O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual a diferença do sensor do Sixaxis para o do Wiimote?

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Estava agora jogando High Velocity Bowling para o PS3. Um daqueles joguinhos simples da PSN e tal... Mas enfim, ele usa o sensor de movimento para você posicionar o jogador, para mirar, e para você jogar a bola.
Para jogar a bola, você balança o controle pra trás, e depois para frente; da mesma forma que você faz quando vai jogar uma bola de boliche num jogo real. E fazer isso em pé, pelo que eu vi, é a melhor forma, pois sentado você não tem tanta mobilidade e pode errar mais facilmente.

O Wiimote eu imagino que seja melhor para segurar em vários estilos de jogos, pois se encaixa bem usando uma mão só. O Sixaxis você tem que usar as duas, dependendo do movimento. Mas o Sixaxis tem alguma limitação em relação ao Wiimote?
Pergunto isso porque eu realmente achei muito legal o uso do controle nesse jogo de boliche, e ficou bem real. Se você dá um "swing" pra frente rápido, a velocidade aumenta; se vai devagar, a bola vai fraca... Enfim, tudo que tem direito.

Mas então, a minha dúvida é... Eu nunca joguei Wii. Qual a diferença do sensor dele para o do Sixaxis? O Wiimote faz coisas com o sensor que o Sixaxis não é capaz?


Obs.: Não quero concluir qual dos controles é melhor. Só quero ter uma noção da diferença entre eles; pois se não há muita, as empresas poderiam fazer bem mais jogos pensando no sensor do Sixaxis do que existe agora.
 

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
Pra ti ter uma idéia, o sensor do Wiimote no jogo de boliche captura até se tu joga com a mão torta ou nao. Quando eu jogo por exemplo, inclusive boliche de verdade, eu sempre dou um toque sem perceber p/ a esquerda, torço o pulso um pouco, e a bola sai sempre torta. No jogo do Wii é a mesma coisa, por isso tenho que colocar o personagem p/ a direita p/ compensar o "efeito" da bola D:
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Kuro;2722135 disse:
Pra ti ter uma idéia, o sensor do Wiimote no jogo de boliche captura até se tu joga com a mão torta ou nao. Quando eu jogo por exemplo, inclusive boliche de verdade, eu sempre dou um toque sem perceber p/ a esquerda, torço o pulso um pouco, e a bola sai sempre torta. No jogo do Wii é a mesma coisa, por isso tenho que colocar o personagem p/ a direita p/ compensar o "efeito" da bola D:

Hmm muito legal isso! Pois é, nesse jogo de boliche do PS3, acho que o "swing" que você faz é só para controlar a velocidade da bola; acho que a direção não tem influência. Até porque você escolhe a direção da bola antes de jogar, com o sensor...
Será que eles não conseguiriam fazer um sistema como no do Wii, então, para o Sixaxis?
 

Kuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.483
Reações
1.763
Pontos
919
Na verdade não, pois o motion sensing do Wii é muito mais avançado que o do PS3, até pq a sony decidiu colocar o sensing de ultima hora, quando viu o do wii =P
 

Road

Veterano
Mensagens
3.140
Reações
21
Pontos
124
A diferença é o infravermelho. Os sensores, em teoria, são iguais. Se o sensor do Wiimote é mais sensível só alguém do meio pra esclarecer.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Kuro;2722144 disse:
Na verdade não, pois o motion sensing do Wii é muito mais avançado que o do PS3, até pq a sony decidiu colocar o sensing de ultima hora, quando viu o do wii =P

Então, é exatamente essa limitação técnica do Sixaxis que eu quero entender. Até imaginava que o do Wii fosse mais avançado, por ter sido contruído só pra isso. E sei que tem um pessoal aqui do fórum que entende desses detalhes técnicos dos sensores... Por que não capta tantos movimentos, etc. e tal.
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
além da função de pointer do Wii mote, a maiori diferença fica por conta do formato do controle mesmo. Uma coisa é um controle convencional que você pega com as duas mãos, outra é o wii mote, que é segurado como um controle remoto.
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
q me conste, a tecnologia do sensor de movimento dos controles é praticamente a mesma ;)

não sei qtos eixos de movimentos o Wiimote capta, mas o SixAxis capta 6 (.... [kviraolho]) ;)

o q difere no controle do Wii é q ele faz uso de um sensor externo (akela barra q deve ficar proxima da Tv), além dos presentes no controle ;) imagino q ela capte o posicionamento no controle no ambiente :D
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
NUD3;2722166 disse:
o q difere no controle do Wii é q ele faz uso de um sensor externo (akela barra q deve ficar proxima da Tv), além dos presentes no controle ;) imagino q ela capte o posicionamento no controle no ambiente :D

