Depois de alguns meses afastado devido ao meu curso de eletrônica, ganhei dois meses de férias e agora vou ter um tempo para relaxar e postar alguns consertos aqui, felizmente registrei os consertos inéditos que fiz nesse tempo, só tenho que me organizar aqui para postar, mas vou começar por meus dois Dreamcast e um dos meus Gamecube que recuperei os leitores deles recentemente e agora eles estão lendo novamente
Começando pelos meus dois Dreamcast, um deles tinha parado de ler completamente a alguns anos, acho que pouco antes da pandemia, e o segundo a uns dois anos começou a ficar com o leitor fraco e mal conseguia ler dois discos originais impecáveis que tenho aqui, o resto ele não lia mais... Então cheguei na conclusão que eles precisavam de um recap nas placas controladoras dos leitores, mas primeiro eu queria adquirir um Capacheck para poder medir os capacitores deles, só que tive outras prioridades de ferramentas para adquirir nesse tempo e até agora não consegui adquirir ele, então como tinha todos os capacitores de reposição aqui, resolvi fazer recap total neles, e removi todos os capacitores das placas controladoras dos leitores deles, os capacitores são esses, sete capacitores de 100 uF, sendo 5 deles de 6.3V e dois de 16V, mais três capacitores de 47 uF por 6.3V:
Eu acabei colocando três capacitores de 47 uF por 10V, e sete capacitores de 100uF por 16V que eu lembre, acomodei eles bem nas placas controladoras para depois montar os leitores sem problemas, e ficaram assim nessa posição, os dois, essa foto é do primeiro leitor que recuperei, mas o segundo ficou melhor acomodado e mais bonito, por já ter pego a prática com eles melhor:
Feito isso e montado os consoles, passaram a ler normalmente, era só os capacitores ruins mesmo, não precisei regular nada.
Mas depois de ter mexido neles resolvi mexer no meu Gamecube preto americano, eu tenho dois Gamecube, o segundo é um roxo da Gradiente que é meu xodó, mas esse ainda funciona normalmente, os dois eu tenho a muitos anos, mas meu preto americano parou de ler em 2019, quando já fazia uns sete anos que eu tinha ele, na época eu ainda estava começando a me aventurar na eletrônica e tinha muito menos prática e conhecimento que tenho hoje, acabei abrindo o console e desmontando o leitor, tentei regular ele e não consegui, depois não mexi mais nele... Mas nessas últimas semanas depois que peguei o embalo quando recuperei os leitores dos meus dois Dreamcast, resolvi mexer nesse Gamecube preto também, mas vi que ele era bem mais complicado de mexer que os leitores dos Dreamcast, um dos motivos de eu não ter mexido mais no leitor desse console foi quem na primeira vez que mexi nele, eu tinha outro leitor de um Gamecube sucata que ganhei uma vez, na época tentei fazer um recap naquele leitor e acabei arrancando o PAD de um dos terminais de capacitor da placa controladora, e acabei ficando com tanto receio de mexer na placa do leitor do console que não quis mexer mais, mas dessa vez deixei o medo de lado, pois já estava com minha estação de retrabalho novamente, naquela época eu arranquei aquele PAD com alicate, então pude remover ele mais tranquilo, só que dessa vez pesquisei antes, e vi que não precisava fazer um recap total nessa placa controladora, o problema poderia ser só nesse capacitor aqui, o C408:
Vi alguns vídeos no Youtube de um pessoal trocando só ele, que é um capacitor de 47 uF por 4V, por algum motivo esse capacitor vaza, então é necessário trocar ele, só que como minha estação de retrabalho esquentou demais outros dois capacitores perto dele, que são muito próximos, resolvi trocar os outros dois também, um outro de 47 uF por 4V e um de 100 uF por 6.3V, coloquei no lugar dois de 47 uF por 10V e um de 100 uF por 16V, tive que colocar eles nessa posição para poder fechar a carcaça metálica que vai por baixo do leitor:
Notem que no terminal C408 estava com uma mancha marrom onde era o capacitor original, isso é uma mancha do vazamento do capacitor que ficou ali, eu limpei mas não saiu a mancha, curiosamente o PAD que arranquei em 2019 no leitor sucata que tentei recuperar antes foi justamente desse terminal, provavelmente o outro tinha vazado também e ficou mais frágil, como arranquei ele com alicate aquela vez acabei danificando o PAD, mas como dessa vez removi o capacitor com a estação de retrabalho, felizmente não danificou os PADs.
Só que mesmo com os capacitores trocados, o leitor não queria ler, mas eu já sabia que talvez tivesse que regular o leitor novamente, eu já tinha tentando regular antes, sem sucesso, mas dessa vez escolhi regular ele entre 90 ohms e 95 ohms, colocando o multímetro em escala de resistência, para regular tem que mexer nesse trimpot aqui:
Vi muitos vídeos de gente indicando colocar em 530 ohms, 180 ohms, 150 ohms, 120 ohms, 70 ohms, mas a maioria dos vídeos que vi indicava 90 ohms, nessa foto que bati estava em 95 ohms e funcionou, testei e finalmente ele voltou a ler, deixei em 95 ohms mesmo:
Felizmente consegui recuperar os leitores desses três consoles, os dois Dreamcast não deram tanto trabalho, foi só fazer o recap total das placas controladoras dos leitores, mas o do Gamecube foi meio complicado, a placa controladora dele é mais delicada de mexer, e ainda tem que saber regular, mas no fim deu tudo certo.
Eu não cheguei a testar, mas parece que a regulagem em 530 ohms no leitor do Gamecube é para consoles desbloqueados com chip Xeno, como meus dois consoles são bloqueados ainda, não sei se isso é verdade, mas quem tiver os consoles desbloqueados com chip Xeno, talvez seja essa a regulagem para os leitores voltarem a ler, no meu caso funcionou com o leitor em quase 95 ohms. Acabei abrindo e testando o leitor do meu Gamecube roxo de curioso e só medi quantos ohms estava regulado o leitor dele, não lembro exatamente agora, mas ele estava entre 80 a 85 ohms, e ele nunca teve o leitor mexido antes.