontos
278
Galera to precisando de uma ajuda! Comprei um tempo atrás um PS2 Fat na OLX, até ai blz, testei tudo funcionando até então um achado! Deixei o bicho encostado ate juntar uma grana e encomendar o NA.

Agora no final do ano encomendei o NA da china, como estou ansioso, resolvi tirar o bicho do guarda roupa e da uma jogada pelo pendrive... Ao pegar ele na mão reparei em uma coisa, cade a ventoinha (cooler)? Abri o bichão e segue a imagem...

103615

Realmente ela não está ali... dei uma pesquisada no ML, pessoal vende separado e etc. Gostaria de saber como proceder agora se é uma ventoinha (cooler) genérico ou se tem que comprar especifico pra ps2. Além de alguma outra recomendação ou cuidado que eu deva ter?

Me pergunto como que essa peça foi desaparecer dai, cara esqueceu ao montar o videogame???

Sextou bem chateado aqui :kclassic
 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
555
Pontos
268
Eu tenho um Super Mega Drive 3 com 10 jogos na memória, fiz o mod Svideo já que a imagem do vídeo composto do mega drive é um lixo, em todas as versões,

Em meu outro, dois super Nintendo fiz recap e coloquei outro capacitor de filtragem de vídeo e áudio de 1000uF 25v

E arrumei uma fonte interna de um mega igual o meu do svideo mod

E estou com 2PS2 para arrumar o leitor e carcaça, um 3000 outro 7000 e 9000

Troquei placa polarizadora, da minha tv Sony bravia 32 Full HD. E não ficou 100% mas irei tentar denovo.

E ontem mesmo coloquei uma placa de vídeo jogada aqui em casa, radeon HD 6570 e coloquei no forno e voltou a funcionar, irei deixa lá pra emulação e gravação de jogos num Pc antigo que tem ide

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Galera to precisando de uma ajuda! Comprei um tempo atrás um PS2 Fat na OLX, até ai blz, testei tudo funcionando até então um achado! Deixei o bicho encostado ate juntar uma grana e encomendar o NA.

Agora no final do ano encomendei o NA da china, como estou ansioso, resolvi tirar o bicho do guarda roupa e da uma jogada pelo pendrive... Ao pegar ele na mão reparei em uma coisa, cade a ventoinha (cooler)? Abri o bichão e segue a imagem...

Visualizar anexo 103615

Realmente ela não está ali... dei uma pesquisada no ML, pessoal vende separado e etc. Gostaria de saber como proceder agora se é uma ventoinha (cooler) genérico ou se tem que comprar especifico pra ps2. Além de alguma outra recomendação ou cuidado que eu deva ter?

Me pergunto como que essa peça foi desaparecer dai, cara esqueceu ao montar o videogame???

Sextou bem chateado aqui :kclassic
Cara você é de onde? Se for de onde estou pensando, posso indicar um lugar onde talvez você encontre esse cooler.

Nunca vi PS2 Fat sem ele, acho que ele é até essencial para o funcionamento do console, se eu fosse você nem usaria ele até conseguir uma, acredito que não seja difícil de achar.
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
494
Reações
915
Pontos
278
Cara você é de onde? Se for de onde estou pensando, posso indicar um lugar onde talvez você encontre esse cooler.

Nunca vi PS2 Fat sem ele, acho que ele é até essencial para o funcionamento do console, se eu fosse você nem usaria ele até conseguir uma, acredito que não seja difícil de achar.

Sou de Cascavel/PR, por incrível que pareça na unica assistência técnica que ainda resta aqui eles tinham o cooler, porém rapaz não quis vender se n fosse a mão de obra deles, tive q deixar lá. Pelo ML achei os preços até aceitáveis, mas o frete muitas vezes era mais caro que o cooler.

Exatamente é essencial ia me queimar a placa certamente, imagino que deve ter estragado o cooler, por segurança o VG não ligava, o vendedor retirou e passou p frente na má fé mesmo.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Sou de Cascavel/PR, por incrível que pareça na unica assistência técnica que ainda resta aqui eles tinham o cooler, porém rapaz não quis vender se n fosse a mão de obra deles, tive q deixar lá. Pelo ML achei os preços até aceitáveis, mas o frete muitas vezes era mais caro que o cooler.

Exatamente é essencial ia me queimar a placa certamente, imagino que deve ter estragado o cooler, por segurança o VG não ligava, o vendedor retirou e passou p frente na má fé mesmo.
Sacanagem do vendedor mesmo...

