O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual é a melhor franquia de SHMUPS?

Melhor SHMUP?

  • R-Type

    Votes: 6 21,4%
  • Gradius

    Votes: 13 46,4%
  • Darius

    Votes: 3 10,7%
  • Radiant Silvergun

    Votes: 3 10,7%
  • Ikaruga

    Votes: 2 7,1%
  • Einhander

    Votes: 1 3,6%

  • Total voters
    28

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
Alguns desse títulos são franquias, julgue pela franquia como um todo, não por apenas um título. Outros são jogos únicos.

Coloquei os que acredito serem os mais reconhecidos.

Não coloquei Bullet Hells, por considerar um gênero "primo" com jogabilidade muito diferente dos Shmups clássicos.

Óbvio, ainda tem um zilhão de títulos além desses, se não acha que é nenhum desses, sugira opções, até pra conhecer mesmo.

Pessoalmente acho a franquia R-Type a referência desse gênero, em conceito, design de estágios e gameplay. E Gradius logo um pouco atrás.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Quer começar de cabeça nas franquias shmups antigas do mercado?

A primeira coisa é limpar a mente de TUDO o que viu e recomeçar do ZERO: Quanto a isso, a primeira grande franquia a ser notada são os jogos criados pela TOAPLAN (Tiger Heli/Twin Cobra/Slap Fight/Flying Shark/Truxton/Batsugun e por aí vai), pra depois encarar as criações da Nichibutsu (Terra Cresta/MagMax/Terra Force/UFO Robo Dangar e assim continua).

Mas, por que eu defini as empresas e não as franquias diretamente? A melhor resposta pra isso é que, as empresas citadas raramente criavam continuações de seus jogos de forma direta como acontece com Gradius, R-Type e outros. Mesmo sendo jogos 'diferentes', ainda existem detalhes que mostram que um tem a participação de outro!
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Das opções disponíveis, considero Gradius (e seus Spin-offs Salamander e Parodius) como a melhor franquia. Os títulos da série possuíram vários ports e adaptações ao longo de sua vida, mas, analisando o que joguei até agora, ela nunca me pareceu perder a qualidade ou criatividade no level design, além de eu ser muito fã do sistema "gradual" de power-ups da Vic Viper.

Agora, o meu Top 3 pessoal de franquias de shumup é:

- Cotton
2365532-tg16_fantasticnightdreamscotton_jp.jpg

Jogos prediletos:

Panorama Cotton:


Cotton 2:


A série é predominantemente de shmups, mas ela também possui alguns rail shooters como o Panorama Cotton do Mega Drive e o Rainbow Cotton do Dreamcast.

- Aleste
3196-MUSHA-Mega-Drive-capa-1.jpg

Jogos Prediletos:

M.U.S.H.A.:


GG Aleste:



- "Thunder" (Gate of Thunder e Lords of Thunder):
63907-Lords_of_Thunder_[U][SCD][TGXCD1033][Red][1993][PCE][thx-1138-darkwater]-9.jpg


 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.521
Reações
12.735
Pontos
1.634
Esta aí um estilo que acho difícil de falar qual é o melhor!
Não votarei por respeito. kkkk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.725
Reações
13.724
Pontos
803
Tira ikaruga pois ele eh do project RS

e coloca thunder force, aquele IV tem uma das melhores OST em um shmup
 


Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.323
Reações
20.933
Pontos
1.489
Faltou Thunder Force na lista, uma das séries mais icônicas do gênero.

O III é simplesmente lendário, uma das melhores ost do estilo.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Série 194X da Capcom , série Raiden, e série Sonic Wings (AeroFighters) são as 3 mais conhecidas e populares dos shooters verticais, fora Truxton 1 e 2, Dondopanchi, Battle Garega, etc .... são mil vzs mais importantes que Ikagura e RadiantSilvergun

dos horizontais as mais famosas/populares são mesmo Gradius, R-type, Darius, e Thunderforce


Das opções disponíveis, considero Gradius (e seus Spin-offs Salamander e Parodius) como a melhor franquia. Os títulos da série possuíram vários ports e adaptações ao longo de sua vida, mas, analisando o que joguei até agora, ela nunca me pareceu perder a qualidade ou criatividade no level design, além de eu ser muito fã do sistema "gradual" de power-ups da Vic Viper.

Agora, o meu Top 3 pessoal de franquias de shumup é:- Cotton

Curiosidade sobre o Cotton original, que só fui descobrir através da emulação: a versão do X68000 é superior a do arcade, até em gráficos
 
Ultima Edição:

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.225
Reações
28.314
Pontos
1.649
Complicado. Esse é um estilo muito complicado de se falar. É ruim falar de um e ser injusto com outra.

Mas se estamos falando de "Serie" e não de um "único" jogo, eu gosto muito mesmo da série "Thunder Force". Acho Thunder Force 4 soberbo!

Mas melhor shump, acho que "Radiant Silvergun" o melhor de todos.

