Vegito
Mil pontos, LOL!
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Havia começado ano passado, acabei largando na metade pra jogar Zelda, depois emendei Bloodborne, depois outro e outro e outro...retomei agora.
E que jogo!
Engatei da metade e em duas pegadas terminei (13h no total). Incrível como o jogo não me prendeu tanto de cara e depois no retorno me fisgou bonito.
E bonito é uma palavra que se aplica muito bem a U4. LINDO na verdade, bonito é pouco. Acho que é o jogo mais bonito graficosamente falando que já peguei até hoje (tendo jogado GoW, e Horizon Zero Down). Perdi as contas de quantas vezes parei pra admirar o cenário, quantas vezes fiquei mexendo no photo mode pra olhar os detalhes, quantas screens tirei. É embasbacante mesmo. E quanto detalhes! O trabalho de detalhes nas animações e cenários é espantoso. Parece que cada mínima coisa está lá mesmo e funcionando, não só um modelo ou uma textura. Só incomoda que os personagens ficam o tempo todo falando o quanto o jogo é bonito, fica chata essa auto masturbação o tempo todo.
Mas um jogo não se faz só de gráficos. e o gameplay?
O melhor da série, na minha opinião. Embora tenha me parecido que tenha um pouco menos de combate do que os outros, acaba ficando bem espaçado. Tem uma nova mecânica de stealth que não é um primor, mas é bem vinda pra dar uma variada. A IA é bem decente. Se você se meter me tiroteio eles vão aproveitar a vantagem numérica pra tentar te flanquear, não é seguro ficar parado atrás do mesmo cover pra sempre. A maioria dos covers é destrutível também, então o jogo te força a ficar em movimento.
O gancho é provavelmente a melhor adição ao jogo. Muito saboroso usar nas escaladas e combates. Dá uma opção de mobilidade muito valiosa.
Os puzzles são bem fáceis, não lembro der ter sofrido em momento algum com ele. Senti o jogo um pouco mais vazio em intensidade que os anteriores porque ele dá uma espaçada maior entre os momentos. O jogo te dá uma cenário bem maior (em comparação com os Uncharteds anteriores) e quer que você passe um tempo explorando, mas não tem nada de muito valioso a ser encontrado, exceto olhar pra beleza. Numa primeira jogada o pacing ficou bom, mas receio que numa segunda jogada essas partes tendam a ficar meio monótonas.
O ponto alto de todos Uncharteds pra mim sempre foi aquela sensação de aventura, de sessão da tarde, uma aventura divertida e sem pretensão estilo Indiana Jones, com interações divertidas e química entre os personagens. E U4 entrega bem nesse sentido. Ele começa parecendo que vai tentar ser um pouco mais sério, mas depois volta ao seu clima habitual. A relação entre os irmãos Drake é um dos pontos altos do jogo (muito em parte pela sensacional atuação do Nolan North e do Troy Baker). Não é nada demais em profundidade ou drama, mas convence e diverte. Incomoda um pouco que parece uma inserção forçada, já que nunca tinha sido mencionado antes, e deixa alguns furos. Onde o Sam estava quando o Nathan tava na Colômbia roubando o anel do Francis Drake e conhecendo o Sully? Sully, aliás, continua o melhor personagem da série. Elena nunca me conquistou e não foi agora que conseguiu .
Gosto muito de acompanhar o desenvolvimento da "caça ao tesouro". Sempre gostei muito de Uncharted por essa fantasia com toques de fatos históricos. E nesse sentido acho que esse foi o melhor. A temática de piratas e como se desenvolve é bem gostosa.
Os vilões ficam um pouco a desejar. O Rafe é bem mé, até entendo que ele é pra ser um idiota tosco e fracassado, mas esperava mais pra uma despedida. A Nadine é badass pra c***lho, mas acaba não antagonizando tanto. Guardaram ela pro Lost Legacy, imagino.
Acabei com gostinho de querer mais. Próximo passo óbvio é ir pro Lost Legacy.
Em suma: U4 é uma grande aventura da sessão da tarde. Pra quem tem PS4 é um jogo obrigatório.
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