O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual seu grau de tolerância RETRÔ ?

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.965
Reações
41.622
Pontos
1.689
Eu por exemplo não consigo jogar ATARI de nenhuma forma hoje em dia. Nem em emulador, portátil ou até mesmo no console original.
A mesma coisa vale para PS1 e N64. Pra mim envelheceram mal.

E vocês ?
Mesma coisa aqui. Para mim só de NES/SMS em diante, Atari e injogável para mim.
No entanto PS1 e N64 vão de boa.

Agora um jogo que gostava e para mim envelheceu mal foi Sonic Adventure.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.438
Reações
20.893
Pontos
1.044
Mesma coisa aqui. Para mim só de NES/SMS em diante, Atari e injogável para mim.
No entanto PS1 e N64 vão de boa.

Agora um jogo que gostava e para mim envelheceu mal foi Sonic Adventure.
Nossa, quando comprei meu DreamCast zerinho com RE Code Verônica e Sonic Adventure..........a menção vai para abertura dele e a trilha sonora........nossa, chego a arrepiar.

Como alguém conseguia jogar OddWorld de PSX ? Twisted Metal ? Rayman é lento demais.....
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.626
Pontos
1.209
Consigo jogar materiais de consoles das gerações 8 e 16 bits sorrindo de orelha a orelha (graficamente falando, pois tem uns esquemas de controle e umas lerdezas de jogabilidade que...PQP! Me fazem desistir do jogo em minutos).

Acho as coisas 2D do Sega Saturn e PS1 jogáveis até hoje. Dreamcast tem joguetes maravilhosos, independente de serem 2d ou 3d! Agora, Atari, consoles obscuros (3DO, virtual boy, colleco) e jogos de pc não rolam para mim.
 


Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.569
Pontos
453
8 bits para cima eu consigo , NES ,GBC ,MASTER mas tem que ser bem escolhido mesmo, são mais raros o ultimo que eu zerei foi o
Castlevania do Famicom Disk System, o primeirao mesmo, e foi balls hard

Agora para trás disso , talvez so para conferir mesmo, tenho ate uma coletanea do ATARI ali do PS2 mas nunca conferi ela
16 bits para cima vai embora tranquilo, ja é o fator nostalgia para minha idade
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.626
Pontos
1.209
Consigo jogar materiais de consoles das gerações 8 e 16 bits sorrindo de orelha a orelha (graficamente falando, pois tem uns esquemas de controle e umas lerdezas de jogabilidade que...PQP! Me fazem desistir do jogo em minutos).

Acho as coisas 2D do Sega Saturn e PS1 jogáveis até hoje. Dreamcast tem joguetes maravilhosos, independente de serem 2d ou 3d! Agora, Atari, consoles obscuros (3DO, virtual boy, colleco) e jogos de pc não rolam para mim.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.744
Reações
40.638
Pontos
1.053
Da era 8 bits pra trás eu só jogo algo se for muito bom, tipo Little Samson e Duck Tales. O mesmo vale pros 32 bits, muitos jogos do início da era 3D são quase injogáveis hoje em dia.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Tópico interessante. Gostei!

Apesar de eu gostar muito de jogos retrô, confesso que não aturo uma grande quantidade deles. Meu perfil atual segue algumas regras:

1. O jogo não pode ter uma duração muito grande, pois ando sem paciência e tempo pra levar algo demorado até o fim. Infelizmente, sei que isso elimina muito RPG legal, dos quais até gosto, mas acaba perdendo a graça.

2. Não exija habilidades de mestre, ou, se exigir, que seja, pelo menos, lá pro final do jogo, pra eu ter tempo de me divertir. Cito como exemplo o Ninja Gaiden de Nintendinho: é difícil, mas as primeiras quatro fases não são nada de outro mundo. Somente a partir da quinta é que o bicho pega.

3. Não tenha jogabilidade que envelheceu mal. Algumas coisas funcionavam na época, mas foram muito ultrapassadas, até mesmo por outros jogos da série. Minha opinião que é impopular: tenho um bloqueio com os jogos do Mario, para Nintendinho. Depois, de Super Mario World, fiquei mal acostumado e é difícil voltar pra jogos anteriores, quando a movimentação do Mario tinha uma inércia exagerada.

