O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Qual foi o ultimo jogo retro que vc terminou???

Cosmão

Lenda da internet
Reações
16.151
Pontos
1.524
Captura_de_tela_de_2026_03_12_22_07_42.png

Tive que upar até o level 25 para conseguir matar o boss.
Captura_de_tela_de_2026_03_12_22_13_27.png
Que retroarch é esse que vc usa? é no pc?

Fakecel Simpatia

Mil pontos, LOL!
Reações
3.453
Pontos
1.114
Magic Knight Rayearth (Sega Saturn)
1773472739503.png

Terminei Magic Knight Rayearth, joguei a traduçao pt-br undubbed. Comecei pensando que ia ser um Zelda-like que nem Legend of Oasis, mas aqui a approach senti que foi um pouco diferente, foca mais em ação e um fluxo mais direto de gameplay apesar de ter em alguns momentos umas seções de platforming ou alguns puzzles. Jogo bem linear também, ir de local em local é similar ao que é feito em Crusader of Centy com um overworld map ao invés de ser completamente open-world que nem Zelda.

Me surpreendeu positivamente em vários aspectos:
  • Todos os story beats tem voice acting, muitos FMVs durante o jogo
  • Músicas boas com alguns sons com layers cintilantes e interessantes
  • Ótimos gráficos 2D, muitos efeitos e overlays em várias fases
  • História agradável, quase desenho sábado animado. Vilão vive na sua fortaleza e manda os minions, etc. Mas ainda tem vários momentos que trazem um pouco de seriedade a história pra não ficar "bobo". Sei que é baseado em um mangá mas nunca li.
  • A ideia de controlar 3 heroinas e rotacionar traz variedade pro gameplay
Negativos:
  • Alguns bosses as vezes simples por demais, fácil de dar cheese
  • Alguns poucos inimigos podiam ter tempo de reação maior, não dá tempo de reagir e vc toma dano por b*sta
  • Se Legend of Oasis é relativamente overdesigned em partes, aqui o oposto é mais verdadeiro, bem simples, mas a experiencia de anime jogável compensa

Não dou nota, até que vale a pena jogar pra quem tem Saturn.

foxmulderbh

Mil pontos, LOL!
Reações
9.297
Pontos
1.344
Para quem é fã dos cavaleiros.... este é muito melhor que o primeiro que saiu no ps2.

Principais mecânicas:
  • ataques físicos e especiais baseados no Cosmo
  • golpes especiais clássicos
  • sistema de sétimo sentido, que permite liberar ataques mais fortes
  • combates relativamente rápidos

A grande melhoria em relação ao jogo anterior é o combate mais equilibrado e a possibilidade de cancelar combos, tornando as lutas menos travadas.

A história é o capitulo de hades no santuário e o início do submundo.

78065_front.jpg

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
31.987
Pontos
803
Eternal Ring (PS2) (38h): Mais um excelente jogo da FROM! É impressionante como a maioria dos jogos dela quando tem exploração, e sem mapa, faz com que vc consiga memorizar cada canto de cada mapa do jogo, ainda fico admirado com isso a cada jogo da FROM q jogo, e tb impressionado com minha memória q ainda está em dia hehe...Tiveram 2 conquistas q foram brabas, uma era zerar sem criar nenhum anel e sem coletar outros, exceto fireball, protect e divine...e a outra conquista era zerar antes que o dia 10 acabasse, não faço idéia de qto tempo era isso, mas fui correndo e consegui chegar na sala do boss final ainda no dia 9...A conquista sem criar anel foi muito foda, usar só fireball nos chefes, tinha q ter paciência hehehe...Enfim, gostei demais desse jogo, desses antigos dela q eu joguei (kf4, shadow tower e shadow tower abyss), deixo ele na segunda posição, atrás somente de King's Field IV.

DRjuCJ9.png

wIt7hlm.jpeg

sMPDAsp.jpeg

JGkBM2e.jpeg

wilneeto

Bam-bam-bam
Reações
1.307
Pontos
333
1773873067574.png

Terminei esse bonitão no switch, era o único resident evil que ainda faltava da leva "clássica".

