O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

gantzz

Veterano
Mensagens
139
Reações
497
Pontos
148
Ano passado resgatei um Dreamcast de uma assistência técnica de um conhecido, comprei baratinho para reformar.

Estava sujo, com adesivos, porém ligando. O spindle hub (pratinho do motor) estava inclinado (CD estava raspando na carcaça), tive que ajustar os dois parafusos que ficam onde o motor é encaixado (isolei com silicone), com isso o CD gira sem muitas variações principalmente nas bordas do disco. Limpei a lente com álcool isopropílico, lubrifiquei às engrenagens com graxa branca a base de silicone, mas mesmo após tudo isso o CD girava e parava, então decidi ajustar o potenciômetro do diodo laser, o potenciômetro estava ajustado em 780 ohms, fui decrementando o valor do potenciômetro em 50 ohms usando o multímetro, até chegar em um valor de +- 430 ohms que leu as mídias de CD-R da Elgin fabricadas pela CMC magnetics.

Após limpeza estava amarelado, fiz o retrobright.

235023235025
 

gantzz

Veterano
Mensagens
139
Reações
497
Pontos
148
Sabe dizer se também dá pra usar limpa contatos na lente? É o que tenho aqui no momento.
Não sei te dizer ao certo, teria que verificar a composição do limpa contato de lente (muita água pode deixar manchas). Meu cunhado trabalha com lentes profissionais de câmeras de filmagem, ele me recomendou o álcool isopropílico. Usei um cotonete para limpar, sem pressionar muito. A lente desse Dreamcast estava muito suja por isso fiz o procedimento, pelo menos 15 anos no limbo.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.282
Pontos
859
Esse topico é um dos meus preferidos. Adoro quando alguem posta nele. Não entendo muito de eletronica mas sou um fuçador, gosto muito de desmontar as coisas que estão com problemas e tentar resolver. Com a postagem da galera acabo aprendendo muita coisa.

Agora quero deixar minha contribuição.

Recentemente eu passei meu Mega Drive 1 modelo VA-5 VA-6 para NTSC. Ele era transcodificado para PAL-M. Estava com a imagem ruim, ficava um pouco tremula e quando o aparelho esquentava a imagem ficava boa.

Foi retirado o cristal e refeito duas trilhas, mas no meu caso eu fiz duas pontes. Esse negocio de refazer trilha não é comigo.

Ficou uma imagem muito melhor, não tem mais o problema da imagem ficar tremula. Imagem muito limpa para uma saída de video composto.

235048

ANTES:
235049

DEPOIS:
235050
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Pessoal, preciso de ajuda com um Dreamcast que ganhei de um amigo e coloquei pra funcionar depois de mais de uma década parado.

Primeiro de tudo, tenho que começar contando a cagada que fiz. Quando meu amigo me entregou o console, perguntei se era 110 ou 220. Ele disse que não lembrava, porque não usava há muito tempo. Fiquei de verificar depois de desembalar ele, mas cabei esquecendo. Agora, uns dois ou três meses depois, fui finalmente ligar o console, depois de finalmente arrumar cabos AV e de força pra ele. Só que após uns minutos ligado, deu um estouro nele e saiu fumaça. Na hora eu já saquei o que tinha acontecido: o bichinho era 110 e eu coloquei no 220. Deveria ter verificado a voltagem antes, mas nem lembrei de fazer isso.

Só que aí aconteceu algo estranho. Peguei meu autotransformador, liguei ele (dessa vez na voltagem correta), e pro meu espanto o console ligou de boa. Não só ligou normalmente, como tá ali ligado há mais ou menos uma hora e meia (tô testando pra ver se ele guenta mesmo). É comum isso de "queimar" o console e ele continuar funcionando? Ou agora ele tá fadado a qualquer hora parar de funcionar do nada por causa dessa cagada que fiz? Será que se salvou por eu ter tirado rápido da tomada?

Agora vou falar sobre o problema do console que me fez escrever esse post. Meu amigo disse que esse Dreamcast tinha muita dificuldade pra ler os jogos, que só às vezes lia, e que demorava um pouco pra conseguir ler. Depois de ligar ele, testei todos os jogos que vieram juntos (todos piratinhas de mídia prata), mas nenhum funcionou. O disco gira, mas depois de um tempo para. Só por esse relato já dá pra ter uma noção de qual o problema do leitor?