E é isso. Desse modo, consigo jogar até os jogos de Atari, desde que não caiam na lista. Alguns deles ainda me divertem. Obviamente, por curtos períodos de tempo. Minha preferência acaba sendo por jogos de Super Nintendo e fliperama, embora eu também aprecie bastante vários jogos do Mega Drive e PC Engine. Sou mais retraído quanto a Nintendinho e Master System, mas ainda têm alguns jogos deles que eu curta jogar.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
742
Reações
1.071
Pontos
333
3. Não tenha jogabilidade que envelheceu mal. Algumas coisas funcionavam na época, mas foram muito ultrapassadas, até mesmo por outros jogos da série. Minha opinião que é impopular: tenho um bloqueio com os jogos do Mario, para Nintendinho. Depois, de Super Mario World, fiquei mal acostumado e é difícil voltar pra jogos anteriores, quando a movimentação do Mario tinha uma inércia exagerada.

Eu tentei jogar Super Mario Land de Game Boy mas a física do jogo é terrível: Se você pula parece que cai na velocidade normal dos jogos do Mario, porém se você cair de um objeto alto cai como um tijolo.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.307
Reações
45.803
Pontos
803
Eu não consigo jogar nada de Atari e seus contemporâneos, sério mesmo, sei da importância e tal mas esse negócio de "usar a imaginação" não me convence à jogar essas coisas não.

Alguns jogos 3d do PlayStation/ N64 também, principalmente os que tem jogabilidade tank, para aquilo é arcaico demais, parece que eu tô movendo um tijolo usando os cotovelos.
Aí tem gente que diz:
"Ah mas você pode se adaptar"
Eu digo:
Eu não, com tanto jogo melhor, vou passar raiva pra quê?

E tem consoles que simplesmente não conheço nada e também não tem algo que me motive a conhecer, mas esses não são porque envelheceram mal, mas sim porque hoje eu tenho preguiça de ficar testando ROM por ROM até conhecer.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.569
Pontos
453
Eu não consigo jogar nada de Atari e seus contemporâneos, sério mesmo, sei da importância e tal mas esse negócio de "usar a imaginação" não me convence à jogar essas coisas não.

Alguns jogos 3d do PlayStation/ N64 também, principalmente os que tem jogabilidade tank, para aquilo é arcaico demais, parece que eu tô movendo um tijolo usando os cotovelos.
Aí tem gente que diz:
"Ah mas você pode se adaptar"
Eu digo:
Eu não, com tanto jogo melhor, vou passar raiva pra quê?

E tem consoles que simplesmente não conheço nada e também não tem algo que me motive a conhecer, mas esses não são porque envelheceram mal, mas sim porque hoje eu tenho preguiça de ficar testando ROM por ROM até conhecer.
Na época até valia a questão da imaginação ,
Hoje e complicado pegar esse jogos

Eu não consigo entender a dificuldade que o pessoal tem com Tank Controls, mesmo a versão do 64 de RE2 eu não usei o modo analógico de movimento porque tava acostumado demais com os outros games pre rendered. Tomb Raider clássicos e até RE4 usam Tank controls nunca foi um problema, talvez porque eu tenha zerado muitas vezes RE antes dos outros jogos e tenha me acostumado mas o principal e básico , mover o personagem para direção que tu quer e mover para frente ou para traz.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.307
Reações
45.803
Pontos
803
Na época até valia a questão da imaginação ,
Hoje e complicado pegar esse jogos

Eu não consigo entender a dificuldade que o pessoal tem com Tank Controls, mesmo a versão do 64 de RE2 eu não usei o modo analógico de movimento porque tava acostumado demais com os outros games pre rendered. Tomb Raider clássicos e até RE4 usam Tank controls nunca foi um problema, talvez porque eu tenha zerado muitas vezes RE antes dos outros jogos e tenha me acostumado mas o principal e básico , mover o personagem para direção que tu quer e mover para frente ou para traz.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