Caras demorei em, foi um vai e vem atrás de item e etc... As vezes estava em um extremo do mapa, esquecia algo... começava a saga de abrir e fechar portas até chegar ao baú uahauh Fico pensando como a rapaziada conseguia terminar isso no PS1 com cd pirata e muitas vezes com leitor fodido :kfeliz

De qualquer forma um clássico!

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.448
Pontos
703
Super Hydlide, Mega Drive

1773950945972.png

1773950973430.png

1773951012575.png

1773951043443.png

Lá pra 2006-2007, tentei jogar no emulador, sem avançar muito. Anos depois, Resolvi tentar no Mega Drive. Fiz um Priest com o nome de Cicero. :khuebr
Li o manual dele pra entender melhor o jogo, segui as dicas dos NPCs...
Mas Jogão hein? Gostei das mecânicas dele. tem que saber administrar o personagem. Peso da "bagagem", os itens levar, ficar de olho na hora do jogo...
Sério q tem gente que não gostou? Mesmo sendo na zoeira, achei que o Angry Video Game Nerd pegou pesado com ele. Na época que joguei ele antes, sabia que era port do Hydlide 3 (via Bau de Jogos soube), que saiu pra MSX e outros PCs japas antigos.

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
31.987
Pontos
803
Resident Evil: The Umbrella Chronicles (Wii) (16h): Dando início ao evento do Wii no RA, começando por esse Resident Evil on-rail q passa pelos jogos RE0, RE1 e RE3, além deo outras partes q complementam a história, principalmente as partes do Wesker e Hunk. Bom jogo, deu pra testar a parte da mira do Wii aki em um controle normal, mas é bem difícil.

ngpzVUx.png

zYCvvNB.jpeg

lBY4KTW.jpeg

JHEaLeS.jpeg

WallaceSSilva

Veterano
Reações
884
Pontos
128
Castlevania_rondo_of_blood_jp.png
E hoje fecho a trinca das versões de Castlevania da geração 16bits finalizando Rondo of Blood do PC Engine. Jogo excelente que logo no STAGE 1 já mostra a que veio com excelente direção artística e uma das músicas mais memoráveis que é o tema “Bloodlines”, trilha sonora inclusive que foi uma grata surpresa já que Eu curti muito a de todas as fases e inclusive esse jogo faz um MIX meio diferente, um contraste que deu certo do som cristalino do CD e em certas partes o áudio a partir do gerador de som programável (PSG) nativo do console com aquele timbre clássico dos 8 bits. A jogabilidade achei a tradicional travada do IV apenas um pouco mais responsivo porém sem o chicote em 8 direções, é a boa e velha jogabilidade clássica aonde Eu acho que o que mais se distancia disso é a versão Bloodlines do Mega Drive. O level design também é um tanto diferente já que aqui você pode pegar caminhos alternativos dentro das fases que te leva para stages diferentes o que não acontecia nas versões dos outros consoles em que os caminhos eram lineares. A luta contra os Bosses é algo que a Konami peca, achei as lutas meio confusas igual foram no IV, nesse setor gostei mais das lutas do Bloodlines. Dificuldade achei na linha, alguns mais hardcores podem achar ele mais fácil porém Eu acho que ficou no ponto de algo para apreciar, o jogo também tem save por fase o que ajuda muito.
A parte gráfica agora entendo esse debate do “PC Engine é 8 ou 16 bits?” Claramente não tem nada de 8 bits no quesito gráficos e ao menos nisso o console me parece um autêntico 16 bits, agora na questão de cores simultâneas em tela fiquei meio confuso já que o que é dito é esse console consegue por até 482 cores simultâneas na tela, em uma pesquisa rápida encontrei que Rondo of Blood sustenta entre 150 a 200 cores porém aos meus olhos fica longe dos jogos super coloridos do SNES, tudo bem sabemos paleta do PC Engine é de 512 cores selecionáveis contra os 32.768 tons disponíveis no SNES, e dentre essas cores ambos os consoles lidam entre 100 e 200 de modo simultâneo na tela porém não achei ele tão colorido assim, sendo esse o jogo que tem um dos melhores gráficos desse console, não vi nenhum degrade que chegue perto do que o SNES é capaz mesmo que em tese como já dito ambos consoles sustentam mais de 100 cores durante a gameplay, me parece muito mais um Mega ligeiramente mais colorido porém mais lento.
Em resumo gostei MUITO e nem é memória afetiva já que só soube dessa versão depois de adulto, diferente as outras versões 16bits que já tinha jogado na adolescência. Pra mim um título obrigatório para quem curte a série. Sobre qual a melhor versão 16bits, essa Eu passo e nem tenho coragem de apontar o vencedor já que gostei muito dos 3, onde o ponto forte de cada versão é justamente o ponto forte do console, Bloodlines jogabilidade mais intensa/dinâmica , Super IV mais cadenciado botando mais cores na tela e os efeitos gráficos exclusivos do SNES e Rondo of Blood acho que fica no meio termo entre os 2, não tão colorido quanto o IV e não tão intenso com ação/velocidade quanto o Bloodlines.
Joguei no Emulador Retroarch utilizando o core Beetle PCE conectado a um TV de Tubo 29".
WhatsApp Image 2026-03-23 at 00.45.01.jpeg

