O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais jogos de Arcade deveriam ter sido portados pros 16 Bits?

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.850
Reações
1.076
Pontos
609
Sempre ouço um colega ou outro dizendo que "tal jogo deveria ter tido port pro Mega Drive, pro SNES".

A Ideia é bem simples e acho que pode render um bom tópico: indique jogos que seriam tecnicamente viáveis pra serem feitos ports pros 16 bits mas que, por algum motivo como tempo, ou pouco sucesso, não foram portados.

Se atente às seguintes regras: Nome do jogo, justificativa de que seria possível portar o game. Uma tela da versão arcade, e de um jogo semelhante tecnicamente do console. Obs: os jogos nos 16 bits naturalmente tinham um downgrade em suas conversões, portanto, não se apegue muito a isso. Apenas quanto a viabilidade dos ports.

Bom, vou começar com alguns exemplos:
Cowboys of Mo Mesa e Mystic Warriors, apesar de mais avançados tecnicamente que Sunset Riders, utilizam estilos gráficos e engine muito semelhantes às de Sunset Riders, game visto no SNES.
151152 151154
Cowboys of Mo Mesa- Arcade Mystic Warriors-Arcade

151155
Sunset Riders-Snes

Clock Work Knight(méritos ao @edneilopes que mencionou no tópico do Mega Drive), apesar de também ser um jogo muito mais avançado tecnicamente que Toy Story, o Mega Drive poderia muito bem ter tido um port digno do game, haja vista a semelhança, fluidez e capricho da versão de Toy Story da Sega.
151159 151160
Clock Work Knight Toy Story-Mega Drive
Existem muitos outros exemplos, e conforme eu for lembrando, vou adicionando ao tópico.

E pra você? Quais jogos mereciam um port pros 16 bits?

 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.533
Pontos
1.299
Black Tiger poderia ter uma ótima versão pra qualquer console 16 bits

1181242060368.png
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Uma das maiores decepções da era 16bits foi eles nunca terem lançado um port dos Simpsons e do primeiro TMNT de arcades.
Pelo menos no caso do TMNT ainda tivemos os ótimos Turtle in Time de SNES e o Hyperstone Heist de MEGA.
Agora, ter q engolir akele Virtual Bart, Bart vs Space Mutants "remake" e akele Krusty Fun House no caso do Simpsons foi trágico.
 


GEESEHOWARD83

Ser evoluído
Mensagens
23
Reações
64
Pontos
23
Acho que alguns teriam chance de entrar nesta fila de ports:

Vendetta (1991)

151244


Frustração por ter que perder muito dinheiro jogando isso flyper


Violent Storm (1993)

151245



World Heroes Perfect

151246


Agressors of Dark Kombat

151247




Cadillacs and Dinosaurs


151248

Máxima raiva por não ter esse jogo para curtir em casa nos anos 90


Aero Fighters 2

151249

Gastei todo meu dinheiro de jogando este clássico terrivelmente difícil.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Acho que os jogos abaixo somariam bem às bibliotecas do Snes, Mega ou Pc Engine.

- Tinkle Pit
TINKLEPIT_1.png



- Macross 1 e 2
Thumb_Super_Spacefortress_Macross_-_Chou-Jikuu_Yousai_Macross_-_1992_-_Banpresto.jpg


118124207015.png



- Recalhorn (esse foi só um protótipo que nem pra arcade saiu oficialmente. Tem bem cara de jogo de Snes...)
rh05.png



- Pnickies
118124215188.png



- Dr. Toppel's Adventure
drto_3.gif



- Ghox
11812421201.png



- Bay Route
68Lzuy5Uoey3Ua5znpgYa0cmui6IX84hAZ2irjWNbcMeaLyGFeVqqHMLV2UgvPe1F5K8MUKVVZrbK-6RfSezGmGFVs1_f2TXXYD2OZvxD3w1RrfqeGAYwL4noGNaHXTuZVFg2F055j59gGBvVsJyaVOlT4bPasNRSfLKgiMCl3shw9IRhV_MfGvF8RGMxwf2oN4lAGFFG3paQkcuaaEciuLkRCGSuOxeEyZ6hALhmDJIHcZrvjDgANNmx4k


Teria sido bom se portassem pros 32 bits tantos jogos quanto costumavam portar pros 8 e 16. Ainda assim, sinto que há inúmeros jogos que ficariam bem nos 16, mas ficaram restritos aos arcades...
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Cadillacs and Dinossaurs, Simpsons, o Castlevania e Battletoads do Arcade e aquele famoso do Homem-Aranha que se não me engano não teve port. No momento são estes que vem à cabeça, mas tem um bocado!!
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Eu queria ver um port do R-TYPE LEO no SNES.

hqdefault.jpg





E para finalizar, podia ter saído o Castlevania do X68000 para o SNES:

hqdefault.jpg
Então, eu ia mencionar R-Type Leo, o negocio e que foi mencionando por um dos devs da M2 durante uma entrevista que eles queriam portar esse jogo para o Mega Drive na época mas não havia nenhuma publisher interessada, realmente uma grande perda.

