O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Qual o último jogo que vc Terminou/fechou/zerou? [+ Independente da plataforma]

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Essa votação do game awards muitas vezes ganha o game mais popular, muitos jornalistas votam e tem categorias com games desconhecidos que eles não jogam, porém quase todos jogaram esse god of war, aí a maioria pode colocar ele em segundo ou terceiro que na média geral ele fica em primeiro.
Pra mim o que explica, é que esses jornalistas que votam, são gamers como nós e muitos deles são fanboys que puxam sardinha pra série favorita. God of War é muito popular como você disse e eles passam pano pra todas as mazelas do jogo, apenas pq é God of War.

Mesma coisa pra mim em relação ao FF VII remake: não merecia concorrer ao jogo do ano. Não tem cacife pra isso. Porém, como é Final Fantasy, ainda mais remake do 7 que é venerado como se fosse uma religião por muita gente, o povo força essa barra.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Nunca acreditei na "crítica especializada".
Eu geralmente fico cético quando se trata de uma série querida, pq aí pode entrar o lado fanboy do critico. Aí eu já costumo olhar com mais atenção pra quem divergiu um pouco do excesso de elogios.

Quando é um jogo desconhecido (e de preferencia que não seja de nenhuma publisher badalada) e que tira uma nota boa, provavelmente é merecido.

Ultima Edição:

MEGAMANDARK

Bam-bam-bam
Reações
1.033
Pontos
333

Visualizar anexo 445035
God of War Ragnarok
Tempo jogado: 28 horas
Gente, é com dor no coração que eu digo isso, pq eu gosto de God of War, mas esse jogo foi um suplício pra terminar!!! Como produção, é lindo, cara de jogo caro e as mecânicas do gameplay são divertidas. Porém, padece do mesmo problema de Last of Us 2 na minha opinião: não tem variedade suficiente pra sustentar quase 30 horas de duração. No começo é legal, mas depois de algumas horas, fica extremamente formulaico: dar porrada em inimigos, abrir baús, escalar parede e resolver os mesmos modelos de puzzle. Chegou um momento que eu já tava exausto (cerca de 1/3 do jogo) e tive que baixar a dificuldade de normal pra fácil, pra avançar mais rápido, e não precisar ficar recorrendo a side-quest pra conseguir materiais pra melhorar as armas e armadura do Kratos. São tarefas chatas, repetitivas e trabalhosas. Não vale a pena.
Esse jogo com o conteúdo que tem, era pra acabar em 10-12 horas no máximo, mas fica claro, que o foco não é o gameplay, e sim ostentar uma narrativa complexa e super cinemática. No entanto, diferente do já citado last of Us 2, eu achei que o enredo não impactou como o esperado. O Ragnarok , falado no jogo inteiro, e que me deu forças pra continuar até o fim, foi uma piada. Além de ser super ''rushado'', as brigas de mulheres na minha época de colégio, cheio de puxão de cabelo, eram mais emocionantes de assistir. Cadê aquelas batalhas épicas da trilogia original??? Sério, fiquei revoltado kkkkk. Se soubesse que seria assim, acho que tinha dropado.
E esse foco em narrativa, produziu um capítulo que foi uma das coisas mais chatas que eu já joguei num jogo: o bosque de ferro. São 2 horas a toa cheio de blábláblá, caminhando devagar, em cia daquela garota insuportável, que não cala a boca (como todo o personagem desse jogo por sinal), e daí sai pra coletar fruta, destrói ninho de bicho e cavalga bem lentamente no lombo de um animal. Pensei que só faltava agora ela e o Atreus pararem tudo e começarem a bordar ou cantarolar músicas ao som de um violão, como se quem ta jogando, não tivesse nada melhor pra fazer. Nossa senhora, se não fosse a curiosidade de ver o tal Ragnarok... Aliás, toda vez que a gente tinha que jogar com o Atreus, vinha um capitulo com essas ladainhas. Já tava até pegando raiva desse moleque por isso (além dele ser meio mala).
Enfim, poderia falar de muitas outras coisas que me incomodaram como os menus complicados, os combos difíceis de memorizar, os vilões insossos, Kratos paz e amor, o fato de não me importar com quase nenhum personagem e etc, mas não vou me estender muito, até pq ninguém vai ter saco pra ler. Acho que basicamente foi isso que eu tirei dessa experiência. Infelizmente, uma mega decepção!! Pra mim, sem dúvida o pior God of War da franquia de longe.
NOTA 6
+ Visualmente fantástico
+ As mecânicas de gameplay são divertidas...

-...porém não tem variedade suficiente pra sustentar tantas horas de jogo
- Enredo e maioria dos personagens não me cativaram
- Bosque de ferro
- Final xoxo
- Falta de batalhas épicas

Caramba vc pensou a mesma coisa que eu, eu curtir o gow2018 jogando no HARD e até platinei, o Ragnarok iniciei no último nível e quando chegou na metade do jogo não aguentava mais e baixei a dificuldade pro nível easy porq vi que aquilo ia me frustrar muito e além do jogo já ter ficado chatíssimo, aconteceu o mesmo com Horizon, platinei o 1, porém o forbiden west tbm já estava chato e tive que rushar tbm no easy

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Caramba vc pensou a mesma coisa que eu, eu curtir o gow2018 jogando no HARD e até platinei, o Ragnarok iniciei no último nível e quando chegou na metade do jogo não aguentava mais e baixei a dificuldade pro nível easy porq vi que aquilo ia me frustrar muito e além do jogo já ter ficado chatíssimo, aconteceu o mesmo com Horizon, platinei o 1, porém o forbiden west tbm já estava chato e tive que rushar tbm no easy
Pois é, e eu só fui ao fim, pq tava certo que o Ragnarok, seria O evento do jogo. Esperava algo sangrento, com lutas bem coreografadas, cheio de pirotecnia e um espetáculo visual. Seria minha recompensa por suportar esse jogo até ali, mas... foi aquilo kkkk. Mais rápido que tombo de anão.

