O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual o óleo mais saudável para frituras?

The Observer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.329
Reações
9.246
Pontos
749
50-750-garrafas.jpg



Ultimamente ando pesquisando sobre diferentes tipos de óleos para conhecer qual seria o mais adequado do ponto de vista da nossa saúde para fritar alimentos. Sei que fritar não é a forma mais saudável de preparar alimentos, porém como tenho dificuldade de viver sem decidi pesquisar para tentar tornar essa forma de preparo o menos prejudicial possível, considerando também o custo-benefício.

Aí começou o problema.

Dos sites que visitei, cada um diz uma coisa diferente.

Alguns fontes defendem que a banha seria a mais adequada, já em outro local diz que a banha só seria mais saudável se o animal da qual ela foi feita comesse comida natural (pasto) e não ração, coisa improvável de ocorrer em uma escala de produção industrial.

Muitos falam no óleo do côco, embora não existam provas científicas dos seus benefícios para a saúde (vi que há um estudo que teria relacionado o consumo de óleo de côco com problemas intestinais, porém o estudo foi pago por uma fabricante de óleo de milho.

Outras fontes defendem que o azeite de oliva seria o melhor pois não haveria alteração da composição química ao aquecer, porém o local onde vi isso é justamente um site de venda de azeites. Outros sites já afirmam que o azeite oxida rapidamente ao ser aquecido.

Enfim, há várias informações desencontradas.

Qual a opinião dos senhores?
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.765
Reações
9.236
Pontos
1.084
Cara fritura é fritura, bem pra sua saúde não faz, então taque o f**a-se, único que você deveria evitar é o óleo de soja, já que este parece ser consenso de ser o pior de todos, tanto pra saúde tanto por interferir demais no gosto dos alimentos.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Eu uso o de girassol.
Mas no fundo, todos fodem com tudo de qualquer forma.
 


soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
28.018
Pontos
1.044
Cara fritura é fritura, bem pra sua saúde não faz, então taque o f**a-se, único que você deveria evitar é o óleo de soja, já que este parece ser consenso de ser o pior de todos, tanto pra saúde tanto por interferir demais no gosto dos alimentos.
Boa, mas se realmente o cara vai fritar pega qualquer um, eu iria de

141188
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
banha de porco caipira, mas vc só acha fácil no interior

o melhor mesmo é evitar frituras convencionais, aqui usamos air fryer pra maioria dos alimentos que antes iam pra frigideira, dai só fritamos coisas que não tem como ir na air fryer (ou que ficam ruins), tipo pastel

AI MAS EU NÃO QUELO USA AIR FLAIER

evitando esses óleos de grãos (soja, milho, canola, girassol) já é algo

tem quem compre aquelas banhas em peça e tem quem compre toucinho, bota na panela até derreter toda gordura, guarda e come o que sobrou

azeite, os poucos que devem ser de verdade, é muito caro pra usar em fritura
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.684
Reações
25.655
Pontos
1.374
Quer vida mais saudavel, mas quer fritura? Que porra é essa OP?

Se for pra refogar apenas vc pode usar manteiga e azeite. São mais saudaveis. Mas fritura nenhum oleo mantem qualidade, até azeite zoa com temperatura alta.

Se quer a sensação de coisa frita mas com qualidade pior, tem q usar air flyer mesmo.

Mas é aquela coisa, se for comer fritura, come 2 ou 3x por mes, numa boa, frita em qlq oleo mesmo. Não vai matar. Não precisa ser exagerado.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.151
Reações
80.555
Pontos
1.559
aqui usamos air fryer pra maioria dos alimentos que antes iam pra frigideira, dai só fritamos coisas que não tem como ir na air fryer (ou que ficam ruins), tipo pastel

Caras vocês usam Air Fryer com batata "frita" que vem congelado do supermercado?

Aqui fica bom, mas tem vezes que as batatas mesmo boas, ficam muito moles. Vocês tem algum segredo pra iso?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.021
Pontos
1.503
Vou colocar na ordem que você deve dar, priorizando a saúde:

fritadeira_1.png


61ZnQutobUL._AC_SX466_.jpg


80% das frituras podem e devem ser feitas sem uso de óleo.
O que não tiver jeito, você deve priorizar:

17522270404638.jpg



9112_B.jpg


Primeiro manteiga. Pena que custa caro. Segundo toucinho ou barriga suína. Frite sem óleo. Ela vai soltar muita gordura e essa é a banha que você poderá guardar por longo tempo na geladeira e usar para outras frituras. É o menos pior para a saúde. Evite comprar banha industrializada.

Se não tiver jeito mesmo, sugiro usar só dois tipos de óleo para fritura submersiva: óleo de girassol ou milho. São os menos piores dos refinados:

7898247780242.jpg


468693.jpg


Se não for fritura submersiva, pode usar azeite próprio para fritura como opção. :kjoinha
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.021
Pontos
1.503
Caras vocês usam Air Fryer com batata "frita" que vem congelado do supermercado?

Aqui fica bom, mas tem vezes que as batatas mesmo boas, ficam muito moles. Vocês tem algum segredo pra iso?

O segredo é colocar pouca batata. A minha air fryer da Arno só aguenta fazer 500g por vez. Mais que isso não fica bom. Tiro 2x no tempo de 40min. de preparo para mexer. Ficam douradas e sequinhas. :kjoinha
Ah, tem que ser na temperatura máxima da máquina (cerca de 200ºC).
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.579
Reações
16.491
Pontos
553
Vai no mais barato pq quando frita, o óleo bom vira ruim, ficando tudo a mesma coisa. Agora de for comer o oleo sem fritar, faz diferença, por exemplo em saladas recomendam muito o de oliva.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.021
Pontos
1.503
Aqui usa-se mais azeite.

Cuidado. Nem todo azeite pode ser submetido à altas temperaturas. Soltam toxinas. Tem algumas marcas com linhas especiais para isso. Acho que a Gallo tem um da embalagem vermelha que pode ser usado para fritura.

Vi muita gente recomendando óleo de coco. É mais saudável?

É. Só que quem aguenta usar esse óleo caríssimo para fritar?
E ele é mais saudável comparado aos refinados, mas no custo benefício é melhor usar manteiga, banha ou mesmo azeite.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.182
Reações
44.442
Pontos
803
Cuidado. Nem todo azeite pode ser submetido à altas temperaturas. Soltam toxinas. Tem algumas marcas com linhas especiais para isso. Acho que a Gallo tem um da embalagem vermelha que pode ser usado para fritura.



É. Só que quem aguenta usar esse óleo caríssimo para fritar?
E ele é mais saudável comparado aos refinados, mas no custo benefício é melhor usar manteiga, banha ou mesmo azeite.

Vou dar uma averiguada nessa questão.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Caras vocês usam Air Fryer com batata "frita" que vem congelado do supermercado?

cara, das marcas de batata congelada que experimentei até hj

perdigão > bem brasil >>>>>>>> sadia

eu preaqueço a budega e boto 16~17 minutos, abro depois de uns 2 minutos pra colocar sal (pq ainda tá umida)

não abro mais

quando termina eu jogo 6 fatias de mussarela em cima e boto mais uns 2 minutos pra derreter

se eu deixar 40 minutos elas viram carvão
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.839
Reações
230.077
Pontos
2.529
Eu uso de canola, não sei se é o melhor mas pelo menos deve ser um dos menos piores.

Uma dica que te dou é comprar uma Airfryer, você consegue alimentos bem preparados com pouquíssimo óleo, eu tenho uma de 4.2 litros e recomendo
Mas o câncer é certo

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.824
Pontos
503
Se tiver pensando em diminuir as t3t1nh@$, nenhum. 9kcal por grama de óleo serão sempre 9kcal por grama de óleo. Imagine quantas calorias provenientes do óleo serão absorvidas por um alimento frito em imersão no óleo.

Já sobre efeitos do óleo sobre a saúde em geral, "não sou capaz de opinar", como diria a gloriosa Glória Pires.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.095
Reações
14.690
Pontos
503
Sempre vejo cada um falar uma coisa em relação aos óleos, então é meio difícil saber qual o menos ruim. Acho que o único consenso é que o de soja é o pior. Deve ser uma das piores coisas que as pessoas usam na cozinha no dia a dia.

Aqui em casa usamos banha de porco como uma opção mais saudável. Óleo só usamos pra alguns alimentos específicos.

Uma alternativa, como já falaram, seria investir numa air fryer, mas eu particularmente não me dou muito bem com a minha. Não sei se eu que não preparo direito ou se ela que não é tão boa, mas alguns alimentos não ficam muito bons nela. Tenho que pegar umas dicas de preparo na internet e tentar de novo.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.432
Reações
20.878
Pontos
1.044
Sempre pela manhã eu vou caminhar e depois começo a correr. Corro por cerca de 1h30 e depois pego uma carta de baralho e raspo toda oleosidade da minha testa, barriga e costas e guardo num recipiente que sempre carrego comigo.

Despejo em uma frigideira teflon e preparo deliciosos petiscos, tudo de forma renovável e sem agredir o meio ambiente.

#porummundomelhor
 
Topo Fundo