O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Depois de mais de um mês sem aparecer um SNES, hoje recuperei esse aqui...



Esse SNES apareceu para mim segunda e o cara que me deu ele me disse que ele só não ligava, aí suspeitei que fosse só o fusível, aí abri ele para testar o fusível e realmente ele estava queimado, só que reparei que tinha um fiozinho escapado nele que era da transcodificação, provavelmente ele é um aterramento, aí guardei ele e deixei para mexer nele hoje, pois ontem estive bem ocupado e não pude mexer nesse console, daí hoje soldei o fiozinho, ele tinha escapado de uma das perninhas de um CI chamado RGB, só que teve outro problema também, essa perninha tinha quebrado e por isso o fio tinha escapado, essa perninha é levantada e é soldado esse fio nela, mas por sorte ainda tinha ficado um pedacinho bem pequeno da perninha, o suficiente para mim conseguir soldar ela de novo, e por sorte consegui soldar, foi bastante complicado, mas deu certo...



Eu fiquei com vontade de retranscodificar ele e passar para NTSC, mas como isso não foi pedido, resolvi deixar como estava, pois estou com poucos cristais agora e vou deixar eles só para quem me pedir para fazer isso. Depois desse fio, fui trocar o fusível, e substitui ele por um suporte com fusível de vidro, eu sempre soldo ele um pouco virado para o lado para o fio da chave de ligar e desligar não ficar encostando nele, pois esse fusível esquenta e pode acabar queimando este fio...



Só que aí fui testar o console finalmente, mas ele seguiu sem ligar... Daí tive que trocar o regulador de tensão também, e depois endireitei a entrada da fonte que o plug estava quebrado e infelizmente não tinha outro para substituir, e os ferrinhos da entrada estavam tortos, ai dei uma alinhada neles, depois disso fui testar o console novamente, e ele finalmente ligou e deu imagem, mas agora estava sem som... :suxx

Aí fiz alguns testes e o único jeito de fazer ele dar som foi fazendo essa gambiarra aqui que já tinha feito em outro console a alguns meses, só que com essa gambiarra o som fica mono, mas foi o único jeito, acabei fazendo ela:



Ao menos consegui recuperar esse console, só acabei me azarando porque pensei que era só trocar o fusível, mas tive que fazer mais 3 coisas nele para fazer o coitado ficar funcional...

Também fiz esse cabo caseiro de Mega 1 aqui, o mesmo amigo me pediu para fazer um e apesar de eu saber como fazer nunca tinha feito ele antes, aparentemente é bem fácil e só tem que cortar as pontas de um cabo AV de um lado e soldar um plug DIN de 5 pinos nele em 3 terminais, o primeiro e o último pino são para áudio e vídeo, e o do meio é o terra, só que eu não esperava que fosse um tremendo saco para soldar esse plug DIN! A solda não pegava de jeito algum, levei quase uma hora para soldar esses 3 terminais... Eu estava pensando em fazer cabos caseiros de Mega 1 para vender, mas se for assim melhor nem fazer, pois tive muita dificuldade para soldar esse maldito DIN...

Sobre o audio, pode ser que o canal que não está funcionando tenha algum componente com problema, uma referencia boa é estudar o circuito MOD de som digital que o pessoal faz no snes.


Qualquer coisa você usa o mesmo canal de som para os dois canais na saida multout kkkkk
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.625
Pontos
1.689
Recentemente trouxe meus dois SNES com problema de volta a vida.

O primeiro foi mais simples, um conector do cartucho com o console havia quebrado e foi só reparar.
O segundo foi mais complexo, envolveu trocar os capacitores e SRAM, mas ficou filé e tá pegando cartuchos melhor que antes.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Sobre o audio, pode ser que o canal que não está funcionando tenha algum componente com problema, uma referencia boa é estudar o circuito MOD de som digital que o pessoal faz no snes.


Qualquer coisa você usa o mesmo canal de som para os dois canais na saida multout kkkkk
Pois é, são coisas para mim aprender ainda, com certeza tem um jeito de eu deixar o som 100% ainda, mas com o tempo descubro :klol

Levei um canseira desse SNES hoje, achei que iria só trocar o fusível e tive que fazer mais algumas coisas, inclusive mexer num CI de vídeo e fazer voltar o áudio, me azarei, ao menos consegui trazer o bicho de volta... :klol
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Depois de mais de um mês sem aparecer um SNES, hoje recuperei esse aqui...



Esse SNES apareceu para mim segunda e o cara que me deu ele me disse que ele só não ligava, aí suspeitei que fosse só o fusível, aí abri ele para testar o fusível e realmente ele estava queimado, só que reparei que tinha um fiozinho escapado nele que era da transcodificação, provavelmente ele é um aterramento, aí guardei ele e deixei para mexer nele hoje, pois ontem estive bem ocupado e não pude mexer nesse console, daí hoje soldei o fiozinho, ele tinha escapado de uma das perninhas de um CI chamado RGB, só que teve outro problema também, essa perninha tinha quebrado e por isso o fio tinha escapado, essa perninha é levantada e é soldado esse fio nela, mas por sorte ainda tinha ficado um pedacinho bem pequeno da perninha, o suficiente para mim conseguir soldar ela de novo, e por sorte consegui soldar, foi bastante complicado, mas deu certo...



Eu fiquei com vontade de retranscodificar ele e passar para NTSC, mas como isso não foi pedido, resolvi deixar como estava, pois estou com poucos cristais agora e vou deixar eles só para quem me pedir para fazer isso. Depois desse fio, fui trocar o fusível, e substitui ele por um suporte com fusível de vidro, eu sempre soldo ele um pouco virado para o lado para o fio da chave de ligar e desligar não ficar encostando nele, pois esse fusível esquenta e pode acabar queimando este fio...