Akumajo Dracula X68000 saiu para o PS1 sob o nome Castlevania Chronicles;
 
Ultima Edição:

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.850
Reações
1.076
Pontos
609
Show, galera!! Se puderem postar algum jogo semelhante existente nos consoles caseiros como referência, vai ser legal também!!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Vários jogos citados aí teriam um DOWNgrade tremendo nos 16 bits....

se fosse portar pros 32 bits beleza, mas nos 16 bits é bom que não tenha saído mesmo.
 

jor28001

Habitué da casa
Mensagens
88
Reações
128
Pontos
53
Cadillacs and dinossaurs e Simpsons arcade game.
Mesmo com perdas gráficas e sonoras seriam ports totalmente possíveis de ótimos jogos.
Nunca entendi porque não fizeram já que os games fizeram muito sucesso nos árcades.[emoji848]

Enviado de meu MS50L usando o Tapatalk
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Algumas das minhas escolhas:

Rolling Thunder:

znlig2aVwiHZscZX72ctL6xw5K48vy9dGaG4DNsMcrW0aEGbWqu0zWmfLOEy-SrE7MKAP4HcsMaaYB9AjSq8cHu5MHU_o0csHEKo1JHWcd8Q4OEI1_eI




Rolling Thunder foi portado para o NES e certos computadores antigos, porém, gostaria de ter o visto no PC-Engine e Mega Drive. Pessoalmente, diria que o jogo não seria problema para nenhuma das duas plataformas por ser bem antigo (1986) e simples se comparado a ports e títulos de ação que ambas possuem. O Mega Drive até recebeu duas sequencias, sendo a última exclusiva:

Rolling Thunder 2 e 3 (Mega Drive):
76377-rolling-thunder-2-genesis-screenshot-the-boss-unleashes-hordes.gif
Rolling_Thunder_3.png


Do que lembro de cabeça, o jogo mais semelhante a Rolling Thunder no PC-Engine é o port de Shinobi do Arcade. No entanto, há games mais avançados no console:

Shinobi (PC-Engine):
lSO5jGDlZsTeK39xSTRYRQf-lBYwDvUqJ1Rimi16JUklVndOx3m28_vOFBwqvlc9AFTQCngaYfopblMHDeSXxIWD0yJsjtV04YcnIJDAU-0Ceby_XAxO1D28


Castlevania: Rondo of Blood (PC-Engine CD):
24018.jpg


Iga Ninden Gaiou (PC-Engine CD):
Jt6MUjQVksqypu9D9mzmYGf0yeBkFIOqgPIKJbHcVY5iKsm8het4C8M9lU257a9F8nHTsDyUb4yBTrjt_3iV478bhPM467vlkU0G-8K5hXd-YwYCcXMWTrqZc4YkPg


Cadash (jogo de arcade também portado para o Mega Drive):
uKMBW7iii0xPo8kuYQxCLQVmRacqnxq25Du1S6iTyOtKFuDnasuk5mEKpCo30USS91q71BK2MPW1K1ZTz0_tgFHIhd1qCgex0czdwqG5zI_ALIOP-i8


Rastan e Warrior Blade: Rastan Saga Episode III:


rastanbk.gif




3145_2.png




O primeiro é um game de ação que já foi portado para o Master System, Game Gear e vários computadores enquanto o outro é basicamente um Beat'em Up obscuro que infelizmente não fez muito sucesso.

Pelos mesmos motivos do Rolling Thunder, acho que o primeiro Rastan teria se beneficiado bastante em consoles 16-bit e não seria muito trabalhoso de portar para qualquer um deles. No entanto, penso que o Warrior Blade teria que ser adaptado com algumas diferenças graças ao tamanho dos sprites, a quantidade de inimigos e a resolução da tela (a máquina de fliperama utiliza dois monitores em união para gerar imagem).

