O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais jogadores de futebol considerados ruins ou medianos antigamente, mas hoje o pessoal fala ser bons ou até craques?

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Amoroso = pre Ronaldo Fenômeno
Djalminha = pre Ronaldinho Gaúcho

Enfim, só sei que Amoroso era foda. A comparação com o R9 é excessiva, mas pra falar a verdade, tinha vezes que o FDP dava arrancadas parecidas...
Curtia o Amoroso na época do Guarani quando jogava como ponta de lança.
Mas depois das lesões decidiu ficar mais estático na frente.
 

bielscaff

Habitué da casa
Mensagens
376
Reações
272
Pontos
98
O Guti era bola mesmo, subestimado na verdade, então não acho que se enquadra nesses critérios até por que mal vejo alguém falar que o Guti é craque
A galera tá colocando jogadores ruins que eram terceiros reservas de times grandes e ninguém nunca ligou para eles.
Jogador mediano que agora se supervalorizou pela nostalgia, esse que é o critério, certo?


Quem falou Shevchenko tá de sacanagem... slk
 


thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.172
Reações
13.229
Pontos
1.439
Isco e Asencio so jogavam com o CR7, ele saiu, viraram um Marcio Araujo da vida...
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Soldado, aquele msm do Real Madrid.

O' Shea, que passou ANOS no Manchester United, e eu como torcedor não via a hora dele sair, e essa hora nunca chegava. Pode colocar junto nesse pacote o Silvestre e o Wes Brown tb. Tríade nojenta.

Kerlon... eterna promessa, eterna foquinha. Esse cara faz parte da leva original que inaugurou o termo "jogador / craque de youtube" lá em 2007 ou 2009, por ai. Ele é o sinonimo de tudo o que esse tópico representa.

Alan Smith... eu gostava dele, e ele de fato era um bom jogador, mas é uma pena que as lesões tenham acabado tão cedo com a carreira dele, que foi um declinio só a partir dai. Fora o fato do Alex Ferguson ter ajudado a acabar um pouco com a carreira do Alan Smith tb, já que volta e meia ele inventava uma posição nova para ele jogar, sendo que até de volante o Alan Smith jogou, quando na verdade ele sempre foi um atacante.

Graças a todos esses fatores, ele de bom jogador (de fato) passou a ser mediano, mas que não passa essa impressão graças aos compilados de youtube. Na minha opinião, o caso do Alan Smith é o mais trágico e o mais injustiçado, porém é necessário falar dele, pois de fato ele se tornou um jogador mediano depois de tanta lesão séria e de muitos experimentos mal sucedidos em diversas posições do campo.

Obafemi Martins, que corre mais que noticia ruim. Não era um jogador ruim ou péssimo, porém, foi alçado ao status de grande jogador graças ao povo que jogava Fifa / Winning Eleven na época e curtia usar ele por causa da velocidade, drible e aceleração.

John Obi Mikel, que é um caso que na minha opinião se assemelha com o de outros jogadores citados aqui, como Salgado, Helguera e Guti. Eu nunca vou entender como esse cidadão conseguiu ficar no Chelsea durante tanto tempo.

Afonso Alves serve para essa lista?
 
Ultima Edição:

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.409
Reações
178.318
Pontos
1.514
Alguém um dia já achou ele bom?
A maior lembrança que tenho deste traste foi de ter estragado o jogo da vida do Gornaldo no Old Trafford.


na época o que eu mais ouvia era críticas ao Helguera kkkkkk





- Cambiasso

460269_med__20180215121638_esteban_cambiasso.jpg


Um volante marcador alçado como mito do meio.

ele começou como meia atacante? Pelo menos na minha memória, lembro de ve-lo na Argentina sub 20 atuando mais pro ataque, não sei se procede mas lembro dele mais avançado pra só depois ir pra volancia. Ele era até cabeludo hehehe

pelo menos foi impressão que eu tive, posso estar equivocado kkk


PS: época que o Brasil tinha Rodrigo Gral e Ferrugem no time kkkk




Piada de mal gosto. Seleção de 2010 era mto funcional na sua proposta. 1990 teve um péssimo extra campo e era péssima no campo também.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Seleção de 2014 era muito pior do que a de 90...



seleção de 90 tinha problemas extra campo fora o técnico. Agora se for pegar individualmente sou muito mais a de 90 que 2010 e 2014.


