Finalmente resolvi jogar Metal Gear Solid 5. Sempre fui o colocando no final da fila devido as críticas que o jogo recebeu, são justas? Na minha opinião sim, porém partes do jogo são sensacionais e merece ser jogado por causa delas, no fim estou bem arrependido por não tê-lo jogado antes.
Quando joguei Far Cry 3 de longe a parte que mais me diverti foram as invasões aos acampamentos e imaginei que seria ótimo ter um jogo com foco em dar profundidade nessa ideia, Metal Gear Solid 5 veio justamente para concretizar isso.
Apesar da série Metal Gear Solid ter feito sucesso como uma série de espionagem na sua saidera o Kojima acerta demais ao proporcionar a maior quantidade de ferramentas para o jogador decidir como quer fazer a missão.
Quer infiltrar no acampamento inimigo sorrateiramente? Pode. Quer realizar uma distração na porta da frente e entrar pelos fundos? Pode. Quer infiltrar no acampamento inimigo, apossar dos armamentos bélicos pesados e realizar um massacre? Pode. Quer chutar a porta de frente como o Rambo? Também pode.
Eu me diverti absurdamente realizando invasões das mais diversas formas diferentes e esse é justamente o ponto forte do jogo.
A progressão também é bem legal, conforme vai evoluindo a sua base recrutando soldados inimigos ao longo das missões é recompensado com melhores armas e bugigangas. Quanto mais avança no jogo mais o seu arsenal vai ficando maluco e divertido de usar, eu só acho que alguns itens poderiam ser liberados mais cedo já que não impactam tanto na dificuldade.
Realizar as maluquices nas invasões só é possível graças a excelente jogabilidade. Kojima acertou demais ao não tentar fazer algo realista que só iria frustar o jogador, a ideia é mais de criar uma jogabilidade simples e eficaz para que a única preocupação seja a de se divertir realizando as invasões da maneira que quiser. O jogo ao menos no normal não é punitivo em relação as invasões sorrateiras, sempre te dão ferramentas para sair da adversidade quando é descoberto e os momentos que ficam na memória são justamente esses por as vezes acontecer epicidades. Eu só não gostei de as vezes os objetivos não serem tão claros, diversos momentos fiquei na dúvida se era pra matar o alvo ou esperar por exemplo, pois em alguns momentos os objetivos são explicados nas falas do radio e se perder alguma por estar focado em outra coisa pode tornar a missão meio confusa, faltou ter a opção de ler o resumo de conversas passadas como existe em outros jogos.
Feitos os elogios agora vamos as críticas...
Muita gente reclama do Metal Gear Solid 5 por não ter uma história interessante, mas na verdade eu achei desinteressante a forma como é contada. A narrativa acontece quase toda através de áudios e telas estáticas entre as missões, acho que poderiam ter feito mais cutscenes para o jogador imergir mais na história. Do jeito que é contada ficou sem emoção, parece uma missão randomica do Call of Duty.
Os personagens também são muito sem graça, o principal quase não fala durante o jogo e exprime poucas emoções. Eu sei que nos videogames existem vários personagens mudos que são muito carismáticos, mas isso acontece por nos momentos chaves eles exprimirem alguma forma de emoção que impacta o jogador, porém no Metal Gear Solid 5 isso não acontece, o Big Boss quase não dialoga e nos poucos momentos que fala algo são frases genéricas sem emoção. No final como jogador me senti um pau mandado indo de um lado para o outro só realizando ordens.
Eu particularmente nunca me importei com a história se o jogo for bom em relação a level design e jogabilidade, mas personagens carismáticos é obrigatório, o jogador tem que ter prazer de controlar o personagem principal e interagir com os secundários.
Apesar do miolo das missões com as invasões as principais bases inimigas terem um level design excepcional, o início e final delas são bem repetitivos envolvendo repetidas cutsceneses de subir e descer do helicóptero nos pontos marcados do mapa. Senti falta de missões com maior variedade nesses dois momentos, por exemplo começando com uma perseguição de carro ou fugindo de uma base inimiga depois de ser capturado, existiam mil possibilidades.
Por tudo isso ao final do Metal Gear Solid 5 não parava de pensar o quanto ele e Red Dead Redemption 2 se beneficiariam com uma união, ou seja, um complementando os defeitos do outro. Enquanto Red Dead Redemption 2 tem uma história e personagens excepcionais com missões que iniciam e terminam de maneira épica, a jogabilidade e level design por outro lado são extremamente limitados, cairia como uma luva ter elementos do Metal Gear Solid 5 para enriquecer essas partes. Até a ideia de recrutar bandidos para servirem no seu acampamento seria genial para o jogo da Rockstar.
Feitas essas considerações, no final por todos os elogios e críticas acho que Metal Gear Solid 5 merece uma nota 8,5.
Acho que as críticas feitas por outras pessoas que jogaram são válidas, mas recomendo vivamente para quem não o jogou que dê uma chance pois as mecânicas relacionadas invasões são sensacionais ao ponto que pretendo continuar o jogando para fazer as sidequests.
Nota: 8,5