MV5BNjIxOTc5N2ItOTg2Yi00NjRkLWE1NGUtM2QxMGEyNTM2Y2YwXkEyXkFqcGdeQXVyNzg5OTk2OA@@._V1_.jpg


Em termos de gameplay, os jogos mais próximos dele em máquinas 16-bits são os Golden Axe do Mega Drive, o primeiro Golden Axe do PC-E e o port de King of Dragons do SNES:

Golden Axe (PC-Engine CD):
dDvkXn4wbyFSdl793Ac4V-uApghcANQQZRx8B3fA_jpQcP3qRGrDRMR1GQ_HgnLpqTKZ1G7MIXFB7mUUHSjxODBVLg


Golden Axe II (Mega Drive):
CuUJWGUF2ZCbig0kQeSjCtyWxpd714bkfIfdKhO-z1HGx5xEKb57QUDg2jo-ynprYoPxpZ-LmjnFYFcNg_ufOz0YWjYK4ELOONd4dg


King of Dragons (SNES):
King%20of%20Dragons,%20The%20(E).png


O PC-E e o Mega Drive possuem ports de The Ninja Warriors, um outro game da Taito que continha uma cabine de três telas para gerar imagem. Dando uma olhada neles, dá para se ter uma ideia do que poderia ser feito com a resolução e sprites do Warrior Blade:

222005101.jpg


The Ninja Warriors (Arcade):
maxresdefault.jpg


The Ninja Warriors (Sega CD):
1.jpg


The Ninja Warriors (PC Engine):
Ia7udFe9NtoivXia831YkN6E_kIITEH_DBnbyOdxqPjCQkr63f8gvvNzWpFOlyoH1trwB5NUA28-Dp3LI1oWRpB56CWOtpiXfF4xw74BO5PDwtM1gwPvdd7g9W9oug


A sequencia de SNES (The Ninja Warriors Again) também dá uma luz em relação a esses prováveis empecilhos:
5eiH4v5WuO8VAhi8C9bn_kHicsD4e9saQ09Ra-k_rrgn5S2V0kGFdUyeuP3kD7NuFxVnoOLSpXzZ7abuLhbR5rub9T7NGOPja2rxdJGz4NPR8oFs6-R5lMW0
 

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
302
Reações
460
Pontos
248
Eu vejo muitos jogos dos fliperamas ali do final dos anos 80/início dos anos 90 que acredito que não eram portados porque os consoles caseiros simplesmente não teriam condição de rodar uma versão minimamente convincente do jogo. Cadillacs and Dinosaurs seria muito mutilado para rodar no snes. Outro exemplo é o maravilhoso Golden Axe: The Revenge of Death Adder que perderia muito da sua essência no Mega Drive:

gfs_110372_2_5.jpg



Tem outro que é incrível, o Guardians: Denjin Makai II, que por ser de 1996 acredito que rodaria bem no Sega Saturn, mas nunca foi portado:
bnezQwZPDGrqRu23Gg1kqkfa7k3PAeuddam6dwfynlHllGmQ6CsoM5j8OJ94W68xTfbEUEKU2Z4qJp1MMYJCaYqRImCyauC0j_CnVbmZl6Y0iTc0RxwgIy2A2nWjrkat3Q
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.219
Pontos
1.619
Esse quase saiu pro Mega.
Ele e o R-Type 2 quase saíram pro mega. Mas deve ter tido algum motivo feio pra não sair (R-Type 2 tem uma ou duas fotos do beta dele no mega, perdidas na net)

Agora, jogos que considero que poderiam ter uma boa versão pros 16 bits seriam:

L.E.D. Storm/Mad Gear



Air Gallet



M.I.A. Missing in Action (nem foi tão conhecido, mas é a continuação do Green Beret que nunca chegou nos consoles caseiros)



Raiga - Strato Fighter (é shmup? Sim. É genérico? Sim, mas e daí?)



Terra Force (outro que sou apaixonado na versão arcade)

E, pra finalizar..... Dangar UFO Robo (cresci apaixonado nesse jogo e NUNCA HOUVE UMA VERSÃO DELE PRA NENHUM VIDEOGAME OU COMPUTADOR PESSOAL)

 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.850
Reações
1.076
Pontos
609
Vários jogos citados aí teriam um DOWNgrade tremendo nos 16 bits....

se fosse portar pros 32 bits beleza, mas nos 16 bits é bom que não tenha saído mesmo.
Mas é aí que tá a graça, meu camarada. O desafio de terem portado os games dos arcades pra consoles muito mais fracos, a falta que estes games fizeram na época, os obstáculos que os programadores teriam para desenvolver os games. Todos os jogos portados na época tiveram um downgrade significativo, mas nem por isso deixaram de divertir e suprir a necessidade de muitos jogadores na época. Quer um bom exemplo? Turtles in Time do SNES. Apesar de ter menos animações, qualidade gráfica e sonora, foi um jogo significante, com bosses e fases inéditas e se tornou um grande clássico. Por isso salientei no início do tópico: Não se apegue demais aos downgrades, pois naturalmente eles existiriam. Argumentando que existiu jogos páreos/semelhantes nos consoles caseiros, que viabilizaria os ports, já está ótimo.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
- Arabian Magic
152549