Enfim, cês tem alguma dica de algo que um cara bem leigo como eu pode ir fazendo pra testar o leitor ou numa dessa dar um jeito nele? O foda é que não manjo nada de manutenção, eletrônica e afins, mas né, numa dessa tem algo simples que eu possa tentar.

Vou dar uma pesquisada no YouTube, mas em paralelo resolvi procurar ajuda aqui também, porque sei que vocês são fera. :kjoinha
Sobre a fonte, infelizmente não entendo quase nada delas, mas caso ela queime de vez, acho melhor você comprar uma funcionando para se preparar caso isso aconteça, felizmente acho que é fácil achar essas fontes, só não sei quanto elas custam.

Sobre o leitor, talvez ele esteja fraco mesmo, mas tem um lance que até a dois anos eu não sabia, que são os capacitores da placa controladora, que se o console ficar muito tempo parado, eles morrem e o leitor para de ler, como esse console ficou muito tempo parado, certamente deve estar com esse problema, melhor você procurar alguém que faça essa troca.

 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.282
Pontos
859
Acho que a melhor opção de fonte para o Dreamcast é aquelas fontes que vendem no Ali. Muita gente que coloca o GDEmu troca a fonte por essa do Ali.

Eu coloquei GDEmu no meu mas mantive a fonte original.

@Space Ace se não der jeito no leitor já pega o GDEmu. Na vdd eu iria logo nele, esse negocio de gravar midia hoje em dia é muito complicado. A não ser que vc use originais.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
14.725
Pontos
503
Sobre a fonte, infelizmente não entendo quase nada delas, mas caso ela queime de vez, acho melhor você comprar uma funcionando para se preparar caso isso aconteça, felizmente acho que é fácil achar essas fontes, só não sei quanto elas custam.

Sobre o leitor, talvez ele esteja fraco mesmo, mas tem um lance que até a dois anos eu não sabia, que são os capacitores da placa controladora, que se o console ficar muito tempo parado, eles morrem e o leitor para de ler, como esse console ficou muito tempo parado, certamente deve estar com esse problema, melhor você procurar alguém que faça essa troca.


Ontem assisti esse vídeo mesmo, logo depois que fiz meu post. É, acho que não tem jeito, vou ter que levar o Dreamcast num carinha aqui da cidade que conserta consoles retrôs. Torcer pra que seja um conserto barato.

Casos assim só me dão mais vontade de aprender eletrônica e manutenção de consoles. Queria muito conseguir consertar meus próprios videogames e acessórios. O máximo que consigo fazer é limpeza e trocar alguma peça que só é parafusada. :ktriste2
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Eu mexo em algo praticamente todos os dias ja que trampo com isso, essa semana mandei um video para um cliente e vou deixar aqui como dica
No caso eu falo do 3DO FZ1, é bem comum pegar esse console hoje em dia sem estar lendo os games e a pessoa sem experiência vai lá correndo procurar leitor novo que além de ser dificil de achar é geralmente caro e dentro de uma ordem de 3 fatores é o que menos da problema na verdade

 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.373
Pontos
1.064
E o capacheck acusou 2 capacitores ruins no Game Boy Advance. Vou precisar trocar em breve:

271856156_1539010716457448_5144610493620104631_n.jpg


271851282_1539010776457442_4261688812797313321_n.jpg


271807215_1539010739790779_4040415409611659947_n.jpg


271818831_1539010759790777_5988341289979873142_n.jpg
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Esse topico é um dos meus preferidos. Adoro quando alguem posta nele. Não entendo muito de eletronica mas sou um fuçador, gosto muito de desmontar as coisas que estão com problemas e tentar resolver. Com a postagem da galera acabo aprendendo muita coisa.

Agora quero deixar minha contribuição.

Recentemente eu passei meu Mega Drive 1 modelo VA-5 VA-6 para NTSC. Ele era transcodificado para PAL-M. Estava com a imagem ruim, ficava um pouco tremula e quando o aparelho esquentava a imagem ficava boa.

Foi retirado o cristal e refeito duas trilhas, mas no meu caso eu fiz duas pontes. Esse negocio de refazer trilha não é comigo.

Ficou uma imagem muito melhor, não tem mais o problema da imagem ficar tremula. Imagem muito limpa para uma saída de video composto.

