O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
Meu NES (também Playtronic) tem um problema muito chato: Quando eu dou boot, as cores sempre ficam falhadas. Falta um tom (vermelho, verde ou azul) e eu preciso desligar e ligar várias vezes até sanar o problema (isso quando não cai pra tela cinza devido ao conector ser o mesmo desde sempre. Já pensei em trocar, mas me falar que os de reposição não são tão bons). Eu não sei se isso é algum capacitor meio baleado, alguma solda mal-feita na placa, ou a própria placa de conversão para PAL-M. Não tenho muita experiência com solda e morro de medo de matar o bichinho.
E não sei se é impressão só minha, mas as cores dele parecem ser levemente mais "lavadas" que a do NTSC. Eu mesmo pensei em tirar a placa de NTSC para PAL-M para ver se melhora, mas me disseram que não é plug n' play, que tem é preciso mexer naquela caixinha que vai RF/plug da fonte e A/V.

Se puder me dar uma luz sobre algum desses problemas, eu ficaria grato.

Quase certeza que é a transcodificação porca da Playtronic. Deixa NTSC novamente, é a melhor coisa que vc faz.

É coisa fácil. São duas trilhas que a Playtronic talhava na PCB, refaz as duas, fazendo uma ponte. Ai é só trocar o cristal. O nacional é 21.453666 e o americano é 21.47727.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Já o meu NES é da Playtronic e fica preto e branco em TVs atuais, só fica colorido em tubosas... Talvez seja mais um problema dessa tão mal falada transcodificação feita pela Playtronic... :klol

Só estou esperando achar o cristal aqui na minha cidade para fazer essa modificação para NTSC, eu já estou atrás desse cristal para colocar em outros consoles que tenho aqui, tomara que resolva o problema...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Estou feliz pra caramba, pois acabei de fazer o conserto mais difícil que fiz até hoje, que foi trocar um slot de SNES! :kmario

A algumas semanas meus amigos que me doaram um lote de consoles no fim do ano passado me deram 7 SNES para mim tentar arrumar para eles, pois eles não acham mais nenhum técnico que arrume consoles antigos, só atuais, e eles queriam tentar arrumar esses para eles venderem, pois SNES tem bastante procura na loja deles, e consegui arrumar três consoles até agora, mas dois nem postei aqui, pois foram consertos fáceis, eu só troquei o cristal deles e não levei nem 10 minutos, mas esse que arrumei hoje me deu bastante trabalho, primeiro eu tive que remover o slot de uma placa de SNES Baby sucata que tinha aqui e que uso para retirar peças, e fiquei do meio dia as duas da tarde fazendo isso, removendo tudo com cuidado, e acabei conseguindo... Ai mais tarde quase 6 da tarde resolvi pegar esse SNES que estava com defeito, que pega os cartuchos com bastante dificuldade, pois para pegar um cartucho tinha que tirar e colocar ele umas 10 vezes até pegar, e eu sabia que isso era oxidação em alguns dentes do slot, e para isso tinha que trocar ele, só que eu nunca tinha conseguido fazer isso antes, pois é bastante trabalhoso, e uma vez inutilizei um SNES tentando fazer isso, fiquei meio traumatizado com esse SNES que eu tinha estragado, que eu tinha tentado consertar no fim de 2017, mas hoje estou mais experiente que aquela vez, aprendi um monte de coisas com esses SNES que peguei agora, e hoje resolvi pegar esse SNES para tentar trocar o slot, esse console não é daqueles mais antigos que tem o slot removível, é daqueles últimos FAT que o slot é soldado direto da placa, acho que todos os da Playtronic/Gradiente são com slot soldado na placa, e esse curiosamente é da Gradiente, não da Playtronic, eu nem sabia que existia SNES FAT da Gradiente! Achava antes que todos os SNES da Gradiente eram os Baby... Mas ai a partir das 6 da tarde comecei o processo com todo o cuidado de remoção do slot desse console, primeiro puxei somente a carcaça de plástico dele, e deixei só os dentes do slot soldados na placa, eu queria ver quais dentes estavam enferrujados, e achei quatro dentes, um bem enferrujado no meio, provavelmente era esse que estava dando o problema, e mais três do lado dele que estavam meio enferrujados, ai comecei o processo de remoção dos dentes, tirei um por um, depois removi o resto de solda com cuidado dos terminais para poder encaixar o slot que eu tinha pego da placa sucata sem problemas, depois encaixei o slot e veio a parte mais difícil, que é soldar... Eu não tenho habilidade com solda ainda, preciso de muita pratica ainda, mas criei coragem e fui soldando terminal por terminal, depois de quase uma hora consegui soldar todos, e olhei com bastante cuidado para ver se algum terminal não estava dando curto, e o resultado ficou assim, uma pena que a imagem ficou ruim, mas cada terminal ficou de um jeito, só tomei cuidado para não deixar nenhuma solda fria:



Ai depois disso limpei bem a placa, montei o console, coloquei meu cartucho de testes e... Funcionou de primeira! Ainda testei mais dois jogos, um F-Zero que sei que tem um chip especial, e o Starfox que tem o chip FX para ver se os dentes a mais também estavam pegando, e eles pegaram e primeira...