A de 2010 era bem sólida apesar de tecnicamente inferior a de 90. Diria que era mais fácil a de 2010 ser campeã do mundo, podia ter matado a Holanda no primeiro tempo fácil. Era muito melhor que o Uruguai e contra a Espanha, bem embora a fúria fosse superior, podiam ter pipocado pro Brasil fácil fácil. Masss perdeu a cabeça naquela falha bisonha do JC com o Felipe Melo e a expulsão do mesmo. Fora que só tinha uma proposta de jogo, embora muito eficiente. E não tinha um plano B, não tinha um jogador pra mudar a partida. O substituto do Kaká era o Júlio Batista, olha o nível. E o Kaká estava visivelmente machucado contra a Holanda.


Já 1990 era mais complicado, tinha a excelente Iugoslávia, Itália e Alemanha. Chance de cair nas quartas era enorme.


De 2014 foi mesmo uma piada. E foi a Copa toda uma piada, o 7x1 foi só pra coroar.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.079
Pontos
2.009
Na verdade o Zinho caberia em um tópico sobre bons jogadores que todos consideravam ruins.
Como pode um cara que foi titular em título de Copa do Mundo + outros tantos títulos ser considerado ruim?

Eu sempre achei craque, ainda mais depois de ter dado uma das 5 Copa do Br do meu gremião foderoso.
Boa lembrança Steps.
Jogou demais na Copa de 2002 mas depois evaporou, inclusive cabe tópico só sobre jogadores de uma copa do mundo mas que depois sumiram (James Rodrigues, Martin Dahlin, Kostadinov e tantos outros).
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.513
Reações
18.480
Pontos
1.464
Salenko!...Cinco gols no primeiro jogo da Copa depois morreu!

Acho q a partida q o Salenko fez uma carrada de gols foi contra Camarões, né. Terceira rodada da 1a fase de 94.
Camarões foi matematicamente eliminada qdo perdeu pro Brasil na 2a rodada, aí na véspera do jogo contra a Rússia eles caíram na farra, foram p esse jogo contra a Rússia destroçados de ressaca. Salenko deu um show e o Valencia comprou gato por lebre :kkk


Se deslumbrou com a fama e caiu de boca, digo, de nariz no talco
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Sobre o Salenko e os russos.

E se eu disser para vocês que a Rússia detinha à época uma grande geração de ótimos jogadores, e que, por desavenças com a Federação e problemas de resoluções de nacionalidade, as estrelas deixaram de jogar a Copa dos EUA? O Salenko, aliás, era um jogador de segundo ou, quiçá, terceiro escalão. Digamos que, mal comparando, seria como o Brasil convocasse o Careca Bianchesi para a Copa de 94.

Pensando egoisticamente, exclusivamente em termos futebolísticos, foi um golpe ao futebol a URSS ter sido desfeita em 1991, a propósito, às todas as seleções dos países associados ao comunismo soviético. O futebol mundial já era dominado pelo quarteto fantástico de seleções (Brasil, Argentina, Itália e Alemanha), e com a queda do programa esportivo dos países soviéticos, o número de talentos no futebol mundial reduziu drasticamente no porvir. Já explico isso.

Pois bem, lembrem-se que parte daquela geração foi finalista da Euro de 88 contra a Holanda de Van Basten, deixou de jogar a Euro 92 em razão da queda do regime comunista e, claro, como todos já sabem, foi campeã das Olimpíadas de 88 sobre o Brasil de Romário, Bebeto, João Paulo, Neto, André Cruz, Jorginho e Mazinho (jogando de lateral esquerdo, sua posição de origem no Vasco; ele era ambidestro).

