Final Fantasy VII Remake
Hype estava alto depois que vi a recepcão incial do
Final Fantasy VII Remake, 88/100 no metacritic e várias pessoas elogiando o jogo mundo a fora, cheguei até a quase zerar o
Final Fantasy VII original do tanto que estava ansioso para jogá-lo, mas não podia por causa do problema que tive com a pré-venda feita no Submarino.
Sem mais delongas, me decepcionei bastante com o jogo.
Primeiro acho melhor começar pelas partes boas antes de falar das ruins.
As cutscenes chaves e a trilha sonora são excepcionais!
É muito incrível assistir as cenas emblemáticas do jogo original numa qualidade tão alta de animação e atenção para os pequenos detalhes. Os personagens também estão muito bem feitos sendo possível ver por exemplo a textura da roupa do Cloud.
A trilha sonora está impecável, tanto as versões originais remasterizadas quanto as remixadas estão maravilhosas. A parte musical nos jogos da Square sempre foi muito importante e isso torna a viagem ao passado ainda mais emocionante.
Gostei do sistema de batalha, acho que finalmente a Square encontrou um bom balanço entre deixá-lo com mais ação e também ter a estratégia do sistema por turnos. A única grande reclamação que tenho é que se o combate ocorrer em ambientes fechados ou contra inimigos voadores a câmera é ruim dificultado entender o que está acontecendo na tela, mas em arenas mais abertas funciona bem. Recomendo vivamente para quem for jogar ir nas opções e afastar a câmera dos personagens para melhorar um pouco esse problema.
Na história gostei como expandiram o background da Jessie dando maior peso aos acontecimentos que acontecem no futuro. Também achei que aqui desenvolveram melhor o Barret, no original era difícil acreditar que uma pessoa tão atrapalhada lideraria um grupo ecoterrorista, mas no Remake fazem questão de mostrar como ele sabe tocar o coração das pessoas através da oratória e do seu espírito de liderança.
A explosão do primeiro reator e a fuga do prédio da Shinra foram as minhas partes favoritas do jogo. Ambas são uma carta de amor ao original e aquecem o coração de qualquer fã pelos mínimos detalhes que lembraram de incluir. Fiquei feliz também por manterem a parte que o Cloud se veste de mulher lembrando que o original não se levava tão a sério e tinha esses momentos patetas.
A parte que subimos no paredão é a mais divertida de jogar pelo pacing ser na medida certa sem ficarem te interrompendo toda hora.
Sobre a polêmica de ser um jogo completo ou não, na minha opinião
Final Fantasy VII Remake é uma experiência completa de caráter episódico, como o Gears 5 que termina sem concluir os arcos abertos com um grande cliffhanger para o 6, mas não deixa de ser considerado um jogo completo. Depois de assistir o final fica bem claro qual a ideia da Square para série
Final Fantasy VII Remake.
Feitos os elogios, agora vamos falar dos motivos de ter me decepcionado.
A estrutura de level design do jogo é similar ao Final Fantasy X e XIII com longos corredores nada inspiradores. Pra piorar a situação o pacing do jogo NA MINHA OPINIÃO é ruim.
Basicamente toda a parte da jogatina que ocorre nas "dungeons" se resumem em ser interrompido para assistir o:
Cloud andar lentamente de forma cinematográfica;
Cloud subir escadas;
Cloud descer escadas;
Cloud demorar 10 segundos para acionar um botão ou alavanca;
Cloud passar lentamente por fendas apertadas ou passarelas estreitas;
Longas cutscenes para mostrar obviedades que estão acontecendo;
E longas cutscenes para mostrar o grupo coversando sobre objetivos óbvios já que level design é um longo corredor (não estou falando das cenas importantes para desenvolvimento de personagem).
Esse foi o segredo da Square para transformar uma parte que durava 5 horas em 30 horas.