Araknidium

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.320
Pontos
578
Jogo: The Witcher 2 - Assassins of Kings (Enhanced Edition)
Plataforma: PC (GOG)

Captura de tela 2025-04-17 044153.png
Logo após terminar o Witcher 1 iniciei no Witcher 2. Da pra dizer que ele evolui tudo que havia no primeiro, exceto talvez o tamanho, pois enquanto o primeiro jogo tinha 5 capítulos, o segundo só possui 3.

Joguei do início ao fim usando o controle e foi bem tranquilo. Terminei com o Geralt Lvl 35 e, apesar de estar jogando na dificuldade normal, em algumas partes a coisa apertava um pouco as vezes. O jogo, ao menos no GOG, possui nativamente também uma tradução para PT-BR. Acredito ter sido feita pela própria comunidade e apenas inserida no jogo. Esta tradução possui muitos erros, mas quebra um galho.

the-witcher-2-assassins-of-kings-enhanced-edition-enhanced-edition-pc-game-gog-com-wallpaper-4.jpg

Não sei até que ponto a Enhanced Edition melhorou os gráficos originais, mas posso dizer que o jogo todo está MUITO bonito. Tanto os cenários quanto os personagens.

Apesar de não ser obrigatório para jogar o 3 (que foi o primeiro que terminei), é legal jogar o 2 para entender bem aquele início do 3 e o motivo de alguns personagens (tipo a Philippa Eilhart) estarem na situação que estão.

Daqui a algum tempo ainda quero jogar aquele spin-off isométrico em que as batalhas se dão por turnos de Gwent, mas isso não deve acontecer sequer este ano.

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Reações
22.394
Pontos
1.344
Jogo: The Witcher 2 - Assassins of Kings (Enhanced Edition)
Plataforma: PC (GOG)

Visualizar anexo 445234
Logo após terminar o Witcher 1 iniciei no Witcher 2. Da pra dizer que ele evolui tudo que havia no primeiro, exceto talvez o tamanho, pois enquanto o primeiro jogo tinha 5 capítulos, o segundo só possui 3.

Joguei do início ao fim usando o controle e foi bem tranquilo. Terminei com o Geralt Lvl 35 e, apesar de estar jogando na dificuldade normal, em algumas partes a coisa apertava um pouco as vezes. O jogo, ao menos no GOG, possui nativamente também uma tradução para PT-BR. Acredito ter sido feita pela própria comunidade e apenas inserida no jogo. Esta tradução possui muitos erros, mas quebra um galho.

the-witcher-2-assassins-of-kings-enhanced-edition-enhanced-edition-pc-game-gog-com-wallpaper-4.jpg

Não sei até que ponto a Enhanced Edition melhorou os gráficos originais, mas posso dizer que o jogo todo está MUITO bonito. Tanto os cenários quanto os personagens.

Apesar de não ser obrigatório para jogar o 3 (que foi o primeiro que terminei), é legal jogar o 2 para entender bem aquele início do 3 e o motivo de alguns personagens (tipo a Philippa Eilhart) estarem na situação que estão.

Daqui a algum tempo ainda quero jogar aquele spin-off isométrico em que as batalhas se dão por turnos de Gwent, mas isso não deve acontecer sequer este ano.
Eu sempre o quis ter.
Agora que o tenho em versão digital não tenho ânimo de começar a jogar.

Araknidium

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.320
Pontos
578
Eu sempre o quis ter.
Agora que o tenho em versão digital não tenho ânimo de começar a jogar.
Eu não julgo. Este jogo ta na minha conta GOG desde que criei ela uns 8 anos atrás. Só agora que surgiu ânimo pra jogar por causa do anúncio do Witcher 4. Negócio é esperar vir uma "inspiração" dessas e focar pra terminar logo, já que ele não é um RPG muito longo. Essas quase 35h que levei foi já indo atrás de todas as sidequests que consegui fazer no percurso. Se focar realmente só na campanha, deve dar umas 20h somente. Porém, tem que estar sim inspirado, pois é um jogo antigo e fácil de ir pro Tópico do Drop, na minha opinião.

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
33.585
Pontos
1.053
Eu não julgo. Este jogo ta na minha conta GOG desde que criei ela uns 8 anos atrás. Só agora que surgiu ânimo pra jogar por causa do anúncio do Witcher 4. Negócio é esperar vir uma "inspiração" dessas e focar pra terminar logo, já que ele não é um RPG muito longo. Essas quase 35h que levei foi já indo atrás de todas as sidequests que consegui fazer no percurso. Se focar realmente só na campanha, deve dar umas 20h somente. Porém, tem que estar sim inspirado, pois é um jogo antigo e fácil de ir pro Tópico do Drop, na minha opinião.
Já dropei ele uma vez, o primeiro the witcher já duas vezes e não toco mais nele, dizem que vai sair um remake/remaster dele aí tentaria dar mais uma chance, porém depois de terminar o 3 que é um dos melhores jogos que já joguei me animei a dar mais uma chance pro 2, mas lembro que o início dele é muito engessado, diferente do 3...