Visualizar anexo 235048

ANTES:
Visualizar anexo 235049

DEPOIS:
Visualizar anexo 235050
Lindão hein, sua placa é VA 6, a indicação prensada deve ser verificada pelo chip logo acima, o meu é "igual" ao seu, mas é um VA5:

@RenX , agora que reparei que a imagem não haviam carregado:
1642160506191.png

Enviado de meu M2101K7BI usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.722
Reações
6.705
Pontos
353
Esse topico é um dos meus preferidos. Adoro quando alguem posta nele. Não entendo muito de eletronica mas sou um fuçador, gosto muito de desmontar as coisas que estão com problemas e tentar resolver. Com a postagem da galera acabo aprendendo muita coisa.

Agora quero deixar minha contribuição.

Recentemente eu passei meu Mega Drive 1 modelo VA-5 VA-6 para NTSC. Ele era transcodificado para PAL-M. Estava com a imagem ruim, ficava um pouco tremula e quando o aparelho esquentava a imagem ficava boa.

Foi retirado o cristal e refeito duas trilhas, mas no meu caso eu fiz duas pontes. Esse negocio de refazer trilha não é comigo.

Ficou uma imagem muito melhor, não tem mais o problema da imagem ficar tremula. Imagem muito limpa para uma saída de video composto.

Visualizar anexo 235048

ANTES:
Visualizar anexo 235049

DEPOIS:
Visualizar anexo 235050

Há uns anos atrás eu consegui um Mega Drive daqueles cinza com 71 jogos na memória, estava bem bonito mas não dava imagem, só saía o som.
Na época eu arranquei o RCA amarelo e botei outro, não resolveu e vendi por uns 30 conto para um cara do ML.
Só conheci o outerspace em 2019, infelizmente, se fosse hoje acredito que vcs me dariam a solução e eu não teria perdido o MD.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.257
Reações
5.413
Pontos
703
Não é retrô mas estou feliz de ter consertado uma tv led smart que ganhei de 32 polegadas. Primeira vez que faço troca de capacitores. Foram 3, a solda não ficou bonita mas deu certo. Ainda mais agora com tudo mais caro e minha outra tv de led que eu tinha pifou mesmo, não tinha o que fazer. Dificilmente teria condições de comprar uma. Eu só reparei que a tv esquenta, mas dizem que é normal isso.

Se eu consegui posto fotos
 

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.432
Reações
2.598
Pontos
703
A pedido do @Kabaneri , postei aqui essa gambiarra das brabas:

Vou explicar exatamente como funciona e o que tem nele:

PS2 modelo 79001 sem leitor.
placa de tv box nexbox a95x com processador amlogic s905X e 1gb ram.
Extensor de microusb para ser facilitada a troca do mesmo na lateral do play2.
placa reguladora para regular a voltagem da fonte do ps2 para 5v para alimentar a placa da tvbox.
dvd portátil da coby de 7 polegadas ligado diretamente ao ps2 por av.
placa esp32 com blueretro instalado diretamente na porta do controle 1 do ps2, permitindo conectar vários controles sem fio e podendo usar nativamente como controle de ps2, inclusive usando fora do opl.

Tudo foi ligado dentro do ps2.
Na tvbox estou usando o openwrt em um cartão de 16gb e na porta usb da tvbox usando um pendrive com jogos de ps1 e ps2 para serem jogados via rede diretamente do tvbox.
Uso um cabo crossover diretamente do conector do ps2 e do tvbox.

caso eu queira ligar o tvbox com emuelec é só colocar o cartão e pronto, da para usar como tvbox normal tb, só deixar sem cartão e usar o android, o controle remoto funciona pq o sensor ficou virado para as frestas frontais do ps2.

Infelizmente eu não tenho uma mini retífica, se tivesse ficaria bem mais legal.


IMG-20220113-232339035.jpg

IMG-20220113-232352631.jpg

IMG_20220114_092042018.jpg
IMG_20220114_092050581.jpg
IMG_20220114_092101586.jpg
IMG_20220114_092205117.jpg
IMG_20220114_092210819.jpg
IMG_20220114_092214474.jpg
IMG_20220114_092221050.jpg
IMG_20220114_092235340.jpg
IMG_20220114_093156501.jpg
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Hoje fiz um reparo extremamente simples em um SNES que peguei recentemente, mas que nunca tinha feito antes, por isso estou postando aqui, mas esse reparo foi o mais simples que fiz até agora, nem precisa abrir o console para fazer ele.



