O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quando e porque Final Fantasy começou a perder seu prestígio?

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.490
Reações
10.077
Pontos
1.364
Nunca perdeu, os outros jogos é que começaram a se tornar relevantes.

No anúncio do FFXVI a comunidade gamer vai parar para assistir, da mesma maneira como foi no passado.
Igual parou com o VII, VIII, IX e X?

Nah, nunca...

Naquela epoca FF era sinonimo de magnus opus, aquele supra sumo perfeito que voce nao via defeito.

Hoje as pessoas podem estar muito interessadas mas boa sorte achando um louco que vai por a mao no fogo e dizer que aposta o cu no fato que o jogo vai ser perfeito do inicio ao fim.

Quer dizer... apostar o cu ate apostam mas botar a mao no fogo eles não botam não.. hehe
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Na verdade ela usou como referência Call of Duty que fez muito sucesso e tentou criar algo do tipo versão RPG e deu no que deu.
Não fez nada de errado. Dos JRPGs da Enix lançados naquela época é o único relevante da Square-Enix. Só Star Ocean conseguiu chegar perto. Porém, como tínhamos Eternal Sonata e Tales of Vesperia, os JRPGs da SquEnix acabaram ficando em segundo plano.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.159
Reações
32.477
Pontos
1.629
Não faz sentido considerando que FFXIV é um jogo excepcional que segue recebendo expansões com padrão de qualidade equivalente. No XVI minha Square-Enix diva seguirá parando o planeta para ser ovacionada.

Acho que no XIII começou a modinha de hatear, muita gente sequer chegou no Lightning Returns que é de longe o melhor dessa problemática trilogia. No Brasil nem dá pra considerar muito porque tem gente que não gostava do extraordinário FFXII por conta do figurino do Vaan.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Nunca li isso em lugar nenhum mas se for verdade então ponto pra ximboca, imagine mais 20 horas de corredores e batalhas automáticas no PS3 hue
05d.jpg
 


carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.188
Reações
27.243
Pontos
1.053
Para min, além de tudo que foi falado, a Square não entendeu que o publico estava mudandk, ficando mais maduro. Pelo menos no ocidente. As coisasfeitas no Japão não agradavam mais. Era preciso refletir a cultura ocidental.

A historia do X já começou estranha com o Tidus. Praticamente um "jogador de volei de praia de outro mundo".

Aí ela "pulou" um lançamento com o XI online. Pouca gente jogou ou sequer sabe de sua existência.

Veio o XII e os problemas com o protagonista se tornaram evidentes. Uns queriam um cara mais velho. Enredo mais maduro e denso. Outros queriam outro beach boy afetado. Veio o Vaan enxertado num game que claramente não era dele. O resultado foi triste.

O XIV veio num momento de crise extrema dos jogos japoneses e refletiu toda a desconexão dos orientais com o ocidente. Uma protagonista antipática foi a pior idéia possível. Dovodor em 3 partes piorou. Ficou aqiela ideia de coisa incompleta e que a cada titulo estavam procurando algo que agradasse. Não conseguiram. Sinto que o XV foi bem melhor aceito, mas longe do encanto da era PS1. Muitos fãs torceram o nariz para uma boyband em uma road trip.

Vamos ver o que esperar da proxima entrada da série. Mas acho que o povão não vai aceitar um Final Fantasy XVI, seja como for, se antes não vier o remake do VII. E esse remake esta complicado. Eu acho que deveriam seguir o rumo que a CAPCOM criou com o RE2 renake e buscar o original como fonte. Não sei se o farão por medo de que turnos estao datados.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.670
Reações
4.736
Pontos
703
Pelo menos pra mim é porque deixaram de fazer "Final Fantasy", XIII ainda da pra ver algo de Final Fantasy no jogo mas ele ainda tem muitos problemas e um deles é a falta de cidades e liberdade, 70% do jogo é você indo do ponto A ao ponto B sem nem uma parada pra falar com NPCs e etc (corrigiram esses problemas no XIII-2 e XIII-3 que são bons jogos se ignorar o sistema de tempo do XIII-3).

Final Fantasy XV é um jogo que quer ser The Witcher ou outro jogo no mesmo estilo ao invés de Final Fantasy só que com uma história pessimamente contada, 0 desenvolvimento dos personagens e um gameplay tão bizarro que você não precisa nem jogar pra zerar.