Ainda dei uma jogadinha nesse SNES e funcionou perfeitamente, fiquei bastante feliz por ter arrumado esse console, pois foi o conserto mais difícil que consegui fazer até agora, eu sei que um técnico consegue fazer isso de barbada, mas para mim ainda é algo bastante difícil, apesar de eu ter ganho mais experiência hoje, na próxima vez que eu tiver que fazer isso, irei fazer com mais calma. Na semana passada eu tinha pego um cartucho de Atari como pagamento por um desses SNES que consertei, agora esse acho que vou pegar algum item melhor como pagamento lá na loja, pois esse me deu bastante trabalho... :klol
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
709
Acabei de fazer um reparo que fazia um bom tempo que queria fazer, mas que tinha um grande medo de tentar fazer e achava que era bem mais complicado, que é trocar a entrada da fonte do meu SNES que estava quebrada:



Eu tenho três SNES funcionando na minha coleção, mas esse que reparei é o mais especial, pois é o meu console que tenho mais apego sentimental, e o que tenho a mais tempo, esse foi meu segundo console que tive e tenho ele a 22 anos, eu tenho ele desde antes de colecionar e joguei demais nele, por isso tinha um grande medo de tentar esse reparo e danificar ele, mas o conserto foi fácil demais, acontece que eu achava que tinha que remover as entradas RF e AV junto com a entrada da fonte, e se fosse assim mesmo até hoje eu não teria habilidade para fazer, mas só foi descobrir que era só remover os dois terminais da fonte recentemente, e pior que podia ter feito isso a pelo menos uns 4 anos, pois tenho algumas sucatas de SNES com a entrada da fonte boa faz tempo, mas só não fiz porque achava que fosse mais complicado, mas o processo foi barbada, só tem que tomar cuidado ao remover a entrada boa da sucata, e coloca ela no console bom, pois pode quebrar algum suporte, ou até mesmo derreter aquele parte de plastico de dentro do plug se o ferro de solda for forte demais, mas consegui fazer com cuidado e o resultado ficou assim:



Esse problema do plug quebrado é comum no SNES, e ele funciona de boa mesmo assim, mas o plug da fonte fica balançando se pegar o console ligado, e qualquer encostada que der no plug pode desligar ele, também tenho medo e queimar o console se fizer isso, então achei melhor reparar. Eu não sei como foi quebrar essa entrada, já que cuidava bastante desse SNES, um dia fui jogar ele e simplesmente apareceu essa entrada quebrada, mas acho que deve ter se desgastado com o tempo, já que essa entrada é de plástico e bem sensível, mas agora ele está 100% de novo.

Mas teve outra coisa que tive que fazer nele também, que descobri sem querer, pois quis revisar esse console, que não abria a anos, e fui ver como estava a entrada dos controles, e acabei descobrindo que o flat dele estava com zinabre na ponta do flat ligado a placa do conector dos controles, e a entrada dessa placa também estava com zinabre, bem verde, não sei como ainda funcionava essa entrada, mas ai como tinha uma entrada boa sobrando que tinha aqui, que foi a que falei no post acima, só substitui a entrada por essa boa, parece que adivinhei a 8 dias que iria precisar da entrada que tinha recuperado... :klol

Caraca, meu SNES tá com o plug da fonte assim há anos, nem lembrava mais como era kkkkkkkkk
Esse problema do mal contato eu resolvi deixando o fio da fonte preso e longe de onde eu possa trombar nele kkkk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Caraca, meu SNES tá com o plug da fonte assim há anos, nem lembrava mais como era kkkkkkkkk
Esse problema do mal contato eu resolvi deixando o fio da fonte preso e longe de onde eu possa trombar nele kkkk
Pior que essas merdas as vezes quebram sem a gente nem perceber, nem sei como o meu foi quebrar, um dia simplesmente fui encaixar a fonte nele e vi que o plug estava frouxo, ai agora anos depois que fui criar coragem de trocar, menos mal que eu tinha uma peça original de reposição, mas um membro de outro fórum me mostrou um plug DC Jack compatível que ele adaptou no dele também, e ficou muito bom.
 

NicoNicotina

Bam-bam-bam
Mensagens
167
Reações
134
Pontos
468
Quase certeza que é a transcodificação porca da Playtronic. Deixa NTSC novamente, é a melhor coisa que vc faz.

É coisa fácil. São duas trilhas que a Playtronic talhava na PCB, refaz as duas, fazendo uma ponte. Ai é só trocar o cristal. O nacional é 21.453666 e o americano é 21.47727.

Acho que vou primeiro comprar outra placa de transcodificação e ver se o problema é nela. Se for capacitor ou coisa envolvendo solda, vou ter que enviar pra alguém dar uma olhada, pq eu não tenho tanta experiência e não quero matar o Nintendinho.
Mas ai já peço pro lugar transcodificar de vez pra NTSC.
 


Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Aproveitando o topico, tenho um amigo que tem um Xbox classico que esta dando 3 piscadas na luz do botão e logo em seguida desliga, alguem aqui conserta esse tipo de coisa ? Ele é de SP ae qualquer coisa envia o aparelho via correios
 

Lmorcego

Larva
Mensagens
10
Reações
9
Pontos
3
Transformei uma carcaça de cartucho normal de super Nintendo em carcaça para chipes especiais.. com uma pequena retifica fui modificando com bastante paciência para fazer cortes retos e ficar com uma estética bonita e mais próximo do original possível..
 

Anexos

  • Screenshot_20190404-150443~2.png
    Screenshot_20190404-150443~2.png
    353,7 KB · Visualizações: 25
  • Screenshot_20190404-150457~2.png
    Screenshot_20190404-150457~2.png
    613,2 KB · Visualizações: 23

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.692
Reações
11.221
Pontos
453
Gambiarra simples no meu PC antigo com Athlon XP para diminuir o ruído do fan da CPU.

Só tirei o cabo da alimentação de 12v do fan e encaixei nos 5v da fonte.

Agora ficou bem mais silencioso com rotação por volta de 1700 RPM e abaixo de 70 graus quando estou jogando.


