O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais são os seus videogames preferidos?

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
A história de como o Mega Drive veio a ser o meu favorito é diferente pois cresci com consoles Nintendo e mais tarde Sony. Só fui ter videogames da Sega já adulta.

Há uns anos atrás, por ter me chateado com um emulador de SNES no meu muito amado PSP (acho que era uma versão antiga do SNES 9x, que rodava muito mal as ROMs) ( ... )
|
|
Em tempo: acho o Kega Fusion, de forma geral, o melhor emulador que já experimentei, por ser tão prático e funcional. Emulador de Snes existem muitos, mas nenhum que se compare, na minha opinião.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
Meus consoles favoritos:

Atari 2600
Meu primeiro console que ganhei entre 1985-1986.

Meus primeiros jogos foram Enduro,Megamania e um cartucho com Space Invaders e Seaquest.

Fiquei com ele até 1989 quando estragou e meu pai jogou o console no lixo. Naquele mesmo ano ganhei o Master System

Top 5 Atari 2600
01-Enduro
02-Megamania
03-Seaquest
04-Pitfall
05-Frostbite

Master System
Meu segundo console chegou por acaso quando meu pai o viu em uma propaganda de uma revista Veja e resolveu me dar o console para substituir o Atari 2600.

Pessoalmente nunca pensei que ia ganhar o console e ia passar mais tempo jogando Atari 2600 e Fliperama.

Meu console veio com pistola,Óculos 3D e o cartucho Gangster Town

Top 5 Master System
01-Alex Kidd in Miracle World
02-Sonic the Hedgehog
03-Sonic Chaos
04-Alex Kidd in Shinobi World
05-Aerial Assault

Mega Drive
Meu terceiro console que conehci em 1990 através de suplemento infantil Folhinha.

Vi o console pela primeira vez em uma loja de Goiania e me impresisonei com Altered Beast e Golden Axe na época e depois com o lançamento do Sonic 1.

Durante boa parte do ano de 1991 só ficava vendo matérias sobre seus jogos nas revistas e só o joguei em outubro do mesmo ano quando abriu uma locadora perto da minha casa onde podia jogar por hora.

Ganhei o console em 1992 de uma tia que foi para os EUA. Infelizmente ela faleceu em 2016.

Top 5 Mega Drive
01-Sonic the Hedgehog 1
02-Streets of Rage 2
03-Phantasy Star IV
04-Street Fighter II Special Champion Edition
05-Golden Axe

NES
Conheci o console em 1990 quando o joguei na casa de um vizinho que tinha um Bit System

Os primeiros jogos que joguei foram Super Mario 1 e Double Dragon 1.

Também joguei na casa dos meus primos que também tinham um Bit System.

Em 2011 comprei um Phantom System do @R0ny_K3t em um outro fórum que participamos.

Tenho um acervo razoável de cartuchos

Top 5 NES
01-Super Mario 1
02-Double Dragon 1
03-Ninja Gaiden
04-Super Mario 3
05-Elevator Action

Super NES
Conheci em 1991 através uma matéria da Ação Games 1 que foi publicada em maio daquele ano e me impressionei com Super Mario World e Final Fight.

Assim como o Mega Drive só joguei no final daquele ano.

Penso em comprar um SNES quando minha situação melhorar e tenho 4 cartuchos que ganhei ou consegui em negociações que são Hyper V Ball,Street Fighter II World Warrior e Mortal Kombat II piratas além do Street Fighter II Turbo original japones que ganhei de um amigo.

Top 5 SNES
01-Super Mario World
02-Final Fight
03-Street Fighter II Turbo Hyper Fighting
04-Mortal Kombat II
05-Fighter´s History

Neo Geo
Conheci em 1991 através de uma matéria da Videogame 1 e me impresisonei com o tamanho dos cartuchos e a primeira vez que o joguei foi em 1992 no Arcade com jogos como Fatal Fury 1 e 2,Art of Fighting e Samurai SHodown.

Só joguei o AES em 1994 na Genesis Games de Goiania. Apesar de serem Arcade Perfect fiquei incomodado pelo fato dos jogos darem apenas 4 continues.

Não tenho interesse em adquirir o console devido ao preço altos dos cartuchos e pelo fato do jogo dar apenas 4 continues.

Nesse caso prefiro jogar apenas no Emulador ou em coletaneas do PS2.

Top 5 Neo Geo
01-The King of Fighters 98
02-Fatal Fury Specal
03-Metal Slug X
04-Art of Fighting 2
05-Samurai Shodown II

Playstation 2
Vi algumas matérias sobre ele em revistas e na internet e me impressionei com o Tekken Tag Tournament e o joguei pela primeira vez em 2003 na Magic Games de Goiania.

Em 2007 comecei a planejar a compra do PS2 e comecei adquirindo jogos originais que na época começaram a aparecer com preços acessíveis porque temia que fossem inflacionados.

No caso as prioriades eram RPGs e coletaneas de jogos antigos.

Em 2012 ganhei um PS2 de meu primo como compensação de um prejuízo que levei porque planejava comprar o console no Shopping Oiapoque, um camelódromo de Belo Horizonte mas fui avisado que o lugar era perigoso.

Top 5 PS2
01-GTA San Andreas
02-The King of Fighter 98 Ultimate Match
03-Sonic Mega Collection Plus
04-Tekken Tag Tournament
05-The King of Fighters XI

Gamecube
Assim como o PS2 o joguei pela primeira vez na Magic Games de Goiania e o achei mais firme que o N64 em jogos.

Mas ele foi um console com o qual tive pouco contato porque era difícil encontrá-los em locadoras.

Top 3 Gamecube: Só joguei esses jogos.
01-Beach Spikers
02-Sonic Mega Collection
03-Sonic Gems Collection

Tenho planos em comprá-lo ou então pegar um Wii que é retrocompatível.

