O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual é o jeito correto de estudar política, história e economia?

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Pessoal, eu estou afim de aprender mais sobre esses temas, mas estou confuso quanto ao jeito correto de começar.

Na internet tem muita informação de procedência duvidosa, além de muita gente mal intencionada que fala sobre esses temas de um jeito muito enviesado.

Qual seria a forma ideal de aprender sobre esses assuntos da forma mais "pura" possível? Sem loucuras e extremismos da direita ou da esquerda, quero aprender mais sobre a realidade pra ser capaz de ter base pra tirar minhas próprias conclusões e tal...

No geral, eu tendo a ter um ponto de vista mais voltado à direita, porém eu realmente estou afim de estudar sério esses assuntos, tentando ser o mais imparcial possível. E estou com a mente aberta para consultar fontes de autores e pensadores de esquerda também.

Quanto à história, tenho interesse em conhecer mais sobre os países que tem muita relevância hoje em dia (como Estados Unidos e China) e as relações (econômicas e políticas) entre eles.

Quanto à economia, tenho interesse em estudar a fundo o liberalismo econômico e possíveis alternativas a essa doutrina.

Quanto à política, tenho interesse em entender melhor o comunismo (o motivo de tanta gente defender com unhas e dentes e outras serem totalmente avessas a essa ideologia).

Aceito sugestões de livros, artigos científicos ou qualquer coisa que possa me ajudar nessa jornada de saber mais sobre esses temas.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Pessoal, eu estou afim de aprender mais sobre esses temas, mas estou confuso quanto ao jeito correto de começar.

Na internet tem muita informação de procedência duvidosa, além de muita gente mal intencionada que fala sobre esses temas de um jeito muito enviesado.

Qual seria a forma ideal de aprender sobre esses assuntos da forma mais "pura" possível? Sem loucuras e extremismos da direita ou da esquerda, quero aprender mais sobre a realidade pra ser capaz de ter base pra tirar minhas próprias conclusões e tal...

No geral, eu tendo a ter um ponto de vista mais voltado à direita, porém eu realmente estou afim de estudar sério esses assuntos, tentando ser o mais imparcial possível. E estou com a mente aberta para consultar fontes de autores e pensadores de esquerda também.

Quanto à história, tenho interesse em conhecer mais sobre os países que tem muita relevância hoje em dia (como Estados Unidos e China) e as relações (econômicas e políticas) entre eles.

Quanto à economia, tenho interesse em estudar a fundo o liberalismo econômico e possíveis alternativas a essa doutrina.

Quanto à política, tenho interesse em entender melhor o comunismo (o motivo de tanta gente defender com unhas e dentes e outras serem totalmente avessas a essa ideologia).

Aceito sugestões de livros, artigos científicos ou qualquer coisa que possa me ajudar nessa jornada de saber mais sobre esses temas.
Forma pura seriam só os fatos. Tipo "Em 1500 Cabral chegou ao Brasil" ou "A Alemanha começou a Segunda Guerra Mundial". Só que estudar catalogando essas informações é inútil, mesmo que corretas. Só serve mesmo pro "show do milhão".

O ideal é ler muito sobre os temas que lhe interessa de vários autores diferentes. E depois ler as antíteses desses autores. Com isso, você chega a suas próprias conclusões. Mas o que importa é que mesmo que você chegue a elas, não tenha receio de mudar de opinião caso acha que existe uma melhor.
 

Gaheris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
543
Tem um post antigo meu, e deixo essa dica:

Só uma coisa, sobre economia, seria bom você estudar primeiramente microeconomia e depois macroeconomia, porque economia não é senso comum. E minha dica, quem se diz marxista, austríaco, pos-keynesiano(new-keynesianisno é OK, é meio confuso), geralmente está tentando vender uma agenda, então leia com dois pés atrás.


Livro pra iniciantes: Alguém provavelmente te indique um melhor, mas indicaria qualquer livro-texto básico (Introdução à Economia, Paul Krugman & Robin Wells ; Ou o do Mankiw; ou o que eu uso, que tem o curso de micro e macroeconomia em vídeo também(abaixo) é o Modern Principles of Economics, de Tyler Cowen e Alex Tabarrok)

Aqui tem alguns cursos (em ingles) [1]https://mru.org - Cowen e Tabarrok, Professores da George Mason University*
Princípios de Micro e Macro (faca nessa ordem, se for fazer) e outros: crise na zona do euro, comercio exterior, desenvolvimento econômico, financas internacionais, economia da India, etc... Dão até certificado.