71359

71360
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Hoje o dia rendeu, consegui arrumar mais um console e fiz um MOD que a tempos queria fazer, hoje consegui arrumar um SNES que eu tinha pego ontem com os meus amigos, ele estava dando tela preta e a chavinha de liga e desliga estava estragada, ai troquei a chavinha e ele tinha voltado a funcionar, mas notei que tinha algo estranho com o fusível, e olhando ele vi que ele tinha queimado, e alguém tinha colocado um fio de cobre nele, ai vi que era uma gambiarra, e resolvi tirar eles fora e botar um suporte com fusível de vidro, coloquei ele meio de lado porque estava pegando no fio da chavinha, mas ficou muito bom, bem melhor do que estava antes:



Mas quando montei o console ele voltou a dar tela preta, ai lembrei que ontem quando abri o console, vi que o botão de plástico do reset estava meio frouxo, o botão da placa estava bom, mas o da carcaça parecia estar quebrado, ai abri o console novamente, desmontei a parte da carcaça onde dá para remover esse botão, e vi que tinha duas garrinhas que segura o botão quebradas, ai fixei ele com cola quente, e voltou a ficar firme:



Ai montei o console, liguei ele e voltou a dar tela novamente, agora ele está 100% de novo, o problema da tela preta era nesse botão do Reset que estava bamba e estava acionando o reset sem parar, agora que ele está firme parou de resetar. Eu pensei até em trocar o botão dele e pegar um bom das minhas sucatas, mas preferi manter o botão original, pois os donos podiam não gostar de eu ter trocado ele, ao menos ele voltou a ficar firme de novo, nem parece que foi colado.

Já o MOD que fiz era uma coisa que queria fazer a tempos, mas tinha muito medo de fazer, mas agora que consegui os componentes para fazer finalmente criei coragem e resolvi fazer, que foi colocar uma entrada de cabo AV no meu SNES Baby da Gradiente!



A parte técnica em si é barbada de fazer, é só o cara remover a parte de plástico de trás da placa do console, ele só fica ligado pela entrada da fonte, ai tem que dissoldar ela e ele pode ser destacada, e tem que remover também o dissipador do console, que é parafusado por dois parafusos em baixo da placa, ai o cara fica com essa parte livre para colocar os capacitores e a entrada do cabo AV. Eu coloquei uma entrada original do SNES, mas dá para colocar entradas RCA comuns também, mas quis deixar mais parecido com o original, ai soldei a entrada AV na placa, os terminais dessa entrada já tem na placa, é só remover a solda que tem neles e colocar e soldar a entrada AV, depois adicionei os três capacitores, que são os três primeiros que aparecem atrás da entrada RF, o primeiro que é o maior é um de 220 uF de 16v, e os outros dois são de 10 uF de 16v:



Essa parte foi barbada, mas o mais difícil estava por vir... Que era fazer o maldito buraco para passar a entrada AV... Eu ainda não tenho o equipamento necessário para fazer esse buraco com um bom acabamento, ai tive que fazer o sacrilégio de usar meu ferro de solda para abrir o buraco, ai fiz um buraco grande, depois removi o excesso de plástico queimado com um alicate, e fui lixando até dar um acabamento razoável, mas ele não ficou muito bom, e ainda fiz o buraco um pouco maior... Mas eu não me importei muito com esse acabamento, pois em breve quero conseguir outra parte de plástico do SNES Baby com a entrada da fonte inteira para substituir essa, pois a entrada do meu SNES Baby está com a entrada quebrada, esse é um clássico problema do SNES... Depois que conseguir outra vou fazer um acabamento melhor.

Mas teve mais um detalhe que tive que fazer também, que é cortar um pedaço e lixar essa parte também, pois senão não encaixa essa parte plástica nos terminais da entrada da fonte:



Infelizmente não ficou o acabamento que eu queria, mas fui testar o SNES Baby, instalei ele na TV, liguei a chave do console e... Ele não ligou! Levei um cagaço da porra, tive um pânico de 5 segundos, mas ai me lembrei da entrada da fonte que por estar quebrada, as vezes ela dava um mau contato e o console não ligava, ai mexi no plug da fonte e ele ligou, e essa foi a primeira imagem que meu SNES Baby exibiu pela entrada AV...



A modificação funcionou perfeitamente, recomendo quem quiser fazer esse MOD no SNES Baby da Gradiente que faça, pois vai melhorar muito a imagem do console, a parte técnica em si é barbadinha, os capacitores são fáceis de encontrar, não custam nem um real os 3... Só é chato de furar a carcaça, essa foi a primeira que furei, e não tinha o equipamento adequado, mas na próxima quando eu for fazer de novo, com certeza vou fazer algo mais caprichado.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Hoje passei a tarde mexendo nesse SNES, fiz uma troca de capacitores nele, e pela primeira vez troquei capacitores SMD, que são aqueles soldados por cima da placa, não atravessado nelas, troquei 9 capacitores, sendo dois normais de 220 uF, mais dois de 10 uF, três de 33 uF, um de 47 uF e um de 2.2 uF, mas como não achei outros SMD para vender, acabei substituindo eles por capacitores normais mesmo, já que fazem a mesma coisa, a única diferença é estética, a troca de capacitores ficou assim:



Mesmo assim a troca de capacitores não deu muito resultado, o defeito desse console era que ele pegava os jogos de primeira, podia jogar eles, mas se desligasse o console e ligasse novamente, ou resetasse o jogo, o console só dava tela preta, ai só trocando de cartucho para ele voltar a pegar jogo novamente. Só que agora os jogos pegam, mas se trocar de cartucho ou desligar o console, tem que esperar uns 15 segundos para ligar novamente e pegar o jogo, se ligar antes dos 15 segundos ele só dá tela preta, mas ao menos agora eu posso resetar ele normalmente, antes se resetasse dava tela preta. Eu simplesmente não sei mais o que fazer com esse SNES, a única alternativa agora é trocar aquele chip grande dele que aparece na imagem, pois algumas perninhas dele foram cortadas, e não sei porque diabos alguém fez isso, mas ainda não posso fazer isso porque não tenho uma estação de ar quente, só irei comprar uma nas próximas semanas, mesmo assim não tenho certeza que se trocar esse chip vai resolver o problema.