Antes que falem "Megazord você é que não gosta de jogos cinematográficos", o problema não é esse, pega o exemplo da Aerith quando está num local que está sendo destruído, a cada 10 passos tinha uma cutscene para mostrar algo caindo na frente dela, agora como a Naughty Dog lidaria com essa situação? As estruturas desmoronariam de forma scriptada em tempo real para o jogador ir procurando a melhor saída sem interromper o fluxo da jogatina.
É irritante demais essas interrupções que acontecem no Final Fantasy Remake, na minha opinião cutscenes são importantes para criar uma ambientação no início da missão e também como uma forma de recompensar o jogador no final depois artingir o objetivo, agora usá-las constantemente dessa forma durante a jogatina só estraga o pacing de um jogo.
"Mas boa parte delas são para mascarar os loadings."
Me desculpa, mas não é normal um jogo ter tantos loadings a cada minuto. Se isso for verdade então a Square precisa urgentemente contratar programadores mais competentes.
E o pior de tudo é que quando finalmente a Square cria um sistema de batalha sólido encontramos poucos combates durante a aventura, nos outros Final Fantasys enquanto a gente reclamava das batalhas inoportunas por causa da randomicidade nesse precisamos implorar para encontrar inimigos ao longo dos imensos corredores.
Nisso as side quests também não ajudam por serem muito fracas sem agregar nada a história. Basicamente se resumem em procurar gatinhos que fugiram, achar alunos que estão matando aula ou abusam de um backtracking safado para enfrentar alguns poucos inimigos.
Apesar das cutscenes chaves do jogo estarem maravilhosas, os gráfico são feios para um título AAA. Antes de jogá-lo acreditei que era só um problema de bug de texturas como muitos justificavam, mas não, tem muitos ambientes com objetos de geometria da época do Playstation 2, faltou foi polimento por parte da Square, agora qual o motivo que levou a isso eu não sei. Isso sem falar dos fundos horrorosos de jpg. O The Last of Us Remastered que é um jogo da geração passada tem ambientes mais bonitos que o
Final Fantasy VII Remake, eu tomei um susto na parte quando saímos da igreja com a falta de polimento no cenário. O contraste fica ainda maior quando vemos os personagens bem feitos e bonitos nesses cenários horríveis.
Em relação a narrativa não gostei de terem estragado vários plots os antecipando, um exemplo é a constante aparição do Sephiroth durante o jogo quebrando toda a tensão da revelação que ele está vivo como acontece de forma genial no original.
Por algum motivo a Square quis evitar cenas um pouco violentas e isso acaba tirando o impacto de alguns momentos do original, achei uma decisão equivocada.
Também não gostei dos fillers que incluíram no jogo, como a parte no cemitério de trens e o segundo retorno ao esgoto, o pacing do jogo já é bem ruim como comentei anteriormente, acho que essas partes dariam boas side quets e não fazendo parte da main quest.
Enquanto no original subir o prédio da Shinra é muito divertido por ter um level design variado, no Remake é decepcionante por essa parte ser resumida praticamente toda em cutscenes e uma dungeon sem inspiração.
Quanto ao final, simplesmente odiei e realmente jogou a pá de cal no meu hype pela segunda parte.
Conclusão:
Por fim, acho que o
Final Fantasy VII Remake acerta em alguns pontos como na qualidade excepcional das cutscenes com uma incrível atenção aos detalhes, a trilha sonora espetacular e o bom sistema de batalha que a Square sempre sonhou misturando ação com estratégia.
Mas definitivamente o level design pouco inspirador de longos corredores, pacing ruim, falta de polimento nos gráficos, algumas decisões narrativas equivocadas e o final diminuem muito ao menos pra mim o brilho desse jogo.
É difícil eu falar isso, mas na minha opinião a Square não fez um jogo a altura do Final Fantasy VII original e quem o jogar não vai experimentar 1% da grandiosidade que foi jogá-lo na geração 32 bits. Mal comparando o Final Fantasy VII foi o The Witcher 3 daquela época, enquanto isso o Remake é um jogo completamente sem ambição e não está a par do que temos de melhor hoje em relação a técnica narrativa e level design.
Nota: 7/10