O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais são as consequências de um futuro onde todos jogos são por STREAM igual o Netflix?

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Não vou falar que algo é bom ou ruim, cada um decide por si só.
Mas a ideia aqui é digerir melhor essa informação sobre o futuro dos games e o que nos aguarda, para sabermos com o que estamos lidando.

Vou escrever algumas informações que juntei pesquisando, mas ajudem tambem com coisa que eu esquecer.



Fim dos consoles.
Acho que essa é a mais obvia, uma vez que tudo acontece por stream ninguém precisa mais de um aparelho para rodar jogos já que qualquer televisão ou celular pode baixar o aplicativo e rodar os games. No máximo você deve comprar um controle da Sony ou da Microsoft, mas poderá jogar tudo que jogaria em casa em qualquer lugar sem precisar levar aparelhos, discos e etc.

Fim do colecionismo.
Copia física de jogo? Já era.
Edição de colecionador? Vai ser uns DLC a mais só.
Atualmente nos PCs já é assim, mas com a entrada do Streaming esse negócio vai ser multiplicado por 10.

Exclusivos com qualidade inferior aos atuais.
Aqui é mais "achismo" meu, não consigo ver como uma empresa vai querer gastar tanto dinheiro e trabalho em um jogo como gastam hoje na geração do Stream. Se um God of War 2018 pode ser comparado com os grandes blockbusters do CINEMA de hoje, os jogos da geração Stream devem ser algo comparável com aqueles filmes feitos pelo Netflix.

Games mais longos ou simplesmente infinitos.
Nesse mundo dos Streams ganha mais dinheiro aqueles que prendem o publico com seu material, exatamente por isso que preferem fazer seriados que duram 10 horas cada temporada ao invés de filmes que terminam com 1:40h. Os desenvolvedores vão precisar de mais jogos que prendam o publico jogando por meses ao invés de uma experiencia singleplayer tradicional, quem quiser fazer um jogo curto provavelmente esta ferrado mesmo que o game seja bom.

Mais microtransações.
A industria precisa fazer dinheiro, cada jogo vendido por 60$ com certeza deve render mais que cada pessoa jogando através de um serviço de assinaturas que custa 15$ por mês (ou sei lá qual o preço), pra piorar esses jogos ainda vão precisar competir com games que deixam a pessoa presa neles por meses... em algum lugar vão precisar lucrar, então microtransações devem ficar tão agressivas como nos celulares.

Fim das atualizações e instalações no HD.
Como o game vai estar na internet, você nunca mais vai chegar em casa louco pra jogar um lançamento e ter que esperar ele instalar no HD, depois baixar as atualizações e etc... já vai estar tudo pronto na hora.

Fim da POSSE do jogo.
Ou ao menos a licença dele, que é o que temos hoje.
Aquele jogo que você tem em disco (ou comprado digitalmente) que foi removido de todas as lojas por causa de algum copyright não tem espaço nesse futuro, com streaming tu vai jogar aquilo que esta no servidor da empresa e ponto final, se removerem do catalogo (ou mudarem com uma atualização)... já era.

Fim dos jogos usados.
Alguem aqui já emprestou ou vendeu um filme que enjoou de assistir no Netflix? Então...

Incapacidade de piratear
Filme e música é fácil copiar de um streaming, só gravar eles.
Mas e jogo? Se apenas o dono do servidor tem o DRM que libera o acesso ao game então para piratear precisaria alguém de dentro da empresa pra vazar essa cópia, alguem crackear ela e depois você ter um equipamento capaz de reproduzir aquele conteúdo.
Se um jogo meio desconhecido sumir dos catálogos a única coisa que restará será a lembrança e os videos no youtube.

Dependência da internet.
Saiu de férias com a família pra passar umas semanas em uma calma casa de campo pra esquecer as loucuras da cidade grande? Torça para a internet funcionar e ser boa nesse lugar, pra quem vive longe das capitais vai ser uma dor de cabeça grande.

Jogos feitos pensando no Streaming.
Se o input lag (quando você aperta um botão e demora para o jogo reconhecer) for uma regra, as pessoas vão fazer jogos já pensando nisso. Então não vai mais valer a pena criar games muito frenéticos pq a latência da internet vai sempre atrapalhar, jogos de reflexo rápido devem perder bastante espaço.
Por outro lado os gráficos vão melhorar bastante pois poderão colocar quantas cinematics quiserem nos games, já que elas não ocupam mais espaço no disco não teria problema um game ter 300GB só de filminhos pré-renderizados.

