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Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
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Bom galera sábado passado peguei um PS2 fat na casa de um cara, simplesmente o console estava fedendo mofo quando peguei, hoje resolvi desmontar o mesmo, limpei tudo, e lavei as partes de plástico, eliminei as sujeiras, o cheiro de mofo, resultado ai em baixo ficou novinho, e sem cheiro, controle original funcionando tudo. Só falta agora chegar os acessórios que comprei no ML pra rodar os jogos pelo HD porque o leitor tem hora que funciona tem hora que não.
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Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
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Caramba, ficou novinho! :viraolho

Tenho trauma com os PS2 FAT, pois no fim de 2017 peguei um 39001 em uma eletrônica de um amigo que estava fechando, ele conseguiu montar um para mim e me entregou funcionando, só o leitor estava fraco, e a gaveta estava desalinhada, as vezes ela trancava, ai resolvi tentar alinhar ela, mas na época eu não manjava como manjo agora, e desmontei quase todo o console para retirar o leitor e tentar alinhar aquela gaveta, mas o problema veio depois para montar o console de novo... Eu não tinha ferramentas adequadas, e não conseguia encaixar os flats do leitor de volta, ai me bateu um nervosismo e acabei estourando as pontas dos flats tentando encaixar eles e o console nem ligou mais, e para piorar o cara que me deu ele fechou a eletrônica e não pode mais mexer nele, peguei ele no último dia da eletrônica... Ainda estou com ele aqui e pretendo levar num técnico em breve, mas nem sei se vai funcionar... Hoje tenho outro FAT do mesmo modelo aqui, mas só funciona o Player 1 e não funciona o leitor, só serve para jogar por HD ou USB.

Ontem mexi em 6 PS2 Slim condenados que ganhei essa semana, são dois Slim 7XXXX e mais 4 9000X, mas acho que só um 77001 poderia voltar vida... Para isso tenho que trocar a carcaça dele que está muito detonada, mais uma placa metálica que fica em cima da placa mãe, que está muito oxidada, e colocar um botão de Power/Reset nele, que não tenho aqui, os outros 4 9000X tem os botões, mas os dois 7XXXX não tem, são botões diferentes... O outro que é um 71001 que eu lembre acho que não tem volta, ele liga, mas as vezes dá imagem, as vezes não, parece um problema sério, já os 9000X tem dois que não ligam, outros dois ligam e dão tela, mas parecem ter um problema grave e não tem conserto, um deles está com a entrada da placa mãe do flat do leitor quebrada.
 

Zeoraima

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Tenho trauma com os PS2 FAT, pois no fim de 2017 peguei um 39001 em uma eletrônica de um amigo que estava fechando, ele conseguiu montar um para mim e me entregou funcionando, só o leitor estava fraco, e a gaveta estava desalinhada, as vezes ela trancava, ai resolvi tentar alinhar ela, mas na época eu não manjava como manjo agora, e desmontei quase todo o console para retirar o leitor e tentar alinhar aquela gaveta, mas o problema veio depois para montar o console de novo... Eu não tinha ferramentas adequadas, e não conseguia encaixar os flats do leitor de volta, ai me bateu um nervosismo e acabei estourando as pontas dos flats tentando encaixar eles e o console nem ligou mais, e para piorar o cara que me deu ele fechou a eletrônica e não pode mais mexer nele, peguei ele no último dia da eletrônica... Ainda estou com ele aqui e pretendo levar num técnico em breve, mas nem sei se vai funcionar... Hoje tenho outro FAT do mesmo modelo aqui, mas só funciona o Player 1 e não funciona o leitor, só serve para jogar por HD ou USB.

Ontem mexi em 6 PS2 Slim condenados que ganhei essa semana, são dois Slim 7XXXX e mais 4 9000X, mas acho que só um 77001 poderia voltar vida... Para isso tenho que trocar a carcaça dele que está muito detonada, mais uma placa metálica que fica em cima da placa mãe, que está muito oxidada, e colocar um botão de Power/Reset nele, que não tenho aqui, os outros 4 9000X tem os botões, mas os dois 7XXXX não tem, são botões diferentes... O outro que é um 71001 que eu lembre acho que não tem volta, ele liga, mas as vezes dá imagem, as vezes não, parece um problema sério, já os 9000X tem dois que não ligam, outros dois ligam e dão tela, mas parecem ter um problema grave e não tem conserto, um deles está com a entrada da placa mãe do flat do leitor quebrada.
Esse modelo meu é 50001 ele não tem aquele cabo flat quando você desmonta a tampa que tem o logo do PS2 em cima como tem no modelo 39001, único cabo flat mesmo que eu vi foi de ligar as manetes e o memory card, se tem outro por dentro nem percebi a não ser aquele do leitor, alinhar um ps2 FAT dá muito trabalho! por isso você teve dificuldades, melhor mesmo rodar pelo HD e esquecer o leitor além que o leitor é bem mais sensível que o do Slim, peguei o FAT por ele ser lindão
vou rodar os jogos pelo HD esperando chegar os acessórios pelo ML muito ansioso aqui.
 

Odin Games

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Esse modelo meu é 50001 ele não tem aquele cabo flat quando você desmonta a tampa que tem o logo do PS2 em cima como tem no modelo 39001, único cabo flat mesmo que eu vi foi de ligar as manetes e o memory card, se tem outro por dentro nem percebi a não ser aquele do leitor, alinhar um ps2 FAT dá muito trabalho! por isso você teve dificuldades, melhor mesmo rodar pelo HD e esquecer o leitor além que o leitor é bem mais sensível que o do Slim, peguei o FAT por ele ser lindão
vou rodar os jogos pelo HD esperando chegar os acessórios pelo ML muito ansioso aqui.
Pois é, achei o 39001 muito complicado de mexer, isso que foi a dois anos, lá por 2013 eu peguei um Slim 90006 bem detonado e depenei ele para ver como era por dentro, tinha comprado ele por 25 reais, tirei até a lente fora, e depois montei novamente e ele roda liso até agora, até foi trocada a carcaça dele por uma nova e o bicho funciona 100%, naquele tempo eu sabia muito menos que agora, não sabia nem soldar, mas desmontei esse Fat achando que montaria ele de boa, e acabei me atacando dos nervos de tão chato que era de montar, prefiro mil vezes desmontar um Slim... :klol

Pois é, os Fat é melhor para usar no HD mesmo, o meu funcionando eu tenho só para isso, se eu quiser jogar para duas pessoas eu meto o multitap nele, já que a entrada do Player 2 dele não funciona, nem um técnico conseguiu arrumar isso, ele me disse que era problema em algum CI da placa mãe, não na entrada.
 