Pensei que você fosse de Porto Alegre, senão teria lhe indicado um lugar, pior que esses cooler não são difíceis de achar, e acredito que sejam baratos mesmo, ainda bem que o PS2 tem bastante peças de reposição, já que foi o console mais vendido de todos os tempos.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Meu PS2 Fat tá saindo o áudio de um lado mais baixo. A caixa esquerda com o som mais baixo e a direita com o som normal/alto.

Pesquisei aqui e não encontrei nada. Alguem já pegou esse problema ?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Meu PS2 Fat tá saindo o áudio de um lado mais baixo. A caixa esquerda com o som mais baixo e a direita com o som normal/alto.

Pesquisei aqui e não encontrei nada. Alguem já pegou esse problema ?
Será que não é problema em um dos plugs de áudio do cabo AV, ou a entrada do cabo? Tente dar uma limpada com álcool isopropílico na entrada do cabo AV, e no conector do cabo, verifique se alguma perninha da entrada e do plug se tem alguma oxidada.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Será que não é problema em um dos plugs de áudio do cabo AV, ou a entrada do cabo? Tente dar uma limpada com álcool isopropílico na entrada do cabo AV, e no conector do cabo, verifique se alguma perninha da entrada e do plug se tem alguma oxidada.

O cabo não é, já troquei uns 4 e também limpei com álcool isopropílico. A entrada do aparelho eu limpei com álcool também e nada.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
O cabo não é, já troquei uns 4 e também limpei com álcool isopropílico. A entrada do aparelho eu limpei com álcool também e nada.
Será que não é problema com a TV? Uma vez me aconteceu isso e tive que soldar uma das entradas de áudio que estava com solda fria.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Não. Eu uso caixas de som e elas estão ok. Outros consoles pegam normal. Estranho né!?
Pois é, que tenso isso... Mas continuo achando que pode ser problema no conector, talvez uma perninha esteja com problemas, pode ser que identificando elas e levantando milímetros com uma pinça resolva o problema, mas é algo delicado, só tente se realmente tiver habilidade para isso.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Pessoal hoje aconteceu inesperado, pois finalmente consegui resolver um problema de imagem no meu NES da Playtronic que me incomodava a 8 anos e agora ele está 100%!



Eu entrei aqui no fórum por acaso de tarde, pois geralmente só fico online a noite, e acabei vendo esse tópico aqui de um membro pedindo ajuda com o NES dele:


E o primeiro membro que comentou postou esse tutorial, e pior que sou inscrito no canal da pessoa que fez o vídeo, mas ainda não tinha visto este... Como é que não tinha visto esse vídeo antes... :facepalm



Eu já tinha visto outros tutoriais sobre isso antes, mas na época que vi eu tinha menos prática e nem tinha começado com os consertos e gambiarras ainda, ai não entendia direito e ficava com medo e acabava não fazendo, mas vendo esse vídeo agora acabei vendo que era muito mais simples que eu imaginava, e já podia ter feito isso antes a quase um ano quando cai de cabeça nos consertos... A principal coisa a fazer é remover essa malfadada placa de transcodificação que a Playtronic instalou no NES para transcodificar ele na época, já que ela tinha importado dos EUA um lote com placas em NTSC, e precisava transcodificar eles porque na época a maioria das TVs eram só PAL-M por aqui, mas ela acabou fazendo uma transcodificação muito mal feita:



Para começar, a pessoa deve abrir o console, remover essa placa, e remover a placa mãe do console, com bastante cuidado para não danificar os cabos que são conectados na placa mãe, depois é preciso remover aquele suporte do slot do console, que desce ele para encaixar melhor o cartucho, mas não precisa remover o slot inteiro, só esse suporte mesmo, e é preciso também desencaixar a placa metálica que fica em baixo da placa mãe, pois é preciso mexer em baixo da placa também, e tem que remover esses fios aqui que é do cabo que é encaixado a placa da Playtronic:



É preciso remover todos esses fios ai sem pena, dá para remover só com estanho e ferro de solda, depois disso a placa fica assim:



Depois disso é preciso achar duas trilhas cortadas na placa, que são essas duas:



É preciso ligar essas duas trilhas, pode ser fazendo ponte usando um pedaço dos mesmos fios que foram removidos da placa, é preciso fazer essa ligação aqui:



Essa imagem de cima é mais fácil de fazer, é só ligar um terminal ao outro, já essa imagem de baixo aqui parece ser um pouco mais complicado, pois tem que ligar um terminal de um diodo a um terminal de um resistor, e essa trilha é bem menor, mas dá para fazer de boa sem medo, é só a pessoa ter um pouco de prática:



Feito essas duas ligações elas ficam assim:



Agora é preciso trocar o cristal oscilador, o cristal PAL-M que foi colocado nesse NES é esse aqui, tem que remover também uma travinha que foi soldada por cima do cristal para ele ficar mais fixo:



Esse cristal oscilador PAL-M é o cristal 21.453666 Mhz, o cristal para ser adicionado é o cristal NTSC 21.47727 Mhz, menos mal que eu tinha alguns novos aqui que era um modelo meia caneca, aqueles mais achatadinhos, mas existem vários cristais de vários formatos com o mesmo valor, tem esses maiores que nem o PAL-M adicionado no NES, outros em forma de tubinho, todos funcionam se for respeitados os valores, mas adicionei o meia caneca mesmo, e ele ficou assim:



Depois de montado testei ele na minha TV de tubo, todo borrado com medo de ferrar esse console de vez, mas ele funcionou sem problemas, e depois fiz o teste final, que era na minha TV LCD que ele nunca deu imagem com cores, só dava preto e branco com serrilhado, e ele finalmente deu cores... :ksnif

Agora finalmente me livrei dessa placa da Playtronic, esse foi os componentes que sobraram, só não jogo tudo fora porque pode ter alguns componentes ali que podem me servir futuramente, senão já tinha jogado essa placa no lixo sem nenhuma pena... :klol

 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.036
Pontos
1.064
2 fails esse final de semana:

1 - Tentar pintar a carcaça do N64 como vários tutoriais ensinam e comigo deu m****, a pintura ficou um lixo. O motivo de tentar pintar é que a carcaça do meu console não estava em boas condições, piois tinha comprado de segunda mão. Por sorte achei um N64 funcionando no ML por apenas 80 reais (sem frete) e a carcaça parece boa, pelo ao menos vou ter 2 consoles agora, esse "novo" e outro por segurança (somente a placa-mãe).

2 - Dar uma mudada em um dos pinos do cabo SCART china de SNES, na ponta macho que vai pro console, vi o vídeo do Mão Na Luva e faltava o detalhe do CSYNC, porque no meu cabo ficava umas linhas verificais em determinados locais em um jogo. O vídeo é esse:




Muita tentativa de encaixar os pinos de volta que acabei quebrando um deles. Bom que de agora em diante só vou querer cabos da RetroGamingCables, chega de cabo china, sempre vem com alguma m**** e o cabo de SNES e Mega vieram sem resistores de 5v e alguns fios trocados.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.036
Pontos
1.064
Como agora vou ter 2 N64, gostaria de saber se alguém aqui já fez o MOD RGB dele, pelo que vi não é tão complicado assim e o MOD abaixo serve pra o modelo do meu:

 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Hoje consegui arrumar essa belezinha aqui :kluv



Infelizmente ela não é minha, peguei ela com um amigo ontem para tentar arrumar, o problema dela não era nada demais, era o clássico problema de esquecimento de pilhas que acabaram vazando e sujou tudo lá dentro... Menos mal que nesse caso acho que as pilhas vazaram a pouco tempo e o estrago não foi tão grande, ainda estava melecado lá e consegui limpar tudo de boa com um pano umedecido com álcool, e o resto mais no canto consegui remover com um papel higiênico úmido também, já os polos das pilhas eu só retirei eles e coloquei num pote com vinagre, e o que não saiu eu lixei depois com a minha mini retífica, o processo foi bem simples.

Só que tive um pequeno problema, eu nunca tinha tocado numa Super Scope antes, nunca joguei os jogos dela, e nem sabia como usar isso, coloquei as pilhas e liguei o receptor no console, mas não tinha jeito de funcionar, e apesar de ter um jogo para testar, ela não funcionava nem no jogo e nem no meu cartucho de testar SNES, que também dá para testar a Super Scope nele, e acabei estranhando bastante ela não funcionar mesmo eu testando ela com multímetro e ele dando como ok, ai resolvi dar uma de MacGyver e peguei a câmera do meu celular e fiz aquele teste de ver se o LED acende na câmera, e estava acendendo, essa Super Scope tem 3 LEDs um do lado do outro, e os três acenderam, então vi que ela estava funcionando, e que talvez eu estava usando o o receptor errado, foi ai que descobri que ele só funciona ligado no Player 2, e eu estava alinhando ele errado com a TV, eu tinha que usar ele em cima da TV... :klol

Depois finalmente consegui testar ela, e estava OK, finalmente pude jogar numa Super Scope, eu queria jogar numa desde os anos 90 quando ganhei meu SNES mas nunca tinha jogado antes... Pior que em 2001 eu tive a oportunidade de comprar uma completa por 15 reais e não quis justamente porque o dono tinha deixado vazar as pilhas dentro, se eu soubesse que era tão fácil de consertar na época... :ksnif

