O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual melhor solução para limitar FPS?

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.191
Reações
1.715
Pontos
253
Alguns jogos meu setup tem dificuldade em segurar os 60 FPS, sendo assim, acho preferível limitar em 45/50 e jogar sem oscilações. Qual solução que faz isso da melhor maneira? Já li que driver da NVidia faz um bom trabalho, mas para quem está do lado AMD da força, seria o riva a melhor solução? Ou é algo que depende de jogo para jogo, sendo necessário testar?

Alguns jogos tem opção de limitar FPS a quanto quiser, como Horizon Zero Dawn, sendo assim a melhor maneira, no meu ponto de vista, mas são poucos que dão essa liberdade, a maioria é só V-sync.

Upgrade no setup vai ter que dá uma segurada, até porque estou em uma fase pouco entusiasta para jogos.
 

Skinner Sweet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.399
Reações
5.577
Pontos
703
Eu uso riva , nunca deu problema,e ele deixa o frametime lisinho, coisa que não acontece travando pelo jogo por exemplo
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.191
Reações
1.715
Pontos
253
Eu uso riva , nunca deu problema,e ele deixa o frametime lisinho, coisa que não acontece travando pelo jogo por exemplo
Massa. Tive problema com ele uma vez no Resident Evil 2 Remake, com tearing. Percebi que o frametime fica mais liso mesmo, mas deu tearing, mesmo travando a 60 em um monitor de 60. Achei muito estranho.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.855
Reações
24.465
Pontos
503
Use sempre o Riva pra ter um framepacing constante, aqui um artigo comparando o limitador in-game com o Riva

05e61e21e2a4d02b1618520a1c39b0bd-970-80.png.webp


9bbef8a5674d988949cd56565628662e-970-80.png.webp



 

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.116
Reações
6.525
Pontos
553
Aqui eu uso o Riva mesmo, mas o chato é que tem alguns jogos que não funcionam, como você disse, ficam dando tearing constante como o Saints Row The Third Resmastered por exemplo, tenho que deixar ele solto senão ele perde tipo 1 frame a cada segundo, fica horrível de jogar assim.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Alguns jogos meu setup tem dificuldade em segurar os 60 FPS, sendo assim, acho preferível limitar em 45/50 e jogar sem oscilações. Qual solução que faz isso da melhor maneira? Já li que driver da NVidia faz um bom trabalho, mas para quem está do lado AMD da força, seria o riva a melhor solução? Ou é algo que depende de jogo para jogo, sendo necessário testar?

Alguns jogos tem opção de limitar FPS a quanto quiser, como Horizon Zero Dawn, sendo assim a melhor maneira, no meu ponto de vista, mas são poucos que dão essa liberdade, a maioria é só V-sync.

Upgrade no setup vai ter que dá uma segurada, até porque estou em uma fase pouco entusiasta para jogos.
MSI Afterburner é a solução. Dificilmente o jogo consegue limitar os frames e manter fixo, geralmente há oscilações. Só mesmo a nível de driver pra isso e MSI AB chega lá. Um custo mínimo imperceptível de input lag.

In game é uma péssima solução sempre.
 


Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.224
Reações
49.846
Pontos
1.304
Uso vsync a vida toda, elimina tearing e segura o fps muito bem, com Gsync na TV então até esqueço que fps oscila, o único jogo atualmente que dá umas travadas é o Elden Ring mas isso é do jogo mesmo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Uso vsync a vida toda, elimina tearing e segura o fps muito bem, com Gsync na TV então até esqueço que fps oscila, o único jogo atualmente que dá umas travadas é o Elden Ring mas isso é do jogo mesmo.
Vsync acrescenta um input lag estupidamente alto. Mas costuma ter um bom desempenho quando o assunto é limitar os frames mesmo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.224
Reações
49.846
Pontos
1.304
Vsync acrescenta um input lag estupidamente alto. Mas costuma ter um bom desempenho quando o assunto é limitar os frames mesmo.
Imperceptível para mim, não jogo MP online competitivo, jogos SP no controle do Xbox com adaptador oficial aqui não vejo nenhuma diferença que me prejudica diferente do Bluetooth que parece que adiciona 1 segundo.
 

Snz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
100
Reações
120
Pontos
719
Uso o próprio painel de controle da Nvidia, deixo travado em uma configuração específica do monitor.

Recomendo travar sempre de acordo com o refresh rate do monitor, pois ajuda até mesmo a economizar energia por não haver desperdício de processamento.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Rivatunner

Literalmente o melhor.
O mais próximo é o da nvidia, todavia com input pouco pior.


