O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
@doraemondigimon , o upgrade de memoria que vc diz é o HD né!?
Eu troquei o HD do meu irmão semana passada, o modchip dele só reconhece 120gb, a maneira mais fácil que achei para corrigir isso foi fazendo o softmod, é bem fácil, porém ainda mantive o modchip no aparelho, mas é só ligar com o botão eject que ele inicia via softmod e reconhece os 400gb.

O Auto Installer acho que vc encontra no canal do Xbox Classico ********, da uma vasculhada nos vídeos dele, em um video ele coloca o link para download na descrição.

Pode ser os upgrades de memória RAM e de processador, isso faz o bichinho ficar bruto demais
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Faz tempo que não faço gambiarras... ultimamente estou mas estudando e criando projetos novos...kkk
mas quando era criança fiz este frankenstein para salvar um controle daqueles com gota de epoxy...
Admito... está horrível kkkkkkk mas não faço mais assim... kkkk
 

Anexos

  • milajoy.jpg
    milajoy.jpg
    155,9 KB · Visualizações: 18
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Não sabia dessa dos leitores, alguém sabe o q pode atrapalhar o leitor do PS1 ?
Pq as vezes parece q o meu até vai ler mas ele fica travado no logo do PlayStation.
As vezes no meu antigo eu regulava um pouco a altura do spindle (aquela paradinha que clipa o CD) e voltava a funcionar... mas cuidado para não baicar muito e o CD raspar na lente ou no contato...
foi retirar e colocar novamente o processador, além de pressionar contra a mobo as placas
As vezes (faça por conta e risco) eu fecho o slot ZIF "se for o caso" coloco o processador em cima, e vou abrindo a lavanquinha até o processador começar a descer... então dou uma pressionada e ele desce raspando os pézinhos nos contatos...e com isso dando uma limpada (cuidado com a força... para não quebrar os pézinhos ou acavalar o soquete... contrário também funciona... prender o processador no ZIF e ir liberando a alavanca até conseguir tirar... sem a alavanca totalmente aberta... vai sair meio raspando.... mas tem que ser bem sutil o procedimento para não desgastar muito as peças...
só saiu depois de eu dar muito calor com o ferro de solda e ir forçando com uma chave de fenda bem fina.
já tentou com a solda "salva chips"? é uma maravilha para SMD mas para PTH também funciona... não é tão eficiente mas funciona... é cara a brincadeira mas melhor que arriscar comprometer os contatos... tenho usado e gostado.
e a terceira quase deu m****, foi a troca dos capacitores.
isso é sempre arriscado "desgrudar as ilhas e trilhas" estas placas multicamada são sempre um problema... mas uma vez prefiro gastar com um pouco de "salva chips"... lembrando sempre de limpar depois e colocar solda normal na peça nova.
Meu ps4 tinha o problema crônico de auto-eject,
Não tenho consoles novos... não curto muito... mas acho que este problema poderia ser resolvido de uma forma bastante eficiente que o pessoal usava antigamente... consistem em apontar uma espingarda para o console e amarrar um fiozinho no gatilho e no sistema de ejetar... se ejetar já sabe né... kkkk
Raspar resolve porque tira a oxidação... mas não impede de oxidar de novo, dali a alguns anos. A fita isolante é uma solução definitiva, porque você simplesmente isola a placa de qualquer contato elétrico.
Acho que prefiro usar uma chave nova e diferente... de melhor qualidade (tem que ver se cabe dentro do console) uma vez peguei um aparelho (não game) que dava todo tipo de problema... troquei as chaves do painel por outras de qualidade superior... e nunca mais deu o defeito.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.613
Reações
33.081
Pontos
1.048
já tentou com a solda "salva chips"? é uma maravilha para SMD mas para PTH também funciona... não é tão eficiente mas funciona... é cara a brincadeira mas melhor que arriscar comprometer os contatos... tenho usado e gostado.

Minhas ferramentas de manutenção são muito precárias. Pra solda tenho aqui um ferro da Fame de 40w daqueles vendidos em casa de material de construção + um estanho do tempo do ronca pra soldar fios elétricos. E um multímetro daqueles pra usar com eletricidade também. Só no final de 2018 eu comprei um jogo de chave gamebits para que eu pudesse abrir meu cartucho Super Metroid e trocar a bateria pra poder salvar. E foi aquele trabalho de porco: tirei a bateria velha, coloquei uma nova e passei uma fita isolante pra dar pressão. Tenho até aqui holder de CR032 mais infelizmente não tenho nem sugador de solda pra tirar o contato antigo.