Ao menos o console teve os capacitores trocados, e consegui trocar esses capacitores SMD pela primeira vez, eu nunca tinha trocado esses capacitores antes, só os normais, e tinha muito medo de danificar o console, pois ele não é meu, e podia arrancar uma trilha com eles junto, e isso aconteceu com o primeiro SMD que removi, ainda bem que consegui dar um jeito nele, mas agora já peguei a manha de trocar esses capacitores, e consegui reparar o console parcialmente ao menos... Segue uma foto dele funcionando depois de montado.

 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
eu consegui fazer uma adaptação num pc que veio em substituição de outro que inclusive estou usando. a trava do socket am2 da placa tinha se quebrado e coloquei um parafuso no lugar e ficou bom. o importante é que não fiquei sem pc
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.308
Pontos
719
Xbox ontem, destrave via TSOP, troca de hdd, troca de pasta térmica cpu/gpu, limpeza interna, limpeza da fan, retirada do super capacitor do clock, limpeza lente e reaplicação de graxa nos trilhos, varias personalizações no software, por sinal em leilão no grupo Império dos Games no Face nesse exato momento



Agora pouco troquei a correia do Disk System da foto que tb irá a leilão ainda hoje lá no grupo

M4c56Pa.jpg


Ja na fila tem um PC-Engine Duo para fazer full recap, saída S-Video e troca de leitor

Praticamente todo dia conserto ou modifico algo ja que trabalho com vendas
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Hoje consegui consertar esse Mega Drive Xing Ling de boa qualidade :viraolho



Ele estava dando tela preta, e abrindo ele achei esse componente estourado:



Eu não fazia ideia de que componente era esse, ai removi ele, tirei umas fotos e postei ele em outros fóruns perguntando que raios de componente era esse, e um amigo de outro fórum me disse que ele poderia ser um trimmer, mais conhecido como trimpot, um capacitor regulável, e que eu poderia fazer um teste com esse Mega colocando um capacitor cerâmico de 15 a 20k, ou outro trimmer no lugar desse componente estourado, ai resolvi testar, testei com um capacitor cerâmico de 15k que tinha nas minhas sucatas, sem resultado, depois peguei um trimpot de um SNES e também deu na mesma, só dando tela preta, mas percebi que o console dava um contato na tela quando ligava ele, que ele só não pegava o jogo, ai vi que era pouca coisa que tinha que fazer, e deixei para dar um trato nele hoje.

Ai hoje peguei ele novamente, fiz uma mega limpeza nele, ontem eu só tinha dado umas pinceladas nele tirando a poeira e o grosso da sujeira, mas hoje dei um banho de álcool isopropílico nele, limpei bem o slot de cartuchos, escovei ele com uma escova, refiz algumas soldas da placa, principalmente a do conector do cabo AV, pois vi que ele estava meio frouxo, e fui testar ele novamente, eu tinha deixado ele com o trimpot que eu tinha colocado nele ontem, não tinha removido ele, ai fui testar ele novamente com um cartucho do Truxon e ele pegou o jogo! Mas com a imagem em preto e branco...

Mas ai fui fazer outro teste com ele, resolvi colocar novamente o capacitor cerâmico de 15k, e botei ele, ele ficou assim:



Ai montei ele novamente e fui testar com o mesmo jogo, e ele ficou colorido :kfeliz



O console ficou muito bom até, ele faz a mesma coisa que o Mega Drive japonês original, pega os mesmos jogos japoneses, e não pega os mesmos jogos americanos incompatíveis, esse é um legítimo clone, eu testei alguns jogos nele e funcionaram vários, pegou até meu Virtua Racing japonês, só não pegou alguns jogos da EA, e o meu UMK3 da Tectoy, mas pegaram esses aqui diferentes que testei:



Achei que iria demorar para conseguir consertar ele, pois achei que era algo mais grave, mas até que consegui arrumar ele rápido, agora na próxima segunda irei devolver ele aos donos.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.813
Reações
6.308
Pontos
719
Hoje consegui consertar esse Mega Drive Xing Ling de boa qualidade :viraolho



Ele estava dando tela preta, e abrindo ele achei esse componente estourado:



Eu não fazia ideia de que componente era esse, ai removi ele, tirei umas fotos e postei ele em outros fóruns perguntando que raios de componente era esse, e um amigo de outro fórum me disse que ele poderia ser um trimmer, mais conhecido como trimpot, um capacitor regulável, e que eu poderia fazer um teste com esse Mega colocando um capacitor cerâmico de 15 a 20k, ou outro trimmer no lugar desse componente estourado, ai resolvi testar, testei com um capacitor cerâmico de 15k que tinha nas minhas sucatas, sem resultado, depois peguei um trimpot de um SNES e também deu na mesma, só dando tela preta, mas percebi que o console dava um contato na tela quando ligava ele, que ele só não pegava o jogo, ai vi que era pouca coisa que tinha que fazer, e deixei para dar um trato nele hoje.

Ai hoje peguei ele novamente, fiz uma mega limpeza nele, ontem eu só tinha dado umas pinceladas nele tirando a poeira e o grosso da sujeira, mas hoje dei um banho de álcool isopropílico nele, limpei bem o slot de cartuchos, escovei ele com uma escova, refiz algumas soldas da placa, principalmente a do conector do cabo AV, pois vi que ele estava meio frouxo, e fui testar ele novamente, eu tinha deixado ele com o trimpot que eu tinha colocado nele ontem, não tinha removido ele, ai fui testar ele novamente com um cartucho do Truxon e ele pegou o jogo! Mas com a imagem em preto e branco...