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
maxresdefault.jpg

Astro Bot's Playroom
Tempo jogado: 3 horas​

Depois de terminar (e suportar) o chatíssimo God of War Ragnarok, precisava de algo pra limpar meu paladar de jogo mequetrefe. Nada de cutscenes demoradas, personagem que não cala a boca, side-quests que enrolam a gente, ''grindar'' pra aumentar status, lentidão...tô de saco cheio disso por enquanto. Felizmente, lembrei que meu PS5 vem com esse Astro Bot, e até hoje eu tinha ignorado a existência. É muito bom, tal qual a versão mais recente (e maior). Jogo simples, que a gente pega e se entretem imediatamente. Uma chuva de criatividade, polimento, carisma, nostalgia, e sem aloprar no desafio. Feito pra gente desestressar mesmo. Normalmente não sou de ficar coletando coisa, que não sirva pra além de terminar o jogo, mas aqui da gosto de coletar os consoles e acessórios da história do Playstation e ver eles arrumadinhos na sala do jogo em versão gigante, pra gente interagir e relembrar o passado. Não fiz 100%, mas tudo que tava dentro das fases ta completinho.
Se fosse fazer uma pequena ressalva, é que todos os power-ups, envolvem controle de movimento, que aqui funciona muito bem e é divertido, mas por um longo período poderia ficar cansativo, porém... como dura algumas poucas horas, não é um problema. Também entendo que eles desenvolveram com esse foco, pq afinal é uma demo pra demonstrar os recursos do controle do PS5.
Me admira da Nintendo, não ter feito algo nesses moldes pra gente interagir com a história dela. Seria quase um museu do Louvre de tanta atração. Tem o Smash que meio que faz isso, mas não é a mesma coisa. Juro que eu pagaria por um jogo curtinho assim, mas cheio de nostalgia e feito com capricho, ta Nintendo? Nem precisa ser de graça.
Enfim, ótimo jogo, bem feito, despretensioso e pra algo oferecido de graça, entrega MUITO em poucas horas. Bem melhor que muita coisa que dura 50-60 horas e custa 70 dólares.​

NOTA 9

+ Divertido, criativo e bem polido.
+ Nostálgico
+ Carismático
+ Entrega ótimo conteúdo pra algo de graça

- Excesso de controle de movimento me cansou um pouquinho.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979

Visualizar anexo 445035
God of War Ragnarok
Tempo jogado: 28 horas
Gente, é com dor no coração que eu digo isso, pq eu gosto de God of War, mas esse jogo foi um suplício pra terminar!!! Como produção, é lindo, cara de jogo caro e as mecânicas do gameplay são divertidas. Porém, padece do mesmo problema de Last of Us 2 na minha opinião: não tem variedade suficiente pra sustentar quase 30 horas de duração. No começo é legal, mas depois de algumas horas, fica extremamente formulaico: dar porrada em inimigos, abrir baús, escalar parede e resolver os mesmos modelos de puzzle. Chegou um momento que eu já tava exausto (cerca de 1/3 do jogo) e tive que baixar a dificuldade de normal pra fácil, pra avançar mais rápido, e não precisar ficar recorrendo a side-quest pra conseguir materiais pra melhorar as armas e armadura do Kratos. São tarefas chatas, repetitivas e trabalhosas. Não vale a pena.
Esse jogo com o conteúdo que tem, era pra acabar em 10-12 horas no máximo, mas fica claro, que o foco não é o gameplay, e sim ostentar uma narrativa complexa e super cinemática. No entanto, diferente do já citado last of Us 2, eu achei que o enredo não impactou como o esperado. O Ragnarok , falado no jogo inteiro, e que me deu forças pra continuar até o fim, foi uma piada. Além de ser super ''rushado'', as brigas de mulheres na minha época de colégio, cheio de puxão de cabelo, eram mais emocionantes de assistir. Cadê aquelas batalhas épicas da trilogia original??? Sério, fiquei revoltado kkkkk. Se soubesse que seria assim, acho que tinha dropado.
E esse foco em narrativa, produziu um capítulo que foi uma das coisas mais chatas que eu já joguei num jogo: o bosque de ferro. São 2 horas a toa cheio de blábláblá, caminhando devagar, em cia daquela garota insuportável, que não cala a boca (como todo o personagem desse jogo por sinal), e daí sai pra coletar fruta, destrói ninho de bicho e cavalga bem lentamente no lombo de um animal. Pensei que só faltava agora ela e o Atreus pararem tudo e começarem a bordar ou cantarolar músicas ao som de um violão, como se quem ta jogando, não tivesse nada melhor pra fazer. Nossa senhora, se não fosse a curiosidade de ver o tal Ragnarok... Aliás, toda vez que a gente tinha que jogar com o Atreus, vinha um capitulo com essas ladainhas. Já tava até pegando raiva desse moleque por isso (além dele ser meio mala).
Enfim, poderia falar de muitas outras coisas que me incomodaram como os menus complicados, os combos difíceis de memorizar, os vilões insossos, Kratos paz e amor, o fato de não me importar com quase nenhum personagem e etc, mas não vou me estender muito, até pq ninguém vai ter saco pra ler. Acho que basicamente foi isso que eu tirei dessa experiência. Infelizmente, uma mega decepção!! Pra mim, sem dúvida o pior God of War da franquia de longe.
NOTA 6
+ Visualmente fantástico
+ As mecânicas de gameplay são divertidas...