Só que aí fui testar o console finalmente, mas ele seguiu sem ligar... Daí tive que trocar o regulador de tensão também, e depois endireitei a entrada da fonte que o plug estava quebrado e infelizmente não tinha outro para substituir, e os ferrinhos da entrada estavam tortos, ai dei uma alinhada neles, depois disso fui testar o console novamente, e ele finalmente ligou e deu imagem, mas agora estava sem som... :suxx

Aí fiz alguns testes e o único jeito de fazer ele dar som foi fazendo essa gambiarra aqui que já tinha feito em outro console a alguns meses, só que com essa gambiarra o som fica mono, mas foi o único jeito, acabei fazendo ela:



Ao menos consegui recuperar esse console, só acabei me azarando porque pensei que era só trocar o fusível, mas tive que fazer mais 3 coisas nele para fazer o coitado ficar funcional...

Também fiz esse cabo caseiro de Mega 1 aqui, o mesmo amigo me pediu para fazer um e apesar de eu saber como fazer nunca tinha feito ele antes, aparentemente é bem fácil e só tem que cortar as pontas de um cabo AV de um lado e soldar um plug DIN de 5 pinos nele em 3 terminais, o primeiro e o último pino são para áudio e vídeo, e o do meio é o terra, só que eu não esperava que fosse um tremendo saco para soldar esse plug DIN! A solda não pegava de jeito algum, levei quase uma hora para soldar esses 3 terminais... Eu estava pensando em fazer cabos caseiros de Mega 1 para vender, mas se for assim melhor nem fazer, pois tive muita dificuldade para soldar esse maldito DIN...

Eu tenho um snes que estava sem som por causa de um trilha rompida por causa de um capacitor que vazou, é um gpm-01. Para resolver o problema eu olhei o diagrama do snes e fiz o cominho com fio, vi onde aquele ponto iria para e soldei o fio e ficou normal e estéreo.
Nesse post tem o link do diagrama do snes http://www.seganet.com.br/index.php...m-por-cabo-av/&do=findComment&comment=1186701

Meu snes
cQ71eBV.png
cQ71eBV.png
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Eu tenho um snes que estava sem som por causa de um trilha rompida por causa de um capacitor que vazou, é um gpm-01. Para resolver o problema eu olhei o diagrama do snes e fiz o cominho com fio, vi onde aquele ponto iria para e soldei o fio e ficou normal e estéreo.
Nesse post tem o link do diagrama do snes http://www.seganet.com.br/index.php...m-por-cabo-av/&do=findComment&comment=1186701

Meu snes
cQ71eBV.png
cQ71eBV.png
Interessante isso ai, não sabia desse esquema, na próxima vez que aparecer um irei ver se dá para fazer isso.

Eu entreguei o SNES hoje, ao menos o som ficou alto, pois no outro que eu tinha feito esse mesmo esquema o som tinha ficado baixo, mas aquele estava em péssimo estado, a placa estava toda detonada, talvez ele tivesse outros problemas também.
 
  • Curtir
Reações: *ka

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Hoje como não tenho mais nenhum console para arrumar, resolvi consertar uma das guitarrinhas de PS2 que peguei quinta feira, eu tinha pego as duas por 30 reais cada só que quando cheguei em casa e fui testar elas, só uma funcionou, e a outra quando fui colocar as pilhas nela me deparei com isso...



Apesar das duas estarem impecáveis, essa guitarrinha ai estava com essas pilhas vazadas dentro, e pior que dei uma olhada nas pilhas, pois essas Duracell tem prazo de validade escrito nelas, e elas eram de 2015, então elas estavam a pelo menos uns 5 anos esquecidas ali dentro... O garoto que me vendeu elas me disse que elas estavam a muito tempo numa prateleira bem em cima dela esquecidas lá, aí removi elas com uma chave de fenda e nem esquentei a cabeça, pois apesar da sujeirada toda que elas fizeram, os terminais das pilhas ainda estavam inteiros e eu poderia consertar eles só com uma limpeza. Só que hoje de tarde resolvi pegar ela para dar um trato, e a entrada das pilhas estava assim, eu já tinha dado uma limpada só com pincel na quinta, estava bem pior, mas hoje ela estava assim:



Aí abrindo ela, vi que um dos terminais que era do negativo tinha escapado do fio até, e tinha vazado um pouco em cima da placa dela também:



Mas consegui remover de boa a sujeira da placa só com uma escova e álcool isopropílico, depois retirei os contatos das pilhas e a entrada ficou assim, ainda estava bem suja:



Para limpar essa entrada dei um banho de água e sabão em pó na carcaça inteira da parte de trás, escovei ela com um pincel para não riscar, e ficou bem limpa, o sabão em pó ajuda muito a remover resíduos grudentos, depois só sequei ela. Mas tive que esperar um pouco para poder montar tudo, pois mergulhei os contatos das pilhas num vinagre por uma hora, eles estavam tão sujos com zinabre e outros resíduos das pilhas que chegou a borbulhar o vinagre quando coloquei eles nele, parecia até que tinha colocado Sonrisal na água, mas depois de uma hora o zinabre se foi, e os contatos só ficaram com uma casca rosada em volta, pois o vinagre converteu tudo nisso, aí peguei minha mini retífica e lixei os contatos com cuidado para não quebrar eles, e apesar de ter ficado um pouco desses resíduos porque não consegui remover tudo, coloquei eles de volta porque já estavam bons e dando condutividade, só que quando soldei os fios e fui testar, a guitarrinha não ligou, mas antes disso já suspeitava que um dos fios tinha oxidado por causa das substâncias das pilhas, que era o fio que tinha escapado de um dos terminais das pilhas, aí fiz um teste e troquei esse fio por um outro azul e soldei, aí fiz o teste e finalmente a guitarrinha ligou:



Pronto, guitarrinha recuperada, os contatos ficaram assim depois de limpos:



Aqui é a guitarrinha já montada e funcionando:



Fiquei feliz por ter recuperado ela, eu nem esquentei a cabeça e nem quis trocar ela na loja porque sabia que tinha conserto e eu podia fazer facilmente.
 