O meu problema é que pra jogabilidade começar a ser fluída demora pra caramba até se acostumar com a jogabilidade e todo o resto, já tenho perdido a paciência e mandado o jogo pra casa do c***lho.
Exclusive o motivo de eu nunca ter terminado um Resident e seus congêneres foi esse.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.617
Pontos
453
Sobre o Atari, foi um console muito simplório mesmo, jogabilidade se escorava em apenas um botão, tive um quando pequeno e jogava muito, mas assim que ganhei um SNES deixei ele de lado completamente, mas se pegar alguns certos jogos que envelheceram bem aí da pra se divertir, Pitfall e Enduro ainda são jogáveis, HERO eh um exemplo de jogabilidade mais profunda no console, Berzek eh um que joguei muito ultimamente.
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Eu comecei no Atari, então, jogo sem problemas.
Claro que não fico muito tempo jogando, pois são experiências mais simples, mas me divirto muito.
E entendo que o pessoal que não passou por essa fase na época, não tem mesmo como se apegar a um console assim.
Jogo de tudo, sempre que possível, nos hardwares originais.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu tentei jogar Super Mario Land de Game Boy mas a física do jogo é terrível: Se você pula parece que cai na velocidade normal dos jogos do Mario, porém se você cair de um objeto alto cai como um tijolo.
Sim, sim. Sobre esse jogo, percebo que é mais nostalgia dos gringos, porque foi jogo de lançamento do Game Boy, na época a Nintendo dominava o mercado, "lembra da minha infância, eu não tinha nenhuma preocupação", etc e etc. Mas, sim, o jogo é fraquíssimo, os cenários são genéricos, a flor de fogo foi trocada pela horrível superbola, cascos de tartarugas viram bombas e detecção de colisão imperfeita. Os outros jogos da série são melhores.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu comecei no Atari, então, jogo sem problemas.
Claro que não fico muito tempo jogando, pois são experiências mais simples, mas me divirto muito.
E entendo que o pessoal que não passou por essa fase na época, não tem mesmo como se apegar a um console assim.
Jogo de tudo, sempre que possível, nos hardwares originais.
Exatamente isso. Pedir que alguém goste de Atari, sem ter conhecido na época, é complicado. A pessoa pode até gostar, mas não conto com isso, embora eu já feito dois "jovens" gostarem do console. Mesmo assim, gostando ou não, a jogatina não é longa, mas em curtos intervalos. Até hoje ainda não larguei.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Eu jogo tudo com exceção daqueles RPGs de texto de DOS. Não tenho frescuras.
Eu tb nao consigo não, é um estilo dos "abstratos demais" que eu não curto

Hoje eu tenho um PSX Classic Edition e caraca.....não sei como conseguiam jogar com aqueles gráficos tremendo na tela, respostas de controle lentas, cameras horríveis.

Sei que foi um marco e isso eu não contesto, mas como eu pulei essa gen, pra mim fica difícil encarar essa jogabilidade.

Já o N64 é seu controle estranho e também aqueles personagens feitos com 8 polígonos e você tinha que aceitar que aquilo era um policial empunhando uma arma.

Atari foi meu primeiro porém hoje pra mim é muito abstrato.
Jogue King's Field, esse jogo irá te transformar numa pessoa nova
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.050
Pontos
1.054
Crianças gostam de jogos do Atari, basta colocar uma pra jogar no console que ela vai se amarrar, justamente por serem jogos simples e fáceis de entender. Não tem essa de "só quem jogou na época curte", eu mesmo só consegui jogar em um no início dos anos 2000 e gostei de ficar jogando Halloween, River Raid, Pitfall, Pacman, Enduro e aquele jogo onde o cara fapava no telhado.

Inclusive, Enduro é o meu jogo favorito de Atari.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.728
Reações
79.726
Pontos
1.839
Crianças gostam de jogos do Atari, basta colocar uma pra jogar no console que ela vai se amarrar, justamente por serem jogos simples e fáceis de entender. Não tem essa de "só quem jogou na época curte", eu mesmo só consegui jogar em um no início dos anos 2000 e gostei de ficar jogando Halloween, River Raid, Pitfall, Pacman, Enduro e aquele jogo onde o cara fapava no telhado.