Servidores Instáveis.
Sabe quando todo maldito jogo da Ubisoft tem problema no online no dia do lançamento? Imagina quando sair um jogo muito esperado pela molecada tipo GTA, vai cair o servidor inteiro da Rockstar até pra quem estava jogando LA Noire de boa.

Rápida aderência ao formato Streaming.
Isso é mais achismo meu, mas me parece que streaming virar realidade nos games é muito mais fácil que nos filmes ou música... na música é impossível substituir um show real por Streaming (embora todo o resto já tenha sido substituído) e em filmes essa industria ainda se garante com o cinema mesmo nos dias de hoje, só ver a fortuna que o filme dos Vingadores fez.
Mas em games me parece que todo mundo vai aderir a esse formato com muito mais força e velocidade, games já são digitais desde o Atari então não é como se estivessem tentando transformar o futebol de verdade com pessoas reais em algo de streaming, estão transformando o Fifa da EA (que já nasceu digital) em outro formato digital que é o streaming.

Nintendo, Sony, Microsoft, Steam e etc deixarão de ser o "centro do mundo".
No mundo dos streamings ninguem precisa dar 30% dos seus lucros para outra empresa.
Rockstar ao invés de lançar o novo GTA no Stream da Sony ou da Microsoft, obviamente vão criar o próprio formato de streaming e lançar por lá, praticamente todas as empresas grandes vão fazer algo do tipo, se você olhar como funciona nos PCs já da pra ter uma prévia disso pois temos a loja da Activision-Blizzard, da Ubisoft, da EA e etc.
Na prática é como se todo mundo virasse third.

Nintendo não vai mais estar "1 geração atrasada".
Só se eles não aderirem ao formato Stream pra isso acontecer.
E eu nem duvido.

Retrocompatibilidade infinita.
Jogos desde o Atari até o PS5 poderão ser jogados. Todos... ou quase todos.
Se a empresa que fez quiser lançar o jogo para streaming então será possível jogar.
Quando assinar o streaming da Activision pode ser que tenhamos acesso ao último Call of Duty, mas poderemos também jogar Tony Hawk 1 do PS1, Medal of Honor do PS2 ou Pitfall do Atari.

Mais espaço livre em casa.
Sem consoles e sem caixinhas de jogos, o futuro caminha para um mundo onde tudo será digital (música, filmes, livros e etc) então você terá mais espaço livre em casa.
Mentira.
No futuro todo mundo viverá em lugares que parecem latas de sardinha abarrotadas de pessoas (se for ver já é assim em alguns lugares do Japão ou China) então esses formatos digitais serão uma necessidade e não uma opção.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
Bom, vou dar minhas impressões sobre cada um dos pontos:

Fim dos consoles.
É uma possibilidade mas acho difícil. As empresas ainda vão querer continuar vendendo seus aparelhos para manter os jogadores em seus "ecossistemas". Veja que a Sony pode ganhar dinheiro com seu Now mas vai ganhar muito mais com Now+Plus em um aparelho próprio.

Fim do colecionismo.
Fim da POSSE do jogo.
Fim dos jogos usados.
Incapacidade de piratear.
Mais espaço livre em casa.

Todos esses itens já iriam acontecer mesmo por causa da adoção cada vez maior da venda por download e não por culpa do streaming.

Exclusivos com qualidade inferior aos atuais.
Relativo. E mesmo que a qualidade a qual você se refere seja em relação a gráficos pode ter certeza que se uma delas disser que oferece seus jogos por streaming a 4k na semana seguinte a outra dirá que seus jogos são a 8k.

Games mais longos ou simplesmente infinitos.
Novamente, relativo. Não existe jogo com jogabilidade mais longa que Fifa e mesmo assim todo ano sai uma versão nova. Isso depende do gosto, moda, etc... Lembre que até o WoW teve que mudar porque caiu muito o público. as pessoas enjoam, simples assim.

