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Qual programa usar para criar jogo de tabuleiro?

Quilava

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Boa noite galera! Sou totalmente leigo em questão de programação e desenvolvimento de jogos, mas há algum tempo tenho uma ideia de um jogo de tabuleiro na minha mente. Pensei em criar ele como um jogo físico, mas dada as dificuldades, pensei em primeiramente criar um versão digital pra ver se dá certo. Qual programa vocês me recomendariam?

obs: eu tentei pesquisar por algo parecido no fórum mas não achei, se já existir um tópico sobre isso, peço desculpas
 

Zeorymer

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Vc pode criar qualquer tipo de jogo de tabuleiro
 

Quilava

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Vc pode criar qualquer tipo de jogo de tabuleiro


Obrigado pela indicação Zeorymer! Entretanto, não sei se esse tipo de programa seria o mais adequado no meu caso, visto que ele é voltado para jogos mais complexos. Eu gostaria de fazer um jogo de tabuleiro no estilo xadrez, parecido com esse do vídeo:



Pelo o que eu vi, o cara do vídeo usa o RPG Maker, mas pelo o que eu pesquisei, é bastante complicado criar um jogo de tabuleiro nesse estilo por ele.

O que você me recomendaria nesse caso?
 

Zeorymer

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Obrigado pela indicação Zeorymer! Entretanto, não sei se esse tipo de programa seria o mais adequado no meu caso, visto que ele é voltado para jogos mais complexos. Eu gostaria de fazer um jogo de tabuleiro no estilo xadrez, parecido com esse do vídeo:



Pelo o que eu vi, o cara do vídeo usa o RPG Maker, mas pelo o que eu pesquisei, é bastante complicado criar um jogo de tabuleiro nesse estilo por ele.

O que você me recomendaria nesse caso?

Então cara o table top vc pode criar qualquer tipo de jogo, realmente não sei utilizar ele, mais vc criado como vc quiser incluindo jogos simples...
tabletop-simulator-chess-massacre.gif

Exemplo de um Xadrez feito nele.

Mais independe da ferramenta que vc vai utilizar, tu tera que estudar como utilizar ela.
 

Zeorymer

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Porque nao usar papel?
Isso tb.


E se achar complicado utilizar um programa, como Toad falou, vc pode criar utilizando um papel, o ideal e vc criar o conceito e a mecânica do jogo, depois vc tenta deixar o seu projeto mais refinado.
 


Quilava

Supra-sumo
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É, acho que o melhor é fazer no bom e velho papel e caneta mesmo haha. Obrigado pela ajuda galera. Se um dia o projeto for mais pra frente eu posto aqui.
 

gamermaniacow

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Durante a faculdade as aulas de game design eram prototipando jogos de tabuleiro.

Inicialmente, era um GDD só pra botar a ideia no papel e esclarecer as mecânicas. Depois partíamos para o papel e seja lá o que tinha para testar rapidamente.

Eu pessoalmente, gosto de fazer um GDD beeeeeeeeeeeeeeeeeem básico, enquanto esta desenvolvendo, pois fazer antes simplesmente não dá certo e não trabalha com a possibilidade do: Deu ruim. Enfim.

Quando as coisas estavam mais organizadas, a gente desenvolvia com papel panamá, papelão, bloquinhos de madeira, cartolina... Só pra ter um material melhorzinho pra ter um teste melhor e refinar o jogo.

Depois era criar visualmente e mandar pra uma gráfica pra imprimir. Pecinhas a gente fazia na mão mesmo na maquetaria da universidade. Essa talvez seja a etapa mais complicada para você por falta de material, mas é só dar um jeitinho pra que fique um resultado agradável.
 

Quilava

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Durante a faculdade as aulas de game design eram prototipando jogos de tabuleiro.

Inicialmente, era um GDD só pra botar a ideia no papel e esclarecer as mecânicas. Depois partíamos para o papel e seja lá o que tinha para testar rapidamente.

Eu pessoalmente, gosto de fazer um GDD beeeeeeeeeeeeeeeeeem básico, enquanto esta desenvolvendo, pois fazer antes simplesmente não dá certo e não trabalha com a possibilidade do: Deu ruim. Enfim.

Quando as coisas estavam mais organizadas, a gente desenvolvia com papel panamá, papelão, bloquinhos de madeira, cartolina... Só pra ter um material melhorzinho pra ter um teste melhor e refinar o jogo.