Tenho um Beach Spikers e um Resident Evil Remake originais jpa garantidos.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
|
|
Em tempo: acho o Kega Fusion, de forma geral, o melhor emulador que já experimentei, por ser tão prático e funcional. Emulador de Snes existem muitos, mas nenhum que se compare, na minha opinião.
Os emuladores de SNES do PSP são bem mais inferiores aos de PC, mas concordo que o Kega é um dos melhores emuladores em geral.

Porém, para ser justa, o SNES me parece ser um console bem mais complicado de ser emulado perfeitamente. Não sei nada disso, mas dizem que Assembly, a linguagem de programação do console, é algo que poucas pessoas dominam.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Os emuladores de SNES do PSP são bem mais inferiores aos de PC, mas concordo que o Kega é um dos melhores emuladores em geral.

Porém, para ser justa, o SNES me parece ser um console bem mais complicado de ser emulado perfeitamente. Não sei nada disso, mas dizem que Assembly, a linguagem de programação do console, é algo que poucas pessoas dominam.
|
|
Se os de Psp são bem piores que os de Pc, não quero nem ver... :kfeliz

Eu acredito que o que você falou sobre programar e emular pode fazer sentido, levando em conta os jogos de Snes que usam chips adcionais e o fato de não fazerem homebrews para ele (coisa que acontece com boa frequencia pro Mega).
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
|
|
Se os de Psp são bem piores que os de Pc, não quero nem ver... :kfeliz

Eu acredito que o que você falou sobre programar e emular pode fazer sentido, levando em conta os jogos de Snes que usam chips adcionais e o fato de não fazerem homebrews para ele (coisa que acontece com boa frequencia pro Mega).
E não queira. Jogar Donkey Kong Country sem música e com frameskip é horroroso.:kbeca

Eu já vi algumas demos e jogos novos de SNES, mas a quantidade me parece muito pequena se comparada ao Mega Drive. No entanto, esse é um dos consoles que mais recebe traduções e ROM hacks, então, diria que ele não está tão esquecido assim quanto rival.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.783
Pontos
703
Os meus são, na mesma medida, nes e Dreamcast, console este que tem, em minha mais que humilde opinião, o melhor jogo da história, jogo este que aguardei fielmente, Segamente mesmo, pela continuação enfim confirmada na E3 de 2015.
 


B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
E não queira. Jogar Donkey Kong Country sem música e com frameskip é horroroso.:kbeca

Eu já vi algumas demos e jogos novos de SNES, mas a quantidade me parece muito pequena se comparada ao Mega Drive. No entanto, esse é um dos consoles que mais recebe traduções e ROM hacks, então, diria que ele não está tão esquecido assim quanto rival.

Sobre Homebrews de SNES serem poucos me lembrei do Classic Kong que mostra como seria o Donkey Kong do Arcade se ele tivesse saído para SNES.

 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Sobre Homebrews de SNES serem poucos me lembrei do Classic Kong que mostra como seria o Donkey Kong do Arcade se ele tivesse saído para SNES.


|
|
Eu não gosto do Donkey Kong original por que acho que ele é mais difícil do que o necessário. Esse homebrew é mais fácil?
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
|
|
Eu não gosto do Donkey Kong original por que acho que ele é mais difícil do que o necessário. Esse homebrew é mais fácil?

Joguei pouco o Doney Kong Original e não sei te dizer se ele é mais fácil que o original.

Da última vez que joguei fui até a fase 3
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@DarkMorten Te citando só para dizer que li tudo e fico satisfeito com o desabafo. Aproveito para dizer que sei de uma loja que tem o Ninja Gaiden II pro 360 e assim que tiver o dinheiro pegarei na certa, está na média do mercado atualmente, na faixa dos 60R$, que chorando dá para conseguir por um pouco menos. D:

@doraemondigimon Pois é, fica tão claro as nossas preferências, não entendo porque tantos preferem esconder isso como sinônimo de bom gosto e pagar de imparciais, não há nada de errado gostar mais de um que do outro, o fato de ter algo evidentemente melhor não muda isto, não temos como ter todos as mesmas emoções sobre todas as coisas.

Atari 7800 por vezes é citado como pior console, quem desconhece a história e vê os seus jogos imagina se tratar de uma injustiça, porém, ele falha no primordial para se jogar videogame, seus controles costumam dar bastante problema, conheço colecionadores que possuem uns 20 e nenhum funciona. Quando veio se redimir com o Jaguar foi como se tivesse cagado e sentado em cima. :/

Pensei que teria mais menções ao Game Boy, eu tenho o Pocket, que mal cabe em um bolso comum, e o Color, gosto muito deles, foi um dos tantos sonhos de infância realizado, faltaria o Game Gear, que desisti por medo da quantidade alta de problemas que costuma apresentar. D:

Estou afastado do fórum, mas tópicos como esse sempre são legais. Tentarei ser breve:

- Atari 2600: meu primeiro console, e um mar de histórias nostálgicas. Um jogo: Adventure;

- Snes: meu segundo console, mudou toda a minha vida, fez eu me interessar pelo Japão e sua cultura. Um jogo: Street Fighter II (sempre, qualquer versão, dentro e fora do Snes);

- Mega Drive: conheci um pouco antes do Snes, sentia falta de mais rpgs, mas mesmo assim acho que foi uma das melhores bibliotecas de jogos dos 90s. Um jogo: Hokuto no Ken II / Last Battle;

- Playstation: ao lado do Snes, um paraíso de jrpgs, e os primeiros jogos 3D que realmente gostei. Um jogo: Street Fighter Alpha III (diversão infinita).

- Playstation 2: uma versão melhorada do 1 em praticamente todos os aspectos, com uma carga matadora de jogos de luta. Um jogo: Capcom vs Snk II (diversão infinita 2).
_ _ _
E é isso. Hoje em dia jogo mesmo é no computador (jogos de windows, nem tanto emulador), e meu PC seria minha plataforma de escolha se só pudesse ficar com uma. Mas os consoles tiveram uma importância insubstituível pro meu lazer, e os citados sempre foram os que mais me agradam, no contexto do tópico.
Seja bem-vindo, novamente.