O defeito desse SNES era que ele não estava ligando, ai abri ele para testar o fusível e o regulador de tensão, e eles estavam ok, então o SNES não estava queimado, geralmente quando o SNES queima é problema em um desses dois componentes, ou nos dois, mas ai mexi no plugue da fonte e vi que o console ligava mexendo nele, então lembrei que os clientes que trouxeram ele falaram que esse console estava parado a anos, sem ser ligado, então olhei a entrada da fonte dele, e uma latinha que fica em baixo do pino central estava tão oxidada que estava preta, e era muito difícil lixar ela, então peguei minha mini retífica, e coloquei a menor broca que tinha, que era mais fina que uma agulha, então coloquei ela com cuidado dentro da entrada e lixei a latinha com a broca, deixei ela brilhando com a cor de um bronze, então limpei ela com um algodão com álcool isopropílico e tirei os resíduos que saíram, consegui meter o algodão com uma agulha, com todo o cuidado, e não quebrei o pino central de plástico que quebra com facilidade, queria manter a entrada original e consegui manter sem nem precisar remover ela.

Apesar desse reparo ser extremamente simples, e eu já ter mexido em uns 50 SNES em três anos reparando consoles, eu ainda não tinha feito esse simples reparo, se alguém pegar um SNES que não liga, nem sempre eles estão queimados, primeiro verifiquem se a entrada da fonte está com mau contato ou oxidada, pode ser só isso.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.373
Pontos
1.064

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.373
Pontos
1.064
Não é bem uma manutenção mas resolvi ver as dicas de uns colecionadores e fazer as capinhas usando pasta de plástico para os consoles que estavam faltando uma proteção decente:

wdzAC5V.jpg


78h5JKb.jpg


PaMTdu4.jpg


igQkaac.jpg


WGe0y0C.jpg


Aqui como é região litorânea, já sabe né? Poeira pra todo lado.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Nessa terça fiz dois consertos que não tinha feito antes, consertei um SNES que estava dando tela roxa e azulada, e um PS One que peguei no sábado, que estava com a imagem dando uma interferência, parecia cabo mal encaixado, mas não era isso.

Começando pelo SNES, a quase dois meses peguei ele na loja dos meus parceiros, eles iriam vender ele a um cliente, mas quando foram testar, se depararam com uma tela meio roxa, meio azulada, e acabaram vendendo outro bom no lugar para o cliente, e pediram para mim dar uma olhada, eu vi que poderia ser coisa fácil, mas não tinha pego um SNES com esse defeito ainda, mas quando abri ele levei um susto, ele estava muito mexido, cheio de gambiarras :keehk



Ele estava sem o dissipador de calor, não sei como não queimou, uma das memórias dele já tinha sido trocada, acho que ele tinha dado defeito de tela quadriculada antes, ele tinha uns jumpers perto do botão reset, dois capacitores dele perto do botão reset foram trocados, mas foram colocados de maneira estranha, o de 2.2 uF a pessoa que trocou nem encurtou as perninhas dele, e o de 220 uF que eu lembre, também não teve as perninhas cortadas e encurtadas, mas foi colocado de uma maneira mais tosca, a pessoa que trocou em vez de remover com ferro de solda e sugador, simplesmente cortou o capacitor da placa e soldou o novo em cima dos terminais do capacitor velho... E o chip CIC tinha sido trocado também, ao menos a memória e o chip CIC tinham sido bem trocados, provavelmente eles foram trocados por um profissional antes, mas o resto das gambiarras devem ter sido feitas por algum fuçador...

Mas dei um trato nele, primeiro troquei o restante dos capacitores que ficavam em baixo onde fica o dissipador de calor, só me faltou dois de 33 uF que eu não tinha mais, tive que comprar novos, mas levei algumas semanas para fazer isso, pois estava sem tempo para comprar, mas nesse último sábado comprei eles e pude terminar os reparos, além de trocar esses capacitores eu removi os dois que já tinham sido trocados e coloquei eles da maneira mais correta, e adicionei um novo dissipador que eu tinha nas minhas sucatas, feito o teste a tela meio roxa, meio azulada sumiu e o console ficou 100% de novo, esse recap foi o primeiro que fiz num SNES com a estação de ar quente, sem usar alicate.