Depois era criar visualmente e mandar pra uma gráfica pra imprimir. Pecinhas a gente fazia na mão mesmo na maquetaria da universidade. Essa talvez seja a etapa mais complicada para você por falta de material, mas é só dar um jeitinho pra que fique um resultado agradável.

Que bacana gamer! Eu nem sabia o que era GDD até ler seu relato. Você teria algum rascunho ou algum GDD descartado que poderia me passar pra eu ter uma ideia? É só para eu saber como é a estrutura mesmo. Se for de um jogo de tabuleiro, melhor ainda!
 

gamermaniacow

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Que bacana gamer! Eu nem sabia o que era GDD até ler seu relato. Você teria algum rascunho ou algum GDD descartado que poderia me passar pra eu ter uma ideia? É só para eu saber como é a estrutura mesmo. Se for de um jogo de tabuleiro, melhor ainda!

Nem se apegue tanto a isso. O objetivo do GDD é basicamente você listar as interações básicas sem ambiguidade, para você ter noção do que tanto criar e como vai funcionar.

Você coloca o que você achar necessário.

Vamos usar um game imaginário:

Nome do jogo: JOGÃO
Gênero: CARD GAME
Sinopse: VOCÊ É UM MERCADOR VENDENDO CARTAS
Objetivo: VENDER TODOS OS ITENS DA LOJA
Como ganhar: VENDER OS ITENS ANTES DOS DEMAIS JOGADORES


Mecânicas:
VIDA
-Explicar tecnicamente como funciona a vida, como perde, como ganha...
COMPRAR CARTAS
-Explicar como se compra novas cartas
SISTEMA DE MONETIZAÇÃO
-Explicar como se ganha dinheiro
...


E assim vai... Deu pra entender?


Pessoal que estuda game design adora pirar que o Game Design precisa ser mega elaborado. Eu não acho. Quanto mais simples, apenas listando as features básicas, melhor. Só pra ter uma noção de onde começar a desenvolver e quais os principais sistemas. Ajuda muito a detectar coisas que não fazia ideia que era necessário ser feito e ter uma noção do escopo.

Por exemplo, quando fiz o GDD do atual game que estou desenvolvendo, listei os menus/interface que teriam que existir pra dar suporte ao game, e detectei algumas coisas que nem haviam passado na minha mente.

PS. Assim como jogo digital, sempre foque no principal e depois vai ramificando.
PS2. Uma dica: Assim como qualquer processo de design, se conseguir fazer com outra pessoa, melhor. Ajuda a fluir mais as ideias.
 

Quilava

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Nem se apegue tanto a isso. O objetivo do GDD é basicamente você listar as interações básicas sem ambiguidade, para você ter noção do que tanto criar e como vai funcionar.

Você coloca o que você achar necessário.

Vamos usar um game imaginário:

Nome do jogo: JOGÃO
Gênero: CARD GAME
Sinopse: VOCÊ É UM MERCADOR VENDENDO CARTAS
Objetivo: VENDER TODOS OS ITENS DA LOJA
Como ganhar: VENDER OS ITENS ANTES DOS DEMAIS JOGADORES


Mecânicas:
VIDA
-Explicar tecnicamente como funciona a vida, como perde, como ganha...
COMPRAR CARTAS
-Explicar como se compra novas cartas
SISTEMA DE MONETIZAÇÃO
-Explicar como se ganha dinheiro
...


E assim vai... Deu pra entender?


Pessoal que estuda game design adora pirar que o Game Design precisa ser mega elaborado. Eu não acho. Quanto mais simples, apenas listando as features básicas, melhor. Só pra ter uma noção de onde começar a desenvolver e quais os principais sistemas. Ajuda muito a detectar coisas que não fazia ideia que era necessário ser feito e ter uma noção do escopo.

Por exemplo, quando fiz o GDD do atual game que estou desenvolvendo, listei os menus/interface que teriam que existir pra dar suporte ao game, e detectei algumas coisas que nem haviam passado na minha mente.

PS. Assim como jogo digital, sempre foque no principal e depois vai ramificando.
PS2. Uma dica: Assim como qualquer processo de design, se conseguir fazer com outra pessoa, melhor. Ajuda a fluir mais as ideias.

Muito obrigado bro!
 

Zeorymer

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Nem se apegue tanto a isso. O objetivo do GDD é basicamente você listar as interações básicas sem ambiguidade, para você ter noção do que tanto criar e como vai funcionar.

Você coloca o que você achar necessário.

