O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual a graduação mais superestimada no Brasil?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
:kcartola

Houve um crescimento considerável no número de formandos no Brasil, principalmente em diversos cursos "populares" com o aumento de instituições de ensino superior. Porém, não é só o diploma que precisa para obter o sucesso e algumas graduações acabam sendo mais frustrantes nesse aspecto, mesmo com bastante procura. Esse tópico visa debater qual seria a graduação mais superestimada no país tropical.

--

Vou tentar seguir alguma lógica para ver um critério mais justo. Existem diversas graduações e em todas você pode ganhar muito ou fracassar, mas existem algumas que seja mais "visível" obter sucesso comparada com outras. Por isso já corto alguns cursos com menos procura tipo física (apesar de deve ser o pior custo benefício em termos de estudo com remuneração) e filosofia. Também tentar ver um visão nacional, já que em grandes centros, como São Paulo, é menor essa disparidade entre graduações comparada com as demais.

Para mim, seria direito se não fosse um fator primordial: concurso público. No dia que acabar os concursos públicos no Brasil, aí automaticamente será a graduação mais superestimada fácil. Nem cito OAB porque quase ninguém quer um diploma de direito para advogar, no máximo ter a carteirinha para fazer alguma prova de uma cargo específico, tipo juiz.

Aí tentei ver um critério pelas notas de corte e restringir para 5: administração, odontologia, engenharia civil , psicologia e nutrição. Corto engenharia civil (apesar de ser a engenharia mais clichê e ter a nova onda de uber engenheiro) e psicologia (até porque os problemas psicológicos irão piorar, apesar de nunca ser a necessidade essencial de uma pessoa, mesmo sendo urgente em várias situações).

Das três restantes, tentei ver a questão dos formandos e o valor do curso nas particulares. Graças ao custo descartei administração, talvez a escolha número um da maioria relacionado à esse tema, e por conta do número de formandos escolhi odontologia como a graduação mais superestimada no Brasil (nutrição vem formando bastante e é menos essencial, mas o custo do curso é bem menor).

images


Óbvio que existem dentistas ganhando bem, especialmente aqueles voltados na parte de estética. Porém, a graduação forma bastante e só não é mais cara do que medicina, mas o retorno nem se compara (óbvio que o valor não chega a ser tão absurdo). Além disso, sempre vejo dentista reclamando do salário e pensando em concurso público, tipo uma forma de arrependimento pela graduação. Além dos equipamentos serem bastante caros, a nota de corte no SISU sempre é elevada, inclusive sendo a segunda em muitas federais.

---

Qual a graduação mais superestimada para você no Brasil? Deixe o seu argumento abaixo nos comentários.
:kpensa
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Direito. É só ver a quantidade de "estudantes". Acham que esse curso é o primeiro passo para a riqueza.

Pessoal não consegue nem passar naquela prova básica da OAB e acha que vai passar em qualquer concurso.
A questão do direito é o grande atrativo dos concursos públicos, apesar que não vai caber para todos (o delegado da PF de 2019 parece que foram 150 vagas, mas para um contingente de candidatos).
Odontologia não tem esse "super bônus" (tem concurso específico para dentista, mas nem se compara) e o custo é bem acima de direito nas particulares. Além disso, meio que criaram um sistema a fim de aumentar o campo de atuação de um advogado (mesmo com o excesso máximo de formando), diferente dos dentistas que só essa parte de estética cresceu, mas são poucos com o "monopólio" ganhando bem fazendo esse procedimento.
 


HonkaHonka

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.406
Reações
16.600
Pontos
503
Medicina, sem dúvida

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

Medicina não chega a ser superestimada. O problema com esse curso é que nego só quer o status, sem parar pra pensar na responsabilidade. Vejo os alunos de medicina de hoje em dia e penso que futuramente estarei fodido caso precise de cuidados médicos mais delicados...

Abraços!
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Medicina não chega a ser superestimada. O problema com esse curso é que nego só quer o status, sem parar pra pensar na responsabilidade. Vejo os alunos de medicina de hoje em dia e penso que futuramente estarei fodido caso precise de cuidados médicos mais delicados...

Abraços!
Ontem mesmo vi três pessoas, incluindo uma médica, falando justamente isso. O pessoal no plantão simplesmente o tempo todo no celular, sem contar outros com nojo de tocar nos pacientes.
Com o crescimento de faculdades de medicinas e várias pessoas cursando em diversos países diferentes, a tendência é sofrer uma redução de salário, principalmente nos grandes centros. Aí quero ver a consequência futura.
A parte de superestimada para medicina seria pelo fato de muitas pessoas só acharem ser a única forma de ganhar dinheiro no Brasil.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Engenharia Civil. Se acha o tal que está formando como engenheiro, mas daí percebe que na própria cidade está formando uns 500 por semestre + outro monte por EAD e abre 10 vagas de emprego no ano, que acabam sendo pegas pelos próprios filhos e parentes dos donos de empresas.

Se fizer a conta certa, mesmo que todas as empresas de engenharia da sua cidade abrissem uma vaga, não ia dar pra metade dos formandos. Imagine agora com essa crise nesse setor que veio da Dilma.

Pior ainda que passam 5 anos, integral, manhã e tarde, penando pra se formar e no final virar vendedor. Pelo menos Direito é fácil de formar e quem ingressa já sabe mais ou menos o que espera.
 
Ultima Edição:

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.148
Reações
44.364
Pontos
803
Direito eu já não acho tão superestimado mais. Faz algum tempo que passou aquela aura de curso que proporcionará boa renda porque:
  1. As pessoas começaram a se tocar que cada esquina forma mil bacharéis por semestre;
  2. Advocacia é um ramo no qual menos de 5% consegue alguma coisa;
  3. A realidade de concurso público no Brasil piorou drasticamente nos últimos anos.
Fico com odontologia ou engenharias em geral.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
O Brasil é o país com mais advogados por habitantes no mundo, ficando na frente de um distante segundo colocado.

Para fugir um pouco do óbvio, em segundo lugar eu coloco odontologia e arquitetura em terceiro.
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
O pessoal que está a citar engenharia não é engenheiro ou é algum frustrado que não passou nem de Cálculo I na faculdade e acabou desistindo. :kops

Enfim, o curso de Direito me parece muito superestimado...
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Com certeza direito, aliás, todo nossa legislação parece ter sido feita para beneficiar essa classe, a constituição foi feita toda pensando em como entregar tudo que nos cerca na mão deles. Deve ser por que é um curso que só serve para o país específico, diferente de outras formação que te dão um conhecimento universal, aplicado praticamente em qualquer lugar do mundo. Então eles criaram o curral deles.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
O pessoal que está a citar engenharia não é engenheiro ou é algum frustrado que não passou nem de Cálculo I na faculdade e acabou desistindo. :kops

Enfim, o curso de Direito me parece muito superestimado...
Cálculo até administração paga e é o curso com mais formandos (apesar da maioria das faculdades deve ser matemática básica ao invés de cálculo :viraolho).
O problema é ter mais engenheiro filiado ao UBER do que ao CREA, aí complica. Especialmente a civil, que é o foco principal de quem ingressa em engenharia.
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Eu ponho medicina... Quando estava no cursinho a perspectiva de retorno era óbvia, rápida e ninguém falava de saturação...

Hj dobrou o número de universidades e o preço da mensalidade continua subindo.

Se tivesse 17 anos novamente só faria medicina em federal e talvez nem fizesse...

Não pq acho melhor que privada, mas exclusivamente pelo custo...