-...porém não tem variedade suficiente pra sustentar tantas horas de jogo
- Enredo e maioria dos personagens não me cativaram
- Bosque de ferro
- Final xoxo
- Falta de batalhas épicas

Eu to pra começar aqui... Quero jogar antes de terminar minha assinatura da plus q n devo renovar. Mas deu uma desanimada lendo teu review.

Eu gostei mto do god of war do ps4 e GoW é minha franquia preferida da sony. E esse tem o mesmo MC (94) q o gow de 2018.

Mas acho q isso mostra o quanto a crítica pode se distanciar do público ao avaliar franquias "queridinhas". Isso ocorre d+ c franquias da sony (algumas da nintendo tb e da rockstar). Last of us 2 foi outro bom exemplo de como a critica viajou não vendo os pontos negativos do jogo. Ambos nao foram tão bem recebidos assim mas a crítica (q tem tb q jogar o jogo rushado e avaliar rapidamente) prefere não arriscar e dar nota alta.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979
Pra mim o que explica, é que esses jornalistas que votam, são gamers como nós e muitos deles são fanboys que puxam sardinha pra série favorita. God of War é muito popular como você disse e eles passam pano pra todas as mazelas do jogo, apenas pq é God of War.

Mesma coisa pra mim em relação ao FF VII remake: não merecia concorrer ao jogo do ano. Não tem cacife pra isso. Porém, como é Final Fantasy, ainda mais remake do 7 que é venerado como se fosse uma religião por muita gente, o povo força essa barra.

Outro ótimo exemplo... FFVII remake eh BEEEEM mediano. Mas é bonito, é Final fantasy, tem nostalgia de ser remake de um dos rpgs mais importantes da história... Aí vão lá e dão nota boa... Poucos realmente avaliam os diversos problemas do jogo.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979
Eu tinha colocado uma tabela de como a mídia da nota e como "filtrar isso" no tópico do Wukong (q provavelmente teve nota menor q merecido).

Vou repostar aqui (e óbvio q tem exceções pra cada ponto):

- Jogo da Naugthy Dog, Rockstar ou Hideo Kojima: mídia da +7 pts do q merece.
- Outros 1st da Sony ou 1st Nintendo: +5pts (aqui normalmente as franquias de nomes, mas tem exceções claro, god of war do PS4 ou breath of the wild por ex merecem a nota alta).
- Jogos de 3rd grande de franquia clássica das devs "queridinhas": +3pts (final fantasy, street fighter etc)
- Jogo Indie mediano: +2 pts (aqui entra aqueles indies nota 70-75, q ganham uns pontinhos extras por simpatia).
- Outros jogos de 3rds grandes (empresas "clássicas"): +1 pt.
- Jogos de 3rd desconhecida/nova: -2 a -4 pts (Aqui pode entrar wukong, control ou alguma 3rd que ainda não tem/tinha uma franquia mainstream).
- Jogos de 1st da Microsoft: -3pts (e quem frequenta o forum sabe q eu não gosto do xbox e não sou caixista, mas a mídia sem dúvidas pega no pé).
- Jogos indies fantásticos: -4/-5pts: falando dos indies 85-95... há um "teto" pra jogo indie, mtas obras-primas ficam no 85+- pq mta publicação não dá 10... por ex, hollow knight ser 90, 94 seria + justo já q é o jogo q virou referencia em um dos gêneros mais populares... outer wilds tá 85, poderia ser 90+ fácil etc. Aqui entra algo importante, q se a dev já é conhecida (virando dev indie queridinha) ou já existe um hype grande no jogo, será + justa a análise e poderá quebrar a barreira dos 90 (tipo com Hades, veremos como será com silksong), ou até notas bizarras mto mais altas do q merecem como o hypado sea of stars.

Ultima Edição:

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Eu to pra começar aqui... Quero jogar antes de terminar minha assinatura da plus q n devo renovar. Mas deu uma desanimada lendo teu review.

Eu gostei mto do god of war do ps4 e GoW é minha franquia preferida da sony. E esse tem o mesmo MC (94) q o gow de 2018.

Mas acho q isso mostra o quanto a crítica pode se distanciar do público ao avaliar franquias "queridinhas". Isso ocorre d+ c franquias da sony (algumas da nintendo tb e da rockstar). Last of us 2 foi outro bom exemplo de como a critica viajou não vendo os pontos negativos do jogo. Ambos nao foram tão bem recebidos assim mas a crítica (q tem tb q jogar o jogo rushado e avaliar rapidamente) prefere não arriscar e dar nota alta.
Tu sendo fã como eu, não tem jeito, ta no destino que a gente vai ter que passar por essa pra ter paz na consciência rsrsrs. E de certa forma, esse jogo é indicado pra quem é fã mesmo. Só a gente pra aturar até o fim.

Achei relativamente bom apenas nas primeiras horas, depois só o visual mesmo que salva. Eu tinha falado na minha análise que o Atreus era meio mala, mas parando pra refletir agora, se não fosse ele fazendo o papel de adolescente chato que vai atrás de confusão, a gente tava ferrado nesse jogo. Se dependesse do Kratos, a gente iria ficar na frente da televisão assistindo novela. Passa o jogo inteiro dizendo que não quer guerra, que não quer briga, pedindo pro moleque voltar pra casa... maior empata rolê kkkk!!!!

