Tem sentido o que o
@XINTSUAI2 falou.
A questão é o frame pacing. Nos consoles, muitos jogos tem vsync ativado por padrão e a desenvolvedora trabalhando em cima de um framerate específico, o que mitiga o frame pacing.
Ah, frame pacing é a distribuição incorreta dos frames. Mesmo a 60 fps, se o framepacing for alto, dá uma sensação de pouca fluidez pela inconsistência dos frames.
Além disso, ainda tem os stutters, que são uma micro travadas rápidas, que tem causas variadas e atrapalham demais a performance.
Nos consoles isso também ocorre, mas em menor escala. Dois jogos com esse problema são a versão PS4 de Final Fantasy XV (no Xbox é de boa) e BloodBorne.
Um bom vídeo para entender isso é esse da Digital Foundry.
Isso é uma simples questão básica de você saber qual o limite da sua máquina e de escolha/liberdade. Por exemplo, não adianta deixar liberado pra 60fps se sua máquina não consegue aguentar, o resultado será variações de fps pra cima e pra baixo e é aí que o stutter acontece, pois o pacing/distribuição de frames teria que estar alinhado com essas variações, algo que ele não prevê, então nesses casos é melhor travar em 30 e bombar outros aspectos, como texturas, por exemplo (que já fica superior ao ps4). A diferença é que nos consoles o papai fabricante configura tudo por baixo, pra tentar conseguir uma estabilidade, já que uma vez feito, será impossível modificar, aí eles sempre nivelam por baixo, pra que não haja variações, e o resultado é 30fps com serrilhados pra caramba, texturas com menos qualidade, sombras e reflexos no baixo e várias outras opções de vídeo limitadas/inferiores. Os que desafiam isso, até em 30fps experiênciam quedas e stutters que vemos em vários jogos no console, ou seja, mesmo travado em 30fps, com config de vídeos niveladas por baixo, ainda existem quedas e stutters em vários jogos de consoles, esse é o nível da inferioridade. Pois é. Nos PCs vc tem liberdade de configuração, fica a gosto do freguês, se colocar uma configuração mais pesada, para além do que sua máquina é capaz de aguentar em 60fps, por querer mais texturas e anti-serrilhados pesado (por exemplo), fica a seu critério, ou podes simplesmente travar em uma quantia específica desejada que a máquina aguente, e pronto, questão resolvida, pois a distribuição não terá que ficar se adaptando às variações. E se vc tiver um monitor g-sync, aí não tem nem conversa, é humilhante, pois é justamente a tecnologia criada pra harmonizar a distribuição desses frames entre criação e exibição, então podes deixar a taxa completamente solta e aproveitar o máximo que sua máquina é capaz de aguentar em cada cena do jogo de forma totalmente fluida, a taxa pode variar de 60fps pra 40 que não ocorrerá nenhum stutter, tearing ou o que for.
O problema com o que o xint falou é que ele não considera nada disso e fala de forma genérica, até leiga, eu diria. Em resumo, nunca, nunca uma máquina capaz de entregar 60fps vai apresentar uma experiência inferior aos consoles a 30fps, isso é delírio puro, um descolamento total da realidade. Até pq, algumas máquinas podem não entregar os 60fps, mas entregando 30fps estáveis, em 1080p, com configurações de vídeo em médio/alto, já é um resultado melhor do que o ps4, quanto mais uma máquina que é capaz de entregar 60fps, tem nem graça... Hauehauehuae... doideira da porra essa, 30fps em consoles melhor do que 60fps em PC, essa realmente é uma pérola histórica.