Piga

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Fala pessoal. Quando eu comprei meu PSOne usado de um colega aqui do fórum, apesar de ter vindo completo com caixa, manuais, fonte e cabos originais, o controle Dualshock era pirata, apesar de ser bastante simular ao original. Fiquei adiando a compra de um original por não achar um em estado de conservação descente e quando achava o preço estava salgado. Então fui meio que deixando pra lá.

Essa semana estava dando uma olhada nos classificados da OLX e achei um anuncio com dois controles a venda: 01 Dualshock Branco de PSOne (o qual estava procurando) e outro Dualshock 2 preto de PS2, originais Sony, porém ambos com defeito. A carcaça deles apesar de sujos, estavam em bom estado com serigrafia perfeita, porém olhando as fotos de trás dos controles ví que além de estarem faltando parafusos, os mesmos não eram os parafusos originais, mas sim uns de fenda prata Era relativamente fácil de chegar até o comprador, que estava pedindo R$ 15,00 nos dois. Aí me ocorreu de fazer um mandrake: eu iria pegar o miolo do meu piratinha e colocar na carcaça do original, pois estava nítido que os controles tinham sidos futucados, então a chance de reparo deveria ser zero.

Fui hoje de manhã e peguei os controles. Nem cheguei a testar, desmontei o Dualshock original e o meu piratinha, dei um trato nas carcaças de ambos, lavei as peças plásticas e membranas. Mais tarde no fim do dia resolvi fazer o transplante e pra minha surpresa a placa do piratinha não encaixava na carcaça original Sony. Aí achei que tinha perdido a batalha. Como quem não quer nada, remontei o Dualshock original e liguei no meu PSOne pra testar. O D-Pad + botões bola, triangulo, quadro e X + R1 e L1 estavam funcionando. Os gatilhos R2 e L2 não, como também o botão que liga os analógicos. Quando mexi no cabo perto de onde ele sai do controle, a luz do analógico acendeu. Liguei o controle no meu PS2 com um jogo que usa os dois analógicos e eles funcionaram perfeitamente, assim como os gatilhos. Então o problema era no cabo.

E o que o Piga fez? Cortou o cabo? Nah! Muito trabalho. Peguei a parte que tava mordida e chamei no aperto junto com o restante do cabo que ia perto do plug da PCB. Com isso o mau contato parou. Aproveitei e limpei geral as PCBs e remontei o controle. Agora além do piratinha, tenho um original Sony funcionando 100%.

Foto do trabalho finalizado.
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Infelizmente esses PADs amarelados não há muito o que se fazer.

E o Dualshock 2? Um dia desses eu mexo nele.....
 

Ulisses Seventy Eight

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Fala pessoal. Quando eu comprei meu PSOne usado de um colega aqui do fórum, apesar de ter vindo completo com caixa, manuais, fonte e cabos originais, o controle Dualshock era pirata, apesar de ser bastante simular ao original. Fiquei adiando a compra de um original por não achar um em estado de conservação descente e quando achava o preço estava salgado. Então fui meio que deixando pra lá.

Essa semana estava dando uma olhada nos classificados da OLX e achei um anuncio com dois controles a venda: 01 Dualshock Branco de PSOne (o qual estava procurando) e outro Dualshock 2 preto de PS2, originais Sony, porém ambos com defeito. A carcaça deles apesar de sujos, estavam em bom estado com serigrafia perfeita, porém olhando as fotos de trás dos controles ví que além de estarem faltando parafusos, os mesmos não eram os parafusos originais, mas sim uns de fenda prata Era relativamente fácil de chegar até o comprador, que estava pedindo R$ 15,00 nos dois. Aí me ocorreu de fazer um mandrake: eu iria pegar o miolo do meu piratinha e colocar na carcaça do original, pois estava nítido que os controles tinham sidos futucados, então a chance de reparo deveria ser zero.

Fui hoje de manhã e peguei os controles. Nem cheguei a testar, desmontei o Dualshock original e o meu piratinha, dei um trato nas carcaças de ambos, lavei as peças plásticas e membranas. Mais tarde no fim do dia resolvi fazer o transplante e pra minha surpresa a placa do piratinha não encaixava na carcaça original Sony. Aí achei que tinha perdido a batalha. Como quem não quer nada, remontei o Dualshock original e liguei no meu PSOne pra testar. O D-Pad + botões bola, triangulo, quadro e X + R1 e L1 estavam funcionando. Os gatilhos R2 e L2 não, como também o botão que liga os analógicos. Quando mexi no cabo perto de onde ele sai do controle, a luz do analógico acendeu. Liguei o controle no meu PS2 com um jogo que usa os dois analógicos e eles funcionaram perfeitamente, assim como os gatilhos. Então o problema era no cabo.

E o que o Piga fez? Cortou o cabo? Nah! Muito trabalho. Peguei a parte que tava mordida e chamei no aperto junto com o restante do cabo que ia perto do plug da PCB. Com isso o mau contato parou. Aproveitei e limpei geral as PCBs e remontei o controle. Agora além do piratinha, tenho um original Sony funcionando 100%.

Foto do trabalho finalizado.
p_20190705_163111.jpg

Infelizmente esses PADs amarelados não há muito o que se fazer.

E o Dualshock 2? Um dia desses eu mexo nele.....
show. sobre os analógicos limpe com veja multi uso, pode esfarelar mas tente.
 


Odin Games

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Belo conserto Piga, esses controles são muito bons, eu tenho um original igual a esse desde 2003 e usei ele demais, e o danado funciona até hoje... Isso que uma vez a malha do fio rasgou bem perto da saída da carcaça, ai só tive o trabalho de colocar o cabo um pouco mais para dentro e não apareceu mais esse rasgo, eu estava com muito medo de partir os fios internos do cabo. O meu eu tenho desde novo, mas os analógicos mudaram de cor e ficaram iguais a esse, parecendo uma chupeta de bebê extremamente usada... :klol
 

Player_1

Bam-bam-bam
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o botao z do controle de gamecube enterrou..

dei uma abrida nele e parece que falta a borracha (acho que devia ter uma ali..)

como vocês fariam pra substituir??
 