No EDX, fiz o "Macroeconomics for a Sustainable World", de Jeffrey Sachs
E assisti o Economia Monetária - Moeda e Bancos no Youtube( Conta a história economica do mundo e do Brasil ate ~2012, com João Sayad)


E tem esse meu post antigo:


*Eu sei, a GMU é uma das mais simpáticas a Escola Austríaca de Economia lá nos EUA, e bem libertária, fora o rolo com doação dos irmaos Koch, mas esses dois pelo que andei lendo são mais mainstreams.
Tem também na mru.org o curso "história e economia da URSS"

tem esse da USP em português:

Política:

Tem o curso "Power and politics in the world today", com Ian Shapiro, Yale


Aí ele explica algumas coisas, como por exemplo porque ele prefere o modelo bipartidário do UK da década de 70, e é contra coisas como caucasos, primarias, plebicitos e referendos, entre outros, como reformas políticas muito defendidas popularmente pelo mundo piorarão o problema de representatividade, etc.
Há umas palestras online dele sobre o tema:

 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Se você não trabalha com isso, sugeriria gastar o menos tempo possível. Eu mesmo me arrependo de perder tempo com essas merdas.
 


sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Se você não trabalha com isso, sugeriria gastar o menos tempo possível. Eu mesmo me arrependo de perder tempo com essas merdas.
Mas se ele gosta e se interessa, por que não? Seria um hobby. Eu mesmo não trabalho com política mas sempre leio sobre o assunto.

Óbvio que deixar de fazer obrigações estudantis/trabalhistas pra se informar sobre política, história ou economia é ruim, é como procrastinar. É tipo aquele cara que pega um atestado, falta ao trabalho/aula e vai assistir as olimpíadas. Mas se ele não trabalha com isso e vai fazer no tempo livre, não vejo problemas.
 

Gaheris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
698
Reações
631
Pontos
543
Ah, tem esse tópico, e recomendo esse post do @Landstalker (discordo na parte que ele cita Ideias Radicais, nem perca seu tempo assistindo):


A sua atitude em si já é algo nobre e fora do que a grande maioria das pessoas não fazem. Eu mesmo, durante a campanha, desafiei aqui quem leu as propostas de programas de governo de TODOS os principais candidatos, por via de regra, as pessoas caem em suas próprias ilusões confirmando os seus vieses (lendo, vendo, conversando apenas os pontos de vistas que elas já seguem).

Eu penso que o melhor caminho é do livre pensador, da pessoa que duvida de tudo e de todos, que não segue ninguém, não é fiel a ninguém e sempre questiona a tudo, inclusive, os seus próprios pontos de vista. Tomando essa postura, você verá o quão ridículo a política é, seja ela de direita ou esquerda e que o povo é estúpido que se informa por via de regra através de memes, WhatsApp e canais toscos no YT.

Livro de introdução à política:

6h5CgKK.jpg


Um bom livro introdutório sem entrar em pormenores de partidos ou fatos históricos, se atendo, contudo, em como a política funciona e como é importante se tornar uma pessoa politizada. Lembre-se, o próprio ato de não se adentrar à política, direta ou indiretamente, já é em si um ato político.

Você pode ler os clássicos, levando-se em consideração à época para não cair em anacronismos.

  • O príncipe, Maquiavel;
  • A riqueza das Nações, Adam Smith;
  • O contrato Social, Rousseau;
  • O Capital, Marx.

Fábula Alegórica

- A Revolução dos Bichos, George Orwell.

Históricos

  • O Conceito de Político, Carl Schmitt;
  • História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI, Leandro Karnal;
  • História Social do Jazz, Hobsbawm (mesmo não sendo efetivamente sobre política, mas demonstra a formação cultural dos EUA no início do século XX e como isso se propagou para outras áreas);

Economico-Político

Aqui vale a pena lembrar da influência da economia na política. É bom ler diversas fontes, principalmente antagónicas em seus disparates.

  • John Maynard Keynes;
  • Paul Krugman (Progressista keynesiano);
  • Milton Friedman (Escola de Chicago);
  • Carl Menger (Escola Austríaca);
  • Amartya Sen (Bem-Estar Social).

Economia não é o meu forte e meu conhecimento é básico sobre a abordagem de cada economista citado. Contudo, são economistas influentes às questões atuais. W.I.P.

Iútubiu pra galeris relaxáaa

Corra dessas joças tosqueiras como Nando Moura, Olavo de Carvalho, MBL, Mamãe Falei, Bernardo Kuster, etc. Só sai b*sta desse pessoal aí.