Tenho tanta coisa pra comprar que ferramentas só em caso de necessidade mesmo.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Minhas ferramentas de manutenção são muito precárias. Pra solda tenho aqui um ferro da Fame de 40w daqueles vendidos em casa de material de construção + um estanho do tempo do ronca pra soldar fios elétricos. E um multímetro daqueles pra usar com eletricidade também. Só no final de 2018 eu comprei um jogo de chave gamebits para que eu pudesse abrir meu cartucho Super Metroid e trocar a bateria pra poder salvar. E foi aquele trabalho de porco: tirei a bateria velha, coloquei uma nova e passei uma fita isolante pra dar pressão. Tenho até aqui holder de CR032 mais infelizmente não tenho nem sugador de solda pra tirar o contato antigo.

Tenho tanta coisa pra comprar que ferramentas só em caso de necessidade mesmo.
Algumas das minhas também são bem precárias... na cidade que eu moro não tem nada de especial para comprar e quando quero algo mais específico tenho que gastar muito cash para ir para outra cidade ou gastar 30 contos em cada frete no mercadolivre... fica complicado mesmo...
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Acho que prefiro usar uma chave nova e diferente... de melhor qualidade (tem que ver se cabe dentro do console) uma vez peguei um aparelho (não game) que dava todo tipo de problema... troquei as chaves do painel por outras de qualidade superior... e nunca mais deu o defeito.

Entendi. Mas você acha que vale todo o trabalho/esforço? Comprar, verificar se cabe, adaptar, etc.

Com um tequinho microscópico de fita isolante o problema é resolvido em definitivo - e o melhor, sem perder a função, já que é possível ejetar o disco pelo menu/controle.
 


Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Entendi. Mas você acha que vale todo o trabalho/esforço? Comprar, verificar se cabe, adaptar, etc.

Com um tequinho microscópico de fita isolante o problema é resolvido em definitivo - e o melhor, sem perder a função, já que é possível ejetar o disco pelo menu/controle.
se o console for seu não vale o esforço não... só se for consertar para outro que exija o console todo funcional... daí não vale apena tentar consertar o original se ele estraga fácil.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Minhas ferramentas de manutenção são muito precárias. Pra solda tenho aqui um ferro da Fame de 40w daqueles vendidos em casa de material de construção + um estanho do tempo do ronca pra soldar fios elétricos. E um multímetro daqueles pra usar com eletricidade também. Só no final de 2018 eu comprei um jogo de chave gamebits para que eu pudesse abrir meu cartucho Super Metroid e trocar a bateria pra poder salvar. E foi aquele trabalho de porco: tirei a bateria velha, coloquei uma nova e passei uma fita isolante pra dar pressão. Tenho até aqui holder de CR032 mais infelizmente não tenho nem sugador de solda pra tirar o contato antigo.

Tenho tanta coisa pra comprar que ferramentas só em caso de necessidade mesmo.
Caramba Piga, pensava que você fosse mais equipado... :klol

Eu também estava com um equipamento bem precário, mas mês passado resolvi dar um basta e gastei quase 200 reais renovando a maioria das minhas ferramentas, comprei um ferro de solda novo para reserva, já que o meu que uso ainda está bom, mais um sugador que depois deu problema, e peguei um bem melhor no lugar dele depois gastando mais um pouco, mais fluxo de solda e estanho, e dois alicates, um de corte e outro de bico, e mais duas escovas anti estática para limpeza, e um suporte de ferro de solda com esponja vegetal, esse mês só comprei uma pinça ondulada porque me sobrou pouca grana, e ainda falta comprar algumas coisas, mas com essas coisas que comprei mês passado estou conseguindo me virar bastante.

Uma dica é que você pode ir comprando aos poucos, pelo menos uma vez por mês ou de 15 em 15 dias gaste uns 50 reais com ferramentas que não pesam muito, e procure comprar itens de qualidade, não aqueles genéricos, pois alguns são péssimos... O sugador que comprei paguei 15 reais porque o dinheiro que tinha no dia não ia dar para comprar o que eu realmente queria, mas ele estragou no outro dia quando estreei ele, por sorte consegui trocar ele pelo que eu queria dias depois pagando um pouco mais. Uma marca que gosto bastante é da Hikari, ela tem diversas ferramentas como alicates, pinças, ferros de solda, entre outros de muito boa qualidade, virei fã da marca nos últimos tempos, e geralmente os itens dessa marca não são caros.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Cara, eu tenho uma pá de ferramentas que estão sub-utilizadas lá em casa, queria era ter espaço para montar uma oficininha para mim, ia ser lindo...
Pq as coisas dentro de caixas eu fico sem saco de pegar para usar
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Cara, eu tenho uma pá de ferramentas que estão sub-utilizadas lá em casa, queria era ter espaço para montar uma oficininha para mim, ia ser lindo...
Pq as coisas dentro de caixas eu fico sem saco de pegar para usar
Também estou querendo montar uma pra mim... por enquanto uso um quartinho de casa... mas futuramente a patroa já indicou que vai querer um BB pra colocar lá...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.613
Reações
33.081
Pontos
1.048
@Odin Games
Além de não querer gastar com ferramentas agora, eu tenho problema de espaço. Moro em apê e tenho um quarto pequeno, onde eu faço minhas coisas. Quando vou desmontar e montar PCs por exemplo, tenho que usar a mesa da sala, ou seja, até pra trabalhar é complicado, por isso não animo muito.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Não foi recente mas foi a unica vez que eu fiz uma gambiarra pra consertar um console. Tinha um Ps1 e como muitos aqui tive o problema do leitor, para corrigir o problema eu peguei um pedaço do plastico de um case de CD. recortei, lixei e colei abaixo do carrinho do leitor (não sei o nome correto) e meu ps1 nunca mais deu problema até o dia que eu vendi ele. Me senti um hacker pois eu tive a ideia e fiz sem seguir tutoriais e afins, outra coisa que eu fazia para mim e meus amigos na epoca do Super Nintendo era abrir controles, lavar as partes de plastico, eu pegava um lapis e raspavaa ponta e colocava nos conectores, isso melhorava os contatos, não lembro com quem aprendi isso, mas na epoca dos controles de Super Nintendo era comum depois de um tempo os botoes ficarem duros, e essa gambiarra que eu fazia funcionava bem. :klol
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Bom pessoal, hoje tenho novidades, ontem eu tinha pego mais dois SNES para tentar arrumar, e hoje eu mexi neles, os dois não ligavam, ai mexi no primeiro, e consegui fazer ele ligar, eu só troquei o regulador de tensão, mas agora ele está com um zumbido no som, e amanhã vou fazer esse procedimento nele para ver se sai esse zumbido:



Já o segundo SNES esse eu consegui recuperar, primeiro eu troquei o fusível dele, coloquei um suporte com um fusível de vidro, mesmo assim ele não ligou, ai resolvi trocar o regulador de tensão, e ele voltou a funcionar perfeitamente! Deixei ele umas duas horas ligado e não deu mais problema, foi a primeira vez que troquei regulador de tensão, e hoje troquei o de dois consoles :klol



Aqui está uma foto dele funcionando:



A segunda novidade é que ontem ganhei dos meus amigos um saquinho cheio de chips de cartuchos, tinha quase 30 eu acho, uns 15 de SNES, mais alguns de GBs, Atari, e de Famiclone e NES, e consegui recuperar alguns deles, como um cartucho de 72 pinos do Lunar Pool piratinha nacional, esse tinha a carcaça, consegui salvar ele lixando os contatos, que estavam bem sujos com ferrugem, e outros dois chips funcionaram sem eu fazer nada neles, um jogo de Atari que não sei o nome, e mais um hack do Sonic para GBC chamado Sonic 6, mas o principal nem foi esses, foi um chip original de um jogo de SNES, no meio deles veio 3 chips originais de SNES, um do MK2, outro do Rei Leão, e um do Starfox, que já tenho um cartucho e nem mexi nele ainda, mas hoje peguei o chip do MK2 e do Rei Leão para fazer um teste, ressoldei todos os terminais do MK2 primeiro, mas infelizmente ele não funcionou, mesmo assim fiz o mesmo com o chip do Rei Leão:



Ressoldei com toda a calma terminal por terminal, e ele ficou assim:



Ai coloquei ele no mesmo SNES que eu recém tinha consertado, e...



Fiquei bastante feliz que consegui recuperar esse chip, agora estou vendo com o antigo dono se ele acha a carcaça original dele, vou ficar com esse cartucho, ele tinha me dado ele para usar como cobaia mesmo, tomara que ele ache a carcaça dele, por enquanto coloquei ele numa carcaça piratinha. Já o MK2 quero ver se consigo fazer um reflow nele, esquentando ele num forno como se fosse um reballing.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Bom pessoal, hoje tenho novidades, ontem eu tinha pego mais dois SNES para tentar arrumar, e hoje eu mexi neles, os dois não ligavam, ai mexi no primeiro, e consegui fazer ele ligar, eu só troquei o regulador de tensão, mas agora ele está com um zumbido no som, e amanhã vou fazer esse procedimento nele para ver se sai esse zumbido:



Já o segundo SNES esse eu consegui recuperar, primeiro eu troquei o fusível dele, coloquei um suporte com um fusível de vidro, mesmo assim ele não ligou, ai resolvi trocar o regulador de tensão, e ele voltou a funcionar perfeitamente! Deixei ele umas duas horas ligado e não deu mais problema, foi a primeira vez que troquei regulador de tensão, e hoje troquei o de dois consoles :klol



Aqui está uma foto dele funcionando:



A segunda novidade é que ontem ganhei dos meus amigos um saquinho cheio de chips de cartuchos, tinha quase 30 eu acho, uns 15 de SNES, mais alguns de GBs, Atari, e de Famiclone e NES, e consegui recuperar alguns deles, como um cartucho de 72 pinos do Lunar Pool piratinha nacional, esse tinha a carcaça, consegui salvar ele lixando os contatos, que estavam bem sujos com ferrugem, e outros dois chips funcionaram sem eu fazer nada neles, um jogo de Atari que não sei o nome, e mais um hack do Sonic para GBC chamado Sonic 6, mas o principal nem foi esses, foi um chip original de um jogo de SNES, no meio deles veio 3 chips originais de SNES, um do MK2, outro do Rei Leão, e um do Starfox, que já tenho um cartucho e nem mexi nele ainda, mas hoje peguei o chip do MK2 e do Rei Leão para fazer um teste, ressoldei todos os terminais do MK2 primeiro, mas infelizmente ele não funcionou, mesmo assim fiz o mesmo com o chip do Rei Leão:



Ressoldei com toda a calma terminal por terminal, e ele ficou assim:



Ai coloquei ele no mesmo SNES que eu recém tinha consertado, e...



Fiquei bastante feliz que consegui recuperar esse chip, agora estou vendo com o antigo dono se ele acha a carcaça original dele, vou ficar com esse cartucho, ele tinha me dado ele para usar como cobaia mesmo, tomara que ele ache a carcaça dele, por enquanto coloquei ele numa carcaça piratinha. Já o MK2 quero ver se consigo fazer um reflow nele, esquentando ele num forno como se fosse um reballing.

Dois snes com regulador zoado? informe ao dono dos consoles que ele pode estar usando uma fonte bem vagaba... pode ser que vá queimando outros componentes com o passar do tempo...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Dois snes com regulador zoado? informe ao dono dos consoles que ele pode estar usando uma fonte bem vagaba... pode ser que vá queimando outros componentes com o passar do tempo...
Pois é, as vezes a pessoa coloca até uma fonte que não é compatível, ou que não tem exatamente as mesmas especificações, e acaba queimando o console.

Menos mal que consegui fazer eles ligarem novamente, um já está 100%, mas o outro ficou com um zumbido no som e tentei trocar os capacitores indicados no vídeo hoje, e infelizmente não deu certo:



Troquei 6 capacitores dessa placa, todos SMD, quem conhece sabe o saco que é trocar esses capacitores se a pessoa não tem o equipamento adequado, até para técnicos é um saco trocar eles, mesmo assim consegui remover os 6 capacitores sem problemas, lentamente com muito cuidado para não danificar o terminal ou arrancar fora, e consegui fazer isso, ai adicionei os eletroliticos normais no lugar, que é até melhor colocar eles, que foram 3 capacitores de 10 uF, dois de 33 uF, e mais um de 47 uF, e ainda adicionei um sétimo capacitor, que é um de 1000 uF, mas mesmo assim o zumbido continuou na mesma, mas li nos comentários do vídeo que postei que tem mais um jeito, que é fazendo uma ponte em um chip de som do console, mas esse modelo que estou aqui que é um GPM 02 tem dois chips da Sony, e não sei qual deles devo fazer isso, vou ter que pesquisar ainda.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.613
Reações
33.081
Pontos
1.048
Este caro da video remove com o alicate e dá a entender que esta é a maneira correta de retitrar... MAS EU NÃO TENHO CORAGEM... tenho medo de danificar algum terminal... e daí ta feita a M...

Vi um vídeo não lembro onde, que o técnico diz que retirar com alicate não é recomendado, pois você pode estourar os "pads" da PCB. Ele ensina retirar com soprador térmico. Vai dando ar quente e vai amolecendo com uma pinça até o capacitor sair sem precisar fazer força.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Vi um vídeo não lembro onde, que o técnico diz que retirar com alicate não é recomendado, pois você pode estourar os "pads" da PCB. Ele ensina retirar com soprador térmico. Vai dando ar quente e vai amolecendo com uma pinça até o capacitor sair sem precisar fazer força.
Também não arrisco tirar com alicate... se arrancar os pads tá feita a M... daí vai ter que sair seguindo a trilha para ver onde vai dar e pegar um novo ponto... se tiver...kkkkk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Este caro da video remove com o alicate e dá a entender que esta é a maneira correta de retitrar... MAS EU NÃO TENHO CORAGEM... tenho medo de danificar algum terminal... e daí ta feita a M...

Também não teria coragem, quando vê o cara corta um fora e vem o terminal e um pedaço da trilha junto... :klol

Acho que o único jeito do cara tirar de boa esses capacitores do diabo é com uma estação de ar quente ou soprador térmico mesmo, mas como infelizmente ainda não tenho (Pretendo adquirir uma estação de ar quente em breve), tenho que me virar com um ferro de solda com todo o cuidado do mundo... :klol

Ontem levei quase duas horas para remover 6 capacitores, eu podia ter feito mais rápido, mas fiz com todo o cuidado porque o console não era meu, nem dos meus amigos que pego consoles, era de uma cliente deles, e consegui finalmente remover eles sem problemas, mas estava bastante nervoso com medo de dar m****, pois na primeira vez que fiz uma troca dessas, estourei uma trilha do primeiro SMD que removi.
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.916
Reações
3.051
Pontos
353
comprei um controle de gamecube original usado e estou tentando instalar o nintendont no wii..baixando um jogo agora pra ver se funfa..muito louco isso de ter um gamecube dentro do wii, e como nunca tive gamecube pensei aqui comigo..não tem como não aproveitar isso..

