O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual determinada renda é mais compatível com um determinado tipo de carro? (na sua visão)

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
Ex. Eu só teria carro de tal categoria/marca zero valendo --- mil reais se ganhasse --- mil reais por mês

Pelas circunstâncias, um c* pra achar um uber por aí fácil mesmo morando na capital de SP (fora uns planos futuros aí de família) me fizeram pensar em comprar um carro e me deparei com essa questão. Que carro acaba sendo mais compatível com o que ganho e ver a minha volta muita gente ganhando mto mal pra ter o carro que tem (o famoso suicídio financeiro, prioridades, dívida eterna pelo conforto ou status).

não quero qualquer ferro velho mas que eu consiga sustentar de forma saudável e pelo que ganho e guardo, ficou na minha cabeça que o ideal seria pegar um semi novo automatico de entrada na faixa dos 65mil reais. Q não tenha seguro muito caro e olhe lá. Gasolina não chega a ser uma grande preocupação apesar do preço que está agora. To entre Fiesta e peugeot 208 2018-19 +-. Meu sogro vende seminovos e consegue achar um carro bem arrumadinho e preço bem interessante sem comissão encima então da pra tentar algo aí. O ponto não é a recomendação ou o q vcs acham do carro (não é o foco do tópico). O ponto é que é o tipo de carro q não vai atrapalhar minhas finanças e posso dormir tranquilo. Até pq vou pegar à vista sem problemas (e tentar negociar mais ainda se der algum poder de barganha)

Conseguiria pegar algo até mais caro, sei lá, tipo que custe o dobro mas não tava fazendo sentido pra mim. Todo o custo aumentaria junto e ficaria meio insustentável manter a bagaça (ou até é sustentável mas que vira um incômodo financeiro) agora q to numas empreitadas aí pra diversificar meus ganhos trabalhando aqui e ali. O lance é que fiquei curioso pra saber qual é a métrica de cada um pq é mto pessoal essa relação renda X "nível" do carro

Pessoalmente não compraria um carro da honda ou volks ou nissan na faixa dos 125mil se não ganhasse pelo menos uns 20-30k por mês (o que é uma renda extremamente rara no brasil, eu sei). Só que tem gente q não se importa em ganhar 1/3 disso e comprar um carro de 150k pq f**a-se. Gosto dele, prioridades, paixão e o c***lho a quatro. Sem julgamentos. É curiosidade

assim como tem nego q com 3k acha q tira um camaro e sustenta hehe
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.230
Reações
2.931
Pontos
844
Sobre ganhar 3k e ter camaro: Tenho amigo que trabalha pro estado, entrou na peixada nesse emprego, ganha seus 4k mas o cartão de credito dele quem paga é a tia...

4k pra pagar seguro, gasolina e talvez a parcela(se é que quem nao paga é a tia) seja fácil quando nao paga uma conta dentro de casa ou nao tem filho. É por isso que muita gente que ganha 3-4k anda de carrão

Minha mãe ganha a renda que vc citou e nao anda de carrao, até pq ela tem outras prioridades, nao falo só com os filhos e casa, prioridades com ela mesmo... Salao, roupa, viagem, ajudar familiares e etc. Só a renda em si nao da pra determinar o carro que a pessoa pode ter, tem todo um contexto de onde o dinheiro dessa renda está sendo colocado

Se o carro que vc quer nao vai comprometer seu estilo de vida então vai fundo. Nao adianta ter carrao e nao conseguir almoçar no restaurante que vc gosta só pq tem parcela pra pagar. Se vc nao vai fazer parcela e vai pagar o carro no cash, eu digo que pode separar 1k-1,2k pra bancar Seguro, IPVA, gasolina e manutençao todo mês(isso dependendo do quanto vc vai gastar de gasolina, pode ser até bem menos que isso se rodar bem pouco)
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Não consegui entender qual é a sua dúvida.

Mas o que eu levo comigo é: só compraria um carro seminovo que eu tivesse condições de comprar 0km.

Porque de nada adianta eu ter dinheiro pra comprar uma Mercedes GLA de 150 mil reais, usada, e sofrer mensalmente pra pagar seguro e manutenções.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Pessoalmente não compraria um carro da honda ou volks ou nissan na faixa dos 125mil se não ganhasse pelo menos uns 20-30k por mês (o que é uma renda extremamente rara no brasil, eu sei). Só que tem gente q não se importa em ganhar 1/3 disso e comprar um carro de 150k pq fa-se. Gosto dele, prioridades, paixão e o c*lho a quatro. Sem julgamentos. É curiosidade

assim como tem nego q com 3k acha q tira um camaro e sustenta hehe
Eu acho que valor do carro, principalmente 0km não se pode levar a ferro e fogo. Pois você deu exemplo da volks: um gol custa 85km, mas a manutenção qualquer "mela-graxa" pode fazer. Então eu acho que com uns 5k/7k daria para manter um carro assim.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
Não consegui entender qual é a sua dúvida.