Odin Games

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o botao z do controle de gamecube enterrou..

dei uma abrida nele e parece que falta a borracha (acho que devia ter uma ali..)

como vocês fariam pra substituir??
O botão Z original do Gamecube, e a grande maioria dos genéricos, não tem borracha, eles são botões chamados de tact switch, e são de plástico, se o seu controle é original tem esses botões a venda fácil:


E pior que vários controles tem esses botões, eles tem nos analógicos dos controles os Playstation, também tem nos controles de Xbox 360 e talvez o One, fora outros controles, eu não gosto desses botões, pois eles são muito frágeis e se desgastam rápido, principalmente nos controles genéricos.

Se você quiser trocar esse do seu, tome bastante cuidado, pois precisa soldar eles, e se você encostar por muito tempo o ferro de solda nos contatos desses botões, eles podem derreter o botão, e ele não funcionar mais... Essa semana mesmo me aconteceu com um controle de Xbox 360 genérico que ganhei, um amigo me deu um que tinha um botão igual a esse do link, e era um botão LB que estava afundado, mas encostei o ferro e solda por menos de um minuto para soldar ele no lugar, e ele soldou, mesmo assim ele não funcionou mais porque o calor do ferro de solda danificou o botão, mesmo eu tomando cuidado, pois já tinha danificado outros botões antes, agora preciso comprar outro botão novo para substituir.
 

Player_1

Bam-bam-bam
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O botão Z original do Gamecube, e a grande maioria dos genéricos, não tem borracha, eles são botões chamados de tact switch, e são de plástico, se o seu controle é original tem esses botões a venda fácil:


E pior que vários controles tem esses botões, eles tem nos analógicos dos controles os Playstation, também tem nos controles de Xbox 360 e talvez o One, fora outros controles, eu não gosto desses botões, pois eles são muito frágeis e se desgastam rápido, principalmente nos controles genéricos.

Se você quiser trocar esse do seu, tome bastante cuidado, pois precisa soldar eles, e se você encostar por muito tempo o ferro de solda nos contatos desses botões, eles podem derreter o botão, e ele não funcionar mais... Essa semana mesmo me aconteceu com um controle de Xbox 360 genérico que ganhei, um amigo me deu um que tinha um botão igual a esse do link, e era um botão LB que estava afundado, mas encostei o ferro e solda por menos de um minuto para soldar ele no lugar, e ele soldou, mesmo assim ele não funcionou mais porque o calor do ferro de solda danificou o botão, mesmo eu tomando cuidado, pois já tinha danificado outros botões antes, agora preciso comprar outro botão novo para substituir.
então acho que o afundou foi a solda pra dentro, por que o botão está "travado"..
 

Odin Games

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então acho que o afundou foi a solda pra dentro, por que o botão está "travado"..
Ah tá, acho que deve ter acontecido o mesmo que aconteceu com esse controle genérico de Xbox 360 que ganhei, alguém deve ter apertado ele forte demais, e ele afundou para dentro, ai tentei soldar ele de volta, mas o calor do ferro de solda esquentou demais ele e acabou se danificando, mesmo eu tomando cuidado...

Talvez dê para soldar ele no lugar, mas se você não tem prática, é melhor pedir para alguém que manje bem tentar soldar ele de volta. Tem que soldar ele bem rápido mesmo, senão danifica o botão.
 

Player_1

Bam-bam-bam
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Ah tá, acho que deve ter acontecido o mesmo que aconteceu com esse controle genérico de Xbox 360 que ganhei, alguém deve ter apertado ele forte demais, e ele afundou para dentro, ai tentei soldar ele de volta, mas o calor do ferro de solda esquentou demais ele e acabou se danificando, mesmo eu tomando cuidado...

Talvez dê para soldar ele no lugar, mas se você não tem prática, é melhor pedir para alguém que manje bem tentar soldar ele de volta. Tem que soldar ele bem rápido mesmo, senão danifica o botão.
Obrigado pela ajuda Odin Games! Vou ver o que dá pra fazer aqui..o controle é original, mas tinha comprado ele usado..

Ainda bem que ainda tenho um classic controller paralelo do wii pra salvar a jogatina rs..
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
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Hoje não fiz nenhum conserto, mas não escapei de fazer uma gambiarra, eu sai de manhã e ganhei alguns labels que tinha pedido para um amigo, e ele conseguiu fazer eles para mim, mas os labels foram imprimidos em papel fotográfico e não tinha adesivos em baixo para colar eles, ai quando fui colar eu não tinha mais cola bastão, que são as que eu uso para colar labels, mas lembrei que eu tinha um Tenaz velho por aqui, e foi com ele que colei os labels, só coloquei um pouco na ponta do dedo e esparramei, isso me lembrou dos trabalhos escolares do tempo do jardim de infância... :klol



Os que mais gostei foram dos cartuchos de SNES, eu tinha salvo esse Rei Leão e o MK2 originais mês passado de irem para o lixo, e por sorte consegui carcaças originais para eles, inclusive a do MK2 era a original dele, mas precisava de labels novos, e achei que eles ficaram muito bons.



Incrível como labels novos dão uma cara nova para os cartuchos, já troquei label de vários cartuchos que estavam bem feios, mas com os labels novos eles pareciam outros cartuchos.
A label do mk2 realmente da pra perceber que é relabel, ela fica com a cor diferente.
Eu tenho um 100% original novinho aqui, percebi a diferença, agora o rei leão me parece igual.
 

Odin Games

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Obrigado pela ajuda Odin Games! Vou ver o que dá pra fazer aqui..o controle é original, mas tinha comprado ele usado..

Ainda bem que ainda tenho um classic controller paralelo do wii pra salvar a jogatina rs..
Beleza, menos mal que tem conserto e é fácil conseguir e trocar esse botão.
A label do mk2 realmente da pra perceber que é relabel, ela fica com a cor diferente.
Eu tenho um 100% original novinho aqui, percebi a diferença, agora o rei leão me parece igual.
Esse label não é 100% mesmo, o nome do jogo em cima é maior, infelizmente a maioria dos labels que tem na internet não são 100% fiéis, menos mal que tem eles para o cara refazer. Pior que acho que ele ficou bem impresso, pena que a imagem não era 100% igual ao original, que parece ser mais escura.