se der certo estarei me sentindo como se tivesse acabado de comprar outro console..
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
comprei um controle de gamecube original usado e estou tentando instalar o nintendont no wii..baixando um jogo agora pra ver se funfa..muito louco isso de ter um gamecube dentro do wii, e como nunca tive gamecube pensei aqui comigo..não tem como não aproveitar isso..

se der certo estarei me sentindo como se tivesse acabado de comprar outro console..
O Wii é praticamente um Gamecube melhorado, a Nintendo aproveitou o hardware dele e fez o Wii, por isso ele é compatível com ele.

Você pode testar esse controle em alguns jogos do Wii também, tem vários jogos compatíveis e que são até melhor jogar com o controle do Gamecube do que o Wii Remote e Nunchuck, como o Mortal Kombat Armageddon e os RE, menos o 4.
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.916
Reações
3.051
Pontos
353
O Wii é praticamente um Gamecube melhorado, a Nintendo aproveitou o hardware dele e fez o Wii, por isso ele é compatível com ele.

Você pode testar esse controle em alguns jogos do Wii também, tem vários jogos compatíveis e que são até melhor jogar com o controle do Gamecube do que o Wii Remote e Nunchuck, como o Mortal Kombat Armageddon e os RE, menos o 4.
estou baixando gauntlet dark legacy #empolgado rsrs
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
estou baixando gauntlet dark legacy #empolgado rsrs
Se tiver dúvidas pode perguntar aqui.

Dá para você pegar um HD de notebook velho e comprar um case de HD que custa uns 60 reais, e entupir de ISOs de GC, cada disco tem 1,5 GB, com um HD de 160 GB dá para encher de jogos, até um de 80 GB serve... :klol

O Nintendont é o melhor, mas eu não jogo os meus jogos por ele, uma dica é incorporar ele ao USB Loader GX, e abrir os jogos pelo USB Loader GX, tinha alguns jogos que eu abria pelo Nintendont e eles apareciam meio bugados, como o RE3, mas ai um dia testei e abri ele pelo USB Loader GX e funcionou perfeitamente, fora que pode personalizar ele baixando as capas dos jogos online por ele, é muito legal isso.
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.916
Reações
3.051
Pontos
353
Se tiver dúvidas pode perguntar aqui.

Dá para você pegar um HD de notebook velho e comprar um case de HD que custa uns 60 reais, e entupir de ISOs de GC, cada disco tem 1,5 GB, com um HD de 160 GB dá para encher de jogos, até um de 80 GB serve... :klol

O Nintendont é o melhor, mas eu não jogo os meus jogos por ele, uma dica é incorporar ele ao USB Loader GX, e abrir os jogos pelo USB Loader GX, tinha alguns jogos que eu abria pelo Nintendont e eles apareciam meio bugados, como o RE3, mas ai um dia testei e abri ele pelo USB Loader GX e funcionou perfeitamente, fora que pode personalizar ele baixando as capas dos jogos online por ele, é muito legal isso.
Valeu mesmo pela ajuda!! O Nintendont que baixei e o configurado pro usb loader gx..vou testar!
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Hoje não fiz nenhum conserto, mas fiz algumas gambiarras em 4 cartuchos que tinha aqui, e que eu só tinha os chips deles, e providenciei carcaças para eles, mas tive que fazer algumas improvisações...



Hoje de manhã sai para entregar o último SNES que consertei para os donos, e aproveitei e perguntei para um dos meus amigos se ele tinha achado a carcaça original do meu Rei Leão que ele tinha me dado um chip original com defeito semana passada, e consegui consertar o chip, mas não tinha a carcaça, e ele ficou de ver para mim se achava ela, mas infelizmente ele não achou... E me deu outra carcaça pirata para por no lugar, mas eu não quis usar ela, e lembrei que eu tinha uma original aqui, que era de um Mario World que me desfiz do chip a muito tempo, e resolvi reaproveitar ela, mas tive que fazer uma pequena adaptação, pois um dos buracos do parafuso não estava segurando o parafuso, e eu tive que colocar cola quente no buraco, que fica na carcaça da parte de trás, e esperar secar, para depois colocar o parafuso novamente, e ele ficou firme, agora só tenho que providenciar um label para esse Rei Leão, pelo menos agora ele está com uma carcaça original novamente...



Já o segundo jogo que coloquei uma carcaça nova foi um hack de Game Boy chamado Sonic 6, o chip desse jogo foi um dos que recuperei semana passada, eu tinha ganhado um saco cheio de chips de vários consoles, e esse funcionava normal, nem precisei mexer nele, mas ele não tinha mais a carcaça, e hoje fui ver com meu amigo se conseguia a carcaça original dele junto com a do Rei Leão, e foi a única que consegui, e ela está em ótimo estado com o label, agora ele está com a carcaça dele novamente...