 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Mas se ele gosta e se interessa, por que não? Seria um hobby. Eu mesmo não trabalho com política mas sempre leio sobre o assunto.

Óbvio que deixar de fazer obrigações estudantis/trabalhistas pra se informar sobre política, história ou economia é ruim, é como procrastinar. É tipo aquele cara que pega um atestado, falta ao trabalho/aula e vai assistir as olimpíadas. Mas se ele não trabalha com isso e vai fazer no tempo livre, não vejo problemas.
Só te deixa nervoso, preocupado enquanto poderia estar ganhando grana o suficiente pra não ter que se importar com isso.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Só te deixa nervoso, preocupado enquanto poderia estar ganhando grana o suficiente pra não ter que se importar com isso.
Bom, eu disse "se interessa" e "no tempo livre". Agora se nem isso ele tiver então é melhor mesmo se concentrar exclusivamente no trabalho.

Só é bom tomar cuidado pra não enfartar ou pior, pois todos sabem que "muito trabalho sem diversão faz de Jack um bobão".
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.399
Pontos
503
Respondendo sério.
Só fique atento a quem tenta atacar (direta ou indiretamente) suas liberdades, seja de expressão, de opinião, de poupança e empreendimento, por exemplo.
Por esse lado, já se tem um começo (minimamente) razoável.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Forma pura seriam só os fatos. Tipo "Em 1500 Cabral chegou ao Brasil" ou "A Alemanha começou a Segunda Guerra Mundial". Só que estudar catalogando essas informações é inútil, mesmo que corretas. Só serve mesmo pro "show do milhão".

O ideal é ler muito sobre os temas que lhe interessa de vários autores diferentes. E depois ler as antíteses desses autores. Com isso, você chega a suas próprias conclusões. Mas o que importa é que mesmo que você chegue a elas, não tenha receio de mudar de opinião caso acha que existe uma melhor.
Acho que o caminho é esse mesmo. Ler autores diferentes, com ideias opostas pra cada tema. O negócio é saber por onde começar, vou dar uma pesquisada pra definir por quais livros começo.

Tem um post antigo meu, e deixo essa dica:

Só uma coisa, sobre economia, seria bom você estudar primeiramente microeconomia e depois macroeconomia, porque economia não é senso comum. E minha dica, quem se diz marxista, austríaco, pos-keynesiano(new-keynesianisno é OK, é meio confuso), geralmente está tentando vender uma agenda, então leia com dois pés atrás.

Você recomenda algum livro específico pra começar a entender o básico de economia antes de ler coisas mais avançadas da área?

Se você não trabalha com isso, sugeriria gastar o menos tempo possível. Eu mesmo me arrependo de perder tempo com essas merdas.

Mas se ele gosta e se interessa, por que não? Seria um hobby. Eu mesmo não trabalho com política mas sempre leio sobre o assunto.

Óbvio que deixar de fazer obrigações estudantis/trabalhistas pra se informar sobre política, história ou economia é ruim, é como procrastinar. É tipo aquele cara que pega um atestado, falta ao trabalho/aula e vai assistir as olimpíadas. Mas se ele não trabalha com isso e vai fazer no tempo livre, não vejo problemas.
Não seria exatamente um hobby, pois pelo menos no começo não é algo que me divirta e tal, mas sinto que preciso aprender mais sobre esses assuntos que são muito importantes, do jeito que estou no momento eu me sinto ignorante demais e deveria saber mais sobre isso.

Mas sim, a ideia seria estudar isso no meu tempo livre, é claro. Jogar menos videogame e ler mais... mas as obrigações tipo trabalho/faculdade continuarão tendo prioridade total.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
1º Filosofia
2º Política
3º Economia


Vc não vai entender política, se não entender porque eles fazem o que fazem
vc não vai entender economia, sem entender política
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Se quer entender o que realmente acontece na China hoje, e entender comunismo, então não tem caminho fácil. Leia o volume 1 do Capital.

O "Anti-duhring" escrito pelo Engels é um resumão bom do pensamento marxista.

Evite tudo quanto é coisa que tenta facilitar de mais ou apresentar atalhos. Esse assunto é complexo pra c***lho e leva bons anos de estudo pra vc começar a entender.
 

velhobiano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.771
Reações
6.598
Pontos
1.004
Pessoal, eu estou afim de aprender mais sobre esses temas, mas estou confuso quanto ao jeito correto de começar.