Aquela barra só serve para enviar dois sinais de infra-red, que o Wiimote então usa para "saber" onde o usuário aponta na tela.Ela não capta nada.
 

gamelouco

Habitué da casa
Mensagens
5.600
Reações
4
Pontos
76
AYSJr;2722170 disse:
Aquela barra só serve para enviar dois sinais de infra-red, que o Wiimote então usa para "saber" onde o usuário aponta na tela.Ela não capta nada.


é verdade! a fisica funciona! uma vez eu levei o wii pra a casa de um amigo meu pragente jogar smsh bros melee. só que eu esqueci a barra sensorial, ai agente usou dois isqueiros para conseguir ir ate o disc chanel e botar o jogo pra rodar. apagamos todas as luzes e fechamos as cortinas e deu certo!


sobre o boliche: eu num sei vocês, mas aqui a bola vai sempre pra diereita, com todo mundo, parece ate que ela vai por cima de um trilho, fiquei muuuuuuito desapontado quando vi da primeira vez.
o boxe a mesma coisa, eu nunca sei como dar ganchos e ect, parece que vai sempre igual o soco. foi broxante. o tenis então nem se fala...
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.332
Reações
19.395
Pontos
1.469
é verdade! a fisica funciona! uma vez eu levei o wii pra a casa de um amigo meu pragente jogar smsh bros melee. só que eu esqueci a barra sensorial, ai agente usou dois isqueiros para conseguir ir ate o disc chanel e botar o jogo pra rodar. apagamos todas as luzes e fechamos as cortinas e deu certo!
Mas que PORRA?!

Os irmãos Macgyver, vocês, hein?
 

Dudu.exe

Bam-bam-bam
Mensagens
16.168
Reações
267
Pontos
359
A sensor bar presente no WII e ausente no PS3 faz com que o Wii tenha uma referencia de onde esta a tela..

esse ponto ajuda a indicar se o movimento esta sendo feito na dicerção correta.. po exemplo se você for controlar a mira com o controle de movimento do ps3.. nao importa se você esta de lado ou de costa pra tv que o resultado vai ser o mesmo!

o Wii mote usa a sensor bar como ponto de referencia.. inclusive isso faz com que o wii tenha noção de distancia... se vc mexer o controle pra frente e pra traz, e isso pode ser usado no jogo...

no Ps3 isso e mais dificil de fazer.. ja que esse movimento seria apenas um empurrão no eixo Z sem um ponto de referencia.. e mais uma vez a posição que você faz não importa.. nao pode ser usado muito em jogos porque o ps3 e o Joystick nao teriam como diferenciar se queria realmente "ir pra frente" ou se apenas você se arrumou na cadeira!
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
Bowser;2722181 disse:
Em teoria, o sensor de tilt do Wii é o mesmo do Sixaxis: capacidade de sentir aceleração nos 3 eixos, em valores positivos e negativos. Porém a precisão de cada um eu não sei dizer. Lembrando que a extensão do Wiimote, o Nunchuck, também tem sensor de tilt, então usando Wiimote+Nunchuck já vale 2 sixaxis em questão de detecção de movimento.

Além disso aí, o Wiimote também conta com a barra sensorial, que emite 2 pontos infravermelho, e permite que o Wiimote saiba sua posição relativa à barra (pra onde está apontando) e também a distância que está da barra.

ahhhh então esse é o ponto! ela tb capta a distancia do controle em relação a ela, ai ja entra todas as explicações, principalmente para os jogos de golf e boliche, por ex :D

Recentemente eu joguei Time Crisis 4 no PS3, e a arma usa um sistema de pointer semelhante ao Wiimote: O jogo vem com 2 emissores de infravermelho pra vc prender sobre a TV, e assim permitir que a arma saiba pra onde está apontando, atraves de uma camera infravermelho.

não entendo o "pq" desses emissores externos..... se ate akelas pistolas antigonas trabalhavam do mesmo jeito, sabendo onde na tela vc mira, sem precisar de sensor ? :?

Independente do Time Crisis precisar de uma calibração inicial (o que já deixa a arminha em desvantagem em relação ao Wiimote), eu pude ver o quanto o Wiimote é preciso, pq a precisão dessa arma era horrível. E olha que os leds infravermelho ficam bem mais distantes um do outro, o que teoricamente daria uma vantage pra eles em relação à barra do Wii, que é bem pequena. Vai entender...


em negrito ;)
 

Dudu.exe

Bam-bam-bam
Mensagens
16.168
Reações
267
Pontos
359
NUD3;2722166 disse:
q me conste, a tecnologia do sensor de movimento dos controles é praticamente a mesma ;)

não sei qtos eixos de movimentos o Wiimote capta, mas o SxiAxis capta 6 (.... [kviraolho]) ;)

o q difere no controle do Wii é q ele faz uso de um sensor externo (akela barra q deve ficar proxima da Tv), além dos presentes no controle ;) imagino q ela capte o posicionamento no controle no ambiente :D


você nao sabe nada amigo... o 6 no nome Sixaxis.. nao eh por que sao 6 eixos.. alias so existem 3 eixos.. o 4 seria o tempo... ( sim exatamente como as dimenções, e disso que os eixos tratam) mais so seria possivel se o controle fosse uma maquina do tempo...

esse 6 e que o controle tem uma sensibilidade de 6 graus em cada deixo!

O que o controle do Wii pode fazer e que o controle do ps3 nao pode e a aproximação da tela..

e rodar o controle em torno do eixo Y


pra você entender esse movimento, aqui vvão uns exemplo..

Movimento de rotação da terra
Objeto que gira no jogo da verdade
controle remoto rodando em cima da mesa

E exatamente isso que faz o wiimote mover o cursor do pointer da esquerda pra direita e vice-versa

Notem esse video do cara usando o wiimote pra jogar half-life 2 com o wiimote SEM a sensor bar.. e ola como ele tem que virar o controle pra dobrar. por que nao pode usar o movimento do eixo Y sem a sensor bar.

http://br.youtube.com/watch?v=asY_I8y6C0M

[youtube]asY_I8y6C0M[/youtube]
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
Dudu.exe;2722748 disse:
você nao sabe nada amigo... o 6 no nome Sixaxis.. nao eh por que sao 6 eixos.. alias so existem 3 eixos.. o 4 seria o tempo... ( sim exatamente como as dimenções, e disso que os eixos tratam) mais so seria possivel se o controle fosse uma maquina do tempo...

esse 6 e que o controle tem uma sensibilidade de 6 graus em cada deixo!

O que o controle do Wii pode fazer e que o controle do ps3 nao pode e a aproximação da tela..

e rodar o controle em torno do eixo Y


pra você entender esse movimento, aqui vvão uns exemplo..​

Movimento de rotação da terra
Objeto que gira no jogo da verdade​

controle remoto rodando em cima da mesa

E exatamente isso que faz o wiimote mover o cursor do pointer da esquerda pra direita e vice-versa

Notem esse video do cara usando o wiimote pra jogar half-life 2 com o wiimote SEM a sensor bar.. e ola como ele tem que virar o controle pra dobrar. por que nao pode usar o movimento do eixo Y sem a sensor bar.

http://br.youtube.com/watch?v=asY_I8y6C0M

[youtube]asY_I8y6C0M[/youtube]

não entendi..... esse papo tecnico todo foi só para confirmar o q eu disse, q a unica diferença é a sensor bar? [kviraolho]

off.: posso estar completamente enganado, mas não acho q os "eixos" a q nos referimos qdo falamos de movimentos com controles sejam eixos dimensionais como o "tempo"... alguem diga para a Sony mudar o nome do controle para "tres eixos" ao inves de "seis eixos" :kongpositivo:
 

Dudu.exe

Bam-bam-bam
Mensagens
16.168
Reações
267
Pontos
359
Bowser;2722181 disse:
...
Independente do Time Crisis precisar de uma calibração inicial (o que já deixa a arminha em desvantagem em relação ao Wiimote), eu pude ver o quanto o Wiimote é preciso, pq a precisão dessa arma era horrível. E olha que os leds infravermelho ficam bem mais distantes um do outro, o que teoricamente daria uma vantage pra eles em relação à barra do Wii, que é bem pequena. Vai entender...


O wii da pra calibrar tambem.. mais calibra no Sistema! nao nos jogos!
 