E mesmo que queira usar vsync, use rtss junto.
Ele reduz input e apara as inconsistências de frametimes que vsync sozinho tem.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Imperceptível para mim, não jogo MP online competitivo, jogos SP no controle do Xbox com adaptador oficial aqui não vejo nenhuma diferença que me prejudica diferente do Bluetooth que parece que adiciona 1 segundo.
Nem todo mundo realmente consegue perceber, mesmo sendo imenso. Sem julgamento de valor, mas é verdade que nem todos ligam ou sequer percebem. Mas é enorme rs.

Uso o próprio painel de controle da Nvidia, deixo travado em uma configuração específica do monitor.

Recomendo travar sempre de acordo com o refresh rate do monitor, pois ajuda até mesmo a economizar energia por não haver desperdício de processamento.
Desperdício em que sentido?

Mais frames = mais fluidez visual e melhor resposta aos comandos. Não importa a frequência de monitor. Irrelevante na real.
 
Ultima Edição:

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.224
Reações
49.846
Pontos
1.304
Nem todo mundo realmente consegue perceber, mesmo sendo imenso. Sem julgamento de valor, mas é verdade que nem todos ligam ou sequer percebem. Mas é enorme rs.


Desperdício em que sentido?

Mais frames = mais fluidez visual e melhor resposta aos comandos. Não importa a frequência de monitor. Irrelevante na real.
Eu até poderia perceber se ficasse comparando com cabo, sem vsync e etc. Mas prefiro não ficar procurando esse tipo de sarna para me coçar, é igual aquele esquema do gráfico no ultra do outro tópico(em jogos que a diferença não é gritante), se ficar procurando detalhes pode até começar a achar e daí passa a ficar mais chato e exigente e acaba deixando de jogar por detalhes como esse.

No momento estou justamente tentando o máximo possível a desapegar dessas coisas para poder me divertir mais, eu jogava SNES com uma placa de som queimada num cabo RF numa TV Sanyo de 14" e me divertia muito.
 

forsakkenSoul

Nothing Else Matters
VIP
GOLD
Mensagens
3.186
Reações
11.191
Pontos
553
RTSS + Vsync no jogo, framerate/frametime estável e zero tearing.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Eu até poderia perceber se ficasse comparando com cabo, sem vsync e etc. Mas prefiro não ficar procurando esse tipo de sarna para me coçar, é igual aquele esquema do gráfico no ultra do outro tópico(em jogos que a diferença não é gritante), se ficar procurando detalhes pode até começar a achar e daí passa a ficar mais chato e exigente e acaba deixando de jogar por detalhes como esse.

No momento estou justamente tentando o máximo possível a desapegar dessas coisas para poder me divertir mais, eu jogava SNES com uma placa de som queimada num cabo RF numa TV Sanyo de 14" e me divertia muito.
Cara, como falei, não vou fazer julgamento de valor. Não tem pior nem melhor.

Mas a diferença é simplesmente brutal. Em números é brutal, não é nem percepção só. Mas minha esposa não nota diferença nem de 30FPS pra 60FPS, por exemplo. Isso é realmente pessoal mesmo.

Ah, e eu não estou dizendo que é impossível jogar assim. Especialmente no controle, é totalmente tolerável e não sendo competindo com outros humanos. Agora que adiciona muito, isso adiciona.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Uso o Riva. Lembro de ter lido em alguma análise que o uso do free sync ficava melhor limitando os frames 3 a menos que o refresh rate do monitor.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.224
Reações
49.846
Pontos
1.304
Cara, como falei, não vou fazer julgamento de valor. Não tem pior nem melhor.

Mas a diferença é simplesmente brutal. Em números é brutal, não é nem percepção só. Mas minha esposa não nota diferença nem de 30FPS pra 60FPS, por exemplo. Isso é realmente pessoal mesmo.

Ah, e eu não estou dizendo que é impossível jogar assim. Especialmente no controle, é totalmente tolerável e não sendo competindo com outros humanos. Agora que adiciona muito, isso adiciona.
E eu não disse que nego, só que não percebo, eu saí de uma Sony 905F que diziam ter um input lag considerável e fui para uma CX que dizem ter o input lag praticamente zerado, poderia procurar sentir diferença mas nem perdi meu tempo, sobre os 30/60 minha esposa não via diferença até ela ficar interessada e eu mostrar com detalhes, agora ela não consegue desver e fica incomodada com os 30fps, ou seja, melhor não procurar sarna pra se coçar.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Nem todo mundo realmente consegue perceber, mesmo sendo imenso. Sem julgamento de valor, mas é verdade que nem todos ligam ou sequer percebem. Mas é enorme rs.


Desperdício em que sentido?

Mais frames = mais fluidez visual e melhor resposta aos comandos. Não importa a frequência de monitor. Irrelevante na real.
Não é simples assim.

Placa de vídeo quando atinge uso muito alto(+90~95%) começa a gerar input lag.

