O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual seu grau de tolerância RETRÔ ?

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
sendo mais detalhista..

jogos de esporte eu não jogo nem atuais, que dirá os retros

talvez a exceção sejam os da sega nos arcades

jogos de corrida a mesma coisa, os jogos antes dos 3D não tem mais como, aqueles que a pista se move e não o carro

jogos de luta , só arcade ou os realmente exclusivos de cada sistema, tipo nada de jogar Mortal ou Street de Mega ou SNES, fiz muito pq éra o que tinha mas depois dos Kawaks e etc, nem ferrando que jogo essas versões toscas

e sim, depois de velho estou ficando sem paciência com jogo metido a "dificilzão" e isso nem é com retro não. é com qualquer um

tipo, não precisa ser fácil, precisa ser divertido, mas ficar por exemplo rejogando trechos muito grandes por putaria de checkpoint já me irrita
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Só joga Atari quem viveu Atari. Quem
Na viveu essa época não teve o deslumbre.

Eu jogo. E regularmente ainda. Tenho no meu arcade, e de longe é o que mais pedem em churrascos lá em casa. River Raid e Enduro comem solto.

Um Atari é muito mais palatável que um Nintendo 64. Principalmente pelo formato dos jogos. Jogos de Atari são arcades e baseados em gameplays curtos. Uma distração de 15 minutos.

Agora senta lá 2 horas pra jogar aquelas merdas fodidas, tudo com fog na cara e com framerate caipora de N64...não dá mesmo.

Eu não consigo jogar nada de atari. Mas seu post me fez pensar se realmente não tem nada que poderia me divertir nesse videogame, e pow...lembrei de Decathlon.

Taí um jogo dahora. Dá até pra adaptar a jogabilidade no emulador, colocando o comando de sacolejar o direcional tresloucadamente de um lado para outro em dois botões, como no jogo Gold Medal Challenge de nes, outro jogão de olímpiadas das antigas.

Vou fazer o teste. Eu adorava esse jogo.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.275
Reações
5.427
Pontos
453
Também sinto exatamente isso quanto a enrolação em jogos. E tenho uma notícia boa pra ti: existe um hack de Mega Man X5 (para Ps1) que remove toda a encheção de saco da Alia. Checa só: http://www.romhacking.net/hacks/3711/
Não jogo mais sem esse hack.
Oloco, nem imaginava que tinha rom hack pra corrigir isso hahaha, muito bom. Obrigado pela dica, só que agora to quase zerando o jogo já. To jogando a versão do Megaman X legacy collection 2 do Switch.

O único gênero que costumo a evitar é RTS graças ao nível de complexidade de seus games. A grande quantidade de menus, estatísticas e opções me confundem bastante.
Ta aí outra coisa que não tenho mais paciencia: jogos complexos. Tipo eu curtia muito o Sim City do SNES, que era simples e divertido. Aí a partir do Sim City 2000, começou a ficar mais realista, ou seja, muito mais coisa pra aprender e a administrar, isso arruinou a graça do jogo pra mim.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.777
Pontos
2.164
Hoje eu tenho um PSX Classic Edition e caraca.....não sei como conseguiam jogar com aqueles gráficos tremendo na tela, respostas de controle lentas, cameras horríveis.

Sei que foi um marco e isso eu não contesto, mas como eu pulei essa gen, pra mim fica difícil encarar essa jogabilidade.

Já o N64 é seu controle estranho e também aqueles personagens feitos com 8 polígonos e você tinha que aceitar que aquilo era um policial empunhando uma arma.

Atari foi meu primeiro porém hoje pra mim é muito abstrato.

Não só conseguiam como são perfeitamente jogáveis até hoje. Instale o autobleem que o retroarch da uma melhoradinha
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Com raras excessões tenho dificuldades em voltar para os 8 bits. A maioria creio envelheceu muito mal. Porém existem exemplos de games que continuam divertidos ainda hoje dos quais destaco: Ninja Gaiden, Mario Bros 2 e 3, Mega Man 2 e os Castlevanias.
No caso dos jogos 3D eu não me importo em jogar games do ps1 e 64, na verdade acho que eles tem um charme que só quem viveu a época deve ter algum apreço.

