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Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Megalith

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Eu percebi que são bons mesmo, a sensibilidade é boa, mas não sei se é igual ao Game Cube, porque faz tempo que não jogo no console 128 bits da Nintendo.

No N64 só testei em 1 jogo, o único que tenho.
 

Odin Games

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Depois de alguns dias sem fazer nenhuma gambiarra, ontem eu fiz uma e hoje eu fiz outra que a dias estava querendo fazer... A primeira eu nem tirei fotos, mas dei uma limpada no botão de ligar e desligar do meu Master System III com Sonic na memória, fazia tempo que ele estava meio emperrado, e eu não mexia nele porque fazia tempo que eu não o usava, mas de tempos em tempos eu ligo meus consoles para não deixar eles parados, e ontem fui dar uma ligada nele e ele não ligou, levei um susto e pensei que fosse o fusível, ai troquei ele mesmo sendo novo e não ligou novamente, só que na hora lembrei que na última vez que eu tinha ligado ele que foi em 2017 ele estava com o botão de ligar e desligar emperrando, eu achei que era o botão de plástico que estava com o encaixe gasto, não a chave, mas resolvi limpar a chave com o limpa contatos para testar e voltou a funcionar 100%, agora ele nem emperra mais, e eu achando que fosse algo mais trabalhoso de fazer, mas era uma coisa que eu podia fazer em menos de um minuto... :klol

Já a segunda gambiarra foi algo mais difícil, fazia algum tempo que eu tinha aberto meu Telejogo 1 para ver a placa mãe dele, pois nunca tinha visto ela, só que ao montar ele novamente acabei quebrando um dos suportes internos de madeira onde segura um dos controles dele, e ele ficou meio solto balançando para os lados, esse suporte é bem frágil e eu sabia que tinha vários meios de colar ele de volta, e hoje consegui fazer isso com cola quente, que acho que foi a melhor escolha, pois voltou a ficar firme novamente, infelizmente a imagem que tirei da gambiarra ficou ruim, mas o resultado ficou bom:



Tem um cara que vende essas carcaças de madeira para o Telejogo 1 e 2 no ML e até que seria uma boa eu trocar a do meu, mas infelizmente o valor delas é alto para mim, mesmo que valha 100% a pena e esteja num bom preço, então tive que dar um jeito de colar isso. Curiosamente ele tem a data de fabricação dentro dele, meu Telejogo foi fabricado no dia 17 de setembro de 1977:klol

 

Megalith

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Putz nem sabia que tem gente vendendo as carcaças, tenho um Telejogo aqui que a madeira está esfarelada e o console não está funcionando.
 

Odin Games

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Putz nem sabia que tem gente vendendo as carcaças, tenho um Telejogo aqui que a madeira está esfarelada e o console não está funcionando.
O cara que vende é esse aqui, ele tinha do 2 também mas acabou vendendo, por enquanto ele só tem do 1, mas tem que pintar com verniz, o que não é difícil.


Eu acho que o preço até que está bom, visto que deve ser meio difícil fazer, e parece uma réplica perfeita, mas infelizmente não estou com condições de comprar uma nova, preferi deixar essa original que ainda está razoável, infelizmente essa madeira original dele é tipo um MDF, é difícil achar um Telejogo com a madeira original em bom estado ainda, visto que esse console tem mais de 40 anos.

Mas para o meu Telejogo 2 preciso comprar uma, já que ele tem uma marca de batida em uma das laterais, apesar dele funcionar perfeitamente. Meu Telejogo 1 funciona, mas infelizmente está com a imagem bem ruim, acho que tenho que trocar os capacitores dele, mas não tenho experiência para isso ainda, já fiz tudo o que eu sabia e ele continua com a imagem ruim.
 

Odin Games

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Hoje de madrugada fiz mais uma gambiarra, pois eu estava dando uma olhada nos meus Wii Remotes, pois um deles estragou do nada, e eu tinha outros dois que um camarada tinha me dado ano passado, que ele tinha encontrado abandonados em um depósito para jogar fora, então ele pegou eles e me deu, só que eu nunca tinha mexido neles antes, só testado, e esse da foto estava com zinabre na entrada para o Nunchuk/Wii Motion Plus, ai limpei ele e ficou como novo, antes ele estava um lixo...



Ele estava funcionando normalmente, mas eu não estava usando ele por causa do zinabre, a o plug de encaixe dessa entrada tem uma tendência absurda de enferrujar ou criar zinabre, já tive trabalho com esses plugs por causa disso, e deixei esse Wii Remote guardado por meses até um dia resolver limpar ele, o que aconteceu nessa madrugada, primeiro eu desmontei ele e limpei a nojeira que ele estava, depois mergulhei a entrada dele no vinagre por duas horas, depois tirei ele do vinagre e limpei bem, removendo o resto de zinabre que ficou, o que não saiu eu dei uma lixada com uma ponta de uma chave de fenda pequena, e saiu, ai limpei bem com álcool isopropílico e sequei, depois montei ele e ficou muito bom, esta funcionando normalmente, a entrada ficou assim como nova, sem nenhuma marquinha de zinabre:




Também aproveitei o vinagre que tinha usado e recuperei mais esse controle USB e um cabo RF que usava em meus consoles que só tem RF, o cabo estava meio enferrujado e estava dando mau contato na TV, mas para evitar enferrujar a entrada da TV e tirar esse mau contato dei um trato nele, agora está bom, já esse controle é um que eu usava a alguns anos para jogar roms de Mega Drive, usava ele por causa dos 6 botões, e agora ele esta aposentado, pois tenho controles bem melhores como um da MadCatz sem fio e outro que imita o controle de Saturn, mas o plug USB desse tinha enferrujado, ai de pena dei um jeito nele, e hoje deixei um dia todo mergulhado no vinagre para sair bem a ferrugem, e deu certo, só tive que dar uma lixada nele depois para sair bem a ferrugem, e limpar com cuidado com álcool isopropílico:



Eu acho bem chato limpar esses plugs, pois é bem complicado lixar a ferrugem sem deixar marcas, por isso não gosto desses plugs de metal como os plugs USB, plugs de Nunchuk, e de HDMI, eles tem uma tendência muito grande de enferrujar, já aconteceu até com itens USB novos meus, que comprei em menos de 3 meses, ainda bem que sei recuperar, mas é um saco para limpar e lixar.
 
