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Quais inovações de gameplay serão possibilitadas pelos SSDs, além das viagens interdimensionais?

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Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
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Esqueçam gráficos e velocidade de loading aqui, to falando de gameplay.

Ratchet & Clank tá aí assustando o mundo gamístico e chutando coos caixistas com suas viagens interdimensionais possibilitadas pela velocidade dos novos SSDs, finalmente mostrando o poder da nova geração além dos gráficos.
E com certeza isso será algo que as devs vão usar e abusar, talvez até a ponto de virar algo convencional nos games.

Mas como ficam os jogos cujo enredo não oferece essa possibilidade? Ou até mesmo os que oferecem, em algo semelhante ao que tivemos no GTA V onde mudávamos de personagem em locais completamente distintos do mapa... Quais outras inovações teremos além do carregamento quase que instantâneo de mapas? Mais além disso, o que mais poderemos ter de agora em diante a partir da maior velocidade de leitura e / ou transferência?

A velocidade do SSD contribui, de alguma forma, pra outros aspectos como mais inimigos e itens na tela, física (cenários destrutíveis e a porra toda), IA, etc? Ou isso fica apenas a critério do maior poder computacional sendo o SSD um mero "assistente"?

Dicertão insolentes!
 
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Pedro H.

Ei mãe, 500 pontos!
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Quero ouvir os entendidos, mas acho q tem boas possibilidades além de loading. A própria sony na apresentacao mostrou que o cenário pode ser renderizado e passado pra memória, assim que tu virar a camera, talvez seja exagero, mas quem sabe alguns itens possam ser renderizados rapidamente.

Por exemplo, gta tem vários carros, pessoas, postes, lixo, sprites em geral na tela, sem velocidade tu tem q carregar tudo na área q tu estiver, se tu puder carregar só o cenário e rapidamente ir carregando esses itens enquanto o personagem se move\mexe daria pra ter um draw distance bem maior, lod maior, mais pedestres, carros, etc. Quem sabe.
 

konde10

Lenda da internet
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Hoje quando você entra em uma casa por exemplo, o jogo carrega a casa toda porque você vai explorar toda ela, sala, cozinha, o segundo andar, etc.

Com o SSD o jogo pode carregar um cômodo, ou alguns cômodos apenas, e quando você estiver saindo, carregar rapidamente o outro cômodo para onde você está indo. Claro que com isso, um cômodo pode ter muito mais detalhes e outras coisas mais. Foi exatamente esse o exemplo na apresentação do Cerny sobre o PS5.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
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Mas de novo isso?

giphy.webp
 

Skyloft

Smelly cat
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Foi exatamente como o Cerny havia dito. O IO do PS5 é tão rápido, que ele carrega e descarrega tudo de acordo com o movimento da câmera do player.

Game changer do carai.
 
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Só vou dizer q aquela imagem do Horizon, a do GIF animado com a camera girando e só renderizando parte do cenário. Aquilo é frustrum culling e no meio da discussão por aí achei q fosse streaming.



Num monte de discussão de streaming e SSD puseram essa imagem aí. Mas isso é oq é renderizado e oq não é, não oq esta sendo carregado e descarregado em tempo real.
 
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:Fofo:

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Eu consigo imaginar um jogo do Flash seja possível agora, já que nao teria que se preocupar com personagem correndo e ao mesmo tempo o carregamento do cenário seguir na mesma velocidade.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
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Locomoção rápida de jogos em mundo aberto, por exemplo o Project Athia q a personagem se move bastante rápido e agora com esses SSDs sem se preocupar com o carregamenteo de assets, pop-ins e afins. O próximo Spiderman poderá se beneficiar disso tb, tornando ainda mais rápida sua locomoção pela cidade, fora outros jogos como GTA q tem carros, tendo carros ainda mais velozes.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
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Isso do portal ai se aplica para tudo, no fim das contas o desenvolvedor consegue criar um mundo muito mais denso, sem se preocupar que não vai dar tempo de carregar as coisas.

Tudo pode ficar mais detalhado e variado sem precisar colocar um loading no meio. Isso me leva a pensar que jogos propriamente nextgen AAA vão ter o potencial de ocupar um espaço gigante no SSD(talvez o motivo que levou a Sony a se preocupar tanto em tentar diminuir o tamanho dos jogos).
 
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Iraque77

Bam-bam-bam
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Aqui explica bem onde está o real ganho fora a velocidade de loading screen

mas basicamente, como a leitura é muito mais rapida, o streaming de textura e outros objetos são mto mais rapidos,
com isso exige menos no processador para carregar tudo ao mesmo tempo,

isso significa maior liberdade criativa aos produtores, sem se preocupar tanto em ficar criando cenários limitados devido a capacidade de processamento, já que naõ precisa processar td de uma vez,

vulgo a nevoa do SH, que foi um truque de mestre para esconder a limitação de hardware,

acho que aqui será o divisor de aguas... qndo tivemos mais a frente da geração, talves teremos jogos com o SSD como requisito mínimo,

 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Tretas no forum sobre quem leva 3 ou 6 segundos para carregar uma fase.
 
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