*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Hoje como não tenho mais nenhum console para arrumar, resolvi consertar uma das guitarrinhas de PS2 que peguei quinta feira, eu tinha pego as duas por 30 reais cada só que quando cheguei em casa e fui testar elas, só uma funcionou, e a outra quando fui colocar as pilhas nela me deparei com isso...



Apesar das duas estarem impecáveis, essa guitarrinha ai estava com essas pilhas vazadas dentro, e pior que dei uma olhada nas pilhas, pois essas Duracell tem prazo de validade escrito nelas, e elas eram de 2015, então elas estavam a pelo menos uns 5 anos esquecidas ali dentro... O garoto que me vendeu elas me disse que elas estavam a muito tempo numa prateleira bem em cima dela esquecidas lá, aí removi elas com uma chave de fenda e nem esquentei a cabeça, pois apesar da sujeirada toda que elas fizeram, os terminais das pilhas ainda estavam inteiros e eu poderia consertar eles só com uma limpeza. Só que hoje de tarde resolvi pegar ela para dar um trato, e a entrada das pilhas estava assim, eu já tinha dado uma limpada só com pincel na quinta, estava bem pior, mas hoje ela estava assim:



Aí abrindo ela, vi que um dos terminais que era do negativo tinha escapado do fio até, e tinha vazado um pouco em cima da placa dela também:



Mas consegui remover de boa a sujeira da placa só com uma escova e álcool isopropílico, depois retirei os contatos das pilhas e a entrada ficou assim, ainda estava bem suja:



Para limpar essa entrada dei um banho de água e sabão em pó na carcaça inteira da parte de trás, escovei ela com um pincel para não riscar, e ficou bem limpa, o sabão em pó ajuda muito a remover resíduos grudentos, depois só sequei ela. Mas tive que esperar um pouco para poder montar tudo, pois mergulhei os contatos das pilhas num vinagre por uma hora, eles estavam tão sujos com zinabre e outros resíduos das pilhas que chegou a borbulhar o vinagre quando coloquei eles nele, parecia até que tinha colocado Sonrisal na água, mas depois de uma hora o zinabre se foi, e os contatos só ficaram com uma casca rosada em volta, pois o vinagre converteu tudo nisso, aí peguei minha mini retífica e lixei os contatos com cuidado para não quebrar eles, e apesar de ter ficado um pouco desses resíduos porque não consegui remover tudo, coloquei eles de volta porque já estavam bons e dando condutividade, só que quando soldei os fios e fui testar, a guitarrinha não ligou, mas antes disso já suspeitava que um dos fios tinha oxidado por causa das substâncias das pilhas, que era o fio que tinha escapado de um dos terminais das pilhas, aí fiz um teste e troquei esse fio por um outro azul e soldei, aí fiz o teste e finalmente a guitarrinha ligou:



Pronto, guitarrinha recuperada, os contatos ficaram assim depois de limpos:



Aqui é a guitarrinha já montada e funcionando:



Fiquei feliz por ter recuperado ela, eu nem esquentei a cabeça e nem quis trocar ela na loja porque sabia que tinha conserto e eu podia fazer facilmente.
Legal que conseguiu reviver a guitarra. Essa guitarra usa muitas pilhas, a original usa 2 pilhas.
Eu quero um intellivision II, pois o meu só dá tela preta, pelo que vi pode ser a cpu ou gpu ou memória com problema, tem uns que os caras vendem no ML no estado, mas não vou arriscar pagar 250 reis em algo que não sei se funciona, pois aqui no BR é bem capaz do cara ter testado e dizer que não tem jogos para testar. Se alguém souber sobre manutenção de intellivision 2 e puder me ajudar eu agradeço. Tenho o meu intellivision que não funciona, era do meu pai, está em casa desde 1980 ou 1982 é mais velho do que eu. Também tenho um outra placa que comprei do ML a uns anos atrás e fui enganado, ela chegou funcionando, mas dando glitchies na tela e depois parou de funcionar e ficou só com tela preta também. Eu tenho um apreço pelo intellivision II porque foi o primeiro video game que joguei e gosto bastante de jogar beamraider e lock 'n' chase.
 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.735
Reações
11.474
Pontos
453
Não encontrei tópico mais adequado, vou postar aqui mesmo.

Fiz as labels desses cartuchos que estavam com outras relabels piores.

109329


Comparação da minha relabel do Zillion com uma original.


109330


É difícil achar o tom do vermelho, mas até mesmo entre as labels originais há variação de tom.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.728
Pontos
503
Não encontrei tópico mais adequado, vou postar aqui mesmo.

Fiz as labels desses cartuchos que estavam com outras relabels piores.

Visualizar anexo 109329


Comparação da minha relabel do Zillion com uma original.


Visualizar anexo 109330


É difícil achar o tom do vermelho, mas até mesmo entre as labels originais há variação de tom.
Massa, ficou bem fiel à coloração original. Mas é como você disse, até entre as originais rola variação de cor.

Eu tô pra terminar de fazer umas labels pra uns cartuchos piratas de SNES e Atari 2600 que tão bem zoados, mas tenho que criar coragem ainda, porque acho chato demais a parte de cortar e laminar elas. Na real o laminar até que é de boa, mas cortar certinho que é muito chatão. Sempre perco várias cortando errado nas pontas. Nessas horas eu queria ter uma plotter de recorte.
 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.735
Reações
11.474
Pontos
453
Massa, ficou bem fiel à coloração original. Mas é como você disse, até entre as originais rola variação de cor.