Mais microtransações.
Isso já acontece sem Streaming. Aumentam cada vez mais. Aliás, podem até diminuir pois com a receita garantida pela assinatura alguns jogos não vão precisar de uma equipe para criar toda semana conteúdo novo.

Fim das atualizações e instalações no HD.
Fato. E é o melhor aspecto do sistema

Dependência da internet.
é, isso sim é uma m**** e o pior do sistema. pior até que lag, já que alguns jogos como os de estratégia/RPG por turno não sofrem tanto. Esse, aliás, é o principal motivo pelo qual o streaming não vai ser o único sistema disponível.

Jogos feitos pensando no Streaming.
com certeza. Se já há jogos pensados em allways online porque não haveria?

Servidores Instáveis.
com certeza também.

Rápida aderência ao formato Streaming.
Em certos mercados talvez. Mundialmente acho difícil. coisa de 10 anos

Nintendo, Sony, Microsoft, Steam e etc deixarão de ser o "centro do mundo".
O centro do mundo está em quem cria conteúdo. Além disso, a MS e a sony já estão entrando no jogo e nada impede que a Nintendo e a Steam também embarquem na onda.

Nintendo não vai mais estar "1 geração atrasada".
Isso de geração já está morto. Afinal, de que geração seria um jogo do tipo Minit? Ou inside? Há tanto jogo com gráficos atrasados pra geração a qual foi lançada enquanto outros nem parecem está rodando numa máquina "defasada" que isso pouco importa. Separar consoles por gerações foi uma estratégia de marketing muito eficiente mas hoje já está ultrapassada.

Retrocompatibilidade infinita.
Certeza. E ainda bem
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.493
Pontos
744
Fim dos consoles.
Provável, ou vai existir consoles básicos para fazer stream.

Fim do colecionismo.
Não. Existem outros itens que podem ser colecionados

Exclusivos com qualidade inferior aos atuais.
Esse eu duvido, com certeza vai ter várias empresas de stream e a diferença entre elas vai ser os exclusivos ou a qualidade do serviço.

Games mais longos ou simplesmente infinitos.
Isso já acontece agora, só vai se intensificar.

Mais microtransações.
Não sei de onde vc tirou isso, mais gente assinando por 15 dólares deve dar mais dinheiro que poucas pagando 60.

Fim das atualizações e instalações no HD.
Não vi desvantagem

Fim da POSSE do jogo.
Provável
Fim dos jogos usados.
Tem grandes chances de isso acontecer msm, mas tem país que já está querendo que as lojas online aceitem vendas de jogos usados.

Incapacidade de piratear
Provável

Dependência da internet.
Provável, mas para vc querer jogar video game em uma viagem, o lugar deve ser uma m**** msm...

Jogos feitos pensando no Streaming.
Provável que sim, mas sempre vai ter o pc para jogadores não casuais.

Servidores Instáveis.
Provavél

Rápida aderência ao formato Streaming.
Acredito também nisso.

Retrocompatibilidade infinita.
Só vantagem.

Mais espaço livre em casa.
Só vantagem.
[/QUOTE]
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Vou só citar o que eu discordo:

Fim do colecionismo.
Vão continuar lançando versões para colecionadores, assim como ainda se vende vinis. Se tem quem compre, tem quem venda.

Exclusivos com qualidade inferior aos atuais.
Netflix tá pra estrear The Irishman. Deram $150 milhões de dólares pro Martin Scorsese fazer um filme de verdade. Enquanto no cinema, com esse valor de produção, já faz bem uns 10 anos, só produtos de franquia produzidos em linha de produção.

Serviços de streaming vão competir da mesma forma que consoles competem agora, então ter jogos de qualidade maior continuará sendo tão importante quanto agora.

Games mais longos ou simplesmente infinitos.
Acho o contrário. Serviços de streaming almejam ter um público muito maior do que o de consoles atual, então a oferta terá que ser muito mais ampla e diversificada. Microsoft ter comprado Obsidian, Ninja Theory, Double-Fine, etc, indica isso.