Aproveitando que estava no embalo hoje de manhã, aproveitei e mexi no PS One que peguei com meus parceiros sábado, esse estava com um defeito que eu nunca tinha mexido num PS One, ele estava com a imagem distorcida, como se o cabo AV estivesse com mau contato, eu não sabia o que poderia ser, mas dei uma pesquisada e achei esse vídeo no Youtube:



Eu achava que ele estava com defeito no cristal, quase que fiz um teste antes trocando o cristal dele, mas ainda bem que vi esse vídeo antes, o técnico falou sobre um capacitor de 220 uF perto do conector do cabo AV que dá defeito, mas vi que tinham dois capacitores iguais, e resolvi trocar os dois como precaução, removi eles e vi que tinha uma mancha amarela em baixo deles, achei que pudessem ter vazado, mas como as manchas saíram facilmente, vi que podiam ser só fluxo mesmo... O engraçado é que decidi não usar a estação de ar quente para remover esses capacitores, pois como o PS One tem a placa bastante reduzida, cheia de componentes minúsculos, como ainda não domino totalmente a estação de ar quente e ainda não tenho uma fita protetora que é colada em cima dos componentes perto dos que serão removidos, para eles não saírem junto, decidi remover eles com alicate mesmo, e consegui remover eles facilmente, felizmente saiu fácil e não tive problemas, quando removi os capacitores a placa estava assim:



Depois de limpar as manchas amarelas com álcool isopropílico, adicionei os dois capacitores de 220 uF novos, coloquei os dois capacitores menores de tamanho que eu tinha, uns mais finos, eu tinha uns 4 ou 5 modelos desse capacitor diferentes, uns mais gordinhos, outros mais baixos, mas esses dois que coloquei foram os mais finos, para poder acomodar eles melhor na placa, pois por cima da placa quando for montar vai uma chapa de ferro em cima, que depois é colocado o leitor por cima dela, e a chapa poderia encostar nos capacitores e dar curto, mas adicionei os capacitores, e removi o cristal e coloquei ele de uma maneira melhor, pois ele estava mal soldado na placa, e ficou assim:



Fiz o teste ligando ele na TV e deu imagem normalmente, era defeito nos capacitores mesmo, ainda bem que pesquisei antes de fazer os testes nele, quase que troquei o cristal em vão :klol

Fiquei feliz por ter conseguido fazer um reparo inédito nesse PS One, eu só aceitava pegar consoles de cartucho até o N64, e evitava consoles de CD, mas agora estou pegando PS1 para mexer sem medo, quem sabe um dia subo para o PS2 também.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.373
Pontos
1.064
Nessa terça fiz dois consertos que não tinha feito antes, consertei um SNES que estava dando tela roxa e azulada, e um PS One que peguei no sábado, que estava com a imagem dando uma interferência, parecia cabo mal encaixado, mas não era isso.

Começando pelo SNES, a quase dois meses peguei ele na loja dos meus parceiros, eles iriam vender ele a um cliente, mas quando foram testar, se depararam com uma tela meio roxa, meio azulada, e acabaram vendendo outro bom no lugar para o cliente, e pediram para mim dar uma olhada, eu vi que poderia ser coisa fácil, mas não tinha pego um SNES com esse defeito ainda, mas quando abri ele levei um susto, ele estava muito mexido, cheio de gambiarras :keehk



Ele estava sem o dissipador de calor, não sei como não queimou, uma das memórias dele já tinha sido trocada, acho que ele tinha dado defeito de tela quadriculada antes, ele tinha uns jumpers perto do botão reset, dois capacitores dele perto do botão reset foram trocados, mas foram colocados de maneira estranha, o de 2.2 uF a pessoa que trocou nem encurtou as perninhas dele, e o de 220 uF que eu lembre, também não teve as perninhas cortadas e encurtadas, mas foi colocado de uma maneira mais tosca, a pessoa que trocou em vez de remover com ferro de solda e sugador, simplesmente cortou o capacitor da placa e soldou o novo em cima dos terminais do capacitor velho... E o chip CIC tinha sido trocado também, ao menos a memória e o chip CIC tinham sido bem trocados, provavelmente eles foram trocados por um profissional antes, mas o resto das gambiarras devem ter sido feitas por algum fuçador...

