Hollow Knight
Fiz 91% do jogo e os 3 finais possíveis na campanha principal (embora eu ache que treinando bastante eu consiga concluir o panteão, eu não tenho a menor vontade disso pelo formato imbecil do mesmo).
Eu adoro Super Metroid e eu amo Castlevania, o estilo Metroidvania é certamente um dos que mais gosto exatamente porque, quando bem feito, pega as melhores características de cada um.
Hollow Knight é um que beira a perfeição, a jogabilidade é primorosa, os poderes absurdamente bem implementados e úteis, a navegação uma delícia quando se tem bastante formas de se locomover e os inimigos, em sua maioria, muito criativos e desafiadores sem serem irritantes (embora existam alguns irritantes).
Os bosses desse jogo são um negócio completamente a parte, são no conjunto
os melhores bosses já criados para um metroidvania. Existem jogos que chegam perto, mas nenhum se iguala a Hollow Knight.
A criatividade e cuidado dos criadores exala em cada batalha, vc dificilmente sente que o jogo quer TE FODER, os padrões são bem claros e a dificuldade está justamente no timming e controle da própria ansiedade e um pouco de destreza nas mãos. Essas características deixam as batalhas justas, emocionantes e vc nunca sente que passou na cagada pelo fato do Boss não ter usado um padrão apelão ou algo assim.
Sofri pouco em alguns tidos como difíceis (guardões do Castelo ou Tirano das Almas) e me fodi em outros como Hornet 2 e o chefe final Radiância (esse aqui me irritava pq a batalha é "dupla", uma desgraça).
A exploração e plataforma são de uma elegância e simplicidade geniais, as partes onde mais é exigido velocidade e habilidade no controle são nelas, mais que nos bosses, algumas são realmente memoráveis... e quando vc pega o poder que lhe permite "pular" essas partes com facilidade, a sensação de "agora fiquei foda" é mto real e tangível... esse sentimento vem do fato de tudo ser muito bem feito e montado.
A história é o ponto fraco, ela É boa e interessantes, tem ótimos personagens e o lore é bem rico... mas o formato de frases soltas e eventos que não se ligam e devem ser "montados" (estilo Dark Souls) é paia, o jogo não precisava disso na minha opinião. Ao menos o "fio da meada" do roteiro deveria ser contado de uma forma mais interessante.
Trilha sonora vai do bom -- na maior parte do tempo -- ao excelente, como por exemplo os temas da Radiância e da Cidade das Lágrimas. A trilha da cidade das lágrimas é um negócio absurdo, a forma como ela casa com sua chegada lá é emocionante pra c***lho, algo bem difícil em um jogo de plataforma.
Infelizmente nunca joguei Ori... e nem devo conseguir já que tenho um Macbook (onde joguei Hollow) e um
PS5, dito isso, para Hollow Knight é
o melhor metroidvania já criado e entrou no meu Top 10 da vida, talvez no 5.
Que jogo foda, que jornada maravilhosa... e que sopro de esperança no mercado de games em geral, esse tipo de pérola com tanto conteúdo, cuidado a um preço justo e sem práticas mercenárias deve ser sempre exaltado.
Obrigado Team Cherry... e que venha Silksong, hoje disparadamente meu jogo mais aguardado.
Nota: 10