Rápida aderência ao formato Streaming.
Acho que não, porque o público de videogames, perto do de músicas e filmes, ainda é um clubinho fechado, que tende a ser mais resistente a grandes mudanças. Serviços de streaming deverão tentar expandir o mercado, atrair mais gente do que as ~180 milhões de pessoas que compram Playstation ou Xbox por geração (Nintendo é um caso à parte).
 


de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.040
Pontos
503
Que a Nintendo vai ficar mais rica do que já está da maneira que trabalha atualmente, se com tudo caro o pessoal ainda vai com sorriso no rosto pra cima dela, imagina quando ela for a única, sorriso de orelha a orelha dos japas
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.268
Reações
19.810
Pontos
803
Não vi o OP mencionar, mas o maior inimigo do Streaming pra min é o CATALOGO ROTATIVO, tinha umas séries que adorava na Netflix..foram pro beleléu , e é isso que vai acontecer nos jogos, ou cenário incomodo, assinar diversos serviços, NamcoFlix, SegaFlix, WbFlix etc, pra ter o jogo sempre a disposição
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.268
Reações
19.810
Pontos
803
Gostei do formato e vou responder por item :v


Fim dos consoles.
Acredito que ainda haverá maquinas dedicadas, mas será um mercado de nicho e entusiasta

Fim do colecionismo.
Colecionar digitalmente já existe, mesmo que seja estranho, muitos já tem esse hábito, aliás quem não tem pastinha oculta no computador com a sua "coleção " particular ? ( ͡° ͜ʖ ͡°)


Exclusivos com qualidade inferior aos atuais.
Aqui é a grande questão, pra manter o catalogo cheio de novidades, vamos ter QUALIDADE x QUANTIDADE, é o cenário complicado, se os exclusivo da plataforma do streaming, depender do $$$ dos assinantes, algumas poderão optar em lançar mais jogos com uma qualidade menor, mas compensando na quantidade de lançamento por bimestre ou trimestre, ou foco em jogos multiplayer que por serem mais duradouros podem receber contéudo regular, mais barato do que fazer um game novo do zero.

Porém, pra se destacar dos concorrentes, os jogos tem que chamar atenção, serem bons, posso ve empresas se esforçando em jogos pra ter a imagem de plataforma "melhor", mesmo nao havendo retorno direto, mas indireto em novos assinantes e mantendo os atuais.



Games mais longos ou simplesmente infinitos.
Aqui entra outra questão da abordagem, o publico da GUST , é fã de JRPG por natureza seus jogos são longos, se um dia a KOEI TECMO lançar seu serviço, eu consigo ve eles lançar os jogos como temporadas de anime ,talvez seja essa solução, mes X temos esse tipo de genero, no Y é outro genero.

Longevidade artificial já existe nos games hoje, talvez fique mais explicita, mas o publico nao deve se incomodar, desde que o jogo esteja disponível.

Mais microtransações.
Para grandes empresas, que são gananciosas, natural mas pra se diferenciar dos concorrentes, terão aqueles que evitam esse tipo de contéudo monetizado e confia mais no seu publico, imagino que jogos de Nicho de uma empresa de Nicho, em seu serviço, vai custar mais caro, porém esse publico vai pagar, uma vez que saiba que o jogos vem completo.

Fim das atualizações e instalações no HD.
Algo bom

Fim da POSSE do jogo.
é um serviço de locação, talvez como Stadia que propoem o jogo ser seu por isso cobrar 60 dolares e talz, a sensação ainda pode haver, não confio não, nesse cenário, alugo sem problema, vai sair mais em conta, do que comprar digitalmente um game stream, e anos depois não ser mais acessivel porque a plataforma faliu ou foi englobada por outra , e não botaram no catalogo ou suporte.

Fim dos jogos usados.
Compartilhamento de contas, ainda deve acontecer rsrs,

Incapacidade de piratear
Nao tinha reparado sobre o jogo sair do catalgo e foi mencionado aqui, falha minha, bom se todas empresas estiverem lucrando, de alguma forma a preservação ainda vai existir, o lance é a disponibilidade que sempre é o problena

Dependência da internet.
Por isso que acho que haverá ainda maquinas dedicadas pra rodar contéudo offline, obviamente sem recursos de conquistas, multiplayer online etc, exatamente por isso.

Jogos feitos pensando no Streaming.
Reeducar como a pessoa sente o jogo é a chave pro futuro do Streaming por games funcionar, se eles fracassarem nisso...