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Odin Games

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Hoje eu não fiz uma gambiarra, e sim desfiz uma, pois finalmente pude deixar meu N64 americano NTSC novamente e eliminar aquele defeito nas cores dos modelos americanos transcodificados!

Eu nunca tinha feito isso antes e estava com bastante medo, com receio de danificar alguma coisa e inutilizar o meu console, pois meu modelo americano é o meu único console que roda meus cartuchos japoneses, meus outros dois nacionais não rodam, mas já tinha decorado como fazer isso, só me faltava o bendito cristal NTSC 14.31818 que nunca encontrava a venda na minha cidade, e hoje finalmente consegui ele, achei em uma loja que nunca tinha comprado antes, que passei mês passado por acaso na frente dela, mas não pude ir, e hoje consegui ir lá e a loja era bem boa, depois de tanto tempo atrás desse cristal comprei ele lá:



Só que esse cristal não é idêntico ao cristal original que vinha nele, que era um modelo daqueles pequenos achatados, mas como tinha a mesma frequência peguei igual, melhor do que nada, eu só tive que instalar ele deitado de lado para caber dentro da carcaça, então hoje de tarde resolvi começar o processo, primeiro tirei a ponte que ligava um chip a uma perninha levantada de outro, depois consegui baixar a perninha levantada sem quebrar ela, e consegui fazer uma solda bem pequena e ligar ela na posição original novamente, apesar de complicada consegui fazer de boa sem problemas, mas o que mais me deu trabalho foi remover o cristal PAL-M ligado a um capacitor, eles eu removi de boa, mas ficou uns pedaços das perninhas dele nos terminais da placa, na verdade quem fez a transcodificação cortou o cristal original com alicate e soldou o outro cristal PAL-M ligado a um capacitor junto em cima do que sobrou do cristal original, e foi esse resto que me deu trabalho para remover, fiquei com medo de danificar alguma trilha ou terminal, mesmo assim consegui, depois finalmente coloquei o cristal NTSC, primeiro cortei as perninhas dele pela metade, pois eram grandes demais, e consegui soldar ele nos terminais, o resultado do trabalho ficou assim:



Só que quando fui testar ele eu tive problemas, levei um grande susto, pois quando liguei ele na primeira vez ele simplesmente não deu tela, ai fiquei apavorado pensando, será que eu ferrei com o console? E para piorar ainda mais o meu susto, o console deixou de ligar quando fui testar com outro cartucho, ai o console não ligou mais, depois peguei o meu modelo Jabuticaba e ele também não ligou, ai fiquei desesperado pensando, putz! Será que além de eu ter ferrado o console americano, ainda queimei a fonte com o conserto que fiz??? Ai lembrei que minha fonte está com um mal contato a algum tempo, as vezes os meus 3 consoles não ligam quando vou usar eles com ela, e ai abri ela para ver se estava com algum cheiro de queimado, ou se tinha algum outro problema, depois montei ela e liguei no meu console Jabuticaba, e para meu alívio o console ligou, depois fui testar novamente o americano, e ele não deu tela novamente, mas foi ai que percebi a tremenda burrada que eu tinha feito, pois como o console ainda estava aberto para testar, eu não tinha me dado conta que eu simplesmente tinha colocado o Jumper Pak virado! :facepalm

Foi só eu desvirar o Jumper Pack que o console voltou a dar imagem, e funcionando perfeitamente! Agora ele funciona que é uma beleza qualquer jogo, sem o pisca pisca de cores! Eu não conseguia jogar alguns jogos que eu tenho aqui, como o Batman do Futuro que foi com ele que descobri esse defeito das cores, e principalmente meu Resident Evil 2 que nunca consegui jogar nele porque ele era o que mais piscava as cores, mas agora está funcionando lindamente!:kqueixo




Fiquei bastante feliz que consegui fazer esse conserto apesar do grande susto, pois fazia anos que estava atrás desse cristal, uns 7 anos, e foi um dos consertos mais complexos que fiz apesar de ser algo simples, pois não tenho muita habilidade com solda ainda e ressoldar a perninha daquele chip pequeno ainda é bastante complicado para mim, mas agora meu N64 americano finalmente está 100% :klol
 

*ka

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Hoje eu não fiz uma gambiarra, e sim desfiz uma, pois finalmente pude deixar meu N64 americano NTSC novamente e eliminar aquele defeito nas cores dos modelos americanos transcodificados!

Eu nunca tinha feito isso antes e estava com bastante medo, com receio de danificar alguma coisa e inutilizar o meu console, pois meu modelo americano é o meu único console que roda meus cartuchos japoneses, meus outros dois nacionais não rodam, mas já tinha decorado como fazer isso, só me faltava o bendito cristal NTSC 14.31818 que nunca encontrava a venda na minha cidade, e hoje finalmente consegui ele, achei em uma loja que nunca tinha comprado antes, que passei mês passado por acaso na frente dela, mas não pude ir, e hoje consegui ir lá e a loja era bem boa, depois de tanto tempo atrás desse cristal comprei ele lá:



Só que esse cristal não é idêntico ao cristal original que vinha nele, que era um modelo daqueles pequenos achatados, mas como tinha a mesma frequência peguei igual, melhor do que nada, eu só tive que instalar ele deitado de lado para caber dentro da carcaça, então hoje de tarde resolvi começar o processo, primeiro tirei a ponte que ligava um chip a uma perninha levantada de outro, depois consegui baixar a perninha levantada sem quebrar ela, e consegui fazer uma solda bem pequena e ligar ela na posição original novamente, apesar de complicada consegui fazer de boa sem problemas, mas o que mais me deu trabalho foi remover o cristal PAL-M ligado a um capacitor, eles eu removi de boa, mas ficou uns pedaços das perninhas dele nos terminais da placa, na verdade quem fez a transcodificação cortou o cristal original com alicate e soldou o outro cristal PAL-M ligado a um capacitor junto em cima do que sobrou do cristal original, e foi esse resto que me deu trabalho para remover, fiquei com medo de danificar alguma trilha ou terminal, mesmo assim consegui, depois finalmente coloquei o cristal NTSC, primeiro cortei as perninhas dele pela metade, pois eram grandes demais, e consegui soldar ele nos terminais, o resultado do trabalho ficou assim:



Só que quando fui testar ele eu tive problemas, levei um grande susto, pois quando liguei ele na primeira vez ele simplesmente não deu tela, ai fiquei apavorado pensando, será que eu ferrei com o console? E para piorar ainda mais o meu susto, o console deixou de ligar quando fui testar com outro cartucho, ai o console não ligou mais, depois peguei o meu modelo Jabuticaba e ele também não ligou, ai fiquei desesperado pensando, putz! Será que além de eu ter ferrado o console americano, ainda queimei a fonte com o conserto que fiz??? Ai lembrei que minha fonte está com um mal contato a algum tempo, as vezes os meus 3 consoles não ligam quando vou usar eles com ela, e ai abri ela para ver se estava com algum cheiro de queimado, ou se tinha algum outro problema, depois montei ela e liguei no meu console Jabuticaba, e para meu alívio o console ligou, depois fui testar novamente o americano, e ele não deu tela novamente, mas foi ai que percebi a tremenda burrada que eu tinha feito, pois como o console ainda estava aberto para testar, eu não tinha me dado conta que eu simplesmente tinha colocado o Jumper Pak virado! :facepalm

Foi só eu desvirar o Jumper Pack que o console voltou a dar imagem, e funcionando perfeitamente! Agora ele funciona que é uma beleza qualquer jogo, sem o pisca pisca de cores! Eu não conseguia jogar alguns jogos que eu tenho aqui, como o Batman do Futuro que foi com ele que descobri esse defeito das cores, e principalmente meu Resident Evil 2 que nunca consegui jogar nele porque ele era o que mais piscava as cores, mas agora está funcionando lindamente!:kqueixo




Fiquei bastante feliz que consegui fazer esse conserto apesar do grande susto, pois fazia anos que estava atrás desse cristal, uns 7 anos, e foi um dos consertos mais complexos que fiz apesar de ser algo simples, pois não tenho muita habilidade com solda ainda e ressoldar a perninha daquele chip pequeno ainda é bastante complicado para mim, mas agora meu N64 americano finalmente está 100% :klol
No meu eu coloquei um meia caneca.
Esse n64 é americano ou brasileiro da gradiente / playtronic?
 

Odin Games

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No meu eu coloquei um meia caneca.
Esse n64 é americano ou brasileiro da gradiente / playtronic?
É americano mesmo, se não tivesse esse problema de oscilar cores eu nem mexeria nele, mas como os americanos transcodificados tem com alguns jogos fui obrigado a voltar ele para NTSC, pois vá que eu pegue um jogo japa que dê esse problema de cores... Esse americano é o meu único N64 que roda meus jogos japoneses, os meus outros dois N64 são da Gradiente e não rodam eles.
 
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*ka

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É americano mesmo, se não tivesse esse problema de oscilar cores eu nem mexeria nele, mas como os americanos transcodificados tem con alguns jogos fui obrigado a voltar ele para NTSC, pois vá que eu pegue um jogo japa que dê esse problema de cores... Esse americano é o meu único N64 que roda meus jogos japoneses, os meus outros dois N64 são da Gradiente e não rodam eles.
O n64 nacional não roda jogos japoneses pois ele tem um pif exclusivo para o brasil, e esse ci indica a região e o sistema de cores, por isso a conversão não fica boa.
O pif do console americano roda jogos japoneses normalmente, e também é compatível com o sistema ntsc. O pif do console nacional não tem uma contibilidade boa com ntsc, pois ele foi feito para sistema pal-m, por isso se passar console nacional para ntsc não fica bom, assim como o inverso passar console americano para pal-m.
Um bom jogo para testar é o killer instinct ou o menu do everdrive 64, no killer fica uma faixa piscando na parte de baixo da tela em console americano convertido para pal-m, e isso ocorre por causa do pif.
 
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Odin Games

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O n64 nacional não roda jogos japoneses pois ele tem um pif exclusivo para o brasil, e esse ci indica a região e o sistema de cores, por isso a conversão não fica boa.
O pif do console americano roda jogos japoneses normalmente, e também é compatível com o sistema ntsc. O pif do console nacional não tem uma contibilidade boa com ntsc, pois ele foi feito para sistema pal-m, por isso se passar console nacional para ntsc não fica bom, assim como o inverso passar console americano para pal-m.
Um bom jogo para testar é o killer instinct ou o menu do everdrive 64, no killer fica uma faixa piscando na parte de baixo da tela em console americano convertido para pal-m, e isso ocorre por causa do pif.
Pois é, eu já sabia alguma coisa sobre esse lance do Pif, ao menos a Playtronic/Gradiente não fez uma transcodificação porca no N64, como fez no NES que ela tinha importado um lote dele dos EUA para cá, o N64 nacional foi feito 100% para o nosso sistema de cores.

Hoje fiz mais uns testes com ele, testei na TV LCD que é a melhor daqui de casa, e ele funcionou perfeitamente, agora está aprovado, eu tinha medo dele ficar preto e branco nessa TV, pois tenho alguns consoles antigos que funcionam normalmente nas TVs de tubo, mas que sempre ficam preto e branco na LCD, mas ele funcionou perfeitamente nela.

Sobre o cristal meia caneca que você tinha falado antes, era um desses mesmo que eu queria, que é igual ao original que veio nele, mas como infelizmente não tinha acabei pegando esse mesmo, e deu certo menos mal...
 

*ka

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Pois é, eu já sabia alguma coisa sobre esse lance do Pif, ao menos a Playtronic/Gradiente não fez uma transcodificação porca no N64, como fez no NES que ela tinha importado um lote dele dos EUA para cá, o N64 nacional foi feito 100% para o nosso sistema de cores.

Hoje fiz mais uns testes com ele, testei na TV LCD que é a melhor daqui de casa, e ele funcionou perfeitamente, agora está aprovado, eu tinha medo dele ficar preto e branco nessa TV, pois tenho alguns consoles antigos que funcionam normalmente nas TVs de tubo, mas que sempre ficam preto e branco na LCD, mas ele funcionou perfeitamente nela.

