O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual o melhor jogo Cyberpunk já criado?

Incalus

Bam-bam-bam
Mensagens
8.108
Reações
8.855
Pontos
444
Eu inicialmente iria criar o tópico para falar de Remember Me, mas daí, achei muito melhor dar espaço para que cada um fale um pouco dos próprios gostos quanto ao gênero.

No meu caso, eu vou falar um pouco do Remember Me, pq noto que no forum anda aparecendo muita gente nova (de idade mesmo) que não jogou o jogo. Alguns mais velhos que tbm não jogaram e que às vezes são influenciados por notas de "sites especializados', etc...acabam perdendo a chance de jogar o jogo e ter uma ideia completamente diferente.

Vamos lá...


Eu sei que Deus Ex (o primeiro) é um clássico Cyberpunk. E ainda permanece como um dos meus jogos preferidos do gênero. Joguei muito Deus Ex na adolescência e é indiscutivelmente um jogo dos mais inteligentes já criados. Agora, se me pedissem para dizer qual jogo com temática Cyberpunk consegue ser o mais caprichado em retratação do conceito , eu citaria Remember Me.



2NPtaIE.jpg



zsEtybe.jpg




lLqYNns.jpg





A diferença entre Deus Ex e Remember Me, é que o primeiro é um RPG misturado a FPS, já Remember Me é mais direto ao ponto, embora não foque na Ação, enfatiza muito mais a questão central, e dosa bem momentos de Ação, onde o combate é um tipo parecido com Batman Arkham, mas com combinação de combos mais complexos, embora menos intuitivos, e, além disso, Remember Me consegue criar uma imagem, uma estética que substitui diálogos extensos que tentariam contextualizar a natureza do mundo retratado (as imagens valem mais que mil palavras, e no caso do jogo, é verdade).


c2iow9G.jpg






UrNQYun.jpg






O jogo gira em torno de grupo que se levanta contra uma Megacorporação, a Memorize, que digitaliza e comercializa memórias, prometendo livrar o cidadão de todos os medos. Em outras palavras, uma corporação supertotalitarista, que governa nas sombras. O mundo de Remember Me mostra muito com muito pouco, em outras palavras, é um jogo linear, mas que entrega uma ambientação absurda de tão bem concebida. A cada centímetro, você sente a atmosfera cyberpunk diante dos olhos e entrando pelo poros de tão real. Mesmo sendo um jogo de 2013, visualmente o jogo impressiona, graças à arte magnífica que retrata adequadamente um Cyberpunk através do contraste correto do limpo e do sujo, do tecnológico e do ultrapassado.


j1CJChN.jpg



aTqiLNX.jpg



rb2cqd5.jpg






O tom filosófico do jogo é trabalhado de maneira sutil, quando expõe os “motivos” da existência da Memorize, enquanto o lado podre da Neo Paris ( onde o jogo se passa), é recheado dos mutágenos, os excluídos da sociedade, que vivem na escuridão, em meio ao lixo, à degradação de uma periferia arruinada e esquecida pela classe opulenta de Neo Paris. Lembrando que aqui, não há espaço para politicagem do tipo “Direita x Esquerda”, porque no Cyberpunk a política não é atuante e não governa uma sociedade como governa atualmente. Em todo o universo Cyberpunk, Direita e Esquerda não lutam por nada, porque não possuem representação devido ao modo como megacorporações limitam toda a liberdade de expressão da sociedade e a atuação da máquina do Estado, pois este acaba por ceder à força econômica e tecnológica de uma megacorporação que controla toda a sociedade, seja em termos midiáticos, seja em termos de segurança e acesso a serviços essenciais, como bancos, hospitais, etc.




aP2c1Mq.jpg


fWGOMq2.jpg



xOI85rx.jpg




O jogo, além de reproduzir uma sociedade cyberpunk incrível, também possui um combate interessante, embora muito complexo, de certa forma, onde podemos montar diversos combos, mas não de maneira muito intuitiva, principalmente quando o jogo “pede” para montarmos combos justamente DURANTE uma luta caótica, atrapalhando na fluidez do combate. Outro aspecto a se ressaltar é que a cereja do bolo do jogo é a Remixagem de memórias: Nilin, a personagem que controlarmos, tem o poder de “entrar” na memória de personagens e alterar as lembranças, fazendo co m que o personagem que teve a memória alterada, então, passe a tomar outras atitudes, contrárias ao que originalmente estava decidido a tomar.





Enfim, algumas imagens para aqueles que não jogaram o jogo e querem ter uma noção da qualidade estética e conceitual.....


NPTC692.jpg


4Y9rYYA.jpg


VemBB24.jpg



2LK9D5M.jpg




OuYFuA2.jpg


uiyY9eL.jpg
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Remember me é aquele jogo que todo mundo esqueceu né?

Particularmente recomento Deus Ex (1 e 3), System Shock 1 e 2 (o pai do Bioshock), Shadowrun...

