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Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

arqueiro182

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Interessante isso, acredito que ele seja da época que os itens chineses eram de melhor qualidade, pois ele parece ser muito bem construído, até o plástico tem boa qualidade, o único defeito dele era as borrachas que não estava boas e recuperei elas, e a chavinha que acabou quebrando, mas em breve pretendo arrumar ela.

Sobre os clones, a maioria dos Megas japoneses a venda são asiáticos ou esses clones novos atuais, tem que tomar cuidado mesmo, pois tem muita gente vendendo por japonês, alguns nem sabem se é originais ou não, mas outros vendem de sacanagem mesmo.

Sim dizem que naquela época eram clones muito bem feitos, até casam com o Sega CD numa boa.

Não sei se esse clones são fabricados agora ou antes mas o que era tido como "raro" está cheio no ML.
 

Silverock®

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No momento trabalhando no xodó da coleção, tava cheio de problemas que espero conseguir resolver

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Odin Games

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Infelizmente por causa dessa pandemia parei um pouco com os consertos... Mas recentemente dei um trato nesses dois controles:



O de NES eu tinha aberto ele apenas para dar um trato nas borrachas dos botões, pois ele não estava muito preciso, mas quando abri ele levei um susto... Por fora ele estava limpo, mas por dentro estava um terror! Tinha uma terra preta dentro dele, acho que era sujeira que tinha nele desde os anos 90... E um dos suportes de parafuso estava quebrado, ai limpei ele com todo o carinho e colei de volta o suporte, peguei uma folha de caderno e passei os contados da borracha um pouco para melhorar o contato, descobri essa técnica recentemente em um vídeo, passei a usar ela e está sendo bem melhor do que raspar grafite de lápis... Depois montei ele e ficou bom novamente, em breve quero abrir meu outro controle mais novo que peguei em fevereiro, esse que limpei foi meu primeiro controle original de NES que peguei no ano passado numa troca, não sabia que ele estava tão sujo assim por dentro...

Já esse controle de Nintendo 64 eu tenho ele a uns 7 anos, peguei ele num lote de itens com defeito e ele estava desmontado e faltando a alavanca e as engrenagens internas do analógico, mas na época eu tinha umas peças de um controle genérico sucata aqui e consegui montar um controle bom, mas ele estava com o analógico bem mole e ele estava com a carcaça bem amarelada, eu não usava ele por causa disso, e ele ficou por anos parado aqui, só tinha ele praticamente de forma simbólica :klol

Mas recentemente eu tinha pego 5 controles estragados para tentar recuperar para um amigo, entre eles um original de Nintendo 64, mas ele não teve conserto, e acabei ficando com ele para mim, e como a carcaça dele estava bem cinza na cor original dele, peguei essa carcaça boa e botei no meu amarelão, também peguei o analógico original dele que estava bem melhor que o do amarelão e coloquei nele, agora ele está bom de novo, só com folga no analógico, mas bem melhor que o que tinha antes. Eu queria muito ter um controle cinza normal para os meus N64, pois os outros 3 que tenho são da série sabores, um Uva e outros dois jabuticaba, eu queria um na cor tradicional em bom estado.
 

Megalith

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É meio off e nem um conserto, é uma reciclagem de algo que tava parado, e eu querendo comprar uma nova caixa com subwoofer pro PC:

Peguei o meu subwoofer da Durabrand que tava parado porque 2 caixas dela queimaram e juntei com outras caixas do home theater da Samsung, o receiver queimou, o resultado: Economia de 300 a 400 reais pra usar no PC e ainda com um som de 40 watts RMS.

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arqueiro182

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No momento trabalhando no xodó da coleção, tava cheio de problemas que espero conseguir resolver

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Você desmonta limpa peça por peça depois monta? Faz Recap?

Tenho um Sony PVM morto aqui (sem RGB) imagino que uma boa limpeza e recap funcione.

Outra coisa usa da chave com fio de cobre pra descarregar a alta-tensão e retirar a borrachinha? Tenho um medo disso, mas acho que não deve ser muito complicado.

Qualquer dia eu tento ressuscitar o Sony aqui.
 

Odin Games

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É meio off e nem um conserto, é uma reciclagem de algo que tava parado, e eu querendo comprar uma nova caixa com subwoofer pro PC:

Peguei o meu subwoofer da Durabrand que tava parado porque 2 caixas dela queimaram e juntei com outras caixas do home theater da Samsung, o receiver queimou, o resultado: Economia de 300 a 400 reais pra usar no PC e ainda com um som de 40 watts RMS.