Sobre o cristal meia caneca que você tinha falado antes, era um desses mesmo que eu queria, que é igual ao original que veio nele, mas como infelizmente não tinha acabei pegando esse mesmo, e deu certo menos mal...
No caso do nes pelo o que eu li no seganet, o Neto falou que não tem como passar o nes realmente para pal-m, pois o sistema de cores é gerado na ppu e no caso do nes é transcodificação, já os outros consoles ficam pal-m mesmo com exceção do n64 por causa do pif, e que a qualidade do pal-m depende da tv também.
 

burn1004

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Po, a galera tá de parabéns nas gambis heim?
to afim de entrar em algum projeto maneiro desses... talvez meter um game boy macro, sei lá
 

Odin Games

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Consegui desPAL-Mizar outro console, meu Genesis 1! :kluv

Esse Genesis é famoso na internet, ele era de um amigo de outro fórum, o Gigacom, que alguns aqui conhecem em um site de gambiarras que ele tinha, esse Genesis foi um console que uma vez ele encontrou em uma banquinha, que o dono dela tinha sujado de tinta, e ele pegou o console sujo e lavou a carcaça dele e tinha conseguido dar um trato nele, só que tempos depois, em 2011, eu ofereci a ele um lote de itens com defeito, pois ele gostava de pegar itens com defeito para tentar arrumar ou aproveitar peças, eu queria algo funcionando na troca, e ele acabou me oferecendo esse Genesis 1, que acabei aceitando na hora, pois ainda não tinha esse modelo. Só que esse console tinha o mesmo problema que meu N64 americano tinha, ele ficava oscilando de cores do colorido para o preto e branco, eu tinha 3 jogos aqui que tinha esse problema com ele, o jogo da Pantera Cor de Rosa, e os Super Monaco GP, o 1 e o 2, a tela inicial do Golden Axe 1 também dava esse problema, mas no jogo ele não dava, ai por anos queria arrumar esse defeito, engraçado que o meu Mega 1 japonês também era transcodificado, mas ele não tinha esse problema, é o Mega Drive com a melhor imagem que eu tenho, esse não pretendo mexer nele... :klol

A gambiarra que ele tinha era essa, tinha uma ponte, umas trilhas cortadas e um cristal soldado em baixo de um chip da Sony chamado CXA1145P, ele estava assim por baixo:



Mas tinha que remover esse cristal PAL-M, e fazer outras duas pontes, para remover essa gambiarra foi barbada, mas para soldar as novas pontes... Foi um inferno! Levei mais de uma hora... Eu sou um zero a esquerda com solda, e estava com medo de ferrar esse Genesis 1 que é tão especial e tem história... Nessas horas pareço que tenho mal de Parkinson, mas consegui soldar, tive bastante dificuldade, mas consegui... O resultado ficou assim, depois coloquei fita isolante em cima:



Depois disso montei o console, liguei ele com o ânus apertado e... O jogo da Pantera Cor de Rosa apareceu colorido sem piscar!



Depois testei o Super Mônaco GP2 e também funcionou perfeitamente, finalmente esse console esta NTSC novamente... Fiquei bastante feliz...



Eu não achava nunca um tutorial sobre retranscodificar o Genesis 1, só achava do Mega 1 japonês, e não quis fazer ele por ter quase certeza que os esquemas não são os mesmos, apesar de parecidos, ai achei um vídeo de um cara famoso nas gambiarras no Youtube, perguntei a ele em um vídeo de como fazer no Mega 1 japonês se era a mesma coisa ou não, esperei uns 5 dias e o cara não me respondeu, ai hoje resolvi ir atrás de novo de outro tutorial, e achei um deste blog, já é a segunda vez que o cara desse blog me salvou, se ele for membro do OS, agradeço... :klol

 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Eu (finalmente) apareço nesse tópico como se deve: com a primeira gambitech feita por mim, nesse ano, aqui em casa!

Tenho dois controles originais do PS3, mas de um tempo pra cá, os DOIS pararam de funcionar por dois motivos:

O controle mais antigo começou a dar problemas no seu uso, onde o analógico não funcionava direito e ficava 'se auto descontrolando'. Foi resolvido usando uma excelente lavada dos analógicos com álcool isopropílico e o trabalho de ficar mexendo nele. Voltou a funcionar bem, e está tudo de bom nesse ponto.

O outro, infelizmente....

Está com problemas de carga, onde a bateria simplesmente 'velou'. Carrega (uso a USB da tv pra fazer a carga porque daí não deixo o videogame ligado e a leoa não fica rugindo de raiva), mas não segur carga de forma nenhuma.

O primeiro susto veio na hora que o abri onde vi isso:

20190324-132519.jpg

20190324-132532.jpg


Essas são as fotos da bateria encontrada dentro do controle do PS3: 'refurbished' (de mal jeito) e ainda funcionou por mais de um ano! Eu fiz uma coisa meio desesperada. Peguei um controle daqueles nacionais (quebra galhos vendidos no Brasil de marcas duvidosas, mesmo sendo vendido no Carrefour...) velhos, tirei a bateria dele e a instalei no original. Funcionou por dois dias, depois segundo meu sobrinho "o controle esquentou e ela parou de segurar carga". Então terei que dar um jeito de conseguir outra bateria pra colocar no lugar.....
 

wtuemura

Bam-bam-bam
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Sem dúvida um trabalho porco!

Essas baterias quando perdem toda a carga entram em curto, e quando é possível carregá-las ela não segura mais carga mesmo. Quem tem esses controles com bateria interna, GPS e o que mais for, tente armazená-las com meia carga para uma maior longevidade e sempre verifique a carga delas.
 
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Odin Games

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Hoje consegui fazer mais um reparo simples, mas que tinha levado anos para fazer, consegui arrumar o reset do meu SNES Baby:



Comprei esse SNES em 2012 por uns 30 reais, mas ele tinha vindo com a carcaça amarelada e surrada, e o reset não funcionava, ai uns 4 anos depois consegui uma carcaça zerada para ele, mas ainda não tinha experiência para tentar trocar o reset, eu só comecei a me aventurar a arrumar alguns consoles ano passado, e até tinha tentado trocar o reset dele a alguns meses, só que eu tinha pego um reset de outra sucata que tinha aqui, e fui muito burro ao tentar remover ele, que removi, só que acabei danificando ele e quebrando uma das 4 perninhas que tem que soldar, mesmo assim consegui soldar ela e soldei no console, mas o reset não funcionou... Acho que fiz burrada também quando estava removendo ele, pois meu ferro de solda era forte demais para essa função, e devo ter encostado ele por muito tempo para remover a solda, ai deve ter derretido um pouco o plástico do botão... Então deixei ele assim por alguns meses, até ontem quando peguei outro reset de outra sucata que tinha aqui, e consegui remover ele com muito mais cuidado, sem quebrar as perninhas, tomei todo o cuidado, não encostava o ferro de solda por muito tempo, e consegui remover sem problemas, e substitui o outro defeituoso por esse novo, e quando fui testar, ele não funcionou novamente... :klol