Eu tô pra terminar de fazer umas labels pra uns cartuchos piratas de SNES e Atari 2600 que tão bem zoados, mas tenho que criar coragem ainda, porque acho chato demais a parte de cortar e laminar elas. Na real o laminar até que é de boa, mas cortar certinho que é muito chatão. Sempre perco várias cortando errado nas pontas. Nessas horas eu queria ter uma plotter de recorte.
Eu corto com estilete depois de colocar a película/fita 3M.

Nas pontas corto o mínimo (1mm ou menos) com tesoura.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.728
Pontos
503
Eu corto com estilete depois de colocar a película/fita 3M.

Nas pontas corto o mínimo (1mm ou menos) com tesoura.
Faço o mesmo processo, mas na parte da tesoura que me dou mal. As de SNES eu acho chatas de cortar nas pontas. Já imprimo duas labels iguais porque sei que uma vai pro lixo por eu ter cortado torto hauhuahua

Semana que vem quero ver se termino de restaurar meus cartuchos, aí posto o resultado aqui.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.089
Reações
1.939
Pontos
844
Vixe ja fiz tanta coisa tanto pra mim quanto para venda que nem saberia por onde começar...hehe
Ah, você já até me passou no quesito mexer em consoles. Fico admirado com o que você faz nos aparelhos que vende lá no Face.
Parabéns por essa dedicação e diferencial nas vendas. Admiro isso, pois faço o mesmo quando vendo esporadicamente algum console antigo e quando reviso meus aparelhos. Aprendo fazendo o que gosto, e é bom demais.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Ficaram muito bons os labels, realmente os labels originais tem essa diferença de tonalidade nos jogos, acredito que até que os mesmos jogos tenham tonalidade diferente em alguns labels, já que a Tectoy lançou algumas versões diferentes de vários jogos em épocas diferentes.

Ao menos esses de Master não tem as malditas voltas que tem os labels de SNES e N64, eu até gosto de fazer labels, gosto até de editar e recriar labels, apesar de eu não manjar nada de Photoshop e só sei me virar no Photofiltre, se eu tivesse uma impressora boa teria feito muito mais labels e encartes, mas uma coisa que realmente me irrita bastante é recortar labels... No meu caso eu pego eles e corto com uma tesoura boa que tenho aqui, ela tem um fio bom, mas me frustro bastante quando recorto errado, ainda bem que não sou tão detalhista, senão teria pirado cada vez que errasse os cortes nas voltas dos labels :klol
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Hoje consegui montar esse Frankenstein aqui, mas só com peças originais :klol



Eu recebi hoje de tarde uma caixa que estava esperando de um lote que eu tinha negociado com um amigo, e ele tinha me mandado esse lote com vários controles e peças com defeito, devia ter uns 15 controles ou mais nesse lote, mas tinha umas peças de controle de Dreamcast que eu estava precisando, e felizmente elas me serviram para montar esse controle. Eu já tinha a alguns anos algumas peças boas para montar um controle, mas me faltava um analógico bom e um botão gatilho direito, que o que tinha não estava funcionando direito, fora a carcaça desse controle que estava bem feia e amarelada, mas quando esse amigo me ofereceu o lote de controles vi que tinha uma carcaça que me servia, fora o analógico que ele disse que tinha pelo menos um, e estava bom, aí hoje finalmente pude montar esse controle, e acabei montando uma edição especial ainda, pois esse controle aí é totalmente transparente:



Existem duas versões originais de controle transparente do Dreamcast, uma que a carcaça é transparente só na frente e tem várias cores, tenho dois desses controles, um preto e um vermelho, e existe mais uma versão que queria que é totalmente transparente, até a capa do plug é transparente, e eu cheguei a ter um verde assim, mas infelizmente ele estava com um quebrado feio na frente, em uma das laterais, então usei uma parte desse verde também para por nesse preto, pois não veio a capa do plug original preta dele, então coloquei a verde, ficou Frankenstein, mas ao menos só tem peças originais, quero um dia tentar pintar esse plug de preto também, ao menos ele ficou funcionando perfeitamente e está inteiro :klol
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.015
Pontos
1.048
@Odin Games
Nesses últimos dias andei mexendo no meu receiver da Sony STR-DE935 que como eu já tinha comentado, estava com um problema sério de mal contato, fazendo o som estalar sem parar e com isso o aparelho entrava em modo de proteção.

Quando abri o receiver, encontrei pelo menos 15 anos de poeira e maresia acumulada dentro dele. Uma das fotos que eu retirei de referência.
109956
Como podem perceber, esse receiver é bem complexo até mesmo de desmontar, não contei, mas só de PCBs deve ter umas 20 aí dentro. A minha meta era desmontar tudo, limpar, remontar e torcer pro problema desaparecer. E foi o que eu fiz. Desmontei tudo, dei banho de álcool nas placas depois outro banho com limpa contato (gastei uma lata) e montei tudo novamente. Porém o resultado não foi o esperado. Antes o som dava uns estouros. Agora não sai som nenhum. A parte de vídeo está funcionando perfeitamente, inclusive todas as funções de áudio. Parece que é problema do amplificador.
Ao ligar novamente constatei que os dois fusíveis a direita dessa placa abaixo com dois capacitores gigantes queimam só de ligar o aparelho.
109959
Tentei usar fusíveis de maior capacidade e também queimaram. Tentei fazer uma ligação direta aí queimou o fusível da esquerda na outra placa. Além desses 3 fusíveis perto do trafo, existem mais 3 na PCB principal do aparelho. Não chegou a queimar estes. Durante a limpeza fiz inspeções visuais nas placas, e não achei nada de anormal. Não há um capacitor sequer estufado, porém existe algumas marcas de reparos em algumas placas, pois em 2005 depois de 5 anos comigo (comprei em 2000) foi feito um reparo devido a um problema na energia que eu tive quando me mudei após casar. Voltou da assistência 100% e funcionou até jan/2020.