Também adoro listas, tanto de preencher, quanto de ler e participar das polêmicas, é mais uma das artes bem antigas da humanidade que acabamos desconsiderando a relevância. UU

Videogames também me ajudaram muito culturalmente, por isso sempre faço questão de discutir que eles são muito mais que apenas aquilo que vemos, com filmes e música é mais fácil de absorverem a representação intelectual e social, não entendo o que os leva a serem relegados, sendo que eles, assim como tudo que nos cerca, não surgem necessariamente do nada, existe toda uma contextualização até a obra final, mesmo nas menores delas.

1º PC (windows)
2º Arcade
3º Playstation 1
4º PSP
5º Atari 2600
6º Mega Drive
7º Snes
8º Nes
9º Playstation 2
10º PC Engine


* se quiserem ignorar computador e arcades, pra ficar só nos consoles, é só começar a contar do PS1 pra baixo
Eu considero PC um console e com o passar do tempo foi se misturando cada vez mais com os aparelhos convencionais, recebendo quase todos os jogos do ocidente, muitos do Japão e as dificuldades de instalação caíram por terra, além de que, especialmente as plataformas da Sony e M$, fazem agora muito do que um PC serve a muito tempo.

Arcade só não coloquei na minha lista como videogame para gerar mais emoção mas entendo o que você quer dizer quanto eles, ainda mais com os nossos maravilhosos emuladores, sendo o PC que os roda um console, fica tudo em casa. :D

A história de como o Mega Drive veio a ser o meu favorito é diferente pois cresci com consoles Nintendo e mais tarde Sony. Só fui ter videogames da Sega já adulta.

Há uns anos atrás, por ter me chateado com um emulador de SNES no meu muito amado PSP (acho que era uma versão antiga do SNES 9x, que rodava muito mal as ROMs), baixei o Picodrive, emulador de Mega Drive, para jogar títulos multiplataforma e entre outros. Eu já possuía o console, já havia jogado os "medalhões" via coletâneas, emulação e casa de parentes/amigos, mas não ligava muito para os meus cartuchos - ToeJam & Earl e Tiny Toons: Acme All-Stars - e nem sabia da existência de flashcarts para consoles antigos.

Depois de me aprofundar bem mais a biblioteca do meguinha através do PSP, gamei muito nele e nunca mais deixei de jogar. Indiretamente, foi graças ao pequenino da Sony e dois emuladores que me apaixonei pelo Mega Drive.:kbeca

O meu gosto pelo PC-Engine é meio antigo, mas o Master System é um console que anda me interessando bastante atualmente. Já tive um plug-n-play muito ruim da Neo-TecToy, mas, um dia desses, talvez eu pegue o primeiro modelo para a minha coleção Sega.:kideia
Se eu previsse sua história com o Mega Drive diria que seus pais tinham ou lhe deram um quando bebê, é a impressão que possuo pela compilação de suas postagens. Tento levar tudo que vocês escrevem em consideração e assim os moldo em minha cabeça. haha

Falando em PSP e PC Engine, tem uma franquia que nós comentamos, no tópico de Saturn se não me engano, e eu poderia postar no seu tópico sobre qual jogo gostaria de ver traduzido, que é está beleza da imagem abaixo, acredito que se tivessem lançado por aqui eu me aventuraria a pagar uns 250R$ nele. D:

96392_front.jpg
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Seja bem-vindo, novamente.

Também adoro listas, tanto de preencher, quanto de ler e participar das polêmicas, é mais uma das artes bem antigas da humanidade que acabamos desconsiderando a relevância. UU

Videogames também me ajudaram muito culturalmente, por isso sempre faço questão de discutir que eles são muito mais que apenas aquilo que vemos, com filmes e música é mais fácil de absorverem a representação intelectual e social, não entendo o que os leva a serem relegados, sendo que eles, assim como tudo que nos cerca, não surgem necessariamente do nada, existe toda uma contextualização até a obra final, mesmo nas menores delas.
|
|
Obrigado pela recepção, colega.

Gosto de listas por que em espaços como esse, onde pessoas que muitas vezes só tem o gosto por games em comum, as listas são bastante variadas e podem dizer muito sobre o perfil de cada um. Daí podem sair boas trocas de ideias e experiências.

Sobre seu segundo parágrafo
Essa questão já foi muito discutida por aí. Pra mim, video game é visto de forma que você descreve por que coisas que possibilitam interação com mundos imaginários sofrem estigma de serem infantis. Na época clássica só quem percebeu as qualidades dos games além do potencial para entretenimento casual foram os jornalistas e os gamers mais dedicados, que hoje discutem tais qualidades nos meios e oportunidades que têm.

Como hoje os jogos mainstream parecem filmes (pelo custo de produção, trabalhos de roteiro e gráficos), e o cenário nunca antes foi tão movimentado e rentável, a visão de muitos sobre games pode estar mudando.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
@DarkMorten Te citando só para dizer que li tudo e fico satisfeito com o desabafo. Aproveito para dizer que sei de uma loja que tem o Ninja Gaiden II pro 360 e assim que tiver o dinheiro pegarei na certa, está na média do mercado atualmente, na faixa dos 60R$, que chorando dá para conseguir por um pouco menos. D:

@doraemondigimon Pois é, fica tão claro as nossas preferências, não entendo porque tantos preferem esconder isso como sinônimo de bom gosto e pagar de imparciais, não há nada de errado gostar mais de um que do outro, o fato de ter algo evidentemente melhor não muda isto, não temos como ter todos as mesmas emoções sobre todas as coisas.

Atari 7800 por vezes é citado como pior console, quem desconhece a história e vê os seus jogos imagina se tratar de uma injustiça, porém, ele falha no primordial para se jogar videogame, seus controles costumam dar bastante problema, conheço colecionadores que possuem uns 20 e nenhum funciona. Quando veio se redimir com o Jaguar foi como se tivesse cagado e sentado em cima. :/

Pensei que teria mais menções ao Game Boy, eu tenho o Pocket, que mal cabe em um bolso comum, e o Color, gosto muito deles, foi um dos tantos sonhos de infância realizado, faltaria o Game Gear, que desisti por medo da quantidade alta de problemas que costuma apresentar. D:


Seja bem-vindo, novamente.