Ainda estou com um label do F-Zero que não sei se coloco no meu cartucho, o original está bem detonado, mas eu só costumo trocar se o label original está irreconhecível ou nem tem, e esse velho ainda dá para identificar o jogo de boa, só quase não dá para ler o nome do jogo... :klol

 

Gustavo Reis

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Beleza, menos mal que tem conserto e é fácil conseguir e trocar esse botão.

Esse label não é 100% mesmo, o nome do jogo em cima é maior, infelizmente a maioria dos labels que tem na internet não são 100% fiéis, menos mal que tem eles para o cara refazer. Pior que acho que ele ficou bem impresso, pena que a imagem não era 100% igual ao original, que parece ser mais escura.

Ainda estou com um label do F-Zero que não sei se coloco no meu cartucho, o original está bem detonado, mas eu só costumo trocar se o label original está irreconhecível ou nem tem, e esse velho ainda dá para identificar o jogo de boa, só quase não dá para ler o nome do jogo... :klol

Confesso que eu ficaria com dó de trocar kkkk

To com a label do mk trilogy do n64 pra trocar, mas não me dá coragem kkkkk
 

Odin Games

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Confesso que eu ficaria com dó de trocar kkkk

To com a label do mk trilogy do n64 pra trocar, mas não me dá coragem kkkkk
Pois é, estou passando exatamente por isso... :klol

Eu só troquei o do MK2 porque ele estava assim, tive sorte de conseguir a carcaça original dele de volta com o mesmo amigo que tinha me dado o chip que estava com defeito antes, achei ela no meio de umas 50 carcaças de jogos piratas, mas só reconheci que era a carcaça original dele porque vi um pedacinho do símbolo do dragão, e no lugar do nome em cima só aparecia "at II" :kkk



Esse eu troquei sem dó, menos mal que o label traseiro estava intacto, ele é americano.



Mas ainda tem vários jogos que gostaria e trocar o label, alguns ainda estão bem visíveis, ai fico na dúvida de trocar. Eu tenho um jogo do Judge Dreed que está faltando a metade do rosto do Juiz, eu removi essa etiqueta de locadora dele faz anos, mas ficou sem a metade do rosto dele, mas só falta essa parte, ai fico na dúvida se troco ou não...

 

Piga

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Fui mexer hoje no Dualshock 2 que comprei junto com o outro Dualshock de PSX que recuperei, mas não obtive sucesso. A olho nú não há nada de errado com a PCB, nada oxidado, nada fora do lugar. O problema: parece que o controle está permanentemente com os botões bola + triangulo pressionados. Quando eu ligo meu PS2 com esse controle plugado, automaticamente vai pra tela de menu do chip Matrix, que é acessado usando bola + triangulo quando se liga o videogame. Por conta disso não consegui mas fazer nenhum outro teste com ele. O botão que liga o analógico e o led vermelho funciona e acende, respectivamente.

Ao contrário do Dualshock 1 que as borrachas dos botões fecham contato numa PCB, nesse Dualshock 2 a PCB foi substituída pela Sony por uma membrana, igual aos usados nos teclados vagabundos de PC. Acredito que o problema esteja nessa membrana, mas não sei quais testes fazer para tentar diagnosticar.
 

Odin Games

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Uma pena Piga, talvez dê para recuperar ele usando outra membrana, acho que elas tem a venda facilmente, quando eu ia numa eletrônica de um amigo meu até a dois anos atrás eu via ele comprando algumas de um tiozinho que ia lá sempre com uma mala vender componentes de consoles. Mas acho que elas devem ser difíceis de serem trocadas, já abri alguns controles originais e achei elas complicadas.

Eu acho essas membranas um saco, talvez a Sony tenha usado elas para baratear a produção, mas acho elas muito ruins, e ruins de trocar também.
 

Piga

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@Odin Games
O principal problema que vejo em trocar a membrana é que o conector dela na PCB não permite desencaixá-la. Acredito que a membrana seja "grimpada" no conector e esse soldado na placa. E pelo estado do controle não vale a pena o trabalho.
 

Odin Games

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Pois é Piga, dependendo do estado nem deve valer a pena... E se mandar arrumar pode custar quase o preço de outro controle... Eu via meus amigos da eletrônica que falei trocar as membranas, mas de controles de PS3 por 80 reais...

Esqueci de postar aqui, mas semana passada recuperei esses dois controles genéricos de Gamecube, ganhei eles em mais um lote de itens com defeito do meu amigo de uma loja, e veio uns 5 controles, e no meio desses tinha esses dois que ele me disse que estavam com defeito nos direcionais, um deles parece que ia para cima sem parar, o outro ele não disse nada, mas só abri eles e limpei com álcool isopropílico, e eles ficaram 100% de novo, provavelmente era só sujeira mesmo...



Eu fui entregar eles para o ex dono ontem, mas ele me disse que eu podia ficar, pois ele vende esses controles novos por 50 reais cada, e esses usados não valeriam nem a metade...

Mas hoje consegui fazer mais um reparo, ontem ganhei uma caixa com mais alguns chips com defeito, eram alguns chips de Famiclone, Atari e Game Boy, e veio um chip que me chamou a atenção que era um de 4 jogos da Dactar, ele estava com as duas chavinhas quebradas, só estava com a base delas, ai como ele estava em ótimo estado sem nenhuma trilha danificada, peguei duas chavinhas que tinha aqui que era de outro cartucho e coloquei nele, e ele voltou a vida! Funcionou perfeitamente os 4 jogos, que eram o Turmoil, Air Raider, um de futebol e um com dois sapos que esqueci o nome, ele não é o Frogger, eu não tinha esse último jogo, então vou ficar com esse cartucho, até já arrumei uma carcaça para ele... :klol



Ainda tenho mais 4 chips da Dactar para tentar recuperar, que eu já tinha aqui antes, mas para esses eu vou ter que comprar chavinhas novas, e preciso refazer algumas trilhas também, eu consegui recuperar esse porque estava 100%.
 