Mas não desisti, como dessa vez tinha feito tudo certo, resolvi limpar o botão com álcool isopropílico, pois não tinha feito antes, pois a sucata que eu tinha pego esse botão estava abandonada a anos, ele podia ter pego sujeira ou umidade, então limpei ele, limpei os contatos também, ai quando montei o console e testei ele com esse Super Metroid, finalmente o reset funcionou! Agora esse SNES está 100% depois de 7 anos que comprei ele... Resetei o console umas 30 vezes para confirmar que estava 100%... :klol
 

burn1004

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Mas não desisti, como dessa vez tinha feito tudo certo, resolvi limpar o botão com álcool isopropílico, pois não tinha feito antes, pois a sucata que eu tinha pego esse botão estava abandonada a anos, ele podia ter pego sujeira ou umidade, então limpei ele, limpei os contatos também, ai quando montei o console e testei ele com esse Super Metroid, finalmente o reset funcionou! Agora esse SNES está 100% depois de 7 anos que comprei ele... Resetei o console umas 30 vezes para confirmar que estava 100%... :klol


HAHAHAHAHAA
Boa, quase queimou o console para testar a função HAHAHAHAH
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Eu parei de mexer nos meus consoles. Já aceitei que eles vão se tornar fósseis para quando o mundo acabar e alienígenas vieram nos visitar.

Mas descobri que meu N64 gradiente sendo PAL-M, não funfa no conversor RCA/HDMI que comprei.

Alguém tem uma solução fácil pra mim? Alguma solução já pronta para transformá-lo em NTSC? Coisa simples: trocar algum trequinho e soldar dois fios, no máximo.
 

Odin Games

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Mais um console desPAL-Mizado, meu Mega Drive 1 japonês :kluv



Esse console eu nem iria fazer isso, pois a imagem dele estava muito boa, mas agora que estou meio viciado em fazer reparos nos meus consoles, resolvi deixar ele com o seu sistema de cores original... O reparo é similar ao que fiz no meu Genesis 1, mas tem que soldar em dois terminais diferentes, só que eu tive uma dúvida apesar de achar o esquema facilmente, mais fácil que o Genesis 1 que só tinha achado em um lugar, acontece que tinha dois componentes soldados em baixo da placa que eu não sabia se tinha ligação ou não com a transcodificação, eu só vi esse Mega 1 com esses componentes, os outros que via na internet não tinham, mas hoje resolvi testar e deu tudo certo. Só que eu tive um problema que me atrapalhou bastante, pois um dos terminais que soldei, o mais distante que aparece na foto abaixo, ele não pegava solda de jeito algum, era só um buraquinho que não segurava o estanho, e eu já estava começando a ficar nervoso com isso, os outros 3 terminais que soldei fiz bem rápido, mas nem sei quanto tempo levei para conseguir soldar esse, tive que fazer uma gambiarra que nunca tinha feito antes para conseguir soldar, eu cortei um pedacinho de ferro de um terminal de um resistor e enfiei nesse buraquinho para ajudar a segurar a ponta do fio, ai soldei o estanho em cima e consegui fixar o fio, foi assim que consegui fazer, não sei porque o terminal não queria segurar o estanho... Mas deu tudo certo, era para ser uma coisa fácil, mas só me compliquei com isso...



HAHAHAHAHAA
Boa, quase queimou o console para testar a função HAHAHAHAH
Pior que não, eu esperava uns 20 segundos para resetar ele novamente, fiquei mais de 10 minutos testando só para confirmar, pois levei tantos anos para consertar esse defeito... :kkk
Eu parei de mexer nos meus consoles. Já aceitei que eles vão se tornar fósseis para quando o mundo acabar e alienígenas vieram nos visitar.

Mas descobri que meu N64 gradiente sendo PAL-M, não funfa no conversor RCA/HDMI que comprei.

Alguém tem uma solução fácil pra mim? Alguma solução já pronta para transformá-lo em NTSC? Coisa simples: trocar algum trequinho e soldar dois fios, no máximo.
Até dá para deixar ele NTSC, mas acho que vai piorar seu console... Já falei algumas vezes com o @*ka sobre isso e ele me disse que o PIF do console da Gradiente é diferente do modelo americano, ele é exclusivo nacional e feito para rodar perfeitamente somente em PAL-M, então se ele for transcodificado para NTSC vai dar problemas assim como aconteceu com os modelos americanos que foram trazidos para cá na época, e que foram transcodificados para PAL-M, esses consoles dão erros na imagem em alguns jogos, piscando do colorido para o preto e branco, pois o PIF do console americano é feito para rodar nativamente em NTSC, e a mesma coisa pode acontecer com o modelo nacional se essa modificação for feita.

Melhor você ir atrás de um console americano NTSC, mas se você conseguir um transcodificado, é fácil passar para NTSC novamente, eu acho o modelo americano muito melhor que o nacional, pois ele é praticamente region free, deve rodar praticamente todos os jogos japoneses, coisa que o N64 nacional não faz, só não sei se roda europeus de boa, mas esses quase nem tem por aqui...
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Mais um console desPAL-Mizado, meu Mega Drive 1 japonês :kluv



Esse console eu nem iria fazer isso, pois a imagem dele estava muito boa, mas agora que estou meio viciado em fazer reparos nos meus consoles, resolvi deixar ele com o seu sistema de cores original... O reparo é similar ao que fiz no meu Genesis 1, mas tem que soldar em dois terminais diferentes, só que eu tive uma dúvida apesar de achar o esquema facilmente, mais fácil que o Genesis 1 que só tinha achado em um lugar, acontece que tinha dois componentes soldados em baixo da placa que eu não sabia se tinha ligação ou não com a transcodificação, eu só vi esse Mega 1 com esses componentes, os outros que via na internet não tinham, mas hoje resolvi testar e deu tudo certo. Só que eu tive um problema que me atrapalhou bastante, pois um dos terminais que soldei, o mais distante que aparece na foto abaixo, ele não pegava solda de jeito algum, era só um buraquinho que não segurava o estanho, e eu já estava começando a ficar nervoso com isso, os outros 3 terminais que soldei fiz bem rápido, mas nem sei quanto tempo levei para conseguir soldar esse, tive que fazer uma gambiarra que nunca tinha feito antes para conseguir soldar, eu cortei um pedacinho de ferro de um terminal de um resistor e enfiei nesse buraquinho para ajudar a segurar a ponta do fio, ai soldei o estanho em cima e consegui fixar o fio, foi assim que consegui fazer, não sei porque o terminal não queria segurar o estanho... Mas deu tudo certo, era para ser uma coisa fácil, mas só me compliquei com isso...