Também dei um trato nesse meu Game Boy Classic transparente, eu tenho ele a uns 9 anos, mas ele estava com um problema na placa de trás dele que é a placa onde fica o slot, ele tem duas placas que são ligadas a um cabo flat, a placa da frente que é a que fica a tela, os botões e o alto falante, e a de trás que é a que fica o slot e o compartimento de pilhas, esse GB até funcionava, mas tinha deadlines, ai em 2017 eu ganhei um amarelo com defeito, que ele só ligava, mas não aparecia nada na tela, ai testei essa placa do meu transparente nele e vi que o defeito era a placa de trás dele, ai sacrifiquei esse transparente que estava em pior estado, e peguei a placa dele e coloquei no amarelo, desde então esse transparente estava desativado, até ontem quando ganhei um GB sucata com a tela morta, mas a placa de trás dele estava boa e pude colocar ela nesse transparente, também peguei a tela de plástico dele que estava em bom estado, e coloquei no lugar da outra dele que estava trincada, e com marcas de super bonder, ficou bem boa...



Agora só falta eu arrumar as Deadlines dele, mas ele está funcionando e jogável, essas Deadlines somem depois de um tempo jogando ele, eu até sei o que tem que fazer para consertar, isso é só mal contato no flat, mas por enquanto não tenho prática nem coragem de fazer o procedimento que deve ser feito, um dia me aventuro e faço isso.
 
Ultima Edição:

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.693
Reações
11.221
Pontos
453
É possível abrir esse conector do controle de Master sem danificar?


106650
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
É possível abrir esse conector do controle de Master sem danificar?


Visualizar anexo 106650
Que eu saiba não, mas uma vez peguei um controle de Turbo Game que tem um plug idêntico e vi um jeito que alguém fez de abrir danificando o mínimo possível, que é cortando em volta do conector em volta aonde encaixa no console, como por exemplo cortado em um lugar assim onde está marcado de vermelho:

106734
É só pegar um estilete e cortar em volta desse plug, com bastante cuidado.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Hoje dei mais uma mexida no Game Boy Classic amarelo:



Recentemente eu tinha dado uma mexida nele, pois ele não estava ligando mais, e consegui resolver o problema, era só um mau contato, mas ele ainda tinha um pequeno problema que ainda não tinha resolvido, e que sempre teve desde que eu peguei ele, que era um problema no botão do contraste, que a imagem nunca ficava parada do jeito que eu queria, o contraste sempre ia para o máximo ou para o mínimo, dependendo do lado que eu girava esse botão, e eu sabia que para resolver isso era só trocar esse botão, que era um pequeno potênciometro em formato de polia, mas para isso eu precisaria de outro console sucata para pegar um novo botão, e segunda feira finalmente consegui um console sucata, e hoje de tarde removi o novo botão para por no console:



Uma coisa que percebi era que o botão do console estava bem mole, e esse novo botão que peguei do console sucata estava bem firme, mais duro, tinha certeza que ele iria dar certo, então removi o botão ruim e consegui soldar ele na placa do console:



O processo não foi difícil e fiz ele rápido até, não levou nem meia hora fazendo tudo, demorei mais desmontando os consoles do que trocar esse botão, mas tive que tomar bastante cuidado, pois era um botão muito pequeno e eu podia danificar ele com o calor do ferro de solda, fora que os terminais eram bem pequenos, e três deles bem do lado da tela, acabei encostando um pouco o ferro no plástico da tela no lado, mas só ficou uma marquinha de nada, essa marca nem aparece por fora do console, já que ele fica para dentro da carcaça. Esse botão tem 5 terminais, mas dois deles são soldados juntos, como se estivessem em curto, mas é assim mesmo que eles são.

No fim montei o console e o transplante deu 100% certo, finalmente o contraste funciona corretamente agora, e finalmente tenho um Game Boy Classic funcionando 100%, pois os outros dois que tenho o transparente ainda tem deadlines que somem depois de o console funcionar por um tempo, e o meu branco está num estado mais critico agora, pois ele também tem algumas deadlines e o direcional para frente não funciona, preciso pintar esse direcional com tinta condutiva, mas não consigo acertar na pintura, sempre que pinto não dá certo, acho que vou ter que usar uma seringa para pintar com a precisão certa...