Mas dei um trato nele, primeiro troquei o restante dos capacitores que ficavam em baixo onde fica o dissipador de calor, só me faltou dois de 33 uF que eu não tinha mais, tive que comprar novos, mas levei algumas semanas para fazer isso, pois estava sem tempo para comprar, mas nesse último sábado comprei eles e pude terminar os reparos, além de trocar esses capacitores eu removi os dois que já tinham sido trocados e coloquei eles da maneira mais correta, e adicionei um novo dissipador que eu tinha nas minhas sucatas, feito o teste a tela meio roxa, meio azulada sumiu e o console ficou 100% de novo, esse recap foi o primeiro que fiz num SNES com a estação de ar quente, sem usar alicate.



Aproveitando que estava no embalo hoje de manhã, aproveitei e mexi no PS One que peguei com meus parceiros sábado, esse estava com um defeito que eu nunca tinha mexido num PS One, ele estava com a imagem distorcida, como se o cabo AV estivesse com mau contato, eu não sabia o que poderia ser, mas dei uma pesquisada e achei esse vídeo no Youtube:



Eu achava que ele estava com defeito no cristal, quase que fiz um teste antes trocando o cristal dele, mas ainda bem que vi esse vídeo antes, o técnico falou sobre um capacitor de 220 uF perto do conector do cabo AV que dá defeito, mas vi que tinham dois capacitores iguais, e resolvi trocar os dois como precaução, removi eles e vi que tinha uma mancha amarela em baixo deles, achei que pudessem ter vazado, mas como as manchas saíram facilmente, vi que podiam ser só fluxo mesmo... O engraçado é que decidi não usar a estação de ar quente para remover esses capacitores, pois como o PS One tem a placa bastante reduzida, cheia de componentes minúsculos, como ainda não domino totalmente a estação de ar quente e ainda não tenho uma fita protetora que é colada em cima dos componentes perto dos que serão removidos, para eles não saírem junto, decidi remover eles com alicate mesmo, e consegui remover eles facilmente, felizmente saiu fácil e não tive problemas, quando removi os capacitores a placa estava assim:



Depois de limpar as manchas amarelas com álcool isopropílico, adicionei os dois capacitores de 220 uF novos, coloquei os dois capacitores menores de tamanho que eu tinha, uns mais finos, eu tinha uns 4 ou 5 modelos desse capacitor diferentes, uns mais gordinhos, outros mais baixos, mas esses dois que coloquei foram os mais finos, para poder acomodar eles melhor na placa, pois por cima da placa quando for montar vai uma chapa de ferro em cima, que depois é colocado o leitor por cima dela, e a chapa poderia encostar nos capacitores e dar curto, mas adicionei os capacitores, e removi o cristal e coloquei ele de uma maneira melhor, pois ele estava mal soldado na placa, e ficou assim:



Fiz o teste ligando ele na TV e deu imagem normalmente, era defeito nos capacitores mesmo, ainda bem que pesquisei antes de fazer os testes nele, quase que troquei o cristal em vão :klol

Fiquei feliz por ter conseguido fazer um reparo inédito nesse PS One, eu só aceitava pegar consoles de cartucho até o N64, e evitava consoles de CD, mas agora estou pegando PS1 para mexer sem medo, quem sabe um dia subo para o PS2 também.


Vou precisar mexer em 2 SNES aqui que ganhei de um colega que tinha uma locadora, um o vídeo em AV fica zuado e o outro nem liga. Se eu conseguir consertar já rende uma grana pra venda, já que o que uso está zeradinho e branquinho como novo.
 

L34NDR0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.359
Reações
16.720
Pontos
353
Não é retrô mas estou feliz de ter consertado uma tv led smart que ganhei de 32 polegadas. Primeira vez que faço troca de capacitores. Foram 3, a solda não ficou bonita mas deu certo. Ainda mais agora com tudo mais caro e minha outra tv de led que eu tinha pifou mesmo, não tinha o que fazer. Dificilmente teria condições de comprar uma. Eu só reparei que a tv esquenta, mas dizem que é normal isso.