Pior que não, eu esperava uns 20 segundos para resetar ele novamente, fiquei mais de 10 minutos testando só para confirmar, pois levei tantos anos para consertar esse defeito... :kkk

Até dá para deixar ele NTSC, mas acho que vai piorar seu console... Já falei algumas vezes com o @*ka sobre isso e ele me disse que o PIF do console da Gradiente é diferente do modelo americano, ele é exclusivo nacional e feito para rodar perfeitamente somente em PAL-M, então se ele for transcodificado para NTSC vai dar problemas assim como aconteceu com os modelos americanos que foram trazidos para cá na época, e que foram transcodificados para PAL-M, esses consoles dão erros na imagem em alguns jogos, piscando do colorido para o preto e branco, pois o PIF do console americano é feito para rodar nativamente em NTSC, e a mesma coisa pode acontecer com o modelo nacional se essa modificação for feita.

Melhor você ir atrás de um console americano NTSC, mas se você conseguir um transcodificado, é fácil passar para NTSC novamente, eu acho o modelo americano muito melhor que o nacional, pois ele é praticamente region free, deve rodar praticamente todos os jogos japoneses, coisa que o N64 nacional não faz, só não sei se roda europeus de boa, mas esses quase nem tem por aqui...

Acho que vou nesse caminho mesmo. Eu tinha pensando nisso até porque N64 loose no eBay é baratinho. Acho melhor ir para esse lado mesmo. Thanks pal.
 

Alexandre Cube

Ei mãe, 500 pontos!
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Eu só faço limpezas mesmo...
Tirar, limpar, lavar e colocar de volta...
Ainda pretendo ser um mago assim igual vcs....
Mais falta coragem e tempo...

Excelente tópico...
Abraços
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
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de novidades, reformei um dynavision 4, pedi para um amigo reparar as entradas av e rf e estão perfeitas de novo, só tem de apertar um pouco a caixa do console para o botão de power funcionar corretamente. vou acabar lixando ele abrir um pouco. só que as entradas de audio e o botão de power estão inutilizadas.

o videogame esta com sua imagem perfeita e audio tb pena ser mono. o importante que vou jogar tartarugas ninja amanhã.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Bom, necessito de avisar uma coisa BEM interessante pra vocês:

Como ainda não estão sabendo, terei que vender alguns videogames de minha coleção pra levantar um dinheiro (explico essa parte depois) e um dos videogames que irei vender, é o meu Atari 2600 Polyvox...

Whats-App-Image-2019-04-05-at-11-40-20-PM.jpg

Whats-App-Image-2019-04-05-at-11-40-19-PM.jpg


...Tá! Eu sei que é um aparelho simples, que está bem 'original', graças a não ter mudado (quase) tudo, apenas fazendo o mod AV e mantendo o equipamento BEM (MUITO BEM) guardado, depois que o adquiri. Mas, passei por um perrengue com ele que tenho que explicar pra vocês.

Eu ia testá-lo na tv de 42 polegadas, pra demonstrar que ele funciona bem, mas quando o liguei na tomada (videogame desligado e voltagem em 220v), houve um pipoco e a rede do apartamento desligou completamente. Bom, até aí, tá tudo bem pois ela faz isso devido aos disjuntores daqui serem do modelo DR.

dispositivo-dr-siemens-4-polos-40-a-30-ma-5sm13440mb-z-large.jpg


Estranhamente, depois que abri o videogame pra verificação primária, notei que o fusível não havia estourado, então pensei "minha santa mãe, o videogame tá em curto..."

Dei um jeito com a leoa e fui na casa do Zé verificar o que tava acontecendo. Ele o abriu e não detectou problema visível. Ao ligar na tomada da casa dele, o videogame funcionou PERFEITAMENTE! Então, o 'problema' está justamente na fonte original dele. o disjuntor DR não a suporta (assim como os modelos antigos de chuveiro que, ao se ligar, desliga automaticamente a rede de energia). Então, o que fazer?

Pra garantir a originalidade do videogame, não mexi em nada nele. Mas, poderia ter feito! A troca da fonte por um modelo mais novo, acabaria com tal problema, mas tiraria os detalhes dele ser um videogame que só foi 'tocado por dentro' pra fazer o mod. Então fica o aviso:

VIDEOGAMES DE MODELOS ANTERIORES A 1989, PODEM DESLIGAR A REDE DE ENERGIA, SE O DISJUNTOR (ou conjunto) FOREM DO MODELO DR.

Ainda não testei uma coisa: e se eu colocar o videogame em 110v e o ligar na rede de energia, via estabilizador? Vai acontecer a mesma coisa?!?
 

wtuemura

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Bom, necessito de avisar uma coisa BEM interessante pra vocês:

Como ainda não estão sabendo, terei que vender alguns videogames de minha coleção pra levantar um dinheiro (explico essa parte depois) e um dos videogames que irei vender, é o meu Atari 2600 Polyvox...

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...Tá! Eu sei que é um aparelho simples, que está bem 'original', graças a não ter mudado (quase) tudo, apenas fazendo o mod AV e mantendo o equipamento BEM (MUITO BEM) guardado, depois que o adquiri. Mas, passei por um perrengue com ele que tenho que explicar pra vocês.