Servidores Instáveis.
Novamente o que pode ser incomodo, serviços de nicho, serão mais confiaveis pela demanda menor, mas os grandes blockburster..vai ser um deus no acuda.

Rápida aderência ao formato Streaming.
Em países rico sim, no resto do mundo vai demorar 3 ou 4x que a música ou filme por streaming

Nintendo, Sony, Microsoft, Steam e etc deixarão de ser o "centro do mundo".
Se as suas plataformas for um conjunto de seus próprio jogos + outros terceiros, então ainda devem continuar o centro do mundo.


Nintendo não vai mais estar "1 geração atrasada".
Gerações até então era só ciclo de tempo, se tudo indica que será a ultima aderir, então já entrará atrasada , mas em termos praticos não vai fazer diferença.

Retrocompatibilidade infinita.
é aqui que acho que as coisas complica,será que vale a pena caçar a licença de um jogo que nem 100 usuários vão jogar? tirando as coisas novas, não tenho fé das antigas.

Mais espaço livre em casa.
A crise global por espaço vai acontecer, então os homens vão criar uma maquina do tempo pra ir na era dos Dinossauros, ou criar uma estação espacial pro ricos lá na orbita da lua, aquele filme do Mati Deimon,.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.040
Pontos
503
Acredito que se o futuro for Stream e eles pensarem em "abrir a mão" e colocarem jogos Offline pra baixar como é nos moldes de hoje em dia tanto na Steam/Epic e vários outros, será uma taxa abusiva cobrada pra quem quiser se manter na "velha guarda" ainda acho que o futuro de Stream é mais perturbador que o de downloads, mas é uma via bem complicada todos tem ponto bom e b*sta, o Stream em sua concepção rodará na máquina mais podre, basta ter uma internet decente, por download já não por necessitar de uma máquina apta
 

dinobass

Bam-bam-bam
Mensagens
2.748
Reações
3.150
Pontos
453
Streaming vai ser algo como mobile hj em dia, coisa pra inclusão digital jogar, ou para pessoas que estão viajando, ou estão fora de casa.

Nunca que os consoles como são hj vão morrer pra dar espaço a algo com input lag que depende 100% de internet, quem acredita nisso tá totalmente desconectado da realidade, o mundo não é a capital onde vcs vivem, parem de viajar.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.218
Reações
35.420
Pontos
1.053
Fim dos consoles.
ótimo.
nada mais ultrapassado que querer jogar um jogo e ter que comprar um hardware exclusivo pra jogar ele.
é como se eu quisesse assistir Vingadores e tivesse que comprar uma TV Samsung além de assinar o Disney+.

Fim do colecionismo.
não.
Colecionismo é nicho e sempre vai existir, independente da forma.

Exclusivos com qualidade inferior aos atuais.
não.
o surgimento do ebook não acabou com livros de qualidade, o mesmo pra música e filmes.

Games mais longos ou simplesmente infinitos.
sim e não.
jogo longo ou infinito que não gera receita é prejuízo.
então jogos de mensalidade ou anuais podem adotar esse modelo, mas a maioria vai manter o padrão de 10hs até mesmo para que o jogador compre outro jogo.

Mais microtransações.
sim.
não importa se é streaming, é um caminho sem volta.

Fim das atualizações e instalações no HD.
Sim e não.
certamente terá que ter uma opção de download em background para que tenha alta disponibilidade, controle de franquia e poder jogar offline (se o jogo suportar).
jogador com internet lenta ou sem acesso à rede, é consumidor insatisfeito que não está gastando.
eu já cancelei HBO GO simplesmente pq no primeiro dia que fui usar, o serviço estava com delay.

Fim da POSSE do jogo.
sim e não.
provavelmente quem quiser comprar, vai ter a opção de comprar.
mas de nada vai adiantar se a plataforma de streaming deixar de existir, o que é um risco maior.

Fim dos jogos usados.
sim.
ótimo do ponto de vista da empresa, indiferente para o consumidor.
ao invés de comprar algo usado, vai alugar e talvez gastar menos.

Incapacidade de piratear
sim mas irrelevante.
se o aluguel tiver um preço justo e facilidade de uso, perde-se o atrativo de piratear.