Mas ai fui fazer outro teste com ele, resolvi colocar novamente o capacitor cerâmico de 15k, e botei ele, ele ficou assim:



Ai montei ele novamente e fui testar com o mesmo jogo, e ele ficou colorido :kfeliz



O console ficou muito bom até, ele faz a mesma coisa que o Mega Drive japonês original, pega os mesmos jogos japoneses, e não pega os mesmos jogos americanos incompatíveis, esse é um legítimo clone, eu testei alguns jogos nele e funcionaram vários, pegou até meu Virtua Racing japonês, só não pegou alguns jogos da EA, e o meu UMK3 da Tectoy, mas pegaram esses aqui diferentes que testei:



Achei que iria demorar para conseguir consertar ele, pois achei que era algo mais grave, mas até que consegui arrumar ele rápido, agora na próxima segunda irei devolver ele aos donos.

Chegou a mexer no trimpot, as vezes apesar de não ser nada comum eu pego super famicom com imagem preto e branco e na maioria das vezes arruma bem simples apenas girando bem pouco coisa de milímetros o trimpot na placa, aquele vermelho que fica bem em destaque próximo ao botão de ligar
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Chegou a mexer no trimpot, as vezes apesar de não ser nada comum eu pego super famicom com imagem preto e branco e na maioria das vezes arruma bem simples apenas girando bem pouco coisa de milímetros o trimpot na placa, aquele vermelho que fica bem em destaque próximo ao botão de ligar
Pois é, aquela pecinha estourada nele ali que troquei era exatamente o trimpot, ai troquei ele por um capacitor cerâmico de 15k e voltou a dar cores, menos mal... Eu tinha botado antes um de SNES nele, e foi por isso que ele tinha ficado preto e branco, mas ai só substitui por esse capacitor e voltou ao normal.

Bom, um amigo de outro fórum me disse que esse Mega Drive asiático não é pirata, que ele é original sim, acontece que ele foi fabricado por algum país mais pobre da Ásia sobre a licença da Sega, mas o projeto dele foi desenvolvido e adaptado a realidade daquele país, com alguns componentes mais baratos, bem que vi que ele tem o processador original, e mais dois chips da Sony, só senti falta do chip de som da Yamaha, mas ele foi substituído por outro mais barato, pois ele devia ser bem mais caro que os outros, achei isso bem interessante, ele funciona exatamente como um Mega Drive japonês, e não é qualquer Mega que roda Virtua Racing, até uns da Tectoy não rodam, e esse roda, então ele é original sim, vou tentar fazer um review dele antes de entregar aos donos, pois não achei nada sobre ele na internet.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Bom pessoal, recentemente desPAL-Mizei esses dois PS1, o SCPH 9001 que tenho desde 2003, e o PS One que fiz o processo ontem:



O PS One eu tive que remover um fio que esta soldado no CI perto do cristal, é o fio preto que aparece na parte de cima, já o cristal eu troquei o PAL-M que tinha nele e botei um 14.31818 no lugar, infelizmente quem fez a transcodificação arrancou o cristal original fora, muita gente solda o cristal PAL-M por cima do cristal original, sem remover ele, se fosse assim eu só removeria o cristal PAL-M, mas infelizmente tive que botar outro NTSC no lugar, já que ele não tem mais o cristal original.



Infelizmente esse PS One ficou preto e branco na minha TV de tubo quando testei ontem, ai levei ele para um amigo técnico dar uma olhada nele hoje de manhã, ele testou o console e ele ficou colorido nas TVs dele, e examinou ele e me disse que não tinha nada de errado com o console, que eu tinha feito tudo certo, mas que ele provavelmente ficou preto e branco na minha TV de tubo porque a TV entrou em conflito com ele, que isso é comum de acontecer, mesmo com TVs compatíveis, e pior que mudei o sistema da TV para NTSC e ela seguiu com a imagem preto e branca, mas hoje depois que falei com esse meu amigo levei o console para casa, testei na minha TV LCD e funcionou perfeitamente na minha LCD, então vou deixar ele assim mesmo, já que fiz tudo certo, vou confiar no técnico, aparentemente foi conflito com a TV mesmo. Segue duas imagens dele com a imagem colorida na minha TV LCD no teste que fiz hoje:



Já o 9001 eu fiz o processo hoje, e infelizmente não tirei fotos, mas só removi o cristal PAL-M que estava soldado por cima do cristal original, nesse o cara que transcodificou ao menos manteve o cristal original, então além disso só tive que remover um fiozinho perto do cristal, e o console voltou a ser NTSC de novo, nesse caso o console ficou colorido na TV de tubo que o PS One tinha ficado preto e branco e na TV LCD também, ele não teve conflitos com elas, menos mal, eu estava com bastante medo que ele ficasse preto e branco na TV de tubo também... Joguei muito esse console nessa TV por vários anos...

Minha avaliação final é que os consoles melhoraram e muito a imagem depois que voltei eles para o sistema original, meu amigo técnico disse que foi a melhor coisa que fiz, pois uma coisa é o console ser PAL-M de fábrica, outra coisa é um console de outra região ser modificado para PAL-M, pois eles podem perder muito a qualidade de imagem, já que eles foram originalmente projetados para rodarem em outro sistema, mesmo aparentemente o sistema PAL-M sendo superior ao NTSC. O PS One eu notei que tinha umas listras horizontais bem pequenas quando o console era transcodificado, mas agora em NTSC elas sumiram, e os dois consoles ficaram com as cores mais vivas, e ficaram com as imagens muito boas na minha LCD, parecendo até vídeo componente... :klol
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
A minha pior treta é com console transcodificado, odeio muito pq a imagem fica bem ruim. Consegui destranscondificar um PS1 fat, foi bem fácil, e digo que a imagem melhora e muito, fica limpo e sem interferência, e isso em vídeo composto, vale muito a pena fazer.