Naquela altura da Copa de 94, muitos dos jogadores ucranianos, georgianos, russos, enfim, já tinham saído dos estados soviéticos e se instalados nas várias ligas europeias.

Dos talentos que compuseram a seleção de 94, lembro de cabeça de Onopko, grande zagueiro e líbero; Mostovoy, meia-atacante de extremo talento e reputado como o maior jogador da história do Celta de Vigo (CRAQUE! E o próprio Djalminha lhe pagava um pau tremendo); o Karpin, que fez sucesso nos finais dos anos 90 por aquele vencedor Real Sociedad; o Kulkov e o Yuran, ambos do Porto; e o finado Tsymbalar. Quatro desses jogadores, tirando os do time português, eram muito bons. Na conjuntura desequilibrada do futebol Europeu atual, esses caras estariam no atual octopólio de clubes que concentram os talentos do futebol europeu e dominam as ligas nacionais e continentais.

Mas quem ficou de fora daquela Copa?

Zavarov, o craque do time da Euro de 1988; Dobrovolskiy, o principal jogador da equipe Medalha de Ouro de 1988 e que, apesar de ucraniano, ao fim, optou por jogar pela Rússia; Kanchelskis, uma das principais estrelas do Manuted de Cantona e Hughes, cujo sucessor foi Beckham; Shalimov, um todo-meia russo da Inter de Milão; Kolyvanov, jogador habilidoso e principal jogador do Bologna (Bologna? Sim! Pode vir alguma coisa boa de lá? Recorde-se que naquele tempo TODOS os clubes do Calcio tinham ao menos três talentos estrangeiros compondo o time titular - o limite permitido antes das regras comunitárias da UE e da Lei Bosman).

Ainda, se não bastasse, a URSS-Russia perdeu o Mikhaylichenko, volante de muita qualidade, quarto lugar na Bola de Ouro de 1988, que optou por jogar pela Ucrânia. Kinkladze, georgiano habilidosíssimo, que jogou e foi deus no City nos anos 90, mas optou por jogar pela Georgia. E, o bom e regular Alenichev, que vocês já devem ter ouvido falar, que foi ídolo no Porto no princípio dos anos 2000 e que perdeu a titularidade para o jovem Deco.

O Brasil poderia, sim, ter muitas dificuldades se a Rússia viesse com força máxima, principalmente, se jogasse contra a Suécia de Brolin e Andersson mais pressionado na terceira partida, com as três equipes disputando as duas vagas.

Para finalizar, explicando a situação do futebol dos países comunistas. Acho que já falei isso por aqui anos atrás.

Reflitam que no período que vai do pós-Segunda Guerra, com o ápice do regime comunista nas décadas de 60 e 70, e até meados dos anos 90, os times e as seleções dos Leste Europeu eram muito bons e, uma ou outra, chegavam sempre às fases finais dos torneios de clubes e de seleções. Algumas seleções, inclusive, disputando finais e vencendo títulos continentais, como a própria URSS de Netto e Voronin, a Checoslováquia de Masupost e depois de Panenka (lembram do pênalti?), e os clubes como o Steaua Bucareste de Hagi, Lacatus e Belodedici e o Estrela Vermelha de Savicevic, Mihaijlovic e, de novo, Belodedici. A Polônia, aliás, era uma seleção que fez bonito e terminou em terceiro lugar em duas Copas, 74 e 82.

Tal desempenho coincide com as gerações de futebolistas que foram produzidos dentro da atmosfera daquele funesto regime.

