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Qual melhor rpg da geracao passada? (Ps3/x360/wii)

Léo Stanbuck

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Tá sendo duro ver Ni No Sono sendo apontado como um dos melhores da geração.

A jogabilidade do jogo é fraca demais. Quem já jogou mais do que 10 RPGs ficou enjoado de jogar Ni No Kuni.
 

Léo Stanbuck

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Ah, meu RPG preferido foi Valkyria Chronicles. Top 3 de RPGs táticos que já joguei na vida. Completamente diferente, história madura e interessante, jogabilidade perfeita e desafiadora.

Não joguei todos que eu quero, mas ainda farei. No entanto de todos que joguei Valkyria Chronicles tem destaque pelo fator novidade + qualidade.
 

Pockett

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Tá sendo duro ver Ni No Sono sendo apontado como um dos melhores da geração.

A jogabilidade do jogo é fraca demais. Quem já jogou mais do que 10 RPGs ficou enjoado de jogar Ni No Kuni.

concordo 100%
Pra mim ele só tem graficos bonitos mesmo, o sistema dele não funciona bem, tanto que dá pra fechar o jogo utilizando apenas os mesmos pets, des do começo
 

Pockett

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da gen passada os melhores RPGs que joguei foram
TheElderScrollsVSkrim.png

Resonance-of-Fate_PS3_FOB_ESRB.jpg
 


WangTang

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Meio cheating mas não dá para separa-los, os 2 juntos são o melhor jogo da minha vida.

Se não for ele, fico com Xenoblade Chroncicles.
 

vr-struper

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Bom, é sua opinião. Agora na minha opinião é um game sem um world map, sem roteiro definido, sem conversa com NPCs, sem labirintos, sem enigmas, cenários limitados para exploração definida e progressão simples como um games de ação; novamente, na minha opinião, é um hack n slash com elementos de evolução de RPG; de forma alguma um dia vou conseguir classificar de outra forma.
Exato, se fizermos um exercício mental fica ainda mais evidente: Tente transportar Dark Souls para 8/16bits, ele está então mais perto de Castlevania ou de Final Fantasy/Phantasy Star?

A resposta é óbvia e só porque o jogo tem esse lance mais poético, pessoal já coloca ele como RPG, mesmo ele sendo um jogo de ação baseado totalmente no combate e com uma história em segundo plano, que por mais seja é ótima e blablabla, não é parte essencial do caminho, diferente de qualquer RPG onde o foco do jogo é na apresentação da história (muitos inclusive tem jogabilidade péssima porque o foco é a narrativa).

Se Dark Souls é RPG, então Heavenly Sword, Ninja Gaiden, Bayonetta, Castlevania, God of War, até o saudoso Double Dragon serão todos RPGs. Se ter história é ser RPG, todo jogo hoje é RPG.
Porque acho que Souls/Borne é RPG.

Sem World Map - RPG não precisa ter World Map pra ser considerado RPG. Diversos RPGs não usam World Map, os RPGs táticos por exemplo que seguem um caminho mais linear, como os Shining Force, Disgaea e outros. Muitos outros RPGs seguem um conceito de capítulos que a história vai se desenrolando em lugares diferentes sem um mapa próprio, tipo Eternal Sonata ou Valkyria Chronicles.

Sem roteiro definido - Existe um roteiro definido, ele só não é esfregado na nossa cara. Você precisa montar os pedaços da história na sua cabeça e interpretar o enredo da sua forma. RPG na teoria não é interpretar papel?

Sem conversa com NPCS - Existem poucos NPCs, mas são mais do que o suficiente para a proposta do jogo. Maioria dos RPGs são lotados de NPCs inúteis que só falam besteira. No caso, FFXIII então não seria RPG?

Sem labirintos, enigmas - Aqui Souls tem de sobra, DkS1 tem uma penca de áreas secretas e opcionais.

Cenários limitados para exploração definida e progressão simples como um games de ação - Bloodborne por exemplo te da uma penca de caminhos pra seguir. Qual jogo de ação/hack'n'slash não é linear ou por fases? DMC, Bayonneta, GOW e outros todos seguem esse estilo.

Acho que quando dizem que Souls não é RPG a pessoa está presa a conceitos que foram gerados nos 8 bits/16 bits.
Por cada uma dessas definições, Castlevania do PS1 é um RPG então, afinal tem combate, tem magias, tem EXP, tem armas com atributos, tem um mapa que pode ser explorado ao seu gosto, tem conversas, tem áreas opcionais, tem NPCs. É um Dark Souls em 2D sem a dificuldade no combate.

E como assim conceitos dos 8/16 bits? Esses conceitos devem ser jogados no lixo por qual motivo? Esses jogos foram a base de tudo que veio a seguir e só porque a tecnologia evoluiu deixando todos os jogos mais cinematográficos, a base é a mesma.
 
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Jorn

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Ah, meu RPG preferido foi Valkyria Chronicles. Top 3 de RPGs táticos que já joguei na vida. Completamente diferente, história madura e interessante, jogabilidade perfeita e desafiadora.

Não joguei todos que eu quero, mas ainda farei. No entanto de todos que joguei Valkyria Chronicles tem destaque pelo fator novidade + qualidade.

Ia quotar voce pra concordar com o ni no sono (um dos poucos jogos q dropei ja quase perto do fim), mas ai voce manda valkyria chronicles e acaba c o argumento hahaha

Tb achei valkyria mt raso, nao curti mt.
 

Jorn

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Meio cheating mas não dá para separa-los, os 2 juntos são o melhor jogo da minha vida.

Se não for ele, fico com Xenoblade Chroncicles.
Eh bom msm trails? Ta na minha wishlist do steam, mas leio reviews conflitantes.
 

Seladonia

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Dark Souls é mais RPG que Final Fantasy, larguem de ser loucos.
 

Léo Stanbuck

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Ia quotar voce pra concordar com o ni no sono (um dos poucos jogos q dropei ja quase perto do fim), mas ai voce manda valkyria chronicles e acaba c o argumento hahaha

Tb achei valkyria mt raso, nao curti mt.
Achou raso? Achei o gameplay do Valkyria Chronicles um primor e completamente novo naquele estilo.
Sem falar da narrativa de livro bem feita e história bem estruturada.
 

superwesker

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O melhor RPG, não sei.
O mais complexo? Certamente não.
O que mais me divertiu? Aposto minhas bola encolhidas de frio que sim.

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Ultima Weapon

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Exato, se fizermos um exercício mental fica ainda mais evidente: Tente transportar Dark Souls para 8/16bits, ele está então mais perto de Castlevania ou de Final Fantasy/Phantasy Star?

A resposta é óbvia e só porque o jogo tem esse lance mais poético, pessoal já coloca ele como RPG, mesmo ele sendo um jogo de ação baseado totalmente no combate e com uma história em segundo plano, que por mais seja é ótima e blablabla, não é parte essencial do caminho, diferente de qualquer RPG onde o foco do jogo é na apresentação da história (muitos inclusive tem jogabilidade péssima porque o foco é a narrativa).

Se Dark Souls é RPG, então Heavenly Sword, Ninja Gaiden, Bayonetta, Castlevania, God of War, até o saudoso Double Dragon serão todos RPGs. Se ter história é ser RPG, todo jogo hoje é RPG.

Por cada uma dessas definições, Castlevania do PS1 é um RPG então, afinal tem combate, tem magias, tem EXP, tem armas com atributos, tem um mapa que pode ser explorado ao seu gosto, tem conversas, tem áreas opcionais, tem NPCs. É um Dark Souls em 2D sem a dificuldade no combate.

E como assim conceitos dos 8/16 bits? Esses conceitos devem ser jogados no lixo por qual motivo? Esses jogos foram a base de tudo que veio a seguir e só porque a tecnologia evoluiu deixando todos os jogos mais cinematográficos, a base é a mesma.
Essa definição de que rpg = história não é utilizada (aliás, nem aqui no fórum, onde existem defensores de que Zelda seria rpg porque tem mundo medieval, o que é um absurdo de acordo com a livre definição de universos para esse gênero, eu vi).
No caso de Dark Souls a distribuidora, público e mídia consideram que é um rpg especialmente pela ampla customização do personagem e parcial da história, é onde entra o roleplay e uma herança do que seria um "verdadeiro rpg".
Em teoria Dark Souls é "mais rpg" do que Phantasy Star e a maioria dos Final Fantasies, visto que essas franquias apesar de possuírem ganho de atributos raramente permitem que se interprete e evolua o seu personagem como bem quiser.
Uma convenção, na realidade rpg MESMO nenhum desses é, são raros os jogos eletrônicos que se aproximam bastante de um rpg, como Baldur's Gage, Divinity Original Sin e Pillars of Eternity, teria sido mais prático usar um termo diferente pra definir esses jogos.
 
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Wein

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Exato, se fizermos um exercício mental fica ainda mais evidente: Tente transportar Dark Souls para 8/16bits, ele está então mais perto de Castlevania ou de Final Fantasy/Phantasy Star?

A resposta é óbvia e só porque o jogo tem esse lance mais poético, pessoal já coloca ele como RPG, mesmo ele sendo um jogo de ação baseado totalmente no combate e com uma história em segundo plano, que por mais seja é ótima e blablabla, não é parte essencial do caminho, diferente de qualquer RPG onde o foco do jogo é na apresentação da história (muitos inclusive tem jogabilidade péssima porque o foco é a narrativa).

Se Dark Souls é RPG, então Heavenly Sword, Ninja Gaiden, Bayonetta, Castlevania, God of War, até o saudoso Double Dragon serão todos RPGs. Se ter história é ser RPG, todo jogo hoje é RPG.

Primeiro que sua comparação aqui nessa parte não faz absolutamente nenhum sentido, existe um abismo absurdo entre Souls e hack'n'slash.

Por cada uma dessas definições, Castlevania do PS1 é um RPG então, afinal tem combate, tem magias, tem EXP, tem armas com atributos, tem um mapa que pode ser explorado ao seu gosto, tem conversas, tem áreas opcionais, tem NPCs. É um Dark Souls em 2D sem a dificuldade no combate.

E como assim conceitos dos 8/16 bits? Esses conceitos devem ser jogados no lixo por qual motivo? Esses jogos foram a base de tudo que veio a seguir e só porque a tecnologia evoluiu deixando todos os jogos mais cinematográficos, a base é a mesma.

SOTN tem diversos elementos de RPG mas o jogo não possui roleplay nenhum.

Você mesmo ta se contradizendo aqui lol

"diferente de qualquer RPG onde o foco do jogo é na apresentação da história (muitos inclusive tem jogabilidade péssima porque o foco é a narrativa)"

De novo, Souls só não possui história se você não quer correr atrás do lore, a narrativa não é dada de forma linear e sim interpretada das mais variadas formas.

Interpretada.

RPG no pé da letra não é interpretação de papel?
 

Simpato_Yamazaki

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Do que joguei, fico com
Witcher 2 - melhor disparado

Fallout 3
Oblívion
Mass effect 2
 
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Skill_Floor

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Dragon Age Origins versão PC.
Nos consoles não tem visão isométrica e hot keys.
 

LuxEtUmbra0

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Eh bom msm trails? Ta na minha wishlist do steam, mas leio reviews conflitantes.
Sim. Trails fc tem um desenvolvimento bem devagar. Sc tem uma trilha sonora muito boa. O ponto mais forte mesmo são os personagens.
Também considero o melhor que joguei dessa geração.
 

vr-struper

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Essa definição de que rpg = história não é utilizada (aliás, nem aqui no fórum, onde existem defensores de que Zelda seria rpg porque tem mundo medieval, o que é um absurdo de acordo com a livre definição de universos para esse gênero, eu vi).
No caso de Dark Souls a distribuidora, público e mídia consideram que é um rpg especialmente pela ampla customização do personagem e parcial da história, é onde entra o roleplay e uma herança do que seria um "verdadeiro rpg".
Em teoria Dark Souls é "mais rpg" do que Phantasy Star e a maioria dos Final Fantasies, visto que essas franquias apesar de possuírem ganho de atributos raramente permitem que se interprete e evolua o seu personagem como bem quiser.
Uma convenção, na realidade rpg MESMO nenhum desses é, são raros os jogos eletrônicos que se aproximam bastante de um rpg, como Baldur's Gage, Divinity Original Sin e Pillars of Eternity, teria sido mais prático usar um termo diferente pra definir esses jogos.
Então Zelda não é um RPG, mas Dark Souls é? Definição não é utilizada.... por quem? Mas onde vc vê "definições", eu só vejo divergência de opinião e sentido algum em categorizar DS como RPG só porque tem uma história de fundo (DE FUNDO).

E jogo de tabuleiro é jogo de tabuleiro, eu coloco FF e PS pelo pioneirismo do gênero nos consoles (não posso falar de PC, não conheço nada da época), por isso são a base do que se chama de RPG em videogame.
Primeiro que sua comparação aqui nessa parte não faz absolutamente nenhum sentido, existe um abismo absurdo entre Souls e hack'n'slash.



SOTN tem diversos elementos de RPG mas o jogo não possui roleplay nenhum.

Você mesmo ta se contradizendo aqui lol

"diferente de qualquer RPG onde o foco do jogo é na apresentação da história (muitos inclusive tem jogabilidade péssima porque o foco é a narrativa)"

De novo, Souls só não possui história se você não quer correr atrás do lore, a narrativa não é dada de forma linear e sim interpretada das mais variadas formas.

Interpretada.

RPG no pé da letra não é interpretação de papel?
Falar que existe um abismo absurdo não quer dizer nada, a não ser que me diga qual é a diferença entre Castlevania e DS fora o fato de que um é 2D e o outro 3D, porque em todo o resto eles são exatamente o mesmo tipo de jogo.

E honestamente eu não entendi o "não tem roleplay nenhum", se puder mostrar o que é esse rolepaly que existe em DS ficaria mais fácil.

Já sobre a história de DS, eu fui claro no meu post: possui história, mas ela não é parte principal do jogo já que precisa ser coletada como a palavra da moda "lore". Se quiser jogar o jogo do início ao fim só matando inimigos como e qualquer hack'n'slash, o desenrolar do jogo seguirá normalmente em Dark Souls. Ou seja, que RPG é esse em que a história não é parte fundamental?
 
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Wein

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Então Zelda não é um RPG, mas Dark Souls é? Definição não é utilizada.... por quem? Mas onde vc vê "definições", eu só vejo divergência de opinião e sentido algum em categorizar DS como RPG só porque tem uma história de fundo (DE FUNDO).

E jogo de tabuleiro é jogo de tabuleiro, eu coloco FF e PS pelo pioneirismo do gênero nos consoles (não posso falar de PC, não conheço nada da época), por isso são a base do que se chama de RPG em videogame.

Falar que existe um abismo absurdo não quer dizer nada, a não ser que me diga qual é a diferença entre Castlevania e DS fora o fato de que um é 2D e o outro 3D, porque em todo o resto eles são exatamente o mesmo tipo de jogo.

E honestamente eu não entendi o "não tem roleplay nenhum", se puder mostrar o que é esse rolepaly que existe em DS ficaria mais fácil.

Já sobre a história de DS, eu fui claro no meu post: possui história, mas ela não é parte principal do jogo já que precisa ser coletada como a palavra da moda "lore". Se quiser jogar o jogo do início ao fim só matando inimigos como e qualquer hack'n'slash, o desenrolar do jogo seguirá normalmente em Dark Souls. Ou seja, que RPG é esse em que a história não é parte fundamental para prosseguir?

A série Souls tem muito mais "raiz" de RPG do que muito RPG por ai.

Acho que você não está entendendo o conceito da história do jogo, o que o seu personagem é afinal de contas dentro do jogo?

É o que você quiser.

A história você monta do jeito que você quiser, ou como você mesmo afirma, não da á mínima.

O jogo quando começa te da um negócio em branco e te manda fazer do jeito que você bem entender, a única coisa que te falam é que você é um "chosen one" e que o resto depende de você.

Já viu quantos canais de youtube existem discutindo o lore do jogo e quase nenhum tem a mesma leitura dos eventos?

Isso é roleplay, você interpretar as coisas de acordo com suas experiências.

E isso não existe em SOTN e nos hack'n'slash, onde a história segue um conceito mais linear de começo-meio-fim sem focar em outras coisas.

Já sobre a história de DS, eu fui claro no meu post: possui história, mas ela não é parte principal do jogo já que precisa ser coletada como a palavra da moda "lore". Se quiser jogar o jogo do início ao fim só matando inimigos como e qualquer hack'n'slash, o desenrolar do jogo seguirá normalmente em Dark Souls. Ou seja, que RPG é esse em que a história não é parte fundamental para prosseguir?

Se eu quiser jogar Skyrim e pular todos os diálogos e só enfrentar dragões o jogo deixa de ser RPG?

Afinal de contas só estarei matando os inimigos sem me importar com a história.

Você está preso ao conceito RPG = contar história, o negócio abrange bem mais coisa do que isso.
 

Burnerman_X

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Cities Skyline.

É interpretação de papel, você é o prefeito de uma cidade
Você pode continuar a história da sua cidade da maneira que você quiser
Você vai ganhando novas skills enquanto sua cidade vai aumentando
Tem gerenciamento de dinheiro e recursos
Você enfrenta grandes perigos, como terremotos ou tornados

:coolface
 

Ultima Weapon

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Então Zelda não é um RPG, mas Dark Souls é? Definição não é utilizada.... por quem? Mas onde vc vê "definições", eu só vejo divergência de opinião e sentido algum em categorizar DS como RPG só porque tem uma história de fundo (DE FUNDO).

E jogo de tabuleiro é jogo de tabuleiro, eu coloco FF e PS pelo pioneirismo do gênero nos consoles (não posso falar de PC, não conheço nada da época), por isso são a base do que se chama de RPG em videogame.

Falar que existe um abismo absurdo não quer dizer nada, a não ser que me diga qual é a diferença entre Castlevania e DS fora o fato de que um é 2D e o outro 3D, porque em todo o resto eles são exatamente o mesmo tipo de jogo.

E honestamente eu não entendi o "não tem roleplay nenhum", se puder mostrar o que é esse rolepaly que existe em DS ficaria mais fácil.

Já sobre a história de DS, eu fui claro no meu post: possui história, mas ela não é parte principal do jogo já que precisa ser coletada como a palavra da moda "lore". Se quiser jogar o jogo do início ao fim só matando inimigos como e qualquer hack'n'slash, o desenrolar do jogo seguirá normalmente em Dark Souls. Ou seja, que RPG é esse em que a história não é parte fundamental para prosseguir?
Sim, de acordo com o padrão da indústria Zelda não é rpg e Dark Souls sim, é o utilizado pela Nintendo e pela From Software, olhe nas páginas oficiais dos jogos, em seus manuais ou qualquer mídia oficial desses títulos
Dark Souls não é definido como rpg porque tem história, e sim porque há um personagem que evolui (de acordo com o seu critério, muito importante) e você toma decisões que importam para o lore, há alguma interpretação daquele papel e isso são elementos básicos de um rpg eletrônico.

Quanto ao Castlevania depende de qual está falando. Em jogos não tão antigos da franquia, como Ecclesia e Symphony of the Night, há um sistema de evolução rudimentar (sem customização dos atributos do personagem, apenas equipamentos) e ainda assim praticamente nenhuma customização do enredo. Nem sei como os tratam oficialmente, eu consideraria como action-rpg por conta do sistema de evolução mas sou bastante flexível e esse tipo de coisa não é algo que realmente me importa, só avalio que é importante os veículos oficiais estabelecerem critérios por questão de organização.
 
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A série Souls tem muito mais "raiz" de RPG do que muito RPG por ai.

Acho que você não está entendendo o conceito da história do jogo, o que o seu personagem é afinal de contas dentro do jogo?

É o que você quiser.

A história você monta do jeito que você quiser, ou como você mesmo afirma, não da á mínima.

O jogo quando começa te da um negócio em branco e te manda fazer do jeito que você bem entender, a única coisa que te falam é que você é um "chosen one" e que o resto depende de você.

Já viu quantos canais de youtube existem discutindo o lore do jogo e quase nenhum tem a mesma leitura dos eventos?

Isso é roleplay, você interpretar as coisas de acordo com suas experiências.

E isso não existe em SOTN e nos hack'n'slash, onde a história segue um conceito mais linear de começo-meio-fim sem focar em outras coisas.



Se eu quiser jogar Skyrim e pular todos os diálogos e só enfrentar dragões o jogo deixa de ser RPG?

Afinal de contas só estarei matando os inimigos sem me importar com a história.

Você está preso ao conceito RPG = contar história, o negócio abrange bem mais coisa do que isso.
Se vai pular os diálogos é uma opção sua, mas sem os diálogos não existe prosseguimento da história: Em um Skyrim você PRECISA falar com o sujeito tal para sua missão começar (se não vai prestar atenção à conversa é outro assunto, ela está lá como requerimento), Dark Souls pd ser jogado como hack'n'slash do início ao fim, ignorar isso e exaltar "lore" não torna menos verdade que o tal "lore" é segundo plano dento da proposta do jogo. Se é um enredo lindo, rico e etc não importa, não tira o fato que é segundo plano.

Vc fala que me contradigo, mas mais uma vez: 99% dos RPG para videogames dos 8 bits até essa geração não oferecem esse personagem em branco que vc diz ser requerimento para ser RPG, então nenhum FF, Phantasy star, breath of fire, etc não são RPGs por terem um enredo fixo de um personagem que não é editável? Jogo de tabuleiro foi inspiração pra RPG eletrônico, não quer dizer que é necessário ser o mesmo esquema e nunca foi.

Desculpe, mas ao meu ver o seu argumento está mudando a cada post para ficar de acordo e se for pra falar de personagem em branco, esse personagem em branco de dark souls não tem nada a ver com a história, mas sim com aquilo que importa no jogo: a batalha.
 

Wein

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Se vai pular os diálogos é uma opção sua, mas sem os diálogos não existe prosseguimento da história: Em um Skyrim você PRECISA falar com o sujeito tal para sua missão começar (se não vai prestar atenção à conversa é outro assunto, ela está lá como requerimento), Dark Souls pd ser jogado como hack'n'slash do início ao fim, ignorar isso e exaltar "lore" não torna menos verdade que o tal "lore" é segundo plano dento da proposta do jogo. Se é um enredo lindo, rico e etc não importa, não tira o fato que é segundo plano.

Vc fala que me contradigo, mas mais uma vez: 99% dos RPG para videogames dos 8 bits até essa geração não oferecem esse personagem em branco que vc diz ser requerimento para ser RPG, então nenhum FF, Phantasy star, breath of fire, etc não são RPGs por terem um enredo fixo de um personagem que não é editável? Jogo de tabuleiro foi inspiração pra RPG eletrônico, não quer dizer que é necessário ser o mesmo esquema e nunca foi.

Desculpe, mas ao meu ver o seu argumento está mudando a cada post para ficar de acordo.

Se eu jogar Demons Souls sem conversar com o Monumental a história não progride.

De acordo com sua concepção Demons Souls é RPG, correto?

Eu não disse que ter personagem em branco é um requerimento para ser RPG, é apenas mais um elemento.
 

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Se vai pular os diálogos é uma opção sua, mas sem os diálogos não existe prosseguimento da história: Em um Skyrim você PRECISA falar com o sujeito tal para sua missão começar (se não vai prestar atenção à conversa é outro assunto, ela está lá como requerimento), Dark Souls pd ser jogado como hack'n'slash do início ao fim, ignorar isso e exaltar "lore" não torna menos verdade que o tal "lore" é segundo plano dento da proposta do jogo. Se é um enredo lindo, rico e etc não importa, não tira o fato que é segundo plano.

Vc fala que me contradigo, mas mais uma vez: 99% dos RPG para videogames dos 8 bits até essa geração não oferecem esse personagem em branco que vc diz ser requerimento para ser RPG, então nenhum FF, Phantasy star, breath of fire, etc não são RPGs por terem um enredo fixo de um personagem que não é editável? Jogo de tabuleiro foi inspiração pra RPG eletrônico, não quer dizer que é necessário ser o mesmo esquema e nunca foi.

Desculpe, mas ao meu ver o seu argumento está mudando a cada post para ficar de acordo.
Dark Souls não pode ser jogado puramente como hack'n slash porque antes de começar o primeiro combate precisa criar o seu personagem, customizando classe e atributos, e em uma situação normal precisa parar ao longo do jogo para montar uma build, distribuindo pontos de atributos e usando equipamentos de acordo com as limitações impostas.

Até onde sei não existe uma cartilha que define o que é rpg eletrônico, tudo indica que uma convenção da indústria estabelece que a maioria dos jogos onde o bonequinhos ganham pontos de atributos e te pedem para fazer escolhas que modificam o enredo são rpg's, sendo que no Japão (tomando sua citação sobre FF, BoF e PS como exemplo) qualquer coisa que tem atributos e um sistema de evolução normalmente é rotulado como um também, são as distribuidoras que dizem isso e escrevem "rpg" nas caixas dos jogos, não nós.
 

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Sim, de acordo com o padrão da indústria Zelda não é rpg e Dark Souls sim, é o utilizado pela Nintendo e pela From Software, olhe nas páginas oficiais dos jogos, em seus manuais ou qualquer mídia oficial desses títulos
Dark Souls não é definido como rpg porque tem história, e sim porque há um personagem que evolui (de acordo com o seu critério, muito importante) e você toma decisões que importam para o lore, há alguma interpretação daquele papel e isso são elementos básicos de um rpg eletrônico.

Quanto ao Castlevania depende de qual está falando. Em jogos não tão antigos da franquia, como Ecclesia e Symphony of the Night, há um sistema de evolução rudimentar (sem customização dos atributos do personagem, apenas equipamentos) e ainda assim praticamente nenhuma customização do enredo. Nem sei como os tratam oficialmente, eu consideraria como action-rpg por conta do sistema de evolução mas sou bastante flexível e esse tipo de coisa não é algo que realmente me importa, só avalio que é importante os veículos oficiais estabelecerem critérios por questão de organização.
Estou falando do SOTN e esse é o meu ponto: O jogo é um Dark Souls em 2D, só não tem a distribuição dos pontos e seu personagem evolui os parâmetros sim a cada level.

No resto, se vc acha q Castlevania então seria uma RPG, eu posso discordar mas ao menos vejo coerência.
Se eu jogar Demons Souls sem conversar com o Monumental a história não progride.

De acordo com sua concepção Demons Souls é RPG, correto?

Eu não disse que ter personagem em branco é um requerimento para ser RPG, é apenas mais um elemento.
Monumental que nada é mais que uma cut scene com uma pergunta no final? Isso define Demon Souls como RPG? Igual a diversos outros jogos de variados estilos que precisam que chegue até um check point para atualizar os acontecimentos e continuar o hack'n'slash? Da mesma forma que no Castlevania se vc não comprar/achar algumas habilidades ou itens, não progride no jogo?

Repito: ter elementos de RPG não transforma um jogo de Ação em um RPG. Kingdon Hearts por exemplo, é um RPG com uso de elementos de ação, mas a ação é só uma mecânica utilizada, o foco do jogo é contar o desenrolar de uma história, exatamente o inverso de DS onde a história é um pano de fundo para a Ação se justificar.

Mas acho que não vamos nos convencer do contrário e parei de desvirtuar o tópico.
 
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Sobre Castlevanias, Symphony of the Night no meu ver é RPG. Se não for, Ys não é RPG. Ambos são RPGs de ação.
 

Wein

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Estou falando do SOTN e esse é o meu ponto: O jogo é um Dark Souls em 2D, só não tem a distribuição dos pontos e seu personagem evolui os parâmetros sim a cada level.

No resto, se vc acha q Castlevania então seria uma RPG, eu posso discordar mas ao menos vejo coerência.

Monumental que nada é mais que uma cut scene com uma pergunta no final? Isso define Demon Souls como RPG? Igual a diversos outros jogos de variados estilos que precisam que chegue até um check point para atualizar os acontecimentos e continuar o hack'n'slash? Da mesma forma que no Castlevania se vc não comprar/achar algumas habilidades ou itens, não progride no jogo?

Repito: ter elementos de RPG não transforma um jogo de Ação em um RPG. Kingdon Hearts por exemplo, é um RPG com uso de elementos de ação, mas a ação é só uma mecânica utilizada, o foco do jogo é contar o desenrolar de uma história, exatamente o inverso de DS onde a história é um pano de fundo para a Ação se justificar.

Mas acho que não vamos nos convencer do contrário e parei de desvirtuar o tópico.

Não estou entendendo aonde você quer chegar, porque em Skyrim conversar com um NPC configura como "avanço de história de RPG " e no Demons Souls é um "evento de hack'n'slash"?

Mas enfim, estamos andando em círculos.
 

superwesker

Bam-bam-bam
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Se vocês continuarem muito com essa discussão insossa sobre o que é ou não RPG, vou encher a bunda de vocês de palmada.
 
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