Também adoro listas, tanto de preencher, quanto de ler e participar das polêmicas, é mais uma das artes bem antigas da humanidade que acabamos desconsiderando a relevância. UU

Videogames também me ajudaram muito culturalmente, por isso sempre faço questão de discutir que eles são muito mais que apenas aquilo que vemos, com filmes e música é mais fácil de absorverem a representação intelectual e social, não entendo o que os leva a serem relegados, sendo que eles, assim como tudo que nos cerca, não surgem necessariamente do nada, existe toda uma contextualização até a obra final, mesmo nas menores delas.


Eu considero PC um console e com o passar do tempo foi se misturando cada vez mais com os aparelhos convencionais, recebendo quase todos os jogos do ocidente, muitos do Japão e as dificuldades de instalação caíram por terra, além de que, especialmente as plataformas da Sony e M$, fazem agora muito do que um PC serve a muito tempo.

Arcade só não coloquei na minha lista como videogame para gerar mais emoção mas entendo o que você quer dizer quanto eles, ainda mais com os nossos maravilhosos emuladores, sendo o PC que os roda um console, fica tudo em casa. :D


Se eu previsse sua história com o Mega Drive diria que seus pais tinham ou lhe deram um quando bebê, é a impressão que possuo pela compilação de suas postagens. Tento levar tudo que vocês escrevem em consideração e assim os moldo em minha cabeça. haha

Falando em PSP e PC Engine, tem uma franquia que nós comentamos, no tópico de Saturn se não me engano, e eu poderia postar no seu tópico sobre qual jogo gostaria de ver traduzido, que é está beleza da imagem abaixo, acredito que se tivessem lançado por aqui eu me aventuraria a pagar uns 250R$ nele. D:

96392_front.jpg


Grose, eu tive lombriga com NInja Gaiden desde que vi numa revista em 2004 , aquele de xbox ... depois com o Black .. e depois com o 2
tanto que .. mesmo eu com ps3 .. eu fui, e comprei o jogo (pirata) pra jogar nos x360 de 2 primos meus quando eu ia na casa deles :klol
quando peguei o meu primeiro 360 em 2011, eu importei um NG2 da estarland ... era até aqueles greatest hits com a caixa cor cinza .. bem mais bonita que a caixa verde ranho que xbox usa
... o meu segundo NG2 do meu segundo 360, o atual .. é da caixa verde ranho mesmo :klol

velho ... se vc ou aguem souber de um Ninja Gaiden Black vendendo .. me avise
eu já procurei essa desgraça na Sta Ifigenia toda um tempo atras e já não achei .. no ML, os poucos que vejo o preço tá na extratosfera, o jogo maldito não tem na live BR (eu pagaria os 10 dolares COM GOSTO, mas a Microsoft não tá nem ai .. eu que me f...)

put* m**** .. como eu odeio trava de região ..bloqueio de conteudo .. pqp .. que ódio .. coisa ridicula anos 80 ... inadimissivel videogame do século 21 com essa m****
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Sobre Homebrews de SNES serem poucos me lembrei do Classic Kong que mostra como seria o Donkey Kong do Arcade se ele tivesse saído para SNES.


Havia visto umas fotos desse Classic Kong em alguns lugares, mas nem sabia que era homebrew de SNES. Ficou bem legal!

Se eu previsse sua história com o Mega Drive diria que seus pais tinham ou lhe deram um quando bebê, é a impressão que possuo pela compilação de suas postagens. Tento levar tudo que vocês escrevem em consideração e assim os moldo em minha cabeça. haha

Falando em PSP e PC Engine, tem uma franquia que nós comentamos, no tópico de Saturn se não me engano, e eu poderia postar no seu tópico sobre qual jogo gostaria de ver traduzido, que é está beleza da imagem abaixo, acredito que se tivessem lançado por aqui eu me aventuraria a pagar uns 250R$ nele. D:

96392_front.jpg
[/USER]

Ah, quem me vê falando com familiaridade e amor sobre o Meguinha deve pensar isso mesmo, mas não. Ele não foi a minha porta de entrada para videogames.

Como mencionei em outro tópico, meu primeiro console próprio foi um SNES que ganhei na infância, no dia do meu aniversário. Conhecia o Mega Drive naquela época, joguei seus jogos através de vários meios, mas só fui ter o meu, um modelo japonês comprado de um bazar de consoles, entre os meus 18-20 anos, por aí. Depois que comecei a gostar mais do videogame graças a esse problema com a emulação de SNES no PSP, comecei a pesquisar mais sobre ele e conhecer sua história .:kbeca

Já tive essa coletânea no Tengai Makyo em um dos meus cartões SD e até avancei bastante no II Manjimaru mesmo sem entender nada. Seria ótimo ver uma tradução dela por inteiro, mas, pelo que ouvi dizer, esses games de PC-E são muito difíceis de serem passados para outra língua por serem bem "japoneses", ou seja, com significados e humor difíceis de se adaptar.:ksnif
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@B - Mark Também pensei em colocar o Neo AES na lista, então ponderei que, apesar de idolatrar os jogos do aparelho tenho apego maior a eles pelo fliperama, talvez se conseguir aumentar a coleção de cartuchos minha consideração cresça junto. Se bem que o que eu possuo para ele no momento, me deixa bastante feliz. :D

Também fiquei balançado entre colocar o primeiro ou o terceiro Super Mario Bros., o primeiro é mais significativo em minha vida, porém, acho que gosto mais do 3, não sei... Só lembro que quando jogava o primeiro Mario Bros. do NES não fazia ideia da proporção que o personagem tomaria, era apenas mais um jogo bom entre tantos. Saudades...