Algumas mecânicas envelheceram pessimamente é claro, e quanto eu considero um game datado, normalmente estou me referindo a sua jogabilidade. A verdade é que quanto mais eu envelheço, mas eu dou valor as velharias que eu jogava quando criança, deve ser coisa da idade. Apenas de jogar tudo que sai e ser bem graficista no que diz quesito aos games atuais, eu dedico boa parte do meu tempo de jogatina para rejogar clássicos e adoro jogos pixel arte ou que evocam o estilo dos clássicos.
 


fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Não tenho problemas com nenhuma geração, só e estranho jogar Road Rash e Need for speed no 3 DO dão lentos demais.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Atari eu ainda jogo Enduro volta e meia. River Raid, Pitfall e Keystone Kapers (o pega-ladrão) eu acho perfeitamente jogáveis ainda.

NES eu raramente jogo pois pulei do Atari pro Mega/SNES já. Master eu ainda jogava na casa do meu primo.

Tirando os jogos que foram marmitados pro SNES, de NES eu joguei no original uns anos depois um do Tiny Toons, Ninja Gaiden e Battletoads.

N64 e PS1 eu jogo os clássicos que não ganharam remake nos emuladores quando tenho oportunidade. Não tenho perrengue com gráfico "que envelheceu mal".
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
O único gênero que costumo a evitar é RTS graças ao nível de complexidade de seus games. A grande quantidade de menus, estatísticas e opções me confundem bastante.

RTS eu gosto, mas para jogar campanha apenas. Competitivo hoje é uma desgraça, o pessoal pega as estratégias da internet e a graça de jogar imediatamente desaparece.

Enfim, você está perdendo um gênero que tem jogos espetaculares, como StarCraft, Age of Empires e WarCraft.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Acho que o pessoal que curte o Atari, só curtem quem viveu mesmo na época... Como eu peguei ele no finalzinho e o primeiro jogo que joguei na vida foi o Enduro em 1993, acho que deve ser por isso que eu gosto dele também.

Entendo que a maioria do pessoal possa não gostar dele, pois boa parte aqui nem deve ter vivido a época dele, por sorte eu peguei ele bem no finalzinho, quando os consoles de 16 Bits já existiam e eram de última geração, mas uma coisa não podemos discordar, pois talvez na época do Atari tenha sido a época que mais surgiu novidades e estilos de jogos diferentes, talvez tenha sido a época mais criativa dos consoles, pois tivemos jogos de tudo, os primeiros jogos de terror, os primeiros com mulheres como protagonistas, os primeiros jogos politicamente incorretos, e até jogos pornôs... :klol
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Tenho meu 2600 aqui ainda mas está sem funcionar. As vezes bate vontade de jogar um pacman ou um berserk, outro que é bem divertido é esse de pesca:



Minha tolerância para game varia mais do gênero dele, nunca por sua idade.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.640
Pontos
903
Não sendo este aqui, o resto da para encarar.

:viraolho

odyssey.png


odyssey.jpg
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Sobre o Atari ser apreciado apenas por quem o teve...pessoalmente, discordo. Nasci em 91, tive pouquíssimo contato com o console naquele tempo e gosto não só dele como também de outros videogames da mesma geração.:kbeca

O meu game favorito daquela gen é o Venture. Ele possuí ports para Atari 2600 e Intellivision, mas a minha versão caseira favorita é a do ColecoVision:



Atrás dele vem o Frostbite:



E o Dig Dug que também possuí vários ports:




Command & Conquer ou Red Alert até que vai.
Tropico ou Civilization não rola.
Civilization não é estratégia por turnos? Conheço o resto apenas pelo nome, mas joguei um pouquinho de um dos Civs antigos há um tempo atrás.

RTS eu gosto, mas para jogar campanha apenas. Competitivo hoje é uma desgraça, o pessoal pega as estratégias da internet e a graça de jogar imediatamente desaparece.

Enfim, você está perdendo um gênero que tem jogos espetaculares, como StarCraft, Age of Empires e WarCraft.
Gosto de jogos de estratégia, mas RTS é algo que realmente está fora dos meus limites. Se os jogos não me confundissem tanto, daria mais chances ao gênero.
 
