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Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

TarcísioBrito

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Já vi muita gente jogar leitores fora, muitos de outros consoles até, não só o Dreamcast, achando que a lente estava ruim, mas na verdade era algum componente que tinha defeito e não a lente...

Outra coisa clássica que já vi muita gente fazer é jogar lentes novas fora achando que elas não funcionavam só porque eram chinesas, mas na verdade as pessoas esqueciam ou não sabiam que tinha que remover uma solda estática delas para a lente ler, mas não faziam isso...

O leitor original do meu Dreamcast estava guardado aqui e resolvi testar, pra minha surpresa ela esta funcionando perfeitamente, infelizmente na hora do rage joguei 2 chinesas no lixo achando que elas deram defeito.
30tpiyt.jpg
 

Odin Games

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O leitor original do meu Dreamcast estava guardado aqui e resolvi testar, pra minha surpresa ela esta funcionando perfeitamente, infelizmente na hora do rage joguei 2 chinesas no lixo achando que elas deram defeito.
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Pois é, já joguei coisa boa fora também, acontece... Algumas só fui saber como consertar depois que me desfiz ou joguei fora, mas ai já era tarde demais... :klol

Mês passado ganhei um Dreamcast com a placa mãe furada, ele liga mas não dá imagem nem som, o leitor dele esta ok por incrível que pareça, testei ele em outro console, agora quero conseguir uma placa mãe nova para ele ficar 100%.
 

burn1004

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Pois é, já joguei coisa boa fora também, acontece... Algumas só fui saber como consertar depois que me desfiz ou joguei fora, mas ai já era tarde demais... :klol

Mês passado ganhei um Dreamcast com a placa mãe furada, ele liga mas não dá imagem nem som, o leitor dele esta ok por incrível que pareça, testei ele em outro console, agora quero conseguir uma placa mãe nova para ele ficar 100%.
Cara, eu ainda quero entender como é que você fura tanta placa de dreamcast HAHAHAH
 

Odin Games

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Cara, eu ainda quero entender como é que você fura tanta placa de dreamcast HAHAHAH
Eu só furei uma, a segunda daquele seu Dreamcast... :kkk

Esse que falei agora é um terceiro Dreamcast, ganhei ele mês passado de um amigo com mais 13 consoles, e o defeito dele é justamente placa furada também... :klol

Mas já é a terceira placa de Dreamcast furada que me aparece, a primeira foi daquele seu, a segunda foi a que furei e agora essa, esse defeito da placa furada do Dreamcast já me assombra a um bom tempo... :facepalm
 

edineilopes

Retrogamer
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Não faço gambiarras nos videogames, sou péssimo com esse tipo de trabalho. O máximo que faço é mexer no PC que é só encaixar e desencaixar placas e fios.
 

Piga

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Hoje novamente tive que mexer no 486. Eu fiz o upgrade nele, tirei o Cyrix DX-50 e coloquei o Intel DX2-66 e como nessas máquinas antigas nada é automático, pra tudo tem jumpers, quando troquei o processador, baixei o manual da placa-mãe e fiz a setagem dos jumpers de acordo com as instruções. O PC bootou e reconheceu o novo processador, dei uma testada, rodei uns jogos e guardei no armário.

Hoje resolvi montá-lo novamente pois eu iria jogar um game nele e o PC aleatoriamente simplesmente congelava. Como tenho dois processadores intel 486 DX-2 66 iguais aqui, retirei um e coloquei outro e o problema acontecia, aleatoriamente usando programas e jogos diferentes. Vale ressaltar que os únicos jumpers que não alterei na placa foram os relacionados ao BUS de memória, pois não troquei os pentes, usei os mesmos 8Mb que já estava instalados e também não alterei o cache, já essas memórias são chips na MOBO e também não foram alteradas. Superiores ao DX2 só tenho DX4-100 e 586 133mhz, mas de acordo com o manual a placa não suporta. O Intel 486 DX2 66 MHZ não existe obrigatoriedade de se usar cooler ou até mesmo heatsnik, então não creio que que o problema seja temperatura, pois o PC em nenhum momento desarmou. Medi a temperatura e estava dentro dos parâmetros aceitáveis pro processador, não passou dos 70º (máx 85º) e a não ser que seja incompatibilidade com as minhas memórias RAM (um mix de memórias de 72 e 30 pinos) não faço ideia do que possa ser. Infelizmente não tenho mais dessas RAM pra testar pois já está tudo no micro. E o micro só dá boot com todos os slots de RAM preenchidos. Tirou um pente, ele não boota mais.

