O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual o futuro da Realidade Aumentada?

Shakmatton

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9
Reações
0
Pontos
662
Oi todo mundo. Tenho lido sobre a tal revolução do 5G e da IoT (as previsões, os impactos na sociedade, as possibilidades e a forma disruptiva como tudo se daria)... Bom, tenho pensado em ingressar na área de aplicações outdoor (jogos, turismo, etc) envolvendo AR.

Há algum tempo, li uma notícia que me fez refletir sobre a viabilidade disso...
Vocês acham que a RA teria um futuro sem smartphones?

https://canaltech.com.br/inovacao/s...o-anos-ninguem-mais-usara-smartphones-143115/

Então, queria saber a opinião de vocês sobre o futuro da AR.

Valeria a pena investir nisso, mesmo em um cenário (hipotético) onde smartphones não seriam tão triviais (ou pelo menos, não nos países desenvolvidos)?
E a partir disso, para vocês, quais seriam os pontos positivos e negativos para quem (iniciantes ou experientes) planeja seguir nessa area?
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.615
Reações
52.434
Pontos
2.082
É um mercado que não tem muito mercado. Eventualmente aparece algum hit utilizando a tecnologia, mas no geral, é algo que não tem muita indústria não. Se tem, alguma empresa já está no comando.

Mas isso esta mais ligado com a área de Apps no geral, que é completamente inundada e estagnada.

Uns anos atrás quando tava começando esse boom de smartphones, quando eu trabalhava com Design para aplicativos, tinha algumas raras empresas que estavam trabalhando com AR e projeções gráficas. As empresas que conseguiam pagar por algo desse tipo são milionárias, e essa galera já tem alguém pra fazer algo pra eles. Se quando tava começando as oportunidades já eram ruins... Imagina agora.

É possível que o smartphone como conhecemos hoje possa morrer num futuro próximo... Mas a ideia do dispositivo móvel conectado a internet não vai morrer, pelo menos não tão cedo. Então sempre vai ter mercado nessa área, porém não necessariamente com AR. Também é possível surgir novos dispositivos que podem tirar proveito da tecnologia, mas difícil prever algo desse tipo.

Se bem que a tendencia é aumentar ainda mais a interatividade nesses apps e redes sociais...

TALVEZ a melhor alternativa pra quem esteja interessado na área seja fazer uns joguinhos ou demozinhas brincando com a tecnologia, pra tentar a sorte com alguma empresa que já faz algo do tipo, ou fazer filtros pro instagram LOL. Não muito diferente de qualquer outra área que precise de um portfólio...


Edit: Eu diria que até VR tem mais oportunidade que AR... VR é um pequeno nicho de entusiastas engajado, que estão disposto a gastar grana com a tecnologia, ao contrário de AR que esta atrelado aos esperto fones.
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.933
Reações
41.551
Pontos
1.689
É uma coisa legal e tal, da para fazer uns joguinhos bacanas, mas no máximo isso.
Não vai sair um AAA que conquistará as massas de jogadores.
Vai ser sempre algo bem de nicho.
 
Topo Fundo