Então deixar a gpu atingir uso máximo apenas por atingir(quando já passou do refresh) não só é desperdício como adiciona inputlag.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Não é simples assim.

Placa de vídeo quando atinge uso muito alto(+90~95%) começa a gerar input lag.

Então deixar a gpu atingir uso máximo apenas por atingir(quando já passou do refresh) não só é desperdício como adiciona inputlag.
Na real quando bate no talo é que gera um input lag também, tem que bater ali os 99% pra cima. Battle(non)sense fez uns testes já uns anos atrás.

Mas aí a nVidia tem mitigações para isso que funcionam 100%. Eu accho que é o nVidia Reflex, incluso em qualquer jogo competitivo que se prese. Daí pode ficar em 100% de uso que não aumenta o input lag.

nVidia ne...

Seja como for, gpu bound ainda é melhor do que Vsync também.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Na real quando bate no talo é que gera um input lag também, tem que bater ali os 99% pra cima. Battle(non)sense fez uns testes já uns anos atrás.

Mas aí a nVidia tem mitigações para isso que funcionam 100%. Eu accho que é o nVidia Reflex, incluso em qualquer jogo competitivo que se prese. Daí pode ficar em 100% de uso que não aumenta o input lag.

nVidia ne...
É vero, todavia ainda é de jogo para jogo.
Cyberpunk 2077 não precisa atingir os 99%, os valores que citei já colocam um inputlag(e perceptível)


O nvidia reflex realmente funciona nesse aspecto, só que ele é o pre-rendered frames de dx12. Porque essa opção do painel da nvidia(pre-rendered) só funciona em dx11 ao 9, o 12 é a API que controla.
Então todos os problemas do pre-rendered também estão inclusos.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.338
Reações
13.678
Pontos
1.604
Ainda bem que o tópico foi criado, então qual desses serve: Riva ou MSI Afterburner para jogos que rodam acima de 60 qps?? Por exemplo, no modo Performance o jogo rodando a 120 qps, mas dá quedas persistentes em alguns jogos, daí queria limitar para 60 qps nesse modo. Isso é possível??
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Ainda bem que o tópico foi criado, então qual desses serve: Riva ou MSI Afterburner para jogos que rodam acima de 60 qps?? Por exemplo, no modo Performance o jogo rodando a 120 qps, mas dá quedas persistentes em alguns jogos, daí queria limitar para 60 qps nesse modo. Isso é possível??
Riva e MSI AB são "a mesma coisa".

Não entendi bem o que quis dizer com modo performance.

Quanto aos jogos, vc pode limitar em 60FPS qualquer jogo DX.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.338
Reações
13.678
Pontos
1.604
Não entendi bem o que quis dizer com modo performance.

Por exemplo, tem jogos que rodam a 120 qps no modo performance, mas em alguns, como o Cyberpunk 2077, ocorre quedas para 70 qps e, às vezes, cai menos de 60 qps em algumas partes do jogo, aí fica chato. Daí para não ter que passar por isso, queria usar algum limitador que deixe apenas 60 qps (ou 90, sei lá) mesmo no modo performance.

Em consoles, como Series ou PS5, o modo Performance é ótimo, mas alguns jogos, principalmente o Halo Infinite, não fica nos 120 qps constantes, daí como é console, não tem como limitar os qps do jeito que desejar, ao contrário de PC.

Veja o exemplo do Halo Infinite no Series:



E o que seria DX que vc escreveu???
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Por exemplo, tem jogos que rodam a 120 qps no modo performance, mas em alguns, como o Cyberpunk 2077, ocorre quedas para 70 qps e, às vezes, cai menos de 60 qps em algumas partes do jogo, aí fica chato. Daí para não ter que passar por isso, queria usar algum limitador que deixe apenas 60 qps (ou 90, sei lá) mesmo no modo performance.

Em consoles, como Series ou PS5, o modo Performance é ótimo, mas alguns jogos, principalmente o Halo Infinite, não fica nos 120 qps constantes, daí como é console, não tem como limitar os qps do jeito que desejar, ao contrário de PC.

Veja o exemplo do Halo Infinite no Series:



E o que seria DX que vc escreveu???

O MSI AB vai resolver pra você esses jogos. Só limitar os frames lá. Mas se vc tem nVidia, pode usar o limitador próprio e definir para cada jogo um limite de frames. Funciona bem.

DX significa DirectX. Os jogos de PC utilizam essa API.
 

tatao05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
322
Reações
111
Pontos
723
Jogo numa TV 4k Sony, uso o PC com controle pra jogar como console mesmo.

Meu PC entrega jogos em 2k no ultra de 70 a 90 fps. Jogo sempre com vsync ativado, usei o Riva pra travar o fps em 50.

Estou mto satisfeito. Achei que ficou uma fluidez excelente sem queda alguma de fps

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk
 
Topo Fundo