Depois de muito bater cabeça sem achar solução, voltei pro Cyrix DX-50 Mhz e com isso a máquina está funcionando perfeitamente, joguei praticamente a tarde toda nela.

Resumindo os possíveis problemas:

- Incompatibilidades com as memórias RAM 30 pinos?
- Incompatibilidade com as memórias RAM 72 pinos?
- Algum jumpeamento configurado de forma incorreta?
- Excesso de temperatura do processador?
- Problema no processador? (não faço a mínima ideia do histórico desses dois DX2-66, não sei como foram usados).

Bonus:
p_20190118_162003.jpg

:klove
 


Odin Games

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Também acredito que não seja temperatura Piga, pois realmente esses processadores 486 nem precisam de coolers... Eu acho que pode ser defeito nos processadores mesmo, ou algum desgaste... Mas essas placas mãe também são umas caixinhas de surpresas, qualquer coisinha pode dar problema, é melhor você tentar desmontar toda a placa mãe e montar novamente, talvez não dê mais problemas, já fiz isso algumas vezes com meus PCs de épocas diferentes e as vezes dava certo. Mas que gabinete branquinho esse seu, é difícil ver um gabinete antigo branco assim hoje em dia... :klol

Bom, hoje não consegui fazer um conserto, mas tentei fazer uma gambiarra e acabei descobrindo uma coisa errada que fiz ontem, pois ontem eu aproveitei que sai e comprei uns componentes para tentar arrumar uns controles que tenho aqui, comprei dois cabos e 3 plugs DB-9:



Só que esses cabos não eram bem os que eu queria, só tinha eles a venda nas duas lojas que fui, ai fui obrigado a pegar para ver se dava certo, o cabo preto é um de rede e tem 8 vias, mas são 4 vias de cores diferentes, e mais 4 vias brancas enrolados nas outras coloridas, e esse cabo parece um arame, mesmo assim peguei para testar, já o outro é um cabo branco grosso de 10 vias, peguei porque era o único que tinha na loja que fui, e depois comprei os plugs DB-9 e hoje fui tentar fazer um cabo para uma pistola de Phantom System que tenho aqui, que estou muito curioso para ver se consigo arrumar... Ai escolhi o cabo de rede para fazer esse cabo, pois a malha dele é bem parecida com a malha do cabo original, e peguei um dos plugs DB-9 para soldar nesse cabo, ai tirei as vias brancas e usei as 4 vias coloridas, soldei na ordem correta, eu já tinha decorado a pinagem dessa pistola, ai consegui soldar, e depois liguei o cabo na placa da pistola, só que quando fui finalmente testar a pistola no meu Hi-Top Game que é compatível com ela, acabei percebendo a burrada...



Eu comprei plugs DB-9 MACHO! Os plugs DB-9 para esses controles antigos são fêmeas! :kkk

Pior que fui eu mesmo que fiz a cagada, pois tinha pedido plugs machos mesmo, gastei 6 reais nesses 3 plugs, agora sei lá quando vou poder sair e comprar componentes de novo, vou ficar mais um tempo sem poder arrumar esses controles... Ao menos não foi dinheiro perdido, pois posso usar esses plugs macho em algum outro projeto, como colocar em algum console que tenha os controles embutidos direto no console, como algum Atari 2600S com os controles defeituosos, eu poderia colocar esses plugs como entradas para esses consoles... :facepalm
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
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@Odin Games
Não sei se você acompanhou, mas esse 486 foi um PC que eu comprei pelo ML, não foi reaproveitamento de sucata como os outros. E o vendedor, um senhor de 60 anos, de acordo com o anúncio e com conversas de whatsapp (ele me mandou vídeos da montagem + benchmarks) comprou todas as peças zero bala na época. O gabinete é novo e veio até na caixa original , que tive que descartar por que estava se esfarelando e parece que tinha pego água. Junto com esse micro veio um teclado DIMM zero sem uso + um mouse serial também zerado, sem uso. Por isso eles estão branquinhos também.

E todos as placas e componentes internos estão tão novos como podem estar devido a idade, inclusive na mobo foi retirada aquela bateria fixa de níquel-cromo que quando vaza acaba com a placa e no seu lugar está as CR2032 que usamos hoje em dia.

É bem provável que rolou uma incompatibilidade com algum componente, ou fiz alguma config errada ou deixei de fazer alguma, talvez o manual que consegui na net não esteja 100% certo ou mesmo os processadores possam estar com alguma falha.

E eu não quero mecher muito pois tenho receio de estragar alguma coisa, principalmente a mobo ou a controladora IDE, que se forem pro vinagre vai ser hardcore (e caro) achar substitutas. E se eu precisar de mais potência tenho outras máquinas. Então vou deixar quieto.
 