- Avenging Spirit
152550


- Bucky o' Hare
152551


- Astyanax (a versão de Nes é praticamente outro jogo, acho que merecia uma mais fiel para algum 16 bits).
152552


- Magical Crystals
152553


- Xexex
152554


- Dyna Gear
152555


- Blade Master
152556


- China Gate
152557
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Eu vejo muitos jogos dos fliperamas ali do final dos anos 80/início dos anos 90 que acredito que não eram portados porque os consoles caseiros simplesmente não teriam condição de rodar uma versão minimamente convincente do jogo. Cadillacs and Dinosaurs seria muito mutilado para rodar no snes. Outro exemplo é o maravilhoso Golden Axe: The Revenge of Death Adder que perderia muito da sua essência no Mega Drive:

gfs_110372_2_5.jpg



Tem outro que é incrível, o Guardians: Denjin Makai II, que por ser de 1996 acredito que rodaria bem no Sega Saturn, mas nunca foi portado:
bnezQwZPDGrqRu23Gg1kqkfa7k3PAeuddam6dwfynlHllGmQ6CsoM5j8OJ94W68xTfbEUEKU2Z4qJp1MMYJCaYqRImCyauC0j_CnVbmZl6Y0iTc0RxwgIy2A2nWjrkat3Q


esse tinha que ter saído no SATURN...
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
205
Reações
909
Pontos
178
- Midnight Wanderers e Chariot (os dois jogos abaixo, foram lançados em conjunto numa mesma máquina, pela Capcom)
Visualizar anexo 151365

O SNES teve uma cópia safada desse jogo chamada Nighmare Busters.

D_NQ_NP_991895-MLB27007441553_032018-O.jpg
Nightmare_Busters_(unreleased).png


Já dá uma ideia de como ficaria.
Mas se tratando de jogos da CPS-1, seria necessário um downscale em toda a arte pra se encaixar na proporção diferente.

Eu também dou meu voto ao jogo dos Simpsons. Não vejo motivo algum de não ter sido portado pros consoles, ele é perfeitamente adaptável assim como o TMNT4 foi. :(
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.050
Reações
4.651
Pontos
453
64th Street: A Detective Story

Daria um bom port pro Snes

Na verdade é até uma surpresa esse jogo não ter sido portado.

152638
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
o simpsons de arcade saiu pra MS-DOS, então da pra ter uma ideia



Fiquei maravilhado quando achei isso numa pilha de disquetes que meu irmão pegou emprestado de um conhecido. O problema é que o jogo tinha um sistema de proteção que exigia um password pra entrar no jogo. Eu não lembro o que a gente fez na época pra jogar... se adivinhou ou o quê, mas eu lembro que tinha isso. Acho que era Krusty a password.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
205
Reações
909
Pontos
178
o simpsons de arcade saiu pra MS-DOS, então da pra ter uma ideia



Fiquei maravilhado quando achei isso numa pilha de disquetes que meu irmão pegou emprestado de um conhecido. O problema é que o jogo tinha um sistema de proteção que exigia um password pra entrar no jogo. Eu não lembro o que a gente fez na época pra jogar... se adivinhou ou o quê, mas eu lembro que tinha isso. Acho que era Krusty a password.

Puts, lendo um comentário desse vídeo, soube que o motivo da Konami não ter portado para consoles na época é por que a Acclaim possuía os direitos de Simpsons para consoles caseiros.
Então...
Por motivos legais, nós tivemos que nos contentar com jogos m**** do Bart.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.921
Reações
60.260
Pontos
1.253
Considerando a época, ports decentes de Double Dragon I e II seria muito bem vindos.

Foram portados... Eu tive ambos os cartuchos do Mega!

Double Dragon


O som deixa a desejar (recomendo jogar no volume baixo porque o som é irritante), mas o jogo em si para um port ficou ótimo
pra época. O jogo tem toda sequencia do arcade. Destaque para a velocidade do jogo no Mega onde não se vê os slowdowns característicos do Arcade.
Comparativo
v
v


.
.
Double Dragon 2


Este sofre com a qualidade. Os personagens ficaram menores, as telas tem algumas mudanças com relação ao arcade, o som é fraco (mas não tão irritante quanto ao primeiro do mega). O jogo tem seus problemas de lentidão. Nem se compara ao arcade, mas é um jogo que valeu ter ele na época pra variar a jogatina em dupla variando entre os Streets of Rage de vez em quando pra dar uma variada.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo