O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Qual foi o ultimo jogo retro que vc terminou???

Solid Dante

Lenda da internet
Reações
19.264
Pontos
1.639
250px-Half-Life_2_cover.jpg

Half Life 2 - PC - Steam

só precisei de guia em uma parte, joguei até uns 70% do jogo no normal, e no final tive que baixar pro fácil.

bmk4t.jpg

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Reações
26.160
Pontos
403
2026-06-27-14-47-18-588-top.jpg

2026-06-27-14-47-18-588-bot.jpg

Metal Gear Solid: Snake Eater 3D

Apesar desse ser o terceiro título da franquia, em termos de enredo, os acontecimentos precedem os que ocorrem no primeiro e segundo game, portanto esse parece ser uma ótima porta de entrada para conhecer a franquia.

Joguei esse jogo pela primeira vez no PS2, quando ainda era guri. Naquela época eu não manjava muito de videogame e dropei do jogo por não saber como que salvava. Descobri essa versão de 3DS que é mais barata que a de PS2 tunada (Subsistance) e ainda tem alguns aprimoramentos de jogabilidade.

2026-06-26-21-51-19-382-top.jpg

2026-06-26-21-51-19-382-bot.jpg

O jogo conta a história de um agente secreto que usa o codinome Naked Snake em suas missões, ele recebe a missão de se infiltrar em uma selva para resgatar um cientista russo que estava trabalhando em uma super arma nuclear para a URSS e resolve debandar para tentar evitar o fim do mundo.

Durante a trama, encontramos diversos vilões (chefes) com personalidades e trajes únicos, todos com o DNA do gênio dos videogames, Hideo Kojima. A priori parece ser um jogo focado no realismo, mas as loucuras que vemos ao longo da trama são típicas do Kojima e ficou muito legal.

O nosso personagem pode se comunicar com a base a qualquer momento e receber instruções de sobrevivência, armas, medicina e sobre a missão em si.

No geral eu gostei muito da história, é cheia de personalidade, traição, emoção, crítica social e com um baita plot twist (e o plot twist do plot twist no pós créditos).

2026-06-27-16-25-33-694-top.jpg

2026-06-26-21-51-19-382-bot.jpg

A jogabilidade é um misto de satisfação e frustração. Satisfação porque ela é muito original, aqui temos uma mecânica de camuflagem, que a depender do terremos precisamos trocar nossa roupa para passar despercebidos pelos soldados. Também temos a opção de um confronto direto, mas aí ficamos dependente de munições e armas de grosso calibre. Temos uma arma bacana chamada MK22 que nos permite dar tiros com tranquilizante nos caras.

A frustação é porque a mira aqui é muito ruim. Não sei se o C-Stick do meu New 3DS está quebrado, mas é muito impreciso mirar em primeira pessoa. Tanto que acabei desabilitando ele no meio do jogo e usei os botões direitos para ajustar a câmera, assim como é no PSP. Talvez se eu estivesse usando o circle pad pro a experiência fosse melhor.

A opção de mira automática ajuda em algumas situações, mas também não é muito precisa.

1783528656555.png
1783528669219.png

O jogo é cheio de easter eggs e alternativas diferentes para concluir um objetivo. Os chefes são todos difíceis de passar sem a ajuda de um detonado. Imagino que o cara que for seco vai passar muito raiva. Mas para quem gosta de desafios, é um prato cheio.

Graficamente o jogo é muito bonito, já na versão de 2004 ele era tido como um dos mais bonitos da geração, e remasterizado para o 3DS ficou bem bacana. E o efeito 3d nas custcenes realmente aumenta a imersão, embora in-game não valha a pena ser usado.

1783528864577.png
1783528870920.png

Um ponto negativo é que a grama/mato, importante para nos escondermos e ajudar na camuflagem, as vezes demora para aparecer na tela, o jogo só renderiza quando estamos muito perto. Parece que não usaram bem a memória do console.

Também notei algumas quedas de FPS, principalmente quando há trocação de tiro contra mais de um soldado. Imagino que no 3ds old a situação seja pior.

1783529039205.png
1783529045324.png

Como o jogo se passa nos anos 60, a trilha sonora contém muito jazz e algo que lembra filmes de espionagem do James Bond.

Em termos de ambientação o jogo é show, os cenários são variados, desde florestas úmidas cheias de animais peçonhentos, a montanhas desertas, esgotos fedidos e cavernas escuras.

1783529218114.png
1783529223155.png

Metal Gear Solid 3 é tido por muitos como um dos melhores jogos da 6ª geração de consoles, e agora eu entendo o porquê de tanta idolatria.

Para quem tem um 3ds esse é um jogo obrigatório, um dos poucos jogos adultos do console. E para quem tem o PS2 ele é ainda mais recomendado, principalmente sua versão Subsistence.

MGS 3 recebe o selo de absolute videogame. :kpepeglass

1783529423724.png
1783529428204.png

BarbudimGamer

Bam-bam-bam
Reações
1.891
Pontos
233
Análise - Super Sidekicks 3: A Próxima Gloria (Neo-Geo)
Nota:
9/10

1783531869004.png
Super Sidekicks 3: The Next Glory (A Próxima Glória) é um jogo incrível e representa o verdadeiro ápice da franquia clássica no Neo-Geo. Embora eu ainda considere o seu sucessor direto o Ultimate 11: The SNK Football Championship (Super Sidekicks 4) aka Tokuten Ou: Honoo no Libero, um jogo superior, o terceiro capítulo da saga brilha intensamente, especialmente em um aspecto: a dublagem apesar de não ser perfeita é infinitamente melhor e mais marcante que a do título seguinte, com o dublador que ao menos parece brasileiro e não latino.

O que torna o jogo fantástico:
Atenção aos Detalhes: O jogo exala carisma. A física arcade permite momentos hilários e satisfatórios, como poder derrubar os jogadores com uma bolada forte, e isso inclui a satisfação de atingir o juiz de propósito.

Apresentação Visual Dinâmica:
Os lances de câmera dramáticos durante as faltas e gols dão um clima de transmissão de TV sem igual.

Efeitos de Escala (Zoom):
O bom uso do hardware do Neo-Geo para fazer o zoom in e zoom out dinâmico na bola e nos jogadores funciona perfeitamente, inclusive em lances de chances de gols, dando uma sensação de profundidade incrível para a época.

Variedade:
A inclusão de 64 seleções divididas em regiões trouxe uma vida útil gigante ao modo arcade.

Obs.:
Nunca fui muito bom nesse jogo, então tive que jogar no Level-2 Progressivo e não fixo, e mesmo assim penei. kkk Joguei via FBA-Neo no RetroArch com shaders pra tratar o dither.

Veredito
Um clássico obrigatório para os amantes do futebol arcade. Ele equilibra perfeitamente a jogabilidade rápida, gráficos soberbos para a era 16-bits e aquela diversão descompromissada que só a SNK sabia entregar nos anos 90.

ssideki3-260708-114628.png

ssideki3-260708-115137.png

ssideki3-260708-115308.png

ssideki3-260708-115306.png

ssideki3-260708-115310.png

ssideki3-260708-115454.png

ssideki3-260708-115525.png

ssideki3-260708-115656.png

ssideki3-260708-115706.png

ssideki3-260708-115640.png

ssideki3-260708-115747.png

ssideki3-260708-115750.png

no4mat

Supra-sumo
Reações
1.129
Pontos
183
Ultima VII - The Black Gate (Exult)

1783536394661.png

Foi uma experiência incrível jogar o Ultima, coisa que queria já há um tempo, mas tinha colocado na cabeça que só o faria quando achasse um monitor de tubo. Em primeiro lugar, o mundo se apresentou como algo muito vivo e interessante, achei legal conversar com os NPCs e investigar as coisas. Tudo tem uma rotina própria, você pode interagir com quase tudo e há vários segredos espalhados. Como o jogo é de 1992, ele precede o estabelecimento de vários aspectos fixos dos rpgs subsequentes. Então, era como aprender um jogo novo com outras mecânicas e outras lógicas, coisa que não sentia há muito tempo. Hoje, por mais que os jogos tenham suas inovações, elas ocorrem dentro de enquadramentos bem específicos de experiência onde você acaba por conseguir decifrar as coisas, tudo faz sentido dentro de um conjunto já estabelecido naquele gênero. Ultima VII foi diferente, foi como ser criança e estar diante de um jogo novo, diferente e fascinante a ser decifrado.
Gostei muito do ritmo do jogo, senti que o combate era algo quase opcional, algo que faria mais sentido em um mundo mais vivo e real. Num mundo onde você está buscando resolver algum mistério, acho muito estranho ter que parar sua jornada em um deserto e matar 200 escorpiões antes de avançar sua jornada apenas porque precisa "upar". O Ultima não foi feito assim, os monstros se oferecem como obstáculos à sua aventura, mas de forma realista. Por exemplo, tinha um acampamento de bandidos no caminho ou um grupo de criaturas vagando pela floresta. Gostei muito do progresso do jogo nesse sentido.
Apesar dos gráficos serem antigos, eles têm seu charme. As músicas também são boas, mas senti que houve muito silêncio porque elas tocam em locais especiais e não constantemente.
Muita coisa precisei consultar na internet até para entender a lógica de alguns mecanismos do jogo, mas isso não abalou a experiência. Uma chatice é gerenciar os itens entre toda sua party (que limitei a 6 personagens). É uma bagunça! Esse é um problema do jogo, mas também é algo da época e pode ser dado como exemplo de algo que os RPGs mais novos fizeram melhor. Eu tive item que sumiu, simplesmente não estava em lugar nenhum! Aliás, algo que foi legal durante o jogo foi usar um caderno para anotar as coisas do jogo, isso ajudou bastante.

Acho que se tornou um dos meus jogos favoritos. Parar num sábado pela manhã e jogar Ultima VII realmente me transportava para outro tempo. Optei por não jogar a expansão por enquanto. Agora, estou tentando entender o Ultima Online e ver se é algo para mim. Falando em jogo online, como podem ver pela imagem o Tibia teve muita inspiração no Ultima VII.

Defender_of_Earth XXIII

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.820
Pontos
989
7b4fd6df1d423ee35744e90a1c5cdf3d.jpg

God of War II HD (PS3)

Acho que sou um dos poucos brasileiros que nunca terminou este jogo (apesar de ter jogado ele quase inteiro nas casa dos outros). Então, tirei a poeira de meu PS3 Slim velho de guerra, e finalizei a bagaça, jogando no normal. Pouco mais de 10 horas muito intensas e divertidas. Minha única crítica são alguns vídeos que ficaram com a resolução ruim.

Desnecessário falar mais algo, além de recomendar a quem ainda não jogou por "n" motivos.

TheKingGamerBr

Bam-bam-bam
Reações
355
Pontos
248
250px-Half-Life_2_cover.jpg

Half Life 2 - PC - Steam

Eu já tinha jogado umas 2x, mas em ambas tinha ficado perdido no começo, logo que tu entra naqueles predios, mas eu tinha lá meus 13~14 anos...

Aí agora peguei pra jogar mesmo, e consegui ir até o final, só precisei de guia em uma parte, joguei até uns 70% do jogo no normal, e no final tive que baixar pro fácil.

Excelente jogo, é tudo que dizem dele mesmo, ter jogado isso em 2004 deve ter sido incrivel.
Aproveitando o Embalo...

Half-Life_2_-_Episode_One.jpg

Half-Life_2_Episode_Two.jpg

Half-Life_2_Lost_Coast_header.jpg

10/10 Que jogo!!!

Agora é aguardar o Half Life 3 :ksnif

Topo Fundo