Os emuladores de SNES do PSP são bem mais inferiores aos de PC, mas concordo que o Kega é um dos melhores emuladores em geral.

Porém, para ser justa, o SNES me parece ser um console bem mais complicado de ser emulado perfeitamente. Não sei nada disso, mas dizem que Assembly, a linguagem de programação do console, é algo que poucas pessoas dominam.
Além do PC o único console que tentei emular SNES foi o Dreamcast, muitos rodavam com quedas bruscas de frames, do Mega roda a maioria perfeitamente, sendo que até do Neo Geo ele anda encarando de boa, e de certa forma os de PLaystation, desconsiderando que ele não roda as CGs até onde soube. Definitivamente o problema é com o Super Nintendo. UU

E não queira. Jogar Donkey Kong Country sem música e com frameskip é horroroso.:kbeca

Eu já vi algumas demos e jogos novos de SNES, mas a quantidade me parece muito pequena se comparada ao Mega Drive. No entanto, esse é um dos consoles que mais recebe traduções e ROM hacks, então, diria que ele não está tão esquecido assim quanto rival.
A cena homebrew dos consoles da SEGA deve ser a mais aquecida, ao menos entre os de mesa retrô, afinal o Wii vem forte demais depois dessa, até para o Saturn o pessoal tentava fazer alguma coisa, se bem que, inclusive o Jaguar recebeu jogo pouco tempo atrás. haha

E Donkey Kong Country sem música é complicado, a OST é a alma desta franquia, sei que é um aspecto importante na maioria dos jogos mas nesta série mais do que nunca!

Os meus são, na mesma medida, nes e Dreamcast, console este que tem, em minha mais que humilde opinião, o melhor jogo da história, jogo este que aguardei fielmente, Segamente mesmo, pela continuação enfim confirmada na E3 de 2015.
Bom ler isto, eu admito que fiquei pistola quando o pessoal comemorou o anúncio de Shenmue III apenas por fanatismo, estavam cagando e andando para o jogo, ainda estão na verdade, mas, me acostumei com a ideia e fico feliz que finalmente tenha voltado, pois está também é a minha série preferida ao lado de Zelda, Shin Megami Tensei e Donkey Kong.

Sobre Homebrews de SNES serem poucos me lembrei do Classic Kong que mostra como seria o Donkey Kong do Arcade se ele tivesse saído para SNES.
Ficou bacana. Me lembrei do quanto fiquei empolgado quando encontrei esta máquina no jogo Donkey Kong 64, tinha a versão antiga de Donkey Kong e o Jetpac, curti muito. :D

Não tenho certeza mas acho que este jogo só possui 3 ou 4 fases, então recomeça o looping.

|
|
Eu não gosto do Donkey Kong original por que acho que ele é mais difícil do que o necessário. Esse homebrew é mais fácil?
Tente o jogo do Popeye, tem o mesmo estilo e acho que é mais fácil até onde me lembro. Dá para relaxar bem com este tipo de jogo.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Obrigado pela recepção, colega.

Gosto de listas por que em espaços como esse, onde pessoas que muitas vezes só tem o gosto por games em comum, as listas são bastante variadas e podem dizer muito sobre o perfil de cada um. Daí podem sair boas trocas de ideias e experiências.

Sobre seu segundo parágrafo
Essa questão já foi muito discutida por aí. Pra mim, video game é visto de forma que você descreve por que coisas que possibilitam interação com mundos imaginários sofrem estigma de serem infantis. Na época clássica só quem percebeu as qualidades dos games além do potencial para entretenimento casual foram os jornalistas e os gamers mais dedicados, que hoje discutem tais qualidades nos meios e oportunidades que têm.

Como hoje os jogos mainstream parecem filmes (pelo custo de produção, trabalhos de roteiro e gráficos), e o cenário nunca antes foi tão movimentado e rentável, a visão de muitos sobre games pode estar mudando.
Sim, além de ser uma demonstração mais claras das ideias, a pessoas as vezes pode não saber quando introduzir um parágrafo mas compreende quando deve saltar para um novo item. Também mexe com os nervos na hora de decidir quem vai onde, o que transparece mais sinceridade ou conhecimento de si, tanto que muitas brigas ocorrem na internet por discórdia das posições. UU

Pois é, mesmo aqui no forum muitos comentam que videogame é loucura, abobrinha, apenas passatempo, esse tipo de coisa só acontece em filmes e jogos e etc, sendo que, por exemplo, nós sabemos o que é tartaruga, encanador, chapéu, ambiente repleto de árvores e salvar alguém, como que a junção de itens e sistemas sobriamente concretos resulta no impossível? Agora vai falar que as vacinas possuem chip e causam autismo, que homeopatia é a salvação e divindades existem, aí estamos plenamente dentro do concebível, uma árvore ou a ideia de árvore ninguém sabe do que se trata e num jogo ou filme é loucura, o invisível que é soberano. Não que eu seja critico de um dos lados, mas deveriam ao menos ponderar que todas as loucuras são prováveis e dignas de conhecimentos. haha

Verdade, porém, estes dias comentei de como é engraçado relembrar que considerávamos Virtua Fighter mais real que a realidade, tema que foi até capa de revistas, pior, Death Race do Atari 2600 chegou a ser banido por ser violento demais, sendo que é preciso uma baita imaginação para tal comparação. Aproveitando o gancho do parágrafo acima, fazíamos estas relações pela probabilidade de ocorrer na vida que temos como real, nós sabemos do que se trata e não foram os jogadores loucos que decidiram isso, foi a sociedade que se declarou capaz de reconhecer a transposição, portanto, a não ser que o próprio povo se vejam como loucos desvairados, os jogos apresentam ideais concretos.

velho ... se vc ou aguem souber de um Ninja Gaiden Black vendendo .. me avise
eu já procurei essa desgraça na Sta Ifigenia toda um tempo atras e já não achei .. no ML, os poucos que vejo o preço tá na extratosfera, o jogo maldito não tem na live BR (eu pagaria os 10 dolares COM GOSTO, mas a Microsoft não tá nem ai .. eu que me f...)

put* m**** .. como eu odeio trava de região ..bloqueio de conteudo .. pqp .. que ódio .. coisa ridicula anos 80 ... inadimissivel videogame do século 21 com essa m****
Tem três Ninja Gaiden Black no Mercado Livre agora, entre 165 até 190. Ele não é um jogo muito difícil de encontrar mas costuma estar nessa faixa de preço, as vezes apareciam uns por 130, acho que cheguei a encontrar por 110 no máximo, só não investi por ser ruim no jogo, o que me faz ter outras prioridades, porém, se estivesse a fim considero o preço atual um valor até sossegado de se pagar, parcelando então, melhor ainda.