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Estou tentando montar um conjunto com um Receiverv vintage da Pionner, ele nem é tão vintage assim, é do começo dos anos 2000, mas um amigo que é pedreiro tinha achado ele no lixo da obra onde ele estava e acabou doando ele para mim, que é esse aqui:



Ele só estava sujo e com um dos botões do painel estragado, também não tinha controle, mas estava em bom estado estético e consertei o botão dele, ai adicionei duas caixas grandes de som Aiwa que já tinha nele e comprei mais esse conjunto aqui de caixas auxiliares:



E agora só me falta o bendito subwoofer, queria um vintage também, mas não consigo achar barato... Vi um da CCE na mesma loja onde comprei as caixas auxiliares da Aiwa e estava muito caro, 300 contos... Era um grandão, e ai pensei, se aquele que era da CCE custava tudo isso, será que os mais caros de marcas melhores seriam ainda mais caros? E será que esses subwoofer são tão caros assim? O que tinha visto era parecido com esse, não lembro se era o mesmo modelo...

 


*ka

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@wtuemura @Silverock® outros usuários do fórum, vocês sabem me dizer se faz diferença substituir um ressonador cerâmico de 24.576MHz do áudio do snes, por um cristal oscilador de quatzo de 24.576MHz?

O ressonador cerâmico de 24,57MHz é esse componente que destaquei no quadrado vermelho.
z1EwC3x.png
 

wtuemura

Bam-bam-bam
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@wtuemura @Silverock[emoji2400] outros usuários do fórum, vocês sabem me dizer se faz diferença substituir um ressonador cerâmico de 24.576MHz do áudio do snes, por um cristal oscilador de quatzo de 24.576MHz?

O ressonador cerâmico de 24,57MHz é esse componente que destaquei no quadrado vermelho.
z1EwC3x.png
Para quê você precisa trocá-lo?

A diferença principal é que o oscilador por cristal de quartzo tem mais estabilidade térmica e precisão. Porém no circuito em questão não vai fazer diferença alguma.

Apesar do cristal ser mais preciso ele também é sensível a impactos, por isso que em muitas aplicações automotivas se usam ressonadores. Os osciladores estragam com oscilação é impacto.

Os ressonadores de 3 pernas já vem com seus capacitores embutidos, os cristais não, eles precisam ser adicionados caso não existam no circuito.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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É meio off e nem um conserto, é uma reciclagem de algo que tava parado, e eu querendo comprar uma nova caixa com subwoofer pro PC:

Peguei o meu subwoofer da Durabrand que tava parado porque 2 caixas dela queimaram e juntei com outras caixas do home theater da Samsung, o receiver queimou, o resultado: Economia de 300 a 400 reais pra usar no PC e ainda com um som de 40 watts RMS.

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Pelo menos o seu tá funcionando de boa. O meu ele está funcionando, mas pra que ele funcione o subwoofer, só dando 'piques' de energia nele porque daí ele dá um estralo e volta a funcionar bem (as caixinhas satélite funcionam perfeitamente)

Eu também tenho que arrumar um par de caixinhas ORIGINAIS da Creative (a saber, são desse modelo da foto)

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O meu antigo chefe (presidente do Sindicato) as ligou em 220v e elas bateram biela. A qualidade do som delas é EXCELENTE, com uma bela qualidade de graves e são pequenas (o mal é o fator delas não terem um subwoofer separado, mas pela qualidade, vale arrumar! Não é nenhuma caixinha de abelhas com som de telefone velho...)

Daí, tenho que trocar a fonte dela, mas como ando quebrado, estou apenas ajuntando as coisas pra quando for no Zé, a gente fazer um 'mutirão' de manuntenção dos videogames (já estou com alguns pra revisão como: 2 Atari 2600, ambos com problemas de processador queimado. No ML acha mas tenho que ver quanto fica), o Xbox clássico (problemas ao ligar o videogame. Tô achando que pode ser o cabo flat do HD), o X360 (maldita unidade de DVD...Fecha e depois, abre sozinha, fora que fica travando, tanto ao abrir, quanto ao fechar) e o PS3 (ver se conseguimos trocar a área de rede dele, já que é uma placa inteiriça justamente por ser o último modelo FAT) e, pra finalizar...