Depois tentei fazer isso no SNes e foi um desastre, deu muito errado e acabei comprando outro SNes e ele também está transcodificado, mas a imagem ta menos pior que o primeiro. Queria muito fazer isso no SNes mas agora fiquei com trauma.

Também tenho um Mega Drive 1 japa e um N64 que quero destranscondificar . Falta coragem agora.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
A minha pior treta é com console transcodificado, odeio muito pq a imagem fica bem ruim. Consegui destranscondificar um PS1 fat, foi bem fácil, e digo que a imagem melhora e muito, fica limpo e sem interferência, e isso em vídeo composto, vale muito a pena fazer.

Depois tentei fazer isso no SNes e foi um desastre, deu muito errado e acabei comprando outro SNes e ele também está transcodificado, mas a imagem ta menos pior que o primeiro. Queria muito fazer isso no SNes mas agora fiquei com trauma.

Também tenho um Mega Drive 1 japa e um N64 que quero destranscondificar . Falta coragem agora.
Pois é, uma coisa é o console ser PAL-M de fábrica, outra é ser transcodificado, pois pode dar essas tretas, fora outros problemas como imagem trocando de cor para preto e branco em alguns jogos como no N64...

Já removi a transcodificação do N64 e do Mega Drive japa e é barbada, até postei os esquemas nesse tópico, o N64 tem que comprar o mesmo cristal 14.31818 que coloquei nesse PS One, e remover e desfazer um esquema fácil, já o Mega Drive japa nem precisa de um novo cristal. Já no caso do SNES depende da gambiarra que foi feita nesse seu novo SNES, existem dezenas de gambiarras, algumas fáceis, outras difíceis de desfazer.

Na última sexta agora esqueci de postar aqui que passei um SNES americano para NTSC também, ele só ficava preto e branco com o cristal PAL-M, ai pedi para o amigo dono dele comprar uns cristais NTSC no ML, pois já tinha testado ele com o cristal NTSC do meu SNES americano e ele tinha ficado colorido, ai chegou quinta feira e peguei os cristais com ele, e nessa última sexta finalmente coloquei o cristal nele.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
To querendo mexer no Game Cube também mas não sei o que fazer. Acontece que o console é destravado, não sei qual o modchip, e ele parece que só está lendo as mídias gravadas quando o console da uma esquentada, antes disso ele da erro no disco.
Se deixar ele ligado por um tempo, uns 15min e depois colocar o disco ele roda e pega liso. Muito estranho.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
@Odin Games
Consegui ontem um floppy drive 5 1/4 que era usado num MSX, veio inclusive numa "case" externa com fonte e alguns discos. Meu intuito era usar no PC, desmontei o drive da case (que funciona perfeitamente) e instalei aqui no meu Pentium 3. A bios e o OS acha o drive perfeitamente (ele é de 1.2 com duas cabeças de leitura) mas o drive não consegue ler nenhum disco. Fiz a manutenção dele, limpei as cabeças, lubrifiquei os trilhos, verifiquei se o drive possuía algum jumper (não tem) como também não possui correias. Com ele aberto verifiquei o seguinte:

  • O motor principal que faz o disco magnético girar está funcionando perfeitamente
  • O motor que movimenta a cabeça de leitura parece que está sem força. Mexendo com a mão as cabeças deslizam suave no trilho e o motor não oferece resistência, ou seja, não está travado. Quando o drive tenta ler o disco, ele faz o barulho típico de leitura (aquele heenk heenk) mas percebi que as cabeças não andam o percurso todo, dá uma leve mexida.

Como não lembro mais o funcionamento desses drives (se ele começa a ler de fora pro centro ou do centro pra fora), qual sua opinião?
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
@Odin Games
Consegui ontem um floppy drive 5 1/4 que era usado num MSX, veio inclusive numa "case" externa com fonte e alguns discos. Meu intuito era usar no PC, desmontei o drive da case (que funciona perfeitamente) e instalei aqui no meu Pentium 3. A bios e o OS acha o drive perfeitamente (ele é de 1.2 com duas cabeças de leitura) mas o drive não consegue ler nenhum disco. Fiz a manutenção dele, limpei as cabeças, lubrifiquei os trilhos, verifiquei se o drive possuía algum jumper (não tem) como também não possui correias. Com ele aberto verifiquei o seguinte:

  • O motor principal que faz o disco magnético girar está funcionando perfeitamente
  • O motor que movimenta a cabeça de leitura parece que está sem força. Mexendo com a mão as cabeças deslizam suave no trilho e o motor não oferece resistência, ou seja, não está travado. Quando o drive tenta ler o disco, ele faz o barulho típico de leitura (aquele heenk heenk) mas percebi que as cabeças não andam o percurso todo, dá uma leve mexida.
Como não lembro mais o funcionamento desses drives (se ele começa a ler de fora pro centro ou do centro pra fora), qual sua opinião?
Piga, estranho isso cara, pelo que me lembro o controlador do drive faz o avanço da cabeça de leitura, e nesses discos antigos se não me falha a memória, tudo começa por uma das bordas.
O que pode estar acontecendo é o seguinte, a correia estar frouxa, já vi acontecer muito disso e a simples troca por uma firme resolve o esquema. O chato é que tem muito drive por ai que está meio cego kkkkkk então é quase uma loteria arrumar eles, as vezes a cabeça está indo pro saco e não é sujeira.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Piga, estranho isso cara, pelo que me lembro o controlador do drive faz o avanço da cabeça de leitura, e nesses discos antigos se não me falha a memória, tudo começa por uma das bordas.
O que pode estar acontecendo é o seguinte, a correia estar frouxa, já vi acontecer muito disso e a simples troca por uma firme resolve o esquema. O chato é que tem muito drive por ai que está meio cego kkkkkk então é quase uma loteria arrumar eles, as vezes a cabeça está indo pro saco e não é sujeira.
Então, o drive não possui correia. O motor que faz o vai e volta da cabeça já é "acoplado" no carrinho. O motor tenta "tracionar" o carrinho (onde fica as cabeças de leitura) e não consegue andar mais que 01 milímetro. Quase certeza desse motor estar indo pro vinagre. Como o @Odin Games tem um desses drivers, gostaria se ele puder, confirmar pra mim.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
@Piga deve ser o motor mesmo, já que ele não tem correia...