Dos mais recentes joguei uns da Devolver que achei bem legais: RUINER e "The Red Sring Club", ambos representaram muito bem o genero.
 


j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Remember me é um jogo que peguei empolgadaço pra jogar, mas sei lá pq deixei de canto e acabei nunca jogando... bom você me lembrar dele. Vou jogar!

Pra mim, falou em Cyberpunk falou em Shadowrun (snes). Deve ser meu favorito kkkkk
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Caramba, fiquei decepcionado com a OS agora.

Eu fiz um tópico muitos anos atrás sobre o tema, no qual eu gosto muito, e Deus EX é uma obra prima mas o número 1 ainda não citaram mesmo com 8 respostas o tópico.

Visualizar anexo 73457

Edit: achei o tópico https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/estou-em-um-hype-momentâneo-do-universo-cyberpunk-me-recomendem-pérolas.454239/

Geral nutellando gostoso.
Snatcher é o primeiro que viria à mente, mesmo não tendo jogado ele.

Geral baba ovo demais de FFVII, putamerda.
Real cyberpunk, nunca joguei nenhum. Deus EX Huma Revolution não conta, sei lá.
Não joguei Transistor, mas joguei Fear Effec no PS1 que flertava com o ambiente.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.261
Reações
19.293
Pontos
1.469
Se Remeber Me tivesse ficado mais no Beatemup e progressão, próximo de um Darksouls e os lances de mixar memórias como um gimmick,, o jogo seria melhor. Mas quiseram botar umas plataformas chatas, e umas explorações rasas, que terminaram deixando o jogo com um ritmo estranho.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Flashback e Hagane eram exemplos no passado também.
Mas há controvérias, pois na lista de games cyberpunk tem até Metal Gear Solid 2, aquele aborto de jogo.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.307
Pontos
1.934
Cyberpunk é bom lembrar que nao é sobre visual mto menos noite com chuvinha...

Nao vacilem nas referencias.. Não precisa ter cara de blade runner

É basicamente high tech low life. Vida oprimida pela tecnologia e grandes corporacoes. Tem nada de óculos pretos e jaqueta de couro com neons nao
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.307
Pontos
1.934
FF7 pq a massa diz que ele é
Cabe mto bem na temática high tech low life q é a essência do cyberpunk

Tem gente falando erroneamente q é só Midgard mas o jogo inteiro por onde passa o povao é miserável morando em favelas e vilas acabadas enquanto q Junon e Midgard Sao altamente desenvolvidas q se aproveitam de energia natural e experiencias cientificas sem ética ou moral
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.307
Pontos
1.934
Flashback e Hagane eram exemplos no passado também.
Mas há controvérias, pois na lista de games cyberpunk tem até Metal Gear Solid 2, aquele aborto de jogo.
e pq nao seria? Pq nao tem saxofone e persiana pra dar efeito noir?

Galera aqui pensa mto pequeno, foca demais na estética/visual

Steampunk é puro visuals. Vazio. Cyberpunk é mto mais q isso
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Cyberpunk é bom lembrar que nao é sobre visual mto menos noite com chuvinha...

Nao vacilem nas referencias.. Não precisa ter cara de blade runner

É basicamente high tech low life. Vida oprimida pela tecnologia e grandes corporacoes. Tem nada de óculos pretos e jaqueta de couro com neons nao
Mas no contexto cyberpunk a parte visual é 60% do mérito e impacto.
"Cyberpunk" é a raiz mãe do gênero desse tipo de distopia(low life hight tech) mas também virou uma subcategoria(pegada neonwave)
É como se ele fosse mãe e ao mesmo tempo irmã de um dieselpunk da vida.

Tanto que as principais obras do mesmo e que mais espalharam o gênero são extremamente apelativas para parte visual. A exemplo akira, ghost in shell, bladerunner, até o próprio neuromancer é grotescamente descritivo com estilo tolkien.
Então hoje o cyberpunk se impoê mais visualmente do que política-socialmente.
Obviamente se você você precisa de ambos, porém é mais marcante na obra o resultado visual do contexto do que a organização social e política, apesar de ambos serem importantes.
Por que FFVII é Cyberpunk e Naruto não?

d8591582ac89fe160ed06341753622b6.jpg


Tem essa parte no Naruto, então é cyberpunk
Porque isso é steampunk.
É como se fosse um lugar em época mais passado(era shogun/feudal no caso de naruto), porém com aparatos modernos.
Tanto que pra justificar boa parte desses aparatos você tem gadgets e aparelhos de madeira ou movidos a fumaça(dai o nome STEAMpunk)




E pra mim o que eu mais gostei mais foi System Shock 2 e policenauts
policenauts_02b.jpg



Pena que ninguém mais liga pra essa combinação de Noir + Cyberpunk.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.834
Reações
3.613
Pontos
453
Policenauts é uma delicia

Acho que quem domina a área de Cyberpunk por enquanto é DeusEx mesmo, mas curto mt Remeber Me
 
Topo Fundo