O conselho que eu te dou, é pra jogar esse god of war depois de algo que não te tomou tanto tempo ou foi MUITO bom. Jogar duas tranqueiras seguidas é osso.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Eu tinha colocado uma tabela de como a mídia da nota e como "filtrar isso" no tópico do Wukong (q provavelmente teve nota menor q merecido).

Vou repostar aqui (e óbvio q tem exceções pra cada ponto):

- Jogo da Naugthy Dog Ou Rockstar: mídia da +7 pts do q merece.
- Outros 1st da Sony ou 1st Nintendo: +5pts (aqui normalmente as franquias de nomes, mas tem exceções claro, god of war do PS4 ou breath of the wild por ex merecem a nota alta).
- Jogos de 3rd grande de franquia clássica das devs "queridinhas": +3pts (final fantasy, street fighter etc)
- Jogo Indie mediano: +2 pts (aqui entra aqueles indies nota 70-75, q ganham uns pontinhos extras por simpatia).
- Outros jogos de 3rds grandes (empresas "clássicas"): +1 pt.
- Jogos de 3rd desconhecida/nova: -2 a -4 pts (Aqui pode entrar wukong, control ou alguma 3rd que ainda não tem/tinha uma franquia mainstream).
- Jogos de 1st da Microsoft: -3pts (e quem frequenta o forum sabe q eu não gosto do xbox e não sou caixista, mas a mídia sem dúvidas pega no pé).
- Jogos indies fantásticos: -4pts: falando dos indies 85-95... há um "teto" pra jogo indie, mtas obras-primas ficam no 85+- pq mta publicação não dá 10... por ex, hollow knight ser 90, 94 seria + justo já q é o jogo q virou referencia em um dos gêneros mais populares... outer wilds tá 85, poderia ser 90+ fácil etc. Aqui entra algo importante, q se a dev já é conhecida (virando dev indie queridinha) ou já existe um hype grande no jogo, será + justa a análise e poderá quebrar a barreira dos 90 (tipo com Hades, veremos como será com silksong), ou até notas bizarras mto mais altas do q merecem como o hypado sea of stars.
Põe aí na lista das notas infladas, qualquer coisa que seja assinada pelo Hideo Kojima. Pra mim, o último jogo realmente bom dele foi MGS 3.

andre46

Mil pontos, LOL!
Reações
12.128
Pontos
1.489
745538c3639a379f6124349c298e94d6a972a554d1e754ace8b04d4566f508e8

Terminado jogando com a esposa. Joguinho muito divertido para jogar com duas pessoas, porém, não sei quanto ele se sustentaria solo.

É um típico game de dungeon, cada vez que vc entra em uma ela se torna diferente. O Combate do game é bem divertido e os "seguidores" do culto são bem simpáticos e fofos. Porém o game tem uma pegada "fazendinha" bem forte tbm, vc cuida do culto que é basicamente uma fazenda, vc planta, colhe, prepara comida para os seguidores, faz com que seja um lugar confortável para eles. Porém se esse tipo de game não for o seu forte, isso pode te fazer enjoar antes de chegar ao fim da história.

Dito isso, jogando a dois se torna um game bem divertido, tanto na parte do combate (Que também é bem diversificado) quanto na parte da fazenda, pois é legal debater o que deve ser feito primeiro para manter "O culto" em um bom andamento. É tão divertido que o game tem uma segunda run, como se fosse um new game+ (Porém com novos objetivos, como se fosse uma continuação da história principal) e estamos fazendo também. Capaz até de platinarmos juntos se bobear.

PORÉM se fosse eu jogando sozinho, talvez não conseguisse ir até o final da história.

NOTA: 7/10

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Reações
26.081
Pontos
1.374
745538c3639a379f6124349c298e94d6a972a554d1e754ace8b04d4566f508e8

Terminado jogando com a esposa. Joguinho muito divertido para jogar com duas pessoas, porém, não sei quanto ele se sustentaria solo.

É um típico game de dungeon, cada vez que vc entra em uma ela se torna diferente. O Combate do game é bem divertido e os "seguidores" do culto são bem simpáticos e fofos. Porém o game tem uma pegada "fazendinha" bem forte tbm, vc cuida do culto que é basicamente uma fazenda, vc planta, colhe, prepara comida para os seguidores, faz com que seja um lugar confortável para eles. Porém se esse tipo de game não for o seu forte, isso pode te fazer enjoar antes de chegar ao fim da história.

Dito isso, jogando a dois se torna um game bem divertido, tanto na parte do combate (Que também é bem diversificado) quanto na parte da fazenda, pois é legal debater o que deve ser feito primeiro para manter "O culto" em um bom andamento. É tão divertido que o game tem uma segunda run, como se fosse um new game+ (Porém com novos objetivos, como se fosse uma continuação da história principal) e estamos fazendo também. Capaz até de platinarmos juntos se bobear.

PORÉM se fosse eu jogando sozinho, talvez não conseguisse ir até o final da história.

