O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual livro mudou a sua vida?

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.789
Pontos
453
li recentemente e confesso que não gostei.
Achei que fosse ser algo mais "rebelde", mas me pareceu uma representação muito comum do conflito juvenil da idade.
Talvez se eu tivesse lido mais velho, também não tivesse gostado.

Mas lembro que quando comecei a ler, também tivesse essa sensação.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Agenda Inventada. Li quando era bem novo e me fez entender melhor o mundo adolescente fora da minha bolha de videogames, locadoras e afins.

212506

Não sou fã de leitura então não lembro de quase nada que tenha lido até o fim.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Crime e Castigo

Eu li Quincas Borba do Machado de Assis antes de ir pro Dostoiévski. Foi a primeira vez que tive calafrios lendo, e foi por causa daquele final. Sei lá, na época que li achei a coisa mais sinistra do mundo. Ai veio Crime e Castigo, Irmãos Karamázov, os Demônios, O Idiota. Meu escritor favorito de todos os tempos. Nunca encontrei alguém que construísse personagens como ele.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.233
Reações
7.105
Pontos
703
212607

Longe de ser o melhor ou coisa do tipo, mas que mais marcou indiretamente foi esse, pq foi o primeiro que eu li depois de ser alfabetizado isso na pré-escola e fez eu perceber que gosto de ler, tanto que lembro disso, do nome, da sensação de ler e da história até hoje 30 anos depois.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
O livros dos espíritos
Os segredos da mente milionária
Minutos de sabedoria
O poder do subconsciente
O poder do hábito
Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
12 anos de escravidão
A menina que roubava livros
Caçador de pipas
E mais alguns outros que não lembro agora mas q tbm mudaram minha vida, alguns drasticamente...
 


Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Poderia citar vários livros que abriram minha mente para novas ideias e oportunidades (livros importantíssimos para mim),

mas focarei minha postagem em livros que mudaram minha vida de uma perspectiva essencialmente prática:

DEEP WORK
OIP.7EAR90CF-qgxzPF9VFGs9wHaLM


WHY WE SLEEP
OIP.VYLZF00CpwhV6b6AcontRAHaLM


A lição que tiro desses livros é, em resumo, que algumas das grandes qualidades do indivíduo moderno são, na realidade, grandes defeitos. E pode parecer que a sociedade deseja isso de você, mas essa própria sociedade vai te punir por isso e premiar justamente os poucos que não têm essas alegadas "qualidades".

Essas falsas qualidades são:
  • o trabalho multi-tarefa. O primeiro livro destrói o mito de que essa é uma boa característica. Mostra como você faz muito melhor focando em uma coisa de cada vez. Focar em muitas coisas ao mesmo tempo é, na verdade, não focar direito em nada. A cultura do multitasking é tão difundida e elogiada que estas simples palavras já podem estar ofendendo alguém.
  • e o dormir pouco. Impressionante como as pessoas até se orgulham de falar que dormem 5 ou 4 horas por noite. O livro fala dos impactos na saúde e também na produção laboral e intelectual. Mesmo quem só pensa em trabalho, está fazendo m.erda ao dormir pouco. Quem dorme pouco vive num estado de névoa constante, nunca estando verdadeiramente desperto.
 
Ultima Edição:

MathRuh

Bam-bam-bam
Mensagens
226
Reações
132
Pontos
228
213549

Selitos era sábio. Compreendia o quanto a tristeza é capaz de deturpar um coração, o quanto as paixões levam homens bons a insensatez.
 

UmTalDedé

Ser evoluído
Mensagens
42
Reações
119
Pontos
33
O que mais mudou minha vida foi certamente Os Demônios, de Dostoiévski. Reli seis vezes, e provavelmente nunca cessarei de reler.

Recentemente o que mais me influenciou foi provavelmente Blood Meridian, do Cormac McCarthy. Marcante demais.
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
O livro "Pequeno tratado das grandes virtudes" esta me fazendo pensar em coisas que em algum momento escutei na vida, na escola. Mas nunca com esta profundidade.

O livro "Solving the procrastination puzzle" me deu uma explicação bem clara sobre a procrastinação. Que por sinal se não fosse isso eu não estaria lendo o livro acima.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
227961

Não sei se diria que "mudou" minha vida, mas no mínimo marcou.
Eu li mais ou menos 35 livros na minha vida, sendo 33 de futebol, 1 de xadrez e essa master piece.

Na época (2010) fiz até um tópico:


A hiperatividade nunca me deixou ler, nem mesmo quando vinha trabalhar de ônibus. Depois comprei carro e o smarphone se popularizou, aí já era, acho que nunca mais vou ler um livro.
 

Noturnos197

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.419
Reações
4.144
Pontos
1.284
229873
Harry Potter e a Câmara Secreta
um amigo de meu irmão emprestou para ele e eu que acabei lendo. Foi esse livro que me fez votar a gostar de ler, estava na época de na escola só passarem livros tipo Dom Casmurro ou Senhora, o que me fez passar a preferir assistir animes ou observar a parede do que sentar para ler um livro.
Li ele antes do primeiro da serie e até hoje é o meu favorito.
 
Ultima Edição:

Equilibrium

Larva
Mensagens
14
Reações
31
Pontos
3
Crime & Castigo - Fiódor Dostoiévski — Leitura sensacional, quase um estudo sobre culpa, além de muitas reflexões;
O Anticristo - Friedrich Nietzsche — Já perdi a conta de quantas vezes reli e creio que não compreendi 100% as ideias apresentadas. Muitas camadas;
Anarquia, Estado e Utopia - Robert Nozick — Me afetou/influenciou muito na esfera sócio-política;
Jacaré-de-papo-amarelo - Série Bichos Em Perigo — Livro infantil. Minha mãe lia para mim antes de dormir, graças a isso me tornei um leitor. Obrigado mãe!
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Walden ou a vida nos bosques - Thoreau

Eu li esse livro com expectativas altas e não me surpreendeu. Pra falar a verdade, eu custei para terminar de ler, achei ele um pouco enfadonho.

Ressalto que o cara tem algumas ideias além do tempo, principalmente em termos de vida ecológica e desligamento da vida urbana, ele previu no seculo XIX o que estamos vivendo agora.

Fiz um comentário sobre esse livro no tópico dos livros lidos. Tem o mesmo texto no Skoob.: Inclusive, foi a ultima resenha que eu fiz por lá.
 

lordruler96

Bam-bam-bam
Mensagens
609
Reações
1.682
Pontos
233
9788535923025_gg.jpg


Esse livro moldou um pouco minha personalidade em relação a relacionamentos que não dão certo. O livro conta a história de um cara fracassado que todos relacionamentos na vida dele dão errado, então o cara vai atrás das ex dele se perguntar pq deu errado.

Além de ser um livro que moldou minha personalidade, ele ensina a gente a encarar as coisas ruins que acontecem na vida com bom humor.


81nUthzU+xL.jpg


Esse aqui é um daqueles livro de autoajuda que o cara tá cansado do sistema trabalhista convencional e molda nossa mente para ganhar dinheiro com a internet, automatizando as coisas, gastando menos tempo possível, utilizando freelancer, etc.

O diferencial desse livro é a forma que o autor escreve, enquanto estava lendo ele, juro que a sensação que eu tinha era de q podia conquistar tudo. Você sente que o autor é um cara com uma boa autoestima, e enquanto ele escreve para nós, parece que a gente vai vencer por estar junto com ele.
 
Ultima Edição:

ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
Eu li esse livro com expectativas altas e não me surpreendeu. Pra falar a verdade, eu custei para terminar de ler, achei ele um pouco enfadonho.

Ressalto que o cara tem algumas ideias além do tempo, principalmente em termos de vida ecológica e desligamento da vida urbana, ele previu no seculo XIX o que estamos vivendo agora.

Fiz um comentário sobre esse livro no tópico dos livros lidos. Tem o mesmo texto no Skoob.: Inclusive, foi a ultima resenha que eu fiz por lá.

O primeiro capítulo - Economia, é o melhor de todos e ocupa metade do livro acho, ali está o grande impacto. Os capítulos posteriores são mais simples.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Lo Pan

Supra-sumo
Mensagens
434
Reações
1.656
Pontos
158
Livro que "Mudou minha vida" eu não tenho. Leio com habitualidade, seja por passatempo ou necessidade da minha profissão, estou sempre acessando literatura ou constituindo estudo por filologia como ferramenta crítica; sem grandes interregnos entre uma obra e outra, toda leitura tem sua importância na minha vida, mas nenhuma funciona como livro de cabeceira.

O que posso manifestar são leituras com impacto reflexivo perene, sempre trazendo novos questionamentos em interpretações dissonantes da obra por novas leituras em momentos distintos da minha vida.

Dito disso, duas obras com impacto notório foram os livros do judeu italiano Primo Levi.

Levi foi um sobrevivente do campo de extermínio Auschwitz, sua obra É isto um homem? Disserta a necessidade do Reich em (des)humanizar humanos, reduzir pessoas ao critério de pragas para cometer os atos hediondos. Segundo Levi, até para o algoz, é necessário a inexistência de humanidade nos olhos da vítima, se o carrasco enxerga um igual no oprimido não há forma de operar a máquina do morticínio.

Ele relata como os mecânicos das fornalhas e operadores das salas de gás estavam sempre embriagados por absinto, evitando qualquer ato de consciência humana ou questionamento de ordens absurdas; como judeus, ciganos, eslavos, testemunhas de jeová, homossexuais e deficientes físicos eram transportados em trens de bovinos sem banheiro por dias até o ponto de desembarque, fazendo as pessoas num ato de desespero a evacuar suas necessidades no meio das ruas de Colônia e Munique, causando repulsa em mulheres e crianças alemãs que indagavam: É isto um homem?

São livros fortes, necessários para formação crítica indubitavelmente, porém pesados para uma leitura esporádica.

Como lido com pessoas, minha tolerância e complacência recebeu relevância significativa dessas obras, sempre promovendo meu questionamento se determinadas pessoas estão sendo (des)humanizadas por mídia e agendas políticas.

Meu acesso às obras de Primo Levi ocorreram em minha juventude, entre meus 19 e 20 anos, hoje com 33 ainda consulto suas páginas quando preciso produzir um texto de ciências humanas no trabalho ou desejo refletir com alguma profundidade para algum questionamento pessoal.


RwtTB1x.jpg
 

Fresco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
855
Pontos
534
Investimentos Inteligentes, por Gustavo Cerbasi.

Esse livro me transformou de um analfabeto financeiro a uma referência nesse assunto nos meus círculos.

Esse autor aborda como nossa vida financeira afeta o resto da nossa vida.

A partir dele, acredito que eu tenha feito boas escolhas que me levaram a ter muito mais tranquilidade.
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Caibalion

OIP.achKlEZ5Fw1tLIP_ky3q7gHaJa




Lia um cap. e assistia uma palestra da Lucia Helena Galvão.
Vejo o mundo de outra maneira e nem vou dar spoilers
 
Mensagens
193
Reações
583
Pontos
168
1651264237959.png

Li esse livro por obrigação para fazer um trabalho de filosofia e foi o livro que me salvou de ser um ateuzinho convicto mesmo após ler os principais livros do Carl Sagan.

Santo agostinho foi um filósofo do mais alto calibre, toda a trajetória dele partindo de jovem rebelde totalmente entregue ao prazer pelo pecado até a descoberta do amor de Deus, partindo para uma vida em busca da verdade são impressionantes.

De fato, nós somos apenas bactérias que vivem em um emaranhado de poeira chamada Terra. Somos apenas mais um ponto no meio de uma galáxia de mais de cem bilhões de estrelas. Se existimos, portanto, é porque Deus nos sustenta no ser. Foi essa experiência filosófica de amor e horror que me ajudou a superar o ceticismo e o materialismo.
 
Ultima Edição:

Mancebo

Veterano
Mensagens
262
Reações
561
Pontos
118
41esH+sJ5hL.jpg

Faz um tempo que li esse livro, por indicação de uma amiga. Olha, tem que ter fôlego pra ler, pois a história é triste demais!!!

Me ensinou muitas lições de vida, recomendo a leitura.

Tem um outro também, chamado: "Dias de Inferno na Síria" (Klester Cavalcanti). Putz, chorei lendo esse livro...mostra uma humanidade incrível que algumas pessoas ainda tem nesse mundo tão cheio de mimizentos individualistas.

81p797SyihL.jpg
 

Mancebo

Veterano
Mensagens
262
Reações
561
Pontos
118
Visualizar anexo 256456

Li esse livro por obrigação para fazer um trabalho de filosofia e foi o livro que me salvou de ser um ateuzinho convicto mesmo após ler os principais livros do Carl Sagan.

Santo agostinho foi um filósofo do mais alto calibre, toda a trajetória dele partindo de jovem rebelde totalmente entregue ao prazer pelo pecado até a descoberta do amor de Deus, partindo para uma vida em busca da verdade são impressionantes.

De fato, nós somos apenas bactérias que vivem em um emaranhado de poeira chamada Terra. Somos apenas mais um ponto no meio de uma galáxia de mais de cem bilhões de estrelas. Se existimos, portanto, é porque Deus nos sustenta no ser. Foi essa experiência filosófica de amor e horror que me ajudou a superar o ceticismo e o materialismo.

Comecei a ler numa época, mas não tive muita paciência. Lendo a sua postagem, me deu uma baita vontade de lê-lo; tanto que já estou com ele aqui, acabei de iniciar a leitura. Obrigado pela indicação.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.632
Reações
12.352
Pontos
854
Respondendo diretamente ao OP, esse livro foi o que de fato mudou minha vida:

1652705090304.png
 
Topo Fundo