Basicamente, as melhores profissões no Brasil são: traficante e político corrupto.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Direito eu já não acho tão superestimado mais. Faz algum tempo que passou aquela aura de curso que proporcionará boa renda porque:
  1. As pessoas começaram a se tocar que cada esquina forma mil bacharéis por semestre;
  2. Advocacia é um ramo no qual menos de 5% consegue alguma coisa;
  3. A realidade de concurso público no Brasil piorou drasticamente nos últimos anos.
Fico com odontologia ou engenharias em geral.
Eu já acho que Direito é superestimado porque apesar disso (e muito mais) a procura pelo curso continua muito grande.

É só ver as notas de corte. Na época que eu fiz ENEM era uma das mais altas. Acho que ainda deve ser.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.388
Reações
55.741
Pontos
1.253
direito. hoje em dia esse curso só consegue formar vendedor de shopping e motorista de aplicativo.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Direito e Engenharia, pelo que vejo. Uma amiga minha tá com dificuldade de engrenar a carreira, só pegando casos pouco significativos. Já os engenheiros que se formaram logo antes do início da crise ainda estão batendo biela por aí. Imagino o que é feito daqueles que fizeram Engenharia de Petróleo e Gás.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Direito e engenharia. Ambos cursos são superestimados pelas famílias brasileiras. São cursos tido como a "fórmula mágica para sucesso"; " como ser rico e pegar trocrntss mulheres"? Faca direito ou engenharia ou medicina(este último é vdd). O problema com estes cursos é que são tradicionais e superestimados. A realidade depois de formado na maioria dos casos é desemprego, Uber, cachaça, chororó ou salário muito abaixo do esperado. Da "expectativa milagrosa"

Em contrapartida tem vários cursos tido como médios ou normais ou até mesmo poucos conhecidos que da pro cara começar tirando uma renda razoável e ir crescendo. Tirar seus 3,4 ou 5 contos. Com alternativas de alavancamento e os sonhados 10k.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Eu já acho que Direito é superestimado porque apesar disso (e muito mais) a procura pelo curso continua muito grande.

É só ver as notas de corte. Na época que eu fiz ENEM era uma das mais altas. Acho que ainda deve ser.
Pior que existem, isso se não aumentou, 1.701 faculdades de direito no Brasil Se cada uma formar 30 alunos por ano (estou jogando bem para baixo, porque o número é maior), teremos 51.030 bacharéis formados em um único ano.
https://blogexamedeordem.com.br/brasil-tem-hoje-1-701-faculdades-de-direito
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Cara, eu diria que a graduação mais superestimada (literalmente) no Brasil é a de Desenvolvimento de Jogos.

Na teoria a graduação promete que você será uma pessoa sucedida (mas não necessariamente rica) com essa profissão, terá boas oportunidades e afins.

Na prática tua chance de concluir o curso é próxima de zero pois é muito raro existir estágio na área, e se ainda assim você conseguir concluir o curso, tu vai se foder com emprego/trabalho a não ser que você se mude pros EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Austrália. Ah, sim, sem contar na pirataria que PRATICAMENTE IMPEDE a área de existir e pagar suas contas no Brasil.

Isso sem contar no Parasitismo Estatal que existe nos poucos que CONSEGUEM atuar nessa área no país e o EXCESSO de defensores do almoço grátis no ramo.

É a pior E A MAIS MENTIROSA de todas as graduações (o que a maioria faz) e cursos técnicos (o que eu fiz) de lavada.

Medicina não chega a ser superestimada. O problema com esse curso é que nego só quer o status, sem parar pra pensar na responsabilidade. Vejo os alunos de medicina de hoje em dia e penso que futuramente estarei fodido caso precise de cuidados médicos mais delicados...

Idem!
Se hoje já existe erros diagnosticais (amputação que era pra ser de outro paciente e afins), daqui 5 anos vai ser MUITO pior.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 248528

Eu diria que é direito: o mercado simplesmente está saturado, não cabe mais ninguém.
 
Foi editado por um moderador:
Topo Fundo