WhatsApp Image 2026-03-23 at 00.45.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-03-23 at 00.45.02.jpeg

WhatsApp Image 2026-03-23 at 00.45.02 (1).jpeg

WhatsApp Image 2026-03-23 at 00.45.03.jpeg

Ultima Edição:

WallaceSSilva

Veterano
Reações
884
Pontos
128
Essas fotos lembram muito as tiradas nas revistas de videogames. :kluv
Acho que de tanto tirar foto de tela CRT acabei pegando o jeito :roxEsse jogo ficou simplesmente espetacular no meu Tubão 29", dava gosto de ficar só olhando e apreciando os gráficos, inclusive acho obrigatório jogar essa versão numa CRT ou OLED já que diversas partes da tela são com o fundo totalmente preto e detalhes do background utilizando cores escuras (construções do cenário) e claras brilhantes (velas com fogo, magias, inimigos) ao mesmo tempo, uma tela LCD/LED não tem contraste necessário para exibir uma imagem com essas características, gerando uma imagem toda acinzentada com cores desbotadas e o famoso black smearing que é o efeito ghosting mais acentuado em cenas escuras. Acredite pra quem é chato isso atrapalha a gameplay.

Ultima Edição:

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
30.650
Pontos
803
É um bom jogo, mas esbarrei na jogabilidade que é bem fraca e que fez eu dar uma nota mais baixa. Do resto gostei muito do jogo.

5838_front.jpg
Essa é sem dúvida alguma, uma das capas de jogos mais criativas que eu já vi até hoje.:klol
Visualizar anexo 495164

Terminei esse bonitão no switch, era o único resident evil que ainda faltava da leva "clássica".

Caras demorei em, foi um vai e vem atrás de item e etc... As vezes estava em um extremo do mapa, esquecia algo... começava a saga de abrir e fechar portas até chegar ao baú uahauh Fico pensando como a rapaziada conseguia terminar isso no PS1 com cd pirata e muitas vezes com leitor fodido :kfeliz

De qualquer forma um clássico!
Melhor resident evil que eu já joguei até hoje.
Resident Evil: The Umbrella Chronicles (Wii) (16h): Dando início ao evento do Wii no RA, começando por esse Resident Evil on-rail q passa pelos jogos RE0, RE1 e RE3, além deo outras partes q complementam a história, principalmente as partes do Wesker e Hunk. Bom jogo, deu pra testar a parte da mira do Wii aki em um controle normal, mas é bem difícil.

ngpzVUx.png

zYCvvNB.jpeg

lBY4KTW.jpeg

JHEaLeS.jpeg
Sempre tive vontade de jogar esses resident evil da série Chronicles , pena que na época só saiu para Wii e ps3, sendo que eu tive o xbox 360.

Fakecel Simpatia

Mil pontos, LOL!
Reações
3.453
Pontos
1.114

Terminei Powerslave no Saturn. O 3D até que é bom, o jogo roda relativamente liso pro que era framerate daquela geração, ele engasga só quando rolam explosões pesadas com vários inimigos na tela.

