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Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Jujuba o cão idealista

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abri e limpei o gbc, o chiado continuou igual.
valeu pra ganhar xp abrindo ambos, em outro momento vou ter que fazer isso de novo pra consertar, fazer mods etc.



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Odin Games

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@Jujuba o cão idealista no seu caso acho melhor tentar trocar o auto falante dele, talvez resolva...

Alguns GBs costumam dar problema neles com o passar dos anos, pois eles são muito pequenos e vão se desgastando com o tempo... É muito comum por exemplo o som dos GBC irem diminuindo com o tempo, o meu está assim, preciso trocar o auto falante dele...

Não devem ser difícil conseguir esses auto falantes novos.
 

Jujuba o cão idealista

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@Jujuba o cão idealista no seu caso acho melhor tentar trocar o auto falante dele, talvez resolva...

Alguns GBs costumam dar problema neles com o passar dos anos, pois eles são muito pequenos e vão se desgastando com o tempo... É muito comum por exemplo o som dos GBC irem diminuindo com o tempo, o meu está assim, preciso trocar o auto falante dele...

Não devem ser difícil conseguir esses auto falantes novos.

cara, pior que o alto-falante tá bom, isso dá no fone mesmo. já testei com mais de um fone, quando comprei até troquei o conector, mas nada. deve ser mais complicado, talvez coisa de trocar capacitor, não sei.
foda é que só jogo de fone, música pra mim é bem importante. com esse chiado eu só tenho deixado o gbc guardado.
 

Odin Games

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cara, pior que o alto-falante tá bom, isso dá no fone mesmo. já testei com mais de um fone, quando comprei até troquei o conector, mas nada. deve ser mais complicado, talvez coisa de trocar capacitor, não sei.
foda é que só jogo de fone, música pra mim é bem importante. com esse chiado eu só tenho deixado o gbc guardado.
Caramba, que tenso... Pelo que você disse deve ser capacitor mesmo, pois muitos SNES com capacitor ruim costumam dar zumbido no som, mas nunca vi isso num portátil,, pode ser o capacitor mesmo.
 
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hoje chegou minha chave y, daí abri o gba pra fazer uma limpeza.
ele tá dando um chiado num dos canais de som (gbc também), limpei tudo mas não resolveu, ainda que tenho a impressão que diminuiu.
agora preciso pesquisar pra saber que que é esse chiado.

Visualizar anexo 144697

Visualizar anexo 144698
Aquele capacitor grande com um "K" em cima, parece (parece) que está zoado... já vi muitos esticarem o plástico desta forma quando esquentam demais... muito cuidado ao remove-lo caso queira tentar... estas placas multicamada estragam fácil se não tiver habilidade com solda.
 
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Aquele capacitor grande com um "K" em cima, parece (parece) que está zoado... já vi muitos esticarem o plástico desta forma quando esquentam demais... muito cuidado ao remove-lo caso queira tentar... estas placas multicamada estragam fácil se não tiver habilidade com solda.
no gamegear, som ruim normalmente é RECAP, o pessoal no e-bay até vende o kit completo de caps pro gamegear.
 


Yon

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cara, pior que o alto-falante tá bom, isso dá no fone mesmo. já testei com mais de um fone, quando comprei até troquei o conector, mas nada. deve ser mais complicado, talvez coisa de trocar capacitor, não sei.
foda é que só jogo de fone, música pra mim é bem importante. com esse chiado eu só tenho deixado o gbc guardado.
NLXjxxF.png

Se já vendem focado nisso, pode ir na fé que é ele. Ainda mais esse tipo de capacitor, estragam bem mais rápido que aqueles comuns
Confere no seu aí, vi mais de um valor em fotos no google.. Se fosse vc já aproveitava e trocava os outros ali do canto também.
 