Odin Games

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Beleza Piga, já que esse "Cyrax" esta funcionando de boa, melhor deixar ele mesmo, não deixa de ser uma raridade também... Nunca vi um desses pessoalmente:klol

aa80cf2f427ee796a52d33f168ab6279d35ee8f9_00.jpg
 

Corvo Attano

Bam-bam-bam
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Pois é, já joguei coisa boa fora também, acontece... Algumas só fui saber como consertar depois que me desfiz ou joguei fora, mas ai já era tarde demais... :klol

Mês passado ganhei um Dreamcast com a placa mãe furada, ele liga mas não dá imagem nem som, o leitor dele esta ok por incrível que pareça, testei ele em outro console, agora quero conseguir uma placa mãe nova para ele ficar 100%.

Ganhei um Dreamcast ano passado, porém ao ligar ocorre o mesmo problema que você citou, ele liga normalmente, mas não dá imagem e nem som. Levei numa assistência técnica, e devolveram alegando que não acharam o defeito.
 

Odin Games

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Ganhei um Dreamcast ano passado, porém ao ligar ocorre o mesmo problema que você citou, ele liga normalmente, mas não dá imagem e nem som. Levei numa assistência técnica, e devolveram alegando que não acharam o defeito.
Pois é, quando negociei meu primeiro Dreamcast com o @burn1004 , nem ele tinha achado o defeito, só fui descobrir o problema uns 4 anos depois quando furei a segunda placa dele sem querer, na época até tirei uma foto para mostrar para um amigo a cagada, mas quando editei a foto ela deu um erro e ficou preto e branco, mesmo assim o problema foi nesse quadrado branco, essa marca redonda em cima dele:



Se a placa do seu Dreamcast foi furada tem 3 pontos que pode aparecer esse furo, nesse quadrado branco quase no meio da placa, e em mais dois pontos mais para trás, um perto da entrada do modem, e outro no meio da parte de trás, quase do lado da fonte, são os poucos onde ficariam parafusados o leitor na parte de cima em uma chapa metálica, geralmente quando o cara parafusa o leitor com um parafuso da carcaça acontecia isso de furar a placa, pois ele é 1 cm maior, o suficiente para furar a placa mãe...
 

TarcísioBrito

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Backlight Mod no VMU, Esse mod eu fiz hoje, porém precisa de algumas melhoria nas películas polarizadoras porque ficam aparecendo um pouco dos pixels apagados.

29qcb3r.jpg

34yw8w0.jpg
 
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Odin Games

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Belo MOD TarcísoBrito, já eu estou a alguns dias querendo fazer um pequeno MOD no meu N64 jabuticaba, esses dias depenei um Wii detonado que tenho aqui, que não tem mais volta, ele esta brickado total, o wireless está queimado, o leitor estragado, fora outros defeitos, mas tem peças boas para reaproveitar, e lembrei dos LEDs dele, que brilham a entrada do leitor, eles são bem fortes, e fazia tempo que eu queria botar LEDs dentro do meu N64 jabuticaba para dar um efeito legal, e acho que daria para por esses LEDs do Wii dentro dele, eu não quero que seja algo fixo, só queria ver como ficariam, mas não sei como instalar, eu pensei em emendar uns fios do LED no LED do N64, mas tenho medo de fazer m****... Queria fazer um MOD parecido com esse:



Alguém sabe me dizer onde posso ligar esses LEDs? Ele tem dois fios, um preto e um vermelho, queria saber qual é o negativo e o positivo, eles são LEDs azuis bem fortes, acho que daria para partir no meio aquele acrílico da entrada do leitor também, e aumentar o efeito deles assim como acontece no Wii, acho que iria ficar bem bonito.
 

burn1004

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Belo MOD TarcísoBrito, já eu estou a alguns dias querendo fazer um pequeno MOD no meu N64 jabuticaba, esses dias depenei um Wii detonado que tenho aqui, que não tem mais volta, ele esta brickado total, o wireless está queimado, o leitor estragado, fora outros defeitos, mas tem peças boas para reaproveitar, e lembrei dos LEDs dele, que brilham a entrada do leitor, eles são bem fortes, e fazia tempo que eu queria botar LEDs dentro do meu N64 jabuticaba para dar um efeito legal, e acho que daria para por esses LEDs do Wii dentro dele, eu não quero que seja algo fixo, só queria ver como ficariam, mas não sei como instalar, eu pensei em emendar uns fios do LED no LED do N64, mas tenho medo de fazer m****... Queria fazer um MOD parecido com esse:



Alguém sabe me dizer onde posso ligar esses LEDs? Ele tem dois fios, um preto e um vermelho, queria saber qual é o negativo e o positivo, eles são LEDs azuis bem fortes, acho que daria para partir no meio aquele acrílico da entrada do leitor também, e aumentar o efeito deles assim como acontece no Wii, acho que iria ficar bem bonito.