Inclusive, Enduro é o meu jogo favorito de Atari.

Halloween é ruim hein? Só vale pela musiquinha e pelo sangue jorrando (inédito na época). Ô joguinho lazarento...

Para quem é manjester: to tentando lembrar do nome de um jogo que tinha no Atari...você jogava usando uma aranha robô, com deslocamento vertical. E tinha um medidor de radioatividade...saltava uns muros...tinha no MSX também...c***lho...faz 2 semanas que to tentanto lembrar o nome desse negócio.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.965
Reações
41.622
Pontos
1.689
Nossa, quando comprei meu DreamCast zerinho com RE Code Verônica e Sonic Adventure..........a menção vai para abertura dele e a trilha sonora........nossa, chego a arrepiar.

Como alguém conseguia jogar OddWorld de PSX ? Twisted Metal ? Rayman é lento demais.....
Depois de ver RE:CV não conseguia mais ver o meu PS1 com os mesmo olhos. Mas não de não querer mais jogar PS1, mas precisava ter este jogo. Ralei muito e comprei um DC.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.278
Reações
5.434
Pontos
453
Eu tolero mais os jogos de antigamente do que os atuais. Eles eram muito mais diretos. Vc ligava o jogo e ja tava jogando. Hoje é tudo cheio de texto e tutoriais. Não tenho mais paciencia pra isso.

To jogando Megaman X5 agora e aquela Alia me irrita pelo tanto que ela fala. Agora eu entendo porque dizem que Megaman X começou a decair a partir do X5.

E falando em Megaman, os jogos tem jogabilidade perfeita desde o primeiro jogo do NES. São perfeitamente jogáveis.
Jogabilidade ruim que é ruim de tolerar. Os Castlevanias de NES por exemplo tem uma jogabilidade super travada, mas ainda consigo jogar pois o level design e atmosfera do jogo compensam isso.

Os jogos de N64 envelheceram super mal graficamente, mas pelo menos os jogos da Nintendo são perfeitamente jogáveis. Eu zeraria Mario 64 e Zelda OoT novamente com um sorriso no rosto hoje em dia. É incrivel como a nintendo acertou as mecanicas em um ambiente 3D logo de cara.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.292
Pontos
704
Um Atari é muito mais palatável que um Nintendo 64. Principalmente pelo formato dos jogos. Jogos de Atari são arcades e baseados em gameplays curtos. Uma distração de 15 minutos.
Cada um com sua visão de mundo: Para mim o que desanima é justamente esses jogos não terem começo, meio e fim. Fui acostumado desde sempre a jogar para ter uma recompensa, seja ela ver o final do jogo, ganhar um campeonato... acho que os únicos jogos que curti e que fogem um pouco disso foram os da série Football Manager.

Para ser justo, o Pitfall eu lembro de ter conhecido em uma coletânea para PS1 e deu para sacar o porque foi considerado tão revolucionário. Lembro de ter achado que ele destoava muito do resto.
 
Ultima Edição:

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.292
Pontos
704
Quanto a gêneros que eu não curto ou não domino, acho que essa discussão pode até render um tópico a parte.

Adventures e FPS joguei pouquíssimos. E por só ter ganhado um PC aos 15 anos, passei batido por muita coisa. Quando tive a chance, preferi me dedicar aos emuladores do que aos games que só rolavam nos computadores.

Só fui dar uma chance ao FM porque era o tipo de jogo que eu procurava a muito tempo. E ainda assim larguei a algumas edições, já que meu PC não consegue mais rodar.
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Eu tolero mais os jogos de antigamente do que os atuais. Eles eram muito mais diretos. Vc ligava o jogo e ja tava jogando. Hoje é tudo cheio de texto e tutoriais. Não tenho mais paciencia pra isso.

To jogando Megaman X5 agora e aquela Alia me irrita pelo tanto que ela fala. Agora eu entendo porque dizem que Megaman X começou a decair a partir do X5.