Dependência da internet.
sim e não.
vide resposta acima, precisará ter uma forma de download em background para manter alta disponibilidade e controle de franquia.

Jogos feitos pensando no Streaming.
não.
não tem diferença pro jogador, vai ter diferença talvez na programação.

Servidores Instáveis.
sim.
tudo que é terceirizado tem problemas que fazem parte do convívio diário.
TI vai dizer que o servidor está ocioso, Redes vai dizer que o tráfego está normal, Storage vai dizer que a caixa está idle e o cliente não vai conseguir usar.

Rápida aderência ao formato Streaming.
sim.
e vai ser mais rápido do que pensamos, apesar dos problemas.

Nintendo, Sony, Microsoft, Steam e etc deixarão de ser o "centro do mundo".
não.
essas empresas vão estar mais a frente do que nunca (as que sobreviveram claro).

Nintendo não vai mais estar "1 geração atrasada".
não.
continuará atrasada se lançar jogos que não acompanham a qualidade da geração atual.

Retrocompatibilidade infinita.
não.
vai continuar do mesmo jeito, dependendo do licenciamento entre produtora e distribuidora.

Mais espaço livre em casa.
sim e não.
quem coleciona continuará colecionando, e com mais qualidade.
o streaming vai acabar com o colecionador de estojo de plástico, mas terá aumento das edições especiais com tiragem limitada.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
Não se preocupem, pois esse futuro aí ainda está bem longe, ainda não existe uma infraestrutura decente para esse tipo de conteúdo, ainda mais com essa corrida desenfreada por resoluções cada vez maiores, fica ainda mais difícil disso acontecer no curto e médio prazo.

Já em filmes é séries a coisa é diferente, não é necessário uma conexão tão parruda, pois não há impult lag ou interação direta com o conteúdo.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Deus é mais, antes do streaming virar realidade o mercado implode.
se não sinto, que ser retrogamer será a saída, igual o pessoal do rock que em plena epoca do re-start, preferia ouvir os osy antigo lá dos anos 70
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Agora que percebi uma coisa...
Quando temos Catalogo Rotativo e Microtransações no mesmo lugar, isso significa que...


Vamos comprar DLC pra um jogo e depois ele vai sair do catalogo, não o DLC mas sim o jogo inteiro.
E ter o DLC sem o jogo adianta de nada, só quando o jogo retornar para o catalogo (daquela loja especifica onde ele foi comprado) que poderemos usar denovo, se o jogo virar exclusivo de outra loja pra jogar o tal DLC seria necessário comprar ele denovo na outra loja.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
E não sei até onde vai essa capacidade de "baixar pra jogar offline".
Pra filme, música ou série isso é fácil... mas pra jogo você precisa de um dispositivo capaz de rodar aquele game.

Se você tiver um "PC da NASA" e ele não tiver a placa de vídeo ele simplesmente não vai conseguir rodar os lançamentos, talvez os consoles continuem existindo por um tempo apenas para quem quer jogar offline mas outra pessoa com apenas uma Smart TV vai conseguir rodar o mesmo jogo de boa através da internet.




Eu chuto que as empresas querem a exclusividade de eles mesmos rodarem o jogo deles (e não deixar o usuário rodar em casa), tanto para matar a pirataria como para criar um sentimento de dependência.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
E não sei até onde vai essa capacidade de "baixar pra jogar offline".
Pra filme, música ou série isso é fácil... mas pra jogo você precisa de um dispositivo capaz de rodar aquele game.

Se você tiver um "PC da NASA" e ele não tiver a placa de vídeo ele simplesmente não vai conseguir rodar os lançamentos, talvez os consoles continuem existindo por um tempo apenas para quem quer jogar offline mas outra pessoa com apenas uma Smart TV vai conseguir rodar o mesmo jogo de boa através da internet.