Final Fantasy XIV é o que se salva dos ultimos, mas atualmente só na história e OST já que os conteúdos do jogo (dungeon/raids/bosses) só vem piorando de uns tempos pra ca.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
observando os post aqui, é meio que consenso que foi a partir do 10, alguns users já põe até o próprio 10 na roda
curiosamente quando os personagens começaram a falar,
a relação entre as IPs e a evolução tecnologica , se chocam por exemplo só pq o ps2 era top e usava dvd não precisava colocar dublagem, mas os caras queriam fazer uso do hardware, obviamente as custa da essência da serie, a gente pega ali um ff3 e até o 9 houve mudanças mas a gente conseguia reconhecer um ff no meio dessas mudanças pois o core da serie tava tudo lá, ff 13 mesmo erro, a transição para o hd e tal sem observar as ligações antigas, então não é o gosto do jogador que muda, mas os caras tentando forçar tendencia..qual a modinha atual? battle royale? vamos aguardar ff 16
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Acredito que a partir do 13. A era PS2 não foi tão gloriosa, mas acredito que ficou dentro do aceitável. Qualquer coisa de longa data tem altos e baixos.

Mas no 13 a galera começou a dropar. Série perdeu demais a identidade e qualidade.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Pra mim foi no 13. Nao me cativou em nada.

O 15 deveria ter sido aquela tech demo, mas optaram por boy band com um carro.

O 12 eu considero excelente, envelheceu de forma sensacional. Eu gosto dos personagens e a trilha sonora ouço ate hoje quando vou correr.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
353
Quando que começou a perder prestígio eu não sei, mas pra mim o último que me divertiu realmente foi o X (apesar que você mais assistia do que jogava), o grande erro do XI foi justamente se chamar "XI", deveriam ter mantido a ideia original de se chamar simplesmente "Final Fantasy On-line" (assim como fizeram com o Phantasy Star), não é um jogo colecionável então não deveriam ter dado numeração para ele. O XII apesar de meio mundo idolatrá-lo eu não achei grandes coisas assim não, esperava um novo VI com muita fantasia e grandes toques de tecnologia e o que vi um RPG burocrático e sem muitos atrativos como os anteriores com um enredo um pouco fraco que não me despertou muito interesse não, muitos falam que o modo de batalha é espetacular, pode até ser mas só isso é muito pouco pra uma série que até então era considerada a rainha dos RPGs...
Pelo menos FFXII apesar de fraco era um jogo completo, pior foram os retalhos que se seguiram depois...

(O pessoal fala que o XIV depois de "consertado" ficou bom, mas ai é mesmo erro do XI, ter numeração em vez de simplesmente se chamar "Final Fantasy On-line II"...)
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.306
Reações
29.906
Pontos
1.049
O XIII foi considerado falho desde o início por ter sido totalmente capado pra rodar no fraquíssimo X360, aparelho que em pleno século 21 usava DVD como mídia.

Como um camarada disse na página anterior, começou a perder o prestígio quando virou multi!

Final Fantasy nasceu nas plataformas Nintendo, mas amadureceu, largou as plataformas dedicadas a crianças e encontrou seu lar definitivo. Mas a ganância fez a Square cuspir no prato que comeu e fizeram a cagada de virar multi, estragando assim o décimo terceiro capítulo.

O XV é um completo monte de estrume.
O melhor FF desde o X. Platinado aqui com gosto!
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
6.314
Pontos
703
E vai ficar ainda pior, Tabata chutou o balde e saiu da Square, Nomura um dos principais responsáveis, ficou 10 anos desenvolvendo FFXV , largou o projeto na época o versus XIII.

Tabata teve que assumir, queria iniciar Um novo jogo do zero, mas foi barrado pela Square que não queria perder já a grana investida no game, resumindo Tabata teve que tentar tampar os buracos "sozinho" tampar o sol com a peneira,e o jogo só ficou pronto na Royal Edition.

E digo mais a chance do Nomura cagar no remake do FFVII é imensa!!! No jogo original só tinha os melhores no desenvolvimento do jogo dream team.
Sakaguchi, Kitase, Nojima etc...