NOTA: 7/10

Eu gostei do começo, o jogo tem uma premissa maravilhosa. Porém começa a apresentar trocentas mecanicas atrás de mecanicas novas e achei chato demais e dropei na época. Sei la, acho desnecessário um jogo que deveria ser simples começar a complicar demais as coisas.

andre46

Mil pontos, LOL!
Reações
12.128
Pontos
1.489
Eu gostei do começo, o jogo tem uma premissa maravilhosa. Porém começa a apresentar trocentas mecanicas atrás de mecanicas novas e achei chato demais e dropei na época. Sei la, acho desnecessário um jogo que deveria ser simples começar a complicar demais as coisas.

É um game com um aprendizado bem extenso e mesmo terminando a história vc ainda não sabe todas as mecânicas do game. Jogar sozinho pode ser bem cansativo mesmo.

rizabr

Mil pontos, LOL!
Reações
14.292
Pontos
1.074
1745036397869.png

Fiquei mais perdida do que gostaria, teve uma parte no começo chata por causa das hordas de monstros e poderia ter uma variedade maior de cenários, mas no geral continuo gostando.

É interessante alternar entre personagens a cada capítulo, cada um com suas particularidades e diferenças entre mana, hp e sanidade. Histórias deles são envolventes, apesar que o core do enredo poderia ser um pouco mais criativo.

Os efeitos de sanidade são o ponto forte do jogo e continuam bons mesmo hoje em dia, tornando o game bem único entre tantos do gênero daquela geração.

Tenho uma memória afetiva com ele pq uma das únicas revistas de jogo que tinha quando criança possui um detonado detalhado da 2ª metade do jogo e essas coisas sempre embelezam o game.

Tem o true ending caso complete o jogo com todas as 2 relíquias, mas é trabalho demais ir pra uma cena extra.

1745036416119.png

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Visualizar anexo 445474

Fiquei mais perdida do que gostaria, teve uma parte no começo chata por causa das hordas de monstros e poderia ter uma variedade maior de cenários, mas no geral continuo gostando.

É interessante alternar entre personagens a cada capítulo, cada um com suas particularidades e diferenças entre mana, hp e sanidade. Histórias deles são envolventes, apesar que o core do enredo poderia ser um pouco mais criativo.

Os efeitos de sanidade são o ponto forte do jogo e continuam bons mesmo hoje em dia, tornando o game bem único entre tantos do gênero daquela geração.

Tenho uma memória afetiva com ele pq uma das únicas revistas de jogo que tinha quando criança possui um detonado detalhado da 2ª metade do jogo e essas coisas sempre embelezam o game.

Tem o true ending caso complete o jogo com todas as 2 relíquias, mas é trabalho demais ir pra uma cena extra.

Visualizar anexo 445475
Tenho curiosidade pra jogar novamente, mas vou esperar sair no Switch 2 (já que o gamecube vai estar na seleção retrô) com uma resolução melhor. Joguei na época que saiu, e não toquei mais nele desde então (ainda tenho a versão original guardada). Lembro que gostei, embora não tivesse achado a oitava maravilha que a imprensa pintou. Pra mim o Resident Evil remake (do mesmo ano), era melhor.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Mto bem lembrado, já editei lá.
Embora eu não concorde que os jogos da Nintendo costumam ter notas infladas. O último caso que eu lembro, foi a chuva de 10 do Skyward Sword quando saiu no Wii (que pra mim é nota 8 no máximo). Nessa era Switch, não recordo nenhum caso.

A minha impressão, é que os overrated, costumam ser grandes produções daquelas meio cinematográficas, cheio de filminho e um podcast inteiro de diálogos. Especialmente os jogos da Sony e da Rockstar. Tanto é, que são os jogos que costumam concorrer a essas grandes premiações tipo Game Awards.

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Reações
18.620
Pontos
1.344

Concordo com o review do colega, mas eu ainda daria um 7,5. Mas realmente o jogo fica num eterno "agora vai" e não vai, eu platinei o primeiro e esse Ragnarok eu só fui na missão primária na maior parte do jogo.

Uma coisa muito bem dita na analise é essa mania dos jogos da sony de quererem ser filme dramático de hollywood bastante focado nas relações humanas, é legal ver jogos abordando temas que eram mais abordados em filmes e séries premiadas? Sim, mas espero que façam uma análise de mercado e percebam que os jogadores estão voltando a se interessar mais por gameplay puro e jogos dinâmicos/bem dosados. Eu mesmo já curti muito isso, defendia que os jogos tivessem historias que só se via em boas séries, mas hoje perderam a mão disso.

Tudo isso sempre num mundo open world que as vezes é desnecessário em tamanho.

Contribuindo com o tópico fechei dois metroidvania em seguida, Ender Lillies e Prince of Persia, pro Ender dou nota 7, apesar dele sempre figurar aí pelas listas como um MV nota 9-10, não achei tão top assim, mas valeu a zerada.
Já o Prince of Persia fiz a platina sendo que nem sou caçador de troféus mas nesse jogo é tudo muito prazeroso. Dou nota 10.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979
Embora eu não concorde que os jogos da Nintendo costumam ter notas infladas. O último caso que eu lembro, foi a chuva de 10 do Skyward Sword quando saiu no Wii (que pra mim é nota 8 no máximo). Nessa era Switch, não recordo nenhum caso.