Eu ia testá-lo na tv de 42 polegadas, pra demonstrar que ele funciona bem, mas quando o liguei na tomada (videogame desligado e voltagem em 220v), houve um pipoco e a rede do apartamento desligou completamente. Bom, até aí, tá tudo bem pois ela faz isso devido aos disjuntores daqui serem do modelo DR.

dispositivo-dr-siemens-4-polos-40-a-30-ma-5sm13440mb-z-large.jpg


Estranhamente, depois que abri o videogame pra verificação primária, notei que o fusível não havia estourado, então pensei "minha santa mãe, o videogame tá em curto..."

Dei um jeito com a leoa e fui na casa do Zé verificar o que tava acontecendo. Ele o abriu e não detectou problema visível. Ao ligar na tomada da casa dele, o videogame funcionou PERFEITAMENTE! Então, o 'problema' está justamente na fonte original dele. o disjuntor DR não a suporta (assim como os modelos antigos de chuveiro que, ao se ligar, desliga automaticamente a rede de energia). Então, o que fazer?

Pra garantir a originalidade do videogame, não mexi em nada nele. Mas, poderia ter feito! A troca da fonte por um modelo mais novo, acabaria com tal problema, mas tiraria os detalhes dele ser um videogame que só foi 'tocado por dentro' pra fazer o mod. Então fica o aviso:

VIDEOGAMES DE MODELOS ANTERIORES A 1989, PODEM DESLIGAR A REDE DE ENERGIA, SE O DISJUNTOR (ou conjunto) FOREM DO MODELO DR.

Ainda não testei uma coisa: e se eu colocar o videogame em 110v e o ligar na rede de energia, via estabilizador? Vai acontecer a mesma coisa?!?
O que aconteceu com você é o mesmo que citei em outro post, os capacitores eletrolíticos quando se descarregam, quando ficam parados por muito tempo, estão em estado de curto.

E se for ligado direto na tomada o DR vai entrar em ação, porém depois que o aparelho foi ligado os capacitores saem dessa condição, porém se ele é original os capacitores eletrolíticos dele precisam ser trocados, pois a vida útil deles em uso são de aproximadamente 10 anos, parado cai para 2.

O mesmo ocorre com a fonte, lá dentro tem um capacitor grande que precisa ser trocado para que a sua fonte volte a funcionar normalmente.

Console antigos não estão preparados para usarem fontes chaveadas devido a oscilação de alta frequência que acaba atingindo o sinal de vídeo, isso é facilmente resolvido adicionando um capacitor cerâmico na entrada de energia do console.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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O que aconteceu com você é o mesmo que citei em outro post, os capacitores eletrolíticos quando se descarregam, quando ficam parados por muito tempo, estão em estado de curto.

E se for ligado direto na tomada o DR vai entrar em ação, porém depois que o aparelho foi ligado os capacitores saem dessa condição, porém se ele é original os capacitores eletrolíticos dele precisam ser trocados, pois a vida útil deles em uso são de aproximadamente 10 anos, parado cai para 2.

O mesmo ocorre com a fonte, lá dentro tem um capacitor grande que precisa ser trocado para que a sua fonte volte a funcionar normalmente.

Console antigos não estão preparados para usarem fontes chaveadas devido a oscilação de alta frequência que acaba atingindo o sinal de vídeo, isso é facilmente resolvido adicionando um capacitor cerâmico na entrada de energia do console.

Realmente. Obrigado pelo seu post sobre isso, foi um dos pontos de pesquisa que tive e...

...Os capacitores do videogame já haviam sido substituidos anteriormente, na hora que foi feito o mod AV nele (a mais ou menos 1 ano). Agora, acha que ele pode funcionar normalmente com o DR ou será que consigo fazer funcionar usando o estabilizador (modificando a voltagem dele para 110v)?
 

wtuemura

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Realmente. Obrigado pelo seu post sobre isso, foi um dos pontos de pesquisa que tive e...

...Os capacitores do videogame já haviam sido substituidos anteriormente, na hora que foi feito o mod AV nele (a mais ou menos 1 ano). Agora, acha que ele pode funcionar normalmente com o DR ou será que consigo fazer funcionar usando o estabilizador (modificando a voltagem dele para 110v)?
Sabe dizer se os capacitores eram novos?
Caso sejam de um estoque velho, apesar de aparentarem estar novos, é trocar seis por meia dúzia pois o problema volta.

Pois tem muitas lojas vendendo estoque velho de capacitores com 15 ou 20 anos de idade, capacitores quando ficam mais de 2 anos parados na prateleira já perdem a validade e já iniciam a deterioração. Em SP eu fui conhecer uma tal "casa dos capacitores" e apesar dos componentes serem novos, tinha componente lá com 30 anos de idade. Hoje em dia se for para fazer recap é recomendável usar capacitor eletrolítico de polímero, um pouco mais caro porém dura bem mais e ele não se deteriora assim tão fácil.

Tirando os capacitores eletrolíticos de polímero, os capacitores eletrolíticos trocados ou não sofrem do mesmo problema, ao se descarregarem completamente ficam em condição de curto.

Estabilizador de energia NUNCA é uma boa ideia:

Se for para ligar um aparelho que ficou muito tempo parado é preferível usar uma lâmpada em paralelo com o cabo de energia, assim a lâmpada absorve toda a carga sem desarmar o DR.
 

burn1004

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é galera, vamos evitar estabilizadores...
no breaks ou nada
 

Yon

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é galera, vamos evitar estabilizadores...
no breaks ou nada

Esses nobreaks baratos por aí são estabilizadores com uma bateria acoplada..
Negócio é filtro de linha Clamper ou buscar um nobreak de verdade, se tem tanta necessidade de jogar quando acabar a luz desse jeito kk
 

wtuemura

Bam-bam-bam
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Também concordo que filtros de linha clamper assim como proteções DPS da mesma marca são suficientes.
Nobreak são para equipamentos que podem ter uma corrupção de dados na falta de energia, como o HDD de computadores por exemplo.

Nobreak do tipo on-line, são os melhores e mais caros, já nobreaks do tipo senoidal só servem para equipamentos que usem transformadores, como alguns home theaters, console que usem aquelas caixas pretas na tomada, etc. De resto eles se tornaram inúteis para computadores pois 100% das fontes de computadores de hoje sã o chaveadas, ou seja, ainda que entre uma onda senoidal ela vai ficar quadrada na saída depois.
 

burn1004

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é verdade, se forme investir em no break, invistam num bom...
 