Cara, eu entendo pouco de eletrônica, mas acho que você tem que descobrir qual o valor desses led`s (deve dar para achar naqueles tutoriais de substituição de leds do próprio Wii) e aí procurar algum positivo do N64 que libere uma voltagem parecida... não vai ser um trabalho simples, vai envolver muito multímetro mas o resultado pode ficar maneiro (para quem curte leds, eu já não sou muito fã)
 

TarcísioBrito

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Belo MOD TarcísoBrito, já eu estou a alguns dias querendo fazer um pequeno MOD no meu N64 jabuticaba, esses dias depenei um Wii detonado que tenho aqui, que não tem mais volta, ele esta brickado total, o wireless está queimado, o leitor estragado, fora outros defeitos, mas tem peças boas para reaproveitar, e lembrei dos LEDs dele, que brilham a entrada do leitor, eles são bem fortes, e fazia tempo que eu queria botar LEDs dentro do meu N64 jabuticaba para dar um efeito legal, e acho que daria para por esses LEDs do Wii dentro dele, eu não quero que seja algo fixo, só queria ver como ficariam, mas não sei como instalar, eu pensei em emendar uns fios do LED no LED do N64, mas tenho medo de fazer m****... Queria fazer um MOD parecido com esse:



Alguém sabe me dizer onde posso ligar esses LEDs? Ele tem dois fios, um preto e um vermelho, queria saber qual é o negativo e o positivo, eles são LEDs azuis bem fortes, acho que daria para partir no meio aquele acrílico da entrada do leitor também, e aumentar o efeito deles assim como acontece no Wii, acho que iria ficar bem bonito.

Vlw, acho que essa imagem vai te ajudar a descobri a polaridade dos leds.

11bced2c812eed180da3dc6fa7974ef9.png
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
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Alguns dias atrás eu abri meu Super Metroid de Super Famicom pra trocar a bateria, pois a original não segurava mais o save. Meu intuito original era tentar colocar uma 2032 hoder mas infelizmente eu não tenho malha ou sugador de solda pra dessoldar, aí tive que tirar a bateria (que estava soldada) do suporte original. Procurei uns tutoriais no Youtube e o pessoal tirava fácil com estilete. A minha bateria tinha 06 micropontos de solda em cima e 03 em baixo e só saiu depois de eu dar muito calor com o ferro de solda e ir forçando com uma chave de fenda bem fina. No final ficou aquele esquema de deixar a bateria presa com a fita isolante. O importante é que está funcionando.
 

Odin Games

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Hoje arrumei um "console" inusitado, que é um Brick Game que tenho aqui a mais de 20 anos, mas que não funcionava o botão de ligar e desligar e fiz uma pequena gambiarra para arrumar o defeito dele :klol



Eu ganhei esse Brick Game no final dos anos 90, mas como na época eu só queria saber do meu SNES acabei deixando ele guardado e esquecendo dele, até que em 2010 quando voltei a colecionar consoles, acabei achando ele intacto na caixa e resolvi incluir ele na minha coleção, já que os Brick Game fizeram parte da minha infância, mas logo depois de testar ele vi que o botão de ligar e desligar não funcionava, e que ele só ligava quando colocava as pilhas, mas para desligar tinha que tirar elas, e na época tentei arrumar, mas como tinha conhecimento 10 vezes menor do que tenho agora não consegui, na época nem sabia soldar, e só tentei limpar e trocar as borrachas, mas sem sucesso, então deixei ele guardado por quase 10 anos, até que hoje lembrei dele e resolvi tentar arrumar novamente, foi então que resolvi fazer um teste, peguei um fio azul e soldei no terminal do botão de ligar e desligar, e a outra ponta soldei no terminal correspondente na placa principal do Brick Game, onde fica a tela dele também:



Foi então que montei ele, testei e funcionou! O botão de ligar e desligar voltou a funcionar depois de mais de 20 anos! O defeito era no flat da placa dos botões que ligava ela a placa principal, somente o terminal do botão de ligar e desligar dava esse problema, os outros botões funcionavam normais, e foi só soldar esse fio azul que resolveu o problema.

Essa gambiarra é bem simples, mas até ano passado eu não tinha habilidade e conhecimento para fazer isso, fiquei feliz pelo conserto mesmo sendo algo bem simples, pois eu tenho esse Brick Game a tantos anos...
 