Jujuba o cão idealista

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no gamegear, som ruim normalmente é RECAP, o pessoal no e-bay até vende o kit completo de caps pro gamegear.
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Se já vendem focado nisso, pode ir na fé que é ele. Ainda mais esse tipo de capacitor, estragam bem mais rápido que aqueles comuns
Confere no seu aí, vi mais de um valor em fotos no google.. Se fosse vc já aproveitava e trocava os outros ali do canto também.

vou caçar eles na santa ifigênia daqui a pouco, já anotei os três. também tô precisando comprar material pra solda etc.
tenho um amigo que manja de eletrônica, vou enchendo o saco dele a cada passo. até me recomendou esse vídeo:



vou atualizando aqui, meus bons, valeu pela ajuda.
 

Yon

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vou caçar eles na santa ifigênia daqui a pouco, já anotei os três. também tô precisando comprar material pra solda etc.
tenho um amigo que manja de eletrônica, vou enchendo o saco dele a cada passo. até me recomendou esse vídeo:



vou atualizando aqui, meus bons, valeu pela ajuda.


Sem o soprador é a melhor maneira
O mais comum é o pessoal puxar o capacitor, mas pra arrancar o pad não custa.. Se tiver um alicate com corte muito bom, dá pra cortar o capacitor pela metade e dessoldar ele tipo por cima
Isso tinha feito num snes.. corta ele pela metade, ele solta o resto, daí tem essa base de plástico e os pads continuam soldados.. Daí só limpar e ressoldar
Inclusive dá pra ver como tá brilhando na área do capacitor de ácido que saiu dele
qLBhXWp.png


edit: Alicate melhor pra fazer isso é o de corte rente
1-126.jpg
 
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@Jujuba o cão idealista melhor você comprar os eletrolíticos normais com a mesma especificação e adicionar eles ao invés desses SMD do capeta, pois eles duram muito menos e podem vazar e corroer os PADs... Dá para você adicionar eles deitados que cabem certinho nesse GBC.
 

FireMax

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Sem o soprador é a melhor maneira
O mais comum é o pessoal puxar o capacitor, mas pra arrancar o pad não custa.. Se tiver um alicate com corte muito bom, dá pra cortar o capacitor pela metade e dessoldar ele tipo por cima
Isso tinha feito num snes.. corta ele pela metade, ele solta o resto, daí tem essa base de plástico e os pads continuam soldados.. Daí só limpar e ressoldar
Inclusive dá pra ver como tá brilhando na área do capacitor de ácido que saiu dele
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edit: Alicate melhor pra fazer isso é o de corte rente
1-126.jpg
Tenho um GBC e fui fazer o recap, ao tirar o capacitor que fica na lateral das pilhas arrancou parte da trilha, justo o cap que abastece a tela.
Tive que pegar um diagrama da versão do GBC e fazer uma ponte até perto do chip.

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Jujuba o cão idealista

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Tenho um GBC e fui fazer o recap, ao tirar o capacitor que fica na lateral das pilhas arrancou parte da trilha, justo o cap que abastece a tela.
Tive que pegar um diagrama da versão do GBC e fazer uma ponte até perto do chip.

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como você tirou ele pra acontecer isso? a ponte funcionou?
se der ruim vou te pedir o diagrama, haaha.

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Jujuba o cão idealista

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@Jujuba o cão idealista melhor você comprar os eletrolíticos normais com a mesma especificação e adicionar eles ao invés desses SMD do capeta, pois eles duram muito menos e podem vazar e corroer os PADs... Dá para você adicionar eles deitados que cabem certinho nesse GBC.
levei em conta esse seu post e, além dos smd, comprei eletrolíticos também (baratinho, suave).
o cara onde eu comprei só colocou dois smd, e eu só vi depois. foda é que não quero voltar na sta ifigênia tão cedo, aquilo lá pra covid é um horror, galera tá no maior f**a-se.

eu vou trocando um por um e testando, e vou medir pra ver se rola o eletrolítico. vamos ver se não cago tudo.

até amanhã devo ter novidades, torçam por mim.



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Odin Games

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Eu tinha um medo desgraçado de remover esses capacitores SMD, mas a alguns meses vi esse vídeo e acabei perdendo o medo:




O vídeo é longo, mas é basicamente o cara pegar um alicate de bico, prender ele alinhado com os PADs do capacitor e ficar movimentando o alicate para os lados até ele dar dois clics e o capacitor sair do lugar... Não pode puxar o capacitor para cima, tem que firmar ele sem fazer muita força para baixo, e ficar movimentando para os lados só, em direção aos PADs, não ao contrário deles...

Nesse vídeo não fala isso, mas outra coisa que aprendi é colocar um pouco de álcool isopropílico nos PADs do capacitor e esperar alguns segundos o álcool penetrar por baixo do capacitor, isso pode ajudar a amolecer ele um pouco, e diminui o risco de danificar um PAD. O único jeito de arrancar um PAD assim é se o capacitor vazou em baixo e corroeu a ele mas se isso acontecer não é culpa da pessoa, pois o estrago já estava feito bem antes... Já removi quase 30 capacitores assim e somente sábado passado danifiquei um PAD, mas foi porque o capacitor já tinha vazado mesmo, mas com a ajuda de amigos consegui achar a trilha dele e refazer ela.

Esse vídeo é do Tabajara Labs, o cara é de confiança.
 

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como você tirou ele pra acontecer isso? a ponte funcionou?
se der ruim vou te pedir o diagrama, haaha.

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Foi usando exatamente o método abaixo:
O vídeo é longo, mas é basicamente o cara pegar um alicate de bico, prender ele alinhado com os PADs do capacitor e ficar movimentando o alicate para os lados até ele dar dois clics e o capacitor sair do lugar... Não pode puxar o capacitor para cima, tem que firmar ele sem fazer muita força para baixo, e ficar movimentando para os lados só, em direção aos PADs, não ao contrário deles...

O problema é que nesse Game Boy eu peguei por R$ 60 com 3 fitas, ele estava extremamente surrado.
A placa mãe dele estava estranha, talvez pegou muita umidade, acho que contribuiu para soltar a trilha.
Pra ter uma ideia do estado do start:
 

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Foi usando exatamente o método abaixo:


O problema é que nesse Game Boy eu peguei por R$ 60 com 3 fitas, ele estava extremamente surrado.
A placa mãe dele estava estranha, talvez pegou muita umidade, acho que contribuiu para soltar a trilha.
Pra ter uma ideia do estado do start:
Pois é, deve ter contribuído para isso também... Pode ter sido as duas coisas, umidade e vazamento desse capacitor, que fez danificar o PAD.

Mas esse lance do Start ai é tenso mesmo, tenho um GB Classic que o direcional para frente está no mesmo estado, ele não vai mais para frente... Até comprei tinta condutiva para tentar consertar, mas tem que ter um jeito preciso de aplicar aquela tinta que ainda não consegui acertar...
 
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levei em conta esse seu post e, além dos smd, comprei eletrolíticos também (baratinho, suave).
o cara onde eu comprei só colocou dois smd, e eu só vi depois. foda é que não quero voltar na sta ifigênia tão cedo, aquilo lá pra covid é um horror, galera tá no maior f**a-se.

eu vou trocando um por um e testando, e vou medir pra ver se rola o eletrolítico. vamos ver se não cago tudo.

até amanhã devo ter novidades, torçam por mim.



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cuidado com esta pasta cobix... aqui dizem que não serve para eletronica... só para tubos de conexão... se usar limpe bem depois (muito bem) para não corroer.
 

Yon

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Essas pastas são vendidas de forma errada.. É tipo estabilizador. Virou hábito, ninguém questiona muito, mas tá tudo errado nisso..
Ela seria pra tipo vc querer fazer uma solda num conector daqueles de carretinha, que é um cabo que lida com sujeira, oxidação e etc. Ela não foi feita pra ser usada em placa não.
 

Jujuba o cão idealista

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cuidado com esta pasta cobix... aqui dizem que não serve para eletronica... só para tubos de conexão... se usar limpe bem depois (muito bem) para não corroer.

Essas pastas são vendidas de forma errada.. É tipo estabilizador. Virou hábito, ninguém questiona muito, mas tá tudo errado nisso..
Ela seria pra tipo vc querer fazer uma solda num conector daqueles de carretinha, que é um cabo que lida com sujeira, oxidação e etc. Ela não foi feita pra ser usada em placa não.

pior que eu comprei ela no susto e na pressa (tava fechando e por conta do covid eu faço tudo correndo) e nem olhei que que era, não tava na lista de compras que eu fiz.
ainda não tinha usado, mas bom saber que não é uma boa.

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Jujuba o cão idealista

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Alguém saberia me dizer onde posso conseguir esse Trimpot do Super Nes? (Essa peça vermelha).

O arrombado que fez a Transcodificação pra PAL-M simplesmente retirou essa peça e colocou um capacitor Cerâmico no lugar.

Comprei o cristal NTSC mas tem que ter esse Trimpot pra funcionar em NTSC. Serve qualquer Trimpot genérico?
qual placa é essa? conseguiu o trimpot?

nos últimos dias eu retranscodifiquei 4 snes, tô manjando o que acontece nessa foto agora, quando você postou ainda era um terreno desconhecido pra mim. hue



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Odin Games

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qual placa é essa? conseguiu o trimpot?

nos últimos dias eu retranscodifiquei 4 snes, tô manjando o que acontece nessa foto agora, quando você postou ainda era um terreno desconhecido pra mim. hue



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Pelo formato do trimpot e a posição do cristal, certamente é um CPU-01, o primeiro modelo de SNES.

Pelo que eu lembre só ele tem esse trimpot SMD, os outros são normais soldados em baixo da placa.
 

Jujuba o cão idealista

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Sim.

No ML tem pra vender.

Procura assim lá que você acha o vendedor Kit 10 Peças - Capacitor Variável Trimmer Vermelho 20pf

beleza, valeu. agora não preciso, até tenho de snes quebrado pra arrancar, mas bom saber.

eu não entendo de eletrônica e não sabia o que era isso literalmente até ontem. o que eu não consegui descobrir é por que em uns snes aqui têm e em outros não. nos que não tinham também não tinha a gambiarra com capacitor cerâmico, só tava sem nada. mas funcionaram em ntsc mesmo sem ter ele.
queria entender o motivo.
 
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Jujuba o cão idealista

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Pelo formato do trimpot e a posição do cristal, certamente é um CPU-01, o primeiro modelo de SNES.

Pelo que eu lembre só ele tem esse trimpot SMD, os outros são normais soldados em baixo da placa.

podecrer, eu chutaria ela. eu acumulei uns 6 snes aqui ao longo dos anos (motivos diversos), agora que finalmente rolou de eu mexer neles, descobri que todos os 6 são revisões diferentes. então tô familiarizado com a posição dos componentes nas placas. e, realmente, nenhum dos que eu tenho o cristal fica na vertical e o trimpot é smd.

e tô atrás do meninão 001 agora.
 

Jujuba o cão idealista

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mexi no meu gbc pra tentar resolver o chiado. NADA deu certo.

primeiro troquei os capacitores por capacitores eletrolíticos (segui sua dica, @Odin Games):

146097

146098

como ficou igual, troquei os dois capacitores do áudio por smd. poderia ser o caso das perninhas deles estarem servindo de antena:

146100

chiado ficou exatamente igual. daí eu vi um vídeo duma mina que soldou o alto-falante direto na saída de fone, pra ver se o problema não era ele pegando interferência.

146101

aí o chiado continuou, mas agora saindo pelo alto-falante também.

voltei o alto-falante pro lugar original. pelo menos esse processo fez eu isolar o problema, é o conector do fone mesmo.
daí eu vi mais vídeos de como limpar e achei um cara que meio que raspou um feltro dentro. fiz isso com algodão (já tinha limpado, claro, mas limpei BEM mais) e enfim diminuiu um pouco o chiado.
a conclusão é que deve ser a oxidação do contato que tá causando isso. como muito álcool não resolveu, talvez a solução seja arranjar outro e trocar.

bom disso é que ganhei mais experiência e agora os capacitores tão novos.
 

