Finalizei ontem o
Hellblade Senua's Sacrifice. Vi que vários andam fazendo o mesmo recentemente.
O que falar desse jogo... bem, ele é quase perfeito.
Como muitos aqui, ele estava a um tempinho parado no backlog, mais porque estava jogando outros jogos que me consumiam um tempo considerável. Já sabia da fama dele de ser um bom jogo, cheio de premiações, mesmo sendo criado por um time pequeno e de baixo orçamento, e olha, que trabalho bem feito esse pessoal teve.
Você é "Senua" (mais ou menos), uma moçoila nórdica que vive dentro desse ambiente rico que é a cultura das divindades nórdicas. Logo no começo do jogo, você descobre que ela está em uma jornada para salvar a alma de seu antigo companheiro, tendo que para isso adentrar os portões de Hel. O jogo é riquíssimo em cultura nórdica. Lorestone estão espalhadas pelo jogo como coletáveis e contam muitas histórias sobre essa cultura, como as relações entre divindades e feitos dos grandes heróis.
Acho que o ponto mais interessante do jogo é como ele consegue aguçar os nossos sentidos. Desde o começo você é incentivado a jogar com headphones, algo que te faz se sentir muito conectado com o que se passa com a Senua, o que ela pensa e as dificuldades que passam na cabeça dela. Os visuais do jogo são também muito bem feitos e cheio de mistérios, são lindos mesmo. Arte impecável.
O jogo é 80% "puzzle solver", mas tem também partes com combate. Essa era uma parte que, pelos poucos videos que assisti sobre o jogo, parecia muito pouco interessante. No final, vi que era algo, apesar de simples (sem o monte de habilidades disso e daquilo da maioria dos jogos de hoje), muito divertido. O combate segue o básico de atacar, defender e esquivar. Os inimigos são interessantes, cada um com uma mecânica diferente. Muitos podem falar que há pouca variedade de inimigos no jogo, mas para falar a verdade, o jogo é curto, não daria para colocar vários, e todos eles tem mecânicas bem variadas. Mais inimigos seriam apenas "mais do mesmo", não acrescentariam nada à experiência, na minha opinião.
O jogo é curto, em 6~8 horas você termina, o que não é ruim para mim. Aí pode variar na sua percepção de valor o quanto o jogo pode valer. Esse jogo é uma experiência única e trata de um tema muito pouco abordado em jogos atuais.
Esse é um jogo que, se tivesse mais orçamento, poderia ser melhor que God of War, por exemplo. Recomendo esse jogo a todos que gostam daquela experiência "imersiva", daqueles que gostam de jogar e pensar depois dobre o que passaram.