Dudu.exe

Bam-bam-bam
Mensagens
16.168
Reações
267
Pontos
359
NUD3;2722783 disse:
não entendi..... esse papo tecnico todo foi só para confirmar o q eu disse, q a unica diferença é a sensor bar? [kviraolho]

off.: posso estar completamente enganado, mas não acho q os "eixos" a q nos referimos qdo falamos de movimentos com controles sejam eixos dimensionais como o "tempo"... alguem diga para a Sony mudar o nome do controle para "tres eixos" ao inves de "seis eixos" :kongpositivo:

basicamente é.. e ai que foi a ideia genial da nintendo que todo mundo elogia.. isso simplesmente adiciona muito mais movimentos possivel de uma maneira simples e barata!..

a Sony nao ia mudar o nome sixaxis.. justamente por que ele serve de engana noob.. quem entende um pouco de planos cartesinos ( matamatica simples )

mundo3dfigura.jpg




O nome e apenas para SOAR melhor que o wiimote.. nada mais!

Comprar o controle do ps3 e do Wii e como comprar os movimentos possiveis de um avição e de um Helicoptero

justamente por causa do wiimote!
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
7.303
Pontos
1.484
in a nutshell...

O Wiimote foi feito para o que o console propõe, o Sixaxis é uma gambiarra feita de ultima hora para a sony falar "eu també sei fazer"...


para não falarem que é implicancia minha, baixei uns demos de uns joguinhos na PSN, Super Rub-a-dub e um dos carrinhos de briquedo que parece aquele micro-machines, os do patinhos até que da pra levar legal até a hora que as coisas complicam, mas o de carrinho.... 5 minutos de jogo meu braço ja estava todo dolorido de segurar aquilo como um volante... sem chance de jogar aquilo denovo... vejo o Sixaxis xomo um supéfluo mais insignificante que ja vi... ja o Rumble... como faz falta, com o DS3, o Sixaxis que veio no pacote do meu PS3 fica engavetado....
 

animoita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.727
Reações
9
Pontos
824
Chris Redfield;2722848 disse:
in a nutshell...

O Wiimote foi feito para o que o console propõe, o Sixaxis é uma gambiarra feita de ultima hora para a sony falar "eu també sei fazer"...


para não falarem que é implicancia minha, baixei uns demos de uns joguinhos na PSN, Super Rub-a-dub e um dos carrinhos de briquedo que parece aquele micro-machines, os do patinhos até que da pra levar legal até a hora que as coisas complicam, mas o de carrinho.... 5 minutos de jogo meu braço ja estava todo dolorido de segurar aquilo como um volante... sem chance de jogar aquilo denovo... vejo o Sixaxis xomo um supéfluo mais insignificante que ja vi... ja o Rumble... como faz falta, com o DS3, o Sixaxis que veio no pacote do meu PS3 fica engavetado....

Em uma coisa o o sixaxis pode ser genial, ele foi feito pra ser uma adição, não o foco do console.. No WII a joabilidade sempre será diferenciada. No Sixaxis vc tem a opção de fazer apenas detalhes usando o sensor de movimento, como adições na jogabilidade já tradicional. O que falta são estudios que aproveitem isso.

Eu achei muito bem feito o sistema de aftertouch em Heavenly sword. Ficava jogando as Fases de arco e flecha varias vezes seguidas.
 

Anjo Dark

Veterano
Mensagens
1.352
Reações
2
Pontos
119
Jefferson *Anjim*;2723183 disse:
pq? LoL (pergunta pode parecer idiota mas é que velas se desgastam ou seja gera custos...)

Minha barra quebrou (tenho muitos animais em casa, e filhotes brincam com fios atrás da tv...) então encomendei outra pelo ebay, mas enquanto não chega... to usando velas...

Pena que essa barra tá demorando pracarai... ja gastei uns 20 conto em vela e barra foi 12...
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Anjo Dark;2723193 disse:
Minha barra quebrou (tenho muitos animais em casa, e filhotes brincam com fios atrás da tv...) então encomendei outra pelo ebay, mas enquanto não chega... to usando velas...

Pena que essa barra tá demorando pracarai... ja gastei uns 20 conto em vela e barra foi 12...
deveria ter comprado a sem fio né cara.....
 

animoita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.727
Reações
9
Pontos
824
auhehuaehueauhaehae
cara, chegando em casa vou testar isso só pra ver.
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
animoita;2722870 disse:
Em uma coisa o o sixaxis pode ser genial, ele foi feito pra ser uma adição, não o foco do console.. No WII a joabilidade sempre será diferenciada. No Sixaxis vc tem a opção de fazer apenas detalhes usando o sensor de movimento, como adições na jogabilidade já tradicional. O que falta são estudios que aproveitem isso.

Eu achei muito bem feito o sistema de aftertouch em Heavenly sword. Ficava jogando as Fases de arco e flecha varias vezes seguidas.

concordo ;)

acho q o problema é q o pessoal nem da uma chance ao SixAxis.... :/ em jogos como HS (aftertouch e "pulo"), Lair (toda movimentação aerea), Blazing Angels (controle do avião), High Velocity Bowling (posicionamento, direção e lançamento da bola) e flOw (movimentação --> eu :konglove: esse jogo :rox) o controle pelo sensor é simplesmente perfeito :D

só não usem em jogos de corrida! pelo menos eu detesto usar o sensor nesses jogos :p

Bowser;2722890 disse:
aqui tem uma explicação: http://forum.outerspace.com.br/showpost.php?p=1995200&postcount=1

O sistema usado por elas era algo bem precário, pois era limitado a detectar onde estava apontando apenas na hora em que se fazia o disparo. Com emissores infravermelho é possivel saber a posição que está apontando o tempo todo.

vlw :kongpositivo:
 

Lamerda

King of the Black Coconut Candy
Mensagens
8.195
Reações
339
Pontos
999
inclusive existe uns videos ai mostrando digamos a "capacidade" do wii e seu wiimote, não sei se alguem ja viu, o video o cara posiciona o wiimote na tv e coloca a sensorbar nun tipo de boné, onde ele consegue se movimentar e ter um controle maior. esse video já foi postado por ai, acho que se der uma olhadinha no board da nintendo vc deve achar ele.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Chris Redfield;2722848 disse:
in a nutshell...

O Wiimote foi feito para o que o console propõe, o Sixaxis é uma gambiarra feita de ultima hora para a sony falar "eu també sei fazer"...


para não falarem que é implicancia minha, baixei uns demos de uns joguinhos na PSN, Super Rub-a-dub e um dos carrinhos de briquedo que parece aquele micro-machines, os do patinhos até que da pra levar legal até a hora que as coisas complicam, mas o de carrinho.... 5 minutos de jogo meu braço ja estava todo dolorido de segurar aquilo como um volante... sem chance de jogar aquilo denovo... vejo o Sixaxis xomo um supéfluo mais insignificante que ja vi... ja o Rumble... como faz falta, com o DS3, o Sixaxis que veio no pacote do meu PS3 fica engavetado....

Mas aí você se engana. O Wiimote foi mesmo feito para o que o console propõe, e muito bem feito.
E o Sixaxis foi feito para o que o console propõe, e muito bem feito também.

Não dá para comparar a qualidade de ambos, pois os jogos do Wii são quase que exclusivamente para o uso do sensor (que conseqüentemente é mais complexo); e os do PS3 são apenas para adicionar algo diferente na jogatina. Nada de "a Sony é besta e copiou".
E quem já jogou Heavenly Sword, Folklore, Super Rub-a-Dub (as coisas nesse jogo complicam porque o nível de dificuldade aumenta, não por falha do sensor), High Velocity Bowling, Uncharted, entre outros, sabe que o controle funciona muito bem no papel de adicionar esse "algo mais".
Se os jogos do PS3 fossem feitos para sensor de movimento, aí sim poderíamos reclamar do controle. Mas ele cumpre o que promete.
 

animoita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.727
Reações
9
Pontos
824
PhylteR;2723670 disse:
Mas aí você se engana. O Wiimote foi mesmo feito para o que o console propõe, e muito bem feito.
E o Sixaxis foi feito para o que o console propõe, e muito bem feito também.

Não dá para comparar a qualidade de ambos, pois os jogos do Wii são quase que exclusivamente para o uso do sensor (que conseqüentemente é mais complexo); e os do PS3 são apenas para adicionar algo diferente na jogatina. Nada de "a Sony é besta e copiou".
E quem já jogou Heavenly Sword, Folklore, Super Rub-a-Dub (as coisas nesse jogo complicam porque o nível de dificuldade aumenta, não por falha do sensor), High Velocity Bowling, Uncharted, entre outros, sabe que o controle funciona muito bem no papel de adicionar esse "algo mais".
Se os jogos do PS3 fossem feitos para sensor de movimento, aí sim poderíamos reclamar do controle. Mas ele cumpre o que promete.

É verdade, esqueci de citar folklore. Achei bacana o movimento de puxar no controle pra arrancar as almas dos montros.
 
Topo Fundo