Já o terceiro jogo que coloquei uma carcaça nova foi um Zaxxon de Atari, esse jogo foi mais um que veio no meio dos vários chips que tinha ganhado, mas funcionava, esse eu não achei uma carcaça compatível com meu amigo, mas lembrei que tinha algumas carcaças em uma caixa perdida por aqui, junto com a carcaça original que coloquei no meu Rei Leão, e tinha umas 5 carcaças diferentes de jogos de Atari, e felizmente achei uma em bom estado compatível com esse chip do Zaxxon, o chip era da Dynacom, mas ele coube nessa carcaça sem problemas, nem sei que marca é essa carcaça, mas ela tem um label genérico, nem quis remover ele, vou deixar ele assim por enquanto...



Já o último cartucho que coloquei uma nova carcaça não foi um dos que ganhei o chip semana passada, esse jogo eu tenho a mais de 20 anos, em 1996 eu comprei um cartucho de 72 pinos da Milmar de um amigo de infância do jogo F-15 City War, e alguns meses depois no início de 1997, eu ganhei meu SNES, ai emprestei esse cartucho para um colega que tinha um Dynavision 4, só que o desgramado me entregou o cartucho com um quebrado no suporte interno da carcaça, e o chip ficou solto dentro da carcaça, e como eu tinha 11 anos, não sabia que dava para colar ele com Super Bonder, e acabei jogando a carcaça fora ficando só com o chip, e o coitado do chip ficou todos esses anos pelado sem carcaça... Ai a alguns anos quando voltei a colecionar, tentei conseguir alguns cartuchos com defeito só para pegar a carcaça para por nesse chip, mas todas as que conseguia ele não cabia nelas, e nunca conseguia uma carcaça que coubesse, mas hoje procurando a carcaça do meu Rei Leão, e a do Sonic, vi uma carcaça de 72 pinos do Caça Fantasmas de Phantom System, e mesmo sendo a carcaça de um jogo da Gradiente, e não da Milmar, pedi para o meu amigo se podia ficar com ela para tentar por nesse chip, e ele deixou eu levar ela, ai cheguei em casa, e vi que o chip também não cabia nessa carcaça, mas vi que era só alguns CM que faltava para caber, e decidi cortar uns pedaços dos suportes que seguram o chip, e ele acabou entrando como se a carcaça tivesse sido feita para ele! Agora só falta conseguir fazer um label para ele também, apesar da carcaça não ser da Milmar, pelo menos a carcaça da Gradiente é bem parecida com ela, se colocar um label igual ao original não vai fazer muita diferença, finalmente depois de 22 anos consegui uma carcaça para esse coitado desse chip, e agora ele não é mais pelado... :klol

 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Hoje não fiz nenhum conserto, mas fiz algumas gambiarras em 4 cartuchos que tinha aqui, e que eu só tinha os chips deles, e providenciei carcaças para eles, mas tive que fazer algumas improvisações...



Hoje de manhã sai para entregar o último SNES que consertei para os donos, e aproveitei e perguntei para um dos meus amigos se ele tinha achado a carcaça original do meu Rei Leão que ele tinha me dado um chip original com defeito semana passada, e consegui consertar o chip, mas não tinha a carcaça, e ele ficou de ver para mim se achava ela, mas infelizmente ele não achou... E me deu outra carcaça pirata para por no lugar, mas eu não quis usar ela, e lembrei que eu tinha uma original aqui, que era de um Mario World que me desfiz do chip a muito tempo, e resolvi reaproveitar ela, mas tive que fazer uma pequena adaptação, pois um dos buracos do parafuso não estava segurando o parafuso, e eu tive que colocar cola quente no buraco, que fica na carcaça da parte de trás, e esperar secar, para depois colocar o parafuso novamente, e ele ficou firme, agora só tenho que providenciar um label para esse Rei Leão, pelo menos agora ele está com uma carcaça original novamente...



Já o segundo jogo que coloquei uma carcaça nova foi um hack de Game Boy chamado Sonic 6, o chip desse jogo foi um dos que recuperei semana passada, eu tinha ganhado um saco cheio de chips de vários consoles, e esse funcionava normal, nem precisei mexer nele, mas ele não tinha mais a carcaça, e hoje fui ver com meu amigo se conseguia a carcaça original dele junto com a do Rei Leão, e foi a única que consegui, e ela está em ótimo estado com o label, agora ele está com a carcaça dele novamente...