Pro texto não ficar muito longo, procurei vídeos no YT sobre reparos desse modelo, mas só achei de modelos similares. Mas pelo que eu vi, pode ser muitas coisas a causa do problema, e acredito que no meu caso deva ser os mesmos componentes do conserto anterior que devam estar em curto novamente. Porém eu não tenho como diagnosticar e nem arrumar componentes semelhantes que nem o nome eu sei. Só sei que são da Sony e são difíceis e caros de achar, pois em um dos vídeos que assisti o técnico da gringa apontou os mesmos componentes pro mesmo problema. E se o cara não acha os componentes nos USA, que chance tenho eu aqui?

Resultado final: o aparelho liga, dá vídeo e suas funções podem ser programadas normalmente, mas está mudo em todos os canais e em todas as entradas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Uma pena ter acontecido isso Piga, infelizmente esse defeito está fora do meu conhecimento, mas parece ser pouca coisa mesmo, só resta saber quais componentes são, talvez trocando eles o seu receiver volte a vida.

O negócio é você achar um técnico de confiança aí no RJ, o problema é achar um bom que trabalhe com isso, tem um cara no Youtube que só trabalha com eletrônicos antigos, mas acredito que ele more em outro estado, no interior, mas o cara parece manjar muito, talvez você entrando em contato com ele e enviando o seu receiver ele consiga consertar, é esse cara aqui, tente falar com ele, o cara entende pra caramba mesmo, tem vários receivers antigos:


Infelizmente talvez você tenha que investir uma boa grana para dar vida novamente a esse aparelho, mas se ele é tão importante para você acho que valeria a pena mesmo.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.015
Pontos
1.048
Uma pena ter acontecido isso Piga, infelizmente esse defeito está fora do meu conhecimento, mas parece ser pouca coisa mesmo, só resta saber quais componentes são, talvez trocando eles o seu receiver volte a vida.

O negócio é você achar um técnico de confiança aí no RJ, o problema é achar um bom que trabalhe com isso, tem um cara no Youtube que só trabalha com eletrônicos antigos, mas acredito que ele more em outro estado, no interior, mas o cara parece manjar muito, talvez você entrando em contato com ele e enviando o seu receiver ele consiga consertar, é esse cara aqui, tente falar com ele, o cara entende pra caramba mesmo, tem vários receivers antigos:


Infelizmente talvez você tenha que investir uma boa grana para dar vida novamente a esse aparelho, mas se ele é tão importante para você acho que valeria a pena mesmo.
Infelizmente acho que não vale a pena gastar $$$ pra algum técnico trazer ele de volta, principalmente pelo motivo financeiro, e outra coisa, as placas dele com exceção das 05 que são montadas no painel frontal, as demais já estão vamos dizer, em processo de oxidação, mesmo depois do banho de álcool + limpa contatos, notei que as demais placas estão opacas, ou seja, sem brilho. A gente percebe o processo de oxidação nos jumpers principalmente.

Se eu tive uma bancada a qual eu pudesse deixar o receiver desmontado por tempo indeterminado, eu até ficaria brincando com ele, refaria as soldas, pesquisaria mais a fundo o problema. Mas como eu moro em apartamento e o único lugar que eu tenho pra fazer esse tipo de coisa é a mesa da sala, fica complicado, pois eu já começo sabendo que até o fim do dia eu tenho que liberar o espaço.

Vou deixá-lo guardado por enquanto, e provavelmente vou pensar numa maneira não muito onerosa de substituí-lo, pois prefiro gastar a $$$ com games. Minha lista de desejos está parada desde NOV/2019 quando foi a última vez que comprei algo relacionado a games.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Infelizmente acho que não vale a pena gastar $$$ pra algum técnico trazer ele de volta, principalmente pelo motivo financeiro, e outra coisa, as placas dele com exceção das 05 que são montadas no painel frontal, as demais já estão vamos dizer, em processo de oxidação, mesmo depois do banho de álcool + limpa contatos, notei que as demais placas estão opacas, ou seja, sem brilho. A gente percebe o processo de oxidação nos jumpers principalmente.

Se eu tive uma bancada a qual eu pudesse deixar o receiver desmontado por tempo indeterminado, eu até ficaria brincando com ele, refaria as soldas, pesquisaria mais a fundo o problema. Mas como eu moro em apartamento e o único lugar que eu tenho pra fazer esse tipo de coisa é a mesa da sala, fica complicado, pois eu já começo sabendo que até o fim do dia eu tenho que liberar o espaço.

Vou deixá-lo guardado por enquanto, e provavelmente vou pensar numa maneira não muito onerosa de substituí-lo, pois prefiro gastar a $$$ com games. Minha lista de desejos está parada desde NOV/2019 quando foi a última vez que comprei algo relacionado a games.
Uma pena isso aí, mas infelizmente esse desgaste era inevitável, já que você mora em uma cidade praiana e esse aparelho já tem praticamente duas décadas, mas espero que um dia você consiga outro aparelho, ou consiga consertar esse aí, pois é uma pena ver um aparelho desses estragado. Só achei impressionante a quantidade de placas e componentes que esse aparelho tem, pois o meu Pioneer que é equivalente a esse não tem tanta coisa assim dentro dele, infelizmente só tenho essa foto dele aberto, mas dá para ter ideia de como ele é por dentro:



Essa foto eu tinha tirado na primeira vez que abri ele, e ele estava bem sujo por dentro também, infelizmente eles acumulam muita poeira por dentro por causa daquelas frestas de ventilação em cima, e mesmo eu limpando ele não consegui tirar toda a sujeira... :klol
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Hoje fiz um verdadeiro milagre ao conseguir recuperar um chip original de SNES que estava com 7 trilhas rompidas, fiz uma gambiarra de dar inveja ao MacGyver, mas felizmente consegui, foi o chip mais difícil que consegui recuperar até agora... :keehk



