O review que fiz sobre o Sekiro, aproveitei para colocar algumas dicas sobre as mecânicas do jogo pra quem estiver começando:
A primeira informação que tenho de dar sobre Sekiro é: Sekiro é completamente diferente da franquia SoulsBorn, tanto as mecânicas de combate como a navegação pelo mapa é diferente, aqui existe a tal "verticalidade".
O level design dos mapas é genial, achei muito divertido me pendurar nos telhados usando o gancho, tudo flui com muita naturalidade. Durante todo o jogo será preciso se posicionar em lugares altos para atacar os inimigos no modo steath pulando neles.
A IA dos inimigos é bem burra, de certa maneira isso é bom por não frustar o jogador sendo descoberto mesmo estando escondido e a dificuldade do combate frente a frente compensa.
Em relação ao modo stealth só acho que faltou um ataque furtivo ao estar escorado na parede e pegar o inimigo desprevenido quando estivesse passando por você.
O combate é bem criativo e divertido, o R1 ataca e o L1 defende. Se você defender antes da hora a sua resistência irá diminuir, mas se defender no timing certo irá repelir o ataque do inimigo diminuindo a resistência dele. Os inimigos possuem números de vidas que variam de 1 a 3. É possível tirar vida de 3 maneiras:
- atacando no modo stealth;
- quando a barra de saúde chega a zero;
- quando a barra de resistência chega zero (quando a barra de saúde diminui a barra de resistência recupera de forma mais lenta).
Então para matar um inimigo que tem 2 vidas o jogador pode atacar sorrateiramente para tirar uma e a segunda reduzindo a barra de vida ou resistência.
Além de atacar usando a katana ao longo da aventura adquirimos armas secundárias que podem ser ativadas com o R2, elas são muito úteis para abrir a guarda de determinados inimigos, por exemplo, os explosivos são muito eficientes para assustar os animais. Por isso é bem importante sempre que receber uma arma secundária ler a sua descrição e testá-las em diferentes inimigos.
Além dos ataques normais, os inimigos possuem ataques especiais que não podem ser repelidos usando a defesa, nesses momentos é mais útil fugir usando o pulo ou esquiva dependendo da ocasião. Existe uma habilidade desbloqueável chamada Hikiri Counter que é bastante eficaz contra os ataques especiais, além de abrir a guarda do inimigo também tira bastante resistência, a forma de usar é quando o ataque com espada ou lança quase estiver te atingindo no timing certo apertar o botão BOLA,.
Esses ataques especiais dos inimigos as vezes podem ser muito frustrantes nos bosses e mini-bosses, pois como não existem mais os frames de invencibilidade como na série SoulsBorn alguns hitboxes podem parecer injustos.
Ao morrer no Sekiro são dadas duas opções ao jogador, voltar para o checkpoint ou ressuscitar com metade da barra de saúde. Achei essa mecânica nada demais, poucas vezes realmente me ajudou durante o jogo, se ao menos retorna-se com a barra cheia ou pudesse futuramente usar duas ressurreições seguidas poderia ser mais útil.
A penalidade pelas mortes é perder uma quantidade grande de experiência, dinheiro e aumentar pouco a pouco uma doença que mata os NPCs. Aqui não existe poça de sangue pra recuperar o que perdeu como na série Soulsborn.
A experiência serve para ser gasta nas árvores de habilidades. Ao subir de level a experiência até ali conquistada não é perdida, somente a parcial, então se estiver prestes a ganhar um level farme um pouquinho de experiência antes.
Já o dinheiro se tiver muito acumulado irá perder uma grande quantidade ao morrer, por isso eu recomendo sempre ir comprando bolsas de dinheiro com os vendedores para guardar de forma segura.
Ao morrer várias vezes irá surgir na tela um aviso que os seus NPCs estão doentes e será preciso usar um item específico para curá-los. Eu não achei esse item tão raro, terminei o jogo sem nenhum NPC morrer doente, então a mecânica é apenas chata e irritante, será preciso várias vezes parar o que está fazendo para comprar o item.
Durante a aventura irá encontrar sementes que irá aumentar a quantidade de "flasks" e a única maneira de aumentar o seu ataque e barra de saúde é enfrentando bosses e mini-bosses, não existe mais a distribuição de pontos como na série SoulsBorn.
Nesse review além de apontar as qualidades e os problemas do jogo tentei explicar as mecânicas mais importantes justamente para para fazer uma crítica.
Achei a quantidade de mecânicas específicas no Sekiro muito grande (algumas até complexas) e na minha opinião muitas poderiam ser simplificadas ou apresentadas de uma forma diferente para o jogador ter maior compreensão sobre elas.
A From Software tem noção desse problema, tanto que o jogo possui muitas janelas de tutoriais, mas apenas isso não bastou. Só depois da metade do jogo que realmente passei a ter noção sobre a maioria das mecânicas. Por exemplo, o Hikiri Counter deveria ser uma habilidade natural e não desbloqueável tamanha a sua importância.
A série SoulsBorn funciona sem ter muitos tutoriais por ter uma jogabilidade bem intuitiva, só as mecânicas envolvendo a magia e piromancia no Dark Souls que podem ser um pouco confusas sem um tutorial, mas o core do jogo é bem simples.
Já o Sekiro não é assim, como não existem variações de classes aumentando as possibilidade de jogabilidade, farm para deixar o personagem mais forte ou summonar alguém online para te ajudar, seria importante o jogador ter clareza desde o início sobre todas as mecânicas do jogo, mas não é isso que acontece.
Sei que hoje em dia tem a internet a disposição para assistir ou ler tutoriais, mas partilho a opinião que o jogo por si só tem que informar claramente sobre as mecânicas básicas, pois muitas pessoas como eu gostam de jogar as cegas.
A dificuldade do jogo é absurda, muito maior que na série SoulsBorn, como disse antes, não existem classes OPs para facilitar, não é possível farmar para deixar o personagem mais forte e nem summonar um jogador online para te ajudar. Alguns momentos achei até injusto, como no último boss do final bom.
Na minha opinião a From Software virou refém da sua fama de fazer jogos difíceis e pela primeira vez aqui em um momento ou outro erraram a mão ao entregar uma dificuldade com a sensação de ser injusta, sendo assim, Sekiro não é um jogo para qualquer jogador, precisa ser aquele que gosta de desafios, tenho certeza que muita gente que o comprou não vai ter a paciência de zerá-lo.
Nota: 9/10