Na internet tem muita informação de procedência duvidosa, além de muita gente mal intencionada que fala sobre esses temas de um jeito muito enviesado.

Qual seria a forma ideal de aprender sobre esses assuntos da forma mais "pura" possível? Sem loucuras e extremismos da direita ou da esquerda, quero aprender mais sobre a realidade pra ser capaz de ter base pra tirar minhas próprias conclusões e tal...

No geral, eu tendo a ter um ponto de vista mais voltado à direita, porém eu realmente estou afim de estudar sério esses assuntos, tentando ser o mais imparcial possível. E estou com a mente aberta para consultar fontes de autores e pensadores de esquerda também.

Quanto à história, tenho interesse em conhecer mais sobre os países que tem muita relevância hoje em dia (como Estados Unidos e China) e as relações (econômicas e políticas) entre eles.

Quanto à economia, tenho interesse em estudar a fundo o liberalismo econômico e possíveis alternativas a essa doutrina.

Quanto à política, tenho interesse em entender melhor o comunismo (o motivo de tanta gente defender com unhas e dentes e outras serem totalmente avessas a essa ideologia).

Aceito sugestões de livros, artigos científicos ou qualquer coisa que possa me ajudar nessa jornada de saber mais sobre esses temas.
Aconselho começar pelos manuais introdutórios. Tipo, Economia pelo "introdução à economia" do Mankiw, que é usado no mundo todo nas principais universidades. Política, os livros do Bobbio são muito bons, tipo o direita e esquerda, Oi o liberalismo e democracia. Algum manual introdutório pode ser legal TB. História, aconselho, como manualzão talvez o "história do mundo ocidental" vol. 2, que cobre a história do mundo moderno e contemporâneo de maneira bacana de ler.
São recomendações acadêmicas que constroem uma boa base.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.695
Reações
4.713
Pontos
714
Pessoal, eu estou afim de aprender mais sobre esses temas, mas estou confuso quanto ao jeito correto de começar.

Na internet tem muita informação de procedência duvidosa, além de muita gente mal intencionada que fala sobre esses temas de um jeito muito enviesado.

Qual seria a forma ideal de aprender sobre esses assuntos da forma mais "pura" possível? Sem loucuras e extremismos da direita ou da esquerda, quero aprender mais sobre a realidade pra ser capaz de ter base pra tirar minhas próprias conclusões e tal...

No geral, eu tendo a ter um ponto de vista mais voltado à direita, porém eu realmente estou afim de estudar sério esses assuntos, tentando ser o mais imparcial possível. E estou com a mente aberta para consultar fontes de autores e pensadores de esquerda também.

Quanto à história, tenho interesse em conhecer mais sobre os países que tem muita relevância hoje em dia (como Estados Unidos e China) e as relações (econômicas e políticas) entre eles.

Quanto à economia, tenho interesse em estudar a fundo o liberalismo econômico e possíveis alternativas a essa doutrina.

Quanto à política, tenho interesse em entender melhor o comunismo (o motivo de tanta gente defender com unhas e dentes e outras serem totalmente avessas a essa ideologia).

Aceito sugestões de livros, artigos científicos ou qualquer coisa que possa me ajudar nessa jornada de saber mais sobre esses temas.
Não é na internet, mas na vida, todo mundo que te conta uma história, coloca o seu próprio juízo sobre ela mesma.

Se o interesse real é o estudo, construção de conhecimento, hobbie... o mais correto a se fazer é pegar livros diferentes, independente de quem seja o escritor, sobre o mesmo tema (até porque, um livro costuma complementar o outro em abordagens) e ir lendo, para então, vc chegar as suas conclusões.

Gosto muito da história da primeira e segunda guerra mundial e tenho feito isso em minhas leituras.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.526
Reações
5.254
Pontos
703
Comece lendo esses livros primeiro, entenda a mente humana, depois você vai atrás das outras coisas:

Você não é tão esperto quanto pensa - David McRaney

51LsZvXVnXL.jpg


As armas da persuasão - Roberto B. Cialdini

51MK7QTJonL._SX342_SY445_QL70_ML2_.jpg


Sapiens: Uma breve história da humanidade

Livro-Sapiens_-o-que-os-empreendedores-precisam-saber-1.png


Como mentir com estatística - Darrel Huff

51clDutaBAL.jpg
Não tinha pensado nisso, mas faz bastante sentido sim. Acho que vou investir um tempo nesse tipo de livro mesmo.