Entregar nas mãos dele, uns 5 fones bluetooth pra reaproveitamento de peças (quem sabe, aproveitar as baterias deles pra instalar em controles como os do X360 e do Wii), já que os fones quebravam os diademas após coisa de 6 meses a 1 ano de uso.

Quero ver se faço esse pequeno serviço, no mês que vem (mês do meu aniversário, sabem?)
 

*ka

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Para quê você precisa trocá-lo?

A diferença principal é que o oscilador por cristal de quartzo tem mais estabilidade térmica e precisão. Porém no circuito em questão não vai fazer diferença alguma.

Apesar do cristal ser mais preciso ele também é sensível a impactos, por isso que em muitas aplicações automotivas se usam ressonadores. Os osciladores estragam com oscilação é impacto.

Os ressonadores de 3 pernas já vem com seus capacitores embutidos, os cristais não, eles precisam ser adicionados caso não existam no circuito.
É que eu acho que o componente está com problema, pois com o tempo o snes pára de funcionar e quando isso acontece é só eu aquecer um dos terminais do ressonador que o snes volta a normal. Para testar eu peguei um ressonador de outro snes e estou testando para ver se vai parar de funcionar, caso não pare o problema deve ser o ressonador. O ressonador do snes só tem 2 terminais.
Eu não encontrei ressonador de 24,57MHz, só cristal oscilador quartzo, então pelo teu relato caso eu precisa trocar não devo ter problemas, pois já estava até procurando alguma sucata de snes ou de modulo de som do snes que tem esse ressonador, mas é melhor colocar um componente novo ao invés do usado, pois também pode estar danificado.
Obrigado pela ajuda e informações. :kjoinha:kmeg.
 

wtuemura

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O metal quando aquecido aumenta a sua resistência interna, capacitores eletrolíticos vencem depois de 2 anos parados ou 8 anos em uso, depois disso precisam ser trocados. Infelizmente no Brasil você compra estes componentes vencidos sendo vendidos como novos.

Verifique se na placa ou na fonte existe capacitores eletrolíticos que possam estar atrapalhando o funcionamento.
 
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*ka

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O metal quando aquecido aumenta a sua resistência interna, capacitores eletrolíticos vencem depois de 2 anos parados ou 8 anos em uso, depois disso precisam ser trocados. Infelizmente no Brasil você compra estes componentes vencidos sendo vendidos como novos.

Verifique se na placa ou na fonte existe capacitores eletrolíticos que possam estar atrapalhando o funcionamento.
A fonte não deve ser o problema, pois ela funciona bem em outros 2 snes, mas posso tentar trocar os capacitores e ver se resolve, pois ele ainda está com os capacitores originais e a placa é de 1995. Eu estava suspeitando de capacitor, mas ai descobri por acaso o problema do ressonador, o snes parou de funcionar, ai dei uma aquecida bem de leve na placa (não chegou a ficar morna) e ele voltou, ai fui pressionando a placa e descobri um mal contato no ressonador, eu mexia nele e os snes dava tela preta ou voltava a funcionar. Ressoldei e voltou a funcionar normalmente, depois de 3 dias parou de novo, só encostei o ferro no terminal ele voltou, e depois de uns 3 dias parou novamente. Agora eu troquei o ressonador pelo de outro console só para testar.
Eu acho que o defeito pode ser o ressonador, alguma trilha próxima ou os capacitores velhos, que conforme você citou já devem estar degradados, pois são de 95.
Eu não sabia que capacitores podem estragar após 2 anos parados, talvez por isso meu sega saturn e ps3 ficaram com problema no leitor óptico após ficarem um tempo sem uso, e ainda deve ter o agravante de eu morar no litoral.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
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Eu já peguei defeito em várias fontes, o ripple alto ia parar na placa e não tinha processador ou cristal que funcionasse direito. Sem fazer que em alguns circuitos isso fazia o processador ou outros componentes críticos oscilarem e como resultado eles esquentaram sozinho.

Baixe o datasheet de qualquer capacitor eletrolítico para ver que só os melhores capacitores duram o tempo que falei, alguns mais simples duram metade disso, o eletrólito é uma química e toda a química tem prazo de validade.

Caso haja capacitores embaixo, remova alguns e veja também se nenhum deles vazaram, se vazou vai ter que remover todos e limpar a placa com álcool isopropílico.
 
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Space Ace

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Pessoal, alguma dica do que usar pra polir mídias bem riscadas e reviver elas? Tenho um jogo de Xbox clássico que gosto muito e tá bem riscado. Tentei duas vezes o truque da pasta de dente, mas não deu certo. Se tiverem alguma outra dica do que usar, mandem aí. Tenho poucas esperanças de fazer esse jogo pegar porque tá bem riscado mesmo, mas não custa nada tentar outras alternativas.
 

