O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual a diferença entre uma pessoa com Transtorno de Desordem Bipolar

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
e alguém que simplesmente tem períodos de alegria e períodos de tristeza?
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.599
Reações
30.338
Pontos
1.253
Olha, é bem diferente :klolwtf

Nada mais normal que você estar mais triste ou mais feliz em alguns dias, o que não é normal é ter períodos do que a gente chama de mania (tipo, gastos desfreados, fazer coisas perigosas que você não usualmente faz) e quadros de depressão (com perda pelo interesse nas atividades, falta de prazer, tristeza profunda).

Trocando em miúdos, é o cara que em uma semana tá cheirando pó no pau de um travesti e na outra não levanta da cama e tenta se matar.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.731
Reações
94.297
Pontos
2.179
O período de alegria é bem diferente de uma pessoa que está apenas tendo um bom dia. A pessoa toma atitudes sem pensar, fica muito agitado, etc. É uma fase tão perigosa ou até mais que a fase da depressão.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
É que eu tomo antidepressivo, e as vezes fico tistinho. E períodos que as coisas ficam melhores. Em certos momentos me sinto levemente alusnado, que posso fazer a porra toda e vai dar tudo certo no final.

Minha curiosidade se esse "transtorno" é só a intensificação de um traço presente em praticamente todo mundo, ou se tem uma "faixa de corte" mais ou menos bem definida em termos de comportamento.
 


Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.599
Reações
30.338
Pontos
1.253
É que eu tomo antidepressivo, e as vezes fico tistinho. E períodos que as coisas ficam melhores. Em certos momentos me sinto levemente alusnado, que posso fazer a porra toda e vai dar tudo certo no final.

Minha curiosidade se esse "transtorno" é só a intensificação de um traço presente em praticamente todo mundo, ou se tem uma "faixa de corte" mais ou menos bem definida em termos de comportamento.
Temos 2 tipos de TAB.

O TAB tipo 1 geralmente apresenta um quadro mais intenso de mania, como o dk explicou, em que tu faz m**** assim e os caralhos, e pode ser caracterizado da seguinte forma:
210047

Além disso, também apresenta episódios de depressão, que são caracterizados da seguinte forma:
210053


Quanto ao TAB tipo 2, geralmente você não apresenta um quadro tão florido de mania, que é conhecido como hipomania (e NÃO apresenta mania), que se caracteriza da seguinte forma:
210049

Mas honestamente? Fala com teu psiquiatra, é meio difícil você perceber essas nuances de diferença entre os dois.
Em todo caso, aqui tem uma tabela com as principais diferenças entre os tipos:
210056
 

Anexos

  • 1630686612680.png
    1630686612680.png
    302,6 KB · Visualizações: 12

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
bipolaridade são alterações muito bruscas e rápidas de humor.

A pessoa não fica apenas "alegre", ela fica em períodos de euforia irracional, caindo depois para períodos de depressão, sem uma causa específica, e fica alternando entre os extremos de humor.

O comportamento da pessoa é nitidamente alterado, nos períodos de euforia pode agir de forma irresponsável com dinheiro, relações pessoais, ou trabalho.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.677
Reações
25.644
Pontos
1.374
A diferença é grande pq bipolaridade é causada sem motivo. A pessoa fica alegre, eufórica e animada sem motivos, ela acha que o mundo é dela, que tudo é possível, é charmosa, legal... Porém do nada ela pode ficar por dias, semanas ou meses na fase de tristeza, que ela fica sem energia, sem vontade, tudo pra ela é uma perda de tempo, o mundo não faz sentido...e tudo oq ela conquista na fase euforica vai pro agua abaixo. São extremos e bem claros. Uma pessoa normal não fica assim nunca, se ela ta feliz é por algum motivo e isso dura pouco, pq estado de felicidade não é constante. Se ela fica triste ou depre com algo tb dura pouco.

Pesquisa sobre isso e narcisismo/borderline, são coisas bem parecidas e muita gente confunde. Teve 2 minas que sai que eu jurava que eram bipolares e no fim descobri que são narcisistas (no sentido da doença mental mesmo).
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Mas honestamente? Fala com teu psiquiatra, é meio difícil você perceber essas nuances de diferença entre os dois.
Em todo caso, aqui tem uma tabela com as principais diferenças entre os tipos:
Visualizar anexo 210056

Valeu pelas infos.

Honestidade da minha parte, não tenho grandes arroubos de humor, só me achei alegrinho demais, o que me fez lembrar da existência dessa condição.

Aí fiquei me perguntando quão grande é a faixa cinza das pessoas que não estão quicando de cama de hospital pra pica do tr*v*c0, mas cujos balanços de humor ainda tem algum efeito perceptível.

Quando deixa de ser um transtorno, saca? Onde está a fronteira.

EDIT. Pelas respostas um diferenciador grande é a razão das mudanças de humor, de fato muda bastante as coisas com relação a uma pessoa comum.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.866
Reações
6.986
Pontos
1.039
Aí fiquei me perguntando quão grande é a faixa cinza das pessoas que não estão quicando de cama de hospital pra pica do tr*v*c0, mas cujos balanços de humor ainda tem algum efeito perceptível.
Transtorno é quando incomoda alguém ou a pessoa se prejudica. Ou não? Não sei, vou perguntar a minha esposa amanhã, ela é psiquiatra e tá dormindo.

Mas em geral, pelo que ela me fala, o bipolar é muito intenso e faz umas cagadas que impactam a família toda, é um dos transtornos com maior taxa de suicídio.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
A diferença entre alternância do transtorno é que em um ela dá o c*, e na outra ele leva no c*.
Entendeu, em uma ela dá e em outra ela leva. Há uma clara diferença.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Qual a diferença entre uma pessoa com Transtorno de Desordem Bipolar

Um lado é diferente do outro
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.010
Reações
27.832
Pontos
1.044
Tudo frescura, pessoas assim tem q apanhar de cinta.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.848
Reações
47.383
Pontos
803
Trocando em miúdos, é o cara que em uma semana tá cheirando pó no pau de um travesti

images



Ele:
"Sou homem federal"
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Vixe, pergunta díficil.
Eu fiquei zuado na pandemia, de verdade, ansiedade a mil, tive que tomar remédios...
Então depois que eu comecei a tomar, tinha momentos que eu me sentia o máximo, super gostoso, tinha ereções só de ver a silueta de uma mulher, fora a euforia para fazer tudo.
Eu mesmo me notei diferente e falei com meu médico, que disse que era apenas um período de ajuste do remédio, logo após isso, bateu uma bad, eu meio que me forçava a fazer as coisas, só pra não ter que admitir que tinha um problema, mas passou, hoje não sinto mais isso ( mas ansiedade ainda tenho).
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203

Segundo ele é errado falar q bipolar é variação do humor entre triste e feliz. Na verdade existe bipolar SEM TRISTEZA ou depressão. Tanto q pelo critério q eles usam, oq define o bipolar não é uma crise depressiva, mas um episódio de extrema mania incontrolável.

E bipolar é confundido com transtorno de personalidade também. Pq a pessoa pode ter momentos de agonia e de euforia que não tem nada a ver com bipolar, é a personalidade instável e por outros motivos.
 
Ultima Edição:

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.762
Pontos
303
Não acho que há diferença. Essas "doenças" psicológicas são um tanto confusas.
 
Topo Fundo