A minha impressão, é que os overrated, costumam ser grandes produções daquelas meio cinematográficas, cheio de filminho e um podcast inteiro de diálogos. Especialmente os jogos da Sony e da Rockstar. Tanto é, que são os jogos que costumam concorrer a essas grandes premiações tipo Game Awards.
Da nintendo acho q hj eh mais exceção msm. Tb concordo q maioria são os jogos filminhos.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979
Contribuindo com o tópico fechei dois metroidvania em seguida, Ender Lillies e Prince of Persia, pro Ender dou nota 7, apesar dele sempre figurar aí pelas listas como um MV nota 9-10, não achei tão top assim, mas valeu a zerada.
Já o Prince of Persia fiz a platina sendo que nem sou caçador de troféus mas nesse jogo é tudo muito prazeroso. Dou nota 10.

Eu gostei bastante de ender lilies, mas prince or persia realmente tá em outro nível... PoP é um dos raros metroidvanias (coloco apenas ele e ori2) que chegam perto de Hollow Knight (inclusive é superior a HK em alguns aspectos)

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Concordo com o review do colega, mas eu ainda daria um 7,5. Mas realmente o jogo fica num eterno "agora vai" e não vai, eu platinei o primeiro e esse Ragnarok eu só fui na missão primária na maior parte do jogo.

Uma coisa muito bem dita na analise é essa mania dos jogos da sony de quererem ser filme dramático de hollywood bastante focado nas relações humanas, é legal ver jogos abordando temas que eram mais abordados em filmes e séries premiadas? Sim, mas espero que façam uma análise de mercado e percebam que os jogadores estão voltando a se interessar mais por gameplay puro e jogos dinâmicos/bem dosados. Eu mesmo já curti muito isso, defendia que os jogos tivessem historias que só se via em boas séries, mas hoje perderam a mão disso.

Eu também não sou contra um jogo ter uma narrativa mais elaborada. A grande questão, é que muitos jogos estão construindo a gameplay em função do enredo, e não o contrário. Isso se traduz em jogos com gameplay raso ou extremamente repetitivo e que se a narrativa não cativar, aí meu...fod**!!! Um gameplay bem feito salva um jogo de estória ruim, o contrário não.

Também amei Prince of Persia. Fantástico! Quando a Ubisoft da uma dentro, ela flopa. Sacanagem...

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Eu gostei bastante de ender lilies, mas prince or persia realmente tá em outro nível... PoP é um dos raros metroidvanias (coloco apenas ele e ori2) que chegam perto de Hollow Knight (inclusive é superior a HK em alguns aspectos)
Taí, não joguei esse Ori até hoje e olha que eu amo Metroid. To quase me convencendo disso. Só espero que não seja igual aquele Animal Well que eu achei poooooodre.

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Reações
18.620
Pontos
1.344
Taí, não joguei esse Ori até hoje e olha que eu amo Metroid. To quase me convencendo disso. Só espero que não seja igual aquele Animal Well que eu achei poooooodre.
Vi pouca coisa do Animal Well mas está na minha lista.

Ori tem um mundinho bem agradável de abrir, o 1 o combate é quase uma formalidade, muito fácil e básico. O 2 saiu depois de Hollow K. e copiou algumas coisas dele, e fico bom/competente.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Vi pouca coisa do Animal Well mas está na minha lista.

Ori tem um mundinho bem agradável de abrir, o 1 o combate é quase uma formalidade, muito fácil e básico. O 2 saiu depois de Hollow K. e copiou algumas coisas dele, e fico bom/competente.
Só do mundinho ser agradável já é um ponto bem positivo. Foi uma das coisas que eu não gostei no Animal Well, que é um lugar escuro, claustrofóbico e sem nenhuma música de ambientação. Achei extremamente desagradável explorar aquilo ali.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979
Animal well eh bem diferente, bem mais focado em puzzles, sem batalha e sem explicar mta coisa... Eu amei pq combinou dois generos q gosto muito, mas não é um jogo pra todos msm.

Ori and the blind forest (o 1o) não tem mto combate mas eu gostei bastante (e é curto até, vale a pena)... Já Ori and the will of the wisp não tem erro, é metroidvania sem inventar mto e obra prima. Pode ir na fé.

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Reações
26.081
Pontos
1.374

Eu recomendo fortemente o Ender Magnolia. Fantástico. Um dos melhores Metroidvanias que já joguei.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Animal well eh bem diferente, bem mais focado em puzzles, sem batalha e sem explicar mta coisa... Eu amei pq combinou dois generos q gosto muito, mas não é um jogo pra todos msm.

Ori and the blind forest (o 1o) não tem mto combate mas eu gostei bastante (e é curto até, vale a pena)... Já Ori and the will of the wisp não tem erro, é metroidvania sem inventar mto e obra prima. Pode ir na fé.
Então deve ser um jogo muito 8/80 mesmo. Eu poderia perfeitamente jogar algo sem batalha e com foco em puzzle, não vejo problema, mas da maneira que o jogo foi executado, e principalmente ambientado, eu não curti. Pra mim pareceu projeto de faculdade de games.

Vou considerar o segundo Ori. Pergunta...é do tipo difícil pra kct? Odeio jogo que eu morro 1000x pra passar de um chefe.

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Reações
26.081
Pontos
1.374
Então deve ser um jogo muito 8/80 mesmo. Eu poderia perfeitamente jogar algo sem batalha e com foco em puzzle, não vejo problema, mas da maneira que o jogo foi executado, e principalmente ambientado, eu não curti. Pra mim pareceu projeto de faculdade de games.