Odin Games

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Pessoal hoje é um dia histórico, finalmente depois de quase 3 anos transcodifiquei meu SC-3000! :kluv



Ele é um modelo australiano e não dá tela nas TVs brasileiras, só dava som, comprei ele no fim de 2016 mas nunca consegui jogar ele por causa disso. O processo foi longo e complicado, eu segui a dica de um amigo do Sega Brasil que ele me conseguiu no SMS Power, ele entrou em contato com um pessoal gringo de lá e um passou esse esquema para ele, que era trocar um CI e o cristal. Primeiro eu tive que encomendar com um amigo o CI TMS9928ANL da China, pois não sei comprar do Aliexpress, esse CI não se encontra no Brasil, não achei nenhum no ML, só outras versões diferentes desse CI que não são compatíveis, ai o CI chegou quase 40 dias depois, peguei ele nessa segunda feira com o meu amigo:



Mas fiquei com receio de soldar ele direto na placa e resolvi comprar um soquete ontem, e o soquete era compatível, mas não consegui encaixar o CI no soquete no teste que fiz, e como eu só tinha esse CI fiquei com medo de quebrar alguma perninha dele e perder o CI, então hoje resolvi criar coragem e finalmente fazer a troca soldando ele direto na placa, primeiro tive que remover o CI original que é um TMS9929ANL, ele fica escondido em baixo dessa plaquinha que fica o cristal oscilador do console:



Essa plaquinha fica num suporte em cima da placa mãe, removendo ela aparece o CI original que tem que trocar:



Ai tem que trocar ele, o processo pode ser meio longo, mas como já estou com mais prática, até que não demorei para fazer isso, tive que remover 40 pontos de solda com bastante cuidado para não danificar nenhum pino do CI original, nem uma ilha de solda dos terminais, mas consegui fazer a troca de boa, e ele ficou assim:



Depois testei todos os terminais com o multímetro e deu tudo OK, não tinha nenhum terminal em curto e nem solda fria. Ai veio a tarefa que achei que seria a mais fácil, mas acabei tendo um problema sério, eu troquei o cristal oscilador de boa que era bem fácil de trocar, removi o original que era de 4.4 Mhz e coloquei um de 3.5 Mhz, que peguei de um Mega Drive japonês, esse Mega Drive era transcodificado, e como eu tinha passado ele para NTSC de novo, acabei removendo esse cristal que estava em baixo da placa, e como ele estava em bom estado guardei ele, e agora ele me serviu para o SC-3000, não precisei ir atrás e comprar outro, só que quando soldei o cristal descobri uma coisa muito grave... Tinha um componente pequeno nessa plaquinha, acho que um transistor, que afundou não sei como para dentro, e ele acabou danificando umas trilhas e ficou sem ilha de solda, fiquei quase em pânico, pois já tinha feito quase todo o serviço difícil, mas consegui fazer uma gambiarra e ficou de boa, fiz essa ponte em baixo da plaquinha:



A plaquinha com o cristal trocado ficou assim, pena que a imagem ficou ruim...



Esse componente que afundou tinha 3 terminais, ai fiz 3 pontes, mas não tinha certeza se iria funcionar, se não tivesse acontecido isso, eu teria certeza que o console iria funcionar, pois tinha feito tudo certo antes, mas ai montei o console, a placa dele para tirar da carcaça é preciso dessoldar o botão de ligar e desligar o console da placa, pois ele é preso na carcaça e soldado na placa mãe, ai soldei ele de volta na placa e terminei de montar o console, instalei ele na TV, e quando fui ligar ele na tomada, eu estava com medo de ligar o console e queimar ele com a gambiarra que fiz, mas não me dei conta que o console já estava com a chave ligada, e quando liguei ele na tomada, ele ligou direto na TV! Não precisei passar pelo drama de ligar o console, essa é sempre é a parte mais tensa quando vou testar um console, pois toda vez que vou ligar o botão a primeira vez meu coração vai a mil, mas não precisei passar por isso, e ele deu tela de primeira, funcionou normalmente e fiquei bastante aliviado... :klol



Ele funcionou perfeitamente, pena só tenho um jogo para ele, e o cartucho do Basic, que a tela dele é amarela, achei bem louco isso... Agora vou poder investir em novos jogos, ele roda os jogos do SG-1000, quero comprar principalmente o Congo Bongo, que é quase uma cópia do Donkey Kong original, e o Choplifter.

O CI original que troquei eu vou guardar, eu acabei descobrindo uma coisa nele, que ele estava com as perninhas enferrujadas, eu estranhava ele estar com elas pretas quando via ele na placa do console, mas agora removendo e vendo ele de perto vi que ele estava enferrujado, talvez seja por isso que ele nunca dava tela, nem em preto e branco...



Finalmente agora depois de quase 3 anos vou poder jogar esse console, quero dar um agradecimento especial ao segarule do Sega Brasil que se ele não tivesse entrado em contato com o pessoal lá no SMS Power, eu nunca saberia o que fazer com esse console, pois não tem absolutamente NADA a respeito disso na internet, eu até achei um cara no site do Retrocomputaria que tinha o mesmo SC-3000 que eu tenho, e ele tinha postado um vídeo no Youtube mostrando um cartucho multi jogos, ai perguntei para ele na época como ele tinha feito para o console funcionar na TV dele, se tinha transcodificado ou não, mas o cara nunca me respondeu, agora finalmente consegui fazer esse bendito dar imagem... :ksnif
 
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Pessoal hoje é um dia histórico, finalmente depois de quase 3 anos transcodifiquei meu SC-3000! :kluv



Ele é um modelo australiano e não dá tela nas TVs brasileiras, só dava som, comprei ele no fim de 2016 mas nunca consegui jogar ele por causa disso. O processo foi longo e complicado, eu segui a dica de um amigo do Sega Brasil que ele me conseguiu no SMS Power, ele entrou em contato com um pessoal gringo de lá e um passou esse esquema para ele, que era trocar um CI e o cristal. Primeiro eu tive que encomendar com um amigo o CI TMS9928ANL da China, pois não sei comprar do Aliexpress, esse CI não se encontra no Brasil, não achei nenhum no ML, só outras versões diferentes desse CI que não são compatíveis, ai o CI chegou quase 40 dias depois, peguei ele nessa segunda feira com o meu amigo:



Mas fiquei com receio de soldar ele direto na placa e resolvi comprar um soquete ontem, e o soquete era compatível, mas não consegui encaixar o CI no soquete no teste que fiz, e como eu só tinha esse CI fiquei com medo de quebrar alguma perninha dele e perder o CI, então hoje resolvi criar coragem e finalmente fazer a troca soldando ele direto na placa, primeiro tive que remover o CI original que é um TMS9929ANL, ele fica escondido em baixo dessa plaquinha que fica o cristal oscilador do console:



Essa plaquinha fica num suporte em cima da placa mãe, removendo ela aparece o CI original que tem que trocar:



Ai tem que trocar ele, o processo pode ser meio longo, mas como já estou com mais prática, até que não demorei para fazer isso, tive que remover 40 pontos de solda com bastante cuidado para não danificar nenhum pino do CI original, nem uma ilha de solda dos terminais, mas consegui fazer a troca de boa, e ele ficou assim:



Depois testei todos os terminais com o multímetro e deu tudo OK, não tinha nenhum terminal em curto e nem solda fria. Ai veio a tarefa que achei que seria a mais fácil, mas acabei tendo um problema sério, eu troquei o cristal oscilador de boa que era bem fácil de trocar, removi o original que era de 4.4 Mhz e coloquei um de 3.5 Mhz, que peguei de um Mega Drive japonês, esse Mega Drive era transcodificado, e como eu tinha passado ele para NTSC de novo, acabei removendo esse cristal que estava em baixo da placa, e como ele estava em bom estado guardei ele, e agora ele me serviu para o SC-3000, não precisei ir atrás e comprar outro, só que quando soldei o cristal descobri uma coisa muito grave... Tinha um componente pequeno nessa plaquinha, acho que um transistor, que afundou não sei como para dentro, e ele acabou danificando umas trilhas e ficou sem ilha de solda, fiquei quase em pânico, pois já tinha feito quase todo o serviço difícil, mas consegui fazer uma gambiarra e ficou de boa, fiz essa ponte em baixo da plaquinha:



A plaquinha com o cristal trocado ficou assim, pena que a imagem ficou ruim...



Esse componente que afundou tinha 3 terminais, ai fiz 3 pontes, mas não tinha certeza se iria funcionar, se não tivesse acontecido isso, eu teria certeza que o console iria funcionar, pois tinha feito tudo certo antes, mas ai montei o console, a placa dele para tirar da carcaça é preciso dessoldar o botão de ligar e desligar o console da placa, pois ele é preso na carcaça e soldado na placa mãe, ai soldei ele de volta na placa e terminei de montar o console, instalei ele na TV, e quando fui ligar ele na tomada, eu estava com medo de ligar o console e queimar ele com a gambiarra que fiz, mas não me dei conta que o console já estava com a chave ligada, e quando liguei ele na tomada, ele ligou direto na TV! Não precisei passar pelo drama de ligar o console, essa é sempre é a parte mais tensa quando vou testar um console, pois toda vez que vou ligar o botão a primeira vez meu coração vai a mil, mas não precisei passar por isso, e ele deu tela de primeira, funcionou normalmente e fiquei bastante aliviado... :klol



Ele funcionou perfeitamente, pena só tenho um jogo para ele, e o cartucho do Basic, que a tela dele é amarela, achei bem louco isso... Agora vou poder investir em novos jogos, ele roda os jogos do SG-1000, quero comprar principalmente o Congo Bongo, que é quase uma cópia do Donkey Kong original, e o Choplifter.

O CI original que troquei eu vou guardar, eu acabei descobrindo uma coisa nele, que ele estava com as perninhas enferrujadas, eu estranhava ele estar com elas pretas quando via ele na placa do console, mas agora removendo e vendo ele de perto vi que ele estava enferrujado, talvez seja por isso que ele nunca dava tela, nem em preto e branco...



Finalmente agora depois de quase 3 anos vou poder jogar esse console, quero dar um agradecimento especial ao segarule do Sega Brasil que se ele não tivesse entrado em contato com o pessoal lá no SMS Power, eu nunca saberia o que fazer com esse console, pois não tem absolutamente NADA a respeito disso na internet, eu até achei um cara no site do Retrocomputaria que tinha o mesmo SC-3000 que eu tenho, e ele tinha postado um vídeo no Youtube mostrando um cartucho multi jogos, ai perguntei para ele na época como ele tinha feito para o console funcionar na TV dele, se tinha transcodificado ou não, mas o cara nunca me respondeu, agora finalmente consegui fazer esse bendito dar imagem... :ksnif
Muito bom trabalho... parabéns...
Parece que existe um conversor de jogos SMS para este seu...
 

Odin Games

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Muito bom trabalho... parabéns...
Parece que existe um conversor de jogos SMS para este seu...
Acho que não existe, porque o hardware não é exatamente o mesmo, ele é um pouco menos potente que o Master System. O processador por exemplo é uma versão genérica um pouco mais fraca que o Zilog Z80, um processador da NEC, o 780C.
 
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Bom, hoje de manhã dei mais umas fuçadas por aqui em alguns chips com defeito, e finalmente consegui recuperar esse Donkey Kong Country original de SNES :viraolho



Esse chip eu tinha pego ele mês passado com um Mario World que já arrumei e nem está mais comigo, os dois chips eram quase os mesmos, e o defeito deles era na MESMA trilha que estava cortada, e consegui achar o defeito nos dois três dias depois e consertar o Mario World, mas quando fui mexer no Donkey Kong acabei soldando ele errado, e acabei derrubando estanho de solda nos contatos dele, o cartucho acabou não funcionando e deixei ele mais de um mês parado aqui até comprar malha dessoldadora.

Só que não consegui comprar essa malha para remover o excesso de solda dos contatos, mas consegui fazer uma caseira com cabo coaxial RF esses dias, usando o cobre dele dá na mesma, é até melhor! E consegui remover o excesso, acabei descobrindo que um dos contatos estava dando curto, ai consegui soldar o fio e fazer a mesma ponte que fiz no Mario World, ficou até melhor soldado, e quando testei ele finalmente funcionou.

Mas ainda falta fazer umas coisas nele, preciso passar verniz protetor nas trilhas que eu tinha lixado e deixado o cobre exposto, se não passar elas oxidam rapidamente, também preciso comprar uma pilha nova para botar nele, e vou fazer uma adaptação em uma carcaça para colocar nesse chip, pois preciso fazer um pequeno buraco para passar o fio que soldei, senão ele pode arrebentar quando eu for fechar a carcaça. Ainda vou colocar um label novo nele.

