Que bacana gamer! Eu nem sabia o que era GDD até ler seu relato. Você teria algum rascunho ou algum GDD descartado que poderia me passar pra eu ter uma ideia? É só para eu saber como é a estrutura mesmo. Se for de um jogo de tabuleiro, melhor ainda!
Nem se apegue tanto a isso. O objetivo do GDD é basicamente você listar as interações básicas sem ambiguidade, para você ter noção do que tanto criar e como vai funcionar.
Você coloca o que você achar necessário.
Vamos usar um game imaginário:
Nome do jogo: JOGÃO
Gênero: CARD GAME
Sinopse: VOCÊ É UM MERCADOR VENDENDO CARTAS
Objetivo: VENDER TODOS OS ITENS DA LOJA
Como ganhar: VENDER OS ITENS ANTES DOS DEMAIS JOGADORES
Mecânicas:
VIDA
-Explicar tecnicamente como funciona a vida, como perde, como ganha...
COMPRAR CARTAS
-Explicar como se compra novas cartas
SISTEMA DE MONETIZAÇÃO
-Explicar como se ganha dinheiro
...
E assim vai... Deu pra entender?
Pessoal que estuda game design adora pirar que o Game Design precisa ser mega elaborado. Eu não acho. Quanto mais simples, apenas listando as features básicas, melhor. Só pra ter uma noção de onde começar a desenvolver e quais os principais sistemas. Ajuda muito a detectar coisas que não fazia ideia que era necessário ser feito e ter uma noção do escopo.
Por exemplo, quando fiz o GDD do atual game que estou desenvolvendo, listei os menus/interface que teriam que existir pra dar suporte ao game, e detectei algumas coisas que nem haviam passado na minha mente.
PS. Assim como jogo digital, sempre foque no principal e depois vai ramificando.
PS2. Uma dica: Assim como qualquer processo de design, se conseguir fazer com outra pessoa, melhor. Ajuda a fluir mais as ideias.