Odin Games

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Bom, hoje resolvi dar uma olhada nos meus dois Coleco Gemini, que são um clone estrangeiro de Atari 2600, para quem não conhece eles, foi o Coleco Gemini que inspirou na criação do crássico CCE Supergame nacional, e eu tenho dois modelos desse Gemini, um americano e outro francês.

Os meus dois estão funcionando, mas estavam meio capengas e com as imagens ruins, comecei a mexer no americano, que comprei funcionando em 2011, mas que sempre teve mau contato no controle 1, e a alguns anos a imagem dele começou a ficar ruim, primeiro eu abri ele e resolvi limpar a placa mãe que estava estranha, ela estava bem suja e com sinais de oxidação em alguns lugares, parecia que alguém tinha passado algum produto químico nela, mas que se passaram muitos anos e esse produto acabou ressecando, ai dei uma limpada nela com álcool isopropílico, primeiro dei umas pinceladas com ele, mas depois passei algodão para tirar a sujeira, e acabei limpando, depois dei uma olhada na entrada do controle 1, e percebi que ele estava frouxo, mas que não precisaria soldar, os ganchinhos entrada DB-9 já não estavam segurando ela mais, ai fixei ela com cola quente e deu certo, a entrada não deu mais mau contato. Foi então que montei ele e testei, mas a imagem dele seguiu ruim, fiquei bastante decepcionado... Mas resolvi testar com outro cabo, e o bendito ficou com uma imagem quase AV, apesar de ele ser RF :klol



O cabo RF que eu usava antes era um original da Nintendo, mas eu já sabia que ele não estava muito bom, mesmo assim com o outro cabo ficou com a imagem muito boa, fazia uns 4 anos que esse console estava com a imagem bem ruim, mas felizmente agora ele está 100% de novo, com a qualidade de imagem igual a que ele tinha em 1983 :klol



Mas nem tudo são flores, pois não consegui arrumar a imagem do meu modelo francês... Eu abri ele, mas ele tem uma chavinha adaptada atrás que serve para trocar o sistema de cores, ele na verdade foi importado para o Brasil por alguma empresa nos anos 80, não sei como já que naquela época tinha a reserva de mercado, e foi feito uma espécie de chaveamento nele para trocar do sistema PAL-E europeu para o PAL-M nacional, e essa chavinha estava com alguns fios soltos, tinha 5 fios soldados nela, mas dois deles tinham soltado:



Eu levei um bom tempo para soldar esses fios novamente, e por azar quando terminei soltou mais um, ai tive que soldar ele também, tive muita dificuldade, pois ainda sou ruim na solda, e aquela chavinha é pequena e difícil de soldar, mesmo assim consegui, ai montei ele, mesmo assim a imagem continua ruim... A chavinha voltou a funcionar ao menos, com os fios soltos o console só dava tela preta, mas agora dá para ver a imagem e sons dos jogos novamente, mas infelizmente a imagem tem muitos chuviscos. Ai nem quis mais mexer nesse console, só vou voltar a mexer nele um dia quando estiver fazendo meu curso de eletrônica, esse console eu tinha ganho de um amigo no fim de 2017, já peguei ele assim com a imagem ruim.
 
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wtuemura

Bam-bam-bam
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Full recap nesse aqui:
jngNDAL.jpg


Limpeza, troca de bateria e recap nos cartuchos
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Depois de prontos são embalados e protegidos.
kPcJpLf.jpg


Fiz um recap no meu adaptador de VGA para PS2:
PS2-VGAadapter01.jpg

PS2-VGAadapter04.jpg


Tive que forçar um reset no meu memory card de PS2:
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Falta esses ainda quando tiver tempo, alguns nem funcionam mais.
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spyblack

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Hoje novamente tive que mexer no 486. Eu fiz o upgrade nele, tirei o Cyrix DX-50 e coloquei o Intel DX2-66 e como nessas máquinas antigas nada é automático, pra tudo tem jumpers, quando troquei o processador, baixei o manual da placa-mãe e fiz a setagem dos jumpers de acordo com as instruções. O PC bootou e reconheceu o novo processador, dei uma testada, rodei uns jogos e guardei no armário.