Em jogos deste estilo sou melhor em Devil May Cry 3 e Bayonetta, me achava muito pior nestes jogos mas quando li os relatos de que consideram eles difíceis fiquei de boa. :D

Havia visto umas fotos desse Classic Kong em alguns lugares, mas nem sabia que era homebrew de SNES. Ficou bem legal!

Ah, quem me vê falando com familiaridade e amor sobre o Meguinha deve pensar isso mesmo, mas não. Ele não foi a minha porta de entrada para videogames.

Como mencionei em outro tópico, meu primeiro console próprio foi um SNES que ganhei na infância, no dia do meu aniversário. Conhecia o Mega Drive naquela época, joguei seus jogos através de vários meios, mas só fui ter o meu, um modelo japonês comprado de um bazar de consoles, entre os meus 18-20 anos, por aí. Depois que comecei a gostar mais do videogame graças a esse problema com a emulação de SNES no PSP, comecei a pesquisar mais sobre ele e conhecer sua história .:kbeca

Já tive essa coletânea no Tengai Makyo em um dos meus cartões SD e até avancei bastante no II Manjimaru mesmo sem entender nada. Seria ótimo ver uma tradução dela por inteiro, mas, pelo que ouvi dizer, esses games de PC-E são muito difíceis de serem passados para outra língua por serem bem "japoneses", ou seja, com significados e humor difíceis de se adaptar.:ksnif
Que pena deve ser nascer hoje, não porque na minha época foi melhor, cada uma tem a sua representatividade, mas sou tão grato por tudo que vivenciei que me sinto satisfeito de estarmos ficando velhos, afinal não estou envelhecendo sozinho, assim você ainda teve tempo para conhecer o Mega Drive com propriedade.

Sabe o que reparei, temos muitos admiradores vivos e viúvos da SEGA, eles preferem e defendem os valores das plataformas da empresa, os Nintendistas focam mais no valor das obras e das invenções e os Sonyistas no valor da marca, isso no geral. Engraçado estes esteriótipos, o planejamento ocorre sem planejamento. :S

Uma pena, eu não ligo para absorver ou não a cultura das coisas, acredito que a minha relação com elas cria a minha própria noção, o que para mim é suficiente, tanto que uma das minhas tantas frases de efeito é "eu entendi o que compreendi, mesmo que não tenha sido nada é o que tenho no momento", digo isso porque por várias vezes em minha vida fui compreender algo anos depois após ter refletido ou vivenciado outras coisas, por mais que tivessem me explicado antes que aquilo é de determinada maneira, não teria nenhum valor saber disso pela boca e sentimento dos outros. Portanto sou a favor de lançarem tudo estes jogos japoneses cm piadas e conceitos que somente eles entendem. haha
 

Wellington S.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.151
Reações
2.025
Pontos
703
PS1
Eu sou mais portátil, joguei mais em console portátil do que console de mesa, e gosto de jogar mais em portátil do que console de mesa também, dos poucos consoles de mesa que que tive, o que eu mais gostei foi ps1, da biblioteca, dos jogos, etc.

PSP
Em portátil, dos que eu tive o que eu mais gostei foi esse, da biblioteca, dos jrpgs, dos tactics rpgs, que são gêneros que eu gosto e que há um monte aqui, sem contar os jogos que ninguém sabe que existe ou pouco conhecido.

A minha lista não é grande, não tive muitos consoles de mesa ou portáteis.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
@B - Mark Também pensei em colocar o Neo AES na lista, então ponderei que, apesar de idolatrar os jogos do aparelho tenho apego maior a eles pelo fliperama, talvez se conseguir aumentar a coleção de cartuchos minha consideração cresça junto. Se bem que o que eu possuo para ele no momento, me deixa bastante feliz. :D

Também fiquei balançado entre colocar o primeiro ou o terceiro Super Mario Bros., o primeiro é mais significativo em minha vida, porém, acho que gosto mais do 3, não sei... Só lembro que quando jogava o primeiro Mario Bros. do NES não fazia ideia da proporção que o personagem tomaria, era apenas mais um jogo bom entre tantos. Saudades...

Neo Geo AES joguei muito nas locadoras mas como já disse não penso em comprá-lo por causa do preço e do limite de 4 creditos nos jogos e acabo me contentando com coletaneas de PS2 e emuladores.

Sobre Super Mario Bros só joguei o 1 e o 3 joguei primeiro o remake do Super Mario ALL Stars e o original do NES em emuladores.

Super Mario 1 foi meu primeiro jogo de NES que joguei em um Bit System além de ter sido a primeira rom de NES que baixei e depois comprei um cartucho 2 em 1 com ele e com o Duck Hunt além de baixar de graça a versão do Virtual Console no 3DS.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Sim, além de ser uma demonstração mais claras das ideias, a pessoas as vezes pode não saber quando introduzir um parágrafo mas compreende quando deve saltar para um novo item. Também mexe com os nervos na hora de decidir quem vai onde, o que transparece mais sinceridade ou conhecimento de si, tanto que muitas brigas ocorrem na internet por discórdia das posições. UU
( ... )
|
|
Como critério pra enumerar meus preferidos, houve alguma influencia da nostalgia, mas fui sobretudo prático, os consoles da lista são especificamente os que mais tenho vontade de jogar. Eu joguei por anos Nintendinho na pré-adolescência, acho um grande console, mas ele não entrou por que além de ter optado por uma lista mais curta e objetiva, na prática eu tenho mais vontade de jogar Playstation 1 ou 2, mesmo que tenha jogado esses consoles bem menos que ele no decorrer da vida.