Eu chuto que as empresas querem a exclusividade de eles mesmos rodarem o jogo deles (e não deixar o usuário rodar em casa), tanto para matar a pirataria como para criar um sentimento de dependência.

não se trata disso acredito, está mais ligado a maxima do capitalismo maximizar lucros e reduzir os riscos
os lucros vão aumentar significantemente pois tal estratégia é a prova de flop, basta fazer x jogos de baixo orçamento e qualidade e despejar lá, junto a isso um jogo de grande orçamento. Eles entendem que fazer jogo de alto orçamento é um risco, pois gastam se anos para ser feito e na hora de vender, vai muito do calor do momento. o poder das assinaturas é tão grande, que a proxima geração vai chegar, já com lucro, já que a spessoas pagam para jogar online, ou seja são X bilhões de dolares extra, sem esforço, sem produção. Em termos práticos não há como impedir.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
O ruim é ter que assinar serviços diferentes para jogar jogos que queremos e isso não deverá sair barato.

Mas o pior de tudo seria a dependência total da internet. Não consigo imaginar tentar jogar e não poder porque a internet está ruim, caiu ou o servidor estar sobrecarregado ou zoado. Ou você estar jogando legal e de repente ficar tudo zoado, lento, com artefatos e todas as maluquices indesejáveis.

Enfim, uma coisa é você assinar um plano e poder rodar os jogos, ok, ao menos baixa e pode jogar seja em um console ou PC mas rodar à distância será tenso. Não tem um serviço que streaming de vídeo que não me aborreça.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.485
Reações
10.772
Pontos
503
É justamente apostando nesse cenário hostil que o novo Intellivision está sendo planejado...
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
O lado bom do meu backlog de 60 anos, é que se o futuro dos jogos for uma m****, jogo bom é o que não vai me faltar....
Isso quando não inventa de rejogar jogo velho que já terminou antes, pq vai envelhecendo e começa a esquecer as coisas e quer relembrar tudo.

Já tou quase entrando nesse loop.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.965
Reações
41.622
Pontos
1.689
Maior consequência é eu parar de jogar os jogos que vierem.
Sem problemas. Meu backlog já é enorme mesmo.

Mas na boa. Streaming é a próxima modinha que não vai colar.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Os jogos simplesmente vão se tornar coisas descartáveis. Hoje já é, mas vai piorar ainda mais. Sem falar que qualquer probleminha que tiver é só tirarem o jogo do catálogo e pnc do jogador que gostava de jogar aquilo, não vai achar mais. Se houver pirataria vai ser uma outra m****, porque esses jogos vão rodar em uma estação única (e bem overpowered), então os desenvolvedores não vão se preocupar em otimizar nada pra PC nenhum, só os do streaming (isso eles vão adorar, o que mais tem hoje é dev preguiçoso msm)

Tá todo mundo fudido, pra defender umas ideias dessa só não gostando tanto de videogame msm namoral
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.580
Pontos
503
Mesmo que essas previsões estejam certas, a necessidade por bons jogos continuará existindo, isso significa que produtos fora da curva ainda serão possíveis porque o dinheiro também está fora da curva.

Não acho que empresas ficarão satisfeitas com centavos.

Talvez, como no mercado de filmes, ainda tenhamos as duas opções onde jogos lançam primeiro de maneira tradicional e apenas algum tempo depois chegam ao serviço de streaming.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.235
Reações
5.136
Pontos
694
Eu também acredito que esse futuro ainda está bem longe, e mesmo assim, não será uma transição total. Está aumentando como uma alternativa para um público menos exigente. Mas pra dispensar o hardware físico, levará muito tempo.

Mídias como filmes e música são mais fáceis de adaptar, já os jogos exigem a participação ativa. Quem joga com um nível mínimo de exigência não vai aceitar tão fácil mudanças como quedas nas animações ou aumento de input lag, problemas que se agravam ainda mais em países com qualidade de conexão inferior, como aqui no BR. O PSNow por exemplo me despertou interesse agora, mas basicamente pelo preço, pois conto com o download, nem cogito jogar por stream, mesmo que fique disponível por aqui.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.359
Reações
43.703
Pontos
1.339
Achei extremo...
Talvez, como no mercado de filmes, ainda tenhamos as duas opções onde jogos lançam primeiro de maneira tradicional e apenas algum tempo depois chegam ao serviço de streaming.
Sim. Continuará a ter hardware dedicado para rodar o jogo. Streaming e cloud seriam uma outra alternativa de jogar.
Alias se fornecer daqui uns anos 'boa jogabilidade ' sem precisar ficar trocando de aparelho muita gente achará uma mão na hora e quem gostar compra o jogo. Não é um que anula outro
 
Topo Fundo