Resumindo, Days Gone é filho do suruba entre The Last of Us (jogabilidade), GTA (estrutura de missões) e Far Cry (mapa e coletáveis).
É difícil avaliá-lo, no geral não é um jogo tão bom, mas é possível ver claramente a curva de aprendizado que os desenvolvedores tiveram no decorrer do projeto.
A primeira metade é bem fraca, as cutscenes e diálogos são ruins com cortes estranhos e a história sendo desenvolvida de maneira atabalhoada, algumas partes beiram o amadorismo, como quando mostram o que aconteceu com a mulher do protagonista. A estrutura e pacing das missões também são ruins.
Mas a partir do terceiro acampamento é quando as coisas começam a entrar nos eixos, as cutscenes ficam melhores, o desenvolvimento da história passa a ser interessante e as missões mais bem elaboradas.
Quando chegamos no quarto acampamento Days Gone melhora significativamente. Quem teve a paciência necessária vai ser recompensado com um bom plot que funciona por nesse ponto da história estarmos envolvidos com os personagens.
No geral a história é muito boa, por exemplo gostei mais dela do que a do The Last of Us, o problema como disse antes é que a direção narrativa é muito irregular.
Já a jogabilidade... É ruim.
Toda a parte third person shoter é ruim e mal balanceada. Para se ter noção no jogo é melhor enfrentar 20 inimigos armados até os dentes com um pedaço de pau do que com armas de fogo. E pra piorar tudo a roda onde se escolhe e crafta os itens no L1 é ruim e irritante pela imprecisão.
As mecânicas de sobrevivência na teoria são interessantes, mas na prática não funcionam e só irritam o jogador por muitas vezes serem simplesmente idiotas e outras vezes repetitivas. Um exemplo é ter que ficar abastecendo a moto com gasolina a todo momento, até para fazer fast travel é preciso usar combustível, nisso cria situações bizarras como ter que dar dois fast travels seguidos, uma para abastecer e outra para ir ao destino.
Como as armas de fogo são praticamente inúteis, ter que ficar abrindo capo de carro para pegar sucatas para ficar consertando o seu "pedaço de pau" e a moto é irritante por ser extramente repetitivo.
Até o design de alguns acampamentos me irritaram por serem horríveis de circular com a moto, nem sempre querer passar verossimilhança funciona num jogo de videogame e faltou essa noção nos desenvolvedores.
Se tem algo que não tenho gostado atualmente em alguns jogos é a forma como tem implementado o modo detetive pra tudo. Acho simplesmente um saco quando precisamos ativar o modo detetive a cada 5 segundos pelos marcadores sumirem instantaneamente. Só queria saber quanto tempo vai demorar para os desenvolvedores entenderem que essa m**** não é divertida.
Quanto as missões, na primeira metade do jogo são ruins, muitas delas envolvem assistir alguns eventos scriptados lentos e desinteressantes para no final matar uns 5 zumbis ou se resumem a fetch quests desempolgantes.
Na segunda metade muitas se mantém assim, mas começam a introduzir missões com motivações mais interessantes por causa da história e os desafios começam a ser mais divertidos.
Apesar disso, eu gostei das várias atividades que tem para fazer no mapa open world. Achei interessante procurar acampamentos para liberar novos crafts e pontos de interesse no mapa, destruir ninhos para ativar o fast travel e achar laboratórios móveis da Nero para upgrades. Essas atividades são espalhadas de forma inteligente no mapa ao esbarramos nelas muitas vezes ao acaso nos trajetos entre missões.
Por fim, acho que Days Gone foi um projeto cujos desenvolvedores foram aprender a dirigir com o carro em movimento. Possui muitos, mas muitos problemas, porém alguns deles são corrigidos durante o jogo e conseguem entregar uma experiência satisfatória no final para quem teve paciência. Eu diria que é um jogo que começa nota 6 e cresce até chegar no 7,
sendo assim daria uns 6,5 (na régua da mídia especializada seria um 7). É um jogo que só recomendo para quem gosta muito de open worlds.
Lembrando que dei as seguintes notas para os jogos open world que terminei nessa geração:
Days Gone: 6,5
InFamous Second Sun: 7
Horizon Zero Dawn: 7
Death Stranding: 7,5
Red Dead Redemption 2: 8
Spider Man: 9
Zelda Breath of the Wild: 10
Hoje vejo com bons olhos o Bend Studio, acho que pode ser promissor se aprender com os seus erros, quero mais do último 1/4 do Days Gone e menos dos primeiros 2/4.
OBS: atualmente o jogo ainda tem muita queda de frames, stutter, freezing e bugs.
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Eu gosto bastante desse review que traz a discussão do gap imenso que existe entre as notas do Days Gone e as do Red Dead Redemption 2 apesar de ambos terem uma jogabilidade problemática. Só não fui tão leniente quanto o crítico por valorizar muito a jogabilidade e level design nos jogos, mas recomendo para quem ainda tem dúvidas em jogá-lo.