(Li todo seu parágrafo, assimilei as ideias. Só não vou me estender sobre o resto por que acho que não tenho mais a acrescentar, amigo ;)
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.250
Reações
50.187
Pontos
1.539
Como muitos aqui, também curto todos, nao tem nenhum que eu desgoste, a lista é mais por razoes emotivas:

1 - Phantom System(NES)
Apesar de ter tido um dactar antes eu era muito novo e quase nao jogava, esse lembro que ganhei do meu pai, era pra mim e pro meu irmao, e jogamos muito esse videogame, não sei quantos anos passamos com ele nem o que aconteceu com ele no final, mas jogamos demais nele.

2 - Mega drive
Foi logo apos o PS, era um japones, nossa jogamos muito nele também, lembro quando tava na 3-4 serie, saia da aula na sexta e minha mãe me levava na xama games(quem for de Curitiba talvez conheça) e alugava algo pro fds, bons tempos.

3 - PlayStation
Depois do mega eu tive um Snes e tbm um N64, curti muito tbm, mas nao tanto quanto o PS, nossa tinha marvel vs capcom, algo que so tinha em fliperama, joguei muito FF tactics e FF7, varios outros jogos, porra o jogo era muito barato, joguei muito.

4 - Playstation 2
Comprei o PS2 em sociedade com os meus 2 irmãos, antes de comprar ja tinhamos alguns jogos, é um PS fat, tenho ele ate hj, ta na casa da minha mae, comprei o network adapter pra ele e jogava no HD, destravado com o chip libertador se nao me engano, joguei muito esse PS2 tbm, faz tempo que ele nao é ligado mais, ta la pegando pó

5 - PSP
Tive muita duvida em qual colocar aqui, tive quase todos os consoles, tive dactar, phantom system, mega drive(com sega cd), Snes, N64, PS1, 2 e 3, PSP, PS vita, saturn, dreamcast, Xbox360, GB color, GB advanced, GB advanced sp, NDS e 3ds, alguns nao foram meus, foram de um dos meus irmaos, mas era como se fosse meu, podia jogar sempre, mas o meu PSP eu tenho ate hj, joguei muito nele tbm, é um videogame bem coringa, da pra jogar de td.

Não inclui PC pois a lista é só de consoles, senao certamente figuraria entre os top 5...
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.259
Reações
5.415
Pontos
703
Putz eu tive até hoje na minha vida gamer mais de 22 consoles. Acompanhei a cena dos jogos até a geração PS2.

Meus consoles favortios são:

1. Mega Drive

2. Nintendo 8 bits

3. Neo Geo

4. Sega Saturn

5. Sony Playstation

Menção honrosa para o meu primeiro videogame que foi um Supergame CCE que tenho vontade de adquirir um completo. Lembro que foi o único presente console que ganhei de meu pai completo no natal de 1985. Nossa foi mágico.
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Rickão que isso tem a ver com a proposta do tópico???? :kzonzo

Tinha acabado de ver esta foto e achei interessante, a pesar de gostar muito da Sony, pra mim o PS2 foi um dos melhores vg de todos os tempos, não sou ista, gosto da Nintendo, Sony, Sega, e um pouco menos da Microsoft....
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
pra uma pessoa completamente sem conhecimento essa imagem pode significar algo...

mas a realidade é muito diferente:


2005
eye-toy-kinetic-combat-ps2-camara.jpg



1988
hqdefault.jpg

gs9181shots.jpg




1994
outfoxies-252x360.jpg
outfoxies-1.png



2005
1460326039_313be2b662.jpg



.
pra uma pessoa completamente sem conhecimento essa imagem pode significar algo...

mas a realidade é muito diferente:


2005
eye-toy-kinetic-combat-ps2-camara.jpg



1988
hqdefault.jpg

gs9181shots.jpg




1994
outfoxies-252x360.jpg
outfoxies-1.png



2005
1460326039_313be2b662.jpg



.
Pra quem acha PS1 até hj mais avançado tecnologicamente que o N64 e com melhores gráficos, sim, este entende mesmo, sem mais.......
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.228
Reações
9.676
Pontos
1.034
Sempre tenho dificuldades nessas questões de preferência, mas acredito que minha lista ideal é essa:

PS1: o videogame que mais joguei, os clássicos inesquecíveis, FFs Castlevania, MGS e tantos outros;
X360: fiquei na duvida quanta a segunda posição, mas esse videogame me resgatou a paixão por jogar após alguns anos afastado, Gears, Far Cry 3, série Lego entre outros;
Mega Drive: o videogame que me tirou do status de admirador para viciado, Sonics, Mortal Kombat 2 e tantos outros jogos locados;
Xbox One: evolução do 360, por mais que a M$ tenha cagada no anuncio, acho que o baixa renda vale muito a pena, Gears 4, Destinys e a série Lego;
Atari: foi onde tudo começou, até fiquei na duvida se seria o PS2, mas este ultimo esteve presente em um momento que não pude jogar muito, então o Atari fecha o ranking, Frostbite e Enduro entre os favoritos.