Esse chip parecia em bom estado, na hora que vi ele não achei nenhuma trilha rompida olhando ele bem, mas depois que lixei acabei achando elas, e me assustei por ter 7 trilhas perto umas das outras, achei até que não iria conseguir fazer essa gambiarra por causa disso, mas acabei pesquisando o código da memória do chip e vi que era um jogo que valia a pena tentar, pois era um Super Wrestlemania:



Então hoje fui a luta, ele estava assim quando lixei ele:



Então comecei a soldar os fios, os terminais para soldar até que são fáceis, mas o problema é conseguir soldar nos contatos do chip, e numa altura que os estanhos não encostem no slot do console, mas com muita paciência fui conseguindo, levei 4 horas, mas consegui... Só tive dificuldade no último fio que soldei, o vermelho, que não queria dar continuidade de jeito algum no multímetro, tentei soldar algumas vezes e nada, e em algumas vezes acabei soltando os fios do lado, mas não desisti, até conseguir soldar todos e os contatos darem ok... Deu uma trabalheira do caramba, mas quando consegui ele acabou funcionando...



Eu preferi soldar os fios daquele jeito porque achei que era o método mais fácil para mim, pois ainda não tenho tanta pratica ainda para fazer soldas tão pequenas, tem gente que consegue pegar fiozinhos de cobre minúsculos e soldar bem em cima das trilhas, mas ainda não tenho prática para isso, e certamente detonaria ainda mais o chip tentando fazer isso, então preferi fazer da maneira mais fácil para não correr o risco de estragar ele mais ainda.

Eu já tinha uma carcaça original para ele aqui, só tive que fazer algumas adaptações cortando umas partes por dentro e lixando para os fios caberem dentro da carcaça e não correr o risco de se enroscarem lá dentro, no fim o cartucho montado ficou assim, só me falta fazer os labels dele agora...



No fim mais um cartucho de SNES original recuperado, esse fiquei bastante feliz por ter conseguido recuperar um chip tão detonado, tenho certeza que essa oxidação que deu nele foi de tanto ele ser assoprado, mas no caso desse ai antes de eu limpar ele, parecia que o Reptile tinha assoprado ele, a primeira foto que tirei foi depois de ter tirado ele do vinagre, mas antes ele estava bem pior :klol

Esse chip eu tinha ganho segunda feira dos mesmos amigos onde pego consoles para arrumar, eles me deram uns 5, mas os outros eram piratinhas dos borrões pretos, e não tinha o que eu fazer neles, só posso tentar arruma-los depois que conseguir minha estação de ar quente.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.288
Reações
2.428
Pontos
453
@Odin Games acho incrível como alguns cartuchos ficam oxidados, me lembro de ter pego um isss deluxe de snes original que nunca vi funcionando, um amigo me deu, acabei passando no meio de um monte de jogo piratinha que vendi uma vez, na época eu não tinha a chave pra desmontar o cartucho, mas no contato dele tinha um zinabre bem grande, talvez corrompeu trilha.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
@Odin Games acho incrível como alguns cartuchos ficam oxidados, me lembro de ter pego um isss deluxe de snes original que nunca vi funcionando, um amigo me deu, acabei passando no meio de um monte de jogo piratinha que vendi uma vez, na época eu não tinha a chave pra desmontar o cartucho, mas no contato dele tinha um zinabre bem grande, talvez corrompeu trilha.
Pois é, muitos casos acontecem por causa da umidade, mas muitos casos acontecem também por causa de gente que assopra cartuchos, tem gente que acha isso nostálgico, mas eu sempre fui contra e não faço isso desde 1997 quando perdi um Circus Charlie de Famiclone que inventei de assoprar uma vez... :klol

Cartuchos originais são mais fáceis de recuperar, no início eu fazia uma coisa errada que era lixar direto o cartucho, usava umas lixas fortes que podiam danificar mais ainda os cartuchos, mas com o tempo fui descobrindo outros métodos e hoje só lixo quando não tem mais outra alternativa. Esse aí eu primeiro mergulhei no vinagre, depois fui obrigado a lixar o verniz verde das trilhas para ter acesso a elas, para ter certeza se estavam danificadas mesmo, aí como vi que estavam, fui obrigado a fazer essa gambiarra aí. Queria ter mais prática para pegar um fiozinho de cobre e soldar bem em cima das trilhas unindo elas novamente, sem precisar usar esses fios grandes, mas preciso de muita prática ainda para isso, pois não faz um ano que comecei essas gambiarras aí.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.904
Reações
39.332
Pontos
2.044
No meu caso, não foi recente, foi lá nos anos 90 mesmo, mas pode ser útil hoje. Na época, o meu Mega Drive não pegava cartucho nenhum, sempre ficava tela preta. Levei ele em uma eletrônica da minha cidade e o técnico disse que não tinha o que fazer. Do alto dos meus 13 anos de idade, comecei a fuçar e procurar onde poderia estar o problema. Ao olhar pro encaixe dos cartuchos, vi que tinha uma daquelas hastes de metal estava amassada. Peguei um palito de dente e forcei ela de volta e deixei o palito ali dentro. O videogame passou a funcionar. Está assim até hoje e funcionando. Gambiarra pura, mas funcionou.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.015
Pontos
1.048
@Odin Games
Hoje tentei reviver um cartucho do Sonic Spinball de Mega Drive que eu tenho aqui sem sucesso. Refiz todas as soldas e troquei o capacitor. Procurei por trilhas rompidas e não achei, mesmo a PCB estando praticamente nova. Peguei um segundo cartucho do mesmo game que tenho aqui e fiz diversas medições com multímetro e nos dois cartuchos as medições bateram. Agora por que um funciona e outro não? Ambos originais.

Ontem aconteceu a desgraça das desgraças. Meu NEO GEO AES deu problema! :ksnif:ksnif:ksnif
Estava jogando e do nada o bicho resetou. Aí depois da tela 330 Mega, ou o jogo não carrega, ou roda por um tempo e trava. Fiz um self-test no aparelho que nada mais é que ligá-lo sem cartucho, e deu tela vermelha, que de acordo com essa página https://wiki.neogeodev.org/index.php?title=System_self-test siginifica que a Work Ram do aparelho deu ruim.