Eu tenho dois da Mitsumi normais, um com LED verde, e outro com o LED vermelho, e mais um que acho que é da NEC que eu lembre, que é aquele que tem botão eject automático, que o disquete ejeta como se fosse um CD, mas não lembro como eles eram agora, eles são esses aqui:



Se não for o motor que você disse, pode ser a cabeça mesmo, mas lembrei de uma coisa também, pois dois desses drivers eu ganhei de um amigo de outro fórum a alguns anos, e ele me deu vários disquetes também, e um drive interno de ZIP Drive, e tudo funcionava, inclusive todos os disquetes, só que esses disquetes são extremamente sensíveis! Eles as vezes estragam sozinhos mesmo você cuidando deles mais do que sua vida, pode ser que seja problemas nos seus disquetes também, pois infelizmente vários desses meus disquetes deixaram de funcionar mesmo eu cuidando deles. Também tem um lance que não lembro direito agora, que é sobre disquetes de dupla densidade, e média densidade, que eu lembre os disquetes que funcionam no MSX são os de dupla densidade, e como esse drive de disquetes você disse que é do MSX... Talvez esse drive não rode os disquetes que você tem ai, só os de dupla densidade.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
524
Reações
1.097
Pontos
333
Para dar manutenção nesses equipamentos é necessário analisar todo o circuito responsável pela alimentação dos circuitos, todos os capacitores eletrolíticos devem ser substituídos pois além deles terem uma vida curta de 10 anos em uso e apenas 2 anos parado, dependendo de onde eles estiverem no circuito eles podem estar aterrado uma tensão que deveria ir ao motor ou seu controle deixando-o sem torque.

Capacitores cerâmicos tendem a dar problemas também no longo prazo porém há pesquisas que mostram que eles se "curam" ao serem aquecidos. Para mais info, pesquisar por "ceramic capacitor auto heal".
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
@Odin Games
Mas é normal o trail (carrinho da cabeça) não fazer o percurso inteiro quando tenta ler o disco? Os discos que eu tenho aqui são todos de alta densidade (aparentemente). O rapaz tinha uma interface DDX e não conseguiu ler os discos no MSX dele também, apesar do MSX dele reconhecer o drive e tudo mais.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Para dar manutenção nesses equipamentos é necessário analisar todo o circuito responsável pela alimentação dos circuitos, todos os capacitores eletrolíticos devem ser substituídos pois além deles terem uma vida curta de 10 anos em uso e apenas 2 anos parado, dependendo de onde eles estiverem no circuito eles podem estar aterrado uma tensão que deveria ir ao motor ou seu controle deixando-o sem torque.

Capacitores cerâmicos tendem a dar problemas também no longo prazo porém há pesquisas que mostram que eles se "curam" ao serem aquecidos. Para mais info, pesquisar por "ceramic capacitor auto heal".
Infelizmente eu não tenho conhecimento nem ferramentas pra fazer estes procedimentos. E infelizmente não conheço técnicos no RJ pra fazerem esse tipo de serviço.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
@Odin Games
Mas é normal o trail (carrinho da cabeça) não fazer o percurso inteiro quando tenta ler o disco? Os discos que eu tenho aqui são todos de alta densidade (aparentemente). O rapaz tinha uma interface DDX e não conseguiu ler os discos no MSX dele também, apesar do MSX dele reconhecer o drive e tudo mais.
Esses de alta eu acho que são os normais mesmo, não os de dupla densidade, que são os de MSX. Talvez esse drive só rode os de dupla densidade, mas não sei se esses disquetes aceitam em PCs, os dois disquetes que eu tinha aqui e que eram de dupla densidade não reconheceram no meu Pentium 166 quando testei eles uma vez, mas não sei se eles estavam com defeito.

Eu acho que a cabeça só lê a região que está gravada mesmo, não sei se ele lê todo o percurso. Talvez esse drive esteja com defeito mesmo, infelizmente.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Estou pensando em fazer umas duas gambitechs nessa semana e preciso de apoio e dicas de vocês:

A primeira é até simples: estou com uma fonte do psp queimada e, pra...

20190509-160057.jpg

20190509-160951.jpg

20190509-161003.jpg


...EVITAR de gastar dinheiro (prestem BASTANTE atenção! Ainda estou procurando emprego, portanto....), e como tenho muitas fontes antigas de celulares em casa, estou pensando em trocar os fios da fonte queimada do psp para uma fonte de um celular Nokia. Compensa?