Além dos já citados, tive também Wii e PS3, mas estes não me marcaram (talvez por terem vindo após o 360), também tive alguns portáteis (GB, GBA, NDS e PSP), mas sempre relegados a plataforma complementar.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
eu gosto da maioria dos video games retros, mais vai ai minha lista dos meus preferidos, com meus jogos favoritos de cada plataforma.^^

1 - mega drive - sonic & knuckles,streets of rage 2,splatterhouse 2,shinobi 3 e comix zone
2 - super nintendo - super metroid, ,mega man x, donkey kong country,final fight 3 e return of double dragon
3- playstation 2 - tenchu 3, onimusha, silent hill 2, oni e resident evil code veronica x
4 - neo geo - fatal fury real bout special, samurai shodown 4, the king of fighters 98,breakers revenge e the last blade 2
5 - master system - alex kidd in miracle world,keiseiden,sonic 2,castle of illusion e master of darkness
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694

Caceta, Outfoxies. Jogão, é tipo um Elevator Action Returns só que de versus. Lembrei dele esses dias, a placa custa três rins hoje em dia.
O legal é que a pontuação é em francos suiços. As arenas é uma melhor que a outra. Matar um velho de cadeiras de roda ou um macaco de terno usando um casal de criancinhas suecas assassinas não tem preço. É a Deepweb antes da Deepweb.
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.522
Pontos
1.339
1.Playstation

Top 5 Games :

1.Tony Hawk's Pro Skater 2
2.Trasher: Skate And Destroy
3.Moto Racer 2
4.Gran Turismo 3
5.Dave Mirra BMX Freestyle

Playstation 2

Top 5 Games:

1.MTX Mototrax
2.B.Boy
3.Jet Li: Rise to Honor
4.James Bond: 007 Everything or Nothing
5.Tourist Trophy

Playstation 3

Top 5 Games:

1.Skate
2.Skate 3
3.Bourne Conspiracy
4.Stranglehold
5.Dirt 2
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Meu Top 5:

1° Master System(Meu primeiro videogame)
2° Playstation(O videogame que mais joguei na vida)
3° Dreamcast(Meu sonho de consumo de infância)
4° Mega Drive(Foi meu amigo em tempos solitários)
5° Nintendo 64(O primeiro videogame 3D que joguei)
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Pra quem acha PS1 até hj mais avançado tecnologicamente que o N64 e com melhores gráficos, sim, este entende mesmo, sem mais.......
quis vir FLAMEAR num tópico que não tem nada a ver com isso, provei com datas que só postou mentiras, e ficou completamente sem argumentos

:kkk
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@RM Danger Pensando que você e outro colocaram XONE entre os preferidos, tenho certeza que ele tem muito mais a oferecer do que parece, foi graças a minha vontade que consegui desmistificar a ideia relapsa de que os videogames da Microsoft não possuem atrativos além da rede online capacitada e serem mais parrudos tecnicamente, a empresa peca muito em viabilizar o produto para outros nichos, ela foca demais a propaganda no mainstream, um erro para quem ainda não se estabeleceu historicamente como a Nintendo e a Sony, deixando tanta coisa boa relegada aqueles que possuírem boa vontade de correr atrás.

Eu apostava que se eles corrigissem este erro e não inventassem moda que fosse mal interpretada, estariam concorrendo a liderança da geração após o excelente trabalho com as plataformas anteriores, tendo isso em vista é difícil afirmar que a próxima investida obterá tanto sucesso. Torço para que sim, em nome de todas.

Se estes fossem os cartuchos do lado seria a postagem perfeita em nome do seu nick, e a n[ivel de qualidade também. haha
f8d49316df21084ad19b66ad076e3bbc.jpg

Caceta, Outfoxies. Jogão, é tipo um Elevator Action Returns só que de versus. Lembrei dele esses dias, a placa custa três rins hoje em dia.
O legal é que a pontuação é em francos suiços. As arenas é uma melhor que a outra. Matar um velho de cadeiras de roda ou um macaco de terno usando um casal de criancinhas suecas assassinas não tem preço. É a Deepweb antes da Deepweb.
Valeu pela descrição, tinha visto este jogo no forum mas não lembrava de detalhes tão apurados. haha

1.Playstation

Top 5 Games :

1.Tony Hawk's Pro Skater 2
2.Trasher: Skate And Destroy
3.Moto Racer 2
4.Gran Turismo 3
5.Dave Mirra BMX Freestyle

Playstation 2

Top 5 Games:

1.MTX Mototrax
2.B.Boy
3.Jet Li: Rise to Honor
4.James Bond: 007 Everything or Nothing
5.Tourist Trophy

Playstation 3

Top 5 Games:

1.Skate
2.Skate 3
3.Bourne Conspiracy
4.Stranglehold
5.Dirt 2
Aí sim, só acho que se confundiu colocando o Gran Turismo 3 entre os melhores de PS1, tendo em vista que ele saiu pro PS2. haha

Não conhecia B Boy, pelo nome, procedência do seu gosto e ao ver a introdução, pensei que fosse algo relacionado a patinação, inclusive tem um jogo que gosto muito desse estilo no PS2, você deve conhecer o Agressive Inline, put* jogo massa.

Não pensaria que um jogo de Bourne Conspiracy pudesse ser bom, normalmente estas conversões ficam bem aquém, algo do nível Quantum Break no mínimo. Pelos vídeos parece bacana, quando pintar pegarei. :D

Pena que não consigo jogar Skate tão facilmente quanto domino Tony Hawk, as minhas tentativas foram bastante frustradas, apesar de ter me divertido, por isso ainda não comprei. :/

quis vir FLAMEAR num tópico que não tem nada a ver com isso, provei com datas que só postou mentiras, e ficou completamente sem argumentos

:kkk
Pra quem acha PS1 até hj mais avançado tecnologicamente que o N64 e com melhores gráficos, sim, este entende mesmo, sem mais.......
Admito que eu tinha birra com os admiradores da Sony quando ousavam compará-la com as pré-históricas do ramo, birra típica de adolescente, como quando achamos que Heavy Metal e Música Erudita são o ápice da música e quase todo o resto é digno de vergonha alheia. haha

Porém, hoje eu acredito que independe quem faça determinada coisa melhor ou pior, antes ou primeiro, ambas, Sony e Nintendo, estão por tempo suficiente demonstrando que possuem muitas qualidades próprias, permitindo experiências que nos fazem até hoje jogar e discutir sobre isso.

Sony e Nintendo são fodas, a Sega era melhor mas... hahaha
 
Topo Fundo