No fim agora não tenho mais nada para fazer nesse console amarelo, espero que não dê mais problemas.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.691
Pontos
1.048
@Odin Games
Há muito tempo meu receiver da Sony estava tendo uns maus contatos pavorosos, só que desta fez piorou ao ponto de não conseguir usá-lo. O som dá uns pipocos loucos e o receiver entra em modo proteção. Acredito que possa ser devido a maresia, então já comprei uma lata de limpa contato e um jogo de chave torx pra poder abrí-lo. Minha idéia é desmontar e fazer uma limpeza geral pra ver se os maus contatos somem. Você que mexeu em um recentemente tem alguma dica pra me dar sobre o que eu devo estar observando pra ver se existe algo estranho?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
@Odin Games
Há muito tempo meu receiver da Sony estava tendo uns maus contatos pavorosos, só que desta fez piorou ao ponto de não conseguir usá-lo. O som dá uns pipocos loucos e o receiver entra em modo proteção. Acredito que possa ser devido a maresia, então já comprei uma lata de limpa contato e um jogo de chave torx pra poder abrí-lo. Minha idéia é desmontar e fazer uma limpeza geral pra ver se os maus contatos somem. Você que mexeu em um recentemente tem alguma dica pra me dar sobre o que eu devo estar observando pra ver se existe algo estranho?
Pode ser várias coisas, mas verifique os botões, pois a maresia pode ter danificado eles também, ou vazado alguma coisa em cima de alguns deles, pode ser isso o mal contato.

Esse problema dos pipocos pode ser algum problema na fonte, nos capacitores dela, ou da placa mãe do aparelho, pode ser que algum deles esteja querendo estourar, esses aparelhos tem alguns capacitores bem grandes.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.235
Pontos
503
Depois de mais de um mês sem aparecer um SNES, hoje recuperei esse aqui...



Esse SNES apareceu para mim segunda e o cara que me deu ele me disse que ele só não ligava, aí suspeitei que fosse só o fusível, aí abri ele para testar o fusível e realmente ele estava queimado, só que reparei que tinha um fiozinho escapado nele que era da transcodificação, provavelmente ele é um aterramento, aí guardei ele e deixei para mexer nele hoje, pois ontem estive bem ocupado e não pude mexer nesse console, daí hoje soldei o fiozinho, ele tinha escapado de uma das perninhas de um CI chamado RGB, só que teve outro problema também, essa perninha tinha quebrado e por isso o fio tinha escapado, essa perninha é levantada e é soldado esse fio nela, mas por sorte ainda tinha ficado um pedacinho bem pequeno da perninha, o suficiente para mim conseguir soldar ela de novo, e por sorte consegui soldar, foi bastante complicado, mas deu certo...



Eu fiquei com vontade de retranscodificar ele e passar para NTSC, mas como isso não foi pedido, resolvi deixar como estava, pois estou com poucos cristais agora e vou deixar eles só para quem me pedir para fazer isso. Depois desse fio, fui trocar o fusível, e substitui ele por um suporte com fusível de vidro, eu sempre soldo ele um pouco virado para o lado para o fio da chave de ligar e desligar não ficar encostando nele, pois esse fusível esquenta e pode acabar queimando este fio...



Só que aí fui testar o console finalmente, mas ele seguiu sem ligar... Daí tive que trocar o regulador de tensão também, e depois endireitei a entrada da fonte que o plug estava quebrado e infelizmente não tinha outro para substituir, e os ferrinhos da entrada estavam tortos, ai dei uma alinhada neles, depois disso fui testar o console novamente, e ele finalmente ligou e deu imagem, mas agora estava sem som... :suxx

Aí fiz alguns testes e o único jeito de fazer ele dar som foi fazendo essa gambiarra aqui que já tinha feito em outro console a alguns meses, só que com essa gambiarra o som fica mono, mas foi o único jeito, acabei fazendo ela:



Ao menos consegui recuperar esse console, só acabei me azarando porque pensei que era só trocar o fusível, mas tive que fazer mais 3 coisas nele para fazer o coitado ficar funcional...

Também fiz esse cabo caseiro de Mega 1 aqui, o mesmo amigo me pediu para fazer um e apesar de eu saber como fazer nunca tinha feito ele antes, aparentemente é bem fácil e só tem que cortar as pontas de um cabo AV de um lado e soldar um plug DIN de 5 pinos nele em 3 terminais, o primeiro e o último pino são para áudio e vídeo, e o do meio é o terra, só que eu não esperava que fosse um tremendo saco para soldar esse plug DIN! A solda não pegava de jeito algum, levei quase uma hora para soldar esses 3 terminais... Eu estava pensando em fazer cabos caseiros de Mega 1 para vender, mas se for assim melhor nem fazer, pois tive muita dificuldade para soldar esse maldito DIN...

 
Topo Fundo