Vamos usar um game imaginário:

Nome do jogo: JOGÃO
Gênero: CARD GAME
Sinopse: VOCÊ É UM MERCADOR VENDENDO CARTAS
Objetivo: VENDER TODOS OS ITENS DA LOJA
Como ganhar: VENDER OS ITENS ANTES DOS DEMAIS JOGADORES


Mecânicas:
VIDA
-Explicar tecnicamente como funciona a vida, como perde, como ganha...
COMPRAR CARTAS
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SISTEMA DE MONETIZAÇÃO
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...


E assim vai... Deu pra entender?


Pessoal que estuda game design adora pirar que o Game Design precisa ser mega elaborado. Eu não acho. Quanto mais simples, apenas listando as features básicas, melhor. Só pra ter uma noção de onde começar a desenvolver e quais os principais sistemas. Ajuda muito a detectar coisas que não fazia ideia que era necessário ser feito e ter uma noção do escopo.

Por exemplo, quando fiz o GDD do atual game que estou desenvolvendo, listei os menus/interface que teriam que existir pra dar suporte ao game, e detectei algumas coisas que nem haviam passado na minha mente.

PS. Assim como jogo digital, sempre foque no principal e depois vai ramificando.
PS2. Uma dica: Assim como qualquer processo de design, se conseguir fazer com outra pessoa, melhor. Ajuda a fluir mais as ideias.
Curti, que interessante.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk
 

Zariel

Bam-bam-bam
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Nem se apegue tanto a isso. O objetivo do GDD é basicamente você listar as interações básicas sem ambiguidade, para você ter noção do que tanto criar e como vai funcionar.

Você coloca o que você achar necessário.

Vamos usar um game imaginário:

Nome do jogo: JOGÃO
Gênero: CARD GAME
Sinopse: VOCÊ É UM MERCADOR VENDENDO CARTAS
Objetivo: VENDER TODOS OS ITENS DA LOJA
Como ganhar: VENDER OS ITENS ANTES DOS DEMAIS JOGADORES


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-Explicar tecnicamente como funciona a vida, como perde, como ganha...
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-Explicar como se compra novas cartas
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...


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Pessoal que estuda game design adora pirar que o Game Design precisa ser mega elaborado. Eu não acho. Quanto mais simples, apenas listando as features básicas, melhor. Só pra ter uma noção de onde começar a desenvolver e quais os principais sistemas. Ajuda muito a detectar coisas que não fazia ideia que era necessário ser feito e ter uma noção do escopo.

Por exemplo, quando fiz o GDD do atual game que estou desenvolvendo, listei os menus/interface que teriam que existir pra dar suporte ao game, e detectei algumas coisas que nem haviam passado na minha mente.

PS. Assim como jogo digital, sempre foque no principal e depois vai ramificando.
PS2. Uma dica: Assim como qualquer processo de design, se conseguir fazer com outra pessoa, melhor. Ajuda a fluir mais as ideias.

Realmente, também penso da mesma forma quanto ao GDD...gosto muito, do modelo de GDD de Street of Rage, simples, objetivo e completo com apenas 3 paginas...Entretanto, as vezes dependendo do escopo, nem é necessário seguir um modelo especifico, e apenas adicionar as características e mecânica do jogo para que você ou uma equipe tenha um guia no desenvolvimento.

Falow!!!
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
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Obrigado pela indicação Zeorymer! Entretanto, não sei se esse tipo de programa seria o mais adequado no meu caso, visto que ele é voltado para jogos mais complexos. Eu gostaria de fazer um jogo de tabuleiro no estilo xadrez, parecido com esse do vídeo:



Pelo o que eu vi, o cara do vídeo usa o RPG Maker, mas pelo o que eu pesquisei, é bastante complicado criar um jogo de tabuleiro nesse estilo por ele.

O que você me recomendaria nesse caso?



Uma ideia que pode ser que te ajude é dar um pulo numa loja de 1,99 e comprar um daqueles jogos de xadrez e/ou damas bem baratinhos, pelo menos pra vc ter o tabuleiro.

Apesar de não ser um Game Designer, quando criança tinha um tabuleiro desses baratinhos que eram magnéticos e fechavam no meio... como não sabia jogar xadrez, a gente usava pra jogar um monte de jogos, como Dama, Resta um e é claro, os jogos que a gente inventava.

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Fiquei até com vontade de comprar um outro desses só pra zoar minha esposa no Xadrez...
 
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