Como esse jogo eu já tinha, vou repassar ele a um membro do fórum que já tinha prometido a ele... :klol
 
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Só que não consegui comprar essa malha para remover o excesso de solda dos contatos
Estive pensando em comprar aquele aparelho de dessoldar que suga automaticamente a solda enquanto derrete (https://produto.mercadolivre.com.br...ora-hikari-hk-915-127v-ou-220v-_JM?quantity=1)
caso alguém queira comprar favor ver reviews dela no youtube, pois a brincadeira é cara e não agrada a todos... E não tenho certeza se funciona bem para furos metalizados...

ODIN: Com relação as placas que tem vc tem consertado, gosto muito da ideia de fazer concertos, mas sempre ficam as marcas do conserto... (soldas, lixamentos, jumpers) etc... os mais puristas podem alegar que: "se foi concertado" já não é mais original?
pessoalmente não ligo pra isso...
mas... pensei em futuramente redesenhar as placas de SNES, para reposição (sei que tem vários padrões)...
Será que isso teria alguma vendagem? será que o pessoal aceitaria mais uma placa nova usando os componentes originais, ou uma placa consertada?
sei lá... pensei nisso pro futuro, mas não sei se teria saída...
 

Odin Games

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Estive pensando em comprar aquele aparelho de dessoldar que suga automaticamente a solda enquanto derrete (https://produto.mercadolivre.com.br...ora-hikari-hk-915-127v-ou-220v-_JM?quantity=1)
caso alguém queira comprar favor ver reviews dela no youtube, pois a brincadeira é cara e não agrada a todos... E não tenho certeza se funciona bem para furos metalizados...

ODIN: Com relação as placas que tem vc tem consertado, gosto muito da ideia de fazer concertos, mas sempre ficam as marcas do conserto... (soldas, lixamentos, jumpers) etc... os mais puristas podem alegar que: "se foi concertado" já não é mais original?
pessoalmente não ligo pra isso...
mas... pensei em futuramente redesenhar as placas de SNES, para reposição (sei que tem vários padrões)...
Será que isso teria alguma vendagem? será que o pessoal aceitaria mais uma placa nova usando os componentes originais, ou uma placa consertada?
sei lá... pensei nisso pro futuro, mas não sei se teria saída...
Não conhecia essa estação, isso que sou fã da marca dela, mas acho que ela deve valer a pena, pois é uns 200 reais mais barata que a estação de ar quente dela. Mas deve existir também um modelo chinês mais barato dessa estação, como alguma da marca Yaxun, se existir com certeza deve custar menos de 200 reais, a estação e ar quente dela que quero custa 350 reais, e a mesma da Hikari que faz a mesma coisa custa 850... :klol

Sobre as placas, eu também não dou a mínima para isso, aliás, fico até bastante feliz! Pois consegui salvar mais um chip de um jogo bom que iria para o lixo... Eu sei que tem puristas doentes que são obcecados por essas coisas, que só querem tudo novo, completo, com serial batendo e tudo, e que ficariam loucos se descobrissem que um parafuso original do cartucho foi trocado por outro original, e que não é mais o mesmo que saiu de fábrica com ele, mas nem me importo com isso também, a maioria dos meus jogos são loose, muitos deles ralados de locadora, para mim só me importa ter o jogo original para jogar :klol

Acho que esse seu trabalho seria bem válido! Pois tem muitos cartuchos originais que algum maluco pode quebrar o chip, rachar, etc, mas que os outros componentes deles ainda seriam bons, e daria para restaurar, já vi gente conseguindo colar chips quebrados e até que ficaram bons, também já vi gente pegando chip quebrado, e tirando o pedaço que faltava nele de outro para colar e também deu certo, mas se fosse eu que tivesse com um chip desses, eu iria preferir trocar a placa, mas acho que não existe alguém que faz esse tipo de serviço ainda...

Bom, já é o quinto chip original que consegui recupear em menos de 2 meses, quatro deles de SNES e um de N64, dois deles eu fiz esse jumper, o Mario World e esse DK, já o MK2 e o cartucho de N64 que era uma versão tosca de um jogo do South Park, estavam com uma trilha rompida e consegui recuperar eles largando um pingo de solda e unindo as trilhas de novo, o South Park ainda estava faltando um capacitor, já o outro jogo que recuperei, que foi o primeiro, um Rei Leão de SNES, eu só ressoldei os contatos do chip e ele voltou a vida, os caras que me deram esses chips iriam joga-los no lixo, tive sorte de falar com eles e perguntar se eles tinham chips com defeito antes deles jogarem eles fora, fico imaginando quantos chips de jogos bons eles devem ter jogado fora antes de eu conhecer eles, os caras tem loja a mais de 10 anos... :ksnif
 
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que um parafuso original do cartucho foi trocado por outro original
kkkkkkk boa...
muitos deles ralados de locadora, para mim só me importa ter o jogo original para jogar
é isso aí...
não existe alguém que faz esse tipo de serviço ainda...
Que bom, então tem um mercado...

Outro dia consegui (tive que comprar) um monte de cartuchos de SNES e N64... mas os contatos da maioria estava tudo comprometido... parece que jogaram na lama... a oxidação comeu a maioria dos contatos... por isso pensei em fazer as placas...
mas... vai ser mais pra frente...
Pois se a placa for de qualidade sai cara.... (acabei de pedir um grande lote para megadrive e estou esperando chegar...) assim que refizer minhas finanças pensarei no projeto das placas de SNES...

Quanto ao problema das trilhas corrompidas...
Tenho algo em mente...
O grande problema é que o emaranhado de trilhas no cartucho é muito grande.... para ligar todos os fios de endereços e dados... e para caber tudo na plaquinha são necessários muitos furos metalizados e muitas rotas... e com isso as trilhas tem que ser muito finas para caber...
Estou projetando um programa para lidar com ROMs... (por enquanto é para mega) e terá uma função de remapear as linhas de dados da EPROM... (parece que já tem algo parecido com esta função para SNES)
Outra função será mapear as linhas de endereço... (se conseguir concretizar esta etapa, poderemos trocar os pinos de endereços e dados da forma que quiser e com isso as placas serão mais simples (com linhas mais diretas entre a eprom e o slot... e com isso poderão ser mais grossas e mais difícil de romper)

Já tem muita coisa pronta do programa...
Editor hexadecimal colorido (quase pronto)
Divisor de ROMs em partes iguais (pronto)
Divisor de ROMs em HI e LO (pronto)

Divisor inteligente (procura ROMs dentro de um arquivo e extrai) (por fazer)
Verificador de checksum para mega (por fazer)

Verificador de checksum para master (será básico e está pronto... será um extra do programa)...
Trocador de bytes (byteswap) (pronto)
Completador de ROMs que completa o arquivo com os dados que vc quiser para deixar do tamanho certo (pronto)
Juntador de ROMs - varias roms dentro de uma para fazer carts multijogos) (pronto)
Juntador de ROMs Hi e Lo (quando vc copia eproms de cartuchos com mais de uma eprom) (pronto)
Comparador de ROMs, compara duas roms e diz quais bytes são diferentes entre as duas... (Pronto)

Mapeador de pinos de dados (por fazer)
Mapeador de pinos de endereços(por fazer)

Editor de dados da ROM (pronto)
e mais algumas coisinhas que não lembro agora...
 