Odin Games

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Ao menos você está com capacitores novos agora e não precisará se preocupar com eles daqui uns 10 anos, pois certamente nos próximos anos você iria ter que trocar eles mesmo :klol

Que coisa tensa essa da entrada do fone, já me aconteceu algo parecido com minha guitarra, mas por a entrada dela ser bem maior, uma P10, tive mais facilidade em limpar, passei um algodão com álcool isopropílico até sair toda a sujeira, mas nesse seu caso por ser uma entrada P2, melhor trocar mesmo.
 

Yon

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mexi no meu gbc pra tentar resolver o chiado. NADA deu certo.

primeiro troquei os capacitores por capacitores eletrolíticos (segui sua dica, @Odin Games):


como ficou igual, troquei os dois capacitores do áudio por smd. poderia ser o caso das perninhas deles estarem servindo de antena:


chiado ficou exatamente igual. daí eu vi um vídeo duma mina que soldou o alto-falante direto na saída de fone, pra ver se o problema não era ele pegando interferência.


aí o chiado continuou, mas agora saindo pelo alto-falante também.

voltei o alto-falante pro lugar original. pelo menos esse processo fez eu isolar o problema, é o conector do fone mesmo.
daí eu vi mais vídeos de como limpar e achei um cara que meio que raspou um feltro dentro. fiz isso com algodão (já tinha limpado, claro, mas limpei BEM mais) e enfim diminuiu um pouco o chiado.
a conclusão é que deve ser a oxidação do contato que tá causando isso. como muito álcool não resolveu, talvez a solução seja arranjar outro e trocar.

bom disso é que ganhei mais experiência e agora os capacitores tão novos.

vc pode dessoldar o conector e deixar de molho no vinagre, dps limpar bem com bombril..
Mas se for modelo padrão, melhor trocar de uma vez.
 

FireMax

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Há um ano troquei os capacitores do meu SNES e fiz um mod de vídeo componente.

Semana passada comprei um multímetro com teste de capacitância, quando fui testar os capacitores do meu SNES notei que 1 não tinha a capacitância informada e outro estava aberto. Fica a dica, sempre teste capacitores novos antes de instalar.

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FireMax

Bam-bam-bam
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Adaptei uma saída componente num SNES.
b6619189a47229db9b0d2af469379781.jpg


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Legal, aqui coloquei o áudio na lateral.
Tentei pegar o áudio pelo multi mas dava interferência no vídeo componente.

Uma coisa estranha aqui é que no super Mario World as linhas pretas que delimitam os objetos ficam com uma sombra em volta.

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TarcísioBrito

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pode dar mais infos? tô querendo fazer também

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Eu segui o tutorial desse vídeo, no meu caso o chip de vídeo é o S-ENC.



Legal, aqui coloquei o áudio na lateral.
Tentei pegar o áudio pelo multi mas dava interferência no vídeo componente.

Uma coisa estranha aqui é que no super Mario World as linhas pretas que delimitam os objetos ficam com uma sombra em volta.

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Usou capacitores de 220uf na saída dos pinos azul e vermelho?
 

Odin Games

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Estou postando esse esqueminha aqui para o @TarcísioBrito testar um SNES dele que está sem som, que ele postou em outro tópico:



É só soldar dois fios nos pinos 11 e 12 do conector do cabo AV do console, e emendar a outra ponta dos dois e soldar em um capacitor pequeno no C23, mas tome cuidado com o lado que for soldar, solde no lado que está na foto, se soldar do outro pode danificar o console. Só não repare essas soldas, esse ai eu soldei a mais de um ano quando comecei na eletrônica ano passado, já fiz isso mais umas 5 vezes e as soldas saíram bem melhores :klol
 
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