Piga

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Pessoal, alguma dica do que usar pra polir mídias bem riscadas e reviver elas? Tenho um jogo de Xbox clássico que gosto muito e tá bem riscado. Tentei duas vezes o truque da pasta de dente, mas não deu certo. Se tiverem alguma outra dica do que usar, mandem aí. Tenho poucas esperanças de fazer esse jogo pegar porque tá bem riscado mesmo, mas não custa nada tentar outras alternativas.
Recomendo comprar uma daquelas máquinas polidoras de disco. Eu particularmente sou doido pra ter essa daqui:

https://www.jfjeasypro.com/shopnew/product/easy-pro

Se levarmos em consideração o valor dela em dólar, é o melhor custo x benefício e máquina e seus suplementos não são caros, além dela ser bem recomendada. Uma pena o Real estar desvalorizado como está.
 

Devon_

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No meu caso, não foi nem gambiarra nem conserto, foi uma operação de salvamento.

Ontem meu PS3 fat 80GB morreu de novo (3 bips, desliga e começa a piscar o led em vermelho - da primeira vez a 7 anos foi YLOD), enquanto botava um DVD pra minha filha assistir. Como o console não ficava mais que alguns segundos ligado antes dos bips, precisei abri-lo pra recuperar o DVD.

Tava indo tudo bem até eu puxar o drive de blu-ray, infelizmente não percebi o cabo flat que faz a ligação com a placa-mãe, acabou arrebentando. Depois disso foi tranquilo abrir o drive e tirar o disco, intacto. Menos mal que não pretendo consertar esse Fat, mais negócio procurar um Slim ou Super Slim em bom estado (por falar nisso, qual deles tem menos chance de dar problema?).

Bom, vou anunciar nos grupos aqui da cidade, vai que alguém pega a carcaça por um trocado?
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madruguinha

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Você desmonta limpa peça por peça depois monta? Faz Recap?

Tenho um Sony PVM morto aqui (sem RGB) imagino que uma boa limpeza e recap funcione.

Outra coisa usa da chave com fio de cobre pra descarregar a alta-tensão e retirar a borrachinha? Tenho um medo disso, mas acho que não deve ser muito complicado.

Qualquer dia eu tento ressuscitar o Sony aqui.
Eu to com um PVM de 14" com problemas também, tava funcionando bem, mas ficou muito tempo parado e quando liguei o Nintendinho nele a imagem ficou toda tremulando depois de 10 minutos ligado, será que qualquer técnico consegue arrumar?
To a procura de um bom técnico aqui em SP, se souber de algum eu agradeço!
 

Piga

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Eu to com um PVM de 14" com problemas também, tava funcionando bem, mas ficou muito tempo parado e quando liguei o Nintendinho nele a imagem ficou toda tremulando depois de 10 minutos ligado, será que qualquer técnico consegue arrumar?
To a procura de um bom técnico aqui em SP, se souber de algum eu agradeço!
Aí em SP tem o Alexandre Tabajara. http://tabajara-labs.blogspot.com/
Salientando que nunca fiz serviço nenhum com ele, pois sou do RJ.
 

arqueiro182

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Eu to com um PVM de 14" com problemas também, tava funcionando bem, mas ficou muito tempo parado e quando liguei o Nintendinho nele a imagem ficou toda tremulando depois de 10 minutos ligado, será que qualquer técnico consegue arrumar?
To a procura de um bom técnico aqui em SP, se souber de algum eu agradeço!

O problema é que esses tubões tem Alta Tensão neles que ficam lá eternamente se não foram descarregados de forma correta podendo causar choques e até a morte dependendo do tamanho do tubo.

Tem que saber muito bem o que se faz quando s elida com tubos.

Não faço ideia, moro no interior e nem TVs de LED aqui eles consertam mais apenas trocam placas ou condenam o aparelho.
 

madruguinha

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O problema é que esses tubões tem Alta Tensão neles que ficam lá eternamente se não foram descarregados de forma correta podendo causar choques e até a morte dependendo do tamanho do tubo.

Tem que saber muito bem o que se faz quando s elida com tubos.