Mas tem outros jogos menos populares que eu gosto muito:

Super EDF (SNES)
Over Horizon (NES)
Philosoma (PSX)
Vapor Trail (Arcade)
Prehistoric Isle (Arcade)
Mars Matrix (Arcade/DC)
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Desses prefiro Gradius, acho legal o sistema de se equipar.
Só é chato morrer e perder tudo que tinha. Mas faz parte.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
NÃO TEM RAIDEN? Tudo bem, eu não sei jogar mesmo.
O meu shmup favorito vertical é o 19XX, e horizontal acho que seria o U.N Squadron ou o Carrier Air Wing. Não sei porque não fizeram mais shmups horizontais com aviAUNS de verdade.
Talvez não fosse muito crível mais um F-14 voar na velocidade dum Fiat 147 a alcool dentro de uma caverna.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Senti falta de Sonic Wings . Soldier series, 19xx series, Raiden series, thunder force series, Gunbird, Donpachi, Giga Wing series , e etc...tem tanta coisa que ficou de fora
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Curiosidade sobre o Cotton original, que só fui descobrir através da emulação: a versão do X68000 é superior a do arcade, até em gráficos
Não vi essa versão ainda, a diferença é tão grande assim? O único "upgrade" do primeiro jogo que joguei, com gráficos retocados, foi a versão SNES de Cotton 100%.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Einhander teve outros jogos?


Em todo caso gosto mais de Touhou Project :coolface.

Só Gradius conheço nessa enquete.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Sou péssimo nesse genero...

Aprendi que games da franquia 19XX são melhores pra mim, pois tem um ritmo muito mais lento que o normal, os tiros dos inimigos passam devagarinho na tela e pra mim é mais facinho pra desviar.
Mas não que não seja desafiador...
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.544
Pontos
1.344
Esse também é bom, e eu acho que é o único do gênero no Nintendo 64.
Star%20Soldier%20-%20Vanishing%20Earth%20(Japan).png



Ginga Fukei Densetsu Sapphire (PC engine)
220px-Ginga_Fukei_Densetsu_Sapphire_cover.jpg

hcd5080shots.jpg
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Shumup é o estilo de jogo mis icônico que existe.

Mas Gradius é Gradius. Ainda mais com Gradius Gaiden e Gradius V.

Gradius Gaiden é o Gradius mais perfeito que existe. E Gradius V foi ainda mais longe: é o shumup mais perfeito que existe.

Atualmente venho jogando Sinemora. Um espetáculo também.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Pra mim é R-Type, principalmente por causa do 3. Mas também curto os DonPachi e Progear.

E a melhor trilha sonora é do Axelay. :P
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.362
Reações
43.740
Pontos
1.339
Aproveitando o embalo...em meados de 1995 jogava um fliper de nave o de vc podia escolher 3 aviõezinhos que tinham uma espécie de escudo que recebiam tiros rosas e depois podia dar um especial. Acho que era da Taito. Alguém lembra do nome?
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Aproveitando o embalo...em meados de 1995 jogava um fliper de nave o de vc podia escolher 3 aviõezinhos que tinham uma espécie de escudo que recebiam tiros rosas e depois podia dar um especial. Acho que era da Taito. Alguém lembra do nome?
vertical ou horizontal ?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.969
Pontos
1.003
Eu votei em Ikaruga só pq ninguém votou, mas prefiro Radiant Silvergun :p

Pra mim os da Treasure são os melhores
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Esse também é bom, e eu acho que é o único do gênero no Nintendo 64.
Star%20Soldier%20-%20Vanishing%20Earth%20(Japan).png
O N64 tem o Bangai-O também, mas, parece que não há uma conclusão sobre o gênero dele. Dependendo do site, ele é classificado como shmup ou shooter multidirecional.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.544
Pontos
1.344
O N64 tem o Bangai-O também, mas, parece que não há uma conclusão sobre o gênero dele. Dependendo do site, ele é classificado como shmup ou shooter multidirecional.

Eu não citei o Bangai-O, porque eu não sabia se ele se encaixa nessa categoria, mas é um jogo legal também, tem uma versão dele para o dreamcast também.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Aproveitando o embalo...em meados de 1995 jogava um fliper de nave o de vc podia escolher 3 aviõezinhos que tinham uma espécie de escudo que recebiam tiros rosas e depois podia dar um especial. Acho que era da Taito. Alguém lembra do nome?

Vertical. Acho que tinha um helicoptero, um caça e um mais lento

Grid Seeker: Project Storm Hammer
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Difícil opinar sobre o genero que tenho verdadeira predileção ...os amáveis SHUMPS !!!
Apesar de gostar muitíssimo de vários, um shump dos "bons", na minha opinião precisa ter OSTs fodásticas, pra casar perfeitamente, dar aquele clima .
Como não da pra pegar um episódio de cada franquia, voto nos Thunderforce ( rei das OST) , Rtype e Gradius.
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.533
Reações
18.517
Pontos
1.464
Votei no Gradius pq meu shmup preferido é o Parodius.
Mas eu era muito fã do UN Squadron (um fã q não joga nada, na vdd sou muito ruim nesse jogo :kkke dos Sonic Wings.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.178
Reações
16.623
Pontos
1.379
Meu jogo favorito é Einhander, mas......gosto da franquia Raiden também.

Abraço a todos.
 
Topo Fundo