Ultima Edição:

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
tem muita coisa que ficou datada demais, mas um negócio que nunca consegui jogar é rpg da geração de 8 bits. vocês conseguem?

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

NIETTO.U2

Veterano
Mensagens
298
Reações
255
Pontos
109
Yo!!

Não tenho mais paciência com jogos difíceis. Já largo de cara...
Na verdade, ando preferindo jogos arcade, casuais, de puzzle, Guitar Hero, corrida e de futebol.
Nada de ficar passando fases, missões, enfrentar chefões...
Ficando véio e sem tempo...
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.885
Pontos
1.003
Yo!!

Esse tópico me mostrou algo que não imaginava...
A maioria não gosta do Atari 2600, um console que achava que era amado pela maioria aqui... fiquei impressionado com isso!
O que eu tava observando é que nessa pasta aqui o povo só gosta basicamente de SNES, Mega Drive e Arcade dos anos 90
Quase todo o resto é discutido com um "veja bem" gigantesco ou nem mesmo é discutido
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Do Nintendo 8 Bits pra frente consigo jogar de boa. O que saiu antes (incluindo Atari que jogava quando moleque) não rola...

E no caso dos PCs, os jogos mais antigos que encaro diboas são os Doomlikes.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Pessoal falando bastante do Atari, os jogos que consigo passar um tempinho jogando que me vieram na mente agora são river raid, pac man, pitfall, space invaders, dig dug e enduro.
Mas geralmente não jogo muito mais que 10 minutos.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
O que eu tava observando é que nessa pasta aqui o povo só gosta basicamente de SNES, Mega Drive e Arcade dos anos 90
Quase todo o resto é discutido com um "veja bem" gigantesco ou nem mesmo é discutido
Se tiver discussão sobre o tema, eu sempre comento e participo. Realmente, eu não crio tópicos, mas faço uns comentários em discussões relacionadas. Não tenho moral pra dizer "façam mais tópicos sobre outras plataformas", até porque não joguei várias delas, mas vale a pena criar essas conversas pro pessoal de outros gostos também se manifestar.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
tem muita coisa que ficou datada demais, mas um negócio que nunca consegui jogar é rpg da geração de 8 bits. vocês conseguem?

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Não joguei muita coisa, mas o que testei eu achei de boa, todos lembram suas versões posteriores, só são mais simples.

O Final Fantasy III, por exemplo, eu achei bem impressionante.
 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
556
Pontos
268
Por ser mais novo, comecei a jogar no PS1 em 2003. Porém um amigo meu tinha o Master System 3 e jogava muito em ambos os consoles. Eu nunca tive problemas com idade dos jogos não. Atari eu tive contato pela primeira vez num evento de anime em 2018. E me diverti muito jogando River Raid e Pacman, os comandos e os gráficos são realmente muito arcaicos. gostei bastante dessa sensação de jogar algo do primórdio dos games, como algo novo! Fiquei quase 1 hora jogando Atari 2600 no evento. Já que todo mundo ficava fazendo fila em outros consoles, e no Atari pessoal jogava 1 min e dps largava o jogo pra lá! Hahahahah Mas não é uma biblioteca que você irá se divertir pelo emulador.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.822
Reações
50.885
Pontos
1.003
Se tiver discussão sobre o tema, eu sempre comento e participo. Realmente, eu não crio tópicos, mas faço uns comentários em discussões relacionadas. Não tenho moral pra dizer "façam mais tópicos sobre outras plataformas", até porque não joguei várias delas, mas vale a pena criar essas conversas pro pessoal de outros gostos também se manifestar.
Entao, os topicos são feitos
Problema é que, por exemplo, vc vai naquele topico de graficos bonitos do PS1 e ve mais gente dizendo que era tudo feio e que envelheceu mal do que realmente conversar sobre os graficos mais bonitos do PS1
Isso q eu quero dizer
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
14.293
Pontos
503
Pessoal falando bastante do Atari, os jogos que consigo passar um tempinho jogando que me vieram na mente agora são river raid, pac man, pitfall, space invaders, dig dug e enduro.
Mas geralmente não jogo muito mais que 10 minutos.
Mesma coisa comigo. Esses aí que você citou são os únicos jogos dos que tenho aqui pra Atari que eu consigo curtir, com exceção de Dig Dug e Enduro que não tenho, mas o Enduro eu tô ligado que ainda é jogável. Dig Dug eu não conheço.