Não faço ideia, moro no interior e nem TVs de LED aqui eles consertam mais apenas trocam placas ou condenam o aparelho.
Essa parte de descarregar o tubo eu já fiz bastante quando tinha um Arcade, é bem simples na verdade, eu troquei o Chassis do tubo umas 3 vezes já.
Já peguei um contato de um cara, quando estiver funcionando eu posto aqui no fórum.
 

rftailor

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Aquela gambiarra clássica da "mochilinha" de pilhas do controle do xbox 360. Coloquei um grampo pequeno (de grampeador de papel) naquela espécie de mola de metal que faz o fechamento do circuito das pilhas.

Troço maldito pra dar problema!
 

Piga

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Indica alguém aqui do RJ?
Ainda não. Tenho duas pessoas que me foram recomendadas, porém como estou sem $$$ pra fazer o serviços que preciso, sequer liguei pra fazer orçamento. Se for algo tipo PS3 ou mais novo, conheço um lugar que faz.
 

rftailor

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Ainda não. Tenho duas pessoas que me foram recomendadas, porém como estou sem $$$ pra fazer o serviços que preciso, sequer liguei pra fazer orçamento. Se for algo tipo PS3 ou mais novo, conheço um lugar que faz.
PS3 Slim para trocar o módulo wifi/bluetooth.
 

Odin Games

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Como é que esses módulos Wifi/Bluetooth conseguem queimar? Já vi vários Wii com esse módulo queimado, e ano passado consegui recuperar um na sorte porque tinha um módulo bom nas minhas sucatas e por sorte testei nele e funcionou, e agora vejo alguns relatos de PS3 com esses módulos queimados também... Nem faço ideia de como se troca eles no PS3, mas no Wii apesar de ser uma chatice para desmontar, não é algo difícil de se fazer.
 

rftailor

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Como é que esses módulos Wifi/Bluetooth conseguem queimar? Já vi vários Wii com esse módulo queimado, e ano passado consegui recuperar um na sorte porque tinha um módulo bom nas minhas sucatas e por sorte testei nele e funcionou, e agora vejo alguns relatos de PS3 com esses módulos queimados também... Nem faço ideia de como se troca eles no PS3, mas no Wii apesar de ser uma chatice para desmontar, não é algo difícil de se fazer.
No PS3 FAT o módulo é encaixado. Slim e Slim feio são por solda bga.

Surtos elétricos causam isso.
 

arqueiro182

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Alguém teria uma solução pra isso?

Onde compro conectores de Mega Drive? Sei que o nome é conector DB9 e tem em cabos VGA mas gostaria de ter algo mais fino pra encaixar no console.

Desse jeito que tá não dá.
 

Odin Games

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No PS3 FAT o módulo é encaixado. Slim e Slim feio são por solda bga.

Surtos elétricos causam isso.
Putz, não sabia dessa, deve ser dureza trocar, e caro... :kduvida

Tenho muito medo de estragar meu Super Slim, eu procuro cuidar muito dele, mas as vezes quando dá queda de luz, ou quando preciso desligar direto no botão do console quando ele trava me dá um medo do caramba... :klol
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Alguém teria uma solução pra isso?

Onde compro conectores de Mega Drive? Sei que o nome é conector DB9 e tem em cabos VGA mas gostaria de ter algo mais fino pra encaixar no console.

Desse jeito que tá não dá.
Se esse controle estiver funcionando normalmente melhor deixar esse mesmo, pois faz anos que procuro por plugs DB-9 para trocar ou colocar em controles que estão sem e só acho esses plugs iguais os de mouse e de cabo VGA com aquelas capas de metal em volta e parafusos do lado, nunca consigo achar esses iguais os originais com capas de plástico ou emborrachados... Talvez você encontre eles no ML, mas muito difícil.
 

rftailor

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Putz, não sabia dessa, deve ser dureza trocar, e caro... :kduvida

Tenho muito medo de estragar meu Super Slim, eu procuro cuidar muito dele, mas as vezes quando dá queda de luz, ou quando preciso desligar direto no botão do console quando ele trava me dá um medo do caramba... :klol

Se esse controle estiver funcionando normalmente melhor deixar esse mesmo, pois faz anos que procuro por plugs DB-9 para trocar ou colocar em controles que estão sem e só acho esses plugs iguais os de mouse e de cabo VGA com aquelas capas de metal em volta e parafusos do lado, nunca consigo achar esses iguais os originais com capas de plástico ou emborrachados... Talvez você encontre eles no ML, mas muito difícil.

Sim, em média 250 reais. E poucos lugares fazem certo.
 
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