Veja quantos talentos, rapidamente, CINCO de cada país:

Bulgária: Bonev, Kotkov, Yakimov, Shalamanov e Asparuhov;
Romênia: Raducanu, Dobrin, Stefanescu, Boloni e Balaci;
URSS: Yashin, Blokhin, Dasayev, Belanov e Kipiani;
Checoslováquia: Masopust, Panenka, Adamec, Kvasnak e Popluhar;
Polônia: Deyna, Lato, Boniek, Lubanski e Zmuda;
Hungria: Kubala, Puskas, Kocsis, Albert e Detari;
Iugoslávia: Djazic, Susic, Sekuralac, Skoblar e Buljan.

São muitos nomes, talentos talhados no período da Guerra Fria. E ainda há outros. Basta se aprofundar sobre a historiografia do 'futebol científico' e da 'Escola de Danúbio'.

Essa profusão de talentos é facilmente explicada porque era um dos únicos caminhos pelos quais os cidadãos desses países poderiam crescer financeiramente, ora fazendo carreira no Serviço Público, ora se dedicando integralmente ao esporte para, ao fim da carreira, conquistar um premiado cargo no Estado, se já não eram como Puskas, que era major das FFAA, e o revolucionário técnico (que estabeleceu as bases táticas do nosso futebol brasileiro: 4-2-4 de Feola), Béla Guttman, fã confesso de Zizinho, que era chefe de um setor do Ministério do Esporte da Hungria só para se estudar futebol. Outros, mais sortudos, conseguiam desertar e fugir do pais, conseguindo asilo político, como o então capitão do exército romeno Marcel Raducanu, que foi ídolo no Borussia Dortmund nos anos 80.

Enfim, politicagem à parte, percebam que o futebol mundial, sim, tinham muito mais jogadores talentosos e, em parte, isso é em função dos grandes nomes do futebol europeu que estavam sob a cortina de ferro comunista e o seu programa político-esportivo. Claro, sem deixar de mencionar que os principais clubes europeus não poderiam contratar mais do que três jogadores estrangeiros, incluindo nesta restrição os europeus não nacionais. Isso facilitou a lapidação de promessas e o desenvolvimento de talentos, oferecendo-lhes constantes oportunidades de jogo, responsabilidade de protagonismo e, principalmente, a manutenção do equilíbrio das equipes.

Hoje, pergunto: onde estão esses talentos da Europa Oriental? Lewandovski, Vidic, Oblak, Ivanovic, Milinkovic, Cech, Arshavin, Mutu, Chivu, Berbatov, Mkhitaryan (escrevi certo?), Modric e Rakitic.

Ok! Que mais?

Hagi, Popescu, Petrescu, Lacatus, Munteanu, Belodedici, os romenos; Stoichkov, Lechkov, Balakov e Kostadinov (citado pelo Rodrigo), os búlgaros; Shevchenko e Rebrov, os ucranianos; Berger, Nedved, Pobosky, Koller, Moravcik, Kubik, os checos e os eslovacos; Petkovic, Mijatovic, Zahovic, Mihajlovic, Stoijkovic, Savicevic, Adenor Tite, Djukic, Suker, Boban, Boksic, os antigos iugoslavos, enfim, uma cacetada de ótimos e craques jogadores, todos lapidados na infância e adolescência durante aquele programa soviético.

Reitero: onde estão os romenos, os checos e os búlgaros atualmente que nos enchem os olhos?

A quantidade é muito menor.

É isso. Desculpem-me o texto enorme. Tempo sobrando.
 
Ultima Edição:

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Acho q a partida q o Salenko fez uma carrada de gols foi contra Camarões, né. Terceira rodada da 1a fase de 94.
Camarões foi matematicamente eliminada qdo perdeu pro Brasil na 2a rodada, aí na véspera do jogo contra a Rússia eles caíram na farra, foram p esse jogo contra a Rússia destroçados de ressaca. Salenko deu um show e o Valencia comprou gato por lebre :kkk



Se deslumbrou com a fama e caiu de boca, digo, de nariz no talco

Josimar. Craque do Leão e do Cresse da Borges de Melo.
 
Topo Fundo