Se eu consegui posto fotos
Normal com o back-light em 100%.
Recomendo ir nas configurações do aparelho e reduzir a potência do painel se utiliza sua TV em um ambiente sem uma iluminação forte. Vai reduzir muito a temperatura aumentando a vida útil dela tanto o painel de LEDs quanto a PSU vão trabalhar com folga, além de baixar consideravelmente o consumo.
Eu costumo utilizar entre 25~30% para a maioria do tempo e em alguns filmes e poucos jogos aumento pra 50%.
Nos aparelhos Smart costuma ser editando os perfis do aparelho (ECO/VIVO/CINEMA/ESPORTE/...).
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.257
Reações
5.413
Pontos
703
Normal com o back-light em 100%.
Recomendo ir nas configurações do aparelho e reduzir a potência do painel se utiliza sua TV em um ambiente sem uma iluminação forte. Vai reduzir muito a temperatura aumentando a vida útil dela tanto o painel de LEDs quanto a PSU vão trabalhar com folga, além de baixar consideravelmente o consumo.
Eu costumo utilizar entre 25~30% para a maioria do tempo e em alguns filmes e poucos jogos aumento pra 50%.
Nos aparelhos Smart costuma ser editando os perfis do aparelho (ECO/VIVO/CINEMA/ESPORTE/...).
Isso eu faço sempre quando vou utilizar ela. Diminuo contraste, desligo contraste dinâmico. O fogo que quando tira ela da tomada, ela tipo reseta. Fora que não atualizei a tv,e por medo não pretendo atualiza. É uma Philco smart. Demora pra iniciar. Mas eu gostei da imagem e do som.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Vou precisar mexer em 2 SNES aqui que ganhei de um colega que tinha uma locadora, um o vídeo em AV fica zuado e o outro nem liga. Se eu conseguir consertar já rende uma grana pra venda, já que o que uso está zeradinho e branquinho como novo.
Talvez o que está com o AV zoado só precise de um recap, mas o que não liga, talvez seja um defeito extremamente simples, o penúltimo SNES que consertei só estava com a latinha da entrada da fonte oxidada, apenas lixei ela com minha mini furadeira e limpei, e ele voltou a vida :klol

Mas se não for isso, deve ser fusível ou regulador de tensão, geralmente são essas três coisas que podem fazer os SNES não ligarem.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.257
Reações
5.413
Pontos
703
Bom gente, estou postando aqui pois não encontrei outro lugar para postar ok.

Nesse ano na primeira semana, eu adquiri uma TV de 32 Smart Led Philco que era da minha irmã e do meu cunhado, eles me deram pois não tinha condições de pagar o conserto. Um cara que conserta que meu pai indicou pois ele tinha arrumado uma tv com ele de tubo e o cara disse que ia ficar 40 reais com controle, pq meu pai é mecanico de carro e ele arrumou o carro dele. enfim . . .
Eu de começo mandei uma de tubo para ele arrumar pois pretendia deixar em meu quarto, eu tambem tinha ganhado essa tv, no caso ela ficou 65 reais o conserto com o controle junto, achei um pouco acima do que foi cobrado do meu pai, e o cara demorou pra entregar e eu ambém deixei essa tv.
Acredito que ele nem abriu a TV e me cobrou 400 reais para arrumar falando que tinha que trocar as barras de led. Mas como trocar barras se a tela pisca e desliga em seguida?

Entretanto, peguei a TV de volta e pensei comigo: Vou arrumar ela e vai ser algo simples.
Meu amigo me emprestou um ferro de solda e estanho e la fui eu me aventurar, alias nunca tinha feito solda de placa na vida, mas fui com fé e coragem. Não tive parkinson nas mãos graças a Deus e retirei 3 capacitores pequenos da placa e substitui eles. Foi fácil até, só fazer com cuidado.

segue fotos:

vlkJAMJ.jpg


esse verde eu retirei pra pegar o modelo certo, comprei 4, me saiu 1 real cada.

8az07Sc.jpg


desculpem as fotos do meu celular nessa foto ai la no meio em cima os 2 verdes que retirei tambem

vbee0uj.jpg


como ficaram as soldas, ficou feia eu sei, só a primeira ficou certa, também estava sem alicate apropriado pra cortar as pontas o importante o resultado final

wq6HMmA.jpg


ficaram bonitos e novos agora

FBMHTCC.jpg


essa foto tirei logo que liguei e fiz o primeiro teste, foi muita emoção

P6SOaSs.jpg


foram simplesmente essas 3 peças com defeito e o canalha me cobrando 400 reais, até agora isso não me desce sabe, vontade de quebrar a cara desse safado.
pra que fazer isso né, essas pessoas só perdem.

por esse motivo eu quando tiver melhor de grana vou comprar mais ferramentas e arrumar meus proprios eletrônicos, na verdade ja faço isso, mas vou aprimorar com soldas pois infelizmente ta cada vez mais dificil dar voto de confiança as pessoas.

desculpe o post longo e agradeço quem viu.
 