A segunda no entanto, preciso de maior feedback. Quero trocar o HD do meu Xbox clássico (Xisburger) por um HD de maior tamanho. Tenho um Seagate Barracuda de 500 G's parado e tava pensando em usá-lo no lugar do meu HD de 80 G's, já instalado no videogame. O que demanda o serviço, são as peças que já tenho:

20190523-134138.jpg


Será que precisarei de mais alguma coisa, ou só isso já vai dar certo?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
A do Xbox não sei como lhe ajudar Doraemon, mas a da fonte se for as mesmas especificações, e respeitar a polaridade, acho que tem tudo para funcionar normalmente.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Doraemon, no XBox parece q pra colocar HDs maiores de 320gb a bios do console tem q suportar, caso não vc terá q fazer uma atualização. O meu eu coloquei uma HD de 320gb e não precisei atualizar nada, só usei o adaptador sata, formartei e instalei a dashboard.

Depois posta o resultado aqui, meu irmão quer colocar uma HD de 400gb no dele mais pra frente ae já fico atualizado. Faz tempo q não mexo no X.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
@doraemondigimon
O que pode acontecer é a capacidade do HD não ser totalmente reconhecida. Por exemplo, seu drive de 500gb pode ficar só com 320gb e o resto não poderá ser utilizado. Igual acontece no meu 486: tenho um drive de 20gb mas por conta da bios só reconhece 2gb.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Bom pessoal, depois de quase duas semanas sem conseguir consertar nada, ontem consegui consertar essa coisinha horrível aqui, um clone de Mega Drive chamado Mega Game:



Segunda feira fui na loja dos meus amigos entregar um dos SNES que tinha consertado para eles, e um deles me deu mais esse console para mim tentar consertar, ai levei ele para casa, vi que ele tinha qualidade de Polystation de cara, nem sabia se era um Mega clone, o algum Famiclone, então levei ele para casa, liguei ele em uma fonte de Mega Drive 1, e um cabo AV de Mega Drive III, e ele só deu som, sem tela, e não consegui consertar ele no mesmo dia, deixei para mexer nele ontem. Foi então que abri ele e vi essa placa sinistra:



Fiquei assustado com essa placa, na mesma hora pensei, PQP! Não vou conseguir arrumar essa coisa! Foi então que removi essa placa da carcaça, e notei que a plaquinha da entrada da fonte e do cabo AV estava com a solda zoada no plug da entrada do cabo AV, e um dos terminais estava sem a ilha de solda, não conseguia estanhar aquele terminal de jeito algum, foi então que tive a ideia de fazer essa ponte, ficou feia a solda no terminal do conector, mas foi o único jeito que consegui soldar, aquele terminal não pegava estanho de jeito algum...



Mas ligando ele na TV, ficou na mesma, só com som e tela preta, mas ai peguei meu multímetro e fiz alguns testes, dava continuidade em tudo, mesmo assim ressoldei um dos terminais, que era o do vídeo, mas não o dessa plaquinha, ressoldei o terminal da placa do slot, que recebia o sinal do vídeo, e quando fui testar ele deu tela pela primeira vez:



Só que teve um pequeno detalhe, ele estava com a imagem em preto e branco...



Ai pesquisando sobre ele na internet descobri que ele é assim mesmo, ele apesar de ser Xing Ling, o sistema de cores dele é PAL-G, e que ele fica preto e branco assim mesmo na maioria das TVs brasileiras...

Então pesquisei pela internet se achava algum jeito de transcodificar ele, e perguntei para um amigo na internet que tinha esse console, se tinha como transcodificar ele, e ele me passou um vídeo do Neto falando desse console, que alguns são PAL-G e que o único jeito de deixar eles coloridos é usando um Everdrive, que eu não tenho, então não tenho mais o que fazer nesse console, já fiz o que tinha que fazer. Aqui está o vídeo do Neto falando mais sobre ele:



Depois disso só dei uma reforçada com cola quente na entrada do cabo AV que estava meio frouxo, pois ele estava dando mau contato no cabo, e melhorou bastante esse problema, então finalizei meu trabalho, não tenho mais o que fazer nesse console.

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Doraemon, no XBox parece q pra colocar HDs maiores de 320gb a bios do console tem q suportar, caso não vc terá q fazer uma atualização. O meu eu coloquei uma HD de 320gb e não precisei atualizar nada, só usei o adaptador sata, formartei e instalei a dashboard.

Depois posta o resultado aqui, meu irmão quer colocar uma HD de 400gb no dele mais pra frente ae já fico atualizado. Faz tempo q não mexo no X.
@doraemondigimon
O que pode acontecer é a capacidade do HD não ser totalmente reconhecida. Por exemplo, seu drive de 500gb pode ficar só com 320gb e o resto não poderá ser utilizado. Igual acontece no meu 486: tenho um drive de 20gb mas por conta da bios só reconhece 2gb.
Valeu pelas respostas. O meu Xbox está assim:

20190602-000622.jpg

20190602-000631.jpg

20190602-000639.jpg


Tudo o que pude fazer foi: verificar modelo da placa. Infelizmente, não é o modelo que pode fazer upgrade de memória com facilidade e, trocar a pasta térmica dele, que estava completamente SECA, sobrando apenas uma crosta preta.

Agora, estou correndo na internet pra ver se acho a ISO mais atualizada do dvd que faz a atualização de sistema e programas nele (Auto Installer Deluxe). Mas parece que tem um novo modelo de DVD na internet e preciso de ajuda nesse ponto. Não sei o nome e nem onde baixa o bicho....
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
@doraemondigimon , o upgrade de memoria que vc diz é o HD né!?
Eu troquei o HD do meu irmão semana passada, o modchip dele só reconhece 120gb, a maneira mais fácil que achei para corrigir isso foi fazendo o softmod, é bem fácil, porém ainda mantive o modchip no aparelho, mas é só ligar com o botão eject que ele inicia via softmod e reconhece os 400gb.

O Auto Installer acho que vc encontra no canal do Xbox Classico ********, da uma vasculhada nos vídeos dele, em um video ele coloca o link para download na descrição.
 
Topo Fundo