Já o terceiro jogo que coloquei uma carcaça nova foi um Zaxxon de Atari, esse jogo foi mais um que veio no meio dos vários chips que tinha ganhado, mas funcionava, esse eu não achei uma carcaça compatível com meu amigo, mas lembrei que tinha algumas carcaças em uma caixa perdida por aqui, junto com a carcaça original que coloquei no meu Rei Leão, e tinha umas 5 carcaças diferentes de jogos de Atari, e felizmente achei uma em bom estado compatível com esse chip do Zaxxon, o chip era da Dynacom, mas ele coube nessa carcaça sem problemas, nem sei que marca é essa carcaça, mas ela tem um label genérico, nem quis remover ele, vou deixar ele assim por enquanto...



Já o último cartucho que coloquei uma nova carcaça não foi um dos que ganhei o chip semana passada, esse jogo eu tenho a mais de 20 anos, em 1996 eu comprei um cartucho de 72 pinos da Milmar de um amigo de infância do jogo F-15 City War, e alguns meses depois no início de 1997, eu ganhei meu SNES, ai emprestei esse cartucho para um colega que tinha um Dynavision 4, só que o desgramado me entregou o cartucho com um quebrado no suporte interno da carcaça, e o chip ficou solto dentro da carcaça, e como eu tinha 11 anos, não sabia que dava para colar ele com Super Bonder, e acabei jogando a carcaça fora ficando só com o chip, e o coitado do chip ficou todos esses anos pelado sem carcaça... Ai a alguns anos quando voltei a colecionar, tentei conseguir alguns cartuchos com defeito só para pegar a carcaça para por nesse chip, mas todas as que conseguia ele não cabia nelas, e nunca conseguia uma carcaça que coubesse, mas hoje procurando a carcaça do meu Rei Leão, e a do Sonic, vi uma carcaça de 72 pinos do Caça Fantasmas de Phantom System, e mesmo sendo a carcaça de um jogo da Gradiente, e não da Milmar, pedi para o meu amigo se podia ficar com ela para tentar por nesse chip, e ele deixou eu levar ela, ai cheguei em casa, e vi que o chip também não cabia nessa carcaça, mas vi que era só alguns CM que faltava para caber, e decidi cortar uns pedaços dos suportes que seguram o chip, e ele acabou entrando como se a carcaça tivesse sido feita para ele! Agora só falta conseguir fazer um label para ele também, apesar da carcaça não ser da Milmar, pelo menos a carcaça da Gradiente é bem parecida com ela, se colocar um label igual ao original não vai fazer muita diferença, finalmente depois de 22 anos consegui uma carcaça para esse coitado desse chip, e agora ele não é mais pelado... :klol

O que é esta coisa vermelha nos chips do cartucho do atari? cola? tinta?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
O que é esta coisa vermelha nos chips do cartucho do atari? cola? tinta?
Acho que colaram uns pedaços de papel ali, mas parece ter sido colado com super bonder, está colado bem forte :klol

Só não entendo porque colaram aquilo naqueles CIs, já que eles provavelmente nem são eproms regraváveis... :kpensa
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.667
Reações
14.408
Pontos
1.064
Uma ajuda...

"Ganhei" de um amigo, na verdade ele ia jogar fora pois estava se mudando e eu catei literalmente no lixo, um Master System 2, ele diz que o aparelho funcionava, mas há anos não liga. Não tinha cabo nenhum...
Joystick é tranquilo pois se acha uns genéricos e até originais a preços bacanas... mas as fontes tão uma nota preta no Mercado Livre... e existem umas genéricas.

Minha pergunta, essas fontes de Master Genéricas prestam? Alguém já usou?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Uma ajuda...

"Ganhei" de um amigo, na verdade ele ia jogar fora pois estava se mudando e eu catei literalmente no lixo, um Master System 2, ele diz que o aparelho funcionava, mas há anos não liga. Não tinha cabo nenhum...
Joystick é tranquilo pois se acha uns genéricos e até originais a preços bacanas... mas as fontes tão uma nota preta no Mercado Livre... e existem umas genéricas.

Minha pergunta, essas fontes de Master Genéricas prestam? Alguém já usou?
Não recomendo, fontes eu só recomendo as originais... Essas genéricas podem danificar o console, principalmente se forem chinesas. Como você ganhou ele, acho melhor investir numa fonte original mesmo, elas custam de 70 a 100 reais se você procurar, e acho que valeria a pena, pois o seu console saiu de graça mesmo, se você comprasse ele teria gastado muito mais, a única coisa ruim é que talvez o console nem funcione por ter ficado tantos anos parado.