Minha placa é essa daqui e as Work Rams são os dois chips SONY CXK58257M-12L que estão dentro do quadrado vermelho.

111111

Minha placa nunca foi mexida, está praticamente como nova, procurei por trilhas rompidas e não achei, não tem solda fria nem nada do tipo. Aí vem o dilema. Se eu comprar todo o ferramental necessário + os chips pra fazer tal conserto fica mais caro que comprar outro AES funcionando no eBay. Tenso! :ksnif:ksnif:ksnif
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Caramba Piga, que azar esse seu... :keehk

Se for realmente problema nesses dois CIs seria muito difícil conseguir eles novos, acho mais fácil você descobrir algum outro aparelho que tenha um par desses CIs e comprar ele para sacrificar e retirar esses CIs, o problema é descobrir quais outros aparelhos que não sejam um Neo Geo que usam eles também. Outros consoles tem CIs parecidos, como o SNES e Mega Drive, mas eles infelizmente não são exatamente os mesmos CIs, então certamente não são compatíveis. Esses CIs pelo que vi são SMD, então você teria que comprar uma estação de ar quente para trocar, mas isso teria que ter muita técnica e prática para fazer, melhor você ir numa eletrônica caso consiga achar novos CIs, e peça para um técnico trocar eles para você, pois se você não tem prática, certamente pode danificar feio o seu console, eu mesmo nunca mexi numa estação dessas ainda, pois ainda não comprei uma, mas depois que eu conseguir comprar vou ter que treinar muito ainda para fazer minha primeira troca de CI SMD, pois é necessário muita técnica mesmo para mexer com isso. Tente encontrar um par desses CIs novos e peça para alguém de alguma eletrônica trocar para você, pois realmente é bem complicado trocar eles.

Sobre o Sonic Spinball, se você não achou nenhum problema então pode ser que a eprom onde está gravada o jogo pode estar queimada, isso é muito raro de acontecer, mas pode acontecer, mas pode acontecer que talvez alguém tenha ligado o chip virado, e isso pode queimar um cartucho, ano passado queimei a eprom onde fica gravado o Basic do meu MSX porque retirei ele para limpar e coloquei ele virado na placa mãe por engano, e hoje estou sem um MSX funcional... :ksnif
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.015
Pontos
1.048
Então @Odin Games além da dificuldade, uma estação de ar quente custa mais caro que um Neo Geo AES no eBay (só o console). Mas os CIs eu já achei no Ali Express, custa barato até. Só que ocorre por lá de ter muito chip falsificado. Mas o problema principal é realmente achar um técnico pra trocar esses CIs aqui no RJ. Onde você pergunta ninguém mexe nem mais em PS3, nego só quer saber de consertar PS4 e Xone. Eu lembro que uma vez pedi pra um técnico trocar a bateria de um cartucho de SNES pra mim (que hoje eu sei que é um troço simples) e o cara não quis.

O resumo das assistências técnicas aqui do RJ:

  1. O cara não conserta nada velho ou fora de linha;
  2. O cara conserta mais cobra o preço de um aparelho novo;
  3. O cara tenta consertar, não consegue, te entrega o aparelho canibalizado (retira uma penca de componentes das placas);
  4. Você deixa o aparelho na assistência, quando dá o prazo pra você ir buscar você descobre que a assistência fechou e você fica sem o seu aparelho.

Está MUITO FODA esse lance de assistência técnica aqui no RJ.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Então @Odin Games além da dificuldade, uma estação de ar quente custa mais caro que um Neo Geo AES no eBay (só o console). Mas os CIs eu já achei no Ali Express, custa barato até. Só que ocorre por lá de ter muito chip falsificado. Mas o problema principal é realmente achar um técnico pra trocar esses CIs aqui no RJ. Onde você pergunta ninguém mexe nem mais em PS3, nego só quer saber de consertar PS4 e Xone. Eu lembro que uma vez pedi pra um técnico trocar a bateria de um cartucho de SNES pra mim (que hoje eu sei que é um troço simples) e o cara não quis.

O resumo das assistências técnicas aqui do RJ:

  1. O cara não conserta nada velho ou fora de linha;
  2. O cara conserta mais cobra o preço de um aparelho novo;
  3. O cara tenta consertar, não consegue, te entrega o aparelho canibalizado (retira uma penca de componentes das placas);
  4. Você deixa o aparelho na assistência, quando dá o prazo pra você ir buscar você descobre que a assistência fechou e você fica sem o seu aparelho.
Está MUITO FODA esse lance de assistência técnica aqui no RJ.
Pois é, infelizmente devem ser chips genéricos mesmo, pois esses originais já não devem ser mais fabricados a muitos anos... Mas se eles são baratos, acho que vale a pena você comprar alguns para tentar, pois ano passado tive que ir atrás de um CI para o meu SC-3000 e o único lugar que tinha era o Aliexpress, esse CI provavelmente não era mais fabricado pela Texas Instruments a mais de 3 décadas, mas felizmente recebi ele e funcionou perfeitamente, um camarada de outro fórum também comprou uns CIs de Atari e ele me disse que funcionavam perfeitamente.

O foda vai ser você encontrar alguém que troque eles para você, pois deve ser foda para você achar alguém que faça esse serviço mesmo, tem que ser alguém de extrema confiança, mas infelizmente tem muitos malandros mesmo que mexem no que não deve e acabam piorando os consoles. Uma estação de ar quente da Yaxun, que é uma marca chinesa confiável custa cerca de 300 reais, uma modelo 850, essa eu vejo falar muito bem dela e será uma dessas que irei comprar em breve, mas realmente para o seu caso é melhor achar alguém de confiança, nem que seja alguém de outro estado para fazer esse serviço para você. Felizmente eu tenho um amigo de uma eletrônica que faz isso para mim, mas ele só faz quando é pouca coisa, se for um desses CIs mais complexos com centenas de terminais o cara não faz, pois demora muito.