A fusão com a Enix foi péssima também.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Eu acho que ainda vale dar um voto de confiança para a Square. Para mim, só o XIII foi realmente ruim (só joguei uns 10 min de X-II e XV então não posso opinar sobre eles e estou desconsiderando os onlines, apesar que o XIV é bem bom).
O XII é um dos melhores da série, o X é bem Ok...
Na era snes lembro que a galera já não tinha gostado muito do V e na era PS1, o VIII não é tão bem falado... Então é normal errar de vez em quando.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.241
Reações
33.531
Pontos
1.399
Nesse tópico já dá pra ver como a Square tem que fazer o que ela pensa da série, mas de modo eficiente. Cada pessoa tem uma opinião do que é um Final Fantasy, e ninguém realmente sabe o que quer. Um diretor da série já chamou isso de a "doença do Final Fantasy" que aflige os fãs, e afeta somente essa franquia porque ela é a única que se propoe a jogar todo o conceito do game anterior no lixo para começar outro.

Até hoje me lembro de gente falando que Final Fantasy VI não era Final Fantasy porque tava muito "moderninho", e depois ouvi o mesmo do VII...

A principal característica da série é mudar totalmente de um game para o outro, e aí você vê opinioes de gente que não considera o Online como algum da série, ou não considera o XII porque nao tem o clima, ou o XV porque virou ação...
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Eu até gosto de FFX, tem elementos bem vindos, o sistema de batalha bom e a unica coisa tosca que eu lembro dele é a dublagem lol
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.544
Pontos
1.024
FFX-2 foi bem ruim. O XII foi legalzinho, mas longe do que foram os de PS1, ou seja, já vinha decaindo. O XIII foi um cu, a casa caiu de vez nesse.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.424
Reações
5.880
Pontos
453
Acho que voces exageram sobre a falta de relevancia da série.Pode ser uma série que hoje em dia entre os circulos gamers e forums davida não tem mais tanto valor desde o X, mas ainda é uma série super importante que move milhões de unidades.

FFXV vendeu 8 milhões se não me engano, essa quantidade não é qualquer joguinho que movimenta.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.221
Reações
10.712
Pontos
753
FFXII é bom, só mudou, mas continuou um FF. FFXIII com seus corredores infinitos não curti muito, e dropei. Disto, acho que quem se lembra de FFs antigos, se lembra que tinhamos menos RPGs a escolher para jogar. Mesmo nesta época áurea, FF8 veio com uma qualidade mediana, personagens mal escritos e história sem pé nem cabeça, além de alguns problemas de gameplay. Destes antigos, tivemos 4,6,7 de uma qualidade monstruosa, ficando a impressão que todo FF era algo absurdamente bom, não necessariamente verdade.
Hoje tem muitas outras séries de RPGs, pessoal cresceu jogando e se tornou mais crítico também. Coisas aceitas anteriormente, não necessariamente aceitariam hoje.
Mas, ainda assim, acho que parte da "essência" da série se perdeu. FFXV é um jogo action, muito diferente das suas origens.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.176
Reações
42.096
Pontos
1.003
O ultimo jogo respeitavel da série foi o type-0, respeitavel no sentido de ser ''honrado'' perto de sua trajetoria, o XV eu não joguei ainda, e o 13 apesar de ser um corredor, eu gosto dos personagems :kindio:kindio

E também convenhamos que os jogadores atuais não querem saber muito de pensar e gastar 1 hora em batalhas contra 1 unico chefe
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.485
Reações
10.772
Pontos
503
Eu acho que os FF de turno precisam voltar.
"Mas, Super, já tivemos dois FF retrô, os Bravely Default/Second".
Pode ser, mas os Bravely eram mais uma DESCONSTRUÇÃO dos Final Fantasy clássicos, com aquelas mecânicas de remover batalhas aleatórias e, principalmente, com a história que
transformava os cristais como algo a ser destruído e não protegido
.
Não vou me surpreender se o próximo FF seguir o estilo do Octopath Traveller só que com um inimigo comum.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Acho que foi no 13, e podem notar que foi no mesmo período do declínio de Capcom e Konami.

Acho que a indústria japonesa como um todo deu um baque nessa época e estão voltando agora.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.779
Reações
13.814
Pontos
803
Acho que voces exageram sobre a falta de relevancia da série.Pode ser uma série que hoje em dia entre os circulos gamers e forums davida não tem mais tanto valor desde o X, mas ainda é uma série super importante que move milhões de unidades.