Hoje resolvi montá-lo novamente pois eu iria jogar um game nele e o PC aleatoriamente simplesmente congelava. Como tenho dois processadores intel 486 DX-2 66 iguais aqui, retirei um e coloquei outro e o problema acontecia, aleatoriamente usando programas e jogos diferentes. Vale ressaltar que os únicos jumpers que não alterei na placa foram os relacionados ao BUS de memória, pois não troquei os pentes, usei os mesmos 8Mb que já estava instalados e também não alterei o cache, já essas memórias são chips na MOBO e também não foram alteradas. Superiores ao DX2 só tenho DX4-100 e 586 133mhz, mas de acordo com o manual a placa não suporta. O Intel 486 DX2 66 MHZ não existe obrigatoriedade de se usar cooler ou até mesmo heatsnik, então não creio que que o problema seja temperatura, pois o PC em nenhum momento desarmou. Medi a temperatura e estava dentro dos parâmetros aceitáveis pro processador, não passou dos 70º (máx 85º) e a não ser que seja incompatibilidade com as minhas memórias RAM (um mix de memórias de 72 e 30 pinos) não faço ideia do que possa ser. Infelizmente não tenho mais dessas RAM pra testar pois já está tudo no micro. E o micro só dá boot com todos os slots de RAM preenchidos. Tirou um pente, ele não boota mais.

Depois de muito bater cabeça sem achar solução, voltei pro Cyrix DX-50 Mhz e com isso a máquina está funcionando perfeitamente, joguei praticamente a tarde toda nela.

Resumindo os possíveis problemas:

- Incompatibilidades com as memórias RAM 30 pinos?
- Incompatibilidade com as memórias RAM 72 pinos?
- Algum jumpeamento configurado de forma incorreta?
- Excesso de temperatura do processador?
- Problema no processador? (não faço a mínima ideia do histórico desses dois DX2-66, não sei como foram usados).

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:klove
Pode acreditar, é incompatibilidade com as memórias. Lembro que qdo comecei no ramo, lá nos anos 90, o povo tinha algumas regras, uma dela é não misturar pentes de formatos (fisicamente falando) diferentes, eu indaguei o povo na época e sempre me diziam que era a diferença de tensão usada, outros diziam que tinha mobo que usava o mesmo canal para dois soquetes diferentes e que qdo colocava com processador Intel a coisa dava m**** kkkkk.
Então, pelos meus testes nos anos 90, processador Intel era bem fresco com memórias, processador amd e cyrix era de boas. Eu lembro que usava um cooler simples para eles, para deixar tudo mais friosinho kkkkkk, só fui descobrir pasta térmica nos k63.
 

Odin Games

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Pode acreditar, é incompatibilidade com as memórias. Lembro que qdo comecei no ramo, lá nos anos 90, o povo tinha algumas regras, uma dela é não misturar pentes de formatos (fisicamente falando) diferentes, eu indaguei o povo na época e sempre me diziam que era a diferença de tensão usada, outros diziam que tinha mobo que usava o mesmo canal para dois soquetes diferentes e que qdo colocava com processador Intel a coisa dava m**** kkkkk.
Então, pelos meus testes nos anos 90, processador Intel era bem fresco com memórias, processador amd e cyrix era de boas. Eu lembro que usava um cooler simples para eles, para deixar tudo mais friosinho kkkkkk, só fui descobrir pasta térmica nos k63.
Interessante saber disso, eu não sabia, pior que minhas memórias EDO são quase todas iguais, somente um par eu fiz com duas diferentes, uma com chips nos dois lados, e uma só com chips em um lado, elas funcionam de boa juntas nos meus Pentium 1, mas as outras como são pares iguais eu nunca tinha notado isso.
 

srmag

Supra-sumo
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Comprei este adaptador RGB para componente ano passado, usei pouco, e começou a dar problema. A imagem fica instável. Mas o interessante é que quando eu coloco no sol ele funciona como deve. Vou considerar isso como um conserto não definitivo. Pensando em enviar para o técnico para corrigir, mas com os fretes pode acabar saindo quase o preço de um novo. E uma pena estar desse jeito, pois gostei muito de poder enviar a imagem dos jogos do PC para a TV CRT. Ao menos o Sol resolve de vez em quando. A imagem fica instável como se fosse problema de cabo. Linhas trêmulas na horizontal. Com minha habilidade em eletrônica não faço mínima ideia do que seja o problema. XD

OBS: As cores dos cabos estão em ordem diferente pois estava tentando testar os cabos para ver o problema.

20190216_074333.jpg
 

Odin Games

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Que coisa estranha isso... :klol

Talvez seja alguma solda fria e quando você coloca ele no sol dá uma esquentada nela, mas com o tempo volta como estava, seria bom levar num técnico mesmo, quem sabe seja barbada de arrumar só refazendo algumas soldas, acho que qualquer um que você achar pessoalmente poderia fazer isso.
 