Mas aproveitando o post, estou feliz pra caramba agora, pois acabei de recuperar mais dois chips de SNES! :kfeliz

Primeiro foi um Mario World que peguei ontem, mas ele não é meu, um dos meus amigos me deu ele junto com um chip do DK1 para mim tentar recuperar ele logo depois que comprei meu Kenseiden de Master System, e só agora a pouco peguei ele para tentar arrumar, primeiro testei os contatos com um multímetro, e de cara achei o problema, uma das trilhas dos contatos estava rompida, ai tive que lixar o verniz para testar novamente e comprovar, estava mesmo, a trilha é essa aqui:



E o conserto era bem simples, eu ainda não tinha feito esse método, mas já tinha visto alguns vídeos que uns amigos me indicaram, e só soldei esse fiozinho no contato, o mais longe possível para não trancar no slot, e poder fechar o cartucho numa boa, e a outra ponta no terminal da eprom onde ia a trilha:



Ai só coloquei ele para testar numa carcaça e pimba, ele voltou a funcionar! :viraolho



Depois desse Mario World fui dar uma olhada no DK1, e incrivelmente ele tinha a mesma trilha rompida, no mesmo lugar, ai fiz o mesmo procedimento, mas infelizmente ele ainda não funcionou, talvez tenha mais uma trilha rompida e irei olhar isso em breve, mas primeiro vou ter que comprar uma malha dessoldadora para limpar 3 contatos do chip, pois virei estanho sem querer em dois contatos perto do contato que soldei o fiozinho, e o estanho que coloquei no contato que era para soldar, ficou mais para baixo e não consegui fechar a carcaça com o chip, então preciso dessa malha para limpar esses contatos, para poder remover eles 100%, pois sempre fica um restinho de estanho quando uso o sugador, mas com a malha ela limpa 100%.

Já o segundo chip que consertei foi o que fiquei mais feliz, que foi o Mortal Kombat II, meu MK favorito! Esse chip eu tinha ganho semana passada junto com o Rei Leão que consegui consertar, e o Starfox que ainda não consegui recuperar, eu tinha feito o mesmo procedimento semana passada que tinha feito no Rei Leão, ressoldei todos os terminais dele, eu tinha feito isso primeiro nele até, mas infelizmente ele não tinha funcionado, ai me desanimei e não mexi mais nele, mas hoje depois que recuperei o Mario World, resolvi pegar ele novamente para tentar achar o problema, e dei uma olhada nas trilhas, testei elas com multímetro, e achei uma que estava estranha, eu não tinha conseguido testar ela porque o terminal estava debaixo de uma das eproms, ai lixei o verniz e achei o problema, ela estava rompida, mas o rompimento estava muito pequeno, mal dava para enxergar, ai testei com o multímetro, e realmente não dava condutividade, ele fica bem nesse contado de número 45 aqui, bem no meio dos números:



Ai só tive o trabalho de largar um pingo de solda e unir novamente a trilha, e voltou a dar contato, ai coloquei o cartucho no console e ele funcionou! :kfeliz



Agora finalmente tenho um MK2 original, a única coisa ruim é que ele está sem a carcaça original, ai vou ter que comprar uma, mas por enquanto ele vai ficar numa carcaça piratinha ao menos, pior seria se eu não tivesse nenhuma para por nele... :klol

Fiquei bastante feliz que recuperei esses dois chips, agora só falta tentar recuperar o DK1 e o Starfox.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Bom, nessa quinta eu tinha ido em outra loja de um amigo meu, e falei para ele que estava aprendendo a reparar alguns consoles, e também fazendo modificações, ai falei para ele que iria comprar uma mini retífica para furar carcaças de SNES Baby para por entradas AV, e ele me deu dois consoles para fazer isso, que estavam a anos parados lá porque ninguém queria eles por só ter RF, e ele pediu para mim testar eles porque estão a anos sem uso, e já coloquei o MOD AV em um deles, que é esse aqui, só não consegui caprichar no buraco da entrada AV, pois é a primeira vez que uso a mini retífica, e não tinha pontas adequadas para isso, pois veio poucas pontas com ela, e não tinha uma 100% adequada, mas pelo menos fiz esse buraco em mais ou menos uma hora e meia, não demorei tanto como na primeira vez que fiz, que foi no meu console a mais ou menos um mês, e que tinha ficado bem pior, e tinha usado um ferro de solda e lixa de unhas para fazer ele, fora que levei quase 4 horas para fazer aquele buraco, esse segundo levei muito menos tempo com a Mini Retífica... :klol



Espero que o cara da loja não reclame, ainda tenho que trocar o Reset dele que não funciona, menos mal que tenho alguns aqui, vou fazer isso amanhã. Já o segundo SNES nem ligou, vou ter que descobrir o defeito dele, talvez seja o fusível, ou regulador de tensão, ou até mesmo o botão Power que achei ele estranho, estava bem mole, o botão desse SNES geralmente é bem duro, talvez seja até nele o defeito. Depois se conseguir arrumar esse segundo SNES, ai sim farei o MOD AV.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Acho que colaram uns pedaços de papel ali, mas parece ter sido colado com super bonder, está colado bem forte :klol

Só não entendo porque colaram aquilo naqueles CIs, já que eles provavelmente nem são eproms regraváveis... :kpensa
Acho que era só pra esconder o numero para ninguém copiar o esquema...a cola devia ser mais fácil que lixar chip a chip...
mas acho que a cola deve ser mais facil de remover com algum solvente (existe um da própria superbonder se não me engano)
 
Topo Fundo