Bom ano. Destacaram-se duas coisas, dentre outras de qualidade:
1)
Resident Evil 4, game de grande influência, que desviou o diapasão da série do eixo "Tensão/Sobrevivência/Ambientação" para o eixo "Fun".
2) A Sony como softhouse. Meteu dois GOATs, God of War e Shadow of the Colossus. Além de fundar essas duas IPs históricas, uma das quais tornar-se-ia uma das mais reconhecíveis da história pós-clássica dos videogames, ela fundou Rogue Galaxy, um dos RPGs mais expansivos e ambiciosos da geração (ao lado de Fable e FF XII). Ainda meteu a quarta iteração da maior revolução histórica dos games de corrida, Gran Turismo 4, além dessa renca de games bons/ótimos e excelentes abaixo:
- Ape Escape 3
- Jak X: Combat Racing
- SOCOM 3
- Sly 3: Honor Among Thieves - um dos melhores plataformers 3D da geração
- Wild Arms 4
- Ratchet: Deadlocked
Se você juntar os dois GOATs (
GoW e SOTC), Gran Turismo 4 + Rogue Galaxy + esses games middle tier de boa qualidade aí, você dificilmente acha um ano qualquer de todos os tempos em que uma softhouse consegue uma performance dessas. É ou não é?
Meu Top 5 pessoal desse ano:
- Shadow of the Colossus
- Kingdom Hearts 2
- Psychonauts
- Resident Evil 4
- God of War