Odin Games

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Hoje resolvi fuçar em uma sacola que tinha ganhado uma vez cheia de controles com defeito e algumas outras peças, e consegui recuperar alguns cabos de 5 vias que poderia usar em alguns outros controles, esses cabos estavam bons, mas eram de controles piratas de SNES, os controles não prestavam, mas os cabos prestam. Também consegui recuperar uma entrada de controle de SNES que estava no meio desses controles, ela não funcionava, mas ai vi que o cabo flat estava meio enferrujado, e dei uma lixada nele, também limpei a entrada do flat com álcool isopropílico, e a entrada voltou a funcionar, se um dia eu pegar um SNES velho com a entrada de controles estragada, agora tenho uma entrada de reposição... É sempre bom ter peças boas sobrando, já tenho aqui algumas outras peças testadas e bem guardadas para isso aguardando algum console com defeito... :klol
 

Odin Games

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Acabei de fazer um reparo que fazia um bom tempo que queria fazer, mas que tinha um grande medo de tentar fazer e achava que era bem mais complicado, que é trocar a entrada da fonte do meu SNES que estava quebrada:



Eu tenho três SNES funcionando na minha coleção, mas esse que reparei é o mais especial, pois é o meu console que tenho mais apego sentimental, e o que tenho a mais tempo, esse foi meu segundo console que tive e tenho ele a 22 anos, eu tenho ele desde antes de colecionar e joguei demais nele, por isso tinha um grande medo de tentar esse reparo e danificar ele, mas o conserto foi fácil demais, acontece que eu achava que tinha que remover as entradas RF e AV junto com a entrada da fonte, e se fosse assim mesmo até hoje eu não teria habilidade para fazer, mas só foi descobrir que era só remover os dois terminais da fonte recentemente, e pior que podia ter feito isso a pelo menos uns 4 anos, pois tenho algumas sucatas de SNES com a entrada da fonte boa faz tempo, mas só não fiz porque achava que fosse mais complicado, mas o processo foi barbada, só tem que tomar cuidado ao remover a entrada boa da sucata, e coloca ela no console bom, pois pode quebrar algum suporte, ou até mesmo derreter aquele parte de plastico de dentro do plug se o ferro de solda for forte demais, mas consegui fazer com cuidado e o resultado ficou assim:



Esse problema do plug quebrado é comum no SNES, e ele funciona de boa mesmo assim, mas o plug da fonte fica balançando se pegar o console ligado, e qualquer encostada que der no plug pode desligar ele, também tenho medo e queimar o console se fizer isso, então achei melhor reparar. Eu não sei como foi quebrar essa entrada, já que cuidava bastante desse SNES, um dia fui jogar ele e simplesmente apareceu essa entrada quebrada, mas acho que deve ter se desgastado com o tempo, já que essa entrada é de plástico e bem sensível, mas agora ele está 100% de novo.

Mas teve outra coisa que tive que fazer nele também, que descobri sem querer, pois quis revisar esse console, que não abria a anos, e fui ver como estava a entrada dos controles, e acabei descobrindo que o flat dele estava com zinabre na ponta do flat ligado a placa do conector dos controles, e a entrada dessa placa também estava com zinabre, bem verde, não sei como ainda funcionava essa entrada, mas ai como tinha uma entrada boa sobrando que tinha aqui, que foi a que falei no post acima, só substitui a entrada por essa boa, parece que adivinhei a 8 dias que iria precisar da entrada que tinha recuperado... :klol

 

NicoNicotina

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Fui fazer a manutenção no meu NES pela 3ª vez, a primeira foi quebrar o pino da “trava” pra rodar tudo, a segunda foi pra remover a infame placa da PlayTronic e a terceira quase deu m****, foi a troca dos capacitores.

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Dentro do meu NES nacional veio mais capacitores que o normal no ridículo módulo de RF/AV/Força. Deu trabalho pra remover a solda, troquei os capacitores, religuei e nada, percebi que um dos capacitores que troquei não era compatível com a voltagem do velho, um dos que não mostra em nenhum tutorial. Tive que tirar a solda mais uma vez do módulo, foi aí que danificou 3 dos 5 contatos que faz entre ele e a placa:

a3e07dd1aca67f4c20a315434eada3c1.jpg


Coloquei o capacitor de volta, em geral dos 8 só 1 não troquei, porque não estava nos tutoriais que achei por aí. Resoldei o maldito módulo e o videogame voltou à funcionar. Quando foi um dia desses, ligou e desligou. Eu pensei que foi a fonte ou o regulador de tensão 7805 que troquei também, mas depois de averiguar a continuidade dos 5 conectores, um deles estava falhando, aí fiz a gambiarra recomendado por muita gente:

67909a4e726153f73e9726cffb339d32.jpg


Levei o ponto da origem pro destino através de um fio e pronto, voltou à funcionar. Mexer com meu NES, mais nunca.

:klol:klol:klol:klol:klol

Meu NES (também Playtronic) tem um problema muito chato: Quando eu dou boot, as cores sempre ficam falhadas. Falta um tom (vermelho, verde ou azul) e eu preciso desligar e ligar várias vezes até sanar o problema (isso quando não cai pra tela cinza devido ao conector ser o mesmo desde sempre. Já pensei em trocar, mas me falar que os de reposição não são tão bons). Eu não sei se isso é algum capacitor meio baleado, alguma solda mal-feita na placa, ou a própria placa de conversão para PAL-M. Não tenho muita experiência com solda e morro de medo de matar o bichinho.
E não sei se é impressão só minha, mas as cores dele parecem ser levemente mais "lavadas" que a do NTSC. Eu mesmo pensei em tirar a placa de NTSC para PAL-M para ver se melhora, mas me disseram que não é plug n' play, que tem é preciso mexer naquela caixinha que vai RF/plug da fonte e A/V.

Se puder me dar uma luz sobre algum desses problemas, eu ficaria grato.
 

NicoNicotina

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Vamos lá:

1- Já troquei o switch de ligar/desligar do Super Nintendo;
2- Consertei o controle arcade japonês de 3 botões do Mega Drive, que a alavanca quase não fazia contato com o switch que vai para direita;
3- Troca do cabo da fonte interna do meu Master System 3 Compact com 112 jogos;
4- Troca do leitor do PS2;

O resto foi tudo limpeza básica, abrir, lavar os plásticos, limpar componentes com álcool isopropílico, esperar secar, montar de novo.
 
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