Kloky

Bam-bam-bam
Mensagens
662
Reações
1.195
Pontos
233
Bom gente, estou postando aqui pois não encontrei outro lugar para postar ok.

Nesse ano na primeira semana, eu adquiri uma TV de 32 Smart Led Philco que era da minha irmã e do meu cunhado, eles me deram pois não tinha condições de pagar o conserto. Um cara que conserta que meu pai indicou pois ele tinha arrumado uma tv com ele de tubo e o cara disse que ia ficar 40 reais com controle, pq meu pai é mecanico de carro e ele arrumou o carro dele. enfim . . .
Eu de começo mandei uma de tubo para ele arrumar pois pretendia deixar em meu quarto, eu tambem tinha ganhado essa tv, no caso ela ficou 65 reais o conserto com o controle junto, achei um pouco acima do que foi cobrado do meu pai, e o cara demorou pra entregar e eu ambém deixei essa tv.
Acredito que ele nem abriu a TV e me cobrou 400 reais para arrumar falando que tinha que trocar as barras de led. Mas como trocar barras se a tela pisca e desliga em seguida?

Entretanto, peguei a TV de volta e pensei comigo: Vou arrumar ela e vai ser algo simples.
Meu amigo me emprestou um ferro de solda e estanho e la fui eu me aventurar, alias nunca tinha feito solda de placa na vida, mas fui com fé e coragem. Não tive parkinson nas mãos graças a Deus e retirei 3 capacitores pequenos da placa e substitui eles. Foi fácil até, só fazer com cuidado.

segue fotos:

vlkJAMJ.jpg


esse verde eu retirei pra pegar o modelo certo, comprei 4, me saiu 1 real cada.

8az07Sc.jpg


desculpem as fotos do meu celular nessa foto ai la no meio em cima os 2 verdes que retirei tambem

vbee0uj.jpg


como ficaram as soldas, ficou feia eu sei, só a primeira ficou certa, também estava sem alicate apropriado pra cortar as pontas o importante o resultado final

wq6HMmA.jpg


ficaram bonitos e novos agora

FBMHTCC.jpg


essa foto tirei logo que liguei e fiz o primeiro teste, foi muita emoção

P6SOaSs.jpg


foram simplesmente essas 3 peças com defeito e o canalha me cobrando 400 reais, até agora isso não me desce sabe, vontade de quebrar a cara desse safado.
pra que fazer isso né, essas pessoas só perdem.

por esse motivo eu quando tiver melhor de grana vou comprar mais ferramentas e arrumar meus proprios eletrônicos, na verdade ja faço isso, mas vou aprimorar com soldas pois infelizmente ta cada vez mais dificil dar voto de confiança as pessoas.

desculpe o post longo e agradeço quem viu.
Rapaz, parabéns pelo conserto. Como foi que você diagnosticou que esses capacitores que eram o problema?

Tô com uma tv aqui com esse mesmo problema, pisca e o backlight apaga, mas olhando de perto da pra ver que a imagem "está lá." Olhei no YT uma de mesmo modelo com esse problema, mas o diagnóstico era num transformador, daí desanimei.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.257
Reações
5.413
Pontos
703
Rapaz, parabéns pelo conserto. Como foi que você diagnosticou que esses capacitores que eram o problema?

Tô com uma tv aqui com esse mesmo problema, pisca e o backlight apaga, mas olhando de perto da pra ver que a imagem "está lá." Olhei no YT uma de mesmo modelo com esse problema, mas o diagnóstico era num transformador, daí desanimei.
Vi uns sites gringos de eletrônica e 3 vídeos de técnicos em eletrônica no yt. Se tiver como posta uma foto da placa. Se for caso mais sério tente encontrar uma placa de outra tv que a tela quebrou/ danificou. Te garanto que será mais em conta.
 
Topo Fundo