Vou considerar o segundo Ori. Pergunta...é do tipo difícil pra kct? Odeio jogo que eu morro 1000x pra passar de um chefe.

Ori pra mim ta no mesmo patamar de Hollow Knight de melhores metroidvanias, nivel 10/10 mesmo. O primeiro eu achei melhor que o segundo, pois me impactou mais. O segundo tem um combate mais desenvolvido, mas lembro que quando joguei, não achei grande coisa. Mas recomendo jogar o primeiro e se quiser mais, vá pro segundo game.

O Ori é mais focado em plataforma do que combate, ao contrário de Hollow Knight. HK por sua vez começa a se focar mais em plataforma la pro fim e no palácio branco, mas ai chega a ser exagerado a dificuldade.

Ori vc vai morrer mtu, coisa de 800x até fechar (é sério, quando vc fecha mostra no save quantas vezes vc morreu). Porém vc cria o checkpoint onde quiser. Então vc pode treinar bem a parte antes de passar. Nada de absurdo ou impossível.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.164
Pontos
979

Não é difícil não... Dificuldade normal de metroidvania... Mais fácil que hollow knight.

Eu recomendo jogar o 1o antes, vale a pena. É bem focado em plataforma... Tem partes difíceis mas como falaram vc acaba criando o proprio checkpoint nele. E é beeeem + facil q o palacio branco em HK ou os desafios mais difíceis de plataforma do PoP.

Já o 2o tem combate, e como falei tem dificuldade "normal" pra metroidvania.

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.478
Pontos
944
Captura de Tela 2025-04-19 às 21.37.10.png

#14 A Short Hike
Tempo jogado: 2 horas​

Hoje de tarde, tava pesquisando na internet alguma indicação de algo que não fosse longo e esse jogo apareceu num site entre as recomendações. Fui com a cara pelas fotos e a descrição, e escolhi bem, foi uma grata surpresa. Basicamente, o objetivo é alcançar o topo da montanha mais alta da ilha, pra passarinha protagonista poder conseguir sinal de celular e ligar pra mãe (essa ilha deve ter antena da TIM kkk). Pra isso, é preciso coletar umas penas douradas explorando um mundinho aberto, pra assim ela poder ter fôlego pra voar/ escalar cada vez mais alto até chegar ao topo. Algumas penas estão simplesmente espalhadas pela ilha, outras se conseguem fazendo pequenos favores aos animais que estão por lá, comprando diretamente de alguns deles (com moedinhas que se acha pela ilha), através de pistas de mapas de tesouro ou participando de mini-games como vôlei ou corrida. Achei tudo divertido, bem gostosinho de jogar e muito agradável desde os personagens ao estilo visual. E claramente quem fez, gosta bastante de Animal Crossing. A vibe é muito parecida, desde os efeitos sonoros, visual dos personagens, e até algumas atividades lembram bastante como a pescaria. Descreveria o jogo como um cruzamento bem sucedido de Mario 64 com Animal Crossing.
Tenho apenas algumas ressalvas: achei um pouco complicado de se localizar na ilha. Existe uma bússola, mas não é suficiente. Talvez se durante os voos da passarinha, a gente pudesse girar livremente a câmera, ajudaria bastante, mas infelizmente é bem limitada a visão durante o voo, o que faz a gente ficar zanzando atrás de determinado objetivo mais tempo do que deveria. Outra coisa, é que apesar deu não estar atrás de jogo longo, achei que dá pra finalizar MUITO rápido. Não veria problema do objetivo ser alcançado com um pouco mais de dificuldade. Porém, pelos 17 reais que eu gastei, acho que foram 2 horinhas bem pagas. Adoraria jogar algo assim com um budget maior e um pouco mais robusto, sem fugir dessa simplicidade.
NOTA 8
+ A ilha é um lugar relaxante e muito agradável de se explorar
+ As atividades são divertidas e recompensadoras
+ Vibe muito legal que lembra Animal Crossing
+ Mecânicas simples e fáceis de aprender

- Dá pra finalizar MUITO rápido, não faria mal um pouco mais de desafio
- Um pouquinho complicado de se orientar pela ilha

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Reações
33.138
Pontos
903
Zelda Breath of the Wild (Switch)
oftUzo.jpg

Finalmente zerado. Agora entendo o motivo desse jogo ter se tornado referência. É o oposto do Skyward Sword onde o jogo segura sua mão o tempo todo. E também é o oposto da fórmula Ubisoft de mundo aberto.

É o primeiro mundo aberto onde é importante observar o mundo, seus arredores, pois é cheio de segredos. E esses segredos não são ícones no mapa igual um jogo da Ubisoft.
Eu cheguei nesse lago abaixo e notei essa bola de ferro nada a ver no cenário. Uma ponta fora d'água e outra dentro.
of1dBK.jpg

Se você olhar de outro ângulo percebe buracos nos troncos.
of1qoZ.jpg

Encaixe as duas pontas dentro dos troncos e você descobre uma Korok Seed. E nada disso está marcado no mapa, simplesmente achei na sorte enquanto explorava o mapa. Pode ser que outra pessoa nunca encontre tal área.

Outro destaque é a interatividade com o mundo. Se você acha que consegue resolver um problema de um certo jeito então é bem provável que funcione.
of1sJm.jpg

Esse jogo te desafia até o fim, inclusive as DLCs. Nenhum outro Zelda foi assim.
of13ei.jpg

Topo Fundo