1º Filosofia
2º Política
3º Economia


Vc não vai entender política, se não entender porque eles fazem o que fazem
vc não vai entender economia, sem entender política
Estudar Filosofia antes é realmente necessário? Eu vou levar anos pra começar a realmente entender Filosofia, não?

Se tiver sugestões de leitura sobre o assunto, estou aceitando!
Se quer entender o que realmente acontece na China hoje, e entender comunismo, então não tem caminho fácil. Leia o volume 1 do Capital.

O "Anti-duhring" escrito pelo Engels é um resumão bom do pensamento marxista.

Evite tudo quanto é coisa que tenta facilitar de mais ou apresentar atalhos. Esse assunto é complexo pra c***lho e leva bons anos de estudo pra vc começar a entender.
Sim, a minha intenção é justamente não buscar atalhos. Quero conhecer as fontes mais importantes.

O Capital com certeza está na minha lista de leitura, mas acho que vai demorar ainda, pois imagino que eu precise ter um primeiro contato com livros mais básicos e introdutórios sobre Economia antes.

Minha intenção é ler a obra de Marx depois que eu já tiver um conhecimento básico, mas vou ler a antítese também, é claro.


Aconselho começar pelos manuais introdutórios. Tipo, Economia pelo "introdução à economia" do Mankiw, que é usado no mundo todo nas principais universidades. Política, os livros do Bobbio são muito bons, tipo o direita e esquerda, Oi o liberalismo e democracia. Algum manual introdutório pode ser legal TB. História, aconselho, como manualzão talvez o "história do mundo ocidental" vol. 2, que cobre a história do mundo moderno e contemporâneo de maneira bacana de ler.
São recomendações acadêmicas que constroem uma boa base.
Um amigo que fez faculdade de Economia me recomendou começar com "História do Pensamento Econômico" do Hunt, acha uma boa ideia ou é melhor começar pelo o que você disse (Mankiw) ?
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Estudar Filosofia antes é realmente necessário? Eu vou levar anos pra começar a realmente entender Filosofia, não?
Sim e Sim

Mas vc não precisa ter pressa para entender o que vem acontecendo.
Por exemplo, vc quer entender comunismo, mas para entender o comunismo, vc precisa entender primeiros os filósofos comunistas.

Todo movimento se origina de um pensador. A economia é uma ferramenta para implementar uma política.

Comece pelo que vc se sentir confortável.

Se quer se sentir confortável, procure livros introdutórios sobre os temas que vc queira estudar.

Por exemplo, vc quer entender sobre comunismo. Procure livros introdutórios sobre esses temas e o que te interessar, vc vai pesquisando por conta própria. Com o tempo vc vai começar a entender mais sobre os temas que vc quer estudar e ae é consequencia. Só a história norte americana, já dá para montar uma senhora biblioteca.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.728
Pontos
1.299
Só te digo uma coisa, vai sem pressa, tem muita coisa que leva um certo tempo para compreendermos plenamente, se você acabar abraçando tudo de uma vez, pode acabar embolando o meio de campo.
 

velhobiano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.771
Reações
6.598
Pontos
1.004
Não tinha pensado nisso, mas faz bastante sentido sim. Acho que vou investir um tempo nesse tipo de livro mesmo.



Estudar Filosofia antes é realmente necessário? Eu vou levar anos pra começar a realmente entender Filosofia, não?

Se tiver sugestões de leitura sobre o assunto, estou aceitando!

Sim, a minha intenção é justamente não buscar atalhos. Quero conhecer as fontes mais importantes.

O Capital com certeza está na minha lista de leitura, mas acho que vai demorar ainda, pois imagino que eu precise ter um primeiro contato com livros mais básicos e introdutórios sobre Economia antes.

Minha intenção é ler a obra de Marx depois que eu já tiver um conhecimento básico, mas vou ler a antítese também, é claro.



Um amigo que fez faculdade de Economia me recomendou começar com "História do Pensamento Econômico" do Hunt, acha uma boa ideia ou é melhor começar pelo o que você disse (Mankiw) ?
São complementares. O do Hunt apresenta uma visão histórica, que é muito útil pra entender o percurso e as razões das escolas econômicas, mas o do Mankiw te ensina macro e micro, que são os fundamentos da economia mesmo. Talvez seja melhor começar pelo Hunt mesmo, mas não dá pra ficar só nele. Esse do Krugman que o amigo aí indicou tb é muito bom, só acho que o Mankiw é mais didático. Mas o Krugman é nobel e manja pra cacete, além de ainda estar ativo.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Não tinha pensado nisso, mas faz bastante sentido sim. Acho que vou investir um tempo nesse tipo de livro mesmo.