Sempre ouvi as comparações com primevania, e até consigo ver apesar de ser bem simplificado aqui. O mapa é composto por fases selecionáveis que resetam toda vez que você entra, quase todas elas contém 4 chaves e você precisa desbloquear as portas pra pegar tudo que a fase oferece e ir pra próxima, mas as vezes é necessário fazer um pouco de backtracking pra achar novos caminhos pra outras novas fases. Os upgrades são bem simples também, praticamente mudando mecanica de pulo com as fases desenhadas em volta disso.

Teve só uma fase que realmente achei meio ruim. Fase que tem que nadar muito com inimigo aquático e ficar voltando pra superfície pegar ar, quando você morre a fase começa do zero, e o ritmo pra fase embaixo d'água é muito mais lento refazer tudo. Outro ponto fraco são os bosses, mas dá pra dar cheese então fodase.

Meu Saroo travou o console bem antes dos créditos começarem a tocar, desgraça. :klolwtf

TheKingGamerBr

Veterano
Reações
253
Pontos
123
Flatout 1 - Steam

Muito bom, não tenho o que reclamar dele.

Pistas muito bem feitas, ótimos traçados, jogabilidade do jogo maravilhosa, graficos muito bons, IA doidona, sai quebrando tudo, se matam nas curvas, jogo extremamente divertido, além de uma boa trilha sonora.

Levou 3 horas e meia pra fazer 100% da carreira.

s0ier

Camisa 10 da OS
Reações
18.134
Pontos
753
Flatout 1 - Steam

Muito bom, não tenho o que reclamar dele.

Pistas muito bem feitas, ótimos traçados, jogabilidade do jogo maravilhosa, graficos muito bons, IA doidona, sai quebrando tudo, se matam nas curvas, jogo extremamente divertido, além de uma boa trilha sonora.

Levou 3 horas e meia pra fazer 100% da carreira.
Quando meu PC era um Core 2 Duo com 2GB de RAM DDR2 esse jogo me salvou legal, rodava de boas. Jogão!

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.448
Pontos
703
Hydlide 3, Windows

image.png

image.png

1774817112918.png

Depois de terminar o Super Hydlide, resolvi dar uma conferida nesta versão de PC, vinda no Hydlide Gold Pack. Não contando a intro e o final, dá pra jogar em inglês.
Usei DOSBox Pure Unleashed, instalei o Windows 98 SE jap e instalei o jogo nele.
Como tive alguma experiencia com Super Hydlide, que é um port do Hydlide 3, não demorei muito pra fechar. Há algumas diferenças, já que a versão de Win é baseada Na PC-88, com opção de graficos e som melhores. Não utilizei o modo Overdrive, em que os monstros dão mais XP.

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
31.987
Pontos
803
Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers (Wii) (13h): Gostei demais do jogo! Bons personagens, a música muito boa, as cutscenes e tb é bem bonito...agora, o jogo poderia ter sido muito melhor aproveitado na hora do combate, pois é só ficar jogando as coisas (objetos e monstros) pra derrotar...eles poderiam ter botado magia por exemplo, ficar tacando fire, fira, firaga e por ae vai...e tb alguma parte melee com espada, msm usando a parte do wii mote, poderia até ser uma magia, mas simulando um golpe de espada...mas no geral foi uma boa experiência, e pela qtd de conquistas q faltaram, nem arranhei o jogo, pq vi q dava pra fazer muita coisa ainda....tem bastante mini-games tb pra fazer e o resto do mundo pra explorar.

FlgAHJr.png

jDPmVyU.jpeg

Jf2H7X9.jpeg

watershed

Veterano
Reações
697
Pontos
108
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse (1990)

retroarch20260329161.png
retroarch20260402014.png

retroarch20260402015.png
retroarch20260403005.png

Gênero:
plataforma/side-scrolling.
Tempo total: 4 horas e 48 minutos (três tentativas até conseguir zerar).
Nota: 8/10.

dd9Screenshot1.png

Pontos positivos:
+ músicas de fundo são boas
+ visual simples, mas agradável
+ jogabilidade é funcional apesar da física mal implementada.
+ fases bem desenhadas
+ desafio na medida certa na dificuldade normal
+ progressão agradável

Pontos negativos:
- física de pulo e hitbox ruins.
- pouco fator replay (só tem o modo hard, que é ridiculamente difícil e frustrante).
- poderia ter mais uma ou duas fases (jogo é curto demais).