Conheci recentemente um tiozinho na minha cidade que trabalha com games antigos e ele também faz manutenção, o @Rodrigo Zé do Cx Jr conhece ele também, o problema é que ele é careiro pra cacete, não sei quanto ele lhe cobraria para fazer isso, talvez ele queira um rim seu :klol
 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.735
Reações
11.474
Pontos
453
@Odin Games
Hoje tentei reviver um cartucho do Sonic Spinball de Mega Drive que eu tenho aqui sem sucesso. Refiz todas as soldas e troquei o capacitor. Procurei por trilhas rompidas e não achei, mesmo a PCB estando praticamente nova. Peguei um segundo cartucho do mesmo game que tenho aqui e fiz diversas medições com multímetro e nos dois cartuchos as medições bateram. Agora por que um funciona e outro não? Ambos originais.
Já vi um vídeo do Neto no youtube recuperando cartuchos de Mega colocando um resistor no chip.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.692
Reações
34.840
Pontos
903
Não é bem uma gambiarra ou conserto...mas descobri que existe o VLC na store do Xbox One e funciona perfeitamente para executar filmes. Minha TV é Smart mas o WebOS não aceita uma penca de codecs e formatos de vídeo que uso, já estava até pensando em investir em alguma tvbox com Android, mas o VLC já resolveu o problema. O controle da minha tv é o LG Magic, então ele dá comandos pro próprio Xbox e faz do VLC um player de mídia muito funcional para mim.
Pode botar aí uns 400 reais economizados. :kjoinha
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.373
Pontos
1.064
Meu GBA que peguei há anos com uma troca que nem lembro mais em que foi, está parado aqui, ainda mais quando a película deu ruim, até que quando vi um video recente do Rafael do Mão na Luva me fez lembrar que preciso comprar um backlight pra ele, aí o bixin:

B7vvEhk.jpg


Comprei esse kit aqui, pelo visto é o mais top:


Agora é aguardar a chegada e instalar.

@Odin Games
Hoje tentei reviver um cartucho do Sonic Spinball de Mega Drive que eu tenho aqui sem sucesso. Refiz todas as soldas e troquei o capacitor. Procurei por trilhas rompidas e não achei, mesmo a PCB estando praticamente nova. Peguei um segundo cartucho do mesmo game que tenho aqui e fiz diversas medições com multímetro e nos dois cartuchos as medições bateram. Agora por que um funciona e outro não? Ambos originais.

Ontem aconteceu a desgraça das desgraças. Meu NEO GEO AES deu problema! :ksnif:ksnif:ksnif
Estava jogando e do nada o bicho resetou. Aí depois da tela 330 Mega, ou o jogo não carrega, ou roda por um tempo e trava. Fiz um self-test no aparelho que nada mais é que ligá-lo sem cartucho, e deu tela vermelha, que de acordo com essa página https://wiki.neogeodev.org/index.php?title=System_self-test siginifica que a Work Ram do aparelho deu ruim.

Minha placa é essa daqui e as Work Rams são os dois chips SONY CXK58257M-12L que estão dentro do quadrado vermelho.

Visualizar anexo 111111

Minha placa nunca foi mexida, está praticamente como nova, procurei por trilhas rompidas e não achei, não tem solda fria nem nada do tipo. Aí vem o dilema. Se eu comprar todo o ferramental necessário + os chips pra fazer tal conserto fica mais caro que comprar outro AES funcionando no eBay. Tenso! :ksnif:ksnif:ksnif


O seu foi aquele que comprou na caixa, zerado?

Porque não entra em contato com o Fabio Michelin? (Games Care)
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.015
Pontos
1.048
O seu foi aquele que comprou na caixa, zerado?

Porque não entra em contato com o Fabio Michelin? (Games Care)
Esse mesmo. Procurei aqui e vi que ele é de São Paulo. E esse é o problema: eu sou do RJ. Vou ser sincero. Não me sinto seguro de ter que mandar meu Neo Geo pra um técnico em outro estado, principalmente alguém que eu não sei nada sobre. Eu procuro um técnico que seja do RJ, e de preferência faça o serviço na minha frente. Sim, sou muito chato em relação a esse tipo de coisa, ainda mais por que técnico de eletrônica no geral (generalizando) possuem má fama.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Esse mesmo. Procurei aqui e vi que ele é de São Paulo. E esse é o problema: eu sou do RJ. Vou ser sincero. Não me sinto seguro de ter que mandar meu Neo Geo pra um técnico em outro estado, principalmente alguém que eu não sei nada sobre. Eu procuro um técnico que seja do RJ, e de preferência faça o serviço na minha frente. Sim, sou muito chato em relação a esse tipo de coisa, ainda mais por que técnico de eletrônica no geral (generalizando) possuem má fama.
Entendo o seu lado, se fosse um Mega Drive ou Super Nintendo eu mandaria para alguém de outro estado de boa e sem medo, mas no caso do Neo Geo AES é muito arriscado... Mesmo que um cara que você descobrir seja honesto podem acontecer coisas ruins no transporte com o nosso maravilhoso serviço postal, de poder danificar ainda mais no transporte, ou até mesmo a encomenda ser perdida por algum motivo... Se eu perdesse um Neo Geo AES assim eu choraria um balde... :klol

Eu até confiaria em alguns técnicos se os caras são muito bem recomendados, pois técnicos de games, principalmente antigos devem ser mais confiáveis por se dedicarem especialmente a esses consoles, mas não podemos esquecer que tem muitos picaretas mesmo, eu mesmo comecei a me virar sozinho por causa disso e pela falta de técnicos que consertam retros.
 
Topo Fundo