FeDeBe

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Depois de prontos são embalados e protegidos.
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Fiz um recap no meu adaptador de VGA para PS2:
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Tive que forçar um reset no meu memory card de PS2:
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Falta esses ainda quando tiver tempo, alguns nem funcionam mais.
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Impossível não sorrir olhando essas fotos!
 

Megalith

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Fui fazer a manutenção no meu NES pela 3ª vez, a primeira foi quebrar o pino da “trava” pra rodar tudo, a segunda foi pra remover a infame placa da PlayTronic e a terceira quase deu m****, foi a troca dos capacitores.

1042d2c62190cc0b9b8138fec251fe95.jpg


ad586d98722364aebcc765eeaf21ceae.jpg


05eb1c9b497e1131d4a5446c9637e1ab.jpg


Dentro do meu NES nacional veio mais capacitores que o normal no ridículo módulo de RF/AV/Força. Deu trabalho pra remover a solda, troquei os capacitores, religuei e nada, percebi que um dos capacitores que troquei não era compatível com a voltagem do velho, um dos que não mostra em nenhum tutorial. Tive que tirar a solda mais uma vez do módulo, foi aí que danificou 3 dos 5 contatos que faz entre ele e a placa:

a3e07dd1aca67f4c20a315434eada3c1.jpg


Coloquei o capacitor de volta, em geral dos 8 só 1 não troquei, porque não estava nos tutoriais que achei por aí. Resoldei o maldito módulo e o videogame voltou à funcionar. Quando foi um dia desses, ligou e desligou. Eu pensei que foi a fonte ou o regulador de tensão 7805 que troquei também, mas depois de averiguar a continuidade dos 5 conectores, um deles estava falhando, aí fiz a gambiarra recomendado por muita gente:

67909a4e726153f73e9726cffb339d32.jpg


Levei o ponto da origem pro destino através de um fio e pronto, voltou à funcionar. Mexer com meu NES, mais nunca.

:klol:klol:klol:klol:klol
 
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burn1004

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Não é de retrô, mas é gambiarra então vou postar aqui...
Meu ps4 tinha o problema crônico de auto-eject, e isso tava me incomodando um bocado
Vi na internet que isso era um problema crônico e que havia soluções paliativas e definitivas pro caso, mas a mais simples e eficaz era "matar" o botão do eject abrindo a tampa do aparelho e colocando uma fita isolante entre o contato metálico e o sensor (som isso, inutilizando o botão touchscreen de eject que fica na frente do aparelho)
como isso não ia mudar minha usabilidade (normalmente eu só ejeto o disco pelo controle mesmo) eu decidi tentar e ontem eu fiz a operação
Foi tudo mais rápido e tranquilo do que eu imaginava, joguei mais de 2h depois pra "testar"e tá tudo perfeito, espero ter solucionado de vez o problema do aparelho
 

Odin Games

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Fui fazer a manutenção no meu NES pela 3ª vez, a primeira foi quebrar o pino da “trava” pra rodar tudo, a segunda foi pra remover a infame placa da PlayTronic e a terceira quase deu m****, foi a troca dos capacitores.

1042d2c62190cc0b9b8138fec251fe95.jpg


ad586d98722364aebcc765eeaf21ceae.jpg


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Dentro do meu NES nacional veio mais capacitores que o normal no ridículo módulo de RF/AV/Força. Deu trabalho pra remover a solda, troquei os capacitores, religuei e nada, percebi que um dos capacitores que troquei não era compatível com a voltagem do velho, um dos que não mostra em nenhum tutorial. Tive que tirar a solda mais uma vez do módulo, foi aí que danificou 3 dos 5 contatos que faz entre ele e a placa:

a3e07dd1aca67f4c20a315434eada3c1.jpg


Coloquei o capacitor de volta, em geral dos 8 só 1 não troquei, porque não estava nos tutoriais que achei por aí. Resoldei o maldito módulo e o videogame voltou à funcionar. Quando foi um dia desses, ligou e desligou. Eu pensei que foi a fonte ou o regulador de tensão 7805 que troquei também, mas depois de averiguar a continuidade dos 5 conectores, um deles estava falhando, aí fiz a gambiarra recomendado por muita gente:

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Levei o ponto da origem pro destino através de um fio e pronto, voltou à funcionar. Mexer com meu NES, mais nunca.

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Meu NES também é da Playtronic e acho que ela fez um serviço muito porco de transcodificação... Meu NES fica preto e branco em TVs atuais, só fica colorido em tubões, um dia eu queria resolver esse problema, mas acho difícil... Qual é essa placa infame que você está falando? Será que não dá para deixar o NES da Playtronic NTSC novamente? Eu sei que eles eram americanos e a Playtronic trouxe um lote para cá em 1993 logo que começou a parceria com a Nintendo, e transcodificou eles para PAL-M, mas essa transcodificação foi muito mal feita, ao contrário da do N64 que era um serviço bem feito.
 