Conclusão:
É aquele típico jogo de plataforma simples do começo dos anos 90 e final dos anos 80 em que geralmente você tem que zerar de uma vez por não ter opção de salvar. O jogo apesar de curto e simples, é bem divertido. Recomendado para qualquer fã do gênero.

330MegaShock

Supra-sumo
Reações
715
Pontos
178

retroarch20260329161.png
retroarch20260402014.png

retroarch20260402015.png
retroarch20260403005.png

Gênero:

dd9Screenshot1.png

Pontos positivos:
+ fases bem desenhadas
+ progressão agradável

Pontos negativos:
- pouco fator replay (só tem o modo hard, que é ridiculamente difícil e frustrante).

Conclusão:
É aquele típico jogo de plataforma simples do começo dos anos 90 e final dos anos 80 em que geralmente você tem que zerar de uma vez por não ter opção de salvar. O jogo apesar de curto e simples, é bem divertido. Recomendado para qualquer fã do gênero.
Você está falando que Castle of illusion do Mega Drive tem VISUAL SIMPLES, física mal implementada e hit box ruim?

Que é um jogo SIMPLES , qualquer coisa ," típico " da época? Que em 1990 o jogo não salvar é algo a importante a se notar?

Tá de sacanagem? Não é possível.
Isso só pode estar acontecendo se você tiver 20 anos ou menos de idade e está jogando agora o Castle.

Vai jogar um Awesome Possum, c***lh0, pra saber e pegar experiência do que é jogo com física ruim.

O doido, nem volto mais nesse fórum hoje pra não atacar a minha ÚLCERA .

watershed

Veterano
Reações
697
Pontos
108
Você está falando que Castle of illusion do Mega Drive tem VISUAL SIMPLES, física mal implementada e hit box ruim?

Que é um jogo SIMPLES , qualquer coisa ," típico " da época? Que em 1990 o jogo não salvar é algo a importante a se notar?

Tá de sacanagem? Não é possível.
Isso só pode estar acontecendo se você tiver 20 anos ou menos de idade e está jogando agora o Castle.

Vai jogar um Awesome Possum, c***lh0, pra saber e pegar experiência do que é jogo com física ruim.

O doido, nem volto mais nesse fórum hoje pra não atacar a minha ÚLCERA .
Aprenda a interpretar um texto corretamente e depois volte a comentar, meu filho.

E sim, a física é estranha. O Mickey parece flutuar no ar, como se a aceleração da gravidade estivesse muito baixa.

Cosmão

Lenda da internet
Reações
16.151
Pontos
1.524

retroarch20260329161.png
retroarch20260402014.png

retroarch20260402015.png
retroarch20260403005.png

Gênero:

dd9Screenshot1.png

Pontos positivos:
+ fases bem desenhadas
+ progressão agradável

Pontos negativos:

Conclusão:
Esse jogo no hard muda completamente!
Toda a abordagem e jeito de jogar que vc aplicou jogando no normal, precisa reaprender no hard!
Inimigos em maior número e em locais estratégicos, sua energia extremamente escassa, chefes esponjas de dano, deixa bem frustrante realmente.

watershed

Veterano
Reações
697
Pontos
108
Esse jogo no hard muda completamente!
Toda a abordagem e jeito de jogar que vc aplicou jogando no normal, precisa reaprender no hard!
Inimigos em maior número e em locais estratégicos, sua energia extremamente escassa, chefes esponjas de dano, deixa bem frustrante realmente.
Eu consegui passar da primeira fase, mas morri na segunda. Um usuário no RA deu uma dica sobre farmar vidas na primeira fase.

Realmente, o jogo fica tenso mesmo.

Topo Fundo