Também não jogo por muito tempo, por isso que acabo jogando Atari bem raramente. Não tenho o empenho de instalar o console só pra jogar uns 20 minutos, no máximo meia hora. E se for pra tirar um tempo pros retrôs, os 8 bits em diante acabam sendo bem mais atrativos.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
Entao, os topicos são feitos
Problema é que, por exemplo, vc vai naquele topico de graficos bonitos do PS1 e ve mais gente dizendo que era tudo feio e que envelheceu mal do que realmente conversar sobre os graficos mais bonitos do PS1
Isso q eu quero dizer
Só vi isso no tópico do 64, que virou o que virou por conta do OP e da maneira com que ele quis conduzir a discussão.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Entao, os topicos são feitos
Problema é que, por exemplo, vc vai naquele topico de graficos bonitos do PS1 e ve mais gente dizendo que era tudo feio e que envelheceu mal do que realmente conversar sobre os graficos mais bonitos do PS1
Isso q eu quero dizer
Entendi. Pior que eu mesmo dei essa mancada lá e ajudei a desvirtuar o tópico. De fato, existe momento mais oportuno pra expor o que eu penso, aquele tópico era pra quem admirava o gráfico do console.

Enfim, acho que falta a gente se policiar mais e se manter dentro do tópico. Mas vale a pena criar um tópico do seu interesse. Eu mesmo já criei tópicos aqui que tiveram poucas postagens, mas foram legais enquanto duraram. O negócio é criar assunto pra gente interagir.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Mesma coisa comigo. Esses aí que você citou são os únicos jogos dos que tenho aqui pra Atari que eu consigo curtir, com exceção de Dig Dug e Enduro que não tenho, mas o Enduro eu tô ligado que ainda é jogável. Dig Dug eu não conheço.

Também não jogo por muito tempo, por isso que acabo jogando Atari bem raramente. Não tenho o empenho de instalar o console só pra jogar uns 20 minutos, no máximo meia hora. E se for pra tirar um tempo pros retrôs, os 8 bits em diante acabam sendo bem mais atrativos.

Eu não tenho atari, mas uso a emulação do wii, quando eu to com o vídeo game ligado e já não tem nada que to afim de jogar, eu coloco os jogos do atari pra passar uns minutinhos antes de desligar o console kk
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
731
Reações
906
Pontos
1.034
Quanto mais vejo os jogos atuais, mais eu jogo os retros... Estou mais monitorando a minha tolerância com os jogos do PS4.. essa é a verdade.
Claro, há jogos que com ctz envelheceram mal, ou já eram ruins na época... A diferença é que na época jogávamos QQ coisa, tudo era lucro.. não havia tanto recurso como hoje.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Mas é porque 2d 16 bits envelheceu menos que os 3d dos 64/32 bits.

Sim, sim. Já postei até minha opinião à respeito. Na quinta geração de consoles, o 3D ainda estava na sua fase inicial; gráficos a base de sprites, por sua vez, estavam bastante desenvolvidos e com vários artistas e programadores talentosos dominando a sua criação e execução. Basta ver que existem exemplos no Ps1 e Saturno de jogos 2D muito bonitos, mesmo nos dias atuais. São estilos diferentes, não é pra quem busca realismo, nem pra todos os gostos, mas aprecio muito gráficos 2D (bitmap ou vetor, pixel-art ou pré-renderizado, tanto faz), desde que bem feitos. Eles podem transmitir muitas sensações diferentes, que não costumam ser exploradas no 3D.
 

zeppelinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
543
Reações
730
Pontos
789
depois de velho comecei a gostar de RPGs do DOS... que antes nem passava pela minha cabeça jogar.

Estou jogando a serie Ultima, Wizardry, realms of arcania e os primeiros might magic
 
Topo Fundo