Cosmão

Lenda da internet
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Abri e limpei meu controle de SNES e um do PSX. Ficaram como novos (o Start do PSX tava bem zuado, não funcionava direito, só afundando o botão, agora ficou lindo).

Tentei recuperar um analogico do PS2 e não deu certo, o negócio fica fazendo barulho, tipo rangendo quando o desloco pra cima, o que me irrita. Acho que só soldando outro analógico na placa, mas isso eu não vou fazer já. Prefiro comprar um controle novo.
 

Ulisses Seventy Eight

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Abri e limpei meu controle de SNES e um do PSX. Ficaram como novos (o Start do PSX tava bem zuado, não funcionava direito, só afundando o botão, agora ficou lindo).

Tentei recuperar um analogico do PS2 e não deu certo, o negócio fica fazendo barulho, tipo rangendo quando o desloco pra cima, o que me irrita. Acho que só soldando outro analógico na placa, mas isso eu não vou fazer já. Prefiro comprar um controle novo.
tente utilizar ou alcool isopropílico ou removedor, te garanto que vai parar o ranger do seu controle.
 

Odin Games

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@cetics mais para frente pretendo ver se você consegue fazer alguns serviços para mim, estou com meu MSX aqui que só está dando tela preta, ele funcionava a alguns meses, mas estava com mau contato, descobri que esse problema era numa memória eprom dele que estava com zinabre, era nela que ficava gravada o Basic dele, tentei limpar ela de várias formas, resolveu um pouco, mas numa dessas tentativas de limpeza, acabei colocando a eprom virada por engano, e ela acabou queimando eu acho, pois o MSX passou a dar só tela preta depois disso...

Essa eprom era encaixada num soquete, consegui outra com um amigo de outro fórum que ele depenou de outro MSX a anos, é a mesma eprom, mas não sei se ela vai funcionar, mas se não funcionar, você conseguiria gravar outro Basic para mim em uma eprom nova? É o Basic do MSX Expert v1.1.

Também tem uns repros de Atari que tenho interesse também, e umas conversões de Game Gear para Master caso você trabalhe com isso.
Abri e limpei meu controle de SNES e um do PSX. Ficaram como novos (o Start do PSX tava bem zuado, não funcionava direito, só afundando o botão, agora ficou lindo).

Tentei recuperar um analogico do PS2 e não deu certo, o negócio fica fazendo barulho, tipo rangendo quando o desloco pra cima, o que me irrita. Acho que só soldando outro analógico na placa, mas isso eu não vou fazer já. Prefiro comprar um controle novo.
Tente passar álcool isopropílico nesse analógico, já consegui resolver esse problema em alguns dos meus controles. WD-40 acho que seria o mais indicado para isso também, mas tenho muito receio de usar ele em eletrônicos, pois tem óleo, mas tem técnicos que recomendam ele sem problemas.
 
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Essa eprom era encaixada num soquete, consegui outra com um amigo de outro fórum que ele depenou de outro MSX a anos, é a mesma eprom, mas não sei se ela vai funcionar, mas se não funcionar, você conseguiria gravar outro Basic para mim em uma eprom nova? É o Basic do MSX Expert v1.1.
Posso fazer sim, mas o problema é que não tenho este arquivo para gravar.
Sabe o modelo da EPROM?
comprei um gravador novo de eprom, posso ver se tem ela na lista...
Se tiver posso gravar sim, só precisaria que alguém conseguisse o arquivo....
Quanto a inversão, pode ser que não tenha queimado a eprom mas o MSX... teria que testar...
Quanto as repros de atari, acabei de comprar um atari (o cara tirou do lixo) então não tive tempo de testar... mas acho que deve estar bem zoado...
se ele funcionar podemos tentar fazer umas repros sim...
 

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Posso fazer sim, mas o problema é que não tenho este arquivo para gravar.
Sabe o modelo da EPROM?
comprei um gravador novo de eprom, posso ver se tem ela na lista...
Se tiver posso gravar sim, só precisaria que alguém conseguisse o arquivo....
Quanto a inversão, pode ser que não tenha queimado a eprom mas o MSX... teria que testar...
Quanto as repros de atari, acabei de comprar um atari (o cara tirou do lixo) então não tive tempo de testar... mas acho que deve estar bem zoado...
se ele funcionar podemos tentar fazer umas repros sim...
Beleza, acabei de encontrar a rom no site do MSXPró, é a rom do Expert v1.1. Achei que tinha ela no Blue MSX, eu vi a opção de selecionar ele no emulador, mas não achei a rom dele lá, acho que ela é embutida nele, menos mal que achei ela no MSXPró, achei que seria difícil de conseguir :klol

Se por acaso essa eprom que irei conseguir não funcionar, vou solicitar seu serviço para ver se consigo recuperar esse MSX, tomara que seja só a eprom, ele ainda liga, só dá tela preta. Ele dava a mesma tela preta quando eu ligava ele sem a eprom antes nos testes que fazia.

Sobre o Atari, tem vários jogos que tenho interesse, se você conseguir recuperar o seu console, acho que você vai ganhar um freguês, alguns jogos que quero são o Hero, que é caro pra caramba, o Halo 2600, o Pitfall II que acho que deve ser difícil fazer um, e atualmente quero um jogo bem ruim que é raro, e que tem um cara querendo vender um cartucho por 100 mil dólares, o The Extraterrestrial, só existe 100 cópias originais desse jogo, queria ter ele como jogo curioso, pois joguei a rom dele e ele é muito ruim, o ET original comparado com ele é um The Last of US... :klol

 
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