Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Continuando minha maratona Metal Gear.
Outro jogo extremamente a frente do seu tempo. Fazia tempo que eu havia jogado e confesso que o jogo mexeu com a minha mente quase como se fosse a primeira vez
O enredo e as nuances que ela possui, os paralelos com a vida real, a quebra da 4ª parede (denovo!), é até difícil entender e acompanhar, de forma positiva.
O jogo foi lançado a quase 20 anos, mas é extremamente atual, parece até que o kojima viajou no tempo, viu como a humanidade iria caminhar, voltou e fez o jogo. É bizarramente profundo e atual.
O gameplay evoluiu de forma surreal, lembrando que o jogo lançou pouco mais de 1 ano depois do lançamento do próprio ps2 e apenas 3 anos após o primeiro MGS, incrível como souberam aproveitar tão bem em tão pouco tempo a tecnologia que o ps2 oferecia. O core do gameplay é o mesmo, mas 10x melhorado e com adições excelentes, como a possibilidade de esconder corpos, a câmera em primeira pessoa ao mirar (amém!), a possibilidade de se pendurar nos locais, de subir em pequenas elevações, a nova arma tranquilizante, a possibilidade de atirar nos rádios de comunicação dos guardas... Enfim, muitas adições. O gameplay desse jogo tem coisas impressionantes até hoje, como a IA por exemplo, que é incrivelmente boa, e posso falar sem exagero que nesse aspecto é melhor que muita coisa entregue hoje. Os guardas tem reações bem orgânicas pra época, tipo chamar ajuda no rádio quando te vê, ficar desconfiado com manchas de sangue, acordar algum guarda que você botou pra dormir ou virem investigar algum que deixou de responder as chamadas do rádio, aumentar a segurança do último local em que você foi visto... Muito foda.
Os gráficos são lindíssimos, como eu disse, souberam usar muito bem a capacidade de um console tão novo no mercado. Aliás, a evolução gráfica nessa época foi uma coisa insana, put* que pariu.
É um jogo grandioso, mas não acho que atingiu o nível do primeiro por 3 motivos:
1- O Raiden. Vejam, eu não tenho nada contra o visual dele, tampouco torço o nariz por não controlar o Snake, o problema é que a personalidade do Raiden, ele como personagem mesmo, é muuuuito sem graça. Ele não tem um jeito condizente com o seu background, nem com sua função como soldado/agente, além disso a dublagem dele falha em passar emoção em muitas cenas.
2- Os cenários. No geral eu gosto da Big Shell, visualmente falando, o problema é que é muito estreito e cheio de corredor em vários momentos, o que limita muito a criatividade na hora de passar desapercebido.
3- Trilha sonora. Infelizmente não é nem sombra do que foi no primeiro, sinceramente achei bem ruinzinha, especialmente nas boss battles. Não consegui evitar a sensação de não combinar com a situação, ela falha em injetar adrenalina, como a do primeiro fazia.
Jogo incrível, mas 1 degrau abaixo do primeiro e 5 degraus abaixo do terceiro que é o meu favorito (a não ser que o 5, que ainda não joguei, tome esse posto) e o próximo que irei jogar, dando andamento a maratona.