Estudar Filosofia antes é realmente necessário? Eu vou levar anos pra começar a realmente entender Filosofia, não?

Se tiver sugestões de leitura sobre o assunto, estou aceitando!

Sim, a minha intenção é justamente não buscar atalhos. Quero conhecer as fontes mais importantes.

O Capital com certeza está na minha lista de leitura, mas acho que vai demorar ainda, pois imagino que eu precise ter um primeiro contato com livros mais básicos e introdutórios sobre Economia antes.

Minha intenção é ler a obra de Marx depois que eu já tiver um conhecimento básico, mas vou ler a antítese também, é claro.



Um amigo que fez faculdade de Economia me recomendou começar com "História do Pensamento Econômico" do Hunt, acha uma boa ideia ou é melhor começar pelo o que você disse (Mankiw) ?

filosofia te dá uma boa base para entender assuntos maia complexos. eu diria que é uma excelente maneira de afiar a mente, e n somente nas matérias q vc quer aprender, mas em praticamente tudo.

um q te recomendo fortemente é o trivium. bom para quem tá iniciando. vc tbm consegue achar o pdf dele numa boa por aí.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
Qual seria a forma ideal de aprender sobre esses assuntos da forma mais "pura" possível? Sem loucuras e extremismos da direita ou da esquerda, quero aprender mais sobre a realidade pra ser capaz de ter base pra tirar minhas próprias conclusões e tal...
ler romances, literatura normal, dá uma excelente visão do mundo antigo.

como a maioria dos romances não foram feitos por encomenda de uma agenda politica especifica, eles retratam um ponto de vista honesto sobre o período onde a história se passa.... resguardado que um romance não é factual, mas serve para entender a cultura e a forma de pensar de outras pessoas

por exemplo: https://projetooverflow.com.br/6-licoes-que-aprendi-lendo-a-morte-de-ivan-ilitch/
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Não tinha pensado nisso, mas faz bastante sentido sim. Acho que vou investir um tempo nesse tipo de livro mesmo.



Estudar Filosofia antes é realmente necessário? Eu vou levar anos pra começar a realmente entender Filosofia, não?

Se tiver sugestões de leitura sobre o assunto, estou aceitando!

Sim, a minha intenção é justamente não buscar atalhos. Quero conhecer as fontes mais importantes.

O Capital com certeza está na minha lista de leitura, mas acho que vai demorar ainda, pois imagino que eu precise ter um primeiro contato com livros mais básicos e introdutórios sobre Economia antes.

Minha intenção é ler a obra de Marx depois que eu já tiver um conhecimento básico, mas vou ler a antítese também, é claro.



Um amigo que fez faculdade de Economia me recomendou começar com "História do Pensamento Econômico" do Hunt, acha uma boa ideia ou é melhor começar pelo o que você disse (Mankiw) ?

Na verdade mistificam muito a dificuldade em entender a obra do Marx. Não é tão complicado e isso por causa do método dele. Primeiro capítulo do capital é explicando o que é uma mercadoria, por ex, e aí o resto é construção em cima de conceitos raiz como esse. Marx escreveu pensando também na classe trabalhadora do século dele, que não era praticamente nada educada. Não é uma leitura difícil, mas é cansativo pq é enorme e com muitos conceitos.

O foda é tentar entender Marx por terceiros. Eu tentei e só me fodia, os caras partem de vários pontos que não são exatamente a raiz da coisa, uns focam em luta de classes, outros vão direto pra comunismo... Isso dos próprios apoiadores. Os opositores fazem um balaio de gato pior ainda, passam definição errada, usam desinformação na cara dura...

Se vc for por esse método que está sugerindo, vai passar pelas mesmas dificuldades que eu passei. Aconselho ir direto a fonte e brigar direto com o autor que vai ser mais fácil de vc entender.

O bom de vc entender Marx logo de saída vai ser o fato de que vc estará munido de um método para analisar a história. Muitos historiadores fazem só um catálogo do que aconteceu, sem ir no porquê das coisas. Marx vai te permitir pensar na razão econômica do porque isso ou aquilo aconteceu da forma que aconteceu.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.728
Pontos
1.299
Sobre economistas que fazem contraponto Thomas Sowell é leitura mais que obrigatória.



41FvT-msa7L._SX354_BO1,204,203,200_.jpg
 
Topo Fundo