FFXV vendeu 8 milhões se não me engano, essa quantidade não é qualquer joguinho que movimenta.

sim são as vendas é que definem a relevância, se o FF 15 vendeu isso tudo ff 16 vai beber da mesma fonte

por sinal se alguém souber das vendas ao longo da serie
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.241
Reações
33.531
Pontos
1.399
Acho que voces exageram sobre a falta de relevancia da série.Pode ser uma série que hoje em dia entre os circulos gamers e forums davida não tem mais tanto valor desde o X, mas ainda é uma série super importante que move milhões de unidades.

FFXV vendeu 8 milhões se não me engano, essa quantidade não é qualquer joguinho que movimenta.

Acho que a série precisa continuar investindo em se modernizar e trazer os J-RPGs ao nível AAA de produção; ao menos uma franquia do gênero precisa forçar essa situação.

Existem RPGs em estilo clássico, história bem contadinha, qualidade bem alta e tudo, mas com orçamento enxuto e carinha de game de SNES. São games excelentes, mas depois de terminar eles, por melhor que sejam, fica um gosto de que a coisa seria muito melhor se tivesse cara de 2019, e não de 1995.

Sou totalmente contra essa onda conservacionista que tá surgindo nos J-RPGs.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Estou jogando o X, por enquanto curtindo, apesar do começo ser bizarro, que história maluca.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.288
Reações
14.340
Pontos
1.053
Mesmo
Nesse tópico já dá pra ver como a Square tem que fazer o que ela pensa da série, mas de modo eficiente. Cada pessoa tem uma opinião do que é um Final Fantasy, e ninguém realmente sabe o que quer. Um diretor da série já chamou isso de a "doença do Final Fantasy" que aflige os fãs, e afeta somente essa franquia porque ela é a única que se propoe a jogar todo o conceito do game anterior no lixo para começar outro.

Até hoje me lembro de gente falando que Final Fantasy VI não era Final Fantasy porque tava muito "moderninho", e depois ouvi o mesmo do VII...

A principal característica da série é mudar totalmente de um game para o outro, e aí você vê opinioes de gente que não considera o Online como algum da série, ou não considera o XII porque nao tem o clima, ou o XV porque virou ação...
Acredito que para os tempos modernos Final Fantasy XII começou a mostrar o caminho (com um cenário muito mais aberto )Depois veio FFXIII ( sem cidades,falta de interação com NPCs e muito mais linear. Acho que é consenso que foi um retrocesso!

Concordo com o que vc falou.O atual XV mais lapidado,mas também com uma narrativa forte como os do passado,grandes cenas de transição e etc, seria um ótimo jogo ,tendo o que Final Fantasy tinha de melhor, mas seguindo algumas tendências de Open World.

Final Fantasy XV é um bom jogo,só que ele tem muitos pequenos defeitos que juntos ficam grandes demais.Como os Summons aleatórios,algumas mecânicas do sistema de batalhas que poderiam ser melhoradas,progressão da história e por aí vai.A segunda parte do jogo indo para algo mais linear foi Bizarro.Tudo para poupar custos,como várias decisões em Final Fantasy 13.Mas é o mais moderno de todos,só faltou muita coisa que define a série. E nem falo em batalhas por turnos,isso nem cabeça mais.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.221
Reações
10.712
Pontos
753
Estou jogando o X, por enquanto curtindo, apesar do começo ser bizarro, que história maluca.
Eu não dava muito por ele, mas estou gostando bastante. Estou jogando aqui também, no final do jogo, fazendo algumas coisas, como a Yuna aprender Holy, e vou para o final então. Digo que a premissa é ruim (Tidus=Neymar), mas vai se tornando bom no decorrer do jogo.
iZzh2Kt.png

Já não enxergo mais o Neymar no jogo. :kkk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Eu não dava muito por ele, mas estou gostando bastante. Estou jogando aqui também, no final do jogo, fazendo algumas coisas, como a Yuna aprender Holy, e vou para o final então. Digo que a premissa é ruim (Tidus=Neymar), mas vai se tornando bom no decorrer do jogo.
To muito no começo ainda, acabei de encontrar o Wakka? Deve ser esse.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.288
Reações
14.340
Pontos
1.053
Estou jogando o X, por enquanto curtindo, apesar do começo ser bizarro, que história maluca.
Esse jogo é maravilhoso! O impacto que tive em 2001 para 2002 foi enorme.Ele é mais linear que os jogos anteriores da série, mas a narrativa com que a história é contada acho o melhor da série. E as cenas de transição em CGI são fantásticas!
 
Topo Fundo