E falando em Megaman, os jogos tem jogabilidade perfeita desde o primeiro jogo do NES. São perfeitamente jogáveis.
Jogabilidade ruim que é ruim de tolerar. Os Castlevanias de NES por exemplo tem uma jogabilidade super travada, mas ainda consigo jogar pois o level design e atmosfera do jogo compensam isso.

Os jogos de N64 envelheceram super mal graficamente, mas pelo menos os jogos da Nintendo são perfeitamente jogáveis. Eu zeraria Mario 64 e Zelda OoT novamente com um sorriso no rosto hoje em dia. É incrivel como a nintendo acertou as mecanicas em um ambiente 3D logo de cara.
Também sinto exatamente isso quanto a enrolação em jogos. E tenho uma notícia boa pra ti: existe um hack de Mega Man X5 (para Ps1) que remove toda a encheção de saco da Alia. Checa só: http://www.romhacking.net/hacks/3711/

Não jogo mais sem esse hack.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Halloween é ruim hein? Só vale pela musiquinha e pelo sangue jorrando (inédito na época). Ô joguinho lazarento...

Para quem é manjester: to tentando lembrar do nome de um jogo que tinha no Atari...você jogava usando uma aranha robô, com deslocamento vertical. E tinha um medidor de radioatividade...saltava uns muros...tinha no MSX também...c***lho...faz 2 semanas que to tentanto lembrar o nome desse negócio.
Eu conheço um jogo parecido. O nome é Reactor. Vê se é esse.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
7.569
Pontos
453
Sobre o Atari, foi um console muito simplório mesmo, jogabilidade se escorava em apenas um botão, tive um quando pequeno e jogava muito, mas assim que ganhei um SNES deixei ele de lado completamente, mas se pegar alguns certos jogos que envelheceram bem aí da pra se divertir, Pitfall e Enduro ainda são jogáveis, HERO eh um exemplo de jogabilidade mais profunda no console, Berzek eh um que joguei muito ultimamente.

Na cara da minha madrinha quando eu era bem criança ela tinha um ATARI, eu lembro do PITFALL


Eu voto que dar esses jogos paras crianças de hoje é muito bom já que o chocalho hoje em dia virou o celular
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.502
Pontos
453
Diria que o meu grau de tolerância é bem grande pois ainda consigo me divertir com jogos de plataformas bem humildes como o Game & Watch e os consoles da segunda geração. Se a jogabilidade for boa e me entreter, não tenho nenhuma objeção.

O único gênero que costumo a evitar é RTS graças ao nível de complexidade de seus games. A grande quantidade de menus, estatísticas e opções me confundem bastante.
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.335
Reações
1.816
Pontos
854
Eu curto muito jogar Hero , K.Keapers e outros do Atari até hj. Mas sei q deve ter um pouco de fatos nostalgia junto, falo isso pq com emuladores eu conheci vários sistemas dá época do Atari ( até aquele Atari 7200) e é tudo praticamente injogável para mim.

Como falaram ai, a geração ps1 / n64 envelheceu muito mal, não da pra jogar muita coisa tb.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Só não jogo do Atari pra trás, o resto vai tudo.
Estou no mesmo nível. Mas, no meu caso, eu tenho um agravante. NÃO POSSO jogar Atari e videogames mais antigos (Telejogo, no meu caso) porque meu A2600 não funciona na rede de energia de lá de casa! (pra quem entende de eletricidade residencial, sabe do que estou falando: o sistema DR). Acredito que se eu conseguir um Intellevision (e quero um de novo), vá acontecer a mesma coisa.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.438
Reações
20.893
Pontos
1.044
Diria que o meu grau de tolerância é bem grande pois ainda consigo me divertir com jogos de plataformas bem humildes como o Game & Watch e os consoles da segunda geração. Se a jogabilidade for boa e me entreter, não tenho nenhuma objeção.

O único gênero que costumo a evitar é RTS graças ao nível de complexidade de seus games. A grande quantidade de menus, estatísticas e opções me confundem bastante.
Command & Conquer ou Red Alert até que vai.
Tropico ou Civilization não rola.
 
Topo Fundo