Megalith

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A placa é essa:

pecas-reposico-p-seu-nes-nintendinho-placa-playtronic-palm-D_NQ_NP_353815-MLB25302991725_012017-F.jpg


Remove de boas, mas tem que mudar o cristal também e religar uma trilha rompida por eles.

Com isso o console fica em NTSC (padrão americano, tanto que tem um selo na placa principal).
 

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Remove de boas, mas tem que mudar o cristal também e religar uma trilha rompida por eles.

Com isso o console fica em NTSC (padrão americano, tanto que tem um selo na placa principal).
Ah tá, eu lembro dessa placa.

Um dia quero conseguir esse cristal, que eu lembre era o 21.47727, acho que vale a pena fazer essa modificação, tomara que resolva esse problema de ficar preto e branco em TVs atuais.
 

Summo

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Meu ps4 tinha o problema crônico de auto-eject, e isso tava me incomodando um bocado
Vi na internet que isso era um problema crônico e que havia soluções paliativas e definitivas pro caso, mas a mais simples e eficaz era "matar" o botão do eject abrindo a tampa do aparelho e colocando uma fita isolante entre o contato metálico e o sensor (som isso, inutilizando o botão touchscreen de eject que fica na frente do aparelho)
como isso não ia mudar minha usabilidade (normalmente eu só ejeto o disco pelo controle mesmo) eu decidi tentar e ontem eu fiz a operação
Foi tudo mais rápido e tranquilo do que eu imaginava, joguei mais de 2h depois pra "testar"e tá tudo perfeito, espero ter solucionado de vez o problema do aparelho
Fiz primeiro o procedimento de só raspar a plaquinha. Deu alguns meses e voltou. Coloquei a fita isolante e resolveu 100%. Uns anos já.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

burn1004

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Fiz primeiro o procedimento de só raspar a plaquinha. Deu alguns meses e voltou. Coloquei a fita isolante e resolveu 100%. Uns anos já.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Eu acho que tentaram fazer o procedimento da raspagem nesse ps4 também, eu achei o procedimento bem "invasivo" sei lá
Esse da fita isolante me parece um meio-termo mais palatável
 

Summo

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Eu acho que tentaram fazer o procedimento da raspagem nesse ps4 também, eu achei o procedimento bem "invasivo" sei lá
Esse da fita isolante me parece um meio-termo mais palatável

Sou uma mula em matéria de eletrônicos, mas pelo que entendi, o problema é a oxidação que acontece naturalmente naquela plaquinha. Ela faz parecer que o botão foi apertado (fecha o circuito elétrico ou algo do tipo), aí o disco é ejetado.

Raspar resolve porque tira a oxidação... mas não impede de oxidar de novo, dali a alguns anos. A fita isolante é uma solução definitiva, porque você simplesmente isola a placa de qualquer contato elétrico.

A "vantagem" da raspagem é que o botão permanece funcionando. Mas, na real, quem precisa de usar o botão físico quando se tem a possibilidade de ejetar pelo controle/sistema?
 

burn1004

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Sou uma mula em matéria de eletrônicos, mas pelo que entendi, o problema é a oxidação que acontece naturalmente naquela plaquinha. Ela faz parecer que o botão foi apertado (fecha o circuito elétrico ou algo do tipo), aí o disco é ejetado.

Raspar resolve porque tira a oxidação... mas não impede de oxidar de novo, dali a alguns anos. A fita isolante é uma solução definitiva, porque você simplesmente isola a placa de qualquer contato elétrico.

A "vantagem" da raspagem é que o botão permanece funcionando. Mas, na real, quem precisa de usar o botão físico quando se tem a possibilidade de ejetar pelo controle/sistema?

é, mas até essas informações sobre a oxidação são desencontradas
eu sei que pra mim resolveu 100% a morte do botão
Agora é só seguir a vida e ser feliz =D
 

Odin Games

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Recentemente recebi um analógico de N64 que comprei no AliExpress, troca tranquila:

Oko2FkG.jpg


rCxB5QM.jpg


4KJKEsq.jpg
São bons? A anos quero comprar aqueles que imitam os do Game Cube, mas um amigo que tem me disse que para alguns jogos ele não é tão bom assim, então pensei em comprar esses iguais aos originais.

Outro que queria comprar é só aquelas duas peças internas, vi que tem umas de metal também, acho que seria bem interessante usar elas para substituir os originais gastos.
 
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