Mas o que eu levo comigo é: só compraria um carro seminovo que eu tivesse condições de comprar 0km.

Porque de nada adianta eu ter dinheiro pra comprar uma Mercedes GLA de 150 mil reais, usada, e sofrer mensalmente pra pagar seguro e manutenções.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
se vc leu tudo, não falo nada sobre dúvida quanto a mim. É uma curiosidade q tenho como vcs pensam sobre o assunto....
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
Eu acho que valor do carro, principalmente 0km não se pode levar a ferro e fogo. Pois você deu exemplo da volks: um gol custa 85km, mas a manutenção qualquer "mela-graxa" pode fazer. Então eu acho que com uns 5k/7k daria para manter um carro assim.
eu sei que é relativo pra cada tipo de contexto

eu falei o que acho pra mim. O ponto é que eu quero saber como vcs lidam com isso. Como medem condições pra cada tipo de contexto. Eu to dando um exemplo meu só pra explicar, não que eu esteja com dúvida dos q fazer

acho q me expressei mal mesmo :kkk Acho divaguei mto sobre minhas idéias no meio da pergunta q deve ter deixado o pessoal confuso sobre a questão. Só quero saber como vcs lidam com isso. Seja novo, usado, sei lá
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
eu sei que é relativo pra cada tipo de contexto

eu falei o que acho pra mim. O ponto é que eu quero saber como vcs lidam com isso. Como medem condições pra cada tipo de contexto. Eu to dando um exemplo meu só pra explicar, não que eu esteja com dúvida dos q fazer

acho q me expressei mal mesmo :kkk Acho divaguei mto sobre minhas idéias no meio da pergunta q deve ter deixado o pessoal confuso sobre a questão. Só quero saber como vcs lidam com isso. Seja novo, usado, sei lá
No meu caso eu iria mais ou menos como você está fazendo: pegaria um usado em bom estado, mas que seja o mais sussa de manter. Já que ultimamente eu só precisaria de um carro que leva do ponto A ao B, custando o menos possivel e com mais conforto (ar, direção)
No meu caso eu poderia até pegar um bomba, pois como sou solteiro e ando só de moto (praticamente) poderia comprar uma bmw seminova e caso dessa m3rd4, encostaria.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.607
Reações
34.580
Pontos
903
Carro é luxo, pegar qualquer carro que no primeiro problema você vai ter que parar pra fazer conta e ver se vai dar pra arrumar ou ter que deixar encostado é loucura, um poço sugador de dinheiro. Se não sobrar pelo menos uns dois ou três mil por mês depois de pagar todas as contas e ter poupado um pouco pro fundo de emergências, populares como gol, uno e celta são as melhores opções com toda certeza. Operário classe média baixa querendo andar de Cruze, Sonata, Azera, Fusion, até Astra e Golf (antigo) é maluco. Eu as vezes me levo na emoção e penso em comprar uma barca veia mas sempre penso duas vezes antes.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
eu acho que não tem nada a ver com a renda. mas sim com o quanto que vc gasta e o quanto sua vida é estabilizada financeiramente.

um cara pode ter uma renda de 20k por mes mas se tiver 5 filho tudo em escola particular e casa pra pagar prestação ja caga tudo do mesmo jeito.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
eu acho que não tem nada a ver com a renda. mas sim com o quanto que vc gasta e o quanto sua vida é estabilizada financeiramente.

um cara pode ter uma renda de 20k por mes mas se tiver 5 filho tudo em escola particular e casa pra pagar prestação ja caga tudo do mesmo jeito.
ué. Ainda tem a ver

To considerando custo de vida de forma geral! Não apenas uma grana separada para o carro.

Não to falando pra vcs suporem um parâmetro para um cara X. To falando de algo PESSOAL. No seu estilo de vida. PRA VC!
Novamente me culpo por não ter elaborado melhor a pergunta mas eu to perguntando uma opinião pessoal, não pra tirar uma dúvida minha nem pra achar um ideal que sirva pra todo mundo
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
ué. Ainda tem a ver

To considerando custo de vida de forma geral! Não apenas uma grana separada para o carro.

Não to falando pra vcs suporem um parâmetro para um cara X. To falando de algo PESSOAL. No seu estilo de vida. PRA VC!
Novamente me culpo por não ter elaborado melhor a pergunta mas eu to perguntando uma opinião pessoal, não pra tirar uma dúvida minha nem pra achar um ideal que sirva pra todo mundo
ainda acho q não tem uma relação direta com a renda mas sim com o custo de vida de cada um.

a não ser por exemplo pro cara q ganha 2 mil reais por mes q acaba ficando pesado ter qualquer carro.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
Respondendo ao que o @Mim perguntou. No meu caso, carro é prioridade negativa (LOL).

Sério mesmo. Me importo somente para o fato de o carro ser econômico e seguro. Status, valor, nada importa. Então, no meu caso, pouco importa a renda.

Agora, tem gente que acha incrível gastar milhares (e alguns, milhões) de reais em um monte de ferro. Nesse caso, eu acredito que o carro tenha uma prioridade altíssima na vida da pessoa.

Nesse caso, entendo que o limite que o @javagod estipulou é o ideal para alguém que vê carro de forma passional.

Uma pessoa que ganha 30k com um carro de 300k é razoável para quem ama aquilo.

E também tem que lembrar que quanto mais o cara ganha, menos impacto ele tem no bolso dele. Então, um cara que ganha 4k e tem um carro de 40k tem muito mais chances de se complicar financeiramente do que o cara que ganha 30k e tem um carro de 300k. Isso porque, na pior das hipóteses, diante de um cenário de gastos muito elevados em uma manutenção, o cara que ganha 30k consegue crédito muito mais fácil que o cara que ganha 4k.

E também tem a questão da pessoa não conseguir/gostar de viajar e ganhar bem. Essa é a galera que compra carro e casa cara. Não tem o que fazer com o $$, enfia tudo em passivo.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.107
Reações
17.367
Pontos
1.444
Varia muito. Para mim depende muito de como a pessoa consegue manter.

Digamos que o cara ganha 3k, e ao longo dos anos, conseguiu juntar 100mil reais. O problema de comprar o carro de 100mil não é o preço dele (já que ele tem o dinheiro em mãos), mas o quanto ele vai gastar com seguro, combustível, manutenções, estacionamento, etc.

Para mim, um carro é como qualquer outra negócio (casa, spotify, ou qualquer outra coisa mesmo), estou trocando meu dinheiro em algo que considero mais vantajoso para mim, seja por conveniência, seja pelo lado emocional. E como qualquer negócio, considero que tem que pesar o custo x benefício (eu gostaria de passar uma noite curtindo com a Ellen Roche, mas gostaria a ponto de cometer suicídio financeiro?).

Muitas vezes não faz sentido gastar 1000 reais (ou mais) em um jantar para quem tem renda de 3k, mas você tem um dinheiro guardado, está completando 20 anos de casado e sabe que sua esposa quer muito ir no restaurante X mas não te pede porque sabe do valor. Não é um exemplo ideal (até porque carro tem outros gastos além do valor de compra) mas a ideia é parecida. Não acho correto comprar um carro caríssimo antes de ter uma moradia própria, nem acho sensato ter um carro mais caro que a própria casa. Mas meio que isso são as "minhas" regras. No geral, só acho loucura comprar algo que não cabe no seu bolso.
 
Ultima Edição:

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
tudo tem a ver com os custos da pessoa e o q ela considera importante.

tenho um amigo por exemplo q gasta 50k por ano em viajens de passeio.

eu q nao gosto de sair de casa pra mim isso é um dinheiro jogado no lixo. mas é modinha pq coach de internet fala pra investir em em viajem e xingar quem tem outros hobbies como gostar de ter um carro bacana na garagem, ou colecionismo.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Melhor você conversar com um consultor financeiro, aqui só tem estagiário que ganha 15k/20k mês dono de camaro na garagem e cobertura duplex. Espero ter ajudado!
 

NeYdeR

Veterano
Mensagens
133
Reações
252
Pontos
148
Essa discussão me lembra um fato que eu gosto de reparar, várias vezes que vc olha prédio velho fudido com vaga descoberta sempre tem um manezão lá de carro importado, pra eles parecer rico é mais importante do que ser rico
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Na minha opinião o certo é juntar dinheiro por alguns meses até 1 ano e comprar à vista. Fiz isso em todos os meus carros, com exceção do último. Baixei de categoria e financiei para não descapitalizar por entrei num período de compra + reforma de apartamento + abertura e reforma de empresa. E eu só fiz isso porque preciso de carro para trabalhar (tenho emprego em 4 cidades diferentes) e preciso de agilidade.

Em fevereiro termino o grosso das dívidas e vou ficar com o meu carrinho 1.0 até juntar dinheiro para comprar um SUV beberrão novamente (Novo Creta 2.0 ou Taos 1.4T, estou de olho em vocês!).

falow
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.686
Pontos
1.048
O problema geral é que no Brasil, principalmente de 4 anos pra cá ficou muito caro, não só comprar um carro, mas mantê-lo também. Então independentemente de quanto você ganha, do ponto de vista econômico um carro é um ralo de dinheiro.

Por outro lado carro muitas vezes é uma necessidade, visto que o transporte público e suas variantes particulares (táxi/uber) são precários e/ou muito caro dependendo da localidade em que você se encontra.

O segredo é como equalizar essa situação.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.065
Pontos
333
Lá na empresa um funcionário comprou um Civic antes da pandemia que era 20x o salário dele. Hoje o carro é quase 30x e ele morre de medo de sair de carro. Seguro, IPVA e gasolina.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.763
Reações
6.080
Pontos
969
A resposta correta é depende.

Não adianta nada o cara ter renda de 10k líquida e ter 5 filhos + diabolé que não trabalha por exemplo. Se pagar escolar particular já se lascou grande. Daí um Lada ou Gurgel é a opção dele
Agora se for MGtow (gay não conta) morar sozinho em um ap de 1 quarto longe do centro pode ser que dê pra ter um Kwid na garagem.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
A resposta correta é depende.

Não adianta nada o cara ter renda de 10k líquida e ter 5 filhos + diabolé que não trabalha por exemplo. Se pagar escolar particular já se lascou grande. Daí um Lada ou Gurgel é a opção dele
Agora se for MGtow (gay não conta) morar sozinho em um ap de 1 quarto longe do centro pode ser que dê pra ter um Kwid na garagem.
e tem aqueles q nem trabalham mas a familia da tudo.

aí o cara tem zero de renda e anda de carro zero importado
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.763
Reações
6.080
Pontos
969
e tem aqueles q nem trabalham mas a familia da tudo.

aí o cara tem zero de renda e anda de carro zero importado
exato existe uma infinidade de casos, tenho um vizinho aqui que só vejo jogando água no pátio da casa o dia todo (talvez seja diarista não sei) e tem uma BMW na garagem. Não faço a menor ideia se o cara trabalha ou não.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Pra mim é questão de prioridade, Casa>Carro, só teria um carro se fosse pra trabalhar ou morasse longe do transporte público(que nao eh publico e eh bem caro por sinal...). Mas memso assim, procuraria um carro com ipva barato ou nem isso, e manutenção barata tbm.
Na atual situação do país ter um carro 0km é como dar um golpe em si mesmo, pelo menos pra 95% da população.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.561
Pontos
1.389
A questão da renda é algo complicado de se medir para ter um carro equivalente. Se levar a ferro e fogo o q a galera aqui da OS diz, eu não poderia ter o carro q tenho hoje apesar de ser um carro simples até.( tenho um Polo MSI MT 2017/2018) porém consigo viver com ele(carro pago, não está financiado) e pagando o financiamento da casa ainda rssss
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
O valor de seu carro não deve ultrapassar o valor bruto de sua renda anual.
Com essa proporção sua casa não poderá ultrapassar 6x o valor de seu carro.
Basta calcular...

Regra do meu véio, e vejo fazer sentido
não é que bate mais ou menos com a situação aqui? Coincidentemente deu certo. Na realidade to gastando menos do que poderia num carro mesmo tendo a grana pra isso mas enfim... não achei necessário gastar 100% mas se gastasse 100% desse budget, multiplicando por 6x é basicamente o preço do apê negociado na planta (hoje o valor muda bastante já que tem a valorização do imóvel, reforma, etc)

curti a conta aí
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
Melhor você conversar com um consultor financeiro, aqui só tem estagiário que ganha 15k/20k mês dono de camaro na garagem e cobertura duplex. Espero ter ajudado!
nao to pedindo ajuda não :klolzNa próxima elaboro melhor essa porra de tópico
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.197
Reações
15.758
Pontos
1.439
O valor de seu carro não deve ultrapassar o valor bruto de sua renda anual.
Com essa proporção sua casa não poderá ultrapassar 6x o valor de seu carro.
Basta calcular...

Regra do meu véio, e vejo fazer sentido
nossa nada a ver.

minha casa é quitada e deve valer mais de 10x o valor do meu carro. aliás, tenho 2 imóveis... então....


mas agora q eu aprendi aqui na OS eu vou vender tudo
:klolwtf:klolwtf:klolwtf:khuebr:khuebr:klol:klol
 

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.489
Reações
8.830
Pontos
353
nossa nada a ver.

minha casa é quitada e deve valer mais de 10x o valor do meu carro. aliás, tenho 2 imóveis... então....


mas agora q eu aprendi aqui na OS eu vou vender tudo
:klolwtf:klolwtf:klolwtf:khuebr:khuebr:klol:klol

Não entendeu rapaz...

É só uma sugestão para não se enforcar tentando ter um carro que não se consegue manter.

Exemplo: se com minha renda mal consigo ter um imóvel de 200 mil, faz sentido eu me lascar para comprar um carro de